View Full Version : Reciclar é preciso

Vinicius
October 9th, 2006, 11:43 PM
http://img241.imageshack.us/img241/5895/pic0182mq5.jpg

Farrapo
October 10th, 2006, 12:17 AM
Bom, a foto tá instrutiva e tal, mas, sinceramente, não acho que seja pro UPC... Não sei nem que nota te dar...

Hmm, 6/10 pela mensagem e pela qualidade da imagem que está boa...

Kato
October 10th, 2006, 01:10 AM
6/10 também... mesma coisa que o farrapo... essa foto não é pra UPC... gostei da ideia... mas acho q 6 é a nota que eu acho mais rasoavel

nando02
October 10th, 2006, 01:17 AM
^concordo!!
6/10

Vinicius
October 10th, 2006, 01:50 AM
Não entendi o porquê dessa foto não se enquadrar no UPC? O objeto principal da foto não é uma paisagem ou um objeto da natureza e sim lixeiras, que pelo que eu sei fazem parte do cotidiano urbano. Além disso, há a presença de outros elementos urbanos, como prédios no fundo, pessoas e construções. Então para uma foto se enquadrar aqui tem que focar necessariamente construções? Por exemplo, a foto do Gutooo, no primeiro UPC, enquadrava um mosaico no chão e nem por isso deixou de ser a vencedora. O RCC postou uma foto que só apareciam paralelepípedos e ninguém reclamou. Não entendi a cisma com a minha? Seria efeito do comentário do Farrapo?

RRC
October 10th, 2006, 02:35 AM
Já falei, isso aqui devia virar um PUPCB - Profisional Urban Photo Contest Brasil.

A foto é pra UPC sim, mas acontece que muita gente aqui tá se achando fotógrafo profissional e acha que todas as fotos devem ser como tal.

Mais uma vez lamento que o UPC esteja descambando pra isso, o que era pra ser uma brincadeira está cada vez ficando mais chato, pena.

Farrapo
October 10th, 2006, 03:17 AM
Já falei, isso aqui devia virar um PUPCB - Profisional Urban Photo Contest Brasil.

A foto é pra UPC sim, mas acontece que muita gente aqui tá se achando fotógrafo profissional e acha que todas as fotos devem ser como tal.

Mais uma vez lamento que o UPC esteja descambando pra isso, o que era pra ser uma brincadeira está cada vez ficando mais chato, pena.

Bah, RRC, chato tá ficando tu! Vem com um "papinho" de democracia lá no poll da exclusão do "Mundo Afora", mas agora se contradiz totalmente porque julga como se fossem equivocados os critérios de avaliação das fotos do UPC! Se eu e sei lá mais quem quiser ser "exigente" na hora de dar uma nota, aí é um problema nosso! Ué, cadê a liberdade, a democracia que tu tanto clama?! Eu vou continuar votando da mesma maneira! Cada um tem os seus critérios de avaliação! Se tu não concorda, sinto muito! Mas eu não vou sair distribuindo notas altas pra fotos que eu não julgo merecedoras! E eu nunca me achei fotógrafo profissional! Aliás, duvido que alguém aqui no fórum se ache! Esse teu comentário foi o cúmulo do recalque! O UPC continua sendo uma "brincadeira", cada um avalia como quer! Ou, por acaso, tu vai sugerir a criação de uma gama de critérios padrão? Não, né? Até porque os defensores da democracia, da liberdade de opinião não o fariam... Eu não o faria!

Farrapo
October 10th, 2006, 03:26 AM
Não entendi o porquê dessa foto não se enquadrar no UPC? O objeto principal da foto não é uma paisagem ou um objeto da natureza e sim lixeiras, que pelo que eu sei fazem parte do cotidiano urbano. Além disso, há a presença de outros elementos urbanos, como prédios no fundo, pessoas e construções. Então para uma foto se enquadrar aqui tem que focar necessariamente construções? Por exemplo, a foto do Gutooo, no primeiro UPC, enquadrava um mosaico no chão e nem por isso deixou de ser a vencedora. O RCC postou uma foto que só apareciam paralelepípedos e ninguém reclamou. Não entendi a cisma com a minha? Seria efeito do comentário do Farrapo?

Não, Vinícius... Não foi isso que eu quis dizer... Vou ser sincero contigo... Eu não gostei muito da tua foto... Achei, sei lá, meio sem graça, bem normal... Acredito que uma foto pra UPC seria aquela com algum diferencial, coisa que a tua, na minha opinião, não apresentou... Só isso... :)

Paulo
October 10th, 2006, 03:28 AM
6/10

sei que não tem nada a ver, mas só pra comentar alguma coisa... eles poderiam criar um método mais prático de reciclagem. São poucas as pessoas que tem saco pra parar, olhar e decidir em qual lata ela deve jogar seu lixo.
é muito chato!

gutooo
October 10th, 2006, 03:42 AM
7/10

Nao achei a foto tao ruim assim!

Vicicius, acho que voce nao entendeu o que o Farrapo quis dizer, eu vou tentar explicar com as minhas palavras, sendo que eu concordo UM POUCO com ele, mas nao completamente.

Ele nao quis dizer que a foto nao se enquadra nas regras do UPC, mas sim, que é uma foto um pouco estranha, nao sei explicar direito.

Eu gostei um pouco da sua foto, mas acho que ela nao tem um TCHAN a mais, e por isso vai receber notas mais baixas!

O meu criterio de avaliacao é simples, primeiro eu julgo o objeto (paisagem, etc), depois a capacidade do fotografo, angulacao, posiciosamento, etc, e por ultimo a qualidade da foto, que inclui a coloracao, iluminacao, etc...

Obvio que se um estiver muito ruim, acaba pesando em cima dos outros.

Eu acho que a qualidade da sua foto ta boa, o seu posicionamento e tal tb, mas eu acho que esse cenario, esse objeto, essa cena, nao sei como falar, nao eh tao boa assim!

Pelo menos eh o q eu penso, e acho que foi o que o farrapo quis dizer!

RRC
October 10th, 2006, 03:48 AM
Bah, RRC, chato tá ficando tu! Vem com um "papinho" de democracia lá no poll da exclusão do "Mundo Afora", mas agora se contradiz totalmente porque julga como se fossem equivocados os critérios de avaliação das fotos do UPC! Se eu e sei lá mais quem quiser ser "exigente" na hora de dar uma nota, aí é um problema nosso! Ué, cadê a liberdade, a democracia que tu tanto clama?! Eu vou continuar votando da mesma maneira! Cada um tem os seus critérios de avaliação! Se tu não concorda, sinto muito! Mas eu não vou sair distribuindo notas altas pra fotos que eu não julgo merecedoras! E eu nunca me achei fotógrafo profissional! Aliás, duvido que alguém aqui no fórum se ache! Esse teu comentário foi o cúmulo do recalque! O UPC continua sendo uma "brincadeira", cada um avalia como quer! Ou, por acaso, tu vai sugerir a criação de uma gama de critérios padrão? Não, né? Até porque os defensores da democracia, da liberdade de opinião não o fariam... Eu não o faria!

Olha Farrapo, eu aproveitei essa foto pra dizer o que já havia dito antes. Em todas as fotos que eu voto eu justifico, seja com notas altas, sejam com notas baixas. o fato é que muita gente aqui só considera UM fator, a qualidade. Muita gente é prejudicada porque mesmo que sua foto esteja excelente, como não conta com uma máquina tão boa como a do vizinho acaba ganhando nota baixa e nem pra final vai.

O que eu defendo é um princípio presente na Constituição Federal, tratar os iguais de modo igual e os desiguais de modo desigual. Ou seja, não é porque uma foto ousada, diferente, bonita, mas que não foi feita com uma puta máquina e portanto não tem a excelente qualidade de tal que eu vou dar 7 ou 8 só por causa da qualidade, se fosse feita com uma puta máquina teria 9 ou 10, então eu dou 9 ou 10, pois tenho certeza que a pessoa que fotografou adoraria ter uma máquina daquelas mas não tem condições.

É claro que por outro lado, se for uma foto comum eu tb dou nota baixa, a foto em questão, do Vinícius eu tb daria 6, mas fico revoltado com o pessoal dizendo que não é foto pro UPC, daí minha indignação em dizer que é concurso profissional.

O UPC é uma brincadeira mas partindo desse princípio da qualidade os vencedores vão ser sempre os mesmo, os afortunados que dispõem de um melhor equipamento, ficando os outros como mero coadjuvantes

Criatividade todos podem ter, grana pra ter uma máquina de excelente qualidade não, e eu nãoe stoud efendendo fotos ruins, mas sim fotos que por um detalhezinho aqu iou ali são prejudicadas (em relação a qualidade)

Por fim eu digo, votem como quiserem, e eu comento como eu quero, não se incomodem comigo, só se incomoda que se sente atingido ;)

GRGM
October 10th, 2006, 04:04 AM
^ Bah, mas NINGUÉM aqui falou em qualidade da foto como motivo pra nota baixa, pelo contrário até, um dos motivos que o Farrapo explicitou pra fazerem a nota merecer o 6, foi a qualidade dela!

Eu também acho que você tá muito chato com essa história de ficar avaliando os julgamentos dos outros e etc... e quanto a isso de os vencedores serem os mesmos, nada mais natural, também, afinal, são os que normalmente tiram as melhores fotos! E NORMALMENTE, os que tiram as melhores fotos costumam ter boas câmeras, justamente porque o fato de saberem que tiram boas fotos os motiva a comprar uma boa máquina, mesmo que não tenham tanto dinheiro! E mesmo no antigo sistema do UPC, o "seu", o primeiro vencedor foi o Dot Allison, que sempre está "nas cabeças" aqui... agora você quer o que, que os melhores deixem de vencer???

E quando dizemos "não é pra UPC", é obvio que não falamos que não deveria participar... significa simplesmente que não achamos a foto suficientemente boa pra receber uma bota nota, já que se trata de um UPC! E você e todos nós sabemos que no UPC as pessoas vão com suas melhores fotos, afinal, é um CONCURSO, e concurso sempre é assim, seja de misses, seja de animais e etc! Leve um cachorro vira-lata num concurso de cães, e me diz qual vai ser o resultado :okay:

GRGM
October 10th, 2006, 04:07 AM
Sei que nunca vi ninguém aqui no UPC dizendo "Não entendo o que faz tanta gente dar nota tão alta pra essa foto ruim...", nem o contrário, o único que eu vejo o tempo todo questionando e contestando as opiniões dos outros é você, RRC!

RRC
October 10th, 2006, 04:14 AM
agora você quer o que, que os melhores deixem de vencer???

Eu nunca disse que é pra "deixar de vencer" só acho correto o tratamento igualitário dentro dos parâmetros que citei acima. Ninguém é obrigado a concordar comigo, assim como não sou obrigado a concordar com ninguém, e só estou expondo minha opinião ;)

Sei que nunca vi ninguém aqui no UPC dizendo "Não entendo o que faz tanta gente dar nota tão alta pra essa foto ruim...", nem o contrário, o único que eu vejo o tempo todo questionando e contestando as opiniões dos outros é você, RRC!

Sim, na verdade eu sou o Kauã que roubou a senha do RRC :hammer:

Farrapo
October 10th, 2006, 04:49 AM
Olha Farrapo, eu aproveitei essa foto pra dizer o que já havia dito antes. Em todas as fotos que eu voto eu justifico, seja com notas altas, sejam com notas baixas. o fato é que muita gente aqui só considera UM fator, a qualidade. Muita gente é prejudicada porque mesmo que sua foto esteja excelente, como não conta com uma máquina tão boa como a do vizinho acaba ganhando nota baixa e nem pra final vai.

Um bom número de foristas faz isso também.

E qualidade é um fator que, na minha opinião, influencia e muito. O ângulo da foto pode ter sido maravilhoso, super criativo, etc, mas a foto tá toda desfocada... Tem como ignorar isso? Num thread, claro que sim! Sem problema! Agora no UPC, acho que não, né... Afinal, é um concurso, seja ele encarado por meio de critérios "profissionais" ou não!

É claro que por outro lado, se for uma foto comum eu tb dou nota baixa, a foto em questão, do Vinícius eu tb daria 6, mas fico revoltado com o pessoal dizendo que não é foto pro UPC, daí minha indignação em dizer que é concurso profissional.

Espero que tu tenha lido a minha explicação quando eu falei "não é foto pra UPC". Se tu não leu, aproveita e faz isso agora, aí tu não fará mau julgamento.

O UPC é uma brincadeira mas partindo desse princípio da qualidade os vencedores vão ser sempre os mesmo, os afortunados que dispõem de um melhor equipamento, ficando os outros como mero coadjuvantes

Os """""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""afortunados""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""" devem se sentir culpados então? Não devem mais postar no UPC? Afinal, por possuírem bons equipamentos, receberão necessariamente notas altas e, conseqüentemente, se classificarão pra final semanal! Que eu saiba isso não tem absolutamente nada a ver! Não adianta nada ter uma super máquina se não ter a menor noção! É claro que a máquina ajuda, mas não é tudo! Daqui a pouco tu vai sugerir um UPC pra foristas que dispõem de máquinas profissionais (coisa que quase ninguém tem aqui) e um pra foristas com máquinas mais modestas! E se são sempre os mesmos que vencem, aí só nos resta dar os parabéns a eles, afinal isso só prova que são bons fotógrafos, já que receberam votos da maioria! Não é a maioria que decide? Pois é, a maioria, no fim, tem critérios de avaliação semelhantes, não tem?

Criatividade todos podem ter, grana pra ter uma máquina de excelente qualidade não, e eu nãoe stoud efendendo fotos ruins, mas sim fotos que por um detalhezinho aqu iou ali são prejudicadas (em relação a qualidade)

Cada um tem o seu critério de avaliação. Ninguém te impede de dar a nota que tu bem quiser, portanto, não será tu nem ninguém que impedirá que os outros tenham seus próprios critérios. Ou tu acredita piamente que todos aprovam as notas que recebem? Sempre haverá um conflito de opinião, mas isso faz parte do UPC, tu gostando ou não.

Por fim eu digo, votem como quiserem, e eu comento como eu quero, não se incomodem comigo, só se incomoda que se sente atingido ;)

Te digo o mesmo.

paroara
October 10th, 2006, 04:56 AM
Apesar de não ser o propósito do upc, achei legal tu teres escolhido uma foto que passa uma mensagem, Vinicius, podemos dizer que é uma foto ecologicamente engajada, hehehe. Só não gostei muito do fundo e das cores berrantes dos papa-lixos.

carecife
October 10th, 2006, 05:16 AM
Vinicius, o importante é participar..... eu participo com esse pensamento,continua mandando fotos, o tema ecologia/reciclagem ta valendo tb, minha nota 8/10.

Dott
October 10th, 2006, 05:16 AM
A foto traz uma temática interessante e essa consciência ecológica já deveria fazer parte da nossa rotina há alguns anos...

Mas concordo com o Paulo ! Será que esse tipo de coleta realmente é a mais eficaz ??? E acrescento mais: estão as pessoas, o cidadão conscientes da problemática e da importância que esse tipo de lixira exerce na cidade ??? E as pessoas estão de fato interessadas na questão da reciclagem de lixo ???
Bom, são muitas perguntas e poucas respostas !

A respeito da discussão sobre a foto ! A minha máquina não é nenhuma maravilha tecnológica ! hsaushaushahshsa
Comprei na Galeria Pajé e pelo que sei, atualmente a mesma máquina teve um decréscimo considerável no preço ! tá bem barata em virtude dos novos modelos 7.0, 8.0 12.0 pixels e lente alemã e sei lá mais o que ! que entram no mercado todo dia !
O RRC conhece ela e sabe que eu não sou afortunado :D

Minha nota para a foto é
7/10

O Natalense
October 11th, 2006, 04:13 AM
Destaque para a simpatia dos bonecos.

schmidt
October 11th, 2006, 05:19 AM
Eu só acho uma coisa. Se nós ficarmos dando notas boas em fotos não tão boas assim, isso só vai diminuir a credibilidade e o mérito dos que tiram fotos boas. Eu particularmente tenho CENTENAS, pra não dizer milhares, de fotos com minha câmera antiga, que tinha uma qualidade horrível. Evito ao máximo postá-las aqui.

Acho também que todos aqui já viram o "dançando no gelo" ou algum desses concursos de dança do Faustão, onde os coleguinhas puxam o saco uns dos outros e ficam dando 10 pra quem cai 10x no chão. Eu, quando vejo isso, fico muito puto, é completamente injusto com os mais esforçados e mais esmerados.

Eu sei que num país como o nosso, possuir uma boa câmera fotográfica é para poucos, mas no mundo da fotografia, também são poucos os que possuem o dom, ou a habilidade pra tirar boas fotos.

A graça do UPC é essa, todos nós temos a chance de uma vez na vida sermos juízes, e votarmos nos aspectos da fotografia. É completamente frustrante, por exemplo, alguma foto sem tema, com iluminação precária e, sim, sem qualidade, receberem uma nota alta. Aliás, nesse concurso, o UPC-BR já vi vários casos em que fotos horríveis ganharam votos altíssimos e outras fotos bem melhores ficaram inclusive fora de finais.

Enfim, a respeito dessa foto, o que eu posso comentar é que é uma foto que qualquer um pode tirar, comum, sem um 'tchan', que não enche os olhos. Como já disseram, não é a qualidade que baixa a minha nota, mas talvez a temática, especialmente a composição e um pouco da iluminação. 6/10

Ah, soh mais um detalhe: sobre o equipamento ser bom ou ruim, a minha foto dessa semana do UPC eu tirei com uma Cybershot P-52, cuja qualidade não é nem um pouco boa, e tá sendo bem votada. Enfim, às vezes o fotógrafo pode superar certas dificuldades impostas pelo equipamento.

Brasil Guy
October 16th, 2006, 03:55 PM
Se os "papa latas" fosse mostrados de lado de modo que o parque/praça aparecesse mais a foto ficaria mais interessante.