View Full Version : Enfim a Cidade Digital de Brasilia sai do papel
Pesquisadorbsb October 24th, 2006, 10:01 PM http://img436.imageshack.us/img436/8412/datacentereq4.jpg
Maquete do datacenter do BB e da CEF: âncora da Cidade Digital
Está em consulta pública o edital para a primeira Parceria Público Privada no Distrito Federal — a obra de um datacenter conjunto do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. O documento foi aprovado pelo Conselho Gestor das PPPs e está aberto a sugestões das empresas interessadas no empreendimento. Com a minuta do edital sob consulta, há pelo menos uma novidade: a empresa, ou consórcio de empresas, vencedora da licitação poderá utilizar parte do complexo para prestar serviços a terceiros.
“Haverá opção de que parte do espaço da estrutura seja utilizado para prestação de serviços. Nosso objetivo é tornar o empreendimento interessante e estamos abertos a sugestões. Se tudo correr como prevemos, a concorrência deve ser publicada em dezembro e as obras devem começar em janeiro. Nesse caso, o empreendimento estará pronto até dezembro do próximo ano”, diz o presidente do Consórcio Datacenter, Jesualdo Conceição Silva.
O centro de informações do BB e da Caixa é considerado a grande âncora da Cidade Digital, projeto do Governo do Distrito Federal que criará em Brasília o primeiro parque tecnológico da região. A construção e atualização tecnológica é estimada em R$ 300 milhões, além de outros R$ 520 milhões para manutenção do local durante 25 anos — o que também garante o retorno do parceiro vencedor — e funcionará como um computador gigante para armazenar as informações sobre os correntistas e suas operações.
O BB já possui uma central como essa em funcionamento no Centro de Tecnologia do banco, no final da Asa Norte, de onde controla mais de dois bilhões de operações feitas pelos seus 22 milhões de clientes no Brasil e em outros três continentes. A construção de um novo centro, um “backup” do primeiro, faz parte de exigências de segurança acordadas pelo mercado financeiro internacional (acordo de Basiléia 2). Ou seja, a idéia do novo datacenter é garantir a continuidade dos negócios dos dois bancos mesmo em casos de desastres. Banco do Brasil e Caixa vão dividir instalações físicas e custos, mas cada um terá sua própria área de tecnologia da informação no complexo da Cidade Digital.
O projeto para a construção do datacenter começou no Banco do Brasil, que identificou a necessidade de 4,2 mil metros quadrados de área para hospedar a infra-estrutura de TI. A união com a Caixa tem o objetivo de obter ganho de escala no processo e um valor de custo por metro quadrado mais favorável. Para isso, porém, foi necessário o incremento de 1 mil m² de área útil ao empreendimento.
A consulta pública da minuta de edital está aberta até o dia 13 de novembro. Antes disso, porém, executivos do Banco do Brasil e da Caixa farão uma apresentação aos interessados, no próximo dia 30. “Queremos clarear para o mercado o que estamos esperando, até mesmo em relação a custos”, explica o gerente do Consórcio Datacenter. Segundo ele, potenciais participantes da disputa, empresas de TI, telefonia e construtoras, já procuraram o banco. O edital está disponível também pela internet, nas páginas do BB (www.bb.com.br) e da Caixa (www.cef.gov.br).
Pesquisadorbsb October 5th, 2007, 08:37 AM Outra maquete panoramica do lugar.
http://i243.photobucket.com/albums/ff170/pesquisadorbsb2/cidadeparquedigital.jpg
http://i160.photobucket.com/albums/t179/pesquisadorbsb1/ParqueCapitalDigital4.jpg
http://i160.photobucket.com/albums/t179/pesquisadorbsb1/ParqueCapitalDigital5.jpg
http://i160.photobucket.com/albums/t179/pesquisadorbsb1/ParqueCapitalDigital6.jpg
http://i160.photobucket.com/albums/t179/pesquisadorbsb1/ParqueCapitalDigital7.jpg
http://i160.photobucket.com/albums/t179/pesquisadorbsb1/ParqueCapitalDigital8.jpg
Sniper October 5th, 2007, 02:03 PM Bom projeto arquitetônico! 15x mais altura e parece com Dubai :D
Rodrigo_BSB October 5th, 2007, 02:40 PM Mas os prédios da maquete não são exatamente os mesmos que estão nos renders. Lógico que prefiro os dos renders, né. :)
Pesquisadorbsb October 5th, 2007, 06:06 PM Mas os prédios da maquete não são exatamente os mesmos que estão nos renders. Lógico que prefiro os dos renders, né. :)
É sim, pois os renders são dos prédios que ficaram no sentido Plano Piloto / Colorado, e o da maquete fica no sentido contrário.
GeoLeoBSB October 5th, 2007, 08:01 PM Obras da Cidade Digital devem começar em 60 dias
Diego Abreu
Do CorreioWeb (www.correioweb.com.br)
05/10/2007
12h00-Desta vez é para valer. A Secretaria para Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal garante que começará as obras da Cidade Digital em 60 dias. O governo aguarda apenas o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) conceder a licença de instalação da área para que as obras, que antes estavam previstas para abril, sejam iniciadas. Na última terça-feira, a Câmara Legislativa aprovou projeto do Executivo que define parâmetros do uso e ocupação do solo do local, situado em uma área de 123 hectares entre a DF-003, Parque Nacional e Granja do Torto.
De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Izalci Lucas, a primeira etapa de obras, já licitadas, consistirá no cercamento, pavimentação, lançamento do portal de entrada do parque, além da construção da chamada governança da Cidade Digital, que será uma espécie de sede do condomínio. O GDF dispõe de R$ 8 milhões para as obras de infra-estrutura, mas segundo Izalci, o investimento inicial será de cerca de R$ 1,7 milhão. O restante do recurso deverá ser aplicado em 2008.
Ainda este ano, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal começam a instalar o Data Center, que vai organizar as ações e coordenar os bancos de dados das duas instituições financeiras. A expectativa do GDF é de que o investimento inicial de ambas as empresas, estimado em R$ 1,2 bilhão, seja um atrativo para novas empresas se instalarem na Cidade Digital. No total, o investimento da Caixa e BB deverá superar a casa dos R$ 5 bilhões. Após o início das obras, a previsão é de que em seis meses uma nova estrutura empresarial esteja pronta. Ou seja, o novo pólo tecnológico de Brasília entrará em operação ainda no primeiro semestre de 2008.
“A Cidade Digital vai consolidar Brasília como capital da tecnologia no país, além de gerar muitos empregos. O DF tem vocação nesse segmento e, com certeza, será em breve um grande exportador de tecnologia”, considera o secretário Izalci, que sem apontar números, disse que Brasília detém o maior número de pesquisadores por habitantes do Brasil.
Novas oportunidades
A estimativa inicial é de que sejam criados 40 mil novos empregos diretos e indiretos no Parque Tecnológico. A Secretaria de Ciência e Tecnologia já capacita profissionais para trabalharem na Cidade Digital. “Quando as empresas chegarem, já teremos mão-de-obra qualificada”, garante Izalci. Ele acrescenta que, além de possuir 70 cursos na área de tecnologia, Brasília conta com os DF-Digitais – cursos de informática e capacitação profissional distribuídos por todas as cidades do DF, que já possuem 4 mil alunos matriculados.
A capital brasileira também dispõe de três escolas técnicas e ainda tem prevista a instalação de alguns centros federais de educação tecnológica. Outra medida importante para o futuro da Cidade Digital foi adotada pela Fundação de Amparo à Pesquisa (FAP). A entidade já investiu R$ 25 milhões em pesquisas científicas e tecnológicas, além de incentivar as empresas privadas a contratarem pesquisadores.
O secretário Izalci Lucas ressalta a necessidade de a Cidade Digital atrair novas empresas. Porém, destaca a importância de o GDF fazer um controle eficaz e não pensar apenas na criação de empregos, mas principalmente na seleção de grupos que tragam inovações tecnológicas para tornar Brasília competitiva nos mercados nacional e internacional.
Pesquisadorbsb October 5th, 2007, 09:41 PM Mas os prédios da maquete não são exatamente os mesmos que estão nos renders. Lógico que prefiro os dos renders, né. :)
Hj foi no evento, os renders não são mais esses, e pelo que olhei, o projeto ficou bem simples mesmo, não venham procurar algo de excelente acabamento que não vão encontrar.
Os únicos prédios digamos modernos no empreendimento são o DataCenter e o Convention Center.
cara.bsb October 6th, 2007, 02:48 AM Mas os prédios serão construídos pela iniciativa privada, portanto ainda não existem projetos prontos, o que se tem são as diretrizes urbanísticas, volumetria e disposição dos terrenos. A partir do momento que forem concedidos os terrenos é que teremos algo mais concreto, pois cada empresa estará livre para definir seu projeto, desde que condizente com as propostas do parque e as restrições ambientais propostas pelo IBAMA.
Os únicos que estão com projetos prontos são o portal de entrada e o DataCenter do BB, a administração da cidade digital possui um projeto por parte da SINFOR, mas acho que decidiram fazer outro, até já saiu o edital para o novo projeto.
Qunato ao Data Center do BB ficou legal, certamente não é um projeto lindo em termos de fachada, o que faz sentido dada a função do prédio, mas será muito bom em termos de engenharia e soluções de TI, lembro-me que quando lançaram o edital uma das características era que o prédio deveria resistir a um choque de avião de médias proporções. A solução econômica da PPP também foi muito interessante.
C. Curty Jr. October 9th, 2007, 04:23 PM Alguém sabe de alguma novidade sobre a concorrência do Datacenter? As notícias que tenho não são muuuito novas.
A última informação que tive é que a Delta Engenharia desfez o consórcio com a Termoeste e criou um problema porque este consórcio tinha apresentado o menor preço. Ao que parece a Acciona deve ficar com a obra, mas em se tratando de obra pública, vai saber...
Pesquisadorbsb October 9th, 2007, 06:05 PM Alguém sabe de alguma novidade sobre a concorrência do Datacenter? As notícias que tenho não são muuuito novas.
A última informação que tive é que a Delta Engenharia desfez o consórcio com a Termoeste e criou um problema porque este consórcio tinha apresentado o menor preço. Ao que parece a Acciona deve ficar com a obra, mas em se tratando de obra pública, vai saber...
A Delta Engenharia desfez o consórcio não, ela mesmo foi desabilitada pois ela está sendo alvo de investigação do TCU por superfaturar a obra do Ministério Publico Militar.
C. Curty Jr. October 9th, 2007, 08:21 PM Ahm!
Eu não sabia o motivo. Apenas sabia do fim do consórcio e que a Termoeste sozinha não poderia ser considerada apta para a concorrência. Então, seria vencedora a segunda melhor proposta que foi a da espanhola Acciona.
Mas por que será que está demorando tanto para sair essa decisão?
Inconfidente October 9th, 2007, 08:33 PM Maravilhoso o projeto. :applause:
Pesquisadorbsb October 9th, 2007, 09:46 PM Ahm!
Eu não sabia o motivo. Apenas sabia do fim do consórcio e que a Termoeste sozinha não poderia ser considerada apta para a concorrência. Então, seria vencedora a segunda melhor proposta que foi a da espanhola Acciona.
Mas por que será que está demorando tanto para sair essa decisão?
Está demorando devido que não recebeu toda a infra estrutura para começar as obras do Datacenter, e eles não vão querer construir no meio do mato, ainda mais algo que vai ser o empreendimento ancora do projeto.
Mas as obras para abertura de vias e cercamento do parque aguarda liberação do IBAMA, pois os 8 milhões de recursos para tal, estão liberados. E as licitações em andamento.
C. Curty Jr. October 9th, 2007, 11:14 PM Está demorando devido que não recebeu toda a infra estrutura para começar as obras do Datacenter, e eles não vão querer construir no meio do mato, ainda mais algo que vai ser o empreendimento ancora do projeto.
Mas as obras para abertura de vias e cercamento do parque aguarda liberação do IBAMA, pois os 8 milhões de recursos para tal, estão liberados. E as licitações em andamento.
Mas não poderiam informar logo quem venceu?
Anunciar o vencedor não obriga liberar o início das obras...
Pesquisadorbsb October 10th, 2007, 12:59 AM Mas não poderiam informar logo quem venceu?
Anunciar o vencedor não obriga liberar o início das obras...
Acho que tem n problemas, principalmente as PPPs, primeiro pq o TCU entrou na jogada vendo se existia algum vicio na licitação e fora é claro nas proprias PPPs, e tem poucos dias que ele praticamente aprovou todas, não sei se o Datacenter fora aprovado.
Mas hj mesmo saiu na imprensa que as obras do DC começam ainda esse mês, agora eu não posso saber realmente se isso vai acontecer. Pois se nem estamos sabendo quem realmente ganhou, pois ficou entre dois grupos, a Brasil Telecom/FUNCEF e essa outra que vc falou, que também está incluindo no consorcio a Wtorre.
C. Curty Jr. October 10th, 2007, 01:44 PM Pois é
Espero que esta obra saia logo
Grooverider October 10th, 2007, 04:52 PM Acredito que a BrT levará esse projeto, pois é hoje o maior operador de datacenters entre as operadoras, tendo 2 em Brasília, 1 em SP, 1 no RJ, 1 em CWB e 1 em POA. Por outro lado, BSB é a casa da BrT, onde fica a sede da empresa e os principais clientes de datacenter da empresa, além é claro de uma rede enorme com grande capilaridade.
Imagino que a Telemar não entrará nesse negócio, pois se desfez dessa unidade de negócios há anos. A Telefônica também não gosta muito desse segmento e tem um datacenter gigante e vazio aqui em SP.
Pesquisadorbsb October 10th, 2007, 06:23 PM Acredito que a BrT levará esse projeto, pois é hoje o maior operador de datacenters entre as operadoras, tendo 2 em Brasília, 1 em SP, 1 no RJ, 1 em CWB e 1 em POA. Por outro lado, BSB é a casa da BrT, onde fica a sede da empresa e os principais clientes de datacenter da empresa, além é claro de uma rede enorme com grande capilaridade.
Imagino que a Telemar não entrará nesse negócio, pois se desfez dessa unidade de negócios há anos. A Telefônica também não gosta muito desse segmento e tem um datacenter gigante e vazio aqui em SP.
Eu não sei, acho que a concorrente da BrT levou, mas era melhor mesmo, e por falar da BrT, no governo anterior, falou-se que 40 fornecedores da empresa iriam se instalar em Brasília, até hoje nada aconteceu, espero que com a liberação do pólo JK viabilize a instalação das mesmas.
Grooverider October 11th, 2007, 02:59 AM Eu não sei, acho que a concorrente da BrT levou, mas era melhor mesmo, e por falar da BrT, no governo anterior, falou-se que 40 fornecedores da empresa iriam se instalar em Brasília, até hoje nada aconteceu, espero que com a liberação do pólo JK viabilize a instalação das mesmas.
Tem vários fornecedores da BrT instalados aí em BSB. A grande maioria são empresas de serviços, principalmente na área de TI. Só para citar alguns
Accenture, IBM, Bearing Point, TCS, Huawai entre muitos outros.
Pesquisadorbsb October 11th, 2007, 03:49 AM Tem vários fornecedores da BrT instalados aí em BSB. A grande maioria são empresas de serviços, principalmente na área de TI. Só para citar alguns
Accenture, IBM, Bearing Point, TCS, Huawai entre muitos outros.
Mas eu digo industrias ligadas a área de telecomunicação, como fabricantes de estações base, industria de cabeamento, e por aí vai. São 40 fornecedores. Seria somente a BrT um belo parque industrial aqui. Por exemplo, a Alcatel.
C. Curty Jr. January 23rd, 2008, 10:44 PM Alguma novidade sobre a construção do Datacenter?
Pesquisadorbsb January 24th, 2008, 01:31 AM Olha pelo que entendi, falta a licença ambiental, somente não me lembro do que, mas em relação a licitação, acho que uma das derrotadas recorreu, então vai ter que fazer outra licitação.
kenny_ March 7th, 2008, 12:45 AM Passei do lado do terreno da Cidade Digital hj. Me pareceu que eles comecaram a fazer a terraplangem pra colocar o asfalto da cidade. E com certeza a obra que eu vi nao tem nada a ver com a Epia. A pista ta em um sentido totalmente diferente da Epia.
david!bsb March 7th, 2008, 08:56 PM O Arruda divulgou que o GDF vai fazer a Cidade do automovel II e o Setor industrial da Ceilandia
salengasss March 8th, 2008, 12:02 AM Ambas as notícias nos agradam muitíssimo!!!!! Em breve, poderemos usufruir dessas maravilhas!!!!!!! :)
C. Curty Jr. April 30th, 2008, 05:34 AM Fiquei sabendo que a concorrência do Datacenter foi meramente cancelada. Ou seja, a primeira e tão falada e propagandeada PPP não saiu do papel.
Agora jogam no lixo tempo e trabalho de muitas pessoas e, obviamente, muito dinheiro de várias empresas, que participaram do processo licitatório, trabalharam bastante para apresentar a documentação, se deslocaram a Brasília, etc.
Eu não participei deste processo, nem perdi diretamente nada com isso, mas acho um grande desrespeito. Aliás, acho a cara deste governo.
Pesquisadorbsb April 30th, 2008, 06:47 AM ^^ Eu sabia que não iria acontecer isso, e pessoas ficaram surpresas comigo, então podemos dar ADEUS ao datacenter, e que Campinas vai recebe-lo de braços abertos.
Espartano_bsb April 30th, 2008, 11:59 AM ^^ Uma pena... :ohno:
salengasss April 30th, 2008, 02:09 PM A tal demora só atrapalha mesmo....... uma das instituições "âncoras" já está dando adeus! Gera um grande desconforto imaginar quais outras empresas também poderão vazar! :ohno:
cara.bsb May 2nd, 2008, 03:26 AM Esse problema com o Datacenter do BB não tem nada a ver com a cidade digital, o terreno já é do BB e já possui a licença ambiental. O problema é que o Banco do Brasil publicou o edital da PPP, atraiu os investidores e inesperadamente anunciou que estudava mudar a engenharia financeira, ou seja, tocar o projeto por conta própria (via empréstimo do BNDES), o que exigirá uma nova licitação e novos prazos, concordo com a posição do C. Curty, isso é um desrepeito com as pessoas e empresas que participaram da licitação e um sério problema para futuras PPP do governo federal, pois estas exigem grandes investimentos dos agentes privados e os rendimentos são fracionados em longos prazos, portanto os riscos devem ser baixos, o que não é o caso, conseguiram ampliar a idéia de risco logo na licitação :ohno: .
Até agora o BB não falou nada sobre mudança da sede do datacenter, portanto é precipitado falar que vai ser em outra cidade, interessante é que o pesquisador já deu como certa duas sedes: Barueri e Campinas.
Pesquisadorbsb May 2nd, 2008, 03:45 AM ^^ O problema que eles tinham teoricamente um prazo para inaugurar o Datacenter, em dezembro de 2008, e pelos rumores que me falaram, e eu dei as dicas, que inclusive, soube dias atrás, já estão construindo o referido Datacenter.
cara.bsb May 2nd, 2008, 04:33 AM ^^ Sim, eles tinham um prazo em função de um acordo mundial (Basiléia 2), mas o terreno estava a disposição do banco dentro do prazo, a construção não foi iniciada por causa dessa bagunça no processo licitatório, ou seja, por falta de planejamento do próprio banco. Como eles podem estar construindo outro datacenter sem licitação e sem qualquer divulgação, que seria fundamental e natural para um empreendimento de mais de um bilhão de reais? Enfim me poste um edital ou uma notícia mostrando que o BB está investindo esses bilionário orçamento em outro lugar.
Pesquisadorbsb May 2nd, 2008, 05:32 AM ^^ É coisa do PT rapaz, eles vão ser loucos de falar isso abertamente.
C. Curty Jr. May 3rd, 2008, 06:04 AM Uai?!
Estão construindo uma edificação pública, deste porte, com este custo e sem licitação??
Sei não... Acho que seria descarado demais.
Há algum dado que confirme esta tua informação, caro Perquisadorbsb?
Pesquisadorbsb May 3rd, 2008, 02:45 PM ^^ Olha pelo que sei, o BB tinha um plano B, e esse plano B não seria necessariamente envolveria dinheiro do BB, mas sim das prefeituras de Barueri e Campinas. E não seria a primeira vez que isso acontece no Brasil.
GMF May 3rd, 2008, 05:53 PM Se o Datacenter não vier para Brasília vai ser uma perda muito grande.
Mas, eu tbm prefiro esperar uma informação concreta. Esse Datacenter em Campinas/Barueri também não seria tão simples. As cidades não são geograficamente tão próximas assim. Uns 100 km de distância... Só se colocarem em Jundiaí que fica no meio do caminho entre as duas.
P/ um convênio entre elas tbm seria, a princípio, necessário uma licitação. Além de participação do governo do Estado (se forem realmente as duas juntas) Mesmo sendo municípios com dinheiro, eles não tem condições de fazer uma execução direta de obra desse porte...
salengasss May 3rd, 2008, 08:05 PM Não criemos expectativas, esperemos os fatos se concretizarem para lamentarmos ou não! :)
Pesquisadorbsb May 4th, 2008, 01:08 PM ^^ De forma alguma, se existir uma PPP, então não é necessário existir uma licitação oficial.
cara.bsb May 4th, 2008, 04:12 PM ^^ Desde quando a PPP não precisa de licitação?
Vide a legislação federal sobre o tema:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Lei/L11079.htm
Carlosh2 May 4th, 2008, 04:49 PM parece legal!
Pesquisadorbsb May 4th, 2008, 10:06 PM ^^ Olha Cara.bsb se o BB falar que é urgente a construção e o MP entender que não necessita de licitação, com certeza o TCU libera essa exigência.
Espartano_bsb May 5th, 2008, 12:59 AM ^^ Olha Cara.bsb se o BB falar que é urgente a construção e o MP entender que não necessita de licitação, com certeza o TCU libera essa exigência.
^^ Isso é Improbidade Administrativa, pesquisador!!!! Ninguém faz isso não! O BB, o TCU e o MP não podem ir contra a lei!!!!
Pesquisadorbsb May 5th, 2008, 02:00 AM ^^ Olhe nesse país, as pessoas acreditam até em Coelho da Pascoa, então, vc pensa que eles não tinham o plano B em ação?
cara.bsb May 5th, 2008, 02:05 AM ^^
^^
^^A chance dessa hipótese ser verdadeira é praticamente nula, fora que é totalmente sem sentido, por diversos motivos, como: não se resolve uma urgência administrativa com uma PPP, os trâmites das PPP não prevêem dispensa da licitação e se fosse um caso de urgência seria muito mais fácil o BB ter concluído a atual licitação, já que a única coisa que faltava era divulgar o vencedor. Enfim, uma empresa que resolve mudar a engenharia financeira de um projeto depois de já tê-lo colocado em prática não pode alegar urgência.
Pesquisadorbsb May 5th, 2008, 02:09 AM ^^ Cara.bsb estamos no Brasil, e tu sabe muito bem, se der na telha do Presidente do Banco do Brasil de faze-lo ele faz, ainda mais que o governo do Distrito Federal sacaneou o Banco.
GMF December 9th, 2008, 02:12 AM O Parque Tecnológico Capital Digital já começa a tomar forma através de licitações de empresas como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, que construirão no local um centro de dados comum às duas instituições. Concebido pelo grupo de gestão criado por decreto do governador José Roberto Arruda no ano passado e coordenado pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), o parque tecnológico deve englobar diversos setores do GDF, além de representantes da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Católica de Brasília (UCB), que integram o grupo elaborador das diretrizes do projeto.
Izalci Lucas Ferreira, secretário de Ciência e Tecnologia, informa que as metas do parque tecnológico prevêem uma dinamização econômica e produtiva no DF sem precedentes.
– A cidade digital deverá gerar 80 mil novos empregos e exportar US$ 100 milhões por ano em produtos de tecnologia da informação e comunicação, setor que deverá captar investimentos da ordem de R$ 1 bilhão até 2014 – analisa o secretário.
As metas
Izalci reforça que as indústrias desse setor deverão chegar ao faturamento de mais de R$ 5 bilhões anuais. As empresas já estão chegando ao local destinado à construção da cidade digital, próximo ao Parque Nacional da Água Mineral.
– Nos próximos três anos, os 123 hectares destinados à implantação da cidade digital receberão a instalação de dez empresas-âncora. Já no início de 2009, o Banco do Brasil deverá começar a construir seu centro de dados – garante.
O secretário de Ciência e Tecnologia do DF assegura que a principal meta do projeto é elevar o faturamento do setor de tecnologia da informação e comunicação de R$ 2,5 bilhões para R$ 5 bilhões por ano, até 2014.
– Para isso, nossa meta é trazer para cá pelo menos cinco laboratórios de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia da informação de classe internacional, além de atrair dez empresas-âncora e incubar 100 empresas até 2014 – explica Izalci, assegurando que essas ações resultarão em exportações que podem alcançar um mínimo de US$ 100 milhões por ano de produtos desenvolvidos.
Alianças estratégicas
Em termos físicos, a área recebeu apenas cercas e o calçamento da parte externa. O secretário informa que o Ibama já concedeu licença de instalação do condomíno e a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), por meio de sua Diretoria de Administração e Finanças, está na fase final de preparação dos atos para efetivar o parcelamento da área e seu registro em cartório.
– Com as obras em andamento, nosso próximo passo é estabelecer alianças estratégicas com, no mínimo, um parque tecnológico de cada continente até 2010. Outro passo importante, e que já estamos em processo de realização, é a qualificação de 15 mil profissionais de tecnologia da informação até 2014 – afirma Izalci.
FONTE: JB Online (http://jbonline.terra.com.br/leiajb/noticias/2008/12/08/brasilia/cidade_digital_devera_sair_do_papel_no_ano_que_vem.html)
salengasss December 9th, 2008, 02:16 AM Quanta enrrrrrolação! :ohno:
Pesquisadorbsb December 9th, 2008, 06:21 AM ^^ O problema da enrolação se chama IBAMA (politicos do PT).
Jota Ferro December 9th, 2008, 12:17 PM Ta devagar o negocio. E tem mais um detalhe o povo ta achando que vai ter um monte de emprego nesse centro de dados da Caixa e do Banco do Brasil só que a quantidade de vagas será minima. Os edificios serão basicamente para equipamentos, ou seja serão grandes caixas cheias de computadores e equipamentos, gente lá dentro vai só uma meia duzia de "orelhas" para tomar conta do ar condicionado e ver se esta tudo "ok".
Espartano_bsb December 9th, 2008, 12:38 PM ^^ Para quem gosta de novela Brasília está um prato cheio!!! Setor Noroeste, Cidade Digital, Brasília Integrada... :ohno:
salengasss December 9th, 2008, 01:19 PM Interbairros, compra de trens por metrô..... que mais Espartano!? ;)
Espartano_bsb December 9th, 2008, 02:26 PM Interbairros, compra de trens por metrô..... que mais Espartano!? ;)
^^ Taguaparque!!! :lol::bash:
david!bsb December 10th, 2008, 08:37 PM http://www.distritofederal.df.gov.br/sites/000/53/00008749.JPG http://www.distritofederal.df.gov.br/sites/000/53/00008753.JPG http://www.distritofederal.df.gov.br/sites/000/53/00008752.JPG
O Governo do Distrito Federal assinou nesta quarta-feira (10) um termo de cooperação técnica com a Agência de Comêrcio e Desenvolvimento dos Estados Unidos (USTDA). O acordo celebrado no Centro de Convenções, com as presenças do governador José Roberto Arruda, do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Octávio, do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Clifford Sobel, e do diretor da agência norte-americana, Larry W. Walther, prevê um estudo de viabilidade para a criação de um parque industrial e mutissetorial na capital do país. O valor da pesquisa está estimado em US$ 507 mil (R$ 1,2 milhão) e será totalmente custeado pelos estrangeiros.
"É um estudo de abrangência muito maior do que qualquer outro já feito até hoje para determinar a vocação econômica de Brasília. Funcionará como um termômetro para as empresas que têm dificuldade em avaliar o perfil econômico de cada estado onde pretendem se instalar. A partir desses resultados, teremos espaço para empresas dos mais diversos segmentos", explicou Paulo Octávio.
O secretário de Desenvolvimento e Turismo acrescentou ainda que o estudo orientará o GDF na implantação do Parque Tecnológico. "A questão ambiental já está resolvida. Devemos investir R$ 20 milhões na infra-estrutura da área que abrigará o Parque Tecnológico. E a primeira empresa a se instalar será o Centro Tecnológico do Banco do Brasil, no primeiro semestre de 2009", antecipou Paulo Octávio.
Estudos
Os técnicos norte-americanos desembarcam em Brasília no início de 2009 para, em parceria com o governo local, elaborar o projeto de viabilidade. A idéia é indicar qual o melhor caminho para o desenvolvimento econômico do Distrito Federal, reduzir possíveis desperdícios e aumentar a eficiência. A contrapartida do GDF é oferecer apoio logístico, além de acompanhar e fiscalizar os trabalhos da equipe internacional. Em média, o estudo é concluído em seis meses, mas o prazo é de um ano.
A assinatura do contrato ocorre depois de um ano de análise do projeto apresentado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET). A primeira reunião para tratar do assunto ocorreu em dezembro de 2007. Em março, os norte-americanos receberam três projetos: parque industrial multissetorial, centro logístico multimodal e aeroporto industrial. Em seguida, uma equipe de técnicos desembarcou no Brasil para checar a viabilidade da pauta e examinaram os projetos junto ao setor produtivo e as instituições financeiras de credibilidade – como o Banco Central.
Todos os projetos receberam sinal verde da agência estrangeira. "Neste um ano avaliamos positivamente as ações do Governo do Distrito Federal. Essa é a primeira de uma série de parcerias que devemos firmar para participar do processo de desenvolvimento da capital brasileira", entusiasmou-se o diretor da Agência de Comêrcio e Desenvolvimento dos Estados Unidos, Larry W. Walther. Segundo o embaixador norte-americano, Clifford Sobel (esquerda na foto ao lado de Arruda), um desses projetos "é a criação de vôo comerciais diretos entre Brasília e os Estados Unidos, a exemplo de outras capitais brasileiras".
Isaac Marra – Agência de Comunicação
Pesquisadorbsb December 10th, 2008, 10:58 PM ^^ Ai tem coisa, mas eu duvido que saia um vôo Brasília até os EUA, pois se em 2 anos não saiu, então não vai sair tão cedo.
Arquivista December 11th, 2008, 02:57 AM Interbairros, compra de trens por metrô..... que mais Espartano!? ;)
e o nosso querido VLT
Pesquisadorbsb December 11th, 2008, 07:56 AM ^^ O VLT tem suas obras iniciadas apartir de fevereiro próximo e inauguração prevista em agosto de 2010.
salengasss December 11th, 2008, 02:58 PM Pouco mais de 1 ano pra ficar pronto!? :lol: :lol: :lol: Há muito não ria tanto!!!! :lol: :lol: :lol:
Pesquisadorbsb December 11th, 2008, 11:11 PM Cara são 18 meses de obras. Acho que o que vai mais demorar é na fabricação dos trens. Inclusive, fiquei sabendo que eles vão aproveitar o espaço aonde o metrô usou para ser sua fábrica, ali na frente do zoologico.
salengasss December 11th, 2008, 11:21 PM Eu sei mziifi.. mas tire por base as outras obras!!! A grande demora que são..... peguemos uma que tá fresquinha ainda, que é o Viaduto Israel Pinheiro..... marcaram 20 mil inaugurações, sendo sempre adiadas!!!!!
Mas se cumprirem os prazos, ótimo.... sou o 1º que quer essa obra entregue!!!!! ;)
Pesquisadorbsb December 12th, 2008, 04:28 AM ^^ Mas você tem que entender, que o dinheiro é carimbado por uma instituição internacional, e outra, o viaduto demorou muito, porque, o Brasília Integrada não tinha um níquel para seu inicio.
Agora as coisas mudaram, pois agora tem verba liberada e tudo, então falta apenas as licitações sairem, e pode ter certeza, que ano que vem, Brasília literalmente vai virar um canteiros de obras.
VLT, VLP, Metrô (Expansão), Novo Aeroporto, Gasoduto, duplicação de rodovias, Interbairros, 4a Ponte do Lago, e por ai vai.
Arquivista December 12th, 2008, 01:22 PM ^^ seria o ramal gasoduto brasil-bolivia ? Passou uma reportagem essas semanas falando o "porque" do GNV ser caro aqui em Brasília e barato em Goiás. Uma das explicações foi que o gás vinha de SP de caminhão, pois se tivesse um ramal do gasoduto ia ficar mais barato...e...o sujeito falou que isso ia levar pelo menos 4 anos pra chegar aqui.
Pesquisadorbsb December 12th, 2008, 07:11 PM ^^ Nada disso, esqueça esse ramal para Brasília, e sim um novo gasoduto, vindo por Belo Horizonte.
GMF December 12th, 2008, 07:59 PM Estímulos ao Centro de Genômica “visa transformar o Distrito Federal num dos grandes centros de geração de conhecimento fundamental e de produtos, processos e serviços críticos para a consolidação da bioeconomia nacional”, diz secretário de C&T do DF
Leia a entrevista concedida pelo secretário de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, Izalci Lucas, que também é vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti), ao “Gestão C&T online”:
- Qual é o objetivo do Centro de Genômica de Alto Desempenho do Distrito Federal, lançado em novembro?
O avanço da ciência no último século permitiu que o homem criasse maravilhas como a internet, plataformas de navegação espacial, produtos para o controle de doenças, entre outras conquistas. Este cenário fez com que as economias mudassem de paradigma, migrando de economias baseadas em produtos extraídos da natureza ou com transformações industriais clássicas para a economia baseada no conhecimento. Dentro do objetivo de tornar o Distrito Federal um pólo emanador de conhecimento, o governo do Distrito Federal, vislumbrando que novas tecnologias podem contribuir para a transformação dos padrões produtivos das economias do século 21, decidiu estimular e apoiar o projeto de Genômica de Alto Desempenho do Distrito Federal, por meio da Fundação de Apoio a Pesquisa, que coordena o processo de financiamento e participará do processo de gestão. A iniciativa visa transformar o Distrito Federal num dos grandes centros de geração de conhecimento fundamental e de produtos, processos e serviços críticos para a consolidação da bioeconomia nacional.
- Onde e a partir de quando o centro funcionará?
Provisoriamente, o projeto de Genômica funcionará na Universidade Católica de Brasília, uma das parceiras da realização. Depois, deverá ser definitivamente instalado no Parque Tecnológico Capital Digital. A previsão para funcionamento é já em 2009.
- O centro conta com a parceria de alguma instituição? Qual é a previsão de recursos destinados à iniciativa?
Em uma ação inédita e integrativa, a proposta do projeto de Genômica foi elaborada pelas lideranças científicas e tecnológicas da UnB, Embrapa/Cenargen, UCB, Lacen/GDF e Polícia Civil/GDF, visando a montagem, no DF, da metodologia de seqüenciamento de alto desempenho de DNA. Bom que se ressalte que, para atingir esses grandes objetivos, contamos com o potencial de uma equipe recordista. O DF soma hoje, o maior número de doutores por 10 mil habitantes do país. Estão todos assentados nas grandes instituições de ensino, pesquisa e prestação de serviços, sediadas no nosso território. Quanto aos recursos, até o momento, somam R$ 1,2 milhão, 50% de origem federal, e o restante de origem distrital. Já fechamos este valor que, agora, está na fase de empenho para pagamento.
- Quais outras ações implementadas pela secretaria de C&T no DF o senhor poderia destacar?
A Secretaria de Ciência e Tecnologia, e também a Fundação de Apoio à Pesquisa, tem como objetivo liderar, promover e fomentar ações de ciência, tecnologia e inovação que induzam o desenvolvimento no DF. Queremos, de fato, ser reconhecidos por isto. E dividimos a política de ciência e tecnologia em três grandes programas: Construindo Cidadania com Ciência e Tecnologia - mais voltado para a inclusão social e digital; Empreendendo Cidadania – para a geração de emprego e renda e, aí, entram os parques tecnológicos; além da própria difusão da ciência - que também é trabalhada como um programa importante. Entre nossos principais programas voltados à inclusão social por meio da capacitação digital, temos o DF Digital/Telecentros que, atualmente, é o maior programa de inclusão digital do Brasil. Conseguimos entregar de 2007 até agora, cerca de 200 mil certificações. São mais de 40 mil novos capacitados que, a partir da inclusão digital, receberam também formações profissionais que lhes garantem maior qualificação para o mercado profissional. Agora, em dezembro, estamos formando outras quase 10 mil pessoas, em todas as cidades satélites. Estamos implantando também o programa Expresso Digital: a inclusão na área rural, operacionalizada por um ônibus equipado com laboratório de informática e rede de internet sem fio. Fomentando a excelência da educação no DF, estamos nos acertos finais do edital do Notebook dos Professores, programa pelo qual a Secretaria de Ciência e Tecnologia comprará 28 mil computadores a serem oferecidos a todos os professores da rede pública. Os que quiserem o computador, pagarão metade do valor financiada em 24 meses, e o GDF assumirá a metade restante. Temos, hoje, também três escolas técnicas. Uma na área de saúde, em Planaltina, o CEP Saúde, onde são ministrados cursos técnicos de nutrição e enfermagem, entre outros. Outra em Ceilândia, para a área de tecnologia; e mais uma no Areal, a Escola Técnica de Brasília, também na área de tecnologia e eletroeletrônica. Agora, mais cinco escolas técnicas estão sendo construídas. Uma agrícola em Planaltina, que está se transformando em Cefet [centro federal de educação tecnológica]. E somaremos mais outras quatro que o governo federal vai construir entre Samambaia, Recanto das Emas e Riacho Fundo II; na Asa Norte; na M Norte [Ceilândia]; e outra entre Santa Maria e Gama. Vamos integrar todas com o governo local, sempre dando ênfase à qualidade da qualificação profissional. O ensino de qualidade tem sido, aliás, uma das prioridades das políticas de tecnologia no Distrito Federal. Entendemos que só por este intermédio alcançaremos maior desenvolvimento social, portanto, melhor qualidade de vida para a população. Neste sentido, destaco dois outros projetos de âmbito nacional, prestes a se tornar realidade e que trarão resultados excelentes ao DF. A Universidade Aberta do Brasil, parceria entre o Ministério de Educação, UnB e Secretaria de Ciência e Tecnologia/DF, e o EAD (Sistema de Ensino de Educação a Distância no Brasil). O Parque Tecnológico Capital Digital, que somará 123 hectares, localizados próximo à Granja do Torto, é outro destaque entre nossos projetos. Trata-se de um espaço gigantesco destinado às empresas de tecnologia da informação, comunicação e telecomunicações. Lá, queremos trabalhar com inovação. Nosso objetivo é tornar a indústria de tecnologia do DF, uma das mais evoluídas do mundo, promovendo o desenvolvimento da economia neste segmento. Vamos atrair investimentos, transformando o Parque Tecnológico Capital Digital em agente indutor de políticas de tecnologia e inovação, inclusive por meio do estímulo à integração do setor produtivo com a academia e o governo. Entre as metas do Capital Digital estão: a geração de 80 mil empregos até 2014, sendo 20 mil diretos; a elevação do faturamento da nossa indústria de tecnologia de R$ 2,5 bilhões para R$ 5 bilhões; a instalação de pelo menos cinco laboratórios de nível internacional de desenvolvimento e pesquisa até 2010, além de dez empresas âncoras; a incubação de dez empresas novas; a exportação de pelo menos US$ 100 milhões de produtos desenvolvidos dentro do parque até 2014; além da qualificação de centenas de profissionais para trabalhar no parque. Quanto à administração, a idéia é que passe por uma entidade gestora privada sem fins lucrativos. Outro destaque é o projeto Brasília 100% Wireless – a internet sem fio oferecida pelo GDF como um serviço público. Neste momento, estamos fechando o orçamento com o governo federal para implementá-lo. Já contamos com uma grande rede de cabo ótico no Plano Piloto, porque, no projeto, aproveitamos os equipamentos do Metrô, da CEB, da Codeplan, da RNP, a serem complementados por torres, com tecnologia Wimax. Até o final do governo, queremos deixar todo o DF iluminado. Incluindo postos de saúde, hospitais, escolas, postos policias. Queremos integrar toda a administração pública. Com tudo ligado, haverá, inclusive, uma grande economia na comunicação, já que a internet diminui estes custos em 60%. Bom, que se ressalte: apenas com esta economia, poderemos bancar toda a instalação do Brasília 100% Wireless.
- Quais ações serão priorizadas pela secretaria no próximo ano?
Entre os muitos programas a serem desenvolvidos, destaco a multiplicação do DF Digital/Telecentros e a implantação do projeto Tendas da Ciência. Hoje, o DF Digital/Telecentros conta com 71 unidades espalhadas por todo o DF. Para 2009, já projetamos a instalação de outras 27 unidades. Quanto às Tendas da Ciência, trata-se de um programa vanguardista por meio do qual uma estrutura itinerante levará a todas as regiões do DF um sofisticado planetário inflável, entre outras atrações científicas. O objetivo é despertar nas comunidades, principalmente nos alunos das regiões mais carentes, o interesse pela ciência e tecnologia.
- O senhor é vice-presidente do Confap. Este ano, a Constituição da República completou 20 anos e foi a partir dela que surgiu a opção de cada unidade da Federação vincular parcela de sua receita orçamentária a entidades públicas de fomento ao ensino e à pesquisa científica e tecnológica. Como o senhor vê o avanço das FAPs e também o fato de alguns Estados ainda não possuírem suas fundações?
Houve avanços. Não como consideramos ideal. Mas houve avanços nos últimos anos. Entendemos que a ciência e a tecnologia deveriam estar priorizadas há muito tempo e mais intensamente. De qualquer forma, é preciso reconhecer que nossos governantes estão despertando para o segmento. Aqui no DF, esperamos ainda para este ano a votação da lei que deverá, enfim, regulamentar o percentual de recursos a ser destinado à área. Embora a Constituição brasileira determine que 2% da receita líquida dos Estados sejam destinados à ciência e tecnologia, o detalhamento da determinação fica em aberto para cada lei orgânica. A legislação que deverá ser votada agora, pela Câmara Distrital, determina que 1% da receita corrente líquida do DF, precisa ser investida em ciência e tecnologia. Reduz pela metade o que fala a Constituição. Mesmo assim, nos alegra porque, ao menos, baliza a progressão de nossos projetos e ações.
(Bianca Torreão)
(Gestão C&T, 791)
FONTE: Jornal da Ciência (http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=60522)
Arquivista December 13th, 2008, 02:53 AM ^^ Nada disso, esqueça esse ramal para Brasília, e sim um novo gasoduto, vindo por Belo Horizonte.
ohhhhhh :cheers:
salengasss December 13th, 2008, 03:08 AM Amigão MFEG, faça 1 resumén da reportagem pra gente, que deu preguiça de ler!!!!! :banana: :lol:
GMF December 13th, 2008, 09:31 PM ^^
Basicamente, falou de um Centro de Genômica que irá funcionar na UCB e posteriormente será transferido á Cidade Digital. Também abordou algumas ações estruturantes para viabilizar a Cidade Digital em longo prazo, bem como os benefícios sociais decorrentes.
Eu acho esse projeto da Cidade Digital o mais importante entre todos os que o GDF idealizou (Brasília Integrada, Copa, Aeroporto...). Entretanto, é necessário uma grande integração com Faculdade/Universidades, o que nem sempre é simples. As instituições particulares ainda têm um maior compromisso com o Lucro (e não com a pesquisa). Já a UnB, assim como as universidades públicas do Brasil, sofreu um grande retrocesso no início da década de 90 quando os sindicatos saíram das fábricas e foram para as Universidades. Hoje existem, na UnB mesmo, muitas pessoas que têm compromisso com uma gestão moderna. Contudo existem muitos partidos de (extrema) esquerda que estão profundamente enraizados lá dentro que não deixam que se tome qualquer medida que possibilite uma gestão mais eficiente dos recursos (com integração da iniciativa privada). Por mim, privatizava tudo. Entretanto, nenhum político tem pulso para fazer isso. É um desgaste muito grande.
salengasss December 13th, 2008, 10:40 PM E não é que ele fez mesmo!? :banana:
O Centro de Biotecnologia da UCB realmente é muito bom... eles tem excelentes perspectivas de avanços nas pesquisas!!!!!!!! Falo isso porque o meu paipai faz parte do grupo!!!!! :cheers:
oengenheiro April 4th, 2009, 05:13 AM O Parque Tecnológico Capital Digital (PTCD) será submetido à licitação dentro de três meses. O GDF publicou, no Diário Oficial do DF, ontem, Decreto nº 30.224, que trata da modelagem de implantação do Parque. A decisão do governador Arruda trata da licitação de concessão de direito real de uso de área pública à iniciativa privada, para construção, gestão, operação e manutenção do PTCD. “Este Decreto é a concretização de todo trabalho realizado pelo Grupo de Gestão iniciado no ano passado, além da realização de um grande anseio de todo setor produtivo do DF”, disse o presidente da Fibra, Antônio Rocha. Integram o Grupo de Gestão representantes da Seduma, SDET, SECT, Terracap, UnB e Universidade Católica, sob a liderança da Fibra.
Fonte:Jornal de Fibra - GDF publica decreto para licitar PTCD
http://www.sistemafibra.org.br/fibra/content/view/2982/
Jota Ferro November 23rd, 2010, 12:23 PM BB inicia datacenter na Cidade Digital
Cidades, Ciência e Tecnologia, GDF em 22/11/2010 às 19:22
O Banco do Brasil (BB) e a Caixa Econômica Federal iniciaram nesta segunda-feira (22) as obras do datacenter das duas instituições na Cidade Digital do DF. A construção, feita por meio de uma parceria público-privada (PPP), marca a ocupação oficial do parque tecnológico no final da Asa Norte. O parque, planejado desde 2004, tem o datacenter como projeto âncora para seu desenvolvimento.
O início das obras, porém, começou sem muito alarde. Entre as autoridades presentes no evento, o ex-secretário de Ciência e Tecnologia do GDF Izalci Lucas era um dos poucos representantes do Distrito Federal. Nem mesmo o atual secretário de Ciênia e Tecnologia, Divino Valério Martins, compareceu.
Para Izalci, o evento representou uma vitória para todos os envolvidos no projeto - GDF, Banco do Brasil, Caixa Econômica e demais empresas. “O primeiro encontro dos dirigentes do Banco do Brasil com o então governador do DF Joaquim Roriz fui eu quem promoveu, ainda em 2004. Desde lá muita coisa aconteceu, foram seis anos de muita luta para este projeto sair do papel. Acredito que agora não tem mais volta”, comemorou o deputado federal eleito.
O datacenter do BB e da Caixa Econômica tem investimento inicial de R$ 262 milhões e será realizado integralmente pelo consórcio GBT (que é composto pela GCE, Termoeste e BVA), vencedor da concorrência. Pelo contrato com o GDF, as obras devem ser concluídas até maio de 2012. O projeto será construído em uma área de 24 mil metros quadrado com espaço específico para os dois bancos e outro destinado às atividades de administração.
http://www.blogdapaola.com.br/?page_id=17028
Será se agora vai??
Espartano_bsb November 23rd, 2010, 01:48 PM Vamos aguardar as ações do próximo governo. Esse aí já era!
Pesquisadorbsb November 23rd, 2010, 02:57 PM ^^A implantação da Cidade Digital já começou, e a empresa ancora já começou as obras. Então uma questão de tempo para aquilo ali deslanchar.
Pesquisadorbsb March 9th, 2011, 07:06 PM Projeto da Cidade Digital foi idealizado há 11 anos e promete gerar 80 mil empregos
Compartilhar:
Twitter
João Pedro Netto
joao.netto@jornaldebrasilia.com.br
Onze anos após ser idealizado, o Parque Tecnológico Capital Digital começa a sair do papel. As primeiras obras de infraestrutura do complexo, um polo tecnológico-científico de grande porte que será instalado na região da Granja do Torto, já foram iniciadas. A partir do segundo semestre, os trabalhos devem ser intensificados. Essa, pelo menos, é a expectativa do Governo do Distrito Federal (GDF), que se mobilizou para executar um projeto que pode gerar até 80 mil empregos e tem o potencial de mudar o perfil econômico da capital federal.
“A Capital Digital não é somente um projeto com visão empresarial. É uma visão de sociedade. Estamos buscando geração de emprego e renda no DF. Desenvolvimento social. Esse empreendimento tem a capacidade de mudar o paradigma da cidade, e é uma prioridade do governo”, afirmou o secretário de Ciência e Tecnologia do DF, Gastão Ramos, que aponta o fato de o governador Agnelo Queiroz ter criado um grupo gestor do parque em menos de um mês à frente do Executivo como indicativo de sua determinação.
O Parque Tecnológico será construído numa área de 123 hectares, divididos em seis lotes. As obras já começaram no lote 3, onde está sendo erguido o Complexo Datacenter Banco do Brasil-Caixa Econômica Federal, um centro de processamento e armazenamento de dados. O investimento inicial foi da ordem de R$ 260 milhões, mas deve alcançar a casa dos R$ 4 bilhões. O prazo de construção é de dois anos.
Licitação
Para que se iniciem as obras de urbanização e edificação no lote 1, o ‘coração’ do parque, está em processo de elaboração o edital de licitação que vai constituir uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), modalidade de Parceria Público Privada, que vai gerir o Capital Digital. Essa entidade será formada por GDF, Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Católica de Brasília (UCB), além da empresa ou consórcio vencedor da concorrência pública.
Leia mais na edição desta quarta-feira (09) do Jornal de Brasília.
Fonte: http://www.clicabrasilia.com.br/site/noticia.php?id=330363&
Pesquisadorbsb March 9th, 2011, 07:13 PM Leonardo de Oliveira e Rogério Pontes de Andrade
Parque Tecnológico Capital Digital
Sustentabilidade fica evidente no desenho de parque tecnológico
Como outras cidades do país, Brasília também pretende ter o seu polo de tecnologia. O empreendimento, denominado Parque Tecnológico Capital Digital, será implantado em área vizinha à da Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência da República. O escritório Oliveira & Andrade, dos arquitetos Leonardo de Oliveira e Rogério Pontes de Andrade, é o autor da proposta do edifício-sede. “Atualmente, estão em andamento as obras de infraestrutura viária e trabalhamos na fase final do projeto executivo”, informa Oliveira. Além da governança do parque, o conjunto vai abrigar a Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal e a Secretaria de Ciência e Tecnologia.
A proposta foi orientada por princípios associados às construções sustentáveis, que os autores consideram afinados com a ideia de um parque tecnológico. “Buscamos expressar de forma objetiva e subjetiva esses conceitos na linguagem do edifício e no portal de acesso do conjunto”, conta Oliveira. Ele acrescenta que, embora a sustentabilidade e a eficiência energética tenham entrado na agenda mundial no final do século 20, a arquitetura moderna brasileira já exercitava esses fundamentos 40 anos antes e produzia um farto repertório.
Esse repertório, aprofundado e incorporado a elementos típicos do novo século, foi um estímulo para os autores. A ideia da pérgola fotovoltaica, por exemplo, é oriunda da proposta de Martínez Lapeña y Torres para a Expo 2004, em Barcelona, revela Oliveira. Além de responder às premissas práticas de redução do consumo de energia e reúso dos recursos hídricos, entre outras, o projeto procura evidenciá-las no desenho, diz o arquiteto. Indícios dessa postura são o portal de acesso, que funciona como receptáculo de águas pluviais, e a sede sob a sombra da pérgola.
O edifício funcional tem a configuração de um pavilhão, com lajes ancoradas em apoios delgados e vedação permeável. No desenho, as lajes se evidenciam na fachada, tornando-se protagonistas da volumetria. O acesso em rampa sobre o teto-jardim do auditório volta-se para a área central do prédio e transpõe o vazio entre os dois blocos. “Nas faces expostas às cargas térmicas excessivas, aumentamos a densidade dos brises. Nas áreas de auditório e videoconferência, a vedação tem caráter hermético para assegurar o isolamento acústico e a inércia térmica propícios a essas atividades”, detalha Oliveira.
http://i1177.photobucket.com/albums/x354/pesquisadorbsb7/ptcd1.jpg
http://i1177.photobucket.com/albums/x354/pesquisadorbsb7/ptcd2.jpg
http://i1177.photobucket.com/albums/x354/pesquisadorbsb7/ptcd3.jpg
http://i1177.photobucket.com/albums/x354/pesquisadorbsb7/ptcd4.jpg
http://i1177.photobucket.com/albums/x354/pesquisadorbsb7/ptcd5.jpg
Fonte: http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/leonardo-oliveira-rogerio-pontes-andrade-parque-tecnologico-07-02-2011.html
MikeVonJ March 11th, 2011, 06:35 PM Que legal, mas nesse render num mostra o datacenter da caixa nem do BB, queria ver como eles ficariam integrados ao resto.
Joás Santos March 11th, 2011, 08:28 PM Não sabia desse projeto TOMARA que saia do papel!
Pesquisadorbsb March 11th, 2011, 10:54 PM ^^Já está saindo do papel pelo menos...
Jota Ferro March 12th, 2011, 12:56 AM Passo na frente do terreno da Cidade Digital todo dia e ate agora não vi cavarem uma pá de areia....
Pesquisadorbsb March 12th, 2011, 01:27 AM Passo na frente do terreno da Cidade Digital todo dia e ate agora não vi cavarem uma pá de areia....
^^Depende de qual cidade digital que você passa.
Jota Ferro March 12th, 2011, 01:38 AM ^^Depende de qual cidade digital que você passa.
Uai essa mesma que vc esta pensando, ali ao lado da Água mineral, onde vão ficar as construções da Caixa e do BB.
Só foi feito uma calçada em volta do terreno (e isso tem tempo). Não vi mais nada. Se já visto algo ali diga ai, ou melhor tire uma foto :lol: :lol:
Pesquisadorbsb March 12th, 2011, 01:42 AM ^^Eu não tenho camera, mas o Datacenter já começou sair do papel, já fizeram a terraplanagem e inicio da perfuração do terreno. É a única obra que está saindo do papel até o momento.
Jota Ferro March 12th, 2011, 01:50 AM ^^Eu não tenho camera, mas o Datacenter já começou sair do papel, já fizeram a terraplanagem e inicio da perfuração do terreno. É a única obra que está saindo do papel até o momento.
Serio? Não vi nada, vou prestar mais atenção... Se lembrar de levar a camera tiro as fotos hehehe
vinnybsb March 12th, 2011, 06:46 PM Serio? Não vi nada, [...]
Somos dois, então.
Pesquisadorbsb April 9th, 2011, 05:20 AM MERCADO DIGITAL
Nº edição: 705 | Mercado Digital | 08.ABR - 21:00 | Atualizado em 08.04 - 22:00
Brasília, a capital digital
A meca dos empregos públicos quer se tornar um polo de desenvolvimento tecnológico para atender o principal consumidor de TI no País: o governo federal
Por Denize Bacoccina
Depois de 11 anos engavetado pelos sucessivos governos, o projeto que pretende mudar o perfil econômico do Distrito Federal pode estar saindo do papel. A ideia, retomada pelo governador Agnelo Queiroz (PT), é fazer com que Brasília, cidade administrativa sustentada por empregos públicos e pelo comércio, se transforme em um polo de desenvolvimento de tecnologia.
A chave para essa transformação atende pelo nome de Parque Tecnológico Capital Digital, a ser erguido num terreno de 123 hectares, próximo à Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência da República. O objetivo é criar mais um espaço para incentivar a inovação, somando-se aos 25 parques tecnológicos já em funcionamento e 49 em implantação ou em fase de projeto no País.
http://i1177.photobucket.com/albums/x354/pesquisadorbsb7/tidf.jpg
"Queremos dobrar o faturamento de TI no Distrito Federal até 2017"
Oliveira Ramos > Secretário de ciência e tecnologia do DF
A capital digital já nasce com a meta ambiciosa de atrair, nos próximos quatro anos, cinco laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de classe internacional. Pretende, ainda, gerar 80 mil novos empregos e dobrar o faturamento do segmento de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no DF, para R$ 6 bilhões até 2017. “Tem tudo para dar certo, porque o maior comprador de tecnologia do Brasil é o governo federal, que está aqui”, disse à DINHEIRO Gastão José de Oliveira Ramos, secretário de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal.
Na verdade, o governo se faz representar por diversos compradores, como o Dataprev, empresa de processamento de dados do Ministério da Previdência Social, ou o Prodasen, a chamada Secretaria Especial de Informática do Senado Federal. As companhias privadas que fornecem tecnologia para essas estatais de tecnologia também poderiam se mudar para o parque. “Além dos escritórios de venda, elas podem instalar seus centros de desenvolvimento”, diz Ramos.
http://i1177.photobucket.com/albums/x354/pesquisadorbsb7/tidf2.jpg
Segundo o secretário, grandes companhias, como Microsoft, Intel, Oracle, Cisco e Sun, também demonstraram interesse em fincar suas bandeiras no parque, que terá 2 milhões de metros quadrados de área construída. Está prevista, ainda, uma incubadora de empresas inovadoras, administrada pelas duas universidades que participam do projeto, a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Católica de Brasília (UCB).
As duas escolas terão, também, papel fundamental para atingir outra meta: qualificar ou atrair 15 mil profissionais de TIC até 2014, sendo 500 doutores, 3,5 mil mestres e 11 mil especialistas e técnicos. Elas devem garantir cursos de inglês para todos os profissionais que vão atuar no complexo, entre outras coisas.
Em maio, o governo deve publicar o edital de licitação para escolher a empresa que irá criar a infraestrutura e construir os edifícios do parque digital. Se tudo der certo, os envelopes serão abertos no dia 21 de julho e as obras começam em seguida, aproveitando a estação seca em Brasília. O modelo não prevê injeção de recursos públicos. Em vez disso, o Estado vai doar o terreno, avaliado em R$ 1,5 bilhão.
A ideia é montar uma parceria público-privada, com a constituição de uma sociedade de propósito específico (SPE), tendo cinco parceiros na empreitada: o governo do Distrito Federal, a Terracap, estatal que administra os terrenos públicos na capital, a UnB e a UCB, além da empresa ou consórcio vencedor da concorrência.
É essa SPE que vai construir todo o complexo e alugar o espaço para as companhias interessadas, sejam fabricantes, sejam desenvolvedores de produtos, pesquisadores ou prestadores de serviços. Os sócios privados devem fazer uma contrapartida um pouco acima do valor do terreno para ficar em vantagem na partilha da sociedade, e assim fugir das amarras da lei de licitações. Se os recursos não forem suficientes, a SPE vai procurar captar mais dinheiro no mercado.
Um datacenter vizinho ao parque
Antes mesmo da licitação para a construção do Parque Tecnológico Cidade Digital, a região já atraiu seu primeiro projeto de TIC. O novo datacenter do Banco do Brasil e da Caixa, um projeto de R$ 880 milhões que estava parado com a indefinição sobre o parque, começou a ser construído em fevereiro num terreno vizinho, num modelo inédito de parceria público-privada.
Em vez de fazer uma licitação para o projeto, outra para a construção e uma terceira para a prestação de serviços, como a manutenção do prédio, o BB e a Caixa foram em busca de uma empresa que se responsabilizará por todas as etapas. “O fato de a empresa construir, e ela mesma operar, é uma garantia de qualidade”, diz Jesualdo Conceição da Silva, gerente do projeto. A empresa escolhida é a GBT S.A., consórcio que reúne as construtoras GTE Engenharia e Termoest, e a BVA Investimento.
Fonte: http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/54062_BRASILIA+A+CAPITAL+DIGITAL
Pesquisadorbsb April 9th, 2011, 05:20 AM ^^daqui a pouco vai sair alguém do buraco para criticar o investimento em Brasília... Querem apostar...
Pesquisadorbsb April 9th, 2011, 05:59 AM Consórcio TG Inicia Obra de Contrução do DATACENTER do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal
http://i1177.photobucket.com/albums/x354/pesquisadorbsb7/dcbbcef.jpg
Consórcio TG, formado pelas Empresas Termoeste S/A e GCE S/A, inicia Obra de Contrução do DATACENTER do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. O projeto DATACENTER é o resultado da primeira Parceria Público Privada (PPP) e está sendo erguido em um terreno de 40.000m² que abrigará a estrutura de redundância para os Data Centers hoje existentes das duas Instituições.
Fonte: http://www.termoeste.com.br/noticias.php
salengasss April 9th, 2011, 03:24 PM Bom demais, hein? Agora vaaaai! :cheers:
overmatik April 12th, 2011, 06:52 PM Rapaz, e não é que a Apple vai fabricar Ipads no Brasil... Essa notícia foi uma grande surpresa pois o próprio Steve Jobs havia dito que nossa carga tributária era proibitiva. Pessoal de Brasília tinha que se movimentar para trazer essa fábrica para cá.
besantos April 12th, 2011, 06:58 PM Rapaz, e não é que a Apple vai fabricar Ipads no Brasil... Essa notícia foi uma grande surpresa pois o próprio Steve Jobs havia dito que nossa carga tributária era proibitiva. Pessoal de Brasília tinha que se movimentar para trazer essa fábrica para cá.
Muito difícil essa fábrica ficar fora do eixo Rio-São Paulo... no anúncio, disseram que haverá uma necessidade muito grande de mão-de-obra extremamente qualificada na área, e só esses dois Estados, hoje, tem capacidade instalada de fornecer esse tipo de mão-de-obra.
UFRJ, ITA, IME, Unicamp, USP....
Só a UnB não dá nem pro cheiro.
Pesquisadorbsb April 12th, 2011, 08:45 PM Rapaz, e não é que a Apple vai fabricar Ipads no Brasil... Essa notícia foi uma grande surpresa pois o próprio Steve Jobs havia dito que nossa carga tributária era proibitiva. Pessoal de Brasília tinha que se movimentar para trazer essa fábrica para cá.
^^Discordo, essa fábrica é quem nem uma paraguaia, somente montadora, tudo vem made in CHINA, então fabricação aqui é ZERO.
overmatik April 13th, 2011, 02:41 PM ^^Discordo, essa fábrica é quem nem uma paraguaia, somente montadora, tudo vem made in CHINA, então fabricação aqui é ZERO.
E esse é o único tipo de fábrica da Apple que teremos. A Apple não fabrica nada, ela só projeta. Quem fabrica as peças são a Foxconn e a Quanta. Mesmo as peças vindo de fora empregos especializados serão gerados, além do preço dos produtos no Brasil que tende a cair, mas não muito.
Se as peças fossem feitas aqui sairia mais caro.
wel_0110 April 13th, 2011, 03:42 PM E esse é o único tipo de fábrica da Apple que teremos. A Apple não fabrica nada, ela só projeta. Quem fabrica as peças são a Foxconn e a Quanta. Mesmo as peças vindo de fora empregos especializados serão gerados, além do preço dos produtos no Brasil que tende a cair, mas não muito.
Se as peças fossem feitas aqui sairia mais caro.
concordo plenamente c/ vc !!:cheers:
Pesquisadorbsb April 13th, 2011, 05:51 PM ^^Sinceramente se não houver reforma tributária, o preço não vai cair nada. Não adianta o governo federal baixar os impostos, TODOS os estados e municipios tem que baixar os impostos estaduais e municipais.
AlexandreBSB April 16th, 2011, 07:29 PM Isso seria uma má noticia???:ohno:
Reunião em Jundiaí pode indicar opção da Foxconn
A confirmação de endereço comercial de uma filial da Apple em um galpão na
Rodovia Hermenegildo Tonoli, em Jundiaí (SP), e uma reunião entre o prefeito
Miguel Haddad (PSDB), secretários e um representante da Foxconn do Brasil na
quinta-feira acenderam ainda mais as expectativas da preferência pelo município
para instalação da uma linha de produção de tablets da gigante de tecnologia no Brasil.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Jundiaí, Ari Castro Nunes Filho,
o "namoro" com a Foxconn começou há um ano e meio. "Temos trabalhado para que a
unidade venha para cá. A decisão deles deve estar próxima de ocorrer, porque se
querem colocar produtos no mercado no fim do ano como anunciaram, eles precisam
definir logo." Nunes Filho disse que o encontro com o representante da empresa
taiwanesa que fabrica produtos da Apple na China foi para tratar de assuntos jurídicos
relacionados a serviços públicos em área próxima à unidade instalada no município.
Mas lideranças políticas ouvidas ontem disseram que a reunião também tratou de
temas como benefícios fiscais. Jundiaí não isenta de tributação empresas que se
instalam no município, mas já estudou e negocia isenções fiscais para a fabricante
da Apple, pela proporção e visibilidade do negócio.
Mais que avaliar as próprias possibilidades, a Prefeitura de Jundiaí quis saber quais
as vantagens oferecidas por outras praças em que a Foxconn tem unidades, para
abarcar o investimento de US$ 12 bilhões anunciado na visita da presidente Dilma
Rousseff à China. A Foxconn possui fábricas em Jundiaí, Indaiatuba, Manaus e
Sorocaba. A empresa não se manifestou sobre o assunto.
Link: http://www.parana-online.com.br/editoria/economia/news/524924/?noticia=REUNIAO+EM+JUNDIAI+PODE+INDICAR+OPCAO+DA+FOXCONN
AlexandreBSB April 16th, 2011, 07:42 PM Mercadante e Pimentel defendem projeto da Foxconn
Mercadante mostrou que o investimento de US$ 12 bilhões, considerado exagerado por alguns analistas, não se refere apenas a uma fábrica de componentes, mas a um complexo industrial que envolvera 100 mil empregados, 20 mil dos quais engenheiros, com perspectiva de desenvolvimento de novas tecnologias ligadas à computação e Internet.
A Foxconn, que produz tablets para Apple e Amazon e telefones para as maiores fabricantes de celulares, prevê mudanças do setor para fora do Japão, vítima recente de terremoto. A empresa cogita levar ao Brasil um de seus fornecedores de semicondutores, informou o ministro.
“A proposta, que já foi concretizada na China, prevê construir uma cidade inteligente, com ambiente em wi-fi , que vai exigir muita banda larga; terá sistema digitalizado de equipamento de transporte, sistema de atendimento médico digitalizado, tudo que possa se desdobrar, a partir daí, em novos investimentos no futuro", disse.
Trecho de uma noticia.
Link: http://outroladodanoticia.com.br/inicial/12319-mercadante-e-pimentel-defendem-projeto-da-foxconn.html
Fullgencio May 5th, 2011, 10:53 PM Governo do DF cria novo modelo de gestão para o parque tecnológico (http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=25943&sid=11)
O Parque Tecnológico Capital Digital - projeto que se arrasta há mais de 11 anos em Brasília - terá um novo modelo de gestão, que irá acabar com alguns entraves que impediram sua execução.
A primeira mudança significativa foi que o governador Agnelo Queiroz decidiu dar um basta à especulação imobiliária que vinha ocorrendo nos bastidores entre as empresas candidatas ao empreendimento.
Daqui para frente, as empresas irão se instalar no parque na condição de locatárias. A destinação do terreno e a construção ficará a cargo da Terracap, empresa pública que controla todos os terrenos ainda disponíveis no Distrito Federal.
Para cumprir essa missão, a Terracap deixará de ser uma mera vendedora de terrenos. Participará de uma Sociedade de Propósito Especifico (SPE) que será criada para tocar o parque tecnológico com outros investidores privados. Entretanto, não terá o controle societário dessa SPE.
Para incentivar as empresas a investir no empreendimento, está sendo estudada a criação de uma espécie de "ZPE" (Zona de Processamento de Exportação) dentro do parque, que asseguraria uma série de incentivos ficais, tanto federais quanto do DF, para os interessados em migrar para lá.
O anúncio foi feito pelo secretário de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, Gastão Ramos, durante palestra que proferiu no 1º Fórum de Governo promovido pela Oracle, em Brasília. CDTV do portal Convergência Digital entrevistou o secretário sobre o assunto.
Segundo ele, Oracle, HP, Cisco e Mocrosoft, já manifestaram interesse em se instalar no parque tecnológico. E o Banco do Brasil estuda criar um setor para três mil funcionários, além do investimento que já faz num datacenter, em conjunto com a Caixa Econômica Federal.
FgJkjtoXeW4
Jota Ferro May 6th, 2011, 02:18 AM Esse negocio de ZPE é a mior lenda que já vi. Anunciaram a anos que seriam criadas, sei lá quantas ZPEs, mas o governo reduzir impostos??? Necas, não conheço nenhuma ZPE instalada.
Pesquisadorbsb May 6th, 2011, 06:10 AM Esse negocio de ZPE é a mior lenda que já vi. Anunciaram a anos que seriam criadas, sei lá quantas ZPEs, mas o governo reduzir impostos??? Necas, não conheço nenhuma ZPE instalada.
^^Eu conheço de Caruaru e de Manaus, a mais antiga é claro.
:)
Jota Ferro May 6th, 2011, 04:59 PM ^^Eu conheço de Caruaru e de Manaus, a mais antiga é claro.
:)
Manaus já era zona franca muito antes de falaram em ZPEs, essa de Caruaru realmente não conhecia, mas que impacto teve?
Eram para ser umas 20 ZPEs, funcionando como áreas industriais semelhantes ao que existe na China, mas não se chegou nem perto disso.
Pesquisadorbsb May 6th, 2011, 05:27 PM Manaus já era zona franca muito antes de falaram em ZPEs, essa de Caruaru realmente não conhecia, mas que impacto teve?
Eram para ser umas 20 ZPEs, funcionando como áreas industriais semelhantes ao que existe na China, mas não se chegou nem perto disso.
^^Caruaru é grande exportadora de frutas para a Europa... As ZPEs não precisam ser necessariamente industriais...
r_e_l May 6th, 2011, 05:38 PM Isso vai valorizar algumas coisas em brasília.
Noroeste, Setor Hosp Norte....
Diria claro que daqui uns 4 ou 5 anos.
O que acham ?
abs.
Pesquisadorbsb May 6th, 2011, 05:44 PM ^^Sinceramente eu não sei, vai depender de onde o povo vai morar.
MAMUTE June 25th, 2011, 08:34 PM ENERGIA PARA A CIDADE DIGITAL
Avançam as obras de urbanização do Parque Tecnológico Capital Digital
A Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) e a Companhia Energética de Brasília (CEB) assinaram contrato na última segunda-feira (15) para dar início às obras da subestação de energia elétrica que vai abastecer o Parque Tecnológico Capital Digital. O investimento nas obras de infraestrutura básica do complexo tecnológico é de R$ 27 milhões, que serão empregados em três etapas: subestação de energia elétrica, Linha de Distribuição e Rede Subterrânea de Distribuição. As obras da subestação iniciam nos próximos dez dias.
O complexo tecnológico será implantado ao lado do Parque Nacional de Brasília e conta com área de 133 hectares, que deve abrigar cerca de 2000 empresas do setor de tecnologia, sendo dividida em seis lotes. Para a implantação da subestação da CEB, serão destinados 8 mil metros quadrados.
As empresas que irão funcionar no complexo tecnológico serão ligadas às áreas de tecnologia da informação, comunicação, telecomunicação, biotecnologia e nanotecnologia. A meta é duplicar o faturamento no setor tecnológico do Distrito Federal e gerar 80 mil empregos.
http://www.terracap.df.gov.br/internet/index.php?sccid=35&ctuid=821
Zé do DF October 10th, 2011, 03:20 PM Pessoal,
Dei uma passada rápida na Cidade Digital neste fim de semana e tirei umas fotos do Data Center Caixa BB, primeiro empreendimento do bairro:
http://i178.photobucket.com/albums/w245/einsteinrib/IMG_20111007_173836.jpg
http://i178.photobucket.com/albums/w245/einsteinrib/IMG_20111007_173901.jpg
MikeVonJ October 11th, 2011, 12:39 AM ^^Que bom que já estão avançando, mas gostaria de saber quais outros empreendimentos estão previstos pra lá.
Farol da Barra October 11th, 2011, 02:49 AM Não sabia que Brasília está fazendo um parque tecnológico.
Isso será ótimo pra cidade!!
porotto October 11th, 2011, 02:59 AM ^^
nem eu!
brasília ta aos poucos toado jeito de cidade grande falta agora tomar de São Paulo e Rio o posto dela de CAPITAL DO BRASIL..
Zé do DF October 11th, 2011, 02:50 PM ^^Que bom que já estão avançando, mas gostaria de saber quas outros empreendimentos estão previstos pra lá.
Pois é, a única movimentação que vi foi da obra acima. Já dá para ver a localização do Data Center no GE, ficará bem próximo da Granja do Torto.
Vamos aguardar os próximos lançamentos.
r.palmeira January 5th, 2012, 08:32 PM parabens a Brasilia é como muita satizfação que tomei conhecimento da noticia... o futuro passa por aí, na era da economia do conhecimento estas iniciativas de parques tecnologicos tem tanta importancia como tinham os jazidos de ferro na era da economia industrial
Depois da surpresa de saber da existencia do Porto Digital de recife, que é o maior parque tecnologico do Brasil, supera Campinas, agora deliciu-me com esta iniciativa que nao tinha conhecimento... parabens aos idealizadores deste magnifico projeto...,
oengenheiro September 7th, 2012, 03:14 PM Chile terá primeiro data center do Google na América Latina
Déborah Oliveira07 de setembro de 2012 - 10h00
inShare
Imprima
Mais +
Para IDC, a escolha pelo país, e não pelo Brasil, pode ter levado em consideração os custos e a maturidade do mercado de TI chileno
A Google anunciou hoje (6/9) seu primeiro data center na América Latina. A cidade de Quilicura, perto de Santiago, no Chile, foi a escolhida para abrigar a instalação, que vai atender a toda a região, de acordo com post publicado no blog oficial da gigante de buscas. O Brasil, considerado um hub na América Latina e um país atrativo para investimentos, perdeu a preferência da empresa.
Procurada pela reportagem da COMPUTERWORLD, a assessoria de imprensa da empresa no Brasil disse que a Google não fala sobre o assunto, mantendo as informações divulgadas no blog oficial da companhia.
Segundo informações do blog oficial da Google, o empreendimento já está e construção e ficará pronto em 2013 e o "investimento no longo prazo nesse data center vai chegar a 150 milhões de dólares, sendo um dos mais eficientes e ambientalmente amigáveis da América Latina, construído sob os mesmos padrões que usamos em todo o mundo”.
A empresa afirma que como o uso da internet na América Latina cresce, as pessoas estão procurando por informação e entretenimento, novas oportunidades de negócios e melhores formas de conectar-se com amigos e família. “Estamos construindo esse centro de dados para nos certificar de que nossos usuários na América Latina e no mundo têm o acesso mais rápido e mais confiável possível a todos os serviços da Google”, disse.
Uma vez em funcionamento, o centro de dados empregará até 20 pessoas, incluindo técnicos de informática, engenheiros e pessoal de segurança.
Para Carlos Eduardo Calegari, analista sênior do mercado de software da consultoria IDC Brasil, o principal motivador que teria levado a empresa a investir no Chile é simples: custo. “A mão de obra no Brasil é mais cara do que lá”, sintetiza.
Na opinião de Martin Jahn, analista de serviços da IDC Brasil, custo de mão de obra em solo nacional é reclamação número um dos players de serviços. “Isso espanta investimentos locais”, comenta. Outro atrativo em favor do Chile, na visão de Jahn, seriam os impostos.
Calegari aponta ainda que do ponto de vista de tecnologia da informação, o mercado chileno é mais maduro do que o nosso. “Em questão de equipamentos não há tanta diferença. Mas estamos vivendo a alta do dólar, o que impacta no mercado de hardware. Não sei até que ponto isso teria sido fator primordial”, avalia.
De acordo com ele, a infraestrutura de telecom do Chile é muito semelhante à brasileira. “Por isso, entendo que não é elemento determinante para a escolha”, diz.
Calegari afirma que a chegada de um data center de uma empresa mundial em solo nacional, a exemplo da Amazon Web Services (AWS), seria fundamental para a economia. “Temos condições de ter outros centros de dados por aqui e nosso mercado é maior do que o chileno”, argumenta. “Seria uma boa oportunidade para construir um data center fora do eixo Rio-São Paulo, contribuindo para o desenvolvimento do País”, finaliza. Mas, perdemos essa.
Fonte:http://idgnow.uol.com.br/ti-corporativa/2012/09/07/chile-tera-primeiro-data-center-do-google-na-america-latina/
Amazon chega ao Brasil em setembro, diz jornal
Da Redação21 de março de 2012 - 16h00 - Atualizada em 21 de março de 2012 - 16h06
inShare
26
Imprima
Mais +
Segundo Brasil Econômico, apenas Kindles, livros, CDs e DVDs seriam vendidos no começo, e produtos de maior porte ficariam para o ano seguinte.
O Brasil deve ganhar uma versão nacional da Amazon em setembro deste ano. A princípio ela venderá apenas Kindles, livros, CD e DVDs - incluindo aí softwares e games – mas é possível que passe a comercializar produtos de maior porte já no ano seguinte.
A informação vem de um documento da própria empresa, ao qual o jornal Brasil Econômico diz ter tido acesso. Em entrevista ao periódico, um executivo ligado à companhia, que preferiu não se identificar, afirmou que o portal já está atrás de um centro de distribuição em São Paulo, Estado que responde pela maior parte das vendas do setor.
O e-commerce nacional é o sétimo maior do mundo – em 2011 arrecadou 18,7 bilhões de reais – e, segundo o instituto Translated.net, deve alcançar a quarta posição em 2015. Para efeito de comparação, ano passado a renda da Amazon foi de 87 bilhões de reais, vinte vezes mais que os 4,2 bilhões da B2W – controladora de Submarino, Shoptime e Americanas.
A abertura da loja virtual da gigante é comentada há algum tempo. Em julho de 2011 ela começou a contratar no País – buscava um gerente sênior para o setor do Kindle – e em dezembro passou a oferecer serviços de computação em nuvem para companhias. Sua chegada é natural, pois já está presente nos seis maiores mercados globais (Estados Unidos, China, Japão, Alemanha, Reino Unido e França) e o Brasil é o próximo da lista – Espanha e Canadá também possuem versões locais do site.
A Amazon, para manter sua imagem intacta –é a terceira empresa mais admirada pelos norte-americanos – terá de superar problemas de logística, transporte e tributação, que prejudica a maioria dos concorrentes por aqui. Por isso, talvez, deverá começar com produtos pequenos, cuja entrega é bem mais simples.
Fonte:http://idgnow.uol.com.br/internet/2012/03/21/amazon-chega-ao-brasil-em-setembro-diz-jornal/
O GDF do Agnelo come muita mosca, era pra batalhar pra trazer um investimento
desses aí para o DF, seria uma ancora e tanto, aguem do GDF podia tentar
negociar com a Amazon, pois a Amazon está vindo para o Brasil,
terá site em português, venderá livros e dvds escritos em lingua portuguesa,
terá um centro de processamento de dados aqui no Brasil, e um super
armazem/centro de distribuição altamente robotizado e automatizado
no Brasil, não sei onde eles vão se instalar, mas acho que Brasilia seria uma boa opção,
se o GDF entrasse com redução de impostos, financiamento e infra estrutura.
|
|