View Full Version : Aeroporto de Beja

carvalho
June 7th, 2006, 01:33 AM
"A notícia da decisão firme de abrir proximamente o aeroporto de Beja aos voos comerciais é provavelmente a mais importante que o sector do turismo recebeu nas últimas décadas. É certamente mais importante que a da escolha da Ota (?) ou que a decisão sobre o traçado do TGV.

Com o aeroporto de Beja, o turismo nacional ganha o pólo estruturante que faltava adicionar à rede Faro-Via do Infante-A2 e aos equipamentos rodoviários que partem e chegam ao aeroporto da Portela, permitindo-se uma expansão sustentada da oferta turística em zonas de elevado potencial mas pouco e mal exploradas até hoje.

De facto, toda a faixa fronteira à Espanha, de Vila Real de Santo António a Idanha-a-Nova, hoje praticamente votada ao abandono como destino turístico de qualidade, mas que tem, havendo demanda, a possibilidade de rapidamente dar uso a condições naturais e históricas que em nada diferem das que tornam poderosa a região de turismo da Extremadura espanhola, toda essa região passará a estar servida por um aeroporto internacional de grande qualidade.

Depois, o interior e o litoral alentejanos irão finalmente compor uma verdadeira região de turismo, juntando uma oferta tão rica e diversificada quanto aquela que o turista poderá ter somando as experiências que encontra em Évora e na Comporta, em Castelo de Vide ou na Zambujeira do Mar, tudo isto à distância de pouco mais de uma hora do ponto de chegada.

Também as low cost terão em Beja uma base operativa com condições económicas e técnicas muito favoráveis, que lhes permite cobrir, com os adequados interfaces com as estruturas rodo e ferroviárias, uma extensa região, a uma distância de voo de até pouco mais de duas horas de duração, com origem em qualquer das maiores cidades espanholas e do centro da Europa. Foi assim que o turismo residencial do Sul de França conheceu um boom fantástico na década de 90.

O Alentejo e as regiões limítrofes terão, assim, a possibilidade de alcançar finalmente uma dimensão macroeconómica ajustada aos enormes atributos naturais e histórico-culturais que possuem, obrigando-se o Governo, as autoridades locais e os empresários a acelerarem os necessários entendimentos para a revisão dos actuais parâmetros legais que regem a actividade turística na região, sobretudo os que respeitam ao licenciamento de equipamentos hoteleiros e de projectos de turismo residencial.

Assim se praticam políticas verdadeiramente estruturantes e podem concretizar-se as tão badaladas mas tão pouco praticadas vantagens competitivas de Portugal como país de turismo." (Diário de Notícias)

qual é q é a vossa opinião sobre este caso?
a minha opinião é exactamente igual à que foi escrita pelo DN...

fred_mendonca
June 7th, 2006, 01:36 AM
Por acaso já tinha lido esse artigo e tb subscrevo a opinião.

Aeroporto de Beja para a frente já!

Daniel_Portugal
June 7th, 2006, 01:36 AM
o aeroporto de beja vai tirar muito trafego ao aeroporto de lisboa... coisa que me admira que o governo centralista deixe ir pra frente...

mas sim.. eh uma excelente noticia, mais um aeroporto internacional para portugal, mais independencia da zona (sul - sul) :)

fred_mendonca
June 7th, 2006, 01:39 AM
conheço uma pessoa que é do alentejo e diz que o aeroporto de beja n vai servir para nd pk ninguem quer ir pa beja. :lol:

Reflex
June 7th, 2006, 01:42 AM
...pessoalmente sou 1 pouco dessa opinião, sim, Fred...:yes:

carvalho
June 7th, 2006, 01:51 AM
não percebo porquê...
Beja é uma cidade cheia de potencialidades a nível turístico.. Existem inúmeras actividades turísticas que se podem realizar, como turismo gastronómico, natureza, em espaço rural, ou ainda turismo activo: caça, pesca, observação de aves, percursos de BTT, passeios a cavalo, canoagem, parapente…
enfim... acho que só não vai para lá que não quer ganhar dinheiro! ;D

Isto só falando do Baixo Alentejo, que ingloba Beja... agora falta o resto do Alentejo...

fred_mendonca
June 7th, 2006, 02:26 AM
Penso que este aeroporto pode servir como base de apoio a lisboa e faro além de trazer turistas para o alqueva e para o alentejo litoral, duas zonas emergentes em termos turísticos.

KNasser
June 7th, 2006, 12:35 PM
O aeroporto de beja destina se ao que sei para o comercio com o chineses!

JohnnyMass
June 7th, 2006, 12:53 PM
não percebo porquê...
Beja é uma cidade cheia de potencialidades a nível turístico.. Existem inúmeras actividades turísticas que se podem realizar, como turismo gastronómico, natureza, em espaço rural, ou ainda turismo activo: caça, pesca, observação de aves, percursos de BTT, passeios a cavalo, canoagem, parapente…
enfim... acho que só não vai para lá que não quer ganhar dinheiro! ;D

Isto só falando do Baixo Alentejo, que ingloba Beja... agora falta o resto do Alentejo...
É bem verdade, quem conhece bem o Alentejo, como eu, sabe bem que é assim. É um paraíso à espera de ser descoberto pelo turismo internacional e por muitos portugueses também.

Mas também concordo com o Delfino:D, aquilo não tinha ou ia ser comprado pelos chineses?

Barragon
June 7th, 2006, 03:02 PM
Pois realmente o alentejo é um paraíso.... pode ser que com a vinda de investidores das energias solares se torne numa zona atratente em termos turisticos e industriais... e nessa forma o aeroporto de Beja é optimo... assim como é necessária a ligação a Sines.

fred_mendonca
June 7th, 2006, 03:20 PM
Esperemos é que este projecto vá avante.

TeKnO_Lx
June 7th, 2006, 03:21 PM
o aeroporto de beja vai tirar muito trafego ao aeroporto de lisboa... coisa que me admira que o governo centralista deixe ir pra frente...

mas sim.. eh uma excelente noticia, mais um aeroporto internacional para portugal, mais independencia da zona (sul - sul) :)
tirar trafego a Lisboa? lolo keru ver isso... so a distancia.. e os transportes..
a Ota é ke vai tirar trafego ao Porto, ponham-se a pau :D

Daniel_Portugal
June 7th, 2006, 03:54 PM
LOL OTA e Porto tem funçoes totalmente diferentes :D quem quer ir a lisboa jamais vai pelo aeroporto do porto.. quem quer ir ao porto jamais vai pelo aeroporto da ota :)

nesse caso eh bom eh que hajam dois grandes aeroportos de qualidade em duas cidades mt competitivas para albergar voos directos tanto para uma, como para outra ;)

mas esse de beja vai tirar... olha pensa.. quem quer ir para o alentejo hoje em dia vai por lisboa.. assim vai directo por exemplo... era a mesma coisa que se criasse um aeroporto internacional de aveiro... tambem ia tirar ao francisco sa carneiro..

Reflex
June 7th, 2006, 04:07 PM
Dani, desculpa mas tenho que discordar, estás a ver mal as coisas, repara lá:
Lisboa - Beja: 180kms
Porto - Aveiro: 67kms

A distancia entre Beja e Lisboa e +- a mesma que entre Leiria e o Porto. Até Coimbra fica mais perto...
Beja fica mais perto de Faro do que de Lisboa.;)

Nikom
June 7th, 2006, 04:58 PM
Dani, desculpa mas tenho que discordar, estás a ver mal as coisas, repara lá:
Lisboa - Beja: 180kms
Porto - Aveiro: 67kms

A distancia entre Beja e Lisboa e +- a mesma que entre Leiria e o Porto. Até Coimbra fica mais perto...
Beja fica mais perto de Faro do que de Lisboa.;)

Tambem tenho de concordor com o Reflex

fred_mendonca
June 7th, 2006, 05:04 PM
Mas de uma coisa eu tenho a certeza, o aeroporto vai servir de base de apoio quando faro estiver congestionado.

Daniel_Portugal
June 7th, 2006, 05:39 PM
é assim.. eu nao sei exactamente quais sao as consequencias..... mas vejam so.. o nosso pais ja eh relativamente pequeno certo? se se vai fazer um aeroporto tao proximo de outro.. eh natural que um ganhe em detrimento do outro... ou estou enganado? secalhar o aeroporto que vai perder alguma coisa eh mesmo o de faro e nao o delisboa... mas se se construir este... tenho a certeza que uma determinada fatia que outrora se faria para ou, fazer-se-á para o novo agora... mas nao sei...

KNasser
June 7th, 2006, 05:44 PM
ó johnny tas a gozar com o meu nome looool :lol:

KNasser
June 7th, 2006, 05:45 PM
É bem verdade, quem conhece bem o Alentejo, como eu, sabe bem que é assim. É um paraíso à espera de ser descoberto pelo turismo internacional e por muitos portugueses também.

Mas também concordo com o Delfino:D, aquilo não tinha ou ia ser comprado pelos chineses?
tas a gozar com o meu nome johnny :lol:
viste no hi5 né? :)

Daniel_Portugal
June 7th, 2006, 08:05 PM
:lol:

JohnnyMass
June 7th, 2006, 08:11 PM
tas a gozar com o meu nome johnny :lol:
viste no hi5 né? :)
não tou a gozar, tou a brincar!;)
vi sim senhor, então és um dos meus 7 amigos!:D

KNasser