View Full Version : Porto Alegre: Projeto para área do Estaleiro Só - Imagens inéditas!
portoimagem
September 11th, 2006, 09:26 PM
Bom, o título fala tudo.
O Ricardo, também da equipe do site Porto Imagem, acaba de me mandar estas 7 imagens do projeto para a área do Estaleiro Só, em Porto Alegre.
O que acham?
Tomara que saia este projeto mesmo!!!!
1.
http://img103.imageshack.us/img103/5897/imagem1ug7.jpg
2.
http://img358.imageshack.us/img358/4923/imagem2ni9.jpg
3.
http://img149.imageshack.us/img149/6460/imagem3kn6.jpg
4.
http://img166.imageshack.us/img166/4994/imagem4dk0.jpg
5.
http://img363.imageshack.us/img363/8803/imagem5dd7.jpg
6.
http://img315.imageshack.us/img315/4483/imagem6mp1.jpg
7.
http://img85.imageshack.us/img85/1788/imagem7ic7.jpg
.
AcesHigh
September 11th, 2006, 09:33 PM
legal, mas gostaria q isso ficasse naquela área perto do Gasometro!! Não gosto da idéia de hotéis e prédios comerciais à 5,5 km do centro.
Tava vendo no GoogleEarth... esse Pontal do Estaleiro vai ficar exatamente do lado do Shopping Cristal né?
portoimagem
September 11th, 2006, 10:22 PM
legal, mas gostaria q isso ficasse naquela área perto do Gasometro!! Não gosto da idéia de hotéis e prédios comerciais à 5,5 km do centro.
Tava vendo no GoogleEarth... esse Pontal do Estaleiro vai ficar exatamente do lado do Shopping Cristal né?
Exatamente Aces!
Vai acabar se formando um novo pólo imobiliário na cidade, com o Cristal Shopping, o Museu Iberê Camargo, este projeto da área do Estaleiro Só...
Já sabia desta tua "não preferência" por prédios comerciais longe do centro.
Bom, mas na verdade não acho que seja um problema se criar um novo pólo comercial-cultural. Ao meu ver a descentralização é bem vinda.
E a gente iria cansar de esperar pela revitalização (de verdade) do centro.
E a cidade não pode parar porque o centro não tem mais vez (na cabeça dos empresários da área).
.
VIAJANTE
September 11th, 2006, 11:10 PM
Achei ótimo. Ficaria muito bem integrado com o cenário natural e a cidade.
Tomara que saia. Não tenho muita esperança, mas tomara. Seria a nossa "Opera Bay".
Ander Vaz
September 11th, 2006, 11:32 PM
Muito interessante!
Em harmonia com o Guaíba, integrado ao skyline do centro. Lindo mesmo!
Eu sou a favor de projetos como esse em toda a orla.
Existem datas pro projeto sair do papel? O que tá atravancando o projeto?
AcesHigh
September 11th, 2006, 11:36 PM
se as prefeituras brasileiras proibissem construir prédios comerciais e outras coisas assim longe do centro, os empresarios iam comprar aqueles prédios decadentes do centro, demolir e construir prédios novos e modernos e ALTOS lá.
gutooo
September 11th, 2006, 11:48 PM
Gostei mto!
Acho q vai ficar bem legal, mas podiam ser mais altos!
Me lembra um pouco o Parque das Nações em Portugal, mas em uma escala muuuuito menor!
GersonLDN
September 12th, 2006, 01:11 AM
Valeu Gilberto pelas fotos ineditas!!
Adorei todas....e pra falar a verdade, gosto dessa
altura "modesta" dos predios...ideal para essa area.
RG
September 12th, 2006, 01:23 AM
Maravilhoso esse projeto!!!
AcesHigh
September 12th, 2006, 01:58 AM
quem vê e não conhece até pensa q o guaiba sempre tem essa cor meio azulada.
'rational crazy'
September 12th, 2006, 02:07 AM
Que projeto bonito e moderno! :happy: ...pena as torres serem tão baixas! :(
Esta cidade merece mais projetos como este assim à beira.
Hed
September 12th, 2006, 02:29 AM
Vamos guardar a área perto do Gasômetro para algo maior.
Eu tenho uma idéia. Alguém tem capital? :D
Quem sabe não sai o projeto do Dado Bier lá...
RicardoSSA
September 12th, 2006, 02:49 AM
Gostei... Me lembrou aquele prédio de Sydney...
Menino de Sampa
September 12th, 2006, 02:54 AM
^
a ópera? ;)
Gostei dos prédios, mas tb acho que eles poderiam ser construídos no centrão! :)
RicardoSSA
September 12th, 2006, 02:57 AM
^^
É... A Sydney Opera House... Não pelo design em si, mas pelo estilo do projeto...
Ivanov_br
September 12th, 2006, 03:06 AM
show de bola!
porto alegre merece uma modernização assim
Thiago Braga Freire
September 12th, 2006, 05:00 AM
Achei um projeto bem irreverente. Pelas projeções fotográficas, ficou legal com a linda paisagem dos prédios ao fundo. Mas acho que seria interessante que explicassem para os leigos como eu, do que se trata esse "Estaleiro Só". É uma área vazia? Sem construção alguma? O que seriam estes prédios mais altos? É apenas uma curiosidade. Mas de qualquer forma, acho que projetos como estes ajudam a dar à bela capital gaúcha um ar mais moderno, inovador. Valeu. Abraço.
TEBC
September 12th, 2006, 05:16 AM
quais as chances de sair do papel??
portoimagem
September 12th, 2006, 05:24 AM
Achei um projeto bem irreverente. Pelas projeções fotográficas, ficou legal com a linda paisagem dos prédios ao fundo. Mas acho que seria interessante que explicassem para os leigos como eu, do que se trata esse "Estaleiro Só". É uma área vazia? Sem construção alguma? O que seriam estes prédios mais altos? É apenas uma curiosidade. Mas de qualquer forma, acho que projetos como estes ajudam a dar à bela capital gaúcha um ar mais moderno, inovador. Valeu. Abraço.
Thiago: esta área está com as antigas instalações de um estaleiro, o Estaleiro Só. Tem este nome pois é o nome da família dona da empresa. A Família Só. Era um estaleiro de porte médio, até devido a sua localização, em um lago, com médio calado. Há muitos anos faliu. E já várias vezes esta área foi a leilão e ninguém se interessa. Me parece que agora uma empresa adquiriu. Mas de projetos concretos, este é o único. É uma área no Bairro Cristal, praticamente em frente ao Hipódromo do Cristal e a futura área do Shopping Cristal, um shopping de grande porte que terá obras iniciadas no primeiro trimestre de 2007. Quase em frente a esta área há em construção, quase pronto, um museu, a Fundação Iberê Camargo, projetado pelo internacionalmente famoso e renomado arquiteto português Alvaro Siza.
Bom, acho que misturei tudo, mas era isso. Qualquer dúvida, pergunte.
.
Bruno BHZ
September 12th, 2006, 06:01 AM
Uau, MUITO lindo!
GersonLDN
September 12th, 2006, 10:48 AM
Segundo o projeto seriam torres residenciais.
E pelo que eu sei eh um dos problemas que esta "emperrando" o projeto.
http://i17.photobucket.com/albums/b91/latinohunk/Four/EstaleiroSo3.jpg
PS:
Desconsidere o projeto da OSPA(a direita) pois ja foi escolhido um lugar diferente (mais perto do Gasometro!!).
WallyP
September 12th, 2006, 01:59 PM
Show. Adorei.
Thiago Braga Freire
September 13th, 2006, 12:29 AM
Valeu Portoimagem e Gerson pelas explicações. Não conheço bem aquela região do Cristal. Lembro-me que há alguns anos atrás, indo prá Ipanema, passei por lá, mas realmente não tenho muitas lembranças. Agora, dá para imaginar melhor do que se trata este espaço e apostar que este projeto possa ser realmente muito bom para a região. Com relação aos 5 prédios residenciais, honestamente, na minha humilde opinião, não acho que seria uma boa. Penso que não tem nada a ver com o que imagino tenha sido a proposta do mesmo. Imaginei pelas ilustrações um lugar destinado ao lazer e cultura do povo em geral, algo totalmente público. Acho que esses prédios residenciais dariam uma conotação de algo "particular". Posso estar enganado. Não entendo nada de arquitetura a não ser a estética que é pessoal mesmo. Porém não sei se já existem projetos como este e se tiveram sucesso. Era isso! Valeu, um abraço.
Vargas
September 13th, 2006, 12:47 AM
Bastante arrojado...mto bonito, moderno....so acho q as torres deveriam ser mais altas...
Makroman
September 13th, 2006, 01:39 AM
Magnifico
portoimagem
September 13th, 2006, 04:02 AM
Bastante arrojado...mto bonito, moderno....so acho q as torres deveriam ser mais altas...
Torres mais altas são impossíveis nesta área da cidade. O Plano Diretor impede.
portoimagem
September 13th, 2006, 04:29 AM
Valeu Portoimagem e Gerson pelas explicações. Não conheço bem aquela região do Cristal. Lembro-me que há alguns anos atrás, indo prá Ipanema, passei por lá, mas realmente não tenho muitas lembranças. Agora, dá para imaginar melhor do que se trata este espaço e apostar que este projeto possa ser realmente muito bom para a região. Com relação aos 5 prédios residenciais, honestamente, na minha humilde opinião, não acho que seria uma boa. Penso que não tem nada a ver com o que imagino tenha sido a proposta do mesmo. Imaginei pelas ilustrações um lugar destinado ao lazer e cultura do povo em geral, algo totalmente público. Acho que esses prédios residenciais dariam uma conotação de algo "particular". Posso estar enganado. Não entendo nada de arquitetura a não ser a estética que é pessoal mesmo. Porém não sei se já existem projetos como este e se tiveram sucesso. Era isso! Valeu, um abraço.
Mais uma informação visual Thiago...
Esta foto é de um fotógrafo (Henrique Amaral) mas as anotações foram feitas pelo gersonibias (forista) em outro thread. Esta é a área que falamos. Veja a área do Estaleiro e do Shopping ....
Obs.: esta foto não é atual. A área do estaleiro está pior ainda, em ruínas.
http://i17.photobucket.com/albums/b91/latinohunk/EstaleiroSo4.jpg
.
FelixMadero
September 13th, 2006, 09:58 PM
Lindo o projeto, e tomara que os edifícios tenham toda essa quantide de vidro que apareçe nesses renderes preliminares.
Thiago Braga Freire
September 15th, 2006, 03:46 AM
Portoimagem! Não sei o teu nome, mas me diga uma coisa. Será mesmo que aquele projeto todo caberá nesta área? Será que irão aterrar mais? Não sei, pode ser a distância da foto mas está me parecendo pequena para a grandiosidade da obra. Aproveito para pedir mais informações. Sabes se a área do Shopping será aquele retângulo ao lado do BIG ou ocupará também a área da pista de corrida do hipódromo?
Era isso. Valeu pela atenção, abraço.
Hed
September 15th, 2006, 05:47 AM
Portoimagem! Não sei o teu nome, mas me diga uma coisa. Será mesmo que aquele projeto todo caberá nesta área? Será que irão aterrar mais? Não sei, pode ser a distância da foto mas está me parecendo pequena para a grandiosidade da obra. Aproveito para pedir mais informações. Sabes se a área do Shopping será aquele retângulo ao lado do BIG ou ocupará também a área da pista de corrida do hipódromo?
Essa eu posso responder. A área do shopping não irá ocupar a pista do hipódromo, apenas a área ao lado do BIG.
portoimagem
September 15th, 2006, 05:48 AM
Cabe sim. Eles não poderiam fazer um projeto com base em aterramento. Eles estão praticamente proibidos em Porto Alegre há muito tempo. O plano diretor foi criado com uma boa dose de visão ecológica e, teoricamente, um aterro prejudicaria o ambiente natural. Isso é muito forte em Porto Alegre. A primeira ONG ecologista do país surgiu aqui, em 1971...
Bom, o meu nome é Gilberto... se entrares no site portoimagem lá tem o meu nome ... :D
O Shopping Cristal vai ser exatamente neste retângulo que falaste. O Hipódromo tá longe de falir ou algo do gênero e tá numa das melhores fases...
O Shopping tem participação do Jóquei Clube na sua incorporação.
Obs.: o Shopping será de porte grande, com mais de 240 lojas, 16 cinemas, torre de escritórios, flat, diversos restaurantes panorâmicos, todos com vista para o por-do-sol do Guaíba. O BIG será integrado ao shopping, sendo uma de suas âncoras.
.
Vittariano
September 24th, 2006, 04:59 AM
Quando começará a ser construído? Será que vai sair do papel?
WinoSoul
September 28th, 2006, 06:26 AM
Muito massa!
portoimagem
September 28th, 2006, 02:12 PM
Quando começará a ser construído? Será que vai sair do papel?
Este shopping será a principal obra do Grupo Multiplan em 2007.
O grupo, um dos principais do país na área de shopping centers, ficou meio mal das pernas após a conclusão do Shopping Barigui, em Curitiba. Agora, com a associação a uma empresa estrangeira, o grupo volta com toda a força e anuncia que o Shopping Cristal, de Porto Alegre, será sua prioridade número 1 para 2007.
As obras devem iniciar no primeiro trimestre de 2007, apesar do projeto já ter quase 10 anos de estagnação.
.
Marco Bruno
October 1st, 2006, 03:47 AM
Interessante!
Acho que num dos prédios Porto Alegre está a imitar-se a si mesma. O prédio mais a direita tem fortes semelhanças na disposição dos volumes, com outro prédio bem conhecido da mesma cidade. A escala é menor, as formas são mais arredondadas, mas o conceito é exactamente o mesmo.
http://img358.imageshack.us/img358/4923/imagem2ni9.jpg
http://www.portoimagem.com/wallpaper/novos3/caergs2.jpg
Hed
October 1st, 2006, 03:58 AM
^^ É verdade! Acho que ninguém tinha se dado conta antes.
Seria interessante se o novo tivesse altura semelhante a do CAERGS.
Vittariano
October 8th, 2006, 07:13 AM
Alguém tem os renders do Shopping Cristal? Será que houve alguma reformulação do projeto original?
nando02
October 8th, 2006, 07:26 AM
Excelente projeto tomara que saia do papel!!!
Eduhaus
October 11th, 2006, 05:47 AM
Projetos, projetos e mais projetos!
O Projeto para o camelódromo já era para estar executado no Natal (promessa) e até agora sequer a obra iniciou! O Porto da capital, mesmo com a "fina sintonia" entre Rigotto-Fogaça ainda NADA saiu do papel! Agora mais um PROJETO de 200 milhões de reais para a construção dos chamados "portais" (pontos de ônibus em regiões próximas ao centro para evitar a circulação no centro)!
E por aí vai....execução que é bom mesmo, NADA!
A única coisa que a prefeitura vem fazendo é tocar as obras (como a terceira perimetral, entrada da cidade, etc) com projetos e recursos de administrações anteriores!
Tudo bem! Não se fazem obras grandes! Mas o que se faz então já que a cidade nunca esteve tão suja, abandonada e mal cuidada desde 1988?
noize
October 11th, 2006, 06:02 AM
O Projeto para o camelódromo já era para estar executado no Natal (promessa) e até agora sequer a obra iniciou! O Porto da capital, mesmo com a "fina sintonia" entre Rigotto-Fogaça ainda NADA saiu do papel! Agora mais um PROJETO de 200 milhões de reais para a construção dos chamados "portais" (pontos de ônibus em regiões próximas ao centro para evitar a circulação no centro)!
A única coisa que a prefeitura vem fazendo é tocar as obras (como a terceira perimetral, entrada da cidade, etc) com projetos e recursos de administrações anteriores!
Tudo bem! Não se fazem obras grandes! Mas o que se faz então já que a cidade nunca esteve tão suja, abandonada e mal cuidada desde 1988?
Que projeto é esse?? Onde tem informações??
Eduhaus
October 11th, 2006, 06:07 AM
Que projeto é esse?? Onde tem informações??
Saiu no noticiário de hj e esta no site da Prefeitura de POA, rico em detalhes, etc! Se tiver um tempinho, posta aquela imagem do mapa para nós ;)
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cs/default.php?reg=67673&p_secao=3&di=2006-10-10
noize
October 11th, 2006, 06:13 AM
poutz!! Grandioso!
Olhem esses detalhes do texto:
"Como serão os portais?
Serão prédios de alto padrão, com comércio e prestação de serviços, totalmente cobertos, climatizados, que oferecerão alternativas variadas de comércio e alimentação, terão escadas rolantes para o deslocamento de passageiros, locais para descanso, para que o usuário possa esperar o transporte ao seu bairro em plenas condições de conforto e segurança."
"De onde sai o dinheiro para fazer tudo isso?
Para se ter uma idéia, a construção do metrô em Porto Alegre custaria cerca de R$ 2,5 bilhões e levaria cerca de dez anos. O complexo de obras dos Portais da Cidade custará cerca de R$ 210 milhões e estará pronto em dois anos. Além disso, as obras serão feitas em regime de Parceria Público-Privada (PPP). "
Daqui a pouco posto a foto Edu, Valeu pelo link!! :okay:
gaucho
October 14th, 2006, 07:41 PM
Bah, eu tava a muito tempo sem entrar nesse forum e sem postar msg, mas depois desse absurdo tenho q escrever...
O PT nos 16 anos de governo oq mais fez na area foi mudar "mao de rua" pra "solucionar" o trafico porto alegrense...a terceira perimetral eh algo q jah deveria ter sido feito a muitas decadas, e naum eh um grande feito para um partido q ficou 16 anos no governo e nem conseguiu acabar a obra durante o mandato...
E o Camelodromo? O PT teve 16 anos e nada...o Porto da Capital...? O pt tambem teve essa sintonia a poucos anos atras e nada fez...a entrada da cidade? Soh no final do mandato...e em 16 anos o pt naum fez nada em relacaum as vilas da entrada da cidade...elas soh cresceram e nada.
E apesar de eu naum votar no PT naum acho q eles foram ruins para cidade, eles fizeram muita coisa boa, naum ignoro e naum sou cego aos feitos dos outros partidos em q naum voto, mas agora vc vem colocar todas essas responsabilidades na prefeitura atual depois q o PT esteve 16 anos no governo e tambem nada fez...
E outra coisa, esses "portais da cidade" saum uma besteira, POA necessita de um metro...taum tapando o sol com a peneira, taum querendo deixar pra ultima hora quando naum exister mas nenhuma saida, o PT fez isso por 16 anos e o Fogaca tah fazendo o mesmo...
Vittariano
October 14th, 2006, 09:04 PM
Metrô urgente para Porto Alegre! É só o que queremos para acabar com o problema do transporte!
_Gaucho__
October 15th, 2006, 12:11 PM
Muito lindo mesmo , tomara que saia de papel.
Só uma coisa, esse shopping Cristal tá quase virando lenda. Eu me lembro desse projeto há uns 10 anos atrás dizendo que seria um dos maiores do Brasil e até agora nem começaram a construir . Agora vai mesmo ???
Vittariano
October 15th, 2006, 01:22 PM
Queria rever o render do shopping Cristal!
vBulletin® v3.8.3, Copyright ©2000-2010, Jelsoft Enterprises Ltd.