View Full Version : Universidade de Coimbra

Pages : 1 2 [3]

bru_nex
January 20th, 2011, 07:15 PM
A candidatura implica mais do que a própria Universidade e, por isso mesmo, tem possibilidade de ser chumbada, naturalmente. Aliás, para a UNESCO (que está cada vez mais exigente), ser uma Universidade histórica é apenas um ponto a favor. Agora, se conheceres o trabalho feito por cidades como Salamanca percebes que o projecto tem de ser realmente limpo e ambicioso para que a UNESCO o aprove.

Construir um estacionamento subterrâneo não é, de todo, favorável à candidatura. Acabar com o estacionamento selvagem que hoje existe e tirar o maior número possível de carros, sim. Agora se isso se consegue através da construção de um parque subterrâneo na alta... eu tenho dúvidas, mas não sou eu que mando.

sergiomdias
January 20th, 2011, 07:33 PM
Nem eu o estava a defender!
:nuts::nuts:

Acho que não tenho sequer opinião formada...

bru_nex
January 20th, 2011, 07:41 PM
lol... sim...

Mas o que estava a dizer é que essa história do estacionamento ainda vai dar muitas voltas. Daí que não seja boa ideia que nos prendamos a isso para analisar o dossiê da candidatura. lol. Acredita em mim.

JPSM
January 21st, 2011, 08:18 PM
Construir um estacionamento subterrâneo não é, de todo, favorável à candidatura. Acabar com o estacionamento selvagem que hoje existe e tirar o maior número possível de carros, sim. Agora se isso se consegue através da construção de um parque subterrâneo na alta... eu tenho dúvidas, mas não sou eu que mando.

Um parque de estacionamento na alta, por mais ideal que fosse...porque o é...vai facilitar a vida a muita gente...teria um aspecto negativo...que é trazer ainda mais gente para a alta...e poderias nunca resolver o problema do transito/estacionamento mais depressa, uma circulação proibida de carros ou estacionamento proibido, teriam um efeito positivo que colocar lá um parque de estacionamento somente...

Lino
January 21st, 2011, 09:40 PM
Subterrâneo só se fosse na penitenciária, agora na Alta com o trânsito que tem...

bru_nex
January 21st, 2011, 11:14 PM
Um parque de estacionamento na alta, por mais ideal que fosse...porque o é...vai facilitar a vida a muita gente...teria um aspecto negativo...que é trazer ainda mais gente para a alta...e poderias nunca resolver o problema do transito/estacionamento mais depressa, uma circulação proibida de carros ou estacionamento proibido, teriam um efeito positivo que colocar lá um parque de estacionamento somente...

That's exactly the point!

DaniFR
January 21st, 2011, 11:47 PM
Concordo.
A proibição de estacionar na Alta teria que ser complementada com vários silos de estacionamento, nas várias entradas principais da cidade, com ligações frequentes destes estacionamentos até à Alta, pois como sabemos, muita gente vem de fora da cidade, onde os transportes públicos são escassos. Se não forem feitos este novos estacionamento, as pessoas vão continuar a trazer o carro para o centro da cidade e vão procurar lugares próximos à zona universitária, ou seja, assim só estamos a mudar o problema de sitio.
A melhoria da frequências dos autocarros que passam na Universidade também é fundamental.

bru_nex
January 22nd, 2011, 01:11 AM
Acho que já ouvi falar em algo deste género que era um parque de estacionamento na zona da Rua da Alegria e um elevador que leve as pessoas daí até à Universidade. A mim parece-me uma boa ideia.

Além disso está previsto um parque de estacionamento junto ao lar/restaurante que vai nascer na encosta atrás do Mercadp D Pedro V. Ao que parece o estacionamento vai ser gratuito. No entanto, deve obedecer a regras específicas, parece-me, para limitar as taxas de utilização do automóvel.

Há coisas muito importantes que é preciso ter em conta. A Universidade está muitíssimo bem servida de autocarros e o serviço é ainda passível de ser melhorado. Não há justificação para usar o carro. Não há mesmo.

DaniFR
January 22nd, 2011, 01:50 AM
Há coisas muito importantes que é preciso ter em conta. A Universidade está muitíssimo bem servida de autocarros e o serviço é ainda passível de ser melhorado. Não há justificação para usar o carro. Não há mesmo.
A justificação só é aceitável no caso das pessoas que moram fora da cidade, mas não se justifica que levem o carro para a porta da Universidade. Os estacionamentos da Casa do Sal e o do Vale da Flores são gratuitos para quem possuir o Passe Social Geral válido e têm boas ligações de autocarro ao centro da cidade.

bru_nex
January 22nd, 2011, 02:02 AM
Foi o melhor que fiz com uma compacta :)

Ao vivo é absolutamente indescritível. Na imagem entende-se porquê.

http://farm6.static.flickr.com/5205/5376840770_3c9bec873f.jpg
A Lua e a Universidade.
Coimbra. Absolutamente indescritível.

bru_nex
January 22nd, 2011, 03:06 AM
Já viram o vídeo da Coca Cola Zero na UC?

Vejam no Facebook. Está muito giro.

Facebook - Coca Cola Zero.
Brigada Zero nas Universidades [HD]
Coimbra

Lino
January 22nd, 2011, 03:07 AM
:drool:
isso lembra...
i5SxaV-rubE :)

JPSM
January 22nd, 2011, 03:22 AM
Concordo.
A proibição de estacionar na Alta teria que ser complementada com vários silos de estacionamento, nas várias entradas principais da cidade, com ligações frequentes destes estacionamentos até à Alta, pois como sabemos, muita gente vem de fora da cidade, onde os transportes públicos são escassos. Se não forem feitos este novos estacionamento, as pessoas vão continuar a trazer o carro para o centro da cidade e vão procurar lugares próximos à zona universitária, ou seja, assim só estamos a mudar o problema de sitio.

Um dos sitios onde acho que poderia ser feito, e até que se calhar não ficaria mal feito...era fazer um parque de estacionamento ao nivel de uma encosta, no caso por exemplo no planalto de Santa Clara, ali mais ou menos a frente dos SMTUC...acho que ficava diferente...e rentabilizava-se um espaço que de outro modo, será inaproveitável.

A melhoria da frequências dos autocarros que passam na Universidade também é fundamental.

A frequencia nem é tão má quanto isso...a praça da Républica tem muitos autocarros a passar por lá, e lá acima ou aos arcos vão menos, mas a vontade uma percentagem muito grande de autocarros, passa até 200/300m da UC...a grande questão é...é a subir...o que desmotiva o pessoal...mas pior que isso...é quando está mau tempo...de resto até é perfeitamente aceitável...com o elevador nas monumentais por exemplo, se este for coberto, penso que o autocarro acaba por se tornar uma solução muito mais atraente...

Haver, até há...é muito simples...o carro é sempre mais atraente que que o autocarro...mais rapidamente trocas o autocarro pelo carro que o contrário...

bru_nex
January 22nd, 2011, 02:25 PM
Como é óbvio. A atitude racional é usar o carro... E é preciso combater isso.
Pessoal, o futuro do pólo I é sem carros! Não há hipóteses... Essa comodidade custa caro no impacto visual e na degradação dos monumentos...

Reparem, temos o estacionamento do Mercado. Um dos mais baratos da cidade. E, logo ali, temos o elevador que nos leva até à Alta. Faz sentido fazer projectos semelhantes (estacionamento + elevador) e depois promover a sua utilização... O que não pode mais acontecer é levar o carro até à porta da Sala de Aula...

DaniFR
January 22nd, 2011, 03:49 PM
A frequencia nem é tão má quanto isso...a praça da Républica tem muitos autocarros a passar por lá, e lá acima ou aos arcos vão menos, mas a vontade uma percentagem muito grande de autocarros, passa até 200/300m da UC...a grande questão é...é a subir...o que desmotiva o pessoal...mas pior que isso...é quando está mau tempo...de resto até é perfeitamente aceitável...com o elevador nas monumentais por exemplo, se este for coberto, penso que o autocarro acaba por se tornar uma solução muito mais atraente...
Sim, as frequências até são boas, mas há sempre espaço para melhorar.

Também é muito importante a publicidade à utilização dos transportes públicos. Pouca gente deve saber que os Parque Ecovia são gratuitos para quem tiver o passe social geral.

JPSM
January 22nd, 2011, 04:47 PM
Como é óbvio. A atitude racional é usar o carro... E é preciso combater isso.
Pessoal, o futuro do pólo I é sem carros! Não há hipóteses... Essa comodidade custa caro no impacto visual e na degradação dos monumentos...

Exacto..acho que para já seria essencial acabar com o transito, os carros apenas poderiam subir pela Padre António Vieira, Rua de S.João, rua do Arco da Traição, e depois serem obrigados a virar em direcção a rotunda do papa, sendo proibido estacionar do cruzamento da rua da matemática com o cruzamento da Couraça de Lisboa...assim ficavas com todo a zona principal sem carros..ficando o estacionamento apenas permitido no fundo, para trás das faculdades, sem ficar na zona principal...isto associado com um autocarro de pequenas dimensões (mas maior que o pantufas:lol:) por exemplo que tivesse uma boa frequencia, a passar na mesma estrada e com paragem, mesmo ali no canto da Faculdade de Medicina com a Faculdade de Letras...ficavas com a área muito bem servida....depois obviamente que o caminho a seguir seria acabar com o transito nessa mesma estrada...e deslocaliza la para as outras ruas mais pequenas, que se não fosse o estacionamento desregrado na berma da estrada, até eram perfeitamente transitáveis com alguma facilidade...

Reparem, temos o estacionamento do Mercado. Um dos mais baratos da cidade. E, logo ali, temos o elevador que nos leva até à Alta. Faz sentido fazer projectos semelhantes (estacionamento + elevador) e depois promover a sua utilização... O que não pode mais acontecer é levar o carro até à porta da Sala de Aula...

O estacionamento do mercado é um bom exemplo, só acho que tem um defeito...pouco espaço para a procura que tem...quanto ao fazer sentido...sim faz...alias faz sentido pelo menos mais 2 parques semelhantes ou subterraneos (mas inseridos na encosta) e que depois tenham associados a si um elevador...um deles a ir dar a rua da Ilha seria sempre um problema... e o outro a Couraça de Lisboa, por detrás do dep. de Fisica...bem mais fácil de resolver, um parque ali na rua da alegria, e depois um elevador por ali....

Sim, as frequências até são boas, mas há sempre espaço para melhorar.

Também é muito importante a publicidade à utilização dos transportes públicos. Pouca gente deve saber que os Parque Ecovia são gratuitos para quem tiver o passe social geral.

Sim...no entanto quem vem de carro, e poderia ser frequentador de autocarro, muitas vezes por ter o carro, não tem passe social, logo essa relação acaba por não interessar...é preciso é colocar o passe social, por forma a servir uma boa população, mais barato e a combater o uso do carro...que passa por gastares mais de carro que de autocarro, ou seja preços de combustivel mais altos que o preço por viagem de autocarro, passa por tornares as viagens de autocarro mais rápidas que de carro...por exemplo ires da Portagem aos HUC, demorares meia hora ou mais de autocarro, é inadmissivel quando em 10/15min, ou menos fazes exactamente esse trajecto de carro...é preciso fazer coisas do género, semaforos onde os autocarros não param (onde der como é óbvio), ou cortar transito de determinadas ruas exceptuando aos autocarros, dificultar estacionamentos em determinadas áreas, etc etc...uma razão pelo que os autocarros que servem os HUC são sempre dos que mais gente transportam, não é porque só os HUC têm gente em Coimbra...é porque só os HUC apresentam um défice gigantesco de lugares de estacionamento em relação a população que serve...para termos ideia, se se tirasse todos os carros de utentes, ficavas com pouco mais que 1 lugar para 1 funcionário, no hospital....(isto sem contar com os estacionamentos que não são estacionamentos, mas que servem para esse efeito, e lugares de ambulancias, transportes de utentes e parques de taxis)...ora agora mete lá mais 15000 pessoas por dia, e rapidamente percebes porque é que o 7 e o 6 entre a Portagem e o Mercado se transformam em latas de sardinha:lol:e porque é que autocarros como o 29, que até nem fazem um grande percurso, são necessários quase de 15 em 15 minutos....isto é porque não há um unico autocarro que saia dos HUC com menos de metade da sua lotação sentada ocupada...pelo menos metade dos sentados vão...este é o poder da falta de estacionamento...as pessoas como não têm onde estacionar..vão de bus, seja a mulher da limpeza, o doente, o estudante de medicina, o estagiário de enfermagem, até ao Médico, ao Enfermeiro, ou até ao senhor da propaganda médica que lá se desloca....:lol:...é uma medida extrema mas é uma medida que tem efeitos...nos primeiros tempos em torno do local é caótico...porque toda a gente quer um buraco para parar, mas com o tempo as pessoas começam a pensar "já sei que não tenho estacionamento, vou mas é de carro"...e pronto...

fernao
January 22nd, 2011, 06:02 PM
:drool:
isso lembra...
i5SxaV-rubE :)

oh Lino, agora quase que me emocionaste

...os micros não estão bem arranjados mas àquela hora, na queima, já não se pode pedir mais

as miudas todas babadas a cantar e o gajo "mostrem, mostrem" ahahaha

:cheers:

Lino
January 22nd, 2011, 06:13 PM
Experimentem levar carro para o D. Dinis à semana, de manhã... lá à hora do almoço encontram lugar algures na Rua de Tomar, pois é onde há estacionamento pago... com vários autocarros para a Praça e Arcos e o elevador, que mais querem, massagens tântricas no intervalo das aulas?
Mexam o rabo, subam pelos arcos ou pelas monumentais, que com a rampa nova estão mais acessíveis...

bru_nex
January 22nd, 2011, 06:22 PM
Por exemplo, não se compreendo que o estacionamento na UC seja escasso e não pago!
Não se compreende o cenário que se vê em frente ao chímico, com carros estacionados em 2a fila. E o cenário em frente à Sé Nova, à volta do D. Dinis...

Bem aventurada sejas, UNESCO, por fazeres com que este problema seja resolvido.

Lino
January 22nd, 2011, 07:14 PM
No D. Dinis nem se consegue passar... e se fosse possível circular na Rua Larga então seria o fim do mundo... acho que se pudessem estacionar no lobby da faculdade muitos o fariam... enfim... na ESEC o estacionamento tb é de doidos... lá dentro só para profes e funcionários, os alunos ficam à porta :|

bru_nex
January 23rd, 2011, 01:48 AM
A ESEC é outro sítio que não precisa de estacionamento. A zona da cidade mais servida de autocarros, Dolce Vita ao lado...

Lino
January 23rd, 2011, 03:59 AM
Pois... e quando tínhamos que trocar de pólo ia a pé pelos atalhos...

bru_nex
January 23rd, 2011, 04:18 AM
Esse «pólo ii» é um caso de terceiro mundismo à parte... lol. Felizmente vai ser demolido. Só é pena não ter sido ontem.

fernao
January 23rd, 2011, 01:53 PM
Universidades portuguesas apostam na internacionalização e recebem cada vez mais estudantes estrangeiros. Hoje são quase 18 mil.
Damiano Pasqueto (esquerda) e o seu "mentor" Diogo Coimbra (Foto: Pedro Cunha)

Quando Damiano Pasquetto, de 26 anos, chegou a Lisboa sentiu-se perdido. As primeiras semanas foram para conhecer a cidade, o Instituto Superior Técnico, da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), onde veio terminar o 5.º ano de Engenharia de Gestão, e para encontrar um quarto. "Sou um estudante estrangeiro. O quarto tem janela? Quanto custa?", terão sido das primeiras frases que aprendeu em português.

A Universidade de Pádua nada tem a ver com o Taguspark, onde estuda para completar a tese. Assim como a clássica Vicenza, perto de Veneza, não se parece com Lisboa. Antes de chegar nunca tinha comido bacalhau, pelo menos como os portugueses o comem. Gosta do país mas sonha com voos mais longínquos. A língua portuguesa pode ser a porta de entrada para um mercado de trabalho maior como o brasileiro, aspira.

O italiano Damiano faz parte de um grupo cada vez maior de estrangeiros que vêm para Portugal estudar, seja através dos programas de mobilidade como o Erasmus, seja para fazerem um ciclo completo, como muitos dos que chegam dos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) ou do Brasil.

Em 2008/09, período a que se reportam os últimos dados disponíveis na página de Internet do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, 6225 estrangeiros entraram no 1.º ano de um curso superior, pela primeira vez. No total, em todas as universidades e politécnicos, havia 17.900 a estudar - mais 40 por cento do que no início da década.

Coimbra à frente

O número de alunos estrangeiros tem crescido nos últimos anos. Em 2000/01 eram 12.717. Sete anos depois eram mais 5100. E este ano lectivo o número terá crescido, devido à aposta que as instituições têm feito na internacionalização.

Esta passa por uma série de iniciativas (ver caixa) - uma delas é o programa de acolhimento. Damiano Pasquetto só se sentiu realmente bem quando fez amigos. Antes disso andava perdido, confessa. Diogo Coimbra, do 5.º ano de Engenharia Aeroespacial, foi escolhido pela instituição para ser o seu "mentor", alguém que o ajudou a integrar-se na escola, na cidade e na língua - quando chega à cafetaria, Damiano ainda tem que pensar se quer um bolo, uma bola ou uma bala, conta a rir.

Em termos nacionais, a Universidade de Coimbra (UC) é a que recebe mais alunos estrangeiros. Há dez anos tinha 1728, hoje são 3519, que representam 15,7 por cento do total. Destes, cerca de 2300 são estudantes que fazem um ciclo completo, a maioria oriundos dos PALOP e do Brasil. "Há um prestígio internacional" associado a este número, reconhece a vice-reitora Cristina Robalo Cordeiro. O sítio de Internet da UC está entre os 20 mais visitados das instituições universitárias europeias, diz.

As universidade de Lisboa e do Porto apresentam dados do ano lectivo passado: 3686 e 2373 alunos, respectivamente. A UTL avança com um número provisório de 2610 estudantes estrangeiros para este ano, provenientes de 84 países, o mesmo número de países representados na UP.

"A UTL tem vindo crescentemente a ser procurada por estudantes que visam realizar estudos de pós-graduação, mestrado, doutoramento e pós-doutoramento, reconhecendo a qualidade dos seus investigadores e a relevância dos projectos que aqui decorrem", declara o reitor Ramôa Ribeiro.

djou23
January 25th, 2011, 03:08 AM
No D. Dinis nem se consegue passar... e se fosse possível circular na Rua Larga então seria o fim do mundo... acho que se pudessem estacionar no lobby da faculdade muitos o fariam... enfim... na ESEC o estacionamento tb é de doidos... lá dentro só para profes e funcionários, os alunos ficam à porta :|

nunca viste fotos antigas com carros estacionados na via latina?:nuts:

Lino
January 25th, 2011, 02:57 PM
Sim, lembro-me bem de ver o Pátio com carros, parecia um stand a céu aberto... mas eu falo da situação actual, como aquilo ainda está...

DaniFR
January 25th, 2011, 03:21 PM
SCAGuEIL_Vo

djou23
January 26th, 2011, 01:58 AM
muito bom esse vídeo!

Lino
January 27th, 2011, 03:28 PM
Readmissão do secretário-geral da Queima das Fitas à vista

O encontro durou até às 06H00 desta noite. Várias horas de reunião que levaram a que a equipa de Eduardo Melo decidisse unir-se para apoiar o seu presidente no recuo do líder.

Segundo apurou o DIÁRIO AS BEIRAS junto de fontes próximas da Academia, o dirigente associativo deve voltar atrás na exoneração do secretário-geral da Queima das Fitas ainda esta tarde (27), durante uma reunião da Comissão Fiscalizadora que deve acontecer por volta das 15H00.

Para hoje, espera-se também uma declaração pública de Eduardo Melo a justificar as razões que o levaram a demitir João Alexandre.

http://www.asbeiras.pt/2011/01/readmissao-do-secretario-geral-da-queima-das-fitas-a-vista/

está tudo doido na Pe. António Vieira? O presidente da AAC demite a equipa da Queima sem dar explicação, agora volta atrás... :nuts:
Cá para mim queria lá meter um amigo da laia partidária...

djou23
January 28th, 2011, 02:30 AM
garotada...

Lino
January 28th, 2011, 03:43 AM
quando rodaram os Maias em Coimbra :)
O7mXCdITV7E

DaniFR
February 1st, 2011, 02:40 PM
Universidade de Coimbra entre as instituições mais visíveis na Internet

Aparece em 10º lugar no ranking das univesidades euroepias com maior visibilidade

A Universidade de Coimbra (UC) ocupa este ano o 10.º lugar a nível europeu entre as instituições do ensino superior que atingiram maior visibilidade na internet.

A nível mundial a UC está no 37º posto no ranking International Education Directory of Colleges and Universities, promovido pela 4 International Colleges & Universities (4ICU) que avalia a evidência na internet das instituições de Ensino Superior.

Numa nota de imprensa da Reitoria da UC é afirmado que de entre as 200 universidades mundiais com mais relevância na internet «a UC é a única instituição nacional».

António Gomes Martins, vice-reitor da UC em declarações à Lusa disse que esta avaliação é para a instituição «um reconhecimento do trabalho desenvolvido» e que é a «nova cara web» que foi adoptada em Outubro de 2007 e «do modelo desconcentrado de gestão dos conteúdos». António Martins disse ainda que o lugar ocupado no ranking significa um caminho mais firme para a captação da atenção dos alunos assim como é uma porta aberta para o desenvolvimento de parcerias entre investigadores e uma forma de afirmar a universidade a nível mundial.

A presença da UC na Internet baseia-se numa sistema que permite apresentar a universidade e as diferentes estruturas em todas as suas vertentes, assim como possibilita ao visitante o fácil acesso a informações sobre a actualidade, a história, as localizações ou os contactos da instituição.

A informação é disponibilizada em português e inglês e ainda existem aplicações específicas que permitem a fácil leitura aos invisuais. O Twitter, o Facebook, a televisão Web e o iTunes são também plataformas distintas onde a UC se afirma de forma a diversificar os sítios de disponibilização de informação.

Este foi o melhor resultado adquirido por uma universidade portuguesa, após ter atingido o 11.º e o 14.º lugar a nível europeu, em 2010 e 2009 e a nível mundial o 39.º e 43.º lugar. O ranking da 4ICU abrange 10 mil institutos e universidades de 200 países.

TVI24 (http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/universidade-coimbra-antonio-martins-tvi24/1229978-4204.html)

jprscarv
February 1st, 2011, 09:14 PM
FCTUC - A mais prestigiada Escola Portuguesa de Ciência e tecnologia
Escrito por CienciaPT
21-SEP-2010
FCTUC é a Melhor Escola de Ciência e Tecnologia de Portugal – revela o prestigiado “QS World University Rankings 2010”

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) é a mais prestigiada Escola de Ciências e Tecnologia do país. Os dados são do “QS Top World University 2010”, ranking britânico que analisou 600 instituições de ensino superior de todo o mundo.

Segundo o referido ranking, a FCTUC ocupa a 228ª posição na área de Technology & Engineering e a 268ª em Natural Sciences (http://www.topuniversities.com/university-rankings/world-university-rankings/2010/subject-rankings/technology )

A classificação da FCTUC como a melhor escola portuguesa de Ciência e Tecnologia confirma que “ estamos no caminho certo, isto é, que o trabalho, o rigor e a exigência compensam. A FCTUC alinha os seus níveis de exigência por standards internacionais e esse esforço é agora reconhecido”, afirma o Director da Faculdade, João Gabriel Silva.

A FCTUC, que é a Faculdade do país com o maior número de Centros de investigação a obter a classificação de “Excelente”, na área das Ciências e Tecnologia, aposta fortemente “ na promoção da inovação e na ligação ao mundo empresarial, tendo gerado nos últimos anos diversas Start-Ups tecnológicas. Tem sido feito, também, um grande esforço na internacionalização, o que se reflecte na crescente participação de investigadores da FCTUC em projectos internacionais e na colaboração com as mais prestigiadas instituições do mundo, como por exemplo o MIT (Massachusetts Institute of Technology) e a CMU (Carnegie Mellon University)”, realça o director da FCTUC.

http://www.cienciapt.net/pt/index.php?option=com_content&task=view&id=101648&It

DaniFR
February 1st, 2011, 09:33 PM
:applause:

jprscarv
February 1st, 2011, 10:25 PM
Faculdade de Psicologia de Coimbra entre as melhores da Europa

A Universidade de Coimbra (UC) é a única portuguesa representada no 'ranking' do Centro de Desenvolvimento Universitário, uma instituição independente alemã, sendo destacada a sua área da Psicologia.
Segundo um comunicado da UC, o CHE - Excelence Ranking "permite fazer uma comparação das melhores instituições universitárias e centros de investigação na Europa, sendo particularmente dirigido a futuros estudantes de mestrado e doutoramento".
"São pouco mais de 100 instituições de Ensino Superior que oferecem, na Europa, excelentes perspectivas para estudantes de mestrado e de doutoramento e que integram o Grupo de Excelência do CHE - Excellence Ranking, publicado pelo semanário alemão 'Die Zeit', lê-se no comunicado do Gabinete de Comunicação e Identidade da UC.
A nota adianta que "este ano, apenas uma universidade portuguesa está representada nesta listagem, a Universidade de Coimbra, em cuja área de Psicologia são destacados a relevância científica, a orientação internacional e a mobilidade de docentes e alunos".
A directora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), Luísa Morgado, disse à agência Lusa que o CHE escolheu avaliar o mestrado integrado em Psicologia ministrado na instituição e que este foi o único avaliado na UC e no país.
Em três critérios do 'ranking', este mestrado integrado atingiu os níveis de excelência, nomeadamente no número de publicações ou citações e orientações internacionais, na existência do mestrado Erasmus Mundus e na mobilidade do corpo docente e discente, adiantou Luísa Morgado.
"É uma grande distinção para a Faculdade figurar num 'ranking' de excelência europeu", afirmou a directora da FPCEUC, referindo que existem 39 cursos de licenciatura e mestrado integrado em Psicologia no país.
De acordo com o comunicado, o 'ranking' realça "o trabalho levado a cabo pela FPCEUC, particularmente o grande número de citações em revistas científicas, a mobilidade de docentes e alunos e a integração no programa Erasmus Mundus do Mestrado em Psicologia das Organizações, do Trabalho e dos Recursos Humanos - o único mestrado em Psicologia dos 57 mestrados apoiados por este programa, e que oferece diploma duplo por duas universidades europeias".
A disciplina de Psicologia começou a ser ensinada na Universidade de Coimbra em 1911, embora só em 1976, com a consciencialização das necessidades sentidas pela sociedade neste domínio, tenha sido criado o Curso Superior de Psicologia.
"Em 1980, com a afirmação da Psicologia enquanto ciência, foi criada a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, que, apesar de relativamente recente, é já uma referência no campo da pedagogia em Portugal", adianta a nota.
"Recentemente, o 'ranking' elaborado por outro conceituado jornal, o britânico 'The Times', apresentava como único representante do sistema de Ensino Superior português a Universidade de Coimbra, situando-a entre as 400 melhores universidades mundiais e as 200 melhores europeias", recorda.

http://www.ionline.pt/conteudo/31480-faculdade-psicologia-coimbra-as-melhores-da-europa-

djou23
February 2nd, 2011, 02:57 AM
mas isso tudo na universidade antiquada, da cidade parada no tempo?!?! Nossa...

Aka
February 2nd, 2011, 03:16 AM
Com tanta pessoa problemática da cabeça em Portugal não causa espanto.

Lino
February 2nd, 2011, 05:01 AM
O pessoal da FPCEUC só se queixa da cor escolhida para a faculdade :lol:

DaniFR
February 4th, 2011, 02:08 AM
Escavações revelam "tesouros" na universidade

As escavações feitas na Universidade de Coimbra, no âmbito da recuperação do Páteo das Escolas e da segunda fase do Museu da Ciência, têm permitido a descoberta de vários achados arqueológicos. Uma situação que poderá ter aplicações práticas no futuro.

Uma cisterna, uma fonte (ambas do tempo em que na actual Alta Universitária se encontrava um complexo jesuíta, na zona do Museu da Ciência) e a cave do antigo Observatório Astronómico, no Páteo das Escolas, foram encontrados durante as intervenções, através de estudos geofísicos levados a cabo por uma equipa multidisciplinar. "Só através do trabalho de equipas desta natureza é possível trabalhar estas estruturas", justifica Sónia Filipe, arqueóloga da Universidade de Coimbra.

"Tenho acompanhado os trabalhos e tenho consciência da importância arqueológica e histórica desta parte da cidade", defende o reitor da Universidade de Coimbra, Fernando Seabra Santos. "O edifício do Laboratório Chimico (actual Museu da Ciência) e o Colégio de Jesus (em frente, onde funciona o Departamento de Ciências da Terra) foram ambos intervencionados na época da Reforma Pombalina, para aqui instalar as áreas de ciências experimentais. Aí houve a transformação profunda do complexo jesuíta, onde fazia parte o refeitório, depois transformado em laboratório químico", conta.

Recentemente houve intervenções arqueológicas que puseram a descoberto estruturas mais antigas, algumas do século XVI outras anteriores a essa época. Relativamente a uma possível utilização dos espaços encontrados, Seabra Santos entende que as decisões têm de ser tomadas com base na informação que se vai adquirindo sobre eles. "O arranjo exterior da Praça Marquês de Pombal (onde se situa o Museu da Ciência) é normal que venha a aproveitar a fonte que está a ser escavada e tem qualidade.

Numa opinião preliminar, pode justificar esse aproveitamento", exemplifica. Quanto à cisterna, encontrada na mesma praça, é vista pelo reitor como "um local que pode ser aproveitado como galeria de exposições temporárias do Museu da Ciência, sendo a perspectiva que existe neste momento para a sua utilização".

Juntar passado e futuro

Para Seabra Santos, é importante que a Universidade de Coimbra consiga conciliar as funções de uma universidade moderna (que, defende, passam pela investigação científica, a transferência e a internacionalização), com a valorização do seu património e da sua história. "Não passaria pela cabeça de ninguém não aproveitar estas especificidades em benefício do que queremos que seja o nosso futuro", considera.

Como exemplos desse aproveitamento, indica a candidatura a Património da Humanidade e a constituição da Rede de Bens Patrimoniais de Origem ou Influência Portuguesa, "que juntou recentemente em Coimbra representantes de 25 países, e que ajuda a projectar o nome de Coimbra no estrangeiro".

JN (http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Coimbra&Concelho=Coimbra&Option=Interior&content_id=1775213&page=-1)

djou23
February 4th, 2011, 03:43 AM
Escavações revelam "tesouros" na universidade

:okay:

DaniFR
February 4th, 2011, 12:50 PM
Universidade de Coimbra continua a descobrir monumentos que valorizam o património

http://img20.imageshack.us/img20/9760/06universidadeescavacoe.jpg

Aos poucos vai-se revelando o passado da Alta de Coimbra, e o que existia antes de aí se ter instalado o grande símbolo da cidade, a Universidade de Coimbra (UC).

As mais recentes escavações têm revelado monumentos pertencentes ao Colégio dos Jesuítas. Neste momento, os arqueólogos estão a trabalhar na fonte jesuíta e numa estrutura subterrânea no topo norte do Chimico, que já puderam ser visitadas por Fernando Seabra Santos, reitor da UC.

Paralelamente a esta atividade decorre também a escavação do Observatório Astronómico no Pátio das Escolas, onde se observa uma cave em muito bom estado de conservação.

Para Seabra Santos, estas escavações são muito importantes para a universidade. “A UC não pode ser a casa do conhecimento se não for capaz de valorizar o que tem, ou seja, o seu património”, adianta.

A candidatura já apresentada ao estatuto de Património Mundial da Unesco também não é esquecida por Seabra Santos.

O reitor aproveitou também para revelar um pequeno pedaço de azulejo que diz ser “um grande tesouro, pertencente à coleção do Museu Machado Vaz. Já as escavações feitas debaixo da estátua de D. Dinis revelaram, segundo a arqueóloga Sónia Filipe, uma estrutura bem delineada do castelo medieval de Coimbra.

Diário As Beiras

“Tesouros” arqueológicos reescrevem história da UC

Cave do Observatório Astronómico no Pátio das Escolas, edifício demolido em 1952, vai poder ser visitada
As escadas são íngremes e os caminhos estreitos. Debaixo do chão, há uma cidade que vai sendo redescoberta, à medida que as obras à superfície exigem escavações arqueológicas. Com projecto de Gonçalo Byrne, o Pátio das Escolas está a recuperar um pouco da imagem que tinha no passado, um passado que contava com o edifício do Observatório Astronómico, construído em 1799 no topo sul.
Com o tempo, a demolição foi inevitável, mas, bem lá no fundo, os trabalhos arqueológicos, que arrancaram em 2002, ainda rodeados de automóveis, revelaram que o embasamento se manteve. Mais. A cave está mesmo em condições de entrar no roteiro turístico de quem visita a Universidade e, nomeadamente o Pátio das Escolas, cujas obras deverão terminar em breve, depois de um investimento próximo dos 600 mil euros, que contempla também a requalificação das Escadas de Minerva.
Numa visita-guiada pelas escavações em curso, no âmbito de obras da Universidade de Coimbra, a arqueóloga Sónia Filipe explicou que o Observatório Astronómico – também denominado Observatório Pombalino – esteve previsto para a Praça D. Dinis. Isso mesmo revelaram as sondagens realizadas, no âmbito do plano de construção do parque subterrâneo projectado para o local, indicando que as fundações chegaram a ser feitas.

“Tesouros” que ajudam a escrever a História
Quem trabalha em arqueologia está sempre preparado para novas surpresas. Foi o que aconteceu no topo norte do Laboratório Chimico, com a descoberta de uma cisterna e verdadeiros «tesouros», com «interesse estético e patrimonial» que, brevemente, estarão à vista de todos.
Mesmo ali ao lado, uma fonte inserida no Complexo da Companhia de Jesus, com 100 metros quadrados, que as sondagens geofísicas de 2004 começaram a revelar, bem abaixo do solo. «O que lá está hoje é a intenção de destruir qualquer coisa», sublinhou o reitor Fernando Seabra Santos, numa referência à acção do Marquês de Pombal.
Através da visita a estes três espaços, a Universidade de Coimbra quis chamar a atenção para a importância das acções ligadas à arqueologia, como ferramenta de gestão territorial, com redobrada importância na programação de acções no âmbito da candidatura a Património Mundial da Unesco.
Deste modo, têm sido descobertos «tesouros» que vêm, séculos depois, ajudar a escrever a História. É o caso da moeda, do tempo do rei D. João V, encontrada na antiga Faculdade de Farmácia, ou de um pequeno caco de azulejo, retirado da cisterna, que «permitiu comprovar que os Jesuítas estiveram ligados ao ensino da Ciência, ao ensino da Geometria e Trigonometria, no século XVI». Trata-se, completou o reitor, apenas de uma pequena parte de uma peça de um conjunto de azulejos que fazem parte da colecção do Museu Machado de Castro e que «não se sabia de onde vinham».

Resultados da candidatura à Unesco conhecidos até meados de 2012
Reunindo o que existe na Alta Universitária com outros espaços de interesse da cidade, como o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha ou o Museu Nacional de Machado de Castro, Coimbra afirma-se «definitivamente no mapa patrimonial», realçou Seabra Santos, reforçando que «não passaria pela cabeça de ninguém não aproveitar as especificidades da Universidade de Coimbra, em benefício do nosso futuro».
É nessa lógica que surge a candidatura a Património Mundial, cujos resultados serão divulgados entre meados deste ano e meados de 2012, concluiu Seabra Santos, na recta final do seu segundo mandato como reitor da mais antiga universidade portuguesa.
Aliás, na sessão que antecedeu a visita às escavações arqueológicas, António Filipe Pimentel, director do Museu de Arte Antiga, que integrou a equipa reitoral, salientou que os anos que passaram foram de «revolução completa de aproximação e modernização da Universidade», que trouxe consigo uma «relação nova com o património».

Diário de Coimbra

Lino
February 4th, 2011, 02:10 PM
Bem que poderiam criar um percurso subterrâneo ou assim tipo Criptopórtico...

DaniFR
February 7th, 2011, 03:42 PM
Universidade de Coimbra adquire coleção de mapas antigos de Portugal

Uma coleção de mapas antigos de Portugal, considerada a “maior e mais completa coleção privada portuguesa” daquele tipo de documentos, foi adquirida pela Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), disse hoje (7) o diretor da instituição, Carlos Fiolhais.

Com mais de um milhar de mapas, a coleção, reunida pelo professor jubilado da Universidade de Coimbra (UC) Carlos Alberto Nabais Conde, integra “o único exemplar completo existente em Portugal do mais antigo mapa de conjunto do território nacional continental, impresso por Tramezini em 1561”, sublinhou, à Lusa, Carlos Fiolhais.

Naquela mapa, Portugal, então designado Lusitânia, surge “representado com o Norte para a direita, portanto com o país numa posição “deitada”, que hoje parece muito insólita”, à semelhança, aliás do que sucede no ‘Theatrum Orbis Terrarum’, de Abraham Ortelius, de 1570, considerado o primeiro atlas moderno e do qual a BGUC possui um exemplar.

O mapa mais antigo de Portugal e aquele atlas são, no entanto, apenas um exemplo da “complementaridade existente entre os fundos documentais da Biblioteca e a coleção Nabais Conde”, afirmou Carlos Fiolhais, sublinhando que esta circunstância também contribuiu para a decisão de adquirir a coleção.

A coleção Nabais Conde, cuja maior parte dos exemplares é dos séculos XVII e XVIII, estava à guarda da BGUC desde 2003, para, com apoio da Fundação Gulbenkian, ser “catalogada e fotografada”, mas o seu “tratamento e disponibilização” ainda não está concluído.

“A Reitoria da Universidade achou que não podia perder a oportunidade de fazer uma incorporação deste valor”, afirmou Carlos Fiolhais, admitindo que a ligação do catedrático de Física à UC facilitou a transferência desta “coleção notável” para a BGUC.

“Cheguei a ir ao estrangeiro para comprar um mapa”, contou à agência Lusa Nabais Conde, recordando, “por exemplo, uma viagem de propósito a Paris”, para comprar “um dos raríssimos exemplares do mapa da Península Ibérica impresso, no século XVI, por Tramezini”.

Mas a carta mais antiga da Península Ibérica que integra a coleção Nabais Conde data de 1482.

Entre os mapas de cidades e regiões, Nabais Conde destaca, designadamente, “uma gravura muito rara de Lisboa de 1750” e outra de Coimbra de 1598 ou um conjunto de três mapas das costas do norte, centro e sul de Portugal, de 1590.

Da coleção também faz parte, exemplifica Nabais Conde, uma carta dos Açores, de 1661, em que este arquipélago surge “mais perto da Madeira do que na verdade está” e com “mais duas ilhas do que as que realmente possui” – as ilhas da Garça e Maidas, a ocidente e a norte do Corvo, respetivamente.

Constituída essencialmente por cartas e mapas do território, de regiões e localidades portuguesas, a coleção de Nabais Conde também inclui exemplares das antigas colónias.

A coleção Nabais Conde vai ser apresentada na próxima quarta-feira, numa sessão pública, na Biblioteca Joanina da UC.

Diário As Beiras

sergiomdias
February 7th, 2011, 03:52 PM
Muito bom....

Lino
February 7th, 2011, 04:53 PM
Quero ver a imagem de Lisboa de 1750 e a de Coimbra do século XVI...

daniel322
February 7th, 2011, 05:05 PM
A nova técnica, não invasiva, vai entrar em testes clínicos já nas próximas semanas

Uma nova técnica de monitorização hemodinâmica (actividade do coração e artérias), cujos ensaios clínicos se iniciam já nas próximas semanas, acaba de vencer o prémio "Best Student Paper Award” na Conferência Biosignals 2011, uma conferência internacional de referência que reúne investigadores e profissionais de todo o mundo, de diversas áreas do conhecimento (Física, Medicina, Informática e outras ciências contribuintes da Engenharia Biomédica).

O prémio de melhor artigo científico foi atribuído a Tânia Pereira, aluna de doutoramento em Engenharia Biomédica, no âmbito de uma investigação desenvolvida ao longo dos últimos quatro anos no Centro de Instrumentação da Universidade de Coimbra, com a colaboração de unidades clinicas da região, e financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Além de não invasiva, a nova técnica dispensa completamente o contacto com o paciente, e tem como principal objectivo “medir a velocidade de onda de pulso (VOP), um parâmetro a que os médicos começaram, desde há uns anos, a atribuir grande valor em diagnóstico”, afirma o coordenador da pesquisa, Carlos Correia.

Muito genericamente, prossegue o investigador, “ao receber um sinal complexo, através de uma simples luz reflectida no pescoço (no sítio da carótida), o modelo desenvolvido tem a capacidade de eliminar ruído e artefactos (p. ex., quando o paciente se move ou engole), preservando a informação necessária para avaliar a VOP com com rigor suficiente”.

Para se ter uma ideia da importância dos resultados obtidos nesta investigação, o catedrático da FCTUC ilustra: “quando estes novos métodos chegarem ao mercado e se difundirem no uso clínico, podem vir a ajudar no diagnóstico tanto quanto técnicas clássicas, como o estetoscópio ou o electrocardiograma, o fizeram”.

O projecto, do qual resultaram três protótipos, vai agora entrar na fase validação clínica, com a realização de testes conduzidos por médicos e em ambiente clínico de grande exigência, em três unidades de excelência da região de Coimbra.

A empresa ISA – Intelligent Sensing Anywhere, que é parceira no projecto, será responsável pela passagem dos resultados desta investigação para o mercado.

fonte (http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=81763&mostra=2&seccao=reportagem&titulo=Investigacao-da-FCTU-Coimbra-Aplicac)

DaniFR
February 7th, 2011, 05:15 PM
Como é que isso é possível numa cidade que está estagnada!? :nuts:

daniel322
February 7th, 2011, 05:19 PM
estagnou à frente de outras.. elas andam mas demoram a cá chegar..

DaniFR
February 10th, 2011, 02:59 PM
Coimbra: Torre da Universidade reabre ao público

A Torre da Universidade de Coimbra (UC), um símbolo da instituição e da cidade, vai abrir ao público, de forma regular, a partir de segunda-feira, passando assim a ser mais um dos locais visitáveis pelas cerca de 200 mil pessoas que visitam, anualmente, o circuito turístico da UC. Para assinalar a reabertura deste ex-líbris de Coimbra, vai decorrer no próximo dia 13 de fevereiro, pelas 12H00, na Sala do Senado, uma cerimónia em que se abordará o contexto histórico do edifício, bem como a intervenção de restauro e conservação realizada em 2010.

A sessão contará com intervenções de Fernando Seabra Santos, reitor da UC, João Paulo Barbosa de Melo, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, e Raimundo Mendes da Silva, pró-reitor com o pelouro da manutenção de edifícios, e também de António Filipe Pimentel, docente de História da Arte na UC e atual diretor do Museu Nacional de Arte Antiga. No seguimento da sessão, todos os que contribuíram para o financiamento da obra de restauro da Torre serão convidados a subir os cerca de 180 degraus para desfrutar de uma vista única sobre a cidade.

A intervenção da Torre, financiada pelo Banco Santander Totta e por contribuições de antigos estudantes da UC, incluiu a limpeza e restauro da pedra, a substituição criteriosa das caixilharias e o reforço das condições de segurança e iluminação. A obra integrou um vasto plano de recuperação e valorização da Alta Universitária, no âmbito da Candidatura da Universidade a Património Mundial.

A partir da próxima segunda-feira, a Torre será visitável, por maiores de 18 anos, às 11H00 e às 15H00, por grupos de até 15 pessoas. O preço do bilhete será de 10 Euros e recomenda-se a reserva prévia através do e-mail reservas@ci.uc.pt. Às 16H00, qualquer membro da comunidade universitária da UC, mediante comprovativo, poderá visitar gratuitamente a Torre, sendo também aconselhável a reserva prévia. Tendo em conta que a subida à Torre é feita por uma escada em caracol cujo espaço se estreita, a visita é desaconselhada a pessoas que sofrem, entre outros, de problemas de claustrofobia ou de coração, ou que tenham vertigens.

Edificada entre 1728 e 1733, em substituição de uma outra erigida em 1561, a Torre da Universidade foi desenhada pelo arquiteto italiano António Canevari, a trabalhar em Portugal ao serviço de D. João V, constituindo a primeira das torres universitárias europeias. Com 34 metros de altura, trata-se de um dispositivo arquitetónico de extrema raridade em edifícios universitários, originado pela necessidade de organizar a vida escolar num edifício nascido com outra vocação: o Paço Real da Alcáçova. Elegante e raro exemplar de torre barroca de caráter civil (classificado como Monumento Nacional desde 1910), de sobriedade clássica, aloja assim, além dos relógios, os sinos que regulam o funcionamento ritual da Universidade. Na última década, a Torre esteve visitável, alguns anos, durante a Mostra/Semana Cultural da UC (que decorre em Março) e aquando do concurso “7 Maravilhas de Portugal”, entre outras iniciativas pontuais.

Revista C (http://www.cnoticias.net/?p=1403)

:pepper:

Lino
February 10th, 2011, 03:03 PM
Ainda no outro dia lá passei e pensei "não iam abrir ao público?". Boas news :)

zigurate
February 12th, 2011, 03:45 AM
Já agora... http://www.ionline.pt/conteudo/103915-torre-da-universidade-coimbra-abre-visitas-apos-reabilitacao

Torre da Universidade... 180 degraus... 10€...... não vos parece algo carote...?

Lino
February 12th, 2011, 07:11 AM
10€... ao menos incluíam no bilhete da visita às salas, ou ao da Joanina + Prisão...

daniel322
February 12th, 2011, 09:05 PM
10€...... não vos parece algo carote...?
Um pouco.. mas se calhar é propositado, para impedir que muita gente suba ao topo.. lembro-me que há 5 anos atrás já se pagava 12 euros para subir à torre de Pizza e a intenção era precisamente essa, evitar que todos subissem..

bru_nex
February 13th, 2011, 03:21 AM
Além de que, quem mais vai querer subir são turistas. Gente que dará, na grande maioria, menos valor do que eu dou a €10...

Gostei da parte do «€10 para subir 180 degraus». lol... pouco mais de 5 centimos por degrau, vá. lol

Lino
February 13th, 2011, 09:10 PM
Torre de Pisa - 15€... e mesmo assim é cada fila :nuts:
Um brasileiro que conheci "nossa, eu tava a meio e tava borrado dji medo!" :lol:

Pizza é a comida, e é de Nápoles :lol:

DaniFR
February 14th, 2011, 12:52 PM
Universidade de Coimbra

Torre requalificada e devolvida à cidade

Com quase 300 anos, a Torre da Universidade de Coimbra foi rejuvenescida e começa hoje a receber visitas

A Torre, no alto da colina, com o seu relógio e os sinos que regulam o funcionamento da academia, é o maior símbolo da Universidade e de Coimbra. Haverá poucos que, visitando a cidade, não levem a sua imagem guardada. A partir de hoje, e depois de profundas intervenções de requalificação, este ex-libris estará de portas abertas ao público. Ontem, foi o reitor Seabra Santos que liderou o primeiro grupo de visitantes, inaugurando as obras de requalificação realizadas ao longo de seis meses, um projecto realizado e coordenado pela própria Universidade, com um investimento suportado na totalidade pelos antigos estudantes e pelo Banco Santander Totta.
Escalados os 180 degraus de uma escada em caracol que se ia tornando cada vez mais estreita, os convidados puderam ver de perto o resultado das intervenções de limpeza, do restauro da pedra, da substituição criteriosa das caixilharias ou do reforço das condições de segurança e iluminação. Já no terraço, puderam desfrutar de uma vista única sobre a cidade e sobre o Mondego, avistando os campos mais além.
«Esta abertura da Torre significa a recuperação do património, intervir sobre o símbolo da Universidade de Coimbra, que é por extensão o símbolo da Universidade Portuguesa e também da própria cidade», declarou o reitor, que encerrará em breve o ciclo de dois mandatos à frente da mais antiga universidade do país.
Notando que o conjunto em que a Torre se insere tem mais de mil anos de existência, Seabra Santos falou nos custos da ocupação, nos cuidados que exigem edifícios de tão grande valor histórico, nos mitos, nas lendas e no vasto património imaterial da UC, que fundamentam a candidatura a Património da Humanidade.
Para João Paulo Barbosa de Melo, a sessão de ontem serviu também para «celebrar o dar de mãos entre a Universidade e a cidade, que dependem uma da outra e que são mais juntas do que isoladas». A visitar a UC pela primeira vez na qualidade de presidente da autarquia, o edil elogiou o trabalho do reitor Seabra Santos e o seu contributo para que a instituição esteja hoje mais virada para a cidade.

“Símbolo matricial”
A visita ao cimo da Torre em estilo barroco – desenhada pelo arquitecto António Canevari e edificada entre 1728 e 1733 para substituir a antiga torre adaptada do Paço Real de Alcáçova – seguiu-se a uma sessão na Sala do Senado da Universidade de Coimbra (UC), em que se assistiu ao depoimento gravado de António Filipe Pimentel, antigo pró-reitor e um dos principais responsáveis pela requalificação. O actual director do Museu de Arte Antiga, em Lisboa, considerou a Torre «um símbolo matricial» da UC e congratulou-se pelo facto de a esta ser devolvida, «quase três séculos depois da sua construção, com o seu esplendor original».
Com 34 metros de altura, «é um dispositivo arquitectónico único em edifícios universitários e nasce do facto de esta ser a única universidade do mundo que habita o espaço de um palácio real». Com efeito, explicou António Pimentel, a primeira torre nasceu num edifício doméstico, no que eram anteriormente os aposentos da rainha.
O pró-reitor Raimundo Mendes Silva mostrou, através de fotografias, um pouco dos seis meses de obra, frisando os «desafios do ponto de vista tecnológico e da investigação» que a sua execução colocou. «O próprio estaleiro constituiu um projecto, porque tinha de ser visitável», referiu, lembrando que esta foi «uma obra de grande inovação e conhecimento e de aproximação às pessoas».
No entender de Raimundo Mendes Silva, «este é o momento de usufruir, olhar a Torre com detalhe e ser encantado», mas deve ser também o momento de começar a cuidar. Daqui a 100, o professor da UC estima que seja necessário fazer uma intervenção pelo menos tão profunda como esta.

Subir custa 10 euros e é só para maiores de 18
A Torre será mais um local disponível às cerca de 200 mil pessoas que todos os anos visitam o circuito turístico da Universidade ou, pelo menos, a grande parte delas. Com efeito, apenas podem subir maiores de 18 anos e a visita é desaconselhada a pessoas que sofrem, entre outros, de problemas de claustrofobia, de coração, ou que tenham vertigens (a subida é feita por uma escada em caracol cujo espaço se estreita). Outro contra pode ser o preço do bilhete – 10 euros e exclusivo para aquele espaço do circuito.
As visitas para o público em geral acontecem em dois momentos distintos do dia - às 11H00 e às 15H00 -, para grupos de um máximo de 15 pessoas, acompanhadas por um guia que fala quatro línguas e está habilitado a dar as explicações relevantes sobre a história e sua recuperação da Torre. A última visita do dia, às 16h00, está reservada à comunidade universitária – alunos, docentes e funcionários –, a quem não é cobrada entrada. A todos é aconselhada a reserva prévia através do e-mail reservas@ci.uc.pt.Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email Os ingressos podem ser adquiridos na Loja da Universidade (átrio da Biblioteca Geral, junto à Porta Férrea).

UC duplicou espaços do circuito turístico
Seabra Santos gostaria de ter reformulado completamente o circuito turístico da Universidade, permitindo uma visita mais completa, que abrangesse, por exemplo, a ligação da Sala do Exame Privado aos Estudos Gerais, onde estão ainda algumas valências da Faculdade de Direito. No entanto, num balanço do trabalho feito em oito anos de mandato, o reitor congratulou-se pelo facto da sua equipa ter «praticamente duplicado o número de locais de interesse turístico visitáveis na UC».
Para o reitor, teria sido interessante incluir a zona que o reitor Francisco Lemos percorria para perceber o que se estava a passar nas aulas, acedendo às pequenas varandas de acesso exclusivo sobre as salas. «Eram outros tempos na Universidade. É curioso e é possível acrescentar esta valência histórica ao circuito turístico, mas era preciso que daí se pudesse passar para a restante visita não obrigando os turistas a sair pela porta da Capela e entrando mais à frente na Biblioteca Joanina», explicou, notando que não foi possível conciliar este percurso com as escavações arqueológicas em curso no Paço das Escolas. «Talvez seja possível, no futuro, aperfeiçoar e concluir este projecto».
«Apesar de tudo, foi possível abrir o piso inferior da Biblioteca Joanina ao circuito turístico, ligá-lo com as prisões académicas que estão hoje visitáveis», referiu Seabra Santos, certo de que a intenção de «proporcionar uma ligação mais forte em todos os níveis entre a Universidade e a cidade» foi também, por esta via, conseguida.

Diário de Coimbra

by_law
February 14th, 2011, 12:58 PM

Mas essa imagem é antiga, a torre ainda não estava recuperada e os ciprestes foram arrancados para se plantarem novos..

DaniFR
February 14th, 2011, 01:10 PM

Mas essa imagem é antiga, a torre ainda não estava recuperada e os ciprestes foram arrancados para se plantarem novos..
Era a imagem que estava no DC... já retirei.

;)

Lino
February 14th, 2011, 01:29 PM
Boas notícias. Mas o DC poderia vir ao SSC buscar fotos actuais, desde que pagasse direitos de autor :D

daniel322
February 14th, 2011, 01:41 PM
A UC já tem novo reitor (http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=11335&Itemid=135).. esperemos que mantenha o rumo daquilo que foi feito pelo antecessor

Lino
February 14th, 2011, 01:52 PM
Espero que até o melhore, no sentido da afirmação da instituição e dos apoios sociais aos estudantes, pois há-os com poucas condições.

by_law
February 14th, 2011, 03:02 PM
Dani a foto estava boa só estava a dizer que era antiga, podias ter deixado estar..

daniel322
February 14th, 2011, 03:57 PM
:gossip: podes até pôr esta (http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8a/Universidade_Coimbra_Portugal_Pequenitos.JPG), ninguém dava por nada

DaniFR
February 14th, 2011, 04:41 PM
Aqui está ela:
Ei-la, após o restauro :cheers:

http://farm5.static.flickr.com/4107/4974356178_6e1b9bd7aa_z.jpg (http://farm5.static.flickr.com/4107/4974356178_197a1e8b25_o.jpg)

http://www.flickr.com/photos/rui_gv_nunes/4974356178

http://farm5.static.flickr.com/4105/5051402523_7b7bb261aa_z.jpg (http://farm5.static.flickr.com/4105/5051402523_52729b6bb5_o.jpg)

http://www.flickr.com/photos/rui_gv_nunes/5051402523

daniel322
February 14th, 2011, 04:59 PM
agora falta restaurar o exterior da capela e da biblioteca :) e relvar o pateo

fernao
February 14th, 2011, 05:06 PM
fiquei surpreendido pela eleicao do Joao Gabriel Silva

desde ha' muito que se falava que a Cristina Robalo Cordeiro seria a proxima reitora

este Conselho eleitoral parece trocar as voltas 'as eleicoes tradicionais... na verdade, prefiro que tenha sido eleito o JGS da FCTUC

Lino
February 14th, 2011, 06:28 PM
E a parte de trás da Alcáçova, está negra... e aquele miradouro que se acede ali atrás, onde há uma escadita despercebida...

Lino
February 15th, 2011, 04:16 PM
E mais um avanço da UC

http://www.destakes.com/redir/02b51781958af3f01609254234efc727

Saúde
Comprimido em miniatura para tratamento do glaucoma ocular desenvolvido na Universidade de Coimbra

15.02.2011 - 13:53 Por Lusa

Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveu uma espécie de comprimido miniatura, contendo no interior um fármaco utilizado no tratamento do glaucoma ocular, que permite substituir as gotas actualmente usadas, disse hoje fonte universitária.

Desenvolvido nos últimos três anos por investigadores das Faculdades de Ciência e Tecnologia e Medicina da Universidade de Coimbra, o biodispositivo permite controlar a libertação do fármaco, de forma progressiva, ao contrário do uso de colírios, que exige várias aplicações ao longo do dia, por parte dos doentes, sem controlo clínico, refere uma nota da UC.

“É como um pequeno comprimido, com quatro milímetros de diâmetro, mas pode ser menor. E permite o tratamento durante um ano ou mais, o objectivo [da investigação] é chegar aos dois anos”, disse hoje à agência Lusa Madalina Natu, a investigadora principal do projecto.

O glaucoma, uma doença ocular progressiva declarada como a segunda causa mundial de perda de visão, tem elevada prevalência na população idosa, sublinha a investigadora, defendendo que o novo dispositivo “irá melhorar a qualidade de vida” dos doentes.

“Como o actual tratamento por meio de colírios exige diversas aplicações diárias, os doentes podem falhar algumas, aplicar em excesso ou mesmo administrar as gotas de forma incorrecta, levando a que o fármaco não actue”, frisou Madalina Natu.

A investigadora adiantou que com o tratamento por colírios “o médico não pode controlar se o medicamento é administrado de forma adequada” pelo paciente e o tratamento feito de forma incorrecta “poderá causar mais problemas do que resultados positivos no tratamento da doença”.

Já com o biodispositivo – introduzido nas estruturas oculares através de uma pequena cirurgia, uma incisão nos tecidos que carece de sutura - “estas situações não se verificam porque a libertação do fármaco é controlada”, sustentou.

De acordo com a professora catedrática Helena Gil, orientadora da tese de doutoramento resultante da investigação agora divulgada, a nova tecnologia resulta também “mais económica” e efectiva.

“No tratamento pelo uso das gotas só cinco por cento do fármaco actua, o restante perde-se. Com esta tecnologia não ocorrem perdas e, assim, carece de quantidades reduzidas de medicamento”, explicou a docente.

Segundo a nota da UC, os resultados dos testes realizados em animais ao longo dos últimos meses apontam

para o “bom desempenho” do biodispositivo, no qual foi usado um fármaco de uso clínico para o tratamento do glaucoma, “não se tendo registado qualquer reacção agressiva ou de rejeição”.

O próximo passo da equipa de investigadores é encontrar parceiros junto da indústria farmacêutica, permitindo realizar testes clínicos “para trazer este dispositivo para o mercado”, acrescenta.

DaniFR
February 15th, 2011, 09:42 PM
^^

Coimbra: Universidade recebe 400 alunos estrangeiros

A Universidade de Coimbra (UC) vai receber mais de 400 novos alunos estrangeiros, ao abrigo de programas de mobilidade, neste segundo semestre do ano letivo 2010/2011. Amanhã, estes alunos participarão no Welcome Day, um conjunto de iniciativas que pretende dar início ao seu processo de integração e conhecimento da Academia.

O programa inicia-se com uma receção na Reitoria, com início marcado para as 12H00, estando presentes na ocasião para dar as boas vindas aos novos estudantes de mobilidade Cristina Robalo Cordeiro, vice-reitora para as Relações Internacionais, Filomena Marques de Carvalho, chefe da divisão de Relações Internacionais, e Miguel Rio, presidente da Associação SOCRATES/ERASMUS da UC.

O Welcome Day prossegue com um almoço num dos restaurantes universitários, seguindo-se, ao início da tarde, uma visita guiada à UC e ao núcleo histórico da cidade. Esta é a primeira de uma série de atividades com vista à rápida integração destes estudantes na vida académica e à sua adaptação à cidade e ao país. Entre outras iniciativas, estão previstos durante os meses de fevereiro e março uma visita ao Museu da Ciência da Universidade, um torneio de futebol ou workshops de dança.

Ao abrigo do Programa Erasmus e de outros programas de mobilidade estudantil, a UC receberá em 2010/2011, e à semelhança do ano lectivo anterior, mais de mil estudantes estrangeiros (até ao momento, já foram aceites 1.360 alunos).

Revista C

Lino
February 15th, 2011, 09:58 PM
Bem, sábado vou sair e fazer uma ronda de Erasmus. Quem vem comigo?

DaniFR
February 18th, 2011, 12:46 AM
Cientistas portugueses descobrem que lavanda pode ser medicamento

A planta da lavanda, vulgarmente conhecida por alfazema, poderá estar na base de um novo fármaco antifúngico, conclui uma investigação em curso na Universidade de Coimbra, cujos resultados preliminares foram agora publicados internacionalmente.

"Tem um bom potencial de vir a ser um futuro fármaco com propriedades antifúngicas", revelou Lígia Salgueiro, professora na Faculdade de Farmácia da UC e coordenadora da investigação, à Lusa.

No âmbito investigação, integrada na tese de doutoramento de Mónica Zuzarte e também em parceria com a Faculdade de Farmácia do Porto, através da especialista Eugénia Pinto, já foram realizados ensaios in vitro e alguns de fitotoxicidade em células de animais.

A investigação com o género lavandula começou há cerca de dois anos e vai prosseguir, porque é intenção continuar a estudar todas as espécies existentes em Portugal e descobrir qual a que tem um potencial maior.

Os ensaios de onde foram extraídos os resultados agora divulgados à comunidade científica, no "Journal of Medical Microbiology", realizaram-se com a lavandula viridis, existente na zona algarvia.

"Estamos na fase de ver qual a lavandula que tem melhores potencialidades", referiu Lígia Salgueiro, aludindo às propriedades para tratar "dermatofitoses", várias micoses da pele, doenças como a "tinha" ou "pé de atleta".

JN

Lino
February 18th, 2011, 08:15 PM
Investigador de Coimbra descobriu marcador para determinar risco cardiovascular em pessoas saudáveis
16h51m

Um investigador de Coimbra anunciou sexta-feira a descoberta de um novo marcador para determinar o risco cardiovascular em pessoas aparentemente saudáveis, através de uma técnica que mede a elasticidade das artérias.

"A Velocidade de Onda de Pulso Aórtica (VOP) é uma técnica muito importante para detectar riscos em pessoas abaixo dos 50 anos ou que ainda não sofrem de doenças como a diabetes e hipertensão", explicou à agência Lusa o médico João Maldonado, do Instituto de Investigação e Formação Cardiovascular de Coimbra.

Trata-se, segundo o especialista, de um "marcador muito simples, que é o método mais fidedigno para avaliar a sensibilidade das nossas artérias", que permite saber os "parâmetros considerados normais para cada faixa etária e antecipar o aparecimento de doenças que podem ser prevenidas e tratadas precocemente".

O estudo foi hoje apresentado no Congresso Português de Hipertensão, que teve início em Vilamoura, no Algarve, e se prolonga até ao próximo domingo.

A equipa de João Maldonado identificou a utilidade da Velocidade de Onda de Pulso Aórtica (VOP) como marcador de um risco latente de eventos cardiovasculares, através de um exame que se baseia no registo das ondas de pressão que acompanham a expulsão do sangue em cada contracção cardíaca.

"A velocidade com que as ondas de pressão progridem determina o estado de rigidez arterial (quando a velocidade é elevada) ou a sua boa distensibilidade (quando a velocidade é reduzida), sendo assim o parâmetro denominado a Velocidade da Onda de Pulso Arterial (VOP)", explica o médico.

Segundo João Maldonado, trata-se de um exame simples e "fortemente discriminador do risco cardiovascular", podendo ser comparado, em termos de exigência técnica, à realização de um electrocardiograma.

O estudo desenvolvido pela equipa de João Maldonado durou seis anos e incidiu sobre mais de 2000 pacientes, demonstrando que existe um risco cinco vezes superior para ocorrência de um evento cardiovascular quando se regista uma rigidez arterial elevada (medida pela VOP através de um electrocardiograma).

"Uma das maiores preocupações da investigação na área cardiovascular tem assentado na tentativa de descobrir indicadores fiáveis que facultem a caracterização precoce do impacto de patologias, como a hipertensão arterial, a diabetes e a aterosclerose e que sirvam simultaneamente como orientadores da eficácia das terapêuticas", sublinhou.

http://www.destakes.com/redir/146bd2888bfbf767806ba09c803a9ef1

Mais boas notícias :)

DaniFR
February 25th, 2011, 09:52 PM
Inovação: Projeto da Universidade de Coimbra de combate ao cancro vence prémios INVENTA

Um projeto da Universidade de Coimbra de tratamento contra o cancro foi o vencedor dos prémios INVENTA, uma iniciativa do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Divididos em três categorias, os prémios INVENTA, destinados a promover as melhores invenções de origem portuguesa, foram atribuídos na quinta-feira à noite, na sede da CGD, e foram presididos pelo secretário de Estado da Justiça e Modernização Judiciária, José Magalhães.

O projeto da Universidade de Coimbra venceu na categoria INVENTA.SAN, que visa promover as invenções com maior impacto na saúde pública, ao passo que na categoria INVENTA.COM, no domínio das tecnologias, a vencedora foi a PT Inovação com um dispositivo “de elevado desempenho para a transmissão de conteúdos”.

Na categoria INVENTA.COM, referente ao ambiente, a distinção coube aos criadores da Oon Candlemaker, uma máquina transformadora de óleo alimentar usado em velas.

Cada vencedor recebe na sua categoria um prémio de 15 mil euros, com os responsáveis da Universidade de Coimbra a acumularem tal valor com um outro de 25 mil euros pela invenção do ano.

Os prémios INVENTA foram atribuídos enquanto decorre em Lisboa o Fórum de Venture Capital, que termina hoje, e no mesmo dia em que a CGD anunciou a criação da Rede Europeia de Capital de Risco para apoiar empresas que apostam na inovação e na tecnologia com vista a melhorar a estrutura das exportações portuguesas.

O presidente do banco estatal, Faria de Oliveira, destaca que este conjunto de iniciativas permitirá um “melhor acesso das empresas ao mercado financeiro”, o que elevará a “competitividade” dos criadores portugueses.

A Rede Europeia de Capital de Risco, sublinhou o gestor à agência Lusa, “pode ter uma enorme importância no contexto de competitividade de toda a Europa” e fará com que estes “novos projetos relacionados com a inovação” sejam apoiados pela CGD e outras entidades.

Revista C

Lino
February 26th, 2011, 12:13 AM
Este presidente da AAC... que gajo estranho... voltou o tempo da partidarice ou é impressão minha?

daniel322
February 27th, 2011, 10:33 PM
voltou o tempo da partidarice ou é impressão minha?
tinha acabado?..

Lino
February 28th, 2011, 12:06 PM
Com o anterior a este estava melhorzito, mas com este voltou à grande e à francesa... vejamos quando chegar à Queima e quantos terão bilhetes gerais e vip's e afins...

djou23
March 1st, 2011, 04:26 AM
Escrito por Margarida Alvarinhas

UNIVERSIDADE

Semana Cultural reinventa uma
cidade que “tem cultura própria”

Iniciativa constitui um dos maiores eventos culturais de Coimbra e reúne, até 6 de Março, bem mais de uma centena de propostas nas mais diversas áreas artísticas
Abre hoje a XIII Semana Cultural da Universidade de Coimbra (UC). Um dia marcante, porque se celebra o 721.o aniversário da UC. Mais ainda porque muda toda a equipa reitoral. Seabra Santos passa a pasta a João Gabriel Silva, mas não sem antes dar o pontapé de saída para seis dias dedicados às mais diversas formas de arte. Elencar todos os espectáculos seria difícil, dada a quantidade e, diz a organização, qualidade. Alguns, porém, pela sua grandeza, merecerão especial atenção. A coreógrafa catalã Marta Carrasco é um dos exemplos. Por vários motivos: porque hoje apresenta, no Teatro Académico Gil Vivente (TAGV), o espectáculo de dança de aniversário da UC, porque é o único espectáculo que não é produção nacional, mas também porque está em causa uma carreira com mais de 20 prémios recebidos ao longo dos últimos 15 anos.
Com Marta Carrasco, sobe ao palco “Blanc d’Ombra. Recordant Camille Claudel”. Se dúvidas houvesse quanto à qualidade deste espectáculo de dança contemporânea, a Escola da Noite, que o promove, desfá-las: «a crítica dispensou-lhe os maiores elogios». E cita Pablo Ley, do jornal espanhol El País: «Todo o público celebrou de pé a es-
treia do seu esplêndido “Blanc d’Ombra”. Dança ou teatro, a definição é indiferente, quando o resultado é de extrema qualidade». Já a UC define o espectáculo como «uma homenagem ao carácter, força e valentia daquela escultora francesa (Camille Claudel)».
A dança contemporânea de Marta Carrasco é, porém, apenas uma das mais de uma centena de propostas da Semana Cultural. «É uma das intervenções de maior cultura que se faz anualmente na nossa cidade», descreve o ainda reitor Seabra Santos.
“Reinventar a cidade” assume-se como o mote para esta 13.ª edição. Reinventar porque «há um lugar para esta entidade (a UC) que não é constituída só pelo espaço físico, mas por uma comunidade urbana», diz José António Bandeirinha, pró-reitor para a Cultura, também ele de saída hoje da equipa reitoral, falando numa cidade que «tem cultura própria» e, mais do que isso, «identidade própria».
«Pretende-se dizer e afirmar que a produção cultural desta cidade podia ser afirmada em qualquer outro local do mundo», diz ainda Bandeirinha, lembrando, a propósito, que grande parte da arte que a partir de hoje é dada a conhecer tem o seu berço na cidade do Mondego.

Projecto une
UC a toda a cidade
O ciclo que hoje se abre reúne as propostas das estruturas internas da UC – o que, segundo José António Bandeirinha, demonstra a «dinâmica» da universidade – e todo um vasto leque de agentes culturais da cidade que se associam, apresentando os chamados eventos externos. Outra cooperação não seria de esperar, tendo em conta que, justifica Seabra Santos, «numa conjuntura como é a nossa, o papel da universidade e da cidade é complementar e indissociável». E constata que existem cada vez mais à volta desta organização «várias entidades da nossa cidade», que promovem mais e mais iniciativas «em várias áreas autónomas de intervenção cultural», desde as artes plásticas ao cinema, passando pelos colóquios, desporto, workshops e muito mais. A própria Câmara de Coimbra é uma das naturais associadas, assim como o é a Direcção Regional de Cultura do Centro e a Escola da Noite, esta última responsável pela coordenação dos eventos externos.
O espectáculo de Marta Carrasco assume-se talvez como um dos de maior relevo, mas a Escola da Noite destaca muitas outras iniciativas que integram este bloco denominado de “A criação artística n(est)a cidade”. Desde logo a inauguração, hoje também, às 19h00, na Casa da Escrita, da exposição “João Mendes Ribeiro: reinventar (3) edifícios”, criada propositadamente para esta Semana Cultural e que reúne materiais sobre três obras emblemáticas deste arquitecto e cenógrafo conimbricence: as recuperações artísticas de três edifícios – Centro de Artes Visuais, Casa das Caldeiras e Casa da Escrita – para a função artística. Espaços que, de resto, até 6 de Março, acolhem, juntamente com outros de grande importância, os vários eventos da Semana Cultural.
Mas há também, destaca a Escola da Noite, «espectáculos, exposições e outras iniciativas, de cerca de 20 dos mais significativos criadores e estruturas de criação artística que trabalham profissionalmente a partir de Coimbra, nas diversas áreas artísticas – artes plásticas, fotografia, teatro, arquitectura, design, música e cinema», que podem ser acompanhados e conhecidos através de um blog em permanente actualização (http:// acriacaoartisticanestacidade. wordpress.com/).
Palavra de ordem em todo este projecto da UC é, de resto, criação de Coimbra ou a partir de Coimbra.

“tarefa é enorme”
João Gabriel explica maior número de vice-reitores
O catedrático e antigo dirigente ecologista João Gabriel Silva é hoje investido como reitor da Universidade de Coimbra (UC), propondo-se responder aos desafios da instituição em «tempos de globalização».
«É uma enorme honra poder servir a Universidade no cargo de reitor, uma tarefa que espero conseguir executar condignamente e ajudar a promover a Universidade como é necessário nestes tempos de globalização que põem desafios novos», declarou João Gabriel Silva à agência Lusa.
O novo reitor da UC sucede a Fernando Seabra Santos, que desempenhou as funções em dois mandatos consecutivos, nos últimos oito anos.
Sobre a nova equipa reitoral, que aumenta de três para oito vice-reitores, João Gabriel observa que «a tarefa é enorme, os desafios são verdadeiramente grandes e, portanto, é preciso uma equipa com os braços necessários para se conseguir responder a essa tarefa. Tinha que ser uma equipa mais numerosa do que é habitual», afirmou.

Diário de COIMBRA

bru_nex
March 1st, 2011, 10:45 AM
89 milhões de euros em risco por falta de comparticipação nacional

A Universidade de Coimbra tem um programa de investimentos em infraestruturas de 89 milhões de euros com financiamentos comunitários aprovados, mas as dificuldades em garantir a comparticipação nacional estão a pôr em risco a sua concretização.
Para concretizar esses projetos é necessário assegurar uma comparticipação nacional de cerca de 25 milhões de euros, mas a Universidade de Coimbra (UC) não consegue ir além dos seis a oito milhões de euros, explica.
“Avançou-se muito e deixa-se uma perspetiva muito boa de investimento” para o período de 2011-2014, coincidindo com a fase final do QREN, disse à agência Lusa Fernando Seabra Santos. “É preciso recorrer a investimentos do Estado, que estão por garantir”, sublinhou o reitor cessante, adiantando que há propostas da UC para “não sobrecarregar o Estado além do que seria razoável”.
Seabra Santos explicou que essas possibilidades não chegaram a ser discutidas com o Governo “por não ter sido possível chegar à fala com o ministro sobre esta téria”, já que o gabinete de Mariano Gago não respondeu aos pedidos de audiência. “Gostaria de ter levado mais adiante o programa de desenvolvimento físico da universidade”, a instalação das faculdades, das unidades orgânicas e dos serviços, declara.
Psicologia e Desporto ainda por fazer
Na sua perspetiva, há duas faculdades que estão ainda muito mal instaladas, a de Psicologia e Ciências da Educação e a de Ciências do Desporto e Educação Física, mas os projetos dos edifícios estão concluídos e aprovados e com financiamento do QREN assegurados. “O tempo não é muito favorável a investimentos nem o foi nos últimos oito anos dos meus mandatos e isso foi a razão fundamental porque o programa não foi tão longe como eu teria gostado”, diz.
Fernando Seabra Santos diz, contudo, que “não é muito dramático que uma perspetiva que deveria ter sido a três ou quatro anos venha a ser a cinco ou seis anos”, porque “a Universidade de Coimbra tem 721 anos e sabe bem lidar com o tempo e sabe bem esperar o momento para realizar as suas perspetivas”.
Compreender as dificuldades que o país atravessa
“Não nos podemos queixar demasiado. Temos de compreender as dificuldades que o país atravessa. O que é preciso é que as pessoas se concertem e encontrem vias de resolução dos problemas”, observou.
Nos seus oito anos como reitor, Fernando Seabra Santos dotou de novas instalações as faculdades de Medicina e Farmácia e criou mais alguns edifícios na Faculdade de Ciências e Tecnologia, dando sequência ao trabalho iniciado como vice-reitor em 1998 com o pelouro das instalações e equipamentos.
A sua gestão fica ligada também à concretização da primeira fase do Museu da Ciência e ao lançamento da segunda fase, que criará um espaço museológico com 15 mil metros quadrados, e à conclusão e apresentação, em 2010, da candidatura da UC à UNESCO para a classificação como Património da Humanidade.

As Beiras (http://www.asbeiras.pt/2011/02/89-milhoes-de-euros-em-risco-por-falta-de-comparticipacao-nacional/)

daniel322
March 1st, 2011, 11:46 AM
essas possibilidades não chegaram a ser discutidas com o Governo “por não ter sido possível chegar à fala com o ministro sobre esta matéria”, já que o gabinete de Mariano Gago não respondeu aos pedidos de audiência.
Este (des)Governo tem seguido uma linha, na minha opinião, incompreensível.. uma coisa é recusar um projecto, outra é nem sequer querer ouvir.. já com o metro foi a mesma coisa.

Lino
March 1st, 2011, 01:52 PM
O governo só quer saber da tesourada nos orçamentos... excepto nos megalómanos e sonantes...

maracujá
March 1st, 2011, 10:40 PM
"Coimbra Reinventada: Visões Urbanas para as Margens do Mondego" | Exposição
2 de Março, 4ª feira, 18h30 (inauguração)
Até 3 de Abril, 2ª feira a Domingo, 10h00-12h30 e 14h00-18h00, Museu Nacional de Machado de Castro
Org.: Gonçalo Byrne (coordenação), João Paulo Cardielos, Nuno Grande e Rui Lobo (Darq/FCTUC)

Aqui vai uma foto da maqueta
http://img33.imageshack.us/img33/4796/dscf2737d.jpg

daniel322
March 2nd, 2011, 01:25 PM
Essa maqueta é algo estranha.. então a estrada nacional era desviada para Taveiro ao invés de para a variante nova?
Curioso também existirem duas pontes pedonais entre a Santa Clara e Açude, é a primeira vez que vejo essa ideia

bru_nex
March 2nd, 2011, 01:58 PM
Essa maqueta é algo estranha.. então a estrada nacional era desviada para Taveiro ao invés de para a variante nova?

É a projecção de uma ponte para o caminho de ferro. Se reparares bem, a variante sul está representada incluindo um anel de ligação ao Planalto de Santa Clara.

Curioso também existirem duas pontes pedonais entre a Santa Clara e Açude, é a primeira vez que vejo essa ideia

Ontem de manhã tinha pensado nisso! Estava a estacionar o carro e a pensar que a facilidade de estacionamento na margem esquerda pode ajudar a povoar a baixa, se as pessoas tiverem como cruzar o rio sem terem de andar muito e, até quem sabe, com um tapete rolante ao longo da ponte (isso era uma ideia mesmo louca! lol). Na altura pensei nisso... Em vez de uma pedonal, duas.

Depois vejo a foto e aqui estão.. duas pontes! E uma ideia interessante!

daniel322
March 2nd, 2011, 03:34 PM
É a projecção de uma ponte para o caminho de ferro. Se reparares bem, a variante sul está representada incluindo um anel de ligação ao Planalto de Santa Clara.
Sim, a variante tinha identificado, bem como o acesso que tínhamos falado aqui há dias, a respeito do Ikea. No entanto não vejo a ligação da Ponte-Açude ao IC..

bru_nex
March 2nd, 2011, 04:04 PM
O Almengue não está lá. Parece-me. lol

Lino
March 3rd, 2011, 04:51 AM
Almegue ;)

bru_nex
March 3rd, 2011, 12:02 PM
ou isso...

Closed Sea
March 3rd, 2011, 02:39 PM
LOL 2 pontes pedonais entre a pte de Sta Clara e a do Açude? É capaz :lol: E nem acho que tenho fundamento ou fique interessante. Que tal asfaltar o Mondego? :nuts:
Que é que andaram a fazer no planalto de Sta Clara, se já está em fase de construcção o projecto urbano para a zona? :nuts:

Portvscalem
March 4th, 2011, 07:23 PM
http://jornal.publico.pt/noticia/03-03-2011/universidade-do-porto-tera-este-ano-2700-alunos-estrangeiros-21468804.htm

Não sei em que thread se esteve a discutir que cidade tinha mais estudantes estrangeiros...

http://www.netmadeira.com/noticias/sociedade/2010/8/12/universidade-coimbra-com-mais-de-mil-estudantes-estrangeiros

p.s- faltam os estudantes das privadas, ou do IPP ( neste caso o número deve ser bem significativo)

fernao
March 5th, 2011, 03:39 AM
UC tem muito mais, 3539

http://noticias.universia.pt/mobilidade-academica/noticia/2011/02/22/792875/universidade-e-campe-iberica-na-atraco-estudantes-estrangeiros.html

Lino
March 6th, 2011, 09:10 PM
Há quantidade, mas não vi ainda a qualidade das meninas Erasmus. No Porto vi umas que upa upa! :D

DaniFR
March 10th, 2011, 02:50 PM
Estação sismológica da UC é a primeira instituição ibérica a integrar rede mundial

A estação sismológica do Instituto Geofísico da Universidade de Coimbra, a funcionar há mais de 100 anos, passa agora a integrar a rede mundial de referência no estudo de sismos, revelou hoje (7) a instituição.

É a primeira estação sismológica ibérica reconhecida com o estatuto de “Reference Station of the World” pela IASPEI (International Association of Seismology and Physics of the Earth’s Interior), que vem destacar a sua atividade e riqueza do espólio, composto por “dezenas ou centenas de milhar de sismogramas”.

Susana Custódio, coordenadora da estação, revelou à Lusa que o seu espólio é dos mais completos e bem conservados no mundo. “É algo raro”, sublinhou, ao aludir à existência do resultado de um trabalho contínuo e numa mesma estação, possibilitando a realização de certo tipo de estudos.

Ao integrar esta rede, a estação sismológica do Instituto Geofíosico da Universidade de Coimbra vai digitalizar os sismogramas dos sismos mais importantes, “umas centenas, ou milhares”, e vai disponibilizá-los online para os estudiosos. Já tem digitalizados e disponível através da internet os sismogramas de cerca de meia centena dos maiores sismos europeus.

Diário As Beiras

daniel322
March 14th, 2011, 12:22 PM
Luiz Inácio Lula da Silva recebe no final deste mês o mais alto título atribuído pela Universidade de Coimbra. O antigo presidente do Brasil será doutor honoris causa por proposta da Faculdade de Direito. A actual presidente, Dilma Rousseff, também deverá estar presente na cerimónia.

Sem formação académica, Lula da Silva exerceu o cargo de presidente entre 2003 e 2011, um período de forte crescimento e afirmação internacional do país. Foi, em 2009, considerado “homem do ano” pelos jornais Le Monde e El País e, de acordo com o jornal britânico Financial Times, foi uma das 50 pessoas que moldaram a década pelo seu «charme e habilidade política» e também por ser «o líder mais popular da história do país». No Fórum Económico Mundial de 2010, realizado em Davos (Suíça), recebeu a distinção inédita de Estadista Global, pela sua actuação no meio ambiente, erradicação da pobreza, redistribuição de riqueza e acções em outros sectores com vista à melhoria das condições mundiais.

O título de honoris causa da Universidade de Coimbra será mais uma homenagem ao co-fundador do Partido dos Trabalhadores, que já foi condecorado pela Organização das Nações Unidas pela projectos de luta contra a fome e desnutrição infantil. Ainda este mês, Lula da Silva irá receber o 3.oºPrémio Liberdade Cortes de Cádiz, em Espanha, pela luta contra a pobreza e exclusão social, e será um dos homenageados da primeira edição do Prémio Mikhail Gorbachev, oferecido pela Fundação Gorbachev pelo 80.o aniversário do ex-líder soviético

Lula da Silva terá sido convidado para receber a mais alta distinção da Universidade de Coimbra quando ainda era presidente, mas decidira que só a aceitaria quando abandonasse o cargo.

O seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, foi doutor honoris causa da UC em 1995 e são fortes as ligações da Universidade a institutos e congéneres brasileiras.

DC (http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=11755&Itemid=135)

Lino
March 14th, 2011, 01:18 PM
FHC doutor honoris causa :ohno:

Parabéns pela condecoração do Lula! Ele sim, desenvolveu o Brasil!

fernao
March 14th, 2011, 03:19 PM
FHC doutor honoris causa :ohno:

Parabéns pela condecoração do Lula! Ele sim, desenvolveu o Brasil!

:bash::bash::bash:

O Lula colheu em grande parte os lucros das boas medidas do FHC!

O Prof Godin
March 15th, 2011, 01:52 AM
Aqui vai uma foto da maqueta
http://img33.imageshack.us/img33/4796/dscf2737d.jpg

…a esta vou…obrigado pela informação…que é verdadeiramente um descalabro em Coimbra…contudo é uma visão oficial dos "Grandes" e dos Nunos da Cidade e dos que ainda parasitam a arquitectura contestada…mas feita pelos mesmos de sempre…

O Prof Godin
March 15th, 2011, 01:59 AM
Luiz Inácio Lula da Silva recebe no final deste mês o mais alto título atribuído pela Universidade de Coimbra. O antigo presidente do Brasil será doutor honoris causa por proposta da Faculdade de Direito. A actual presidente, Dilma Rousseff, também deverá estar presente na cerimónia.

DC (http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=11755&Itemid=135)

…Sem formação académica…Não é bem visto pela comunidade académica…mas é mais um honoris COISA…que CAUSA…desagrado na comunidade científica…a corrupção no Brasil, será 10 a 100 vezes superior à de Portugal…que o presidente da república o condecore…é lá com ele…agora estes animais políticos promovidos…a sei lá o quê…não me parece nada bom…

…para quando destrinçar os políticos dos académicos…

Lino
March 17th, 2011, 02:08 PM
O Brasil teve um presidente formado na universidade e tinha o povo em estado miserável. Com o não formado o salário mínimo subiu, mais pessoas saíram da miséria, o país tornou-se na potência que é...

JPSM
March 17th, 2011, 06:01 PM
O Brasil teve um presidente formado na universidade e tinha o povo em estado miserável. Com o não formado o salário mínimo subiu, mais pessoas saíram da miséria, o país tornou-se na potência que é...

O Brasil teve um presidente formado, que fez o trabalho indispensável para este poder ter o que teve, e não teve metade da sorte que este teve com o boom causado pela exploração dos recursos....:bash:

daniel322
March 30th, 2011, 01:34 PM
Coimbra – A presidente da República, Dilma Rousseff, e o ministro da Educação, Fernando Haddad, conheceram nesta terça-feira, 29, na Universidade de Coimbra, em Portugal, os primeiros estudantes de graduação brasileiros que estão sendo qualificados para atuação no magistério.

Ao todo são 178 jovens do Programa de Licenciaturas Internacionais, financiados a partir de um acordo entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Coimbra, uma das principais universidades portuguesas.

O ministro Haddad disse que tem orgulho do programa porque é o primeiro focado, exclusivamente, na formação de professores no exterior. “O projeto faz parte das ações da melhoria do ensino e da qualidade na formação inicial de professores da educação básica. É importante a vivência de outra cultura educacional”, afirmou.

O ministro destacou também a tradição e a qualidade da Universidade de Coimbra. “Coimbra é a matriz da universidade brasileira. É muito importante termos tantos alunos brasileiros conseguindo qualificação e experiência cultural e retornando para o Brasil”, complementou. A Universidade de Coimbra tem 979 alunos brasileiros, 5% do total do número de estudantes da instituição.

O bolsista Rodolfo Brito de Azevedo, 20 anos, cursa biologia na Universidade Federal de Goiás e desde setembro está em Coimbra. “A graduação sanduíche é uma oportunidade. Estou gostando muito das aulas práticas e daqui dois anos pretendo voltar, me formar, fazer mestrado e dar aulas”, planeja. O governo federal oferece uma bolsa mensal de 600 euros, passagem área de ida e volta, seguro saúde e auxílio instalação. As taxas universitárias são pagas por meio de uma parceria com um banco privado.

Para participar, o estudante precisa estar matriculado em cursos de licenciaturas de química, biologia, matemática, português, artes ou educação física. Os projetos de intercâmbio são apresentados pelos professores pesquisadores que passam pela análise da Capes. Ao atender aos requisitos solicitados, os estudantes passam de um a dois anos na Universidade de Coimbra, e depois retornam para conclusão na universidade de origem no Brasil.

Para este ano, estão previstas 210 novas bolsas. “Com possibilidade de ampliação. Este programa oferece uma oportunidade de vivência internacional aos futuros professores, intensificando o seu processo de aprendizagem”, disse a representante da Capes, Denise Neddermeyer, integrante da missão. Atualmente, a Capes financia 644 estudantes nas melhores universidades portuguesas.

PlanetaUniversitário (http://www.planetauniversitario.com/index.php?option=com_content&view=article&id=21110:universidade-de-coimbra-forma-futuros-professores-brasileiros&catid=27:notas-do-campus&Itemid=73)

Lino
March 30th, 2011, 02:52 PM
O FHC foi um tipo que tinha muito mais amiguinhos e parceiros que interesse no desenvolvimento do país. O Lula aumentou o salário mínimo de uns míseros 60 e tal reais para 200 e tal. Milhões saíram da pobreza, arranjaram trabalho, a produção brasileira aumentou, há mais condições de vida, as pessoas têm uma nova fé no país...

filipe_ft
March 30th, 2011, 03:16 PM
desculpa Lino mas os valores do salário mínimo estão totalmente errados... e a economia brasileira cresceu por causa do Lula, sim, mas também em grande parte pela estabilidade que o plano Real, do FHC, permitiu

interesses, têm todos

daniel322
March 30th, 2011, 04:03 PM
É a conversa poética e apaixonada do costume, fazendo do tipo com instrução primária o salvador e do tipo com estudos o burro. Típico. Não se pode tirar o mérito ao Lula, claro, mas desprezar tudo o que foi feito antes da sua tomada de posse é querer pôr palas nos olhos. As coisas não acontecem só por estalar os dedos...

Lino
March 30th, 2011, 08:25 PM
Desprezar? Eu falo porque tenho lá família e sei de como o país evoluiu... sei pois lá estive como se empregou pessoas e de como elas puderam, assim, subir na vida... lá porque o FHC tinha formação superior não queria dizer que fosse o mais certo pois tinha formação, mas não conhecimento real do país...

daniel322
March 30th, 2011, 11:34 PM
eu também tenho lá família, e quê? isso faz de qualquer um de nós mais sabedor? saber é olhar para a evolução do país na ultimas duas décadas e não só para quando nos convém

Lino
March 31st, 2011, 01:56 AM
ter lá gente, sobretudo ligada a ciências sociais, ajuda a perceber melhor o país sob um prisma profundo, de análise do país, da realidade social... e sim, tenho-me apercebido de que o Brasil se desenvolveu a imensos níveis nos últimos anos. Mais pessoas têm melhor nível de vida, mais pessoas conseguiram chegar à classe média, conquistaram direitos e qualidade de vida, enquanto que antes não se pensava nos que estavam em baixo.

JPSM
March 31st, 2011, 11:24 PM
ter lá gente, sobretudo ligada a ciências sociais, ajuda a perceber melhor o país sob um prisma profundo, de análise do país, da realidade social... e sim, tenho-me apercebido de que o Brasil se desenvolveu a imensos níveis nos últimos anos. Mais pessoas têm melhor nível de vida, mais pessoas conseguiram chegar à classe média, conquistaram direitos e qualidade de vida, enquanto que antes não se pensava nos que estavam em baixo.

Lino, lá vens tu como se mandando o bitaite da gente das ciencias sociais...porra, eu também tive cadeiras de ciencias sociais, e sei, preto no branco, quer pela teorica que aprendi, quer pela prática que existem medidas, que são tomadas hoje, que podem ter efeito 0, mas que serão muitissimo positivas no futuro, e o trabalho do antecessor do Lula, é, a base de tudo o que o Lula conseguiu, ponto, venha quem vier, gostes ou não...é essa a verdade...não o tivesses tido lá antes, que verias se o Lula conseguia um terço que fosse, do que o Lula conseguiu...alias o que o Lula conseguiu é um reflexo de um rumo que o Brasil começou a tomar nos anos 70/80....e que só agora, passado quase 30/40 anos é que está a dar resultados...

bru_nex
April 23rd, 2011, 02:57 AM
Já há relva no Páteo!? :)

Isto está a precisar de uma actualização :P

Urban Heat
April 23rd, 2011, 04:00 PM
Quero é os ciprestes novos junto da escadaria da Via Latina :bash:

daniel322
April 24th, 2011, 08:15 PM
Já há relva no Páteo!? :)
Ainda não, mas está quase..

http://i42.photobucket.com/albums/e326/danielcoimbra/IMG_5938.jpg

Urban Heat
April 24th, 2011, 08:46 PM
Já plantaram as árvores ali :ohno:

Qual é a espécie alguém sabe?

DaniFR
April 24th, 2011, 08:57 PM
Ainda não, mas está quase..
Só falta a relva. Vai ficar bom.
As árvores não vão interferir com a paisagem, enquanto forem pequenas.

Aka
April 24th, 2011, 10:43 PM
Qual é a espécie alguém sabe?

Pau.

daniel322
April 24th, 2011, 11:00 PM
http://i42.photobucket.com/albums/e326/danielcoimbra/Coimbra/IMG_5933.jpg

http://i42.photobucket.com/albums/e326/danielcoimbra/Coimbra/IMG_5934.jpg

http://i42.photobucket.com/albums/e326/danielcoimbra/Coimbra/IMG_5939.jpg

http://i42.photobucket.com/albums/e326/danielcoimbra/Coimbra/IMG_5935.jpg

Lino
April 25th, 2011, 02:29 AM
Também lá passei anteontem e vi o piso com o pavimento novo, muito bem...
tenho umas fotitas da urbe que vou por no das fotos gerais.

Tenho uma reclamação. Ali nas garagens ao lado da antiga Fac. de Farmácia tem aquele terraço acessível por uns degraus e um portãozinho que está super degradado, e de onde se tem umas vistas brutais para a Alta e Baixa e margem esquerda. E a Fac. de Farmácia está super degradada com todas as ervas daninhas e etc. :ohno:

daniel322
May 23rd, 2011, 11:20 AM
A UC acordou finalmente para a propaganda que tem de fazer para se autopromover e acabar de vez com a ideia da universidade velha e ultrapassada e isso tem-se notado nos ultimos tempos com várias notícias de investigações e prémios, agora mais um espaço de destaque, apesar de ser na rtp2: FCTUC ganha candidatura para passar “República do Saber” na televisão (http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=12831&Itemid=135)

«o que se pretende fazer é o ciclo completo do que se faz nos laboratórios da FCTUC, a maior faculdade de ciências e tecnologias do país, fazendo, também, a ligação ao IPN e aos espaços de sucesso que nasceram nos laboratórios da FCTUC e das suas empresas spin-off».

coimbra
May 23rd, 2011, 12:01 PM
É isso mesmo, a promoção é necessária...

fernao
May 30th, 2011, 04:08 PM
Estudo
Investigador português em destaque na página da NASA
Económico com Lusa
30/05/11 13:40

--------------------------------------------------------------------------------

.Investigador da Universidade de Coimbra revela estudo pioneiro que aponta para aparecimento de vida a partir de efeitos de um vulcão submarino.

Um estudo da Universidade de Coimbra (UC) documentou, pela primeira vez, o aparecimento de vida a partir dos efeitos de um vulcão submarino, encontrando-se em destaque na página da internet da Agência Espacial dos EUA (NASA).

De acordo com um comunicado da UC, a investigação "analisou imagens de satélite de uma região do Oceano Pacífico, na faixa sudoeste, junto a Tonga, após a erupção de um vulcão submarino e descobriu que se produziu um bloom no aparecimento de microalgas naquela zona".

O comunicado adianta que o estudo está a ser destacado pela NASA "como um dos mais interessantes do ano na área da detecção remota".

A observação feita por Vasco Mantas, no âmbito da sua actividade no Laboratório de Detecção Remota e Sistemas de Informação Geográfica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, teve a duração de cinco meses, tendo sido estudadas outras erupções submarinas no Oceano Pacífico.

Segundo o biólogo, existem teorias que sustentam que a cinza vulcânica pode originar o tipo de fenómeno agora observado, mas esta é «a primeira vez» que se documenta o aparecimento de vida a partir dos efeitos da actividade de um vulcão submarino.

Vasco Mantas explicou que a observação incidiu em gases e compostos químicos libertados durante a erupção.

De acordo com o investigador do Departamento de Ciências da Terra, o seu trabalho pode ser um ponto de partida para descobertas noutras áreas.

"O surgimento de microalgas em zonas do oceano onde não seria suposto existirem tem consequências, por exemplo, na cadeia alimentar, fazendo aumentar a carga de peixe, e na diminuição da quantidade de dióxido de carbono que é lançado para a atmosfera", explica.

A abertura de novos campos de investigação é «a razão principal apontada por Alcides Pereira, director do Departamento de Ciências da Terra, instituição onde decorreram os trabalhos de investigação, para justificar a distinção da NASA, segundo o mesmo comunicado da Assessoria de Imprensa da UC.

"É muito relevante que um país periférico, como Portugal, podendo ter acesso a dados de alta tecnologia, consiga produzir resultados desta dimensão, fazendo uso apenas do seu know-how", realça Alcides Pereira.

Vasco Mantas disse ainda que uma das vantagens do seu estudo reside no desenvolvimento de várias técnicas, nomeadamente de processamento de imagem e de análise de dados, que podem ser aplicadas em Portugal.

A investigação levanta ainda "algumas questões sobre a possibilidade deste tipo de acontecimentos ter tido um impacto ao longo da história da vida em situações em que a actividade vulcânica foi mais intensa", adiantou.

O estudo em causa foi realizado, em parte, com recurso a imagens do sistema de visualização e análise de dados da NASA, designado por "Giovanni" e encontra-se actualmente em destaque na página Web da Agência Espacial dos EUA.

DaniFR
May 30th, 2011, 10:02 PM
:applause: Boa notícia.

DaniFR
June 8th, 2011, 08:40 PM
Coimbra: Investigadores criam primeira empresa de produção de óleos essenciais

Coimbra, 08 jun (Lusa) -- Três investigadores da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) criaram uma empresa para produção de óleos essenciais a partir da flora nacional, a primeira do género em Portugal a nível industrial, disse hoje fonte universitária.

De acordo com Célia Cabral, fundadora, com Gustavo Costa e Tânia Carvalhais da Jardins de Vapor, a empresa "é a primeira a nível industrial em Portugal, porque até aqui só havia algumas pequenas a nível laboratorial".

Criada como 'spin off' da Universidade de Coimbra, enquanto empresa de base científica, vai ficar instalada na incubadora de empresas da Figueira da Foz, no parque industrial da cidade.

Uma caraterística "diferenciadora" da Jardins de Vapor é a aposta na extração de óleos essenciais a partir de plantas de produção exclusivamente portuguesa, revelam os investigadores.

"Os nossos óleos essenciais são obtidos exclusivamente de plantas produzidas em Portugal. A utilização de óleos essenciais, à semelhança dos outros produtos naturais à base de plantas, tem sido cada vez mais desejada por parte do público em geral e nos mais diversos setores da indústria farmacêutica à alimentar", alegam.
Outros potenciais clientes incluem empresas transformadoras da área da cosmética, aromaterapia e aromatização de ambientes.

"Ainda não temos um volume expetável de produção anual. Esperamos, até final do ano, conseguir estabilizar no mercado, já temos alguns pedidos mas ainda não estamos a laborar a 100 por cento", disse à agência Lusa Célia Cabral.

Acrescentou que a matéria prima da Jardins de Vapor inclui plantas como os tomilhos, orégãos, pinheiro, eucalipto ou erva príncipe, esta última, apesar da origem asiática, "muito divulgada em Portugal", frisou.

Outro dos objetivos da empresa passa por divulgar o potencial medicinal de plantas da flora portuguesa "e sensibilizar a população para a sua preservação", adiantou.
Desse modo a Jardins de Vapor vai promover, entre junho e dezembro, um ciclo de seminários relacionados com o tema, o primeiro dos quais -- sábado, aquando da cerimónia de inauguração da empresa -- por Helena Freitas, especialista em Botânica e vice reitora da Universidade de Coimbra, intitulado "A Importância da Biodiversidade".

A 16 de Julho, Lígia Salgueiro, docente da FFUC, fala sobre "Medicamentos à Base de Plantas: Velhos Remédios Para Novas Doenças".
Algas à mesa, a química das plantas, a biotecnologia de plantas medicinais e interações entre plantas e medicamentos são outros temas em análise, uma vez por mês, até dezembro.

SIC

daniel322
June 9th, 2011, 04:09 PM
Bom, bom, era o Porto da Figueira ser administrado pela Figueira e existir algures entre Coimbra/Montemor um centro logístico ligado à linha férrea.. esta cidade não se mentaliza que precisa de criar emprego e dinâmica industrial..

tomara muitas cidades industriais por aì fora terem uma universidade como a de Coimbra na região...

bru_nex
June 10th, 2011, 01:32 AM
É o projecto. A Figueira reclama isso e o projecto existe para a Plataforma Logística Pampilhosa/Souselas. Mas falta o dinheiro.

Eu estou convencido que isso daqui a uns anos arranca. Porque o país está a ser obrigado (felizmente) a investir nas exportações. O problema é que, como o que importa é fazer isso rapidamente, o sector que está a receber maior atenção é o não transaccional. Tem menos custos (porque não precisa deste tipo de plataformas, por exemplo) e traz benefícios mais rapidamente. Mas é inevitável aumentar o investimento no sector transaccionável porque é esse que alavanca a indústria e o sector produtivo empresarial. Aliás, seria uma burrice liberalizar o mercado de trabalho e investir nas empresas sem o fazer.

O que eu te digo em relação a isso é o mesmo que digo em relação ao metro: quem aqui está e tem esse poder deve esforçar-se para criar desenvolvimento... porque se nós formos mais desenvolvidos, tivermos mais população, maior dinamismo empresarial, mais emprego, etc., deixa de haver dúvidas quanto à necessidade do metro, quanto à necessidade de uma plataforma, etc.. Enquanto não se fizer esse trabalho, o investimento público feito aqui será cada vez menor, pois será cada vez menos justificável...

Curto e grosso: o que importa é percebermos o que podemos fazer e não esperar que venha alguém fazê-lo para nós.

daniel322
July 6th, 2011, 01:02 PM
Universidade de Coimbra envia aerogéis para Marte

Uma nova geração de aerogéis com propriedades Super isolantes, desenvolvida por investigadores da Universidade de Coimbra (UC) e Instituto Pedro Nunes (IPN), em parceria com a empresa Active Space Technologies, vai garantir o isolamento térmico do próximo Rover a ser enviado para o planeta Marte, em 2014, pela Agência Espacial Europeia (ESA). O orçamento global é de um milhão de euros.

Testado com sucesso o novo material, os investigadores estão agora em fase de ensaios de qualificação espacial, simulando as condições ambientais do planeta Marte, tais como temperatura, níveis de radiação e vácuo, entre outras, para avaliar o comportamento das mantas de super isolamento.

Em comunicado, Ricardo Patrício, da Active Space Technologies, explica, que "tratam-se de ensaios de muita exigência porque o aerogel tem de suportar pressões e temperaturas muito diversas para garantir o funcionamento numa gama de temperaturas restrita dos circuitos electrónicos e de todo o veículo em Marte, um planeta com características muito particulares".

O aerogel desenvolvido em Coimbra possui propriedades que o tornam único. O segredo, revela o responsável, no comunicado, está no uso de "um processo específico de secagem dos produtos à base de sílica que garante uma menor densidade e maior flexibilidade".

No entanto, até alcançar resultados positivos, o consórcio, dividido em três grupos de acção, percorreu um longo caminho. A Universidade de Coimbra, através do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC), trabalhou na síntese do aerogel, ou seja na química fundamental do processo e na secagem do produto.

Já o IPN trabalhou na caracterização físico-química do novo material e, por último, a Active Space focou-se na no desenvolvimento e engenharia de produto e na aplicação industrial do novo material.

Com um orçamento global de um milhão de euros, o projecto é financiado pela ESA e pelo QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional.

Verificadas as propriedades deste novo aerogel, o consórcio está já a explorar novas vertentes comerciais, nomeadamente "para o tratamento de efluentes e para aplicações na medicina, utilizando o aerogel, por exemplo, para o encapsulamento de medicamentos que garantam a libertação controlada e segura de fármacos".
fonte (http://tvnet.sapo.pt/noticias/detalhes.php?id=67944)

JPSM
July 6th, 2011, 03:35 PM
ainda vamos ver a ESA abrir um research center em Coimbra....

bru_nex
July 6th, 2011, 11:14 PM
lindo! :)

DaniFR
August 3rd, 2011, 08:02 PM
Novo supercomputador da UC "40 vezes mais poderoso” do que Milipeia

HPC-Ring deverá estar em funcionamento no final de 2011 e contará com financiamento do QREN em 85%

A Universidade de Coimbra (UC) lançou, na semana passada, o concurso público para a aquisição de um sistema de computação de alto desempenho, com um poder de cálculo «40 vezes mais poderoso» do que o actual Milipeia, inaugurado em 2006. O supercomputador HPC-Ring foi alvo de uma candidatura ao Mais Centro – Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), integrado num conjunto de infra-estruturas científicas e tecnológicas da UC, e conseguiu a aprovação de 85% de financiamento, ou seja, contará com cerca de 3,6 milhões euros para um investimento total a rondar os 4,5 milhões.
O concurso público tem o valor base de dois milhões de euros e, de acordo com Pedro Vieira Alberto, docente do Departamento de Física da UC, o supercomputador deverá estar ao serviço da investigação científica da Universidade de Coimbra «no final do ano».

Diário de Coimbra

DaniFR
September 3rd, 2011, 04:08 PM
Universidade de Coimbra colabora com a Ciengis

Numa aposta crescente na investigação e nas novas tecnologias, a Universidade de Coimbra (UC) estabelece uma nova colaboração com a Ciengis – Sistemas de Controlo Avançado SA, empresa sedeada no Instituto Pedro Nunes.

Esta parceria traduz-se no doutoramento de João Rui Leal, um dos engenheiros da Ciengis. Na sua investigação, vai dedicar-se ao melhoramento de fórmulas existentes de controlo preditivo não-linear (tendo por base o software plantegrity, ferramente desenvolvida pela Ciengis), com modelos de base mecanística, por forma a definir estratégias de computação mais eficientes.

O Controlo Preditivo é uma tecnologia de “controlo avançado” de processos que permite tornar mais eficiente a operação de sistemas e processos industriais. Os benefícios económicos associados são especialmente notórios em processos complexos, com interação entre várias unidades, com gastos significativos de energia, como por exemplo, em refinarias petroquímicas ou fábricas de produção de biodiesel.

Diário As Beiras

daniel322
September 14th, 2011, 05:38 PM
Universidade de Coimbra quer procurar receitas próprias e pede ao Estado que não atrapalhe

A Universidade “exige ao Estado liberdade para encontrar a sua própria receita”, afirmou o reitor, sustentando, simultaneamente, que não podem ser impostas à instituição “cativações nem reservas sobre a receita própria”, nem lhe podem ser limitados “os usos dessa receita” ou “congelada a poupança” que lhe “permite investir”.

Se não é dado à Universidade “todo o dinheiro” que ela precisa -- “e compreendemos que o país não tem condições para o fazer” --, não se pode impedir que ela o arranje, apelou João Gabriel Silva, afirmando: “Exigimos que o Estado não nos atrapalhe”.

A Universidade tem de “ajudar Portugal a encontrar caminhos de construção do futuro”, mas “os cortes, só por si, não resolvem nada, se não houver capacidade de produção de riqueza”, alertou o reitor, que falava, na manhã de hoje, na Abertura Solene das Aulas na UC, na Sala dos Capelos.

Rejeitando o regresso ao “regime de mão-de-obra barata” e recordando que Portugal não dispõe de “recursos suficientes para enveredar por um tipo de desenvolvimento baseado no petróleo” ou no “aproveitamento de qualquer outro recurso natural”, João Gabriel Silva defendeu que a alternativa para o país é o conhecimento.

“Apenas um modelo de desenvolvimento cuja base é o conhecimento avançado possui o potencial de gerar a riqueza de que Portugal tanto precisa”, sustentou, referindo que “é nas universidades que existe a maior parte desse conhecimento”.

O corte de 8,5 por cento nas transferências do Orçamento de Estado para as universidades em 2012 deixa-as no “absoluto limite da capacidade para funcionar”, disse o reitor, mas “é suportável” e impõe-se a solidariedade “com o resto do país”.

No entanto, “o formato usado para 2012 não vai poder voltar a ser aplicado ao ensino superior português”, advogou João Gabriel Silva, advertindo que, com “outro corte semelhante, as universidades portuguesas já não conseguirão abrir a porta”.

“Vai ser preciso escolher o que é para continuar, mas também o que é para fechar ou fundir, parcial ou totalmente”, frisou o reitor, defendendo que “a tão falada reorganização da rede do ensino superior terá de ser feita”.

A reorganização da rede do ensino superior “será uma escolha dolorosa para o Governo, mas incontornável”, sustentou, sublinhando que “os cortes cegos e uniformes são, além do mais, um enorme desincentivo à boa gestão”.

Publico (http://www.publico.pt/Educa%C3%A7%C3%A3o/universidade-de-coimbra-quer-procurar-receitas-proprias-e-pede-ao-estado-que-nao-atrapalhe_1511933)
Já há muito tempo que as Universidades deviam ser mais sustentáveis e abertas ao desenvolvimento de produtos em parceria com empresas, não se entende esta inércia de fazer o que quer que seja em Portugal..

DaniFR
September 17th, 2011, 11:42 AM
Coimbra entre as 400 melhores universidades do mundo e a melhor portuguesa

A Universidade de Coimbra (UC) é a melhor portuguesa no “QS World University Rankings® 2011”, classificando-se a meio de uma tabela das 700 instituições mais prestigiadas do mundo, que é liderada pela de Cambridge, do Reino Unido.

“É um reconhecimento bem vindo. Reforça a imagem que dia-a-dia tentamos construir”, declarou à agência Lusa o reitor da UC, João Gabriel Silva.

Na sua perspetiva “é muito importante neste tempo difícil” ter “uma imagem sólida, de qualidade”, pois ela “atrai estudantes, financiadores e professores”.

“Com uma avaliação global de 29.77 pontos, a Universidade de Coimbra surge na 394ª posição, revelando-se assim a única instituição de ensino superior portuguesa a constar no 'Top' das 400 melhores universidades do mundo do 'ranking' publicado pela organização QS - Quacquarelli Symonds”, revela uma nota de imprensa da instituição coimbrã.

O “QS Top World University Rankings” considera cinco critérios para a atribuição da classificação: reputação académica (40%), empregabilidade (10%), citações científicas (20%), desempenho dos estudantes (20%), presença de corpo docente internacional (5%) e número de estudantes internacionais (5%).

João Gabriel Silva realçou que um inquérito feito nesta avaliação a um conjunto muito alargado de pessoas no mundo revelou que a UC dispõe de “um prestígio muito grande” a nível internacional.

Esta classificação “é um ótimo incentivo, nestes tempos de dificuldade, vindo de um dos 'rankings' mundiais mais prestigiados, e corresponde ao recuperar pela Universidade de Coimbra da primeira posição que tinha perdido no ano passado”, sublinha o reitor.

De acordo com os resultados publicados, a UC é a universidade portuguesa mais bem posicionada em quatro dos 'rankings' por área científica, instituídos também pelo QS World University Rankings: Ciências da Vida e Medicina, no 325.º lugar; Artes e Humanidades, no 290º; Ciências Sociais e Gestão, no 282º, e Ciências Naturais, no 234.º, acrescenta a mesma nota de imprensa.

fonte (http://www.ionline.pt/conteudo/149898-coimbra-as-400-melhores-universidades-do-mundo-e-melhor-portuguesa)

Lino
September 19th, 2011, 12:09 PM
O neurocientista António Damásio recebe na quarta-feira o título de doutor honoris causa pela Universidade de Coimbra (UC), em reconhecimento da sua carreira científica.

"A UC afirma o contributo inexcedível de António Damásio para o avanço da investigação e da docência na área da Neuropsicologia, especialmente na análise e compreensão dos processos neuropsicológicos de funções e domínios como a memória, a linguagem, as emoções e os processos da tomada de decisão", refere uma nota de imprensa da instituição.
O título foi atribuído a António Damásio pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Caberá à docente daquela escola Ana Paula Relvas a função de apresentante na cerimónia de investidura, na quarta-feira. Eduardo Sá fará o elogio de António Damásio e Madalena Alarcão, vice-reitora e igualmente docente de psicologia, o elogio da apresentante. "Faz sentido que se verifique em Coimbra", declarou à agência Lusa Helena Freitas, vice-reitora, aludindo ao pioneirismo de Damásio e da Universidade de Coimbra, que há duas décadas criou o Centro de Neurociências, que foi o primeiro laboratório associado do país.
A responsável aludiu ainda à particularidade de ser a faculdade de psicologia a atribuir o grau de doutor honoris causa, também por o trabalho do cientista ser mais centrado nos comportamentos, emoções e processos de decisão do que no estudo dos mecanismos biológicos do cérebro. "Tem um trabalho notável, que justifica esta homenagem", salientou, destacando ainda a preocupação que o cientista teve em divulgar os seus estudos, nomeadamente através das obras que publicou. António Damásio nasceu em 1944 e iniciou a sua actividade científica na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Radicado nos Estados Unidos da América (EUA), desde 1975, é actualmente Director do Brain and Creativity Institute da Universidade Iowa e Professor Adjunto da Salk Institute, na Califórnia.
Tem centrado a sua investigação no estudo das bases neurológicas dos comportamentos sociais - que se estendem desde os juízos morais até às decisões económicas -, do desenvolvimento normal e patológico da criança e ainda dos processos de criatividade na arte, ciência e tecnologia, realça a mesma nota de imprensa. O cientista alcançou grande destaque internacional com as obras "O Erro de Descartes - Emoção, Razão e Cérebro Humano", "O Sentimento de Si" e "Ao Encontro de Espinosa", traduzidas em várias línguas. O seu trabalho tem sido distinguido com vários prémios nacionais e internacionais, nomeadamente o Prémio Pessoa, Prémio Príncipe das Astúrias, Ipsen Prize, Reenpaa Prize in Neuroscience, Arnold Pfeffer Prize e Nonino Prize.
O futuro doutor honoris causa da Universidade de Coimbra é também membro de mais de duas dezenas de Academias e Instituições Científicas americanas e europeias, nomeadamente da American Academy of Arts and Sciences, American Academy of Neurology, European Academy of Sciences and Arts, Royal Academy of Medicine of Belgium, Personality Disorder Research Foundation e Mc Arthur Foundation.

http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=2003127 :)

Aka
October 17th, 2011, 03:28 AM
É a suposta não-relva?

30638600

djou23
October 17th, 2011, 01:02 PM
:ohno:

fernao
October 17th, 2011, 01:19 PM
provavelmente com este calor não se pode ainda plantar relva

DaniFR
October 17th, 2011, 01:21 PM
A relva teria ficado muito melhor, mas também teria elevados custos de manutenção. Tem que se poupar.. É a crise!!
Ainda assim, gostei do resultado final.

Aka
October 17th, 2011, 02:17 PM
Para isso faziam algo uniforme e de outra cor, tipo a Rosa-dos-ventos, mas com o símbolo da UC.

EDIT: o mais estranho é que as pessoas seguem pelos caminhos, como se sentissem que não podem pisar o resto. E na parte das árvores... onde está a terra?

djou23
October 18th, 2011, 01:50 AM
elevados custos de manutenção? Seria assim um valor tão astronómico?

Lino
October 19th, 2011, 10:12 PM
Está melhorzito do que eu estava à espera, mas preferia a grama / relva, algo com flores pelo meio.

daniel322
October 31st, 2011, 10:50 PM
http://www.uc.pt/planeamento

"Concluída esta fase em que são definidas as metas e as linhas orientadoras da Universidade para o período 2011-2015, o processo continuará com a definição da estratégia de cada Unidade.Com o empenho de todos, a Universidade de Coimbra vai afirmar-se como instituição de ensino superior de referência, sendo reconhecida como a universidade portuguesa de maior qualidade!"

Aka
November 22nd, 2011, 07:53 PM
Tanta obra e a coisa já está assim?

http://www.flickr.com/photos/shiroe/

http://farm7.staticflickr.com/6035/6373881337_e1d476c6db_z.jpg

http://www.flickr.com/photos/barbaraweise/

http://farm7.staticflickr.com/6104/6380328467_281df82b54_b.jpg

Aka
November 22nd, 2011, 07:55 PM
Quando não chovia....... há um mês...........

http://www.flickr.com/photos/63082175@N03/

http://farm7.staticflickr.com/6211/6359143907_1e494270f5_b.jpg

http://farm7.staticflickr.com/6095/6359168157_d75f8c3141_b.jpg

bru_nex
November 22nd, 2011, 09:47 PM
Eu quero acreditar que a obra não está concluída. Fui lá no fim-de-semana para ver que raio de chão foi esse que puseram. Afinal, há pedra nos caminhos, mas no resto não há nada. Apenas uma brita fina. À volta de cada árvore há um círculo para a terra.

Ora, não acredito que aquilo seja para ficar assim. Não faz sentido. Para mim, ainda não está concluído.

Aka
November 22nd, 2011, 11:12 PM
Vai ficar assim até (se) Coimbra ganhar a candidatura... :|

DaniFR
November 22nd, 2011, 11:24 PM
Eu quero acreditar que a obra não está concluída. Fui lá no fim-de-semana para ver que raio de chão foi esse que puseram. Afinal, há pedra nos caminhos, mas no resto não há nada. Apenas uma brita fina. À volta de cada árvore há um círculo para a terra.

Ora, não acredito que aquilo seja para ficar assim. Não faz sentido. Para mim, ainda não está concluído.
Ahh. Então aquilo é brita!? Nas fotos parece uma superfície rígida. Ainda não tive oportunidade de lá ir ver.
Sendo assim, também me parece que a obra ainda não está acabada. Se calhar ainda vão colocar a relva.

O Prof Godin
November 22nd, 2011, 11:49 PM
…não creio…eu aqui há uns anos…abri uma discussão sobre o Museu Machado de Castro…que continuei a divulgar noutros espaços…e a ouvir outras opiniões…apesar de toda a informação, educação, formação e cultura necessárias a toda a opinião…verifico que apesar de se reconhecer que Byrne, ou Birne em português, foi um arquitecto de referência (no passado…)…na área da cultura, e não da arquitectura, toda a obra recente que se lhe conhece, em Portugal, peca pela conciliação dos seus interesses económicos…mais do que o interesse público…mas isto leva tempo…mais tarde…tarde de mais para reverter os estragos…escrever-se-há…algo que se aproxime de uma opinião distanciada dos intervenientes e do tempo que hoje estamos a viver…saltando…continua a achar que este forum se devia actualizar…tal como o Birne…e permitir uma inter-acção com outras redes…porque muito perde, o próprio colectivo do forum, por tal não acontecer…

O Prof Godin
November 22nd, 2011, 11:53 PM
…acrescento que também não escrevo em espanhol nem em inglês, fluente…e mais uma vez estamos na "Respuesta Rápida"…e alerto a moderação que houve gente que depenou o forum, nomeadamente os meus threads…e que já tive chatice grossa…tendo que escrever "chamando os bois pelos nomes"…haja ordem e algum critério explicito…

toniho
November 23rd, 2011, 12:33 AM
Aparentemente nao e' so' espanhol e inglês que nao escreves fluentemente...

djou23
November 23rd, 2011, 01:36 AM
Televisão Web da UC parte para novos desafios

A Televisão Web da Universidade de Coimbra (UCV), que ontem comemorou o primeiro aniversário, vai começar a produzir conteúdos e, assim, iniciar um projecto que visa a sustentabilidade financeira.Inicialmente orientada para a divulgação institucional mas no pressuposto de se constituir como espaço de experimentação de alunos de jornalismo, a UCV parte agora para novos desafios, desde logo identificando o que se pretende para dois planos distintos: o da comunicação externa e o da interna.

Diário de Coimbra

Sesnando
November 30th, 2011, 01:31 AM
"permitir uma interacção com outras redes" - Godin

Muito bem, também sempre me pareceu que o fórum é um lugar relativamente isolado face ao resto da web, e de todas as ferramentas que lhe poderiam conferir potencial (sejam fotos,vídeos ou até o facebook). Mas também já me surgiu várias vezes a ideia que poderá haver alguma razão para que essa "isolação" se verifique. (poderá ser induzida, de alguma forma)

coimbra
November 30th, 2011, 01:36 PM
"isolação"

ahm... isolamento?

Sesnando
November 30th, 2011, 07:03 PM
Eu queria mesmo dizer isolação, mas imaginei que fosse um termo um pouco estranho e então incluí as aspas.

djou23
December 20th, 2011, 12:44 AM
De hoje... Faculdade de Direito

http://i254.photobucket.com/albums/hh108/Djou20/DSCF1951.jpg

http://i254.photobucket.com/albums/hh108/Djou20/DSCF1952.jpg

http://i254.photobucket.com/albums/hh108/Djou20/DSCF1953.jpg

http://i254.photobucket.com/albums/hh108/Djou20/DSCF1955.jpg

http://i254.photobucket.com/albums/hh108/Djou20/DSCF1956.jpg

http://i254.photobucket.com/albums/hh108/Djou20/DSCF1957.jpg

http://i254.photobucket.com/albums/hh108/Djou20/DSCF1960.jpg

http://i254.photobucket.com/albums/hh108/Djou20/DSCF1958.jpg

Faculdade de Psicologia

http://i254.photobucket.com/albums/hh108/Djou20/DSCF1967.jpg

http://i254.photobucket.com/albums/hh108/Djou20/DSCF1968.jpg

http://i254.photobucket.com/albums/hh108/Djou20/DSCF1969.jpg

(futuro) Museu da Ciência

http://i254.photobucket.com/albums/hh108/Djou20/DSCF1984.jpg

http://i254.photobucket.com/albums/hh108/Djou20/DSCF1985.jpg

http://i254.photobucket.com/albums/hh108/Djou20/DSCF1988.jpg

http://i254.photobucket.com/albums/hh108/Djou20/DSCF1989.jpg

http://i254.photobucket.com/albums/hh108/Djou20/DSCF1990.jpg

http://i254.photobucket.com/albums/hh108/Djou20/DSCF1991.jpg

Departamento da F. Psicologia

http://i254.photobucket.com/albums/hh108/Djou20/DSCF1992.jpg

Centro Cultural D. Dinis

http://i254.photobucket.com/albums/hh108/Djou20/DSCF1993.jpg

Lino
December 20th, 2011, 05:31 AM
O D. Dinis ainda funciona? Volta e meia ia lá curtir uma noitada, mas depois perdeu a piada...

djou23
December 20th, 2011, 05:21 PM
estava aberto, com uma exposição de artesanato... entrada gratuita!

Lino
December 21st, 2011, 01:32 AM
Ao ver os departamentos, lembro-me de que fui uma vez ao museu de zoologia... tinham lá uns livros com umas imagens lindíssimas e antigas de peixes e animais... um verdadeiro tesouro para quem gosta de bicharada :)

Aka
March 25th, 2012, 07:01 AM
XyjJPB7qovk

skytrax
March 25th, 2012, 04:02 PM
Era mesmo preciso as legendas pra curta fala dos portugueses?? :hahano:

paradise at Tagus
March 25th, 2012, 05:41 PM
^^O Ricardo Araújo Pereira fez uma subtil referência a esse assunto quando, no programa do Jô Soares, mostrou umas legendas. :lol:

A Globo não estava, com certeza, à espera disso.

skytrax
March 25th, 2012, 08:51 PM
Como assim "mostrou"?? Any link?

paradise at Tagus
March 25th, 2012, 08:58 PM
f1WFFZgzsG8

09:09

skytrax
March 25th, 2012, 09:17 PM
Essa parte nem a RTP nem a SIC mostrou. :hahaha:

Aka
April 22nd, 2012, 04:57 AM
Sou tão ignorante.

Só descobri hoje que o primeiro japonês a visitar a Europa, Bernardo de Kagoshima, estudou na Universidade de Coimbra.

djou23
April 23rd, 2012, 04:06 PM
O estacionamento na Alta Universitária (http://anossaterrinha.blogspot.pt/2011/01/o-esplendor-automovel-da-universidade.html)

DaniFR
April 24th, 2012, 11:22 PM
O estacionamento na Alta Universitária (http://anossaterrinha.blogspot.pt/2011/01/o-esplendor-automovel-da-universidade.html)

http://4.bp.blogspot.com/_4EchFNWLMuk/TSyBaI8bauI/AAAAAAAAEHA/yRCag5UO5fg/s1600/Fundo+escadas+monumentais.bmp

Felizmente, a situação retratada na foto anterior já não se verifica.

A câmara municipal construiu um passeio ao fundo das escadas, por isso já não há lá carros estacionados. :banana:

Agora está assim:

http://1.bp.blogspot.com/-w-DDF1FOuyw/T5J4ABY-YOI/AAAAAAAAKCg/o8Nbm_Foyfo/s400/SUNP0016.JPG (http://1.bp.blogspot.com/-w-DDF1FOuyw/T5J4ABY-YOI/AAAAAAAAKCg/o8Nbm_Foyfo/s1600/SUNP0016.JPG)

http://3.bp.blogspot.com/-QRAeZ37Bnlc/T5J4draULKI/AAAAAAAAKC4/Eeo-dAO0pS4/s400/SUNP0019.JPG (http://3.bp.blogspot.com/-QRAeZ37Bnlc/T5J4draULKI/AAAAAAAAKC4/Eeo-dAO0pS4/s1600/SUNP0019.JPG)
fonte (http://independentepelafreguesia.blogspot.pt/2012/04/377-dias-apos-me-ter-insurgido-e.html)

Parece-me que, ultimamente, a CMC tem cuidado melhor do espaço urbano. Desde reparação/construção de passeios, a limpeza de caminhos e zonas verdes junto às vias, muita coisa anda a ser feita.

Cbr Domes
April 24th, 2012, 11:53 PM
^^Anda mesmo, ainda hoje comentei isso com o meu padrinho, é crise mas agora é que andam a arranjar pequenos pormenores que fazem a diferença no espaço público da cidade. Repavamintaram o asfalto da Avenida Fernão de Magalhães, o Loreto e a Pedrulha estão paradas com obras nas vias, para além da Pte do Açude e no IC2 também.

As Escadas Monumentais é que levavam uma valente limpeza,..

DaniFR
April 25th, 2012, 12:51 AM
Anda mesmo, ainda hoje comentei isso com o meu padrinho, é crise mas agora é que andam a arranjar pequenos pormenores que fazem a diferença no espaço público da cidade.
São um conjunto de pequenas coisas, que custam pouco dinheiro e até podem ser feitas pelos funcionários da CMC, mas que tornam o espaço urbano muito mais agradável.
Na Av. Sá da Bandeira e na praça da República fizeram um canteiro à volta das árvores e arranjaram o passeio que estava todo levantado por causa das raízes dos plátanos. Ficou excelente. Na Portagem, pintaram o muro à volta do estacionamento central e uniram as duas passadeiras passando por dentro do estacionamento.
Espero que continuem com estas pequenas obras um pouco por toda a cidade. Isto vale tanto como um grande projecto.

Cbr Domes
April 25th, 2012, 12:55 AM
:yes: :applause:

Lino
April 25th, 2012, 01:16 AM
Excelentes arranjamentos, valem muito. Realmente o passeio era algo pedido. No Monte Formoso a Ass. de Moradores, recente mas de muita valia, tb tem feito excelente trabalho a arranjar o jardim, a mobilizar moradores para eventos regulares, arranjou as placas toponímicas, passadeiras... :)

djou23
April 25th, 2012, 05:04 AM
http://3.bp.blogspot.com/-QRAeZ37Bnlc/T5J4draULKI/AAAAAAAAKC4/Eeo-dAO0pS4/s400/SUNP0019.JPG (http://3.bp.blogspot.com/-QRAeZ37Bnlc/T5J4draULKI/AAAAAAAAKC4/Eeo-dAO0pS4/s1600/SUNP0019.JPG)
fonte (http://independentepelafreguesia.blogspot.pt/2012/04/377-dias-apos-me-ter-insurgido-e.html)

Parece-me que, ultimamente, a CMC tem cuidado melhor do espaço urbano. Desde reparação/construção de passeios, a limpeza de caminhos e zonas verdes junto às vias, muita coisa anda a ser feita.

uma gota no oceano, mas já é um começo... agora era aproveitar o embalo e fazer o mesmo no topo da escadaria, e continuar... amanhã coloco aqui uns exemplos do que vai mal...

ps- podiam ter tido a sensibilidade de colocar uma pequena rampa para cadeira de rodas...

Lino
April 26th, 2012, 12:57 AM
as cadeiras podem ir pela rua ali próxima.

djou23
April 26th, 2012, 01:18 AM
as cadeiras podem ir pela rua ali próxima.

qual rua?

quem vem das amarelas como é que faz?

Lino
April 26th, 2012, 01:48 AM
quem vai das amarelas vai pela rua como os carros e autocarros.

Cbr Domes
April 26th, 2012, 11:15 AM
edit

djou23
April 27th, 2012, 05:17 AM
e como é que passa para o passeio das monumentais?

Aka
April 27th, 2012, 05:32 AM
Atravessam a passadeira na Venâncio Rodrigues e depois a da Castro Matoso. Ou então, atravessa logo a que está no topo da Oliveira de Matos. De qualquer forma, e sem querer parecer insensível, porque quereriam eles ir para as Monumentais?

djou23
April 28th, 2012, 03:14 AM
:nuts:

eu hoje reparei que realmente, na passadeira ao lado da paragem, tem uma rampa, muito arcaica, de cimento, nem cumpre as normas, mas pronto... Mas imaginemos alguém que vem do lado do Papa e quer ir para as azuis ou bar da aac. Tem que atravessar essa passadeira, depois tem que atravessar a rua da PJ, mas ops, não há passadeira. E como tem os carros estacionados, lá terá que ir pela estrada. Mesmo que consiga passar para o passeio das amarelas, atravessa na passadeira, mas depois o passeio em frente às azuis, onde estão os caixotes do lixo, estão a ser ocupados por automoveis, e ops, lá vamos nós outra vez para o meio da estrada. Depois descemos pelo meio da rua até às traseiras das azuis, com cuidado com os carros que vierem de frente, e se não estiver nenhum carro a barrar a entrada para cadeira de rodas, lá conseguimos chegar ao destino... Pode parecer que estou a ser picuinhas, mas imaginem que tem que fazer esta aventura, todos os dias... e este é apenas um exemplo, em outras ruas é igual...

Olhando apenas para o aspecto visual da obra, até ficaria muito mais bonito o passeio não acabar logo ali e ir até à casa das caldeiras...

Aka
June 2nd, 2012, 06:12 AM
XWEwjUFpwqQ

aosmc
June 6th, 2012, 04:02 AM
Poderiam também arranjar os canteiros das árvores junto ao Campo de Santa Cruz. o chão também está todo levantado!

ERVATUGA
May 13th, 2013, 12:20 AM
https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/600227_319742868148162_1658472748_n.jpg

Foto de FG + SG

:cheers:

ERVATUGA
May 13th, 2013, 12:21 AM
^^

Ficava melhor com relva e menos passeios, também podiam ter metido árvores maiores :ohno:.

Lino
May 13th, 2013, 12:28 AM
menos caminhos não... mas realmente colocar uma grama mais resistente...

daniel322
May 13th, 2013, 12:58 AM
^^

Ficava melhor com relva e menos passeios, também podiam ter metido árvores maiores :ohno:.

tipo isto?

http://4.bp.blogspot.com/_kbn8MFkCWGI/S-wXvqjrp2I/AAAAAAAAGmo/HSXNjSn5J60/s640/IMG_2947.jpg

não era mal pensado...

ERVATUGA
May 13th, 2013, 01:06 AM
^^

Sim, ficava um lugar mais aprazível e tenho a certeza absoluta que até as pessoas se deitariam para descansar e desfrutar do sítio(com menos passeios é claro), assim como está mais parece um deserto.

Lino
May 13th, 2013, 01:14 AM
gosto do esquema intrincado dos passeios.

luisribeiro
May 13th, 2013, 01:31 AM
Estive lá na semana passada e gostei. Se tivessem optado por relva seria uma despesa mensal acrescida e desta forma, o edificado ganha mais realce.

ERVATUGA
May 13th, 2013, 01:36 AM
Estive lá na semana passada e gostei. Se tivessem optado por relva seria uma despesa mensal acrescida e desta forma, o edificado ganha mais realce.

Não digo que esteja assim tão mal, ainda me lembro como aquilo estava antes da recuperação, um pátio cheio de areia e pedrinhas. Quase que fiquei sem os olhos tanto era o sol que ali batia e penso que esse problema ainda lá existe. Com relva teria um aparência muito melhor, claro que os custos de manutenção seriam mais elevados mas o local teria um aspecto mais digno.

Mas penso que a relva ficaria num estado lastimável com o Lino e os seus compadres a irem ali beber como se não houvesse amanhã e depois encher aquilo tudo de vomitado.

luisribeiro
May 13th, 2013, 02:14 AM
Sim, e de beatas... Porcos!

djou23
May 13th, 2013, 02:48 AM
mas era mais fofinho para estar deitado... :scouserd:

Aka
May 13th, 2013, 06:53 AM
Se não queriam meter relva porque tem custos de manutenção acrescidos, então que pavimentassem aquilo (até podia sair dali uma coisa bonita).

Agora, fazer os passeios e deixá-los constantemente enterrados em... terra é aquilo que os brasileiros chamam de um "puxadinho".