View Full Version : Introdução de portagens vai penalizar regiões que têm empobrecido nos últimos anos

JohnnyMass
October 25th, 2006, 11:52 AM
É extenso mas muito "interessante"...

Estudos revelam incoerências
Introdução de portagens vai penalizar regiões que têm empobrecido nos últimos anos
25.10.2006 - 09h05 Luísa Pinto PÚBLICO

O Governo justificou a decisão de introduzir portagens em três das sete auto-estradas concessionadas em regime de isenção de custos para o utilizador (Scut), alegando que eram apenas essas que cumpriam cumulativamente critérios de desenvolvimento económico e que tinham vias alternativas consideradas razoáveis.

E foram esses mesmos critérios que possibilitaram que a Scut do Algarve permanecesse sem portagens: se, ao nível do desenvolvimento económico, a região algarvia cumpria os requisitos, o mesmo não se poderia dizer, alegou o ministro das Obras Públicas no anúncio da decisão, quanto à existência de alternativas: a Estrada Nacional n.º 125 não poderia ser uma estrada alternativa porque ultrapassava um tempo de percurso considerado razoável.

Dizia o ministro, mas não dizem os relatórios dos estudos em que o Governo assentou a decisão, e que ontem foram disponibilizados. A consultora que andou a fazer medições em campo, e que comparou percursos nas Scut do Algarve e do Grande Porto com os tempos despendidos nas vias alternativas, demonstra que a Scut do Algarve caberia nos critérios das concessões que vão receber portagens: uma deslocação entre Lagos e a fronteira com Espanha demora, em média, 1h10; o mesmo percurso, efectuado pela via alternativa, a Estrada Nacional n.º 125, demora 2h17, não chegando a atingir, sequer, o dobro do tempo – e nos critérios analisados, considera-se como alternativa “razoável” aquela que consome até mais 130 por cento de tempo despendido numa Scut. Isto é, explicam os mesmo relatórios ontem divulgados, foi apurado um rácio para relacionar o tempo de percurso na Scut e o tempo de percurso no itinerário alternativo; se o valor obtido fosse 1,0, significaria que o tempo de percurso através do itinerário alternativo seria o dobro do tempo do percurso através do corredor Scut. E o índice de referência que foi considerado como limite para ser considerada como oferta razoável a rede viária alternativa foi 1,3 – 130 por cento.

Esta é apenas uma das incoerências que podem ser encontradas nos estudos que o Ministério das Obras Públicas ontem disponibilizou, na sua página na Internet. Outra delas é que a introdução de portagens nas Scut (auto-estradas sem custos para o utilizador) vai penalizar regiões cuja riqueza tem vindo a regredir nos últimos anos.

Descida abaixo da média nacional

Segundo esses estudos, todas as regiões atravessadas pelas auto-estradas em que o Governo pretende introduzir portagens em 2007 (Scut Costa de Prata, Scut do Grande Porto e Scut Norte Litoral) viram o seu Produto Interno Bruto (PIB) emagrecer, e sempre abaixo da média nacional.

É o que acontece nas regiões NUT III do Grande Porto, do Cávado, do Minho-Lima e do Ave (as quatro regiões atravessadas pela Scut Norte Litoral), que passou de um PIB per capita médio de 89,5 por cento em 2001, para 88,5 por cento em 2003. É também o que acontece nas quatro regiões NUT III atravessadas pela Scut Costa de Prata (para além do Grande Porto, também a região de Entre Douro e Vouga, o Baixo Vouga e o Baixo Mondego), que passaram de um PIB per capita médio de 98,1 por cento em 2001 para os 96,3 por cento em 2003. E é o que acontece nas três regiões atravessadas pela Scut do Grande Porto (para além do Grande Porto, as regiões do Tâmega e do Ave) e que viram o PIB per capita médio emagrecer dos 85,3 por cento atingidos em 2001 para os 84,1 por cento conseguidos em 2003.

Estas médias são conseguidas através de cálculos efectuados com base no número de habitantes de cada concelho, sem que haja diferenciação entre a riqueza produzida no Grande Porto (a única de todas as NUT III atravessadas que, em 2003, conseguiu um PIB médio superior ao PIB nacional, nos 102,5 por cento) e a que foi conseguida, por exemplo, na região do Tâmega, que atingiu os 49,2 por cento do PIB.

Porém, a forma como as médias foram calculadas – num método cujo relatório de verificação independente assinado pela PriceWaterhouseCoopers no dia em que a medida foi apresentada, no dia 18 de Outubro, é atestado como “correcto” – tiveram sempre em conta o número de habitantes numa lógica de região e não numa lógica de concelho; o que implica que, ao serem contabilizados os concelhos mais populosos, e que são também os mais ricos, junto com os menos populosos, acabou por influenciar todos os indicadores da região. O mesmo acontece com outro dos critérios que foram analisados, e que a divulgação dos estudos agora permite escalpelizar: o índice de poder de compra concelhio (IPCC), que, segundo os parâmetros do Governo, deveria em cada região ter uma média superior a 90 por cento da média nacional.

Só 25 por cento dos concelhos cumprem critérios

O Governo defendeu que a aplicação das portagens só aconteceria nas Scut que cumprissem, cumulativamente, os três critérios previamente definidos – existência de alternativa que não gastasse, no tempo de percurso, mais do que 130 por cento daquele que é despendido numa Scut, um IPCC superior a 90 por cento da média nacional e um PIB per capita médio regional superior a 80 por cento. Mas, se o mesmo Governo tivesse optado por fazer análises concelhias (como fez o seu antecessor, António Mexia – ver texto na página ao lado), as portagens só poderiam ser aplicadas a 25 por cento dos concelhos em causa. Dos 66 concelhos que são atravessados, ou directamente servidos, pelas três Scut em causa (Costa de Prata, Norte Litoral e Grande Porto), apenas 18 têm um índice de poder de compra concelhio (IPCC) superior a 90 por cento da média nacional.

Dos 11 concelhos que são atravessados pela Scut Costa de Prata apenas três atingiram em 2004 um IPCC médio concelhio superior aos 90 por cento: Aveiro, Vila Nova de Gaia e Espinho; e dos outros 13 concelhos servidos por esta mesma Scut (contabilizados numa manga de 20 quilómetros sobre o canal de atravessamento) só quatro atingem esse requisito: Maia, Matosinhos, Porto e São João da Madeira.

Também nos quatro concelhos directamente atravessados pela Scut do Grande Porto, apenas dois (Matosinhos e Maia) cumprem esse critério; os outros dois concelhos atravessados, Lousada e Paços de Ferreira, atingiram em 2004 um IPCC médio de 53,6 e 64,3 por cento, respectivamente. No caso dos 17 municípios servidos por esta mesma Scut, apenas quatro cumprem o critério definido pelo Governo.

Na Scut Norte Litoral, também dos oito concelhos que são directamente atravessados pela auto-estrada há seis que não cumprem esse critério – só Porto e Matosinhos conseguem superar os 100 por cento de média; dos 13 municípios que são servidos por esta auto-estrada, dez deles não cumprem este critério, por terem registado um IPCC inferior a 90 por cento da média nacional.

Recorde-se que o Governo analisou a Scut Norte Litoral com mais detalhe, por entender que, na sub-região Minho-Lima, os critérios estabelecidos não eram cumpridos. Por isso, a decisão de só cobrar portagens entre Porto e Viana do Castelo, mantendo-se a isenção até Ponte de Lima e até Caminha. Agora, o mesmo tipo de argumentos é usado noutros concelhos. Ontem, o presidente da Câmara de Paços de Ferreira, Pedro Pinto, lembrou, durante a apresentação do plano de investimentos que o Grupo IKEA tenciona fazer em Portugal (ver Economia) que o seu concelho não cumpre nenhum dos critérios descritos pelo Governo, pelo que apelava a que o executivo revisse a sua posição.

Também ontem o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, inisistiu que foram critérios de desenvolvimento económico e justiça regional que presidiram à decisão. “O que nos move é a aposta no papel que as infra-estruturas têm no desenvolvimento das regiões mais deprimidas”, argumentou para lembrar que, ao mesmo tempo que anuncia portagens em Scut já existentes, são lançadas outras concessões sem portagens, como é o caso de uma nova Scut entre Vila Real e Bragança.

Fonte: Público

Este governo anda claramente a tramar o norte do país!:bash: mas quando é que estas guerrinhas vão acabar????

Daniel_Portugal
October 25th, 2006, 12:10 PM
^^ e nesse norte inclui o o Grande Porto?

ps: eu nao percebo porque o governo quer lixar o norte... a regiao que mais produziu desde sempre em portugal. a regiao que mais dinheiro deu a Lisboa ao longo dos seculos de historia que temos. eh triste... e de certa forma... às vezes faz pensar num split bye bye rectangulo, hello dois quadrados.

Arpels
October 25th, 2006, 12:46 PM
uma parvoice em 3 actos, não se entende como o Algarve e a Madeira continuam isentos de portagens quando tiveram um crescimento maior que a região onde as SCUT vão pagar portagem, depois queixem-se que temos um pais a varias velocidades.

Fern
October 25th, 2006, 05:01 PM
^^ e nesse norte inclui o o Grande Porto?
ps: eu nao percebo porque o governo quer lixar o norte... a regiao que mais produziu desde sempre em portugal. a regiao que mais dinheiro deu a Lisboa ao longo dos seculos de historia que temos. eh triste... e de certa forma... às vezes faz pensar num split bye bye rectangulo, hello dois quadrados.
As regioes que mais dinheiro deram foram as colonias.. e nao apenas a Lisboa. As regioes que mais dinheiro dao ao Porto sao neste momento Lisboa e a UE! :D
Johnny- o governo quer tramar o norte mas no entanto e' a regiao a qual sao atribuidos mais fundos (que tem servido para muito pouco diga-se)... uma pequena contradicao! ;)

TeKnO_Lx
October 25th, 2006, 06:05 PM
a lógica do Governo é correcta mas a aplicação não a é. Isto é segundo os criterios essas SCUTS deveriam ser sem portagem, mas são decisoes politicas.

a mesma que me diz que o Governo só não vai implementar portagens no Interior e Algarve. o resto vai tudo

No interior por todas as razoes sabidas, basicamente pobreza. e Algarve porque iria tirar competitividade á região, quando esta está em competição com Espanha e outros destinos sem portagens. Um sistema a ter em conta poderia ser a isenção de pagamento durante os meses de Julho e Agosto (pelo menos).

Portugal é pobre.. não temos dinheiro para nada.. o Estado funciona mal.. é por isso que estamos como estamos

fred_mendonca
October 25th, 2006, 08:10 PM
O Algarve devia pagar portagens. A N125 não é uma estrada assim tão má, há troços onde se conseguem atingir velocidades muito razoáveis.

Portugues
October 25th, 2006, 08:43 PM
Meus caros, se vocês abrirem os livrinhos de história vão perceber que Lisboa sempre quis travar quem um dia lhe fazia sombra. Primeiro foram os territórios que Colombo descobriu, depois Nova Lisboa, depois Macau,..., como perdeu isso tudo quer sugar a cidade do Porto. Lisboa sempre precisou de terceiros para alimentar os seus vícios.

A lógica do Governo é igual à da batata, quem irá sofrer será o desgraçado povão!?! A historia repete-se...este Portugal é só Rosas!!!

Arpels
October 26th, 2006, 12:28 AM
É verdade ja viu isto? eles ate vem dai de ao pe de si no Alto Douro para Lisboa, caso do PM, e la do sul, caso do PR, pa roubar o resto do pais.
No meio do seu comentário que não tem nada a ver com o assunto sera que essa cabeça louca não ve que a questão é outra e que o problema não é a capital mas a mentalidade dos governantes de trampa nascidos neste pais que independentemente do sitio onde nascem so fazem trampa? :bash: ja agora compre todos os livros de historia que puder, Colombo não descobriu nenhuma terra para Portugal, td o que descobriu foi para Espanha.

Filipe_Golias
October 26th, 2006, 12:48 AM
Eu considero-me um leigo nesta matéria... mas se de facto pretendem colocar portagens em regiões cujo poder económico tem decaído nos últimos anos, enquanto outras se manterão SCUT, apesar do seu PIB ser superior à média nacional e terem alternativas consideradas viáveis... acho muito mal! :no:

Eu nunca fui com a cara do Mário Lino e pelos vistos tenho razão...

Reflex
October 26th, 2006, 12:58 AM
O que eu acho fabuloso é que "Lisboa" é sempre a culpada no meio disto tudo... eu acho que mesmo que o Governo estivesse sediado em Coimbra, Lisboa seria sempre o alvo...:dunno:

Quanto à questão em si... não estou propriamente dentro do assunto, em especial dos estudos que foram feitos, mas parece-me no mínimo suspeito que as 3 SCUTs do litoral norte passem a pagar portagem. É que não é 1 nem 2, são logo as 3! Se é para marginalizar positivamente o interior em relação ao litoral (o que dado o grau de desenvolvimento inferior, em relação à faixa costeira, eu não posso achar mal!), então que se ponham portagens em todas as SCUTs do litoral e não nalgumas...

Já agora... alguém se quer lembrar da CREL por estes momentos...?;)

daniel322
October 26th, 2006, 01:12 AM
O que eu acho fabuloso é que "Lisboa" é sempre a culpada no meio disto tudo... eu acho que mesmo que o Governo estivesse sediado em Coimbra, Lisboa seria sempre o alvo...:dunno:

ora aqui esta uma boa proposta! quando começam a mudança? :D:D :lol:

Filipe_Golias
October 26th, 2006, 01:23 AM
Quanto à questão em si... não estou propriamente dentro do assunto, em especial dos estudos que foram feitos, mas parece-me no mínimo suspeito que as 3 SCUTs do litoral norte passem a pagar portagem. É que não é 1 nem 2, são logo as 3! Se é para marginalizar positivamente o interior em relação ao litoral (o que dado o grau de desenvolvimento inferior, em relação à faixa costeira, eu não posso achar mal!), então que se ponham portagens em todas as SCUTs do litoral e não nalgumas...
Mas pelos vistos, no entender do governo, no resto do litoral não há vias alternativas viáveis :|

nex
October 26th, 2006, 01:31 AM
a proposito de estradas pagas e outros desvaneios porque é que se paga de Lisboa para Elvas e é gratuito de Badajoz para Madrid?

http://local.live.com/default.aspx?v=2&cp=39.544294~-6.27594&style=r&lvl=8

daniel322
October 26th, 2006, 01:34 AM
a proposito de estradas pagas e outros desvaneios porque é que se paga de Lisboa para Elvas e é gratuito de Badajoz para Madrid?

http://local.live.com/default.aspx?v=2&cp=39.544294~-6.27594&style=r&lvl=8

pq entras na "europa" :lol:

Reflex
October 26th, 2006, 01:35 AM
:rofl::rofl:

Filipe_Golias
October 26th, 2006, 01:37 AM
Não sei se :lol: com a piada se :cry: com o ridiculo da situação.

nex
October 26th, 2006, 01:37 AM
pq entras na "europa" :lol:

com uma resposta dessas calo e como :rofl:

daniel322
October 26th, 2006, 01:38 AM
:hilarious

Arpels
October 26th, 2006, 11:06 AM
hehehe :)

Herrmando
October 26th, 2006, 08:04 PM
O centralismo do governo sedeado em Lx é uma vergonha... Neste caso o Português tem toda a razão.

Portugues
October 26th, 2006, 08:13 PM
O centralismo do governo sedeado em Lx é uma vergonha... Neste caso o Português tem toda a razão.

Não é só neste. Ha mts casos em que eu tenho razão, vocês é que têm dificuldade em compreender certas e determinadas situações. Neste caso, eu lamento pelo povo português menos favorecido, porque este não terá as mesmas condições para circular que aquele que é abastado. Até as vias de acesso começam a fazer a divisão social entre "ricos e pobres". Sim, porque quem anda de Mercedes matricula "06" não tem dificuldades em pagar estes luxos, mas o normal operario que guia um Uno matricula "97" com certeza que vai sentir na carteira os euritos a mais que terá que contribuir para os cofres de Lisboa.:banned:

Arpels
October 26th, 2006, 08:14 PM
os cofres k lhe pagam a reforma ne? ;) tem toda a razão sim Herrmando, leva daqui os governantes para ai e leva tambem as portagens das nossas pontes para pores ai nas tuas pontes que não pagam portagem, é o k digo eles vem dai para governar e roubar aqui e apartir daqui o resto do pais mas quem paga mesmo são os Mouros daqui que tem mais portagem por metro quadrado que o norte td junto ;)

Viva_a_Historia
January 28th, 2011, 11:02 AM
Tema bastante actual.

nex
February 15th, 2011, 01:09 PM
http://obloguedosmanteigas.com/wp-content/uploads/2010/11/scuts.A23.jpg

http://www.contraportagens.net/precos.htm

Fundão- Lisboa 34,70 :humbly pukes all over this decisions mode on: off

RoadsterRunner
February 15th, 2011, 01:17 PM
:popcorn:

kafky
February 15th, 2011, 11:53 PM
As regioes que mais dinheiro deram foram as colonias.. e nao apenas a Lisboa. As regioes que mais dinheiro dao ao Porto sao neste momento Lisboa e a UE! :D
Johnny- o governo quer tramar o norte mas no entanto e' a regiao a qual sao atribuidos mais fundos (que tem servido para muito pouco diga-se)... uma pequena contradicao! ;)

Tem dados que sustentem a afirmação sobre as ex-colónias? É porque tanto quanto eu sei estas não foram assim tão lucrativas, muito pelo contrário. A região que a União Europeia mais atribui fundos é ao norte, contudo, a região de LX recebe mais fundos que todas as outras juntas. A arte em enganar a europa e os Portugueses com a cumplicidade do Barroso. A região mais pobre de Portugal é o norte. Aliás é a região mais pobre da europa ocidental. http://epp.eurostat.ec.europa.eu/statistics_explained/index.php/GDP_at_regional_level

DeathWish
February 16th, 2011, 07:43 AM
Tem dados que sustentem a afirmação sobre as ex-colónias? É porque tanto quanto eu sei estas não foram assim tão lucrativas, muito pelo contrário. A região que a União Europeia mais atribui fundos é ao norte, contudo, a região de LX recebe mais fundos que todas as outras juntas. A arte em enganar a europa e os Portugueses com a cumplicidade do Barroso. A região mais pobre de Portugal é o norte. Aliás é a região mais pobre da europa ocidental. http://epp.eurostat.ec.europa.eu/statistics_explained/index.php/GDP_at_regional_level

Recebe mais fundos porque é a que tem mais população e movimenta mais dinheiro, qual é a dúvida? Fazia algum sentido investir tanto em Bragança ou em Vila Real como em Lisboa?
Se o dinheiro que a UE para aí atribui não é aproveitado como deve de ser, mas sim em compadrios e jobs for the boys(Veja-se Braga, por exemplo :bash:), Lisboa não tem absolutamente nada que ver com isso.

Quase todos os maiores corruptos de Portugal, são do Norte. Sócrates, Mesquita Machado, Valentim Loureiro, Fátima Felgueiras(Que nem era portuguesa mas cresceu no Norte), o Oliveira e Costa só não é por pouco, mas Aveiro tem montes de influência Portuense, Pinto da Costa... Preciso de continuar? E isto tudo foi só de cabeça.
O Cavaco Silva é de Boliqueime.

Quando nem quem origina de uma região quer saber dela, não vão ser os outros a querer saber.
Lisboa é a região que mais contribui com impostos. Onde mais pessoas vivem, que mais dinheiro movimenta. Claro que é natural que mais dinheiro cá fique. Ao contrário do que vocês pensam, não é Lisboa que rouba o vosso dinheiro, é o contrário. O que vocês produzem não chega para tapar nem o que gastam. O dinheiro de Lisboa e do resto do país é canalizado para Lisboa, Porto, Madeira e Algarve, o resto do país fica a arder. Tanto que é, que nem em questões de dinheiro o Norte se entende. Pergunta a quantos dos nortenhos que não sejam do Porto acham que o Porto sai prejudicado nalguma coisa. Eu já o fiz e todos me deram a mesma resposta, curioso...

Pelo contrário. Ficam divididos entre o Porto e "o resto".
O Porto é mais centralista que Lisboa. Basta ver que quando se fala em Norte, um Portuense diz logo "ah o Porto, sim". Já quando se diz Centro, práticamente nenhum Lisboeta associa a Lisboa.

Se o governo fosse no Porto, seria bem mais centralista, podem muito bem ter a certeza disto. Reclamam que Lisboa é centralista, mas o Lisboeta está-se simplesmente nas tintas para com o dinheiro que para aí vai. Já o Portuense, sempre que sai uma notícia qualquer em que Lisboa gasta um pintelho de dinheiro qualquer, vive para dizer que foi pago com os impostos que ele e os seus pagaram.

E temos bastantes problemas por resolver cá, também. Trânsito, estradas miseráveis, prédios em ruínas, problemas sociais causados pela excedida imigração, transportes ineficientes, maior custo de vida para salários iguais aos do resto do país, estradas e pontes pagas a peso de ouro e que servem mal as pessoas, enfim...

Vocês acham que a regionalização resolveria os nossos problemas, eu acho que a regionalização resolveria o nosso problema. Estamos quites. Partam Portugal aos bocados e deixem cada região governar-se com o que produz. Depois, sim, vamos ver quem fica pior. Lisboa, ou o resto... Ás vezes anseio o dia da vinda da regionalização. :| E se der para o torto, claro, podemos contar logo com o típico "Foi o centralismo Lisboeta a funcionar". "Eles quiseram regionalizar para deixarem de mandar dinheiro para cá, porque são egoístas e centralistas, só pensam neles. Enquanto nós cá falta-nos o dinheiro e não temos trabalho".

Viva_a_Historia
February 16th, 2011, 09:51 AM
Já quando se diz Centro, práticamente nenhum Lisboeta associa a Lisboa.

És o primeiro lisboeta (ou lisbonense?) a assumir que geograficamente Lisboa está no Centro do país.

Viriatuus
February 16th, 2011, 11:55 PM
DeathWish:

Recebe mais fundos porque é a que tem mais população...

Nao, nao tem...

toniho
February 17th, 2011, 02:00 AM
E o Sócrates não é do Norte.
E falares do Cavaco Silva foi supostamente para indicar uma pessoa não-corrupta?! É que exemplos avulsos arranjam-se de qualquer sítio (e não querem dizer absolutamente nada).

Herrmando
February 28th, 2011, 01:04 PM
Quase todos os maiores corruptos de Portugal, são do Norte. Sócrates, Mesquita Machado, Valentim Loureiro, Fátima Felgueiras(Que nem era portuguesa mas cresceu no Norte), o Oliveira e Costa só não é por pouco, mas Aveiro tem montes de influência Portuense, Pinto da Costa... Preciso de continuar? E isto tudo foi só de cabeça.
O Cavaco Silva é de Boliqueime.

:lol: Em Lisboa é só gente pura! Gente boa, sem ponta de maldade, depois vêem os ciganos e os gajos do Norte e dão cabo da raça! Para qdo campos de concentração para esses imundos???:lol:
É incrível a idiotice q se diz... O resto nem vou comentar pq vai na mesma onda.