View Full Version : Prefeitura de São Paulo recebe 265 ônibus e amplia oferta de lugares no transporte

cez@raes
November 7th, 2006, 12:52 PM
Maior comodidade aos passageiros, melhores condições operacionais aos motoristas, mais lugares disponíveis no transporte coletivo da cidade. A Prefeitura recebeu nesta segunda-feira (06/11), 265 novos ônibus que substituem os antigos em circulação em sete das oito regiões da cidade. O prefeito vistoriou o terceiro lote entregue conforme cronograma que prevê, até o final de 2008, a retirada de circulação de todos os veículos com mais de 10 anos.

“Isso mostra que o cronograma está sendo cumprido e esperamos que até o final da gestão, toda a frota esteja renovada. Essa substituição traz mais conforto aos usuários uma vez que os ônibus quebram menos, e têm maior capacidade”, disse o prefeito, que conferiu alguns dos novos modelos: o bi-articulado, com capacidade para 169 passageiros; o articulado, que transporta pelo menos 116 pessoas; e o padron, para cerca de 100 usuários.

A substituição gradativa dos veículos com mais de dez anos de fabricação faz parte do acordo firmado entre a Secretaria Municipal de Transportes e as empresas de ônibus. A cidade já recebeu 481 novos veículos, o que representa 70% da meta prevista para este ano, que é de 689 unidades. Até o final de dezembro serão trocados outros 208 veículos. No novo lote, 80 ônibus são adaptados para pessoas com mobilidade reduzida. Agora, o sistema já conta com 962 veículos acessíveis.

Mais lugares

Segundo o secretário de Transportes, com os novos ônibus houve um aumento de 26,7% na oferta de lugares, passando a atender 27.300 passageiros em todas as regiões beneficiadas. Os veículos antigos tinham capacidade para 21.546 passageiros. Isso se deve ao tamanho dos ônibus, que varia de 13 a 18 metros de comprimento, em comparação com os antigos, de aproximadamente 10 metros. Os modelos bi-articulados têm 27 metros de comprimento, o que equivale a três ônibus num só.

Além de mais espaço, os ônibus novos dispõem de tecnologia avançada, suspensão pneumática, que confere mais maleabilidade para direção, câmbio e freio. Alguns modelos têm pisos baixos e podem receber elevador para cadeira de rodas, além de contar com área para cadeirantes e cão-guia. Todos são equipados com motores Euro 3, que atendem às normas ambientais, com menor emissão de poluentes.

Substituição

Todos os ônibus fabricados entre 1991 e 1993 já foram substituídos. Até o final de dezembro serão retirados do sistema os fabricados em 1994, e mais um terço dos de 1995. Em 2007, 1.232 veículos serão substituídos e até o fim de 2008, todos os coletivos com mais de dez anos estarão fora de circulação, totalizando 3.318 novos ônibus.

A região da Casa Verde, Cachoeirinha, Santana, Tucuruvi, Jaçanã, Tremembé, Vila Maria e Vila Guilherme, que operava com ônibus mais antigos, recebeu o maior número de veículos: 88. Outros 45 foram para a região de Santo Amaro, Jabaquara, Cidade Ademar, Socorro e Parelheiros; seguida pela região do M’Boi Mirim, com 42.

Na região da Penha, Ermelino Matarazzo, São Miguel, Itaim Paulista e Guaianases, 46 ônibus novos começaram a circular. Outros 27 foram para Perus, Freguesia do Ó, Pirituba e Brasilândia; 12 para a região de Butantã e Campo Limpo; e 5 para o Ipiranga, Vila Prudente e Sapopemba. Do total de novos veículos, a maior parte é do tipo Padron.

Acompanharam o prefeito os secretários municipais de Transportes e Habitação, além do presidente da CET e do presidente da SPTrans.

http://i143.photobucket.com/albums/r153/cezaraes/DSC_6390_alta_1162850499.jpg

http://i143.photobucket.com/albums/r153/cezaraes/DSC_6380_alta_1162850446.jpg

http://i143.photobucket.com/albums/r153/cezaraes/DSC_6374_alta_1162850363.jpg

http://i143.photobucket.com/albums/r153/cezaraes/DSC_6356_alta_1162850313.jpg

Noticia retirada do Site da Prefeitura.

legal
November 7th, 2006, 04:52 PM
Boa noticia!
A frota de Sampa esta cada vez mais moderna!

Smartboy
November 7th, 2006, 06:51 PM
Pena que eles não tem ar condicionado, pois pegar ônibus no verão em São Paulo não é nada fácil. Mas e os asfaltos com esses ônibus mais pesados será que vai piorar?

ch'i
November 7th, 2006, 07:05 PM
O programa de substituição progressiva da frota de ônibus urbanos implementado en São Paulo é muito bom. Boa frota.

gutooo
November 7th, 2006, 07:45 PM
Ótima noticia!

Perfeita!

:D

Adoro os onibus novos!

Jamesnba
November 7th, 2006, 10:53 PM
agora sim...eo realmente aplaudo Gilberto kassab:applause:

Andre_RP
November 8th, 2006, 12:04 PM
Gostei dos novos onibus, e tomara que esta renovação continue!
Sp merece e PRECISA de veiculos de bom nivel.
Apesar de insuficiente, gosto do sistema de transporte por onibus de SP.

RRC
November 8th, 2006, 04:55 PM
E o melhor é que 95% dos ônibus recebidos são de motor traseiro e suspensão a ar, bem mais confortáveis que os antiquados modelos de motor dianteiro e suspensão por feixe de mola.

gutooo
November 8th, 2006, 05:55 PM
Ontem vi alguns desses novos onibus no corredor santo amaro!

Gostei mto, bem mais bonitos!

nando02
November 8th, 2006, 06:07 PM
sabe o que eu achei legal nos onibus de sp, eles contam o numero de passageiros que tem dentro do onibus, e não deixam entrar mais quando chega o limite!!
dai nunca fica aquela lata de sardinhas!!
pelo menos nos onibus que peguei!! :D

RRC
November 8th, 2006, 06:28 PM
^^ Rapaz, só se foi no ônibus que vc pegou, porque eu uso ônibus todo dia e nunca vi isso, e por muitas vezes já fui como lata de sardinha, e olha que pra cá os ônibus não são tão cheios como na periferia da Zona Leste e Sul, onde é freqüente gente pendurada nas portas.

gutooo
November 8th, 2006, 06:30 PM
suAHhuiash tem gente pendurada na porta direeeeto!

Lata de sardinha é o q mais tem!

E motorista louco tb!

No fds eu vi um louco entrar na bandeirantes na contra mao!

Só pq errou o caminho...e o onibus tava cheio heim!

RRC
November 8th, 2006, 06:31 PM
A única coisa que eu não gostei é que inventram um tal de ônivus "centro baixo", que teoricamente seria pra facilitar ao acesso de deficientes, mas o que acaba fazendo é dificultando o acesso e a locomoção interna dentro do ônibus, além de tirar um monte de lugar pra sentar...

Vc entras no õnibus normalmente, subindo 3 degraus, anda uns metros, desce dois degraus, paga a passagem, daí sobre mais dois degraus, dá maus um passos e sobe mais um degrau! Virou uma montanha russa, imagine fazer isso com o ônibus em movimento e cheio de gente!

Se eles em tese melhoraram pro deficiente, pioraram MUITo pros passageiros normais.

nando02
November 8th, 2006, 06:41 PM
^^ Rapaz, só se foi no ônibus que vc pegou, porque eu uso ônibus todo dia e nunca vi isso, e por muitas vezes já fui como lata de sardinha, e olha que pra cá os ônibus não são tão cheios como na periferia da Zona Leste e Sul, onde é freqüente gente pendurada nas portas.

peguei onibus duas vezes ai!!
uma o onibus tava vazio que foi indo do metro pro shopping morumbi e outra foi voltando da 25 de março pro hotel que fica do lado da universidade mackenzie na consolação esse tava cheio foi onde isso aconteceu!! :D
as vezes eu dei sorte!!hauSHUAhushauHSUHAu

Evandro
November 8th, 2006, 08:42 PM
Interessante... gostaria de saber de onde que vieram estes ônibus, pois há pouco tempo, na Rod. Castello Branco, vi uns 4 ônibus novos sendo transportados aí pra SP enquanto eu estava voltando do Shopping Tamboré.

RRC
November 8th, 2006, 08:44 PM
^^ Eles vieram de Botucatu, onde fica a fábrica da Caio, encarroçadora dos Ônibus.

Na verdade eles "nasceram" em São Bernado do Campo, onde fica a fábrica da Mercedes, ou em Curitiba, onde está a fábrica da Volvo e depois foram pra Botucatu one foi colocada a carroceria.

Nesse lote acho que não vieram nenhum VW ou Scania, mas esses dois tb vem de S. B. do campo.

Evandro
November 8th, 2006, 08:55 PM
^^ Eles vieram de Botucatu, onde fica a fábrica da Caio, encarroçadora dos Ônibus.

Na verdade eles "nasceram" em São Bernado do Campo, onde fica a fábrica da Mercedes, ou em Curitiba, onde está a fábrica da Volvo e depois foram pra Botucatu one foi colocada a carroceria.

Nesse lote acho que não vieram nenhum VW ou Scania, mas esses dois tb vem de S. B. do campo.

Valeu, RRC... abraços! :)

EricoWilliams
November 9th, 2006, 01:37 AM
Bonitos busus :)