View Full Version : Lagos convida Niemeyer

Reflex
September 23rd, 2006, 03:35 PM
Um dos mais famosos arquitectos do Mundo, Oscar Niemeyer, que projectou Brasília, capital do Brasil – a sua obra mais conhecida –, poderá vir a deixar a sua marca na cidade algarvia de Lagos. Niemeyer foi contactado pela Câmara local para participar na concepção do Fórum Nacional dos Descobrimentos.
Júlio Barroso, presidente da autarquia, aproveitou uma deslocação ao Rio de Janeiro, em Dezembro do ano passado, para estabelecer os primeiros contactos com o arquitecto. O edil levou na bagagem imagens da cidade e falou do projecto de criação do Fórum dos Descobrimentos. E, garantiu ao CM, “Niemeyer mostrou-se entusiasmado, tendo enviado a Lagos, há cerca de quatro meses, o seu braço-direito e um neto”. Barroso explica que “não foi assumido um compromisso, mas as coisas estão bem encaminhadas”.

A autarquia pretende que Niemeyer seja responsável pela concepção de um dos pólos do Fórum (na zona do porto) e pela requalificação urbanística da área envolvente aos Paços do Concelho, obra que implicará alterações arquitectónicas no edifício que alberga os CTT e a PT, com as quais a Câmara já está em negociações para formar parcerias.

Em relação aos Paços do Concelho (edifício do séc. XVIII), a ideia é renová-lo a nível arquitectónico e de design interior, tornando-o no núcleo central do Fórum dos Descobrimentos. As obras iniciar-se-ão quando estiver concluído o novo edíficio que albergará a Câmara.

Para ligar o núcleo central ao pólo na margem esquerda da ribeira de Bensafrim, Niemeyer deverá – caso aceite o convite – conceber uma ponte pedonal e para bicicletas.

Nascido a 15 de Dezembro de 1907, no Rio de Janeiro, Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares é um dos nomes mais influentes na arquitectura moderna. Pioneiro na exploração do cimento armado, estreou-se em nome próprio em 1943 com o projecto da Pampulha, um conjunto de prédios em Minas Gerais edificado seis anos após o ateliê onde trabalhava com Lúcio Costa e Carlos Leão ter ganho o concurso para projectar o edifício do Ministério da Educação e Saúde.

Em 1943 integrou a equipa de arquitectos que projectou a sede da ONU, em Nova Iorque, e nos anos 60 dividiu com Lúcio Costa o desenho daquela que viria a ser a sua obra-prima: Brasília. Impedido de trabalhar no Brasil em 1966, exila-se em França, só regressando ao seu país nos anos 80.

NÚCLEOS

SEDE

O Fórum dos Descobrimentos terá quatro núcleos e sede no actual edifício dos Paços do Concelho, que ficará dotado de auditório, centro de recursos interactivos dedicado aos Descobrimentos, galerias de exposições e centro de investigação e documentação.

INVESTIGAÇÃO

Na margem esquerda da ribeira de Bensafrim serão construídos dois edifícios, funcionando como um complexo de formação, investigação, interpretação e exposição sobre o mar, os Descobrimentos e a lusofonia.

REQUALIFICAÇÃO

O edifício que alberga a PT e os CTT (nas traseiras da Câmara) poderá integrar um centro de interpretação dedicado à história e à globalização das comunicações.

CIÊNCIA

Na antiga Casa Fogaça ficará instalado o Centro de Ciência Viva, que terá como temática a ‘Ciência e Técnica dos Descobrimentos’ e deverá abrir em finais de 2007.
Fonte: Correio da Manhã (http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=215629&idselect=13&idCanal=13&p=200)

Barragon
September 23rd, 2006, 03:38 PM
Boa aposta :okay:

Vamos lá a ver se não fica assim uma coisa muito à sixties or seventies.

mynuster
September 23rd, 2006, 03:57 PM
:cool:

Reflex
September 23rd, 2006, 04:09 PM
Então e o senhor com quase 99 anos ainda está para as curvas?:)

MarcoSousa
September 23rd, 2006, 04:18 PM
99 anos... tou sem palavras

Andre_Filipe
September 23rd, 2006, 04:58 PM
LOl eu ainda pensei k fosse tipo o seu neto com o mesmo nome!

JohnnyMass
September 23rd, 2006, 06:17 PM
não sei se gosto disto...tá-se mesmo a ver que o edifício da CM Lagos vai ficar completamente adulterado. porque não apostar apenas numa recuperação??? Porque é que para estes "senhores" recuperação significa adulteração dos edifícios históricos???

Arpels
September 24th, 2006, 02:00 AM
:uh: ena ta tão velhote, gosto da arquitectura dele, bastante arrojada para a epoca com peças arquitectonicas fantasticas contudo actualmente desconheço como são ou se sofreram alterações os designs dele, confesso k tb não sou grande fan da adulteração de edificios historicos, salvo raras excepções e dependendo do valor arquitectonico do imóvel mas so vendo renders posso tirar uma conclusão!!

Phobos
September 24th, 2006, 02:38 AM
Parece uma boa chance para o Niemeyer deixar a sua em Portugal Continental.Eu gosto bastante dos interiores que ele cria e talvez o resultado na camara seja algo de valor.Quanto aos exteriores dos outros edificios é que não sei,ele ultimamente não está com muita originalidade...

daniel322
September 24th, 2006, 02:42 AM
humm... com 99 anos?? :P acho q só vou mandar bitaites depois de ver renders... :sly:

Arpels
September 24th, 2006, 03:24 AM
Parece uma boa chance para o Niemeyer deixar a sua em Portugal Continental.Eu gosto bastante dos interiores que ele cria e talvez o resultado na camara seja algo de valor.Quanto aos exteriores dos outros edificios é que não sei,ele ultimamente não está com muita originalidade...

tens ai alguma foto de obras dele actuais Phobos? :?

Phobos
September 24th, 2006, 05:48 AM
tens ai alguma foto de obras dele actuais Phobos? :?

Olha eu não encontrei nada dos projectos ainda não feitos,e que são os que eu não gosto porque parecem uma imitação muito clara do que ele já projectou até agora.Encontrei alguns recentes no entanto que são interessantes:

Museu Oscar Niemeyer,Curitiba
http://images.google.com.br/url?q=http://i16.photobucket.com/albums/b47/petpek/oscar.jpg&sig=__A1R7DfL3H7yWoH1FWm3r9om98Zs=

http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/fotos/346/abertura.jpg

Serpentine Gallery Pavillion,Londres

http://image.guardian.co.uk/sys-images/Guardian/Pix/arts/2003/06/23/0Pavilion1.jpg

Isto aqui era para ser um pavilhão provisório e acho que já foi abaixo.

Arpels
September 24th, 2006, 02:31 PM
é, as linhas e as composições continuam identicas :yes:

JohnnyMass
September 24th, 2006, 05:59 PM
espero bem que não façam um monstro desses no centro histórico de Lagos...

mynuster
September 24th, 2006, 06:07 PM
era mais um atentado :D

TeKnO_Lx
September 24th, 2006, 07:10 PM
Boa Boa.. mais uma obra prima em Portugal.. ( e o défice das autarquias vai aumentando azar :D )

Fern
September 25th, 2006, 02:02 AM
não sei se gosto disto...tá-se mesmo a ver que o edifício da CM Lagos vai ficar completamente adulterado. porque não apostar apenas numa recuperação??? Porque é que para estes "senhores" recuperação significa adulteração dos edifícios históricos???
Para alem disso ainda nao vi ate hoje um unico edificio desenhado por ele que pudesse dizer que e' minimamente interessante.

JohnnyMass
September 25th, 2006, 02:46 AM
no brasil até ficam bem!:lol: agora nos nossos centros históricos é que não...

Fern
September 25th, 2006, 02:55 AM
Mas ai o "standard" e' mesmo muito baixo! :D
Mesmo assim acho Brasilia uma cidade muito feia e nao desejo nada ver os tracos estilisticos dele em um edificio historico do nosso pais...