View Full Version : Lisboa - Cabo Ruivo | Condomínio Metrocity

Marco Bruno
September 26th, 2006, 01:54 PM
Projecto de habitação (apartamentos e lofts) para a envolvente do parque das nações. Agradecimento ao Simius que me informou do projecto.

http://img.photobucket.com/albums/v26/Marco77/Projectos_maquetes/metrocity_02.jpg

http://img.photobucket.com/albums/v26/Marco77/Projectos_maquetes/metrocity_01.jpg

http://img.photobucket.com/albums/v26/Marco77/Projectos_maquetes/metrocity_03.jpg

http://img.photobucket.com/albums/v26/Marco77/Projectos_maquetes/metrocity_04.jpg

http://img.photobucket.com/albums/v26/Marco77/Projectos_maquetes/metrocity_05.jpg

daniel322
September 26th, 2006, 01:57 PM
tem mt bom aspecto

Reflex
September 26th, 2006, 02:58 PM
Já tinha visto no teu blog!;)
Gostei imenso do projecto, aquela zona no futuro com a saida dos armazens/fabricas e construções de alguns condominios de qualidade vai ficar bastante boa!:okay:
btw, há algum projecto para o terreno ao lado que diz EPAL ou há lá alguma infraestrutura da dita empresa? Assim pelo mapa parece um terreno vazio...;)

mynuster
September 26th, 2006, 03:01 PM
optimo projecto :D

Andre_Filipe
September 26th, 2006, 03:27 PM
Excelente aspecto

Phobos
September 27th, 2006, 12:30 AM
Muito bom o projecto de maneira geral.Só não gostei muito da base dos predios na primeira foto,que na minha opinião deveriam ter mais integração com o resto da edificação.

traveler
September 27th, 2006, 01:31 AM
Excelente aspecto. Ta muito bem.

Pelha
September 27th, 2006, 01:38 AM
Gostei bastante, parece ser agradável, agora vamos a ver na realidade…

Arpels
September 27th, 2006, 01:43 AM
boa envolvente po Parque das Nações :D

Marco Bruno
September 27th, 2006, 01:46 AM
Só não gostei muito da base dos predios na primeira foto,que na minha opinião deveriam ter mais integração com o resto da edificação.

Nesse local existem várias fábricas antigas e armazéns. Dá-me a impressão que no projecto usam parte dessas estruturas, neste caso a base dos edifícios.

Será que é lá que vão fazer os lofts? Posso estar enganado, mas a fachada dessa base faz lembrar edifícios industriais da zona. Talvez aproveitem parte deles...

Fern
September 27th, 2006, 02:24 AM
Concordo com o phobos, n fica la muito bem. Por acaso ja tinha visto no expresso mas apenas tinham dois renders que, por sinal, nem eram muito bons.
Marco ja ouviste falar de uma torre que vao construir nos terrenos que ficam em frente ao aki? Falavam sobre isso no expresso!
Edit: esquece.. ainda nao tinha visto o outro thread com o artigo lol

JohnnyMass
September 27th, 2006, 02:48 AM
excelente!:okay:

Daniel_Portugal
September 27th, 2006, 02:56 AM
eh lindissimo!

Reflex
September 27th, 2006, 03:45 AM
Será que é lá que vão fazer os lofts? Posso estar enganado, mas a fachada dessa base faz lembrar edifícios industriais da zona. Talvez aproveitem parte deles...
Apesar de não estar bem a ver o que existe naquele local, parece-me realmente que tens razão...;)

Viriatox
September 27th, 2006, 04:01 PM
Não esta mal, e já é mais um projecto para o outro lado da linha, so falta ver se começam a sair do papel.

Filipe_Teixeira
September 27th, 2006, 05:17 PM
Lindo!
Vamos la a ver se sisto avança depressa! =)

TeKnO_Lx
September 28th, 2006, 12:10 PM
eu não gosto muito.. não há muita integração entre a parte nova e a requalificada. é demais evidente o excesso de volumetria

Barragon
September 29th, 2006, 01:40 AM
Excelente projecto :okay:

Filipe_Golias
October 2nd, 2006, 04:03 AM
BOA!!! :uh: :applause: Muitíssimo estético! Quase que parece um condomínio de luxo algarvio (a unica diferença é ser lisboeta :lol: )

Barragon
October 5th, 2009, 03:09 AM
Update 10.09

http://img39.imageshack.us/img39/1665/img6951.jpg

http://img39.imageshack.us/img39/3479/img6979x.jpg

visconde
October 5th, 2009, 03:12 AM
bem 3 anos depois ja ta feito :D
isto é junto ao metro ne?

parece um hotel

Barragon
October 5th, 2009, 03:28 AM
Foi feito por cima de uma fábrica antiga. Ainda tem a fachada :yes: está muito bom

Dá para veres aqui:

http://www.bing.com/maps/default.aspx?v=2&FORM=LMLTCP&cp=38.762176~-9.101593&style=h&lvl=18&tilt=-90&dir=0&alt=-1000&phx=0&phy=0&phscl=1&encType=1

pedrodepinto
October 5th, 2009, 02:25 PM
Ah, então foi esse mesmo o propósito :lol:, é que da Avenida de Pádua parecia um pouco estranho à primeira vista, não sabia disso :D!
Ficou bastante bom por dentro :okay:, mas é pena que os dois blocos se aproximem demasiado!

Marco Bruno
October 5th, 2009, 04:03 PM
Mais virão se o PU para a envolvente da Gare do Oriente for avante.

Império-CostaAzul
October 5th, 2009, 04:06 PM
Ficaram um espectaculo, gosto bastante :)

Barragon
October 5th, 2009, 04:35 PM
Esperemos que o PU para a envolvente seja aprovado :yes:

PortoNuts
October 5th, 2009, 07:01 PM
Ficou muito bem :yes:.

Ricardo_PT
October 5th, 2009, 07:35 PM
Barragon fotografas-te um OVNI!

Tiago_Filipe
October 5th, 2009, 07:39 PM
Costumo lá passar de vez em quando, é muito bonito.

pedrodepinto
October 5th, 2009, 08:11 PM
E na zona da fábrica, ficou garagem?

Miguel_Arq
October 5th, 2009, 08:25 PM
Bom aspecto! :yes:
Fica em que zona da cidade?

Tiago_Filipe
October 5th, 2009, 08:27 PM
Mesmo ao pé da estação de metro de Cabo Ruivo.

Miguel_Arq
October 5th, 2009, 08:29 PM
Mesmo ao pé da estação de metro de Cabo Ruivo.

Obrigado! :okay:

Marco Bruno
October 5th, 2009, 09:55 PM
E na zona da fábrica, ficou garagem?

Acho que fizeram lofts.

pedrodepinto
October 5th, 2009, 10:09 PM
Para quem não sabe, do lado de fora tem mesmo um aspecto singular :lol:! Obrigado ;)!

Barragon
October 11th, 2009, 06:55 PM
Mais umas :)

http://img257.imageshack.us/img257/8069/img7282c.jpg

http://img71.imageshack.us/img71/9120/img7283.jpg

Luís Raposo Alves
October 11th, 2009, 08:14 PM
A publicidade lateral deveria ser retirada. Ficava mais bonito sem ela.

A parte de baixo da antiga fábrica ficou bonita. A parte de cima também é bonita.

Mas uma por cima da outra fica feio.

RPMT22
October 11th, 2009, 09:09 PM
Ficou bonito :okay:

JohnnyMass
October 11th, 2009, 09:28 PM
Está muito bem. Muito ao estilo do que se faz pelo Porto.

Puto
October 12th, 2009, 11:08 PM
Ficou mesmo muito porreiro. Sem dúvida que este é meu género de arquitectura residencial predilecto.

PortoNuts
October 12th, 2009, 11:10 PM
Parece ser um edifício com estes acabamentos. Este tipo de edifícios pode ser vulgar actualmente, mas ao menos confere um aspecto limpo e arranjado às cidades.

Marco Bruno
October 13th, 2009, 02:04 AM
Ficou porreiro! É projecto do tipo mediano, que faz falta a Portugal. Traz equilíbrio às cidades.

Cá arquitectura sempre se situou entre 2 extremos: ou muito bom ou muito mau.

Comparando com Lisboa, o Porto já constrói bom e mediano ha muito tempo. Lisboa andava sempre entre o bom ou o mau. Mas já está a mudar.

Luís Raposo Alves
October 13th, 2009, 02:08 AM
A comparação entre construção nas cidades de Lisboa e Porto é absolutamente ridícula. Não faz qualquer sentido. São construções diferentes em cidades diferentes. Não é melhor num sítio nem pior noutro.

Quanto aos requisitos sísmicos têm requisitos completamente diferentes, por exemplo.

Marco Bruno
October 13th, 2009, 02:26 AM
A comparação entre construção nas cidades de Lisboa e Porto é absolutamente ridícula. Não faz qualquer sentido. São construções diferentes em cidades diferentes. Não é melhor num sítio nem pior noutro. Quanto aos requisitos sísmicos têm requisitos completamente diferentes, por exemplo.

No Porto sempre houve mais respeito, ou melhor, interesse pelos arquitectos do que em Lisboa, mesmo que seja sob a influência da chamada "escola do Porto". E não é só no Porto, abrange grande parte do norte em geral.

A região de Lisboa foi mais contaminada pelo chamado pato-bravismo nas últimas 3 décadas.

No norte sempre foi habitual encomendarem moradias a arquitectos, segundo novas tendências, enquanto mais a sul sempre seguiram a imitação da "casa da barbie".

As publicações nacionais e internacionais de arquitectura (revistas e livros) confirmam-no.

Isso não quer dizer que cá (Lisboa) não existam bons arquitectos, simplesmente têm menos espaço de manobra.
Não é culpa deles.

Mesmo que digas que é simplista estar a caracterizar projectos, regra geral, no Porto fazem pouco, mas fazem bem. Fazem simples, mas fazem bem.

Exemplo, o estádio do dragão:

fizerem masterplan para toda a envolvente enquadrado o estádio. Em Lisboa ambos os estádios (alvalade/luz) vieram de marte e pousaram nos respectivos locais, e os masterplan para a envolvente foram feitos tipo "remendos".

Luís Raposo Alves
October 13th, 2009, 02:30 AM
Estás a falar da década pós 25 de abril em que houve o fenómeno do pato bravismo que só atingiu Lisboa. Isso é uma altura muito particular da nossa história. Não arrastes isso para os tempos actuais.

Em Oeiras só aprovamos moradias desenhadas por arquitectos, por exemplo. A começar no Alto do Lagoal e a acabar no Alto de Carnaxide.

Luís Raposo Alves
October 13th, 2009, 02:32 AM
Já agora, o Norte é o quê e o Sul é o quê? Onde é a fronteira? Não sabia que se fazia separação na arquitectura entre arquitectura do Norte e arquitectura do Sul. Não me parece que em Lisboa haja casas algarvias.

Miguel_Arq
October 13th, 2009, 02:46 AM
Concordo com o Marco Bruno.

"Casa da Barbie" nunca tinha ouvido essa expressão! :D

Costumo chamar-lhe "casa à azeiteiro" ou "novo rico"! :lol:

Gwo Loo Waan
October 13th, 2009, 10:02 AM
Alguém sabe preço por metro quadrado?

Miguel_Arq
October 13th, 2009, 11:32 AM
Alguém sabe preço por metro quadrado?

Não sei... :dunno:

gigilamoroso
October 13th, 2009, 11:49 AM
o que gosto em Portugal é que apesar dos regionalismos e das oposições locais (Lisboa vs Porto etc.) o pais e as suas urbes maiores sabem unir-se em torno dum designo nacional chamado : pato-bravismo.

Para mim dizer que ha mais patos bravos em Lisboa do que no Porto nao é verdade : as duas areas metropolitanas portam-se muito bem nesta arte de edificar à toa monstros urbanos no sitio errado, com a orientação errada sem planeamento ou tão pouco. Pelo menos assim foi nas ultimas décadas pois as contruções recentes são bem melhores (ainda que).

Vila Nova de Gaia monstro caotico ou Amadora, outro monstro caotico são irmãs. A unica diferença que vejo é o tamanho das areas metropolitanas, sendo que a de Lisboa é muito maior por isso talvez dê a impressão de sofrer de pato-bravismo mais severo do que a AMP.

Luís Raposo Alves
October 13th, 2009, 03:03 PM
Eu conheci um gajo numa discoteca que mora neste empreendimento, e está sempre a convidar-me a ir a casa dele e eu sempre recusei. Se calhar vou aceitar o convite para ver como é o empreendimento.

Marco Bruno
October 13th, 2009, 09:59 PM
O meu 1º post é muito claro:

Tanto em Lisboa como no Porto existem edifícios bons e maus, mas no Porto sempre houve maior interesse pelo trabalho dos arquitectos, logo existem mais edifícios de média qualidade do que em Lisboa.

Uma das razões talvez seja a influência da Fac. de Arqtº do Porto, que a nível internacional e nacional tem mais "renome" que as outras fac. portuguesas. Isso influi muito, mesmo que inconscientemente.

Não sei onde fica a fronteira "nacional" entre o mau e o médio. Quanto aos "patos-bravos", é óbvio que existem em todo o país.

PortoNuts
October 13th, 2009, 10:26 PM
Concordo contigo Marco Bruno, simplesmente acho que esses edifícios de média qualidade existiram durante muito tempo em pouca quantidade. Pelo que parece, esta década mudou essa tendência.

VNG e Amadora parecem ser homólogas realmente :lol:.

Filipe_Teixeira
October 13th, 2009, 10:30 PM
desculpem mas a aml tem MUITO mais pato bravo que a amp. nem queiram fazer essa comparaçao..

pedrodepinto
October 14th, 2009, 11:23 PM
Também é maior!