View Full Version : Parque Expo estuda futuro do Rosa Mota
Reflex July 20th, 2006, 07:26 PM OPavilhão Rosa Mota, no Porto, poderá converter-se num complexo multiusos. É uma das ideias que a Câmara do Porto tem para o edifício emblemático da cidade. No entanto, a decisão final sobre o futuro deste equipamento municipal - cuja gestão também deverá passar para as mãos de entidades privadas - só será tomada dentro de alguns meses.
Para já, a autarquia prepara-se para encomendar um estudo sobre a estratégia futura de ocupação do espaço à sociedade de capitais públicos, Parque Expo, responsável pela exploração do Pavilhão Atlântico, na capital lisboeta. Essa será uma das primeiras medidas da futura empresa municipal Porto Lazer, que ainda não está constituída.
"Hoje, o Pavilhão Rosa Mota tem utilizações avulsas e não possui uma estratégia de ocupação. O que será proposto na próxima reunião de Câmara [realiza-se na terça-feira a última reunião pública do Executivo, antes das férias de Verão] é mandatar a Porto Lazer para consultar e adjudicar um estudo à única empresa portuguesa com capitais públicos e com 'know how' a Parque Expo", explicou, ontem de manhã, Rui Rio, presidente da Câmara portuense, em conferência de Imprensa.
Pede-se, então, à Parque Expo que estude a forma como deverá evoluir o pavilhão Rosa Mota no contexto da Área Metropolitana do Porto. A análise, que ficará concluída em cinco meses a partir da data de adjudicação, terá de indicar o "tipo de intervenção a executar no pavilhão" e o orçamento e, ainda, propor os modelos de gestão mais adequados. "Poderá ser só a Câmara ou uma parceria entre a Câmara e os privados ou ainda a concessão aos privados, mantendo o edifício sob a propriedade da autarquia", especifica Rio.
Embora o equipamento municipal necessite de uma "fortíssima intervenção" (chove no interior) - o diagnóstico da Empresa Municipal de Gestão de Obras Públicas aponta para um orçamento de cinco milhões de euros -, o investimento na manutenção só será realizado depois de estar definida a estratégia de ocupação e o modelo de gestão.
Fonte: JN
Arpels July 20th, 2006, 07:40 PM concordo plenamente, o pavilhão pode muito bem virar um excelente multiusos :applause: por falar nisso tera lugares suficientes para o efeito? :? numca la entrei dentro não sei como é se é grande ou pequeno :dunno:
Phobos July 20th, 2006, 08:10 PM É grande Arpels :)
Parece ser uma boa proposta,vamos ver o que sai daí.
Arpels July 20th, 2006, 10:31 PM nesse caso sera o colmatar de uma das faltas do Porto, uma boa sala multiusos :yes:
Filipe_Golias July 21st, 2006, 02:26 AM :banana: :banana: :banana: Será a luz ao fundo do túnel para o pavilhão? :banana: :banana: :banana:
Arpels, no máximo, tem cerca de 5000 lugares.
Reflex July 21st, 2006, 02:37 AM A unica ideia que tenho do interior era de quando o FCP o usava e gostava imenso, em especial do tecto...
Filipe_Golias July 21st, 2006, 02:58 AM A unica ideia que tenho do interior era de quando o FCP o usava e gostava imenso, em especial do tecto...
http://www.uefa.com/MultimediaFiles/Photo/competitions/Futsal/296989_BIGLANDSCAPE.jpg
Para o ano, em principio (se as TV's quiserem) poderás vê-lo mais habitualmente, pois vai receber a fase final do Campeonato da Europa de Futsal da UEFA :)
Arpels July 21st, 2006, 11:25 AM ena, tb era a unica coisa que me lembrava de ver na tv, o tecto :yes: creio k se aproveitarem bem o espaço podera albergar mais k 5.000 pessoas não acham? :?
Portugues July 23rd, 2006, 02:26 AM A malta da Parque Expo pode ensinar aos nortenhos como sacar dinheiro aos bolsos dos contriuintes, afinal é isso que eles melhor sabem fazer!
Arpels July 23rd, 2006, 02:27 AM é contribuintes não contriuintes sim? :)
JohnnyMass July 23rd, 2006, 02:37 AM já la fui dentro uma vez! o efeito é de facto muito bonito.
Barragon July 23rd, 2006, 02:21 PM Pois... podia bem ser arranjadinho :okay:
Filipe_Golias July 23rd, 2006, 05:28 PM Arranjado e com um programa anual de eventos, que não esporádicos, como agora. Ao menos, façam, de uma vez por todas, valer a pena a destruição do Palácio de Cristal (nada vale uma demolição como aquela mas pronto...) :no:
serial_man July 23rd, 2006, 05:47 PM Isso podia ficar ainda mais bonito bem arranjado. Aquele tecto dá um belo efeito de facto ;)
daniel322 July 23rd, 2006, 05:58 PM é, na minha opinião, um dos (ou o) pavilhões multiusos mais bonitos do país :yes:
TeKnO_Lx July 23rd, 2006, 05:59 PM é uma boa ideia.. mas 5 mil pessoas? não sera pouco? talvez de para mini congressos, jogos de basket. futsal aqui e ali.. enfim sempre é melhor do que ter uma utilização avulsa como tem sido utilizado
a longo prazo terá que se ver um sitio com maior capacidade tipo 15/20 mil pessoas..
Filipe_Golias July 23rd, 2006, 06:04 PM Não sei quantos lugares terá o futuro pavilhão do FC Porto, mas acho que a cidade devia ter uma arena multi-usos DELA e não dependente de qq organização desportiva.
Daniel_Portugal July 23rd, 2006, 06:25 PM excelente noticia :) ja nao era sem tempo.. um aproveitamento desse pavilhao.
concordo cntg filipe. a cidade precisa de um pavilhao de 30, 40 mil lugares.. nao-desportivo. para a realizaçao de mega eventos internacionais, concertos de grande envergadura (que agora sao feitos no dragao), etc. eh das poucas falhas que a cidade do Porto tem.
Filipe_Golias July 23rd, 2006, 06:28 PM "30, 40 mil lugares"? :weird: Isso é um estádio com cobertura, meu. Nem o Atlântico tem tanto. No máximo, 15 mil lugares era o suficiente.
Daniel_Portugal July 23rd, 2006, 06:32 PM seja então. 15 mil lugares.
Barragon July 23rd, 2006, 07:16 PM O Atlantico tem no máx 20.000 que é a lotação das arenas de basket nos EUA no máximo.
Filipe_Golias July 23rd, 2006, 07:19 PM Até o Madison Square Garden?
Daniel_Portugal July 23rd, 2006, 07:57 PM fazermos o maior pavilhao multiusos do mundo tambem nao era mal pensado.
serial_man July 23rd, 2006, 08:05 PM fazermos o maior pavilhao multiusos do mundo tambem nao era mal pensado.
Do universo. Até porque se justificava e tudo :)
Daniel_Portugal July 23rd, 2006, 08:07 PM nao sejas parvo sff. ja sei que para ti nao seria bom fazer-se uma arena multiusos com 30mil lugares no Porto.
nao era so fazela e pronto, entendes? era fazer uma arena desse calibre.. e fazer muitos espetaculos.. muita propaganda à arena.. criar grandes concertos e eventos mundiais.. seria OPTIMO para o Porto!
serial_man July 23rd, 2006, 08:12 PM nao sejas parvo sff. ja sei que para ti nao seria bom fazer-se uma arena multiusos com 30mil lugares no Porto.
nao era so fazela e pronto, entendes? era fazer uma arena desse calibre.. e fazer muitos espetaculos.. muita propaganda à arena.. criar grandes concertos e eventos mundiais.. seria OPTIMO para o Porto!
Nem no Porto nem em nenhum sitio de Portugal. Isso cabe na cabeça de alguém?!
Isso é um estádio coberto pah...já vai MUITO para além do pavilhão...
Enfim, vivam as grandezas e as megalomanias e continuemos com a m**** de serviços de saúde e justiça neste paízito...
Filipe_Golias July 23rd, 2006, 08:13 PM Daniel, convence-te de uma coisa: era impraticável conseguir encher essa putativa arena colossal, todas as vezes que houvesse espectáculos. Era demais para uma cidade como o Porto. E se já Lisboa não consegue dia-sim, dia-sim, atrair as maiores estrelas artísticas mundiais, há-de conseguir o Porto que, queiras ou não, não tem a mesma fama de Lisboa?
Daniel_Portugal July 23rd, 2006, 08:18 PM serial: ja se sabe que vivemos num paizito de merda :lol:
filipe: a fama cria-se sabias? todos os mega projectos dizem-se impraticaveis.. e no fundo sao estes mega projectos que nos lançam para a frente.... mas enfim.. nao se vai fazer nenhum multiusos de 30k lugares e nao.. por isso tudo que aqui se diga cai em saco roto..
que ao menos façam um de 15/20mil (espero que isso seja praticavel).. senao ficamos com o nosso rosa mota de 5000 e o nosso estadio do dragao.. e zona adjacente ao parque da cidade onde se fazem as queimas das fitas.
serial_man July 23rd, 2006, 08:18 PM Daniel, convence-te de uma coisa: era impraticável conseguir encher essa putativa arena colossal, todas as vezes que houvesse espectáculos. Era demais para uma cidade como o Porto. E se já Lisboa não consegue dia-sim, dia-sim, atrair as maiores estrelas artísticas mundiais, há-de conseguir o Porto que, queiras ou não, não tem a mesma fama de Lisboa?
E quem fala assim não é gago ;)
Filipe_Golias July 23rd, 2006, 08:28 PM serial: ja se sabe que vivemos num paizito de merda :lol:
filipe: a fama cria-se sabias? todos os mega projectos dizem-se impraticaveis.. e no fundo sao estes mega projectos que nos lançam para a frente.... mas enfim.. nao se vai fazer nenhum multiusos de 30k lugares e nao.. por isso tudo que aqui se diga cai em saco roto..
A fama cria-se... mas ser-se capital já dá um grande avanço aos olhos do Mundo ;)
Os mega-projectos só são impraticáveis porque não temos um poderio económico-financeiro de outros países onde vemos isto como dado adquirido.
Não é uma questão de visão reduzida... é de senso-comum. É diferente.
Daniel_Portugal July 23rd, 2006, 08:30 PM o que sei eh que quando algum mega projecto vai para a frente.. e começa a ser constuido.. todos o aplaudem ;)
Filipe_Golias July 23rd, 2006, 08:41 PM É normal... fi-lo aquando da aprovação das estações de energia fotovoltaica no Alentejo :yes: Projectos ambiciosos mas extremamente necessários.
|
|