View Full Version : Alfama vai ganhar hotel

Reflex
July 15th, 2006, 12:27 AM
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) já deu luz verde ao avanço do projecto de recuperação e transformação de um edifício devoluto na Rua do Cais de Santarém, em Alfama, num hotel de cinco estrelas com 91 quartos. Ao que o JN apurou junto do pelouro do Urbanismo, o pedido de informação prévia foi aprovado pela vereadora Gabriela Seara no passado dia 23 de Junho, abrindo caminho ao desenvolvimento do projecto de arquitectura, a cargo dos arquitectos Tiago e Francisco Silva Dias. O projecto deverá dar entrada na autarquia até ao fim do ano para licenciamento.

Em causa está a recuperação e transformação de umas antigas instalações industriais e armazéns na zona ribeirinha, construídas na segunda metade do século XIX. Desocupado há vários anos, o edifício - situado muito perto da Casa dos Bicos e com vista para o rio Tejo - está em avançado estado de degradação.

O processo remonta ao final dos anos 90, quando o promotor chegou a pensar na construção de um edifício de habitação. Entretanto, as intenções mudaram e, em 2003, deu entrada na autarquia um primeiro pedido de informação prévia para construção de uma unidade hoteleira.

Indeferido o pedido, a Câmara, o promotor, os arquitectos e o Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) decidiram dar as mãos e começar a trabalhar em conjunto para levar o projecto a bom porto. O facto de o edifício se situar na zona histórica tem algumas exigências, designadamente quanto à necessidade de haver escavações arqueológicas.

Os trabalhos exploratórios já realizados - e coordenados pelo IPPAR e pelo Instituto Português de Arqueologia - mostraram que há vestígios da presença romana e islâmica, bem como de algumas construções do século XVI. Ao JN, Tiago Silva Dias, um dos projectistas, garantiu que "os achados arqueológicos serão integrados nas áreas sociais do hotel", que deverá ocupar cerca de 7700 metros quadrados e crescer para um máximo de seis pisos.

Para o arquitecto, o grande desafio deste projecto é "conseguir fazer um hotel viável, que permita fazer o remate da malha urbana do sopé de Alfama e integrar os achados arqueológicos encontrados". Silva Dias promete um desenho contemporâneo, mas garante que irá buscar à envolvente as regras de composição, as cores, texturas e materiais. "Vai ser uma integração serena", diz.

O pedido de informação prévia aprovado pela autarquia prevê a existência de 182 camas, distribuídas por 91 quartos, restaurante/bar e estacionamento. A obra deverá demorar dois anos. Ao JN, o promotor imobiliário - que ainda não escolheu o parceiro que irá gerir o hotel - disse não ter pressa. O seu objectivo é fazer um hotel "ímpar", que contribua para a valorização daquela zona da cidade.
Fonte: JN

TeKnO_Lx
July 15th, 2006, 01:03 AM
óptimo :applause:

daniel322
July 15th, 2006, 01:54 AM
"Em causa está a recuperação e transformação de umas antigas instalações industriais e armazéns na zona ribeirinha, construídas na segunda metade do século XIX. Desocupado há vários anos, o edifício - situado muito perto da Casa dos Bicos e com vista para o rio Tejo - está em avançado estado de degradação"

mt fixe! menos uns barracões no centro de lisboa :okay:

JohnnyMass
July 15th, 2006, 02:39 AM
seis pisos não será um pouco excessivo naquela zona? tou a ver que vai ser um mono...

Reflex
July 15th, 2006, 02:43 AM
Olha que não... se é onde julgo, os edificios andam mais ou menos por essa altura...;)

JohnnyMass
July 15th, 2006, 02:45 AM
tava aqui a ver no lisboa interactiva...:D acho que já sei qual é, mas não dá para ver o numero de pisos.

Barragon
July 15th, 2006, 02:54 AM
Mostra no mapa jone :okay:

Parece-me bem.. aquela zona como é muito relevada é normal que tenha alguns pisos.

JohnnyMass
July 15th, 2006, 03:02 AM
naquela rua, perto da casa dos bicos e com ar de barracão visto de cima, este é o melhor candidato!:D será?
http://img.photobucket.com/albums/v706/joao74/lisboa/Lisboa_Ortofoto_HELENE26724052175.jpg

Barragon
July 15th, 2006, 03:10 AM
Parece-me ser na zona onde há edifícios de 6 pisos.... acho que aquela zona ali está um pouco estragada.... é bom que haja reabilitação.

JohnnyMass
July 15th, 2006, 03:12 AM
aqueles dois mesmo pegados à casa dos bicos tb têm 6 pisos!:D

Barragon
July 15th, 2006, 03:15 AM
Sobem a montanha... do outro lado não devem ter mais de dois.

TeKnO_Lx
July 15th, 2006, 03:31 AM
aquela zona (perto de Santa Apolonia) com o novo porto de cruzeiros podera ter um "boom" hoteleiro.. actualmente a zona está muito degrada

Barragon
July 15th, 2006, 12:24 PM
Eles têm que arranjar a frente marítima....

Arpels
July 15th, 2006, 03:18 PM
actualmente Alfama esta a atravessar um grande processo de reabilitação, talvez o maior a nivel urbano no pais tendo em conta o nº. de intervenções e edificios já recuperados, um hotel á maneira vem coroar o bolo qual cereja :)

Marco Bruno
July 15th, 2006, 05:32 PM
arquitectura, a cargo dos arquitectos ... Francisco Silva Dias.

Foi meu prof. do 1º ano, acho que foi ele que recuperou a capitania de Aveiro...

JohnnyMass
July 15th, 2006, 05:38 PM
deve ser bom portanto...:|

Daniel_Portugal
July 15th, 2006, 06:27 PM
Bela notícia :) os hotéis neste país são tão importantes como qualquer indústria ou edifício de serviços. Temos um país turisticamente riquíssimo e a cada hotel que se constrói é mais uma victória para o nosso país e para a nossa economia. go go go!

Viriatox
July 15th, 2006, 07:18 PM
Que noticia tão boa :)

Filipe_Golias
July 15th, 2006, 08:43 PM
Bela notícia :) os hotéis neste país são tão importantes como qualquer indústria ou edifício de serviços. Temos um país turisticamente riquíssimo e a cada hotel que se constrói é mais uma victória para o nosso país e para a nossa economia. go go go!

:lol:

Uma bela noticia para este bairro lisboeta ;) Só espero é que o edificio não parece "extraterreste" relativamente ao restante edificado, quando terminado.

Reflex
July 15th, 2006, 08:45 PM
@JM: eu por acaso pensei logo nesse. Sei que está abandonado, porque ainda nos Santos passei por aí. Já tinha bebido uns 7 ou 8 copitos de sangria, mas por acaso reparei nele...(já devia era ter uns 12 pisos em vez dos 6 que realmente tem, mas enfim...:D)

JohnnyMass
July 16th, 2006, 03:06 AM
por acaso agora não lhe tou a ver a "cara":D é engraçadote ao menos? ou será pa deitar abaixo e fazer de novo?

Barragon
July 16th, 2006, 12:36 PM
Não sei se não iria desfigurar a zona se mudasse a cara.

MarcoSousa
July 18th, 2006, 02:09 AM
O edificio q o johnnymass tá a falar é o antigo Palacio dos Condes de Coculim, e pela noticia, nao falam uma só vez no nome desse palacio. Nao acredito muito q seja este palacio.
http://i80.photobucket.com/albums/j190/Marcosou/5200405023001_0.jpg

http://i80.photobucket.com/albums/j190/Marcosou/5200405024001_0.jpg

MarcoSousa
July 18th, 2006, 02:15 AM
Fazer um hotel de 6 andares naquele palacio nao ia sair coisa bonita. Era bom q o hotel fosse no sitio onde tao estes armazens :puke:

http://i80.photobucket.com/albums/j190/Marcosou/5200412018001_0.jpg

http://i80.photobucket.com/albums/j190/Marcosou/5200412008001_0.jpg

Fern
July 18th, 2006, 02:38 AM
O edificio q o johnnymass tá a falar é o antigo Palacio dos Condes de Coculim, e pela noticia, nao falam uma só vez no nome desse palacio. Nao acredito muito q seja este palacio.
E' pena. Mesmo que lhe acrescentassem um ou dois andares ficaria bem bonito.

JohnnyMass
July 18th, 2006, 02:58 AM
pois...não deve ser esse não, é que falam de instalações industriais do sec xix. onde será então? quem é que vai lá descobrir?:D

Fern
July 18th, 2006, 03:08 AM
Eu estou muito ocupado! :D

JohnnyMass
July 18th, 2006, 03:14 AM
deves estar muito deves...:lol: vai lá amanhã baixinho!:D faz lá esse favor ao teu joninhas!:lol:

Fern
July 18th, 2006, 03:23 AM
Amanha n posso pk tenho a agenda preechida o dia todo mas quarta talvez de la um saltinho! lol

Reflex
July 18th, 2006, 09:52 AM
@MarcoSousa: era realmente esse que eu estava a pensar, mas de facto não me parece que vá aí ser. Sendo assim não estou a ver onde possa ser...:|

Arpels
July 18th, 2006, 11:59 AM
poracaso acho k fazer um hotel bom nesse palacio era um excelente ideia e uma boa maneira de o manter :yes: a muitos anos alguem me disse que nesse palacio funcionou uma fabrica!!

Barragon
July 18th, 2006, 02:29 PM
Um dia destes eu e o Ref vamos lá :D

JohnnyMass
July 18th, 2006, 04:05 PM
um dia destes? tou a ver que só vai ser qdo eu for ai abaixo!:D

Portugues
July 18th, 2006, 04:55 PM
Vai ser Hotel ou Motel?

fernao
July 18th, 2006, 07:05 PM
Vai ser Hotel ou Motel?

ahahah

em Macau e' dificil distinguir nao e'?

MarcoSousa
July 18th, 2006, 07:24 PM
Eu concordo em fazer um hotel nesse palacio, mas nao um de 6 andares. Essas fotos sao do SRU.Tive a ver o site, e naquela zona nao vejo nenhuma fabrica, só mesmo aqueles armazens horriveis.O Arpels deve ter razao nao tou a ver outro sitio. Já agora alguem me sabe dizer se aqueles armazens vao desaparecer? Pq ter ali um terminal de cruzeiros com aqules armazens, nao vai ser um bom cartao de visita :ohno:

Arpels
July 18th, 2006, 07:36 PM
bem que iam abaixo esses armazens, não se sabe nada de concreto :dunno:

JohnnyMass
July 18th, 2006, 08:27 PM
vão lá ver!:D

Arpels
July 18th, 2006, 09:02 PM
:sly: como assim?

Barragon
July 18th, 2006, 09:40 PM
Aquilo não deve estar lá nada!

Viriatox
July 18th, 2006, 09:52 PM
Que belo edificio para ser restaurado!! :eek:

Arpels
July 18th, 2006, 10:02 PM
é sim senhor, edificio armoriado e com uma arco elegante do lado esquerdo!!

MarcoSousa
July 19th, 2006, 01:11 AM
Esse palacio é mt giro com esse arco, faz lembrar o outr arco perto da casa dos bicos.

http://i80.photobucket.com/albums/j190/Marcosou/arco_jesus2.jpg

Barragon
July 19th, 2006, 09:26 AM
Parece um edifício medieval.