View Full Version : Metrô de Salvador em ritmo acelerado

Baianóide
November 11th, 2006, 02:31 AM
Fonte: PMS

Quem passa pela entrada lateral do 3º piso do Shopping Center Lapa pode ver do alto o surgimento da Estação de Metrô da Lapa, que fica atrás da estação de ônibus da Lapa. As obras estão em ritmo acelerado e se encontram 50% realizadas, por causa principalmente da liberação, pelo governo federal, de R$ 30 milhões que fazem parte de pacote de R$ 72 milhões de restos a pagar, referente ao montante que deveria ser liberado em 2005, para obras de infra-estrutura e sinalização do metrô.

A obra da Estação de Metrô da Lapa dependia da conclusão do túnel de ligação com a Estação do Campo da Pólvora e de um outro túnel de desaceleração dos trens que ficará do lado oposto, sob os shoppings Piedade e Center Lapa. Já foi feita a base de concreto da estação por onde os passageiros desembarcarão. Os trens vêm em um nível e depois sobem para um outro para se nivelar ao do subsolo da estação de ônibus da Lapa, onde os usuários vão escolher seus destinos.

Pela Estação de Metrô da Lapa deverão passar milhares de usuários do sistema de transporte público por dia. O adiantamento das obras de infra-estrutura do metrô pode ser observado, além da Estação de Metrô da Lapa, com 50 % de realização, nas obras das estações Acesso Norte, com 95%, e Campo da Pólvora, com 85 %. As duas primeiras são estações metroviárias acopladas às estações rodoviárias.

Na Estação Metroviária de Brotas, as obras estão em fase de fundação. A do Bonocô ainda não começou por causa das alterações na planta do trecho da avenida, que antes seria no nível do solo e agora será sobre a via. O ritmo de obras está intenso no túnel de ligação entre o elevado da Fonte Nova e a Estação de Metrô do Campo da Pólvora. Agora as atenções se concentram no acabamento e estruturação para que o elevado possa receber os dormentes.

No total, serão empregados pelo governo federal R$ 259 milhões, fruto de um empréstimo junto ao Banco Mundial, com o seguinte fluxograma: R$ 72 milhões em 2005; R$ 149 milhões em 2006 e R$ 37 milhões em 2007. A expectativa é que as obras sejam concluídas ao final de 2007, como informa o secretário municipal de Transportes e Infra-Estrutura, Nestor Duarte.

"Conseguimos agilizar as obras que estavam num ritmo muito lento. A liberação era de R$ 10 milhões por ano, em média. Assim as obras ficariam prontas entre 15 e 20 anos. Em 2007 as obras serão mais aceleradas para que esta etapa do metrô possa ser entregue entre dezembro e o início de 2008", avalia o secretário. Para uma segunda etapa do metrô, extensiva para Pirajá e Águas Claras, o secretário acredita que não haverá problemas de continuidade, já que o governador eleito, Jaques Wagner, assegurou apoio ao projeto.

P.S.: O governador Paulo Souto liberou recentemente o dinheiro da compra dos primeiros 6 trens para o metrô. Essa Linha 1, futuramente ligará a estação Lapa até a estação Cajazeiras, com 10 estações intermediárias e +/-20km de extensão. E haverá na estação Acesso Norte, integração com a futura Linha 2 (23.9km de extensão)

gsouza
November 11th, 2006, 09:49 PM
Que boa notícia - parabéns aos baianos!!!!

Vittariano
November 11th, 2006, 11:00 PM
Enquanto isso, em Porto Alegre... a cidade ainda espera o seu metrô!

Tamarindo Cobra
November 12th, 2006, 01:42 AM
Se eu tivesse dinheiro, investiria em metro em todas as grandes cidades do país, e em VLT nas cidades médias! :)

richter30
November 12th, 2006, 02:20 AM
Enquanto isso, em Porto Alegre... a cidade ainda espera o seu metrô!

Fala isso pro Sr. Barbudo ANALFA da silva, que já governou 4 anos e não entregou nenhuma linha de metrô até agora.

Enquanto isso SP do Alckmin está com 2 linhas em construção simultâneas ao mesmo tempo, além de construção de 6 novas estações da CPTM e modernização de várias outras, além da linha F.

Infelizmente para as cidades que dependem das ESMOLAS federais eu digo: Sonho meu....sonho meu....:banana: :cheers:

esperem sentados, pq em pé cansa! :nuts:

som942
November 12th, 2006, 04:00 PM
Fala isso pro Sr. Barbudo ANALFA da silva, que já governou 4 anos e não entregou nenhuma linha de metrô até agora.

Enquanto isso SP do Alckmin está com 2 linhas em construção simultâneas ao mesmo tempo, além de construção de 6 novas estações da CPTM e modernização de várias outras, além da linha F.

Infelizmente para as cidades que dependem das ESMOLAS federais eu digo: Sonho meu....sonho meu....:banana: :cheers:

esperem sentados, pq em pé cansa! :nuts:

Como se o alckmin fosse muito diferente... fez uma linha que só gastou bilhões e até hoje não deu retorno.. nao digo que a linha 4 e a extensao da 2 sao ruins, mas como dinheiro das extensoes pra vila madalena e tucuruvi a linha lilas dava muito bem pra fazer umas belas reformas nas linhas de trem ou se nao a linha 4. Dinheiro mau gasto...

richter30
November 12th, 2006, 05:16 PM
Como se o alckmin fosse muito diferente... fez uma linha que só gastou bilhões e até hoje não deu retorno.. nao digo que a linha 4 e a extensao da 2 sao ruins, mas como dinheiro das extensoes pra vila madalena e tucuruvi a linha lilas dava muito bem pra fazer umas belas reformas nas linhas de trem ou se nao a linha 4. Dinheiro mau gasto...

Discordo em partes e digo: Desde qdo linha de metrô dá lucro? o retorno que se espera é melhoria em qualidade de vida, menos poluição e carros nas ruas, e maior mobilidade e acesso rápido ao centro. Graças a extensão até tucuruvi que eu e mta gente tem acesso a diversos bairros da zona norte.
Se faz linhas e estações de metrô pensando na população e não em lucro financeiro. hoje graças ao bilhete único da marta, mta gente é beneficiado, por outro lado o metrô está operando no prejuizo. só que veja bem, tanto a extensão da linha 1, como a 2 foram totalmente necessárias, pois existia uma demanda reprimida nessas extensões (santana - tucuruvi - linha 1, e clinicas - vila madanela - linha 2), que claro que somando-se todas e o dinheiro gasto daria pra construir a linha 4, mas a necessidade de extender o metrô mais pra zona norte era prioridade.

Não acho que foi dinheiro mal gasto não, pois se vc andar nessas "extensões" no horario de pico da manhã ou da tarde, irá notar uma parcela significativa de usuários que as usam, portanto beneficiou mta gente que mora na zona norte ....

Agora se vc disser da linha 5, ai eu concordo, foi sim dinheiro mal gasto, porém o projeto em si não era só Capão redondo- largo treze, e sim capão redondo - chacará klabin, portanto bem ou mal a linha ainda não está concluída e sua 2º extensão até se integrar com as linhas 1 e 2, irá dar total utilidade à linha 5 e ela deixará de ser aquele elefante branco e "a linha que liga do nada à lugar algum".

Lembrando que as extensões e a linha 5 não foram feitas na gestão alckmin e sim nas gestões anteriores, mas mesmo assim pelo menos teve a preocupação de se construir mais metrô (ainda que mto lentamente), coisa que o Sr.Barbudo ANALFA da silva nem sequer fez....

No total, serão empregados pelo governo federal R$ 259 milhões, fruto de um empréstimo junto ao Banco Mundial, com o seguinte fluxograma: R$ 72 milhões em 2005; R$ 149 milhões em 2006 e R$ 37 milhões em 2007. A expectativa é que as obras sejam concluídas ao final de 2007, como informa o secretário municipal de Transportes e Infra-Estrutura, Nestor Duarte.

Onde já se viu isso? fazer emprestimo de apenas R$ 259 milhões (US$ 117 milhões)? esse valor aqui só constrói em torno de 1,3KM de metrô aqui e olha lá....enquanto isso o Serra foi lá pra Washington falar com representantes do BID para conseguir emprestimos para a extensão até vila prudente da linha 2, e a 2º parte da linha 5, além de é claro, da continuação das obras de modernização e construção de novas estações da CPTM. (TUDO ISSO SEM A AJUDA DO ANALFA QUE ESTÁ LÁ EM BRASILIA)

Logo se nota que o governo federal está mais pobre que o governo de SP, por isso que tantas obras de metrô em várias cidades estão quase todas paradas....tsk..tsk

:ohno: :ohno: :ohno: :ohno: :ohno:

Heilig
November 12th, 2006, 05:39 PM
Richter, voce é um tucano wanabe, no minimo ;)

Nao foi feita por Alckmin, foi feita por Covas e seu vice Alckmin.

Dinheiro muito mal gasto aquela linha lilas. Metrô nao é lucrativo de fato. Mas a linha 5 sequer se sustenta. A ultima vez que li algo a respeito falava em 4 milhoes de reais de prejuizo / mes. Sao 75.000 usuarios / dia. O equivalente a uma linha de onibus grande como Bandeira - Santo Amaro.

Logo se a linha nao esta pronta, se investiu nela no momento errado.

O que é mais importante? 3 estaçoes na ZN, 2 na ZO e 3 na ZS ou toda uma linha que daria carater de rede ao sistema?

Tucanos tambem erram! Acredite colega :yes: E nao me chame de red!

Heilig
November 12th, 2006, 05:42 PM
Outra coisa: Metrô de superficie / elevado é bem mais barato que os nossos tuneis de 100 milhoes / km ;)

som942
November 12th, 2006, 06:47 PM
Richter, desculpe se dei impressao errada. N quis dizer q linha de metro tem q dar lucro. O que quis dizer é que com o dinheiro dessas extensões e da linha lilas, seria possivel construir a linha 4 que iria transportar muito mais gente.
Bom, a extensão norte ajudou sim, mas o movimento na sumaré e na vila madalena ainda é pequeno. Teria sido melhor expandir antes pro ipiranga ou senao, junto com a linha lilas, construir a linha 4. Ou se nao, comecar a linha lilas pelo menos a partir da linha um , pois ja ajudaria mta gente que trabalha na regiao de moema, ou mesmo os moradores de la.

GLeal_SSA
November 12th, 2006, 07:29 PM
Eu soh quero saber é se Lula/Wagner vai acabar a linha toda do metrô, e não somente a parte (lapa/estação norte). E outra, Wagner prometeu a ligação da calçada (trem metropolitano) com o metrô, quero ver como ele vai fazer isso. Existe um plano de uma segunda linha do metrô, que iria da calçada até o iguatemi, mas nao fazendo nem a primeira, eh complicado!

Kaique
November 12th, 2006, 07:46 PM
Ao menos Salvador houve-se ruidos de políticos e operários, em Fortaleza metro anda tão enterrado como os 2km subterrâneos do centro.
Já não há se quer projeções para a conclusão da linha 1.
Sendo assim as linhas 3; 4; 5 ficam só no plano dos sonhos mesmo, porque nem em prancheta elas estão definidas.

richter30
November 13th, 2006, 12:14 AM
Richter, voce é um tucano wanabe, no minimo ;)

Nao foi feita por Alckmin, foi feita por Covas e seu vice Alckmin.

Sim, é verdade....sem nenhuma ajuda do PT, a marta foi prefeita e não investiu nenhum centavo sequer na espansão do metrô, optou por se criar corredores de ônibus.

Dinheiro muito mal gasto aquela linha lilas. Metrô nao é lucrativo de fato. Mas a linha 5 sequer se sustenta. A ultima vez que li algo a respeito falava em 4 milhoes de reais de prejuizo / mes. Sao 75.000 usuarios / dia. O equivalente a uma linha de onibus grande como Bandeira - Santo Amaro.

Logo se a linha nao esta pronta, se investiu nela no momento errado.

como eu tinha lhe dito antes, esse sim, foi uma idéia infeliz e dinheiro mal investido, mas bem ou mal, já foi feita e pelo menos houve uma preocupação, mesmo que totalmente infeliz, sem um planejamento adequado e tal. Sabe aonde está o erro agora? no fato dela ainda continuar sendo um elefante branco, pois a unica forma de tira-la do prejuizo é terminar a extensão até a Chacará klabin.

O que é mais importante? 3 estaçoes na ZN, 2 na ZO e 3 na ZS ou toda uma linha que daria carater de rede ao sistema?

Tucanos tambem erram! Acredite colega :yes: E nao me chame de red!

Alguma vez eu disse que não erram? Agora que se deram conta disso e pra compensar, temos 2 linhas em construção ao mesmo tempo, a linha 4 e a extensão da 2...não tá bom? SP nunca teve isso em sua história e os outros estados mal estão tendo 2 ou 3 estações sendo construídas, qto mais 2 linhas ao mesmo tempo + 6 estações novas de trem + modernização de uma linha inteira + as reformas e adequações das estações antigas da CPTM....agora já parou pra pensar se o ANALFA ajudasse nas obras aqui em SP liberando a quantia pra continuar a extensão da linha 5?
Independente de Partido, pois não vai ser partido A ou B que vai fazer diferença, e sim aquele que faz. Por isso, sou a favor de quem está priorizando o transporte sobre trilhos de alta capacidade do que os "baratos" sobre rodas lentos, poluentes e desconfortáveis.

Vc me desculpe, fiquei pensando que, se em todos esses anos se o estado de SP tivesse sido governado pelo PT, e não pelo PSDB, duvido muito que teriamos hj a extensão Oeste e sul da linha 2 prontas, o 1º trecho da linha 5 e a linha 4 ainda seria um sonho talvez p/ uma outra vida.

Só defendo o que eu vi e vejo acontecendo, as obras estão ai em todo o vapor.

Richter, desculpe se dei impressao errada. N quis dizer q linha de metro tem q dar lucro. O que quis dizer é que com o dinheiro dessas extensões e da linha lilas, seria possivel construir a linha 4 que iria transportar muito mais gente.
Bom, a extensão norte ajudou sim, mas o movimento na sumaré e na vila madalena ainda é pequeno. Teria sido melhor expandir antes pro ipiranga ou senao, junto com a linha lilas, construir a linha 4. Ou se nao, comecar a linha lilas pelo menos a partir da linha um , pois ja ajudaria mta gente que trabalha na regiao de moema, ou mesmo os moradores de la.

concordo contigo, o ideal seria ter ido sentido vila prudente, mas quiseram concluir primeiro o trecho oeste, já que a linha é pra ser "Vila madalena - vila prudente".

E tb concordo que se tivessem começado a linha 5 a partir da chacara klabin, o movimento dela seria bem maior, e ela mesmo com 6 estações, estaria integrada com as demais linhas metroviárias....mas agora a merda já foi feita e com a construção do trecho inteiro da linha 4, se percebe facilmente que perceberam a burrada que fez e o dinheiro mal gasto. Enfim, novidade isso? estamos no brasil hehe

richter30
November 13th, 2006, 12:21 AM
Ao menos Salvador houve-se ruidos de políticos e operários, em Fortaleza metro anda tão enterrado como os 2km subterrâneos do centro.
Já não há se quer projeções para a conclusão da linha 1.
Sendo assim as linhas 3; 4; 5 ficam só no plano dos sonhos mesmo, porque nem em prancheta elas estão definidas.

Tem que cobrar isso do governador e do sr. barbudo ANALFA da silva, já que disse que iria dar prioridade pros metrôs das capitais....quero só ver!
Mas acho que deveriam implantar as PPP's (Parcerias publico privadas)

Aqui em SP o Serra terá que se virar sozinho, pra conseguir o dindim, assim como o alckmin se virou.

Outra coisa: Metrô de superficie / elevado é bem mais barato que os nossos tuneis de 100 milhoes / km ;)

Sim, mas terá muito mais desapropriações, fora que ocupará muito espaço, dando uma certa configuração de "dividir" uma região da outra, mesmo elevado....metrô como é mais conhecido "subway" tem que ser subterrâneo.

US$ 100 milhões o governo tem, é pouco pra eles, a arrecadação é enorme, o que falta mesmo é vontade politica, e mta corrupção, por isso que tudo é devagar nesse país.

CARIOCAemSSA
November 13th, 2006, 12:51 AM
Espero que depois dessa parte, que está prevista para ser finalizada no ano que vem, no mínimo a primeira linha seja levada até pirajá...

Heilig
November 13th, 2006, 01:51 AM
Quanta paixao Richter. Fico pensando no avanço do Metro entre 94-2001 com a ajuda de FHC!

Especular sobre "se o pt fosse governo..." nao dá né!!!

Baianóide
November 13th, 2006, 01:55 AM
Eu soh quero saber é se Lula/Wagner vai acabar a linha toda do metrô, e não somente a parte (lapa/estação norte). E outra, Wagner prometeu a ligação da calçada (trem metropolitano) com o metrô, quero ver como ele vai fazer isso. Existe um plano de uma segunda linha do metrô, que iria da calçada até o iguatemi, mas nao fazendo nem a primeira, eh complicado!

A já projetada Linha 2 (Calçada - Mussurunga) com 23,9km de extensão que numa primeira etapa terá 9,4km ligando a Calçada até o Iguatemi, ela está prevista pára a Etapa 2, que além dela incluirá a ligação Pirajá até Pau da Lima com uma parada na Estação Mata Escura (3,5km), creio que terminando a Etapa 1 (LapaX Pirajá) fica mais fácil se pensar, ainda mais com apoio federal.

Heilig
November 13th, 2006, 02:07 AM
A já projetada Linha 2 (Calçada - Mussurunga) com 23,9km de extensão que numa primeira etapa terá 9,4km ligando a Calçada até o Iguatemi, ela está prevista pára a Etapa 2, que além dela incluirá a ligação Pirajá até Pau da Lima com uma parada na Estação Mata Escura (3,5km), creio que terminando a Etapa 1 (LapaX Pirajá) fica mais fácil se pensar, ainda mais com apoio federal.

essa linha 2 sera elevada / superficial ?

CARIOCAemSSA
November 13th, 2006, 02:24 AM

Caso essa linha realmente saia um dia, ela terá um trecho em elevado e outro em superfície.

CARIOCAemSSA
November 13th, 2006, 02:25 AM

Na verdade acho que o projeto dela não está pronto ainda, se especula muito sobre como será etc., mas a única coisa que se tem é o seu traçado.

Baianóide
November 13th, 2006, 02:38 AM

Será subterrânea entre as estações Calçada e Água de Meninos, terá um pequeno túnel por baixo do bairro da Liberade, onde sairá em elevado até a estação Iguatemi.

CARIOCAemSSA
November 13th, 2006, 02:52 AM
Será subterrânea entre as estações Calçada e Água de Meninos, terá um pequeno túnel por baixo do bairro da Liberade, onde sairá em elevado até a estação Iguatemi.

Como você sabe dessas informações? Nunca li nada a respeito!

Soteros
November 13th, 2006, 06:22 PM

Desculpe Gabriel, mas estas informações não são corretas, pois o modelo de contrato de construção do metrô de SSA é o Turn-Key (contrato fechado por preço global), e o CariocaemSSA tá certo, só se tem o traçado das linhas 2, 3 e 4, pq os projetos quem desenvolve são as empresas que ficam com a construção... ou seja, não há definição; pode ser com qualquer tipo de solução de Engenharia, e é óbvio, que será a melhor economicamente se falando. Assim como do trecho do Acesso Norte até Pirajá, excluindo o que já está construído, nada impede do trecho que seria de superfície possa ser em elevado tb, assim como aconteceu no bonocô, que agora é todo em elevado.

Baianóide
November 13th, 2006, 06:49 PM
^^ Vamos analizar. Onde é que se pode passar um elevado na Avenida Jequitaia ? Já que aquela avenida além de ligeiramente estreira só possui um pequeníssimo canteiro central ? Como é que o trem vai transpor a Liberdade ? Como é que os carros na Sete Portas vão passar com o metrô no meio ? Não é nem o preço, utiliza-se o BOM SENSO, como estão fazendo na Bonocô ;)

Soteros
November 13th, 2006, 07:25 PM
^^ Vamos analizar. Onde é que se pode passar um elevado na Avenida Jequitaia ? Já que aquela avenida além de ligeiramente estreira só possui um pequeníssimo canteiro central ? Como é que o trem vai transpor a Liberdade ? Como é que os carros na Sete Portas vão passar com o metrô no meio ? Não é nem o preço, utiliza-se o BOM SENSO, como estão fazendo na Bonocô ;)

No caso do bonocô a decisão pela mudança não foi pelo bom senso e sim pelo preço mesmo... é mais barato ali passar com o elevado do que em superfície em função das interferências que nós detectamos (trabalho no metrô).
Quanto ao segundo trecho, verificamos que nosso preço em fazer túneis ficou bom, o que pode se tornar uma realidade (a depeder das interferências é claro!) tendo em elevados estruturas de adequação para garantir a rampa máxima que a norma permite...
Então só quis dizer que ainda é prematura qualquer definição quanto ao novo trecho, pois não se sabe nem quem vai fazer, talvez nem seja o consórcio atual (nova licitação).
Suas considerações quanto as avenidas estão certíssimas, ou seja, ainda tem que se pensar, qual é a melhor solução (sendo que o custo disto esta sim em primeiro lugar, pois como já disse, o contrato dá o poder de descisão a Construtora sobre o Projeto) para toda essa região, pois realmente temos trechos de difícil condição de obra, para termos todo o processo de mobilização de equipamentos e canteiros auxiliares, levando em consideração todos os requisitos de segurança, meio ambiente, etc.

richter30
November 13th, 2006, 08:01 PM
Quanta paixao Richter. Fico pensando no avanço do Metro entre 94-2001 com a ajuda de FHC!

Especular sobre "se o pt fosse governo..." nao dá né!!!

Me referia ao governo do estado de SP, não ao federal que nunca ajuda em nada mesmo, menos ainda se for da oposição. :ohno:

E volto a lhe dizer: ué, se o estado tivesse sido governado pelo PT, não teriamos nada mesmo....a marta foi prefeita e não fez merda nenhuma, só vejo como ponto positivo do governo dela o BU, tanto que, não conseguiu se reeleger.
Agora estou começando a achar que vc tem um odio mto grande pelo PSDB e uma certa admiração pelo PT hehehe :lol: :lol:

deveria pensar no que já foi feito de bom no estado, não quem fez ou deixou de fazer. :)

Contra fatos não há argumentos.

Cerrado
November 13th, 2006, 09:18 PM
Soteros já que você trabalha no metrô, gostaria de saber uma coisa: existe a possibilidade do metrô se estender até Lauro de Freitas, Simões Filho ou o Pólo?

Heilig
November 14th, 2006, 12:01 AM
Me referia ao governo do estado de SP, não ao federal que nunca ajuda em nada mesmo, menos ainda se for da oposição. :ohno:

E volto a lhe dizer: ué, se o estado tivesse sido governado pelo PT, não teriamos nada mesmo....a marta foi prefeita e não fez merda nenhuma, só vejo como ponto positivo do governo dela o BU, tanto que, não conseguiu se reeleger.
Agora estou começando a achar que vc tem um odio mto grande pelo PSDB e uma certa admiração pelo PT hehehe :lol: :lol:

deveria pensar no que já foi feito de bom no estado, não quem fez ou deixou de fazer. :)

Contra fatos não há argumentos.

sou admirador do meu bolso colega ;)

A adm. Serra alocou quanto para o sistema sobre trilhos? e o Kassab? Eu nao vejo essa revoluçao que muitos adoram alardear. Acho que o governo Alckmin foi mediocre.

GLeal_SSA
November 14th, 2006, 12:44 AM
Cerrado.. faz parte dos planos uma linha ligando a linha dois (que irá da calçada ate o iguatemi,c ruzando com a linha 1) a mussurunga, que já eh lah perto do aeroporto. A linha dois primeiro se extenderia ate imbuí, e numa outra etapa continuar ate o fim da paralela em mussurunga.
mas isso Cerrado, são planos!rs.. o q tem de concreto eh esse metro calca curta ai, da lapa à rótula do abacaxi. eu soh quero q va ate pirajá essa linha 1, o resto nao quero nem sonhar por agora!
abraço!

richter30
November 14th, 2006, 02:00 AM
sou admirador do meu bolso colega ;)

A adm. Serra alocou quanto para o sistema sobre trilhos? e o Kassab? Eu nao vejo essa revoluçao que muitos adoram alardear. Acho que o governo Alckmin foi mediocre.

E as obras da extensão da linha C, F, modernização das estações, extensão da linha 2 - verde até tamanduateí, construção da linha 4, e previsão de inicio da extensão da linha 5 p/ 2007/2008, vc acha que o serra vai vetar isso, se está careca de saber que SP precisa de mais metrô e trens?

Vc precisa ver mais os noticiarios locais, como o SPTV por exemplo e ver mais as noticias da STM, CPTM E metrô. Bom, mas vamos aos fatos:

Metrô de São paulo

Os problemas financeiros do Estado devem preencher a agenda do governador recém-eleito nos próximos dias. Serra confirmou que vai viajar para Washington amanhã ou no dia seguinte para tratar do financiamento do Banco Mundial para a ampliação do metrô paulista.

Segundo o governador, a variação da taxa de câmbio trouxe problemas para a operação de empréstimo, que foi acertada por um preço da moeda americana acima do atual (R$ 2,14).

Em 2004, o Banco Mundial, junto com o banco japonês JBIC acertou um financiamento de US$ 209 milhões para o projeto da linha 4 do Metrô, na cidade de São Paulo.

Ainda sobre obras estaduais, o governador eleito afirmou que espera contar com a ajuda federal para a conclusão do Rodoanel. "O Rodoanel é vital para estimular a exportação, porque hoje temos um gargalo no transporte, que é dado pela região da Grande São Paulo", disse ele.

"Não acredito que o governo Lula vá fazer discriminação contra São Paulo", acrescentou.

31/10/2006 - 19h08
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u86243.shtml
Ps: o artigo acima está pela metade, optei por postrar somente a parte que diz respeito ao metrô, para que o post não fique mto grande.

richter30
November 14th, 2006, 02:02 AM
DIÁRIO DE SÃO PAULO - 01/11/06 - Diário de São Paulo A-5

Serra vai à capital dos EUA buscar dinheiro para o Metrô
Por causa da desvalorização do dólar frente ao real, a verba do financiamento do Metrô acabou defasada e por isso o tucano pretende negociar um reajuste

Marcel Frota
O governador eleito José Serra disse ontem que vai para Washington (EUA) tratar do financiamento para as obras da Linha 4 – Amarela do Metrô (que liga a Vila Sônia, na Zona Oeste, à Estação da Luz, no Centro). A data da viagem não foi confirmada por Serra, que disse partir para os Estados Unidos hoje ou amanhã. A volta está marcada para o dia 15. O governador vai conversar com representantes do Banco Mundial a respeito de um reajuste na verba para o Metrô que estaria defasada em função da valorização do real em relação ao dólar.

“O financiamento do Metrô foi feito com base numa taxa de câmbio mais alta do que o atual, então isso está diminuindo o ingresso em reais”, disse Serra. Segundo ele, a previsão do contrato de financiamento era para um dólar na faixa de R$ 2,80. Como a cotação da moeda estadunidense está próxima dos R$ 2,14, o dinheiro destinado ao Metrô acaba encolhendo.

“Precisamos de um reajuste nesse projeto. Como não quero que falte dinheiro, já falei com o representante do Banco Mundial no Brasil, estamos nos entendo e vou para lá para impulsionar porque a minha intenção é que isso possa estar mais ou menos equacionado até o final do ano”, completou o tucano.

Outros Projetos

Além dessa missão, Serra pretende conseguir novos financiamentos para a recuperação de estradas vicinais e para o favela-bairro, projeto de urbanização de favelas. Segundo ele, a prioridade na área habitacional será a melhoria das condições de moradia em áreas deterioradas.

A Febem foi outro tema abordado pelo governador eleito. Serra confirmou o que vinha falando ao longo de sua campanha, vai “levar ao extremo” o processo de descentralização das unidades da entidade. “Não tem cabimento que um jovem infrator de Pereira Barreto invés de ser recuperado lá, vir aqui para ir na Periferia de São Paulo”, afirmou Serra.

Secretário confirmado

Conforme o Diário adiantou em 28 de setembro, Serra anunciou o nome de Mauro Ricardo Costa (atual secretário municipal de Finanças) para assumir a Secretaria da Fazenda.

Serra falou ainda de Segurança Pública como as áreas prioritárias de seu futuro governo. “Os delinqüentes e os bandidos do crime organizado sofrerão quatro anos de duro combate e de aplicação rigorosa das leis”, declarou Serra. “A pessoa (que vai ocupar a pasta) não está escolhida ainda, mas é obvio que vai combinar visão política e capacidade técnica. Todo o cargo de secretário e ministro de governo tem de combinar essas duas circunstancias e vamos ter uma excelente pessoa no cargo”, disse.

Fonte: http://www.apeop.org.br/news/mat_jornais/materia011106d.htm

-----------------------------------------------

Não é idolatar ninguém, mas é raro ver um politico que só vai assumir no dia 1º de janeiro de 2007 e poderia estar relaxando em férias, já que ganhou as eleições no 1º turno, mas não, antes mesmo de assumir já está correndo atras dos investimentos pro nosso estado.

Vc acha que o governo alckmin foi mediocre? o kassab tb?
A marta foi prefeita e não fez nada...o kassab pode vir a fazer algo, pois ainda tem 2 anos, quem sabe?
E o serra nem assumiu e já está correndo atras, faz as contas, pesquise e verás que se o mercadante tivesse ganhado, ai sim, claro não precisariamos nem nos preocupar, ele iria construir 50KM de metrô e trens por ano para SP e todo mundo iria ficar feliz....Antes fosse isso, se fizesse 5KM seria muito.

Nenhum outro estado tem 2 linhas de metrô e a modernização total do sistema de trens em obras ao mesmo tempo, tem ????

Tanto que reclamam da tarifa, se soubessem que em muitos países se paga por distancia (inclusive paises de 3º mundo tb), ai iria ver o que é bom....

De qualquer forma se não quiser aceitar, tudo bem, eu não vou mais ficar desviando o assunto principal do tópico para discutir bobagens.

Baianóide
November 14th, 2006, 02:05 AM
O que essas notícias têm a ver com esse thread ?

Cerrado, Quiçá um dia ... ouvi falar da expansão do trem de Paripe até Simões, mas foi uma especulação e não se concretizou.

Soteros
November 14th, 2006, 02:44 PM
Soteros já que você trabalha no metrô, gostaria de saber uma coisa: existe a possibilidade do metrô se estender até Lauro de Freitas, Simões Filho ou o Pólo?

Caro Cerrado, o GLeal tá certo!
Na realidade como estão distribuídas as linhas do Metrosal:
1- Linha 1 - LAPA - PIRAJÁ (esta foi dividida em o que chamamos de 02 tramos - LAPA - ACESSO NORTE e ACESSO NORTE-PIRAJÁ, e estamos trabalhando apenas na primeira, buscando entregar até o fim do próximo ano) - tramo 2 para julho de 2009 (se mantiverem o nível atual dos recursos disponibilizados).

2- Linha 2 - PIRAJÁ-CAJAZEIRAS e CALÇADA-RODOVIÁRIA (entroncando com ACESSO NORTE) - sem previsão

3- Linha 3 - RODOVIÁRIA - IMBUÍ (menor dos trechos) - sem previsão

4- Linha 4 - IMBUÍ - MUSSUNRUNGA (entronca com a estação de transbordo de ônibus existente) - sem previsão.

Tudo isso dá aproximadamente 45 km de extensão, sem se considerar a linha ferroviária do subúrbio (que no fundo vai fazer parte do mesmo sistema, via CALÇADA).

Como ainda não sei criar threads, se vcs quiserem imagens atuais da obra posso passar para vcs postarem.

Soteros
November 14th, 2006, 02:45 PM
O que essas notícias têm a ver com esse thread ?

Cerrado, Quiçá um dia ... ouvi falar da expansão do trem de Paripe até Simões, mas foi uma especulação e não se concretizou.

^^
Gabriel!! Realmente até agora não entendi o que estes comentários estão fazendo neste thread...

Baianóide
November 14th, 2006, 02:52 PM
^^ Pois é. Eu quero as fotos sim :)

nando02
November 15th, 2006, 01:59 AM
o metro de Bh vao devagar quase parando, as previsões pra linha 2 sõa a de INICIO das obras em 2014... imagina ate terminar!! :(

fiatbao
November 16th, 2006, 02:08 AM
Caro Cerrado, o GLeal tá certo!
Na realidade como estão distribuídas as linhas do Metrosal:
1- Linha 1 - LAPA - PIRAJÁ (esta foi dividida em o que chamamos de 02 tramos - LAPA - ACESSO NORTE e ACESSO NORTE-PIRAJÁ, e estamos trabalhando apenas na primeira, buscando entregar até o fim do próximo ano) - tramo 2 para julho de 2009 (se mantiverem o nível atual dos recursos disponibilizados).

2- Linha 2 - PIRAJÁ-CAJAZEIRAS e CALÇADA-RODOVIÁRIA (entroncando com ACESSO NORTE) - sem previsão

3- Linha 3 - RODOVIÁRIA - IMBUÍ (menor dos trechos) - sem previsão

4- Linha 4 - IMBUÍ - MUSSUNRUNGA (entronca com a estação de transbordo de ônibus existente) - sem previsão.

Tudo isso dá aproximadamente 45 km de extensão, sem se considerar a linha ferroviária do subúrbio (que no fundo vai fazer parte do mesmo sistema, via CALÇADA).

Como ainda não sei criar threads, se vcs quiserem imagens atuais da obra posso passar para vcs postarem.

entre no www.photobucket.com e faça uma conta, la vc fará uploads de suas fotos. depois de fazer o upload vc copia o img(ultimo quadrinho embaixo da foto). É super fácil.....

Soteros
November 16th, 2006, 03:46 PM
^^
Ok!! Obrigado pelas dicas!!