View Full Version : Parque da Cidade classificado pela Deco como "bom"

Filipe_Golias
August 20th, 2006, 04:13 AM
http://thumbs.sapo.pt/?pic=http://jn.sapo.pt/2006/08/20/10992214.jpg&H=250&W=250&errorpic=http://jn.sapo.pt/images/lusomundo/jn/errorpic.gif

Parque da Cidade é o melhor parque urbano do país, apesar de apresentar alguns problemas

Um estudo realizado pela Deco a sete parques urbanos das cidades de Lisboa, Porto, Coimbra e Beja revela os pontos positivos e negativos de cada um. O Parque da Cidade do Porto recebeu a melhor classificação, 'ex aequo' com o Parque Eduardo VII, em Lisboa. Ambos alcançaram, na sua apreciação global, a classificação de "bom/médio".

Neste estudo, a Deco afirma que os espaços verdes das cidades portuguesas apresentam várias falhas, mas também alguns pontos positivos.

Relativamente ao Parque da Cidade do Porto, a sua localização e os vários acessos facilitam a integração da cidade com a vegetação e a praia. No que diz respeito a serviços, a Deco atribuiu um "muito bom". O Parque da Cidade apresenta várias infra-estruturas necessárias para uma boa qualidade, nomeadamente casas de banho, chafarizes, bebedouros e cafés.

Para análise do grau de segurança, a Deco avaliou a presença de policiamento, telefones SOS, horários e iluminação. Também aqui o Parque da Cidade alcançou a melhor nota, destacando-se também como um dos mais asseados.

A manutenção da vegetação e a qualidade da água são também dois aspectos classificados com "muito bom".

Contactado pelo JN, o vereador com o pelouro do Ambiente, Álvaro Castello-Branco, diz que este estudo em nada altera os projectos da Câmara para o Parque da Cidade. "Apesar do estudo não apontar isso como uma falha, vamos construir mais casas de banho no Parque, pois parece- -nos ser necessário".

Um dos pontos negativos apontados pela Deco é a dificuldade na acessibilidade para deficientes, pessoas com dificuldades motoras e para quem se faz acompanhar de carros de bebés. Relativamente a este ponto, o vereador diz que "esta é uma questão muito importante, mas não só no Parque da Cidade. Já tenho agendada uma reunião com o provedor do deficiente do Porto para avaliarmos os acessos por toda a cidade".

Em informação, o parque alcançou um medíocre. "No que diz respeito a informação, iremos identificar, através de placas informativas, todas as árvores e restante vegetação". (acho muito bem!)

O mobiliário específico e equipamentos desportivos, juvenis e infantis foi também uma falha apontada pela Deco. "O parque tenta ser um núcleo natural e rural, não se justificando, por exemplo, parques infantis", termina.

Lss911
August 20th, 2006, 04:14 AM
Eu projecto os equipamentos!! :D

Pelha
August 20th, 2006, 04:17 AM
Eu projecto os equipamentos!! :D

parabéns Lss911, então boa noticia para a cidade e para ti! :D

Lss911
August 20th, 2006, 04:19 AM
era bom...

Pelha
August 20th, 2006, 04:22 AM
era bom...

Mas então, ficamos em que? Projectas mesmo os equipamentos, ou estavas a brincar? :D

Filipe_Golias
August 20th, 2006, 04:29 AM
Concordo com o que o artigo apontou, tanto aspectos positivos (que pelos vistos vão ser reforçados) como falhas, referindo-me imediatamente à falta de informação sobre as espécies vegetais :yes: De resto, é apenas a confirmação do que muitos de nós sabemos acerca da qualidade do Parque da Cidade ;)

Daniel_Portugal
August 20th, 2006, 04:30 AM
uma boa noticia que penso que nao seja surpresa para ninguem :)

tuga14
August 20th, 2006, 04:33 AM
bm as falhas na manutenção... isso ja é normal em PT :lol:

Lss911
August 20th, 2006, 04:34 AM
Mas então, ficamos em que? Projectas mesmo os equipamentos, ou estavas a brincar? :D

Estava a brincar claro! Acabei de terminar o curso de Design Industrial...com este thread acabei de ter a ideia de mandar o meu cv e oferta de préstimos nas áreas do design à CML.
Já foi! ;)

Pelha
August 20th, 2006, 04:40 AM
Estava a brincar claro! Acabei de terminar o curso de Design Industrial...com este thread acabei de ter a ideia de mandar o meu cv e oferta de préstimos nas áreas do design à CML.
Já foi! ;)

Ahh bom, espero que arranjes um bom emprego o mais rápido possível, de preferência em Lisboa onde se concentram os grandes cérebros de Portugal, se vais parar ao Porto tas desgraçado… (mais uma picardia ao Porto, é mais forte que eu, peço desculpa) … :D

Lss911
August 20th, 2006, 04:42 AM
:lol:

Já tenho um estágio part-time não-remunerado...não chega! Quero mais!

Thanks man! :cheers:

Filipe_Golias
August 20th, 2006, 04:43 AM
Os grandes cérebros de Portugal :lol: Falas do governo, é? :hilarious

Lourenço: :okay: Há sempre lugar para jovens com vontade de trabalhar e mudar as cidades para melhor. O pior são os empregadores :lol:

Lss911
August 20th, 2006, 04:44 AM
Epah com essa tua frase acabo de ter a ideia de mandar cv para Oeiras etc...

Pelha
August 20th, 2006, 04:50 AM
Epah com essa tua frase acabo de ter a ideia de mandar cv para Oeiras etc...

Olha, bem visto, dinheiro é coisa que não falta lá, além do mais, o Isaltino é um bacano! :D

Daniel_Portugal
August 20th, 2006, 04:52 AM
^^ pois realmente nao falta dinheiro.. eh so pessoal rico em vivendas :lol:

é um exemplo vivo que dá esperança ao termo "Subúrbios de Lisboa" :lol:

Lss911
August 20th, 2006, 04:52 AM
é um exemplo para amadora e afins!

Pelha
August 20th, 2006, 05:01 AM
^^ pois realmente nao falta dinheiro.. eh so pessoal rico em vivendas :lol:

é um exemplo vivo que dá esperança ao termo "Subúrbios de Lisboa" :lol:

daniel... não penses que Oeiras é um paraíso, também tem os seus patos-bravos e olha que não são assim tão poucos! :D

Daniel_Portugal
August 20th, 2006, 05:03 AM
acredito :) mas tem zonas mt boas. olha o exemplo de matosinhos (onde eu moro) eh um municipio enorme.. onde ha freguesias muito boas.. e outras freguesias mediocres.

fred_mendonca
August 20th, 2006, 12:00 PM
Aqui em Oeiras pode-se dizer que há de tudo um pouco. Temos bairros de patos bravos como o J. Pimenta. No entanto, também temos bairros luxuosos com vivendas com piscinas e condomínios fechados. Mas o que nos diferencia é que mesmo esses bairros depatos bravos estão arranjados com jardins e mobiliário urbano moderno.

daniel322
August 20th, 2006, 06:58 PM
Na minha opinião, dos parques urbanos em que já estive, o Parque da Cidade do Porto deve ser mesmo o melhor :yes:

fred_mendonca
August 20th, 2006, 07:49 PM
O Parque dos Poetas é muito bom também.

Herrmando
August 20th, 2006, 08:26 PM
É óbvio q é o melhor parque urbano em Pt... Espero q seja um bom exemplo a copiar por outras autarquias do país. Também estou curioso em como vai ser o parque oriental e o parque planeado no PPA das Antas, cá no Porto.

Filipe_Golias
August 20th, 2006, 09:05 PM
Parque oriental? :? Onde vai ser esse? :sly:
O parque urbano das Antas, acredito que só apareça depois do complexo residencial ser erguido, o que ainda vai demorar um bocadão.

Paulo2004
August 20th, 2006, 11:12 PM
Isso já todos nós aqui no norte sabiamos.

Daniel_Portugal
August 20th, 2006, 11:32 PM
^^ e no sul nao? :lol: bem... acredito que nao, pra quem NAO conhecer o parque da cidade.

Reflex
August 21st, 2006, 12:50 AM
O que me espanta não é o Parque da Cidade ter tido "bom". O que eu me espanta é que tenha empatado em 1º com o Parque Eduardo VII...:runaway:

Pelha
August 21st, 2006, 01:07 AM
...o Parque Eduardo VII é um dos melhores do país, :nuts: especialmente á noite… e mais não digo. :D

Reflex
August 21st, 2006, 01:27 AM
Nem precisas!:lol:

JohnnyMass
August 21st, 2006, 01:35 AM
Tenho muitas dúvidas que o Parque da Cidade e o Parque Eduardo VII tenham obtido a mesma pontuação. São espaços COMPLETAMENTE diferentes e sinceramente o PEVII está completamente degradado e é muito inseguro.

Reflex
August 21st, 2006, 01:40 AM
...terá sido 1 lisboeta a fazer o estudo?:|

(agora lembrei-me de uma cerca conversa tida enquanto os hamburguers não vinham...:D)

Daniel_Portugal
August 21st, 2006, 02:56 AM
Tenho muitas dúvidas que o Parque da Cidade e o Parque Eduardo VII tenham obtido a mesma pontuação. São espaços COMPLETAMENTE diferentes e sinceramente o PEVII está completamente degradado e é muito inseguro.

...terá sido 1 lisboeta a fazer o estudo?:|

(agora lembrei-me de uma cerca conversa tida enquanto os hamburguers não vinham...:D)

obvio. ele nao teve a ousadia de dizer que o Parque da Cidade não estava em primeira.. pois perdia total credibilidade... mas tambem nao deixou que fosse o unico à frente... isolado. :lol:

eu conheço o parque eduardo VII e eh realmente mt bonito, mas como o JM disse está meio mal tratado (kt à insegurança nao sei.. mas se for inseguro.. mais uma agravante).. alem de que o parque da cidade eh muito mais "parque" no sentido da palavra.

serial_man
August 21st, 2006, 03:04 AM
Título merecido IMO ;)

Barragon
August 21st, 2006, 12:33 PM
Boa para o parque da cidade :)

Arpels
August 21st, 2006, 03:46 PM
mto bem, actualmente não sei qual o estado mas se foi classificado pela DECO, instituição em k confio, é porque o merece :applause: