View Full Version : FIR BRASILIA

Rcrd
November 5th, 2006, 10:43 PM
FIR: A Flight Information Region (FIR) is an aviation term used to describe airspace with specific dimensions.

A FIR Brasília (SBBS) limita-se a Sul e Oeste com a FIR Curitiba, a Leste com a FIR Cape Town (entre outras limitações com espaço aéreo africano)*, a Nordeste com as FIR´s Recife e Atlântico, a Norte e a Noroeste com a FIR Amazonica.

Sob o espaço aéreo da FIR Brasília flui grande parte do tráfego do espaço aéreo brasileiro na aviação real. Sob a jurisdição da FIR Brasília encontram-se grandes e movimentadas Terminais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e, logicamente, Brasília.

http://img114.imageshack.us/img114/2401/mapafirfm3.jpg

*So pra ter uma ideia de dimensao!

Rcrd
November 5th, 2006, 10:53 PM
Comentario interessante a respeito do trafego aereo. Olha que o problema ja estava grave faz tempo.

"Para haver gerenciamento de tráfego aéreo é necessários existir um Serviço de Tráfego Aéreo baseado em comunicação bilateral, disponibilidade de Centros de Controle de Tráfego Aéreo e a estruturação e divisão do espaço aéreo em FIR - Flight Information Region (Zonas de Informação de Vôo). Hoje este gerenciamento está abaixo do necessário, devido à falta de estrutura e sistemas que permitam o ordenamento do fluxo de tráfego aéreo. Normalmente medidas paliativas são adotadas nas regiões de onde o congestionamento de tráfego é maior, como São Paulo com Slot Time que determina o horário de decolagem ou pouso para tentar manter um fluxo constante de tráfego, mas essas medidas não contam com a falta de capacidade dos aeroportos em receber e organizar essas aeronaves em seus pátios. Nas rotas que se destinam a São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, são comuns instruções do Centro Brasília para reduzir a velocidade, ou tomar a proa de um auxílio fora de sua rota para ordenar o fluxo e aumentar seu tempo de vôo."

CH
November 5th, 2006, 11:04 PM
A FIR Amazôzica deve ser muito grande tbm. A FIR Recife então...deve abocanhar uma porção enorme do atlântico.
Não tem mais informações sobre as demais FIR's??

Rcrd
November 5th, 2006, 11:07 PM
^^ Eu tinha visto um mapa mostrando todas as "FIRs" mas tava em preto e branco e de baixa resolucao.

Eu sei que tem a FIR Curitiba, Atlantico, Recife... etc.