View Full Version : Porto - 6 propostas para o Mercado do Bolhão

Daniel_Portugal
September 7th, 2006, 10:54 PM
Seis propostas para mercado do Bolhão

Pelo menos seis promotores querem assumir a requalificação e exploração do mercado do Bolhão, no Porto, mas outras seis entidades já consultaram o processo e a Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) deseja que surjam ainda mais.

"Quantas mais, melhor. Assim teremos mais hipóteses de escolha", disse à agência Lusa Arlindo Cunha, presidente da SRU, entidade a quem a Câmara do Porto confiou a condução do processo que no próximo dia 2 de Outubro terá um desenvolvimento importante, com a abertura das propostas concorrentes. O prazo para a recepção de propostas, de 105 dias, abriu a 16 de Junho, terminando no próximo dia 29, o último dia útil antes da data de abertura das propostas.

O caderno de encargos para concepção, projecto, construção, manutenção e exploração do futuro Mercado do Bolhão foi preparado pela SRU em conjunto com a Universidade Católica e a consultora técnica DHV Tecnopor. Apesar de o valor final depender da proposta concreta que venha a vencer, calcula-se que o total dos investimentos previstos para o Bolhão oscile entre quatro e cinco milhões de euros.

Ao anunciar, em Fevereiro, o concurso para o mercado do Bolhão, a Câmara esclareceu que deixa à iniciativa dos concorrentes a definição do tipo de valências a incluir no espaço, para além da do comércio tradicional, que acolhe há décadas e que terá de continuar a existir no local. A área mínima que a autarquia estipula para esse comércio tradicional é a do actual "terrado" - a zona térrea do mercado, que actualmente ocupa também um varandim em torno de todo o espaço. Independentemente da área a definir para este tipo de comércio, o presidente da autarquia, Rui Rio, garantiu que "no fim ninguém fica na rua. Quem quiser trabalhar continuará a fazê-lo, havendo sempre como retaguarda o mercado do Bom Sucesso".

O vencedor do concurso assumirá a responsabilidade de negociar com os comerciantes, não só a sua permanência ou saída do mercado, como também a forma como as obras vão desenrolar-se.

Alcino Silva, o presidente da Associação de Comerciantes do Bolhão, disse que está "na expectativa" quanto ao que "vai sair" deste processo.

Daniel_Portugal
September 7th, 2006, 10:58 PM
vamos lá antes que aquilo caia :lol:

fred_mendonca
September 7th, 2006, 11:01 PM
:lol:

Bluesence
September 7th, 2006, 11:34 PM
Ainda bem que assim é!
A única coisa que me lembro com maior nitidez do Porto foi a ída ao mercado do Bolhão com a escola, tinha praí 9 anos, e vestiamos umas batas azuis. Assim que as peixeiras nos viram começaram a gritar "BIBÓ PUOOOORTO!!!!" :cheer:

Arpels
September 7th, 2006, 11:45 PM
pois é melhor k escolham rápido :yes:

Daniel_Portugal
September 7th, 2006, 11:58 PM
Ainda bem que assim é!
A única coisa que me lembro com maior nitidez do Porto foi a ída ao mercado do Bolhão com a escola, tinha praí 9 anos, e vestiamos umas batas azuis. Assim que as peixeiras nos viram começaram a gritar "BIBÓ PUOOOORTO!!!!" :cheer:

que memória mais... hmmmm... "tradicionalzeca" :hilarious eu talvez nao devesse ser assim... mas confesso que me sinto de certa forma aliviado dessa minoria de gente popular estar em vias de extinção. so serve pra fomentar estereotipos estupidos e dar imagem de parolice. mas axo k hoje só ve essa realidade quem quer de facto ve-la... pk o comum cidadão está longe de ser assim ;) :)

Bluesence
September 8th, 2006, 12:05 AM
que memória mais... hmmmm... "tradicionalzeca" :hilarious eu talvez nao devesse ser assim... mas confesso que me sinto de certa forma aliviado dessa minoria de gente popular estar em vias de extinção. so serve pra fomentar estereotipos estupidos e dar imagem de parolice. mas axo k hoje só ve essa realidade quem quer de facto ve-la... pk o comum cidadão está longe de ser assim ;) :)
eu cá achei divertido, na altura! Não estava habituado, os algarvios (os de raça!!) normalmente olham de lado as pessoas...

Pelha
September 8th, 2006, 12:07 AM

será?

…de qualquer forma, não acho que apagar totalmente esse “tradicionalismo” seja a melhor opção, quer queriam ou não, ela está enraizada no quotidiano diário dos portuenses, nunca se deve renunciar o passado…

TeKnO_Lx
September 8th, 2006, 12:42 AM
eles queriam fazer tipo o "Covent Garden" (..) lol mais dificil será expulsar as peixeiras e o povão e por coisas mais modernas com gente jovem

mynuster
September 8th, 2006, 12:46 AM
boa noticia po bolhao :D

Daniel_Portugal
September 8th, 2006, 12:58 AM
será?

…de qualquer forma, não acho que apagar totalmente esse “tradicionalismo” seja a melhor opção, quer queriam ou não, ela está enraizada no quotidiano diário dos portuenses, nunca se deve renunciar o passado…

dos portuenses? nao fales do que nao sabes.. ve-se logo que nao conheces a Elite Portuense.... nem sequer as pessoas comuns. devem haver 100 gajas dessas.. numa regiao urbana com 2milhoes de pessoas. ha 2 vezes mais ferraris no Porto que peixeiras :lol: e ha 100 vezes mais porshes.. e 500 vezes mais bmw's e 1000 vezes mais apartamentos/vivendas de luxo :lol: so por aqui ja podes ter uma noção do quao "portuense" nos somos.

"esse “tradicionalismo” seja a melhor opção, quer queriam ou não, ela está enraizada no quotidiano diário dos portuenses," nao digas, nem penses mais uma vez isto ;) que ridiculo. axo k isso foi ate pra ser ofensivo.. e se nao foi.. eh o preconceito e estereotipo a falar mais alto. mas deixa que eu, portuense de gema, te ilumine e te faça ver a verdade.. por amor de deus!

imagina eu dizer que a tristeza está enraizada nos lisboetas.. gostavas? nao! eh uma verdade? nao. nao sigas o estereotipo.. eh altamente limitador da nossa mente e das nossas ideias ;)

JohnnyMass
September 8th, 2006, 01:02 AM
aqui ao pé de minha casa há uma peixeira que vende peixe todos os dias...é uma alegria ver ali o peixe ao calor, cheio de moscas e a malta toda alegre a comprar...ainda há muito grunho no porto.

TeKnO_Lx
September 8th, 2006, 01:02 AM
ó Daniel mas é verdade, quer dizer todas as peixeiras são assim de norte ao Sul. No Porto estão associados ao Fc Porto é normal que seja assim.

Também na Ribeira vi uma bandeira dos SD e percebi que ali algum benfiquista declarado não era bem vindo. Há uma identificação total e até um ponto doentia com o clube na cidade

Daniel_Portugal
September 8th, 2006, 01:08 AM
pois sao assim de norte ao sul. e ha bem mais noutros lados que no porto. o porto eh uma cidade de elite.. quer acreditem quer nao. o pessoal pobre move-se para as periferias... e uma parolice ainda existente reside nos bairros antigos.. de resto eh so urbanizaçoes de luxo onde mora gente fina.. que tem bom aspecto.

e isso das peixeiras estarem associadas ao fcp nem digas.. que eu posso dizer que o slb esta associado ao taxista de bigode.. amante de fado.. salazarista... e ao tipico portuguesinho de bigode tradicional... ao ze manel ;) queres msm fazer uma guerrinha de estereotipos? ou queres ser uma pessoa jovem e seria.. e ver as coisas com realidade.. como elas sao'?

Barragon
September 8th, 2006, 01:20 AM
Bámos lá a ber se o této num cai em cima das pxeiras :D

Pelha
September 8th, 2006, 01:21 AM
...conheço muito bem os portuenses sim, já ai estive varias vezes, Daniel longe de mim crer ofender-te, a ti e aos portuenses, mas na verdade é essa a noção que muita gente tem, não te estou a dizer que esta é a minha noção, pelo o contrario…
Mas na dura e cruel realidade o estereótipo de um portuense não é o melhor, e tu deves saber disso, presumo eu… como deves calcular eu não estou-me a referir as elites, com é óbvio…
…peço desculpa pela minha sinceridade, mas não sai da cabeça de muita gente o estereótipo de o chamado “azeiteiro” cheio de anéis, unhas grandes, entre outras coisas… já para não falar dos adeptos de um certo clube dessa cidade, que também dão uma imagem excelente da cidade, não haja duvida…

Daniel, esta não a minha noção de um portuense, apenas te estou a transmitir aquilo que se pensa de um portuense de uma visão distanciada…

TeKnO_Lx
September 8th, 2006, 01:21 AM
pois sao assim de norte ao sul. e ha bem mais noutros lados que no porto. o porto eh uma cidade de elite.. quer acreditem quer nao. o pessoal pobre move-se para as periferias... e uma parolice ainda existente reside nos bairros antigos.. de resto eh so urbanizaçoes de luxo onde mora gente fina.. que tem bom aspecto.

e isso das peixeiras estarem associadas ao fcp nem digas.. que eu posso dizer que o slb esta associado ao taxista de bigode.. amante de fado.. salazarista... e ao tipico portuguesinho de bigode tradicional... ao ze manel ;) queres msm fazer uma guerrinha de estereotipos? ou queres ser uma pessoa jovem e seria.. e ver as coisas com realidade.. como elas sao'?
pois estereotipos há de todo o genero, não discutamos. Mas julgo que não podes discordar com o resto da minha afirmação.
Quando falas em "elite" estás a ser muito simpático. o que falta no Porto é classe média, isto é há bastante pobres e muitos ricos. exemplo são os bairros ou as megas vivendas da Boavista e ao longo do Douro e as "illhas" ou como se chama ai
também a estrutura familiar pareceme mais forte, mais "machismo" por exemplo, mas isso é geral no Norte, onde a tx de natalidade é mais alta e a taxa de divorcio mais baixa em relação ao Sul

já fui ao Porto e o meu pai também e essa a sensação que temos, existe ainda bastante "povo". de qualquer modo vai crescendo uma juventude mais cosmopolita, mais aberta como por ex tu ou Filipe Golias.
repara tb há em Lisboa ( Alfama etc) mas no Porto é mais visivel é so isso.

Apesar de politicamente incorrecto deveria ser a classe media e ricos a habitar no centro, porque dão "melhor aspecto" á cidade.

Barragon
September 8th, 2006, 01:23 AM

Daniel... mesmo se te metessem as pxeiras a dizer bibó puerto à frente dizias quelas não era aficcionadas....

E sim o Benfiquista é gordo e de barba e bigode e é chefe de família.

Pelha
September 8th, 2006, 01:30 AM
Daniel... mesmo se te metessem as pxeiras a dizer bibó puerto à frente dizias quelas não era aficcionadas....

E sim o Benfiquista é gordo e de barba e bigode e é chefe de família.

…ai sim, essa não sabia, eu sou benfiquista é não sou gordo, não tenho barba nem bigode é não sou chefe de família... :lol:

Daniel_Portugal
September 8th, 2006, 01:35 AM
pelha: correcção - os estereotipos que se têm do porto EM lisboa nao sao os melhores ;) nós sabemos perfeitamente o que valemos.. e muita gente sabe.. ao longo de todo o pais. verdade seja dita.. o uso de certos estereotipos dos anos 20 pode dar muito jeito a certas pessoas ;) do genero.. (e atençao. nao tou a dizer que eh o teu caso.. sei perfeitamente k nao) "eu sou lisboeta.. vejo que no porto eles têm tudo e mais alguma coisa como nós... gostaria de viver na cidade "one and only" e que o resto fosse regional.. epah.. que chatice.. mas nao eh assim.. toca a puxar duns estereotipos prós lixar" ;) acredito que nao tenha sido de bom grado que alguns lisboetas viram o que se fez por aqui. a guerra lisboa porto sempre existiu pra tudo.. no inconsciente de gente reles.. e ha mts coisas das quais os lisboetas se irritam solenemente ao verem aqui no porto.. (pelo menos eh essa a ideia que nós temos.. e que as vezes voces dão)... e sim.. os estereotipos que mt gente de cá tem com ppl dai. tambem sao do pior... e mais uma vez digo.. kem faz uso de estereotipos de uma forma infundamentada.. ker pra um lado. ker pra outro.. eh idiota. ;)

fred_mendonca
September 8th, 2006, 01:44 AM
Os estereótipos só revelam ignorância.

Daniel_Portugal
September 8th, 2006, 01:56 AM
nem mais!

e a meu ver tu tens pouco de ignorante... e muito de jovem*. assim mesmo :applause: bem melhor do que andar a espalhar estereotipos ao desbarato.. so pk nao sao da nossa cidade (e ate pk dá algum jeito espalhar ;)).

* mentalidade jovem.. aberta.. pra frente! ;)

Fern
September 8th, 2006, 02:00 AM
dos portuenses? nao fales do que nao sabes.. ve-se logo que nao conheces a Elite Portuense...
A elite portuense fala 'axim-e' portanto nao pode ser coisa boa... :D

Daniel_Portugal
September 8th, 2006, 02:02 AM
lol eu a ti ja te conheço de jinjeira :lol: ha uma elite portuense que fala à "noja"... "simmm? tudo beeeeem? como vai a meninaaaa!" tambem eh mt mau isso. mas ainda assim eh melhor k "falar axim-e". o portuense normal.. fala normal.

Fern
September 8th, 2006, 02:04 AM
Ah conheces? E n queres conhecer melhor ainda? :D :lol: :rofl:

JohnnyMass
September 8th, 2006, 02:07 AM
no porto há de tudo, há tias, tios e betos, há os ditos normais como eu :lol:, que não são de cá, e depois há o pobo!:lol:

Daniel_Portugal
September 8th, 2006, 02:10 AM
Ah conheces? E n queres conhecer melhor ainda? :D :lol: :rofl:

quero lindão :lol:

até quero :lol: pareces-me ser um tipo fixe pra frente :lol: kd for a lx vamos ao lux :lol:

Fern
September 8th, 2006, 02:11 AM
Bora la! :lol:

Daniel_Portugal
September 8th, 2006, 02:13 AM
no porto há de tudo, há tias, tios e betos, há os ditos normais como eu :lol:, que não são de cá, e depois há o pobo!:lol:

no Porto.. e isso a k mts nao sabem.. ha aqueles que GOZAM com os que falam "axim-e" ;) e eu axo mt bem que se goze com eles... mas que se tenha em consicencia k nao eh no PORTO que se fala assim. no norte fala-se mt assim.. e no porto ha uma minoria que fala assim.. que eh gozada por elites e por pessoas normais como eu, tu e muitos aqui do forum. acima de tudo o porto tem uma grande variedade de tipos de pessoas... bazoffs, betos, tias, bob marleys, goticos, hippies... etc etc etc. alias.. mais um factor de "cosmopolitanismo", alem da estrangeirada toda que ha prai.

Daniel_Portugal
September 8th, 2006, 02:13 AM
Bora la! :lol:

nunca la fui :(

Fern
September 8th, 2006, 02:16 AM
Por acaso e' mt fixe, tens o lounge no primeiro andar (e varanda) e a disco no andar de baixo e grande decoracao! Nunca estive no segundo que dizem ser ao ar livre..

Daniel_Portugal
September 8th, 2006, 02:19 AM
deve ser mt boa ;) passam house lá?

Fern
September 8th, 2006, 02:23 AM
Sobretudo house (como eu gosto!).. no lounge passam outros tipos de musica

JohnnyMass
September 8th, 2006, 02:26 AM
para ouvir house basta-me ficar em casa!:hilarious

Fern
September 8th, 2006, 02:27 AM
Entao deve estar mesmo podre... :D

JohnnyMass
September 8th, 2006, 02:29 AM
treme de 5 em 5 minutos!:lol:

Fern
September 8th, 2006, 02:31 AM
E' o metro a passar.. :D

JohnnyMass
September 8th, 2006, 02:32 AM
antes fosse, era sinal que passava aqui à porta!:D

Fern
September 8th, 2006, 02:36 AM
Entao e' o que? A epoca de procriacao das baratas (5 em 5 mins :eek: ) ? :D

JohnnyMass
September 8th, 2006, 02:48 AM
acho que são os carros a passar na rua!:D

Daniel_Portugal
September 8th, 2006, 02:52 AM
:lol: Jonny se nao te sentes seguro... ou nao te sentes bem em tua casa.. por ela tremer.. podes vir morar pra minha casa... se bem que cntg e comigo juntos... a casa ia tremer na mesma... :dunno: e agora? como fazemos?

Pelha
September 8th, 2006, 02:56 AM
^^ no comments... :lol:

tuga14
September 8th, 2006, 02:57 AM
tbm digo...:D

Fern
September 8th, 2006, 02:57 AM
:rofl:

Daniel_Portugal
September 8th, 2006, 03:05 AM

Pelha
September 8th, 2006, 05:07 AM
…Daniel não me levas a mal eu fazer-te esta pergunta, mas ao verificar certos posts teus, verifico uma tendência tua para uma bisexualidade!? …ou estou enganado?.. :hilarious :lol:

Daniel_Portugal
September 8th, 2006, 05:10 AM
LOL tas enganado :lol: isto eh tudo no gozo :D mas se o fosse dizia na boa... sou muito aberto...

... de mente, claro :hilarious

HAHAHAHA

Pelha
September 8th, 2006, 05:15 AM
^^ eu sei, eu tambem estava no gozo :lol: ...mas ainda bem que és Open Mind! :D

Daniel_Portugal
September 8th, 2006, 05:20 AM
sou jovem.. basta isso. 95% dos jovens de hoje em dia sao Open Mind :) e eh essa geraçao Open Mind que vai governar daqui a 10/20 anos.

Pelha
September 8th, 2006, 05:27 AM
sou jovem.. basta isso. 95% dos jovens de hoje em dia sao Open Mind :) e eh essa geraçao Open Mind que vai governar daqui a 10/20 anos.

Já te estou a imaginar em plena campanha eleitoral para a câmara do Porto daqui a 15 anos… :lol:

Daniel_Portugal
September 8th, 2006, 05:55 AM
gostava imenso.. nao ia poupar nem um tostao no que toca em investimento na cidade.. e escusado será dizer que nao metia nem um centimo ao bolso.. td o guito seria msm pra cidade ;)

mas infelizmente nao tenho carisma para politico. se tenho boas ideias nao sei.. talvez sim.. talvez nao.. mas todo aquele embróglio da politica.. dass!!

Pelha
September 8th, 2006, 06:07 AM
gostava imenso.. nao ia poupar nem um tostao no que toca em investimento na cidade.. e escusado será dizer que nao metia nem um centimo ao bolso.. td o guito seria msm pra cidade ;)

mas infelizmente nao tenho carisma para politico. se tenho boas ideias nao sei.. talvez sim.. talvez nao.. mas todo aquele embróglio da politica.. dass!!

…pois isso é algo que nasce com a pessoa, ou se gosta ou não, na politica é fundamental teres poder de persuasão, sem esse traço na tua personalidade nem vale apena tentar entrar no Mundo da politica...

Daniel_Portugal
September 8th, 2006, 06:35 AM
persuadir nao seria o principal problema :D o meu real problema seria essa treta das leis e dos codigos e das regras... os livros de nao sei o que... etc. mas eu axo k todos os politicos deveriam ter um conselheiro... alguem que ate nem percebesse de politica.. mas que tivesse boas ideias... a esse cargo eu candidatar-me-ia. quem sabe ate nao me saisse mal. :)

imagina so teres o dinheiro do bill gates e pegares em 90% da fortuna e investila a evoluir portugal :lol: isso a que era d'homem! :lol:

Pelha
September 8th, 2006, 06:43 AM
persuadir nao seria o principal problema :D o meu real problema seria essa treta das leis e dos codigos e das regras... os livros de nao sei o que... etc. mas eu axo k todos os politicos deveriam ter um conselheiro... alguem que ate nem percebesse de politica.. mas que tivesse boas ideias... a esse cargo eu candidatar-me-ia. quem sabe ate nao me saisse mal. :)

imagina so teres o dinheiro do bill gates e pegares em 90% da fortuna e investila a evoluir portugal :lol: isso a que era d'homem! :lol:

lool temos que nos contentar com o Belmiro de Azevedo, mas a unica diferença é que a fortuna do Bill Gates é 30 vezes superior a do belmiro... :lol:

http://img212.imageshack.us/img212/2926/0001215ji2.jpg (http://imageshack.us)

...querias o Bill gates em portugal aqui o tens! :hilarious

Daniel_Portugal
September 8th, 2006, 06:46 AM
se o belmiro investisse MUITO em portugal ja era uma optima ajuda ;)

vai ao thread de Riga Cidade do Modernismo e faz la um comentario kkr sff :lol:

Daniel_Portugal
September 8th, 2006, 06:46 AM
é alto o gaju!

mynuster
September 8th, 2006, 11:21 AM

Herrmando
September 9th, 2006, 05:23 AM
Que merda de conversa! Um fascizóide com mania de que é "jovem prá frentex" que tem nojo das peixeiras e dos pobres, a dizer barbaridades como "o Porto é uma cidade de elites", com complexos relacionados com a pronúncia tripeira, que não gosta dos prédios "velhos" da sé mas declara-se portuense com orgulho, mesmo não sabendo o que é o Porto...
Outros vêm com as famosíssimas birras do futebol, com os "pouco aconselháveis" adeptos do clube local, como se por acaso as claques dos "grandes da capital" fossem tudo gente de bem, sem cadastro, nunca arranjassem problemas e fossem à missa ao domingo de manhã! Aceitem! O FCP é o melhor clube do país! Há de voltar o vosso tempo, durmam descansados!
Quanto ás grandes personalidades que criticam o Porto e os Portuenses: tendo estado eu o último mês na região de Lx, feito o eixo Sintra-Lisboa várias vezes, inclusivé em viagens de combóio (apenas durante o dia que não sou estúpido...), qualquer comentário depreciativo relativamente ao Porto ou suas gentes dá-me vontade de rir!

Filipe_Golias
September 9th, 2006, 05:31 AM
E agora é um thread sobre as obras do Bolhão que se torna numa propaganda bairrista altamente deturpada do que é a cidade do Porto (cidade de elite? ha! tem ricos e zonas finas como em todo o lado, mas não é globalmente tal coisa!) e na exposição e ridicularização de 500 mil estereótipos :| :| :|

edit: acabei de ver o post do Herr e tenho que concordar com ele. Às vezes é de bradar aos céus com os hiperbolismos que leio aqui :ohno:

Pelha
September 9th, 2006, 05:46 AM
Que merda de conversa! Um fascizóide com mania de que é "jovem prá frentex" que tem nojo das peixeiras e dos pobres, a dizer barbaridades como "o Porto é uma cidade de elites", com complexos relacionados com a pronúncia tripeira, que não gosta dos prédios "velhos" da sé mas declara-se portuense com orgulho, mesmo não sabendo o que é o Porto...
Outros vêm com as famosíssimas birras do futebol, com os "pouco aconselháveis" adeptos do clube local, como se por acaso as claques dos "grandes da capital" fossem tudo gente de bem, sem cadastro, nunca arranjassem problemas e fossem à missa ao domingo de manhã! Aceitem! O FCP é o melhor clube do país! Há de voltar o vosso tempo, durmam descansados!
Quanto ás grandes personalidades que criticam o Porto e os Portuenses: tendo estado eu o último mês na região de Lx, feito o eixo Sintra-Lisboa várias vezes, inclusivé em viagens de combóio (apenas durante o dia que não sou estúpido...), qualquer comentário depreciativo relativamente ao Porto ou suas gentes dá-me vontade de rir!

…tens razão, concordo contigo, eu no meu caso só disse aquilo que pensam erradamente as pessoas que não são do Porto, de uma perspectiva distancia… Herrmando, tenho que discordar com essa tua afirmação das claques, primeiro o FCP não é o melhor nem o maior de Portugal, mas isso agora também não interessa, toda a gente sabe que os super dragões são a claque mais nojenta e violenta de Portugal, se não conseguir admitir isso…
…sim, de facto não te aconselho a andares na linha de Sintra, nem de dia, nem de noite…

Pelha
September 9th, 2006, 06:09 AM
Vai sair molho, e esta para breve… :no:

Pelha
September 9th, 2006, 06:13 AM
sorry, 2º post! ;)

Daniel_Portugal
September 9th, 2006, 06:18 AM
herrmando.. sei melhor do que tu secalhar :lol: conheço o porto quase como a palma das minhas maos ;) e se desconheces a elite portuense.. pk falas? eu disse que nao gosto da parte antiga da cidade? fdx.. tas a deturpar o que eu disse... sempre mostrei aqui e com muito orgulho a parte antiga da cidade. ja fiz talvez duas dezenas de threads mostrando zonas antigas ;) e sim, nao gosto que venham dizer nao sei o que da pronuncia. axo k eh normal, ja que grande parte das pessoas nao falam de forma brejeira.

quanto ao resto concordo contigo.

ps: e ja agora, toma respeito no que dizes que ainda nao te dei cunfias para tal.. se alguem tem a mania de alguma coisa.. és tu.. a mania que és esperto. e falando no porto..aki vai.. pondo de parte kkr suburbio e falando no concelho central.

1. o porto de gema, o antigo porto começa na sé e na ribeira. o porto antigo, o porto tradicional... onde ainda ha bastante gente tradicional a morar.

2. passamos para um segundo porto, um porto monumental de uns seculos muito mais adiante. ruas ladeadas de edificios monumentais que hoje sao (grande parte deles) sedes de bancos e de empresas. uma zona cosmopolita e movimentada.

3. a boavista, zona nova da cidade, local prospero da cidade que "acolheu" o novo porto, o novo centro da cidade. tambem ele cosmopolita e movimentado.

4. foz maritima, marechal gomes da costa, avenida da boavista, e bairros adjacentes. um porto fino, um porto de elites, local onde a qualidade de vida é muita, nao so dentro das casas, como nas proprias ruas, um porto chique que se expande eque cobre uma vasta parte do concelho.

5. antas, uma zona moderna isolada, no oriente do concelho, centro de alguns investimentos de interesse, e de modernizaçao para a cidade.

6. paranhos, campanhã, bomfim, areosa... "suburbios" dentro do concelho.. zonas meramente residenciais onde nao se pode destacar nada de mais.. a nao ser o proprio factor residencial.. desde a classe baixa até à media alta.

isto eh muito resumidamente... as 6 faces do porto... dentro de cada uma dessas faces podiam fazer-se varias divisoes tambem.. mas dispenso.

a unica coisa que estava a salvaguardar, era o NAO-ABUSO dos estereotipos ditos por pessoal do sul.. coisa que tu TAMBEM nao concordas, e que tu proprio disseste que achas ridiculo, e muito bem ;) (so nao venhas eh com merdices pra cima de mim.. que eu sei mt bem o que digo.. conheço a cidade, gosto da cidade, possivelmente mais do que tu ;))

Pelha
September 9th, 2006, 06:22 AM
Já pervia isto, grande daniel… :applause: Se há pessoa aqui que conhece bem o Porto és tu… ;)

Daniel_Portugal
September 9th, 2006, 06:28 AM
pois... se um tipo na rua se vira pra outro e lhe dá um soco na cara sem fundamento nenhum.. tambem se prevê que o agredido tenha uma reação.

eu aqui a pedir que nao se abusasse de estereotipos e mostrando uma outra realidade "mais real" do que a do preconceito... e vem-me ele dizer o que é,
o que nao eh, e o que deixa de ser o porto... a MINHA cidade :lol: mas que LOL!

Pelha
September 9th, 2006, 06:30 AM
…algo me diz que vira ai outro ataque… :no: ...acabem com isto!

Daniel_Portugal
September 9th, 2006, 06:32 AM
seja o que for que ela venha dizer depois.. toume nas tintas completamente. tem eh que bater a bolinha baixo pk eu nao o insultei.. nem sequer me dirigi a ele.. para ele abusar do palavreado comigo. eh que sem palavroes conseguiu desengatar um insulto totalmente desnecessario a mim... muito astuto ele :lol:

valá que depois do estrume ainda disse algo com razão.

Pelha
September 9th, 2006, 06:36 AM
…eu sou acho que podemos debater e discutir ideias, de uma forma civilizada e coerente, sem utilizar insultos e provocações… ;)

Pelha
September 9th, 2006, 06:39 AM
seja o que for que ela venha dizer depois.. toume nas tintas completamente. tem eh que bater a bolinha baixo pk eu nao o insultei.. nem sequer me dirigi a ele.. para ele abusar do palavreado comigo. eh que sem palavroes conseguiu desengatar um insulto totalmente desnecessario a mim... muito astuto ele :lol:

valá que depois do estrume ainda disse algo com razão.

...Estas a referir a esta passagem... "com os "pouco aconselháveis" adeptos do clube local" espero bem que não daniel não me desiludas...

Daniel_Portugal
September 9th, 2006, 06:42 AM
…eu sou acho que podemos debater e discutir ideias, de uma forma civilizada e coerente, sem utilizar insultos e provocações… ;)

exacto, entao com que direito ele vem aqui e me julga, chamando-me fascizoide, armado em pra frentex, "gajo k tem nojo de pobre" (como se eu fosse algum pseudo-vip), nao conhecedor da minha cidade. é realmente de bradar aos ceus a capacidade do ser humano para disparar pro ar à toa.

e o mais engraçado... eh que disse isso por eu estar a defender o nao-abuso dos estereotipos preconceituosos... quando ELE PROPRIO disse que axa o abuso desses mesmos estereotipos ridiculos :lol: (concordando com quem? COMIGO! :lol: lol)

mas eu sei pk ele foi aspero ao inicio... ele ja demonstrou nao achar muita piada a "bixanices" nem a "bixas".. e como as vezes eu me ponho, NA TANGA, com isso.. ele nao me deve curtir la assim muito :lol: mas tass bem... à vontade.. nao preciso k ele me curta.. desde que tenha respeitinho :lol:

Pelha
September 9th, 2006, 06:53 AM
Respeitinho é muito bonito… o respeito e a meu ver uma das virtudes que temos para podermos nos relacionar com outras pessoas, o respeito é fundamental pois envolve o ganhar e ou perder o respeito pessoal ou estima pela outra pessoa, o respeito é um dos pilares básicos da civilização… ;)

Daniel_Portugal
September 9th, 2006, 06:55 AM
obviamente que sim ;)

Pelha
September 9th, 2006, 06:58 AM
… Daniel, ainda não me respondeste ao meu post “69”, vem mesmo a calhar este número mítico… :D

Daniel_Portugal
September 9th, 2006, 07:02 AM
LOOOL essa pergunta eh para aliviar a cena tou a ver :lol:

sim sim claro :D eh isso mesmo :hilarious

Pelha
September 9th, 2006, 07:04 AM
LOOOL essa pergunta eh para aliviar a cena tou a ver :lol:

sim sim claro :D eh isso mesmo :hilarious

AI É... :bash: :bash: :bash: :bash: :bash: :bash: :gaah: :gaah: :gaah: :gaah: :gaah: :rant: :rant: :rant: :rant: :moods: :moods: :moods: :moods: :devil: :devil: :devil: :devil: :( :( :( :bleep: :bleep: :bleep: :bleep: :tongue: :tongue: :tongue: :tongue: :soapbox: :soapbox: :soapbox: :soapbox: :soapbox: :soapbox: :mad: :mad: :mad: :mad: :mad: :guns1: :guns1: :guns1: :guns1: :horse: :horse: :horse: :horse: :horse: :horse:

Daniel_Portugal
September 9th, 2006, 07:05 AM
:lol: ehehehehehehe

Barragon
September 9th, 2006, 11:47 AM

A primeira parte é muito verdade.....

A segunda é clubismo..... :D malandro... prontos é assim o FCP é o maior do país do norte sim ;)

o Eixo Sintra Lisboa é sem dúvida o melhor troço de noite... isto se conseguires sobreviver :lol:

Barragon
September 9th, 2006, 11:51 AM
O Daniel tem nojo de pobre :hilarious gostei

Herrmando
September 9th, 2006, 03:08 PM
Lol! Daniel, acho que nem vale a pena responder...

Daniel_Portugal
September 9th, 2006, 09:43 PM
óptimo ;) nao havia msm mais nada pra dizer :okay:

Daniel_Portugal
September 9th, 2006, 09:47 PM
Fotos do Bolhão:

http://invictadesign.com/santacatarina/13.jpg
http://invictadesign.com/santacatarina/bolhao.jpg
http://invictadesign.com/santacatarina/bolhao2.jpg
http://invictadesign.com/santacatarina/bolhao3.jpg

napolit
March 6th, 2008, 06:30 PM
Erro

napolit
March 6th, 2008, 06:31 PM
Pitoresco :), fiz esta foto neste verao:

http://i112.photobucket.com/albums/n165/napolit/IMAG0085.jpg

Sun_Tze
March 7th, 2008, 04:57 PM
Aquilo são MESMO pombos?

E ainda querem deitar abaixo algo tão caracteristico do Porto para fazer mais um centro comercial.

Eu sou a favor de recuperarem o Bolhão e tornarem aquilo tipo a Ribeira, em Lisboa!

Herrmando
March 7th, 2008, 05:02 PM
Ng falou em deitar abaixo...

pedrodepinto
March 7th, 2008, 11:17 PM
Pitoresco :), fiz esta foto neste verao:

http://i112.photobucket.com/albums/n165/napolit/IMAG0085.jpg

Curiosa foto, mas sem dúvida bem capturada :okay:!

Lino
March 8th, 2008, 01:49 AM
Devem recuperar o Bolhão de modo a continuar um mercado, porque senão fica sem alma... mais um shopping é como o outro, agora os mercados são sempre locais muito visitados pelos turistas...
Esta gente é doida... ainda há dias vinha uma reportagem com algumas vendedoras que trabalhavam lá desde que tinham poucos anos, meses ou mesmo dias de vida... acho que era na revista Única...