View Full Version : Primeiro WC público para cães nasce na Boavista

TeKnO_Lx
June 1st, 2006, 01:52 PM
Já não há desculpas para deixar os dejectos do cão doméstico nos jardins e ruas da cidade do Porto. Vinte jardins das zonas mais movimentadas da Invicta terão um WC público, especificamente destinado para os caninos. Chama-se ecocão e o primeiro foi inaugurado, ontem, no jardim da rotunda da Boavista. A iniciativa é da autarquia que pretende distribuir pela cidade 20 ecocães até ao final do ano.

O ecocão tem um reservatório de areia, onde os donos dispõem de sacos para recolher os dejectos do animal de estimação e um depósito para os sacos. A experiência "é nova no Porto" e surge na sequência "das muitas queixas que a Autarquia recebe", explica Rui Rio, que fez questão de inaugurar um espaço que se espera "que dê aos donos dos animais a oportunidade de recolher os seus dejectos". O autarca fez-se acompanhar por uma comitiva alargada de funcionários municipais.

Mais de 100 locais ao dispor

O projecto deverá avançar já em Janeiro e Rui Rio prevê que os caninos e os seus donos tenham ao seu dispor mais de 100 locais para responder às necessidades e manter os espaços verdes "mais limpos e agradáveis".

Jardim do Passeio Alegre, Avenida Brasil, Parque da Pasteleira, Praça da República, Praça da Galiza, Rua Damião de Góis ou Lago Poente do Parque da Cidade são algumas das zonas que vão receber nesta primeira fase o ecocão, cujo investimento ronda os 400 euros por cada WC canino.

A acção, que promove essencialmente apelar ao civismo e à preservação dos espaços da cidade, é aplaudido por todos, incluindo os donos dos cães. Artur Soares é um desses exemplos. Todos os dias passeia o Bobby pelos jardins da Boavista. Há muito que Artur recolhe os dejectos do seu cão e os deixa no lixo. Porém, agora tudo será mais fácil.

A agenda de Rui Rio

"Acho muito bem para todos serem sensibilizados pela causa", garante. Quanto à limpeza daquele espaço, o dono do Bobby não tem razão de queixa. "Este jardim não é muito sujo. As pessoas têm mais cuidado e a Câmara também limpa mais frequentemente", explica, lembrando que outras zonas da cidade são bastante críticas, devido à "falta de civismo". Nem todos os jardins do Porto são casos de exemplo. Os espaços verdes da zona da Praça da República não conhecem muitas acções de civismo e, segundo quem passa por lá, parte da sujidade do jardim está relacionado com os dejectos dos cães, uma vez que a maioria das pessoas "esquece-se de apanhar e finge que não lhes diz respeito", explicam. Maria José Meireles ainda não sabia da iniciativa da autarquia, mas considera "um bom começo" e espera uma "boa adesão".

Questionado sobre se não tinha nada de mais importante na sua agenda do que a inauguração de um ecocão, Rui Rio afirmou que não só as grandes obras que são importantes.

optima medida :applause:

daniel322
June 1st, 2006, 01:57 PM
acho q é mesmo uma boa medida..
isso é a pagar?? é q se for e n houver policia municipal por perto a passar multinhas aos donos dos caninos vão continuar a existir dejectos nas ruas..

JohnnyMass
June 1st, 2006, 01:57 PM
a iniciativa é de louvar, mas mesmo assim tenho dúvidas que a malta adira, até que o problema continua a ser o mesmo: as pessoas não recolhem os dejectos. o que vai melhorar é o facto de, hipoteticamente, os cães se aliviarem todos no mesmo sítio...

Reflex
June 1st, 2006, 02:19 PM
Eu não sei se será bem a mesma coisa, mas em Lisboa já há mais de 1 década que existe (penso que sem grande uso...) e em Faro também já vi.

Arpels
June 1st, 2006, 02:20 PM
agora grande uso, é so porcaria de cão por ai fora, deviam é inventar fraldas pa cão :(

TeKnO_Lx
June 1st, 2006, 02:29 PM
em Lisboa nunca me lembro de ter visto tal coisa.. lol

Reflex
June 1st, 2006, 02:33 PM
Lembro-me de há muitos anos se ter instalado um no Jardim do Campo Grande, quase a chegar a Entrecampos...:yes:

Aka
June 1st, 2006, 08:20 PM
No parque do Vale das Flores à frente do CoimbraShopping - vulgo Skate Park - há vários Pipi Can!!! Com água para lavar e tudo. (O que torna interessante ver pessoas a perguntar se aquilo é para beber...) :)

Puto
June 1st, 2006, 08:23 PM
Em Pombal tb já ha WC dessas há uns bons meses ;) o Smeagol é que deve saber ao certo há qt tempo!!

Arpels
June 1st, 2006, 08:37 PM
lol Aka :lol:

Daniel_Portugal
June 1st, 2006, 09:49 PM
LOL boa noticia :lol:

JohnnyMass
June 1st, 2006, 11:58 PM
afinal o porto não está assim tão à frente!:D

kagevrtugol
June 2nd, 2006, 11:06 AM
Em Torres Vedras, isto já existe desde 2002. A verdade é que a cidade anda bem mais limpa! E para alem destes W.C.'s para cães, existem espalhados pelas ruas, sacos para os dejectos ;)

Petronius
June 2nd, 2006, 11:21 AM
também é só isto que o Rui rio sabe fazer...
é uma obsessão por cães e arranjos florais pindéricos :laugh:

oops, é melhor não dizer mal se não o senhor ainda me processa :laugh:

JohnnyMass
June 2nd, 2006, 12:46 PM
arranjos florais pindéricos? de que estás a falar?

Imbictvs
June 2nd, 2006, 03:24 PM
Tambem gostava de saber essa dos "arranjos florestais pindericos".

Axo esta iniciativa muito boa e o que é facto é que as pessoas aderem a estas coisas, devagar, mas vao aderindo, eu mesmo tenho um amigo meu que cada vez que vai passear o cão recolhe os "presentes", n custa nada e é bastante higiénico mas la esta cabe tudo ao civismo de cada um. Para alem do mau aspecto que dá nos locais publicos, ninguem gosta de andar por ai a pisar a merda e a ficar todo borrado, se os donos dos caes pensassem mais nas pessoas que estão a prejudicar, inclusive eles proprios, a não apanharem os dejectos dos bichos de certeza que mudavam a sua atitude.

Daniel_Portugal
June 2nd, 2006, 03:27 PM
Petronius eh so isso? entao sugiro que vás ao bairro das campinas, em ramalde.. um bairro que tava todo podre... agora com os predios todos pintadinhos de amarelo claro, novas janelas e persianas, homogenização das marquises, pavimentos novos. ;) o bairro das campinas agora eh quase de luxo! e isto vai extender-se por todos os bairros sociais. acho que estás desatento.

JohnnyMass
June 2nd, 2006, 03:58 PM
se estiveres a falar dos aliados pedro, então concordo plenamente!:lol: mais pinderico que aquilo não há mesmo!:lol:

Barragon
June 3rd, 2006, 12:37 PM
Onde é que está a foto?? :lol:

Filipe_Golias
June 4th, 2006, 01:47 AM
Antes de ler a notícia inteira deixem-me só reagir a uma coisa:

ECOCÃO!!!! :rofl: :rofl: :rofl: