View Full Version : Estradas federais devem ser privatizadas em breve
Luiz November 20th, 2006, 05:57 AM Privatização de estradas deve girar R$ 20 bi
Um negócio de R$ 20 bilhões começa a movimentar empreiteiras, bancos, fundos de pensão e de investimentos: a concessão à iniciativa privada, por 25 anos, de 2.601 quilômetros de rodovias federais --inclusive os trechos São Paulo-Curitiba da BR-116 (Régis Bittencourt) e São Paulo-Belo Horizonte da BR-381 (Fernão Dias).
O edital da licitação está recebendo os últimos adendos da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre). A previsão é que o modelo seja divulgado em meados de dezembro e contemple outras cinco concessões além da Régis Bittencourt e da Fernão Dias. Quanto ao leilão, a expectativa é a de que aconteça em março.
"Todos os que são concessionários irão disputar, mas não só eles, certamente novos grupos nacionais e estrangeiros se apresentarão", disse Moacyr Duarte, presidente da ABCR (Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias). "Serão uns dez licitantes para cada lote, no mínimo."
A licitação, comandada oficialmente pela ANTT, é considerada prioridade pelos ministros Dilma Rousseff (Casa Civil), Paulo Bernardo (Planejamento) e Alfredo Nascimento (Transportes). Os três se empenharam pessoalmente na liberação pelo TCU (Tribunal de Contas da União) do edital, que embargou a versão original.
O motivo é simples: a concessão trará uma montanha de dinheiro para os cofres do governo. A estimativa é que o valor total obtido com o recolhimento de impostos fique em torno de R$ 9,3 bilhões.
Desde 2003, a licitação rodoviária foi motivo de muitas disputas internas dentro do governo. Segundo representantes do setor de construção civil, o então ministro dos Transportes, Anderson Adauto, teria dificultado o leilão, diferentemente do que pretendia o então secretário-executivo do ministério, Keiji Kanashiro. O resultado foi que, nos bastidores, a Casa Civil acabou responsável por tirar as concessões do papel.
Concorrência
O documento que vem por aí não exigirá a participação de empresas de engenharia nem experiência na gestão de concessões rodoviárias. As determinações, segundo o superintendente da Exploração da Infra-Estrutura da ANTT, Carlos Serman, têm por objetivo estimular a concorrência.
"Entendemos que o grande requisito é a capacidade financeira", afirmou Serman. "Depois que ganhar, o vencedor vai buscar os parceiros especializados que precisar."
A exemplo do que aconteceu no edital anterior, o próximo determina um modelo de leilão no qual o ganhador precisa combinar a menor tarifa de pedágio com a maior oferta pela outorga. Alguns ajustes, no entanto, serão adotados: em vez de serem abertos primeiro os envelopes com o lance das tarifas, será julgada primeiro a pré-qualificação.
"A idéia é evitar ao máximo a possibilidade de conluio", afirmou Serman.
Apesar de o teto das tarifas ter sido o ponto que levou o TCU a desconsiderar o edital antigo --por considerar que ele seria repassado aos motoristas, tornando o pedágio muito caro--, a ANTT não deverá fazer grandes alterações no valor apresentado anteriormente.
De acordo com estudos da agência, o teto da tarifa de pedágio para automóveis deve ficar entre R$ 3,00 e R$ 3,50 nos trechos pequenos. Nos trechos maiores, a projeção indica algo entre R$ 4,50 e R$ 5,00. Os reajustes serão anuais e com base no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).
Para o presidente da ABCR, uma das principais diferenças entre o novo e o velho edital é a o fato de a ANTT decidir vincular o investimento ao tráfego real das rodovias.
Entre os grupos internacionais interessados no leilão, segundo fontes do governo de São Paulo, os que se mexem mais rápido são os espanhóis. Ao que tudo indica, americanos, chilenos, mexicanos, italianos, argentinos e portugueses também tentarão uma concessão. Mas, em Brasília, segundo a Folha apurou, a candidata tida como forte é mesmo a brasileira BRVias, pertencente à família que também é dona da Gol.
Fonte: Folha
Tamarindo Cobra November 20th, 2006, 07:44 AM Medida interessante! Pelo que eu me lembro, Covas foi pra cova ouvindo todos os elogios possíveis dos petistas pelas concessões que ele fez em SP! Agora, petistas fazendo concessões!
Depois que eu falo que são farinhas do mesmo saco, reclamam! :)
paulo stefanelli November 20th, 2006, 11:18 AM ...tem que pagar prá nascer, tem que pagar prá viver, tem que pagar prá morrer!!! tem que pagar prá cheirar, tem que pagar prá p....!( não fui eu!!!!)
som942 November 20th, 2006, 03:04 PM No caso da Fernão Dias e da Régis Bittencourt, eu sou a favor da privatização. São rodovias que estão em péssimo estado, e a Régis nem está toda duplicada ( não sei como esta a fernao pq n fui ate bh por ela ). O problema é que sabemos que os pedágios vão custar o olho da cara... mas se ficar algo como a pista nova do imigrantes, vale a pena...
bs.eduardo November 20th, 2006, 04:14 PM Que privatizem tudo e coloquem pedágio em todas, INFRAESTRUTURA JÁ!
EricoWilliams November 20th, 2006, 04:35 PM Que sonho!
legal November 20th, 2006, 04:38 PM Porra, ainda estao nessa discussao?????
Estao esperando o que???????????????
bs.eduardo November 20th, 2006, 04:50 PM ^^ Huahuahuahuahuahua... concordo
Cerrado November 20th, 2006, 04:53 PM Gostaria muito de ver a BR 242(DF/TO-BA) privatizada, cada vez que viajo nela em direção ao Nordeste, é uma prova de fogo, um verdadeiro sofrimento.
Ainda bem que com o advento da eleição, deram uma melhorada nela, e agora vamos ficar mais quatro anos sem manutenção.
Pesquisadorbsb November 20th, 2006, 04:55 PM Eu vi a entrevista do Lembo na BANDNEWS, como eu havia antecipado, vai ter pedágio no Rodoanel, sabem pq? O governo paulista não quer ficar de pires na mão dependendo do governo federal, vai pedagiar aonde já está pronto para poder financiar a expansão. Eu concordo com Lembo, ele pode até ter feito lambanças em outras áreas, mas achei coerente seu pensamento. Eu cito os exemplos daqui de Brasilia, todas as obras que tiveram dinheiro federal, ou não terminaram ou nem mesmo começaram a sair do papel, igual o Centro Cultural da República, o governo federal prometeu rios de dinheiro, e sabem até hoje nem deu um centavo de grana para o GDF, e agora tem a cara de pau de querer administrar o CCR.
Luiz November 20th, 2006, 06:18 PM a concessão das rodovias trouxeram um grande beneficio para as estradas, eles estão de parabens, porem os proprios não tem pena nem gloria dos usuarios e exploram mesmo no quesito pedagio. No caso da Fernão e da Regis, ja deveria ter sido privatizada junto a Presidente Dutra, so mesmo a concessão irá resolver os problemas dessas duas importatissimas rodovias, e que privatizem tb a Transbrasiliana. A empresa que ganhar a licitação terá um longo trabalho pela frente.
RRC November 20th, 2006, 06:20 PM Cadê o Gsouza pra comentar sobre a venda do país??
Curioso como ele some de repente!! É típico dos petistas fugir das discussões :poke: :lol:
gutooo November 20th, 2006, 07:25 PM Tem mais eh q privatizar tudo!
bs.eduardo November 20th, 2006, 07:34 PM ^^ Imagina a 101 duplicada de ponta a ponta? Seria sensacional... :banana: :banana: :banana: :banana:
gutooo November 20th, 2006, 08:14 PM ^^ Nossa, ia ser perfeito!
schmidt November 20th, 2006, 08:42 PM Hehhe aqui em SC a BR-101 (entre Floripa e o Paraná) e a BR-116 (entre o PR e o RS) vão ser privatizadas. O pedágio entre Floripa e o PR vai custar mais de 20 reais só 1 trecho!
dfbm November 20th, 2006, 10:57 PM :gaah:
A licitação, comandada oficialmente pela ANTT, é considerada prioridade pelos ministros Dilma Rousseff (Casa Civil), Paulo Bernardo (Planejamento) e Alfredo Nascimento (Transportes). Os três se empenharam pessoalmente na liberação pelo TCU (Tribunal de Contas da União) do edital, que embargou a versão original.
Mas tem que rir mesmo desse país ridículo que é o Brasil. Ou então chorar...
Alguém lembra disso? 3 semanas atrás era o que mais passava na TV.
Lula contra as privatizações (http://www.youtube.com/watch?v=B5xil1RYi2c)
Daí o primeiro comentário no vídeo é esse:
Melhor video de todos, me arrepio a cada vez que vejo ele... tenho pavor e vontade de chorar... mas ao mesmo tempo, renasce a vontade de lutar contra toda forma de tucano que fez essa tragédia das privatarias
:bash: :bash: :bash:
É muita ignorância para um país só. E antes de aparecerem enchendo o saco, eu não estou falando de eleitores do PT. Eu falo é de todo mundo mesmo, a maioria absurda da população. Depois acham estranho o país crescer na metade da velocidade do resto do mundo. É só olhar para o povo que a explicação fica clara. :lol: :lol:
Vai na rua e fala sobre essa notícia com uma pessoa qualquer. A reação de normalidade é absurda. Isso é assustador! Reagir sem revolta, sem indignação, diante de uma contradição absurda dessas é o cúmulo da alienação e do descompromisso com o país, e é assim que a maioria dos brasileiros vai reagir. Até nesse tópico, no SSC, ninguém lembrou disso!!!
:mad2: :mad2:
krypton November 22nd, 2006, 03:10 AM Eu vi a entrevista do Lembo na BANDNEWS, como eu havia antecipado, vai ter pedágio no Rodoanel, sabem pq? O governo paulista não quer ficar de pires na mão dependendo do governo federal, vai pedagiar aonde já está pronto para poder financiar a expansão. Eu concordo com Lembo, ele pode até ter feito lambanças em outras áreas, mas achei coerente seu pensamento. Eu cito os exemplos daqui de Brasilia, todas as obras que tiveram dinheiro federal, ou não terminaram ou nem mesmo começaram a sair do papel, igual o Centro Cultural da República, o governo federal prometeu rios de dinheiro, e sabem até hoje nem deu um centavo de grana para o GDF, e agora tem a cara de pau de querer administrar o CCR.
O raciocinio pode ser coerente, mas o efeito vai ser péssimo. O Rodoanel ja é branco, agora ele vai ser um elefante branco. Porque com os pedagios, nenhum caminhoneiro vai usa-lo, vão todos passar por São Paulo. Entre o custo de ficar 3 horas no trânsito e o de pagar 20 reais, os motoristas vão preferir aumentar o tempo. Doi muito no bolso.
gsouza November 22nd, 2006, 04:33 AM É verdade - têm q privatizar tudo mesmo - todas as estradas - tudo mesmo, assim se PAGA 300 REAIS POR CADA KILÔMETRO PERCORRIDO NA IDA E MAIS 300 REAIS POR CADA KILÔMETRO PERCORRIDO NA VOLTA - É TEM MAIS É Q PRIVATIZAR TUDO MESMO!!!! :bash:
Tamarindo Cobra November 22nd, 2006, 04:34 AM É verdade - têm q privatizar tudo mesmo - todas as estradas - tudo mesmo, assim se PAGA 300 REAIS POR CADA KILÔMETRO PERCORRIDO NA IDA E MAIS 300 REAIS POR CADA KILÔMETRO PERCORRIDO NA VOLTA - É TEM MAIS É Q PRIVATIZAR TUDO MESMO!!!! :bash:
É o seu governo que está providenciando isso, não entendeu ainda?
gsouza November 22nd, 2006, 05:13 AM Eu sei, mas tomara q NÃO saia esse projeto horrendo.
Tamarindo Cobra November 22nd, 2006, 05:19 AM Eu sei, mas tomara q NÃO saia esse projeto horrendo.
Ah é mesmo??? Porque não?? Qual seria o certo do PT fazer, qual é a alternativa ao projeto horrendo? E porque ele não fará? Porque optaram pelo mesmo caminho da "corja" que criticavam antes? Cade os resultados da operação tapa buracos?
RRC November 22nd, 2006, 12:44 PM É verdade - têm q privatizar tudo mesmo - todas as estradas - tudo mesmo, assim se PAGA 300 REAIS POR CADA KILÔMETRO PERCORRIDO NA IDA E MAIS 300 REAIS POR CADA KILÔMETRO PERCORRIDO NA VOLTA - É TEM MAIS É Q PRIVATIZAR TUDO MESMO!!!! :bash:
Sò vai se limitar a comentar isso? Não era o PSDB que é o vilão que vende o país?
Faça uma análise mais aprofudada, por que o PT tão crítico das privatizações está dando início ao maior processo de privatização de estradas do Brasil? Vc não acha essa posição incoerente?
Se fosse um governador do PSDB que estivesse fazendo isso vc estaria fazendo um escândalo, por que essa diferença de tratamento, seja coerente!
Rodrigo_BSB November 22nd, 2006, 01:18 PM É verdade - têm q privatizar tudo mesmo - todas as estradas - tudo mesmo, assim se PAGA 300 REAIS POR CADA KILÔMETRO PERCORRIDO NA IDA E MAIS 300 REAIS POR CADA KILÔMETRO PERCORRIDO NA VOLTA - É TEM MAIS É Q PRIVATIZAR TUDO MESMO!!!! :bash:
Mas é melhor do que pagar uns 2.000,00 reais arrumando o carro destruído nos buracos...
gomessobral November 22nd, 2006, 02:23 PM No caso da Fernão Dias e da Régis Bittencourt, eu sou a favor da privatização. São rodovias que estão em péssimo estado, e a Régis nem está toda duplicada ( não sei como esta a fernao pq n fui ate bh por ela ). O problema é que sabemos que os pedágios vão custar o olho da cara... mas se ficar algo como a pista nova do imigrantes, vale a pena...
Celodias - Passo pela Fenão Dias pelo Menos uma Vez por Semana Desde a Rod D. Predro em Atibaia até a Dutra aqui em Sampa e te digo elá esta totalmente duplicada porém está cheia de mato, mal sinalizada e totalmente esburacada no ultimo fim de semana segundo informações da Radio CBN São paulo haviam filas de carros com mais de 10 veículos com pneus estourados no mesmo trecho e a única viatura da policia rodoviária responsável pelo trecho não podia atender pois estava atendendo outras ocorrências.
É incrivel e notavel a diferença da super quaolidade da Rod. Dom Pedro e a Fernão Dias e nem se compara com a Bandeirantes e Anhanguera então.
gomessobral November 22nd, 2006, 02:24 PM Porra, ainda estao nessa discussao?????
Estao esperando o que???????????????
Ou estão esperando o PTzinho e o Mula acordar ou estão esperando estudos para ver por quais canais que as propinas vão rolar pois os atuais estão muito arriscado né !?
gomessobral November 22nd, 2006, 02:28 PM Eu vi a entrevista do Lembo na BANDNEWS, como eu havia antecipado, vai ter pedágio no Rodoanel, sabem pq? O governo paulista não quer ficar de pires na mão dependendo do governo federal, vai pedagiar aonde já está pronto para poder financiar a expansão. Eu concordo com Lembo, ele pode até ter feito lambanças em outras áreas, mas achei coerente seu pensamento. Eu cito os exemplos daqui de Brasilia, todas as obras que tiveram dinheiro federal, ou não terminaram ou nem mesmo começaram a sair do papel, igual o Centro Cultural da República, o governo federal prometeu rios de dinheiro, e sabem até hoje nem deu um centavo de grana para o GDF, e agora tem a cara de pau de querer administrar o CCR.
Acho que indiretamente isso é uma Independencia de São Paulo do Brasil no sentido financeiro pois se o governo Federal assalta nossa arrecadaçào e devolve somente parte temos que dar um jeito de arrecadar aqui de alguma forma pois os estados não podem criar Contribuições igual o federal faz para não repartir com os estados e municipios então os Paulistas COMO SEMPRE vão continuar se Auto-Financiando, só espero que um dia o Governo Federal invita o dinheiro que rouba dos estados nos estados mais pobres e que necessitam tanto de infra estrutura quanto SP
gomessobral November 22nd, 2006, 02:37 PM O raciocinio pode ser coerente, mas o efeito vai ser péssimo. O Rodoanel ja é branco, agora ele vai ser um elefante branco. Porque com os pedagios, nenhum caminhoneiro vai usa-lo, vão todos passar por São Paulo. Entre o custo de ficar 3 horas no trânsito e o de pagar 20 reais, os motoristas vão preferir aumentar o tempo. Doi muito no bolso.
Até certo ponto você tem razão mais eu acho que é melhor assim do que esperar 100 anos para terminar o Rodoanel, além de que também acho que São Paulo, mais cedo ou mais tarde vai ter pedágio Urbano aí os caminHoes vão utilizar o Rodoanel mesmo com Pedágio.
Sem falar que Hoje se o Rodoanel tivesse 4 pedágio um em cada trecho pronto sairia mais barato do que queimar combustível nos congestionamentos das Marginais e demnais avenidas de SAMPA.
Outro fato é que com a conclusão do Rodoanel acredito que haverá também alguma política de restriçào de aces'so de veículos pesados em certos horários em Sampa sendo assim quer queira ou não os caminhoes teraão que utilizar o Rodoanel.
Só fica uma preocupação, tal como a "Ronda" nome do Ronoanel de barcelona construido a aproximadamente 12 anos, se a populaçào da capital e grande são paulo, ou parte dela migrar para regiões das rodovias que se interligam ao Rodoanel, tal como houve em barcelona em 10 anos o Rodoanel etará intransitavel também, mais contudo acredito que o Rodoanel é Ineveitavel e Urgente.
nex November 22nd, 2006, 03:31 PM Uma visão de fora:
Quando morei no vosso pais só não fui ao nordeste e partes do centro oeste porque as estradas não prestavam: nem era o asfalto era a sinalização e atoladas de trafego, mesmo muito principlamente camioes(deviam era ser duplicadas).
Lembro-me da Regis já com muitas partes duplicadas(e muita curva porque não uns tuneis?) e até a que vaí para BHorizonte(pensei que já estivesse tudo concluido)mas afinal...
Acho que num pais com esse tamanho deviam ter pelo menos 2 rodovias totalmente duplicadas de norte a sul a 101 e a 116(ou partes) para integrar completamente o vosso pais até a nivel economico.
O meu irmão veio recentemente de Curitiba/Paraná e disse que com as privatizações as coisas melhoraram muito mas paga-se pedagio para andar em pista simples ou com 3 vias, coisa que nunca ví aqui na Europa.
Vendo bem se a copa do mundo for para aí em 2014(e é bom que vá) vão ser mesmo obrigados a apostar em infrestrutura rodoviaria.
ps: o rodoanel já devia era estar mais que pronto para não sufocar ainda mais a cidade(SP).
richter30 November 22nd, 2006, 03:45 PM É verdade - têm q privatizar tudo mesmo - todas as estradas - tudo mesmo, assim se PAGA 300 REAIS POR CADA KILÔMETRO PERCORRIDO NA IDA E MAIS 300 REAIS POR CADA KILÔMETRO PERCORRIDO NA VOLTA - É TEM MAIS É Q PRIVATIZAR TUDO MESMO!!!! :bash:
Caso vc não saiba, ao rodar em rodovias todas esburacadas vc corre risco constante e paga mto mais em manutenção do teu carro do que em pedágios, fora que em mtos paises de 1º mundo, tudo é privatizado.
Agora pq ao invés de reclamar das tarifas o povo não se une e protestam contra o proprio governo e tb contra as altas tarifas de pedágio ???
Se ficar reclamando resolvesse nossos problemas, ninguém teria nenhum problema.
agora que tu calou a boca, calou né? huahua
Achou que o LULA ANALFA não iria privatizar, que só o PSDB faz isso, pois é...cuspiu pra cima, caiu na cara! :lol: :lol:
Tome-lhe !!!!
RicardoSSA November 22nd, 2006, 04:32 PM :banana: :banana: :banana: Pra um esquerdista, até que a Mulla está se saindo bem neoliberal...
Danzin November 22nd, 2006, 06:17 PM Na Bahia, BR-324(Salvador-Feira) e BR-116 (Feira-Conquista e ate divisa com MG) está sendo privatizada. O pedagio se nao me angano será de R$3,90 e serão 6 praças.
gsouza November 29th, 2006, 08:56 AM Eu so a favor q privatize TUDO o q pertencer as pessoas q apóiam as privatizações.
bs.eduardo November 29th, 2006, 01:43 PM ^^ Privatizar o que já é privado?
dfbm November 29th, 2006, 10:26 PM Eu so a favor q privatize TUDO o q pertencer as pessoas q apóiam as privatizações.
:nuts: :nuts:
Se pertence a uma pessoa j? ? privado...
gsouza November 30th, 2006, 04:44 AM Estou dizendo no sentido de leiloar.
RenatoJG November 30th, 2006, 04:56 AM Mas um dos principais argumentos do Lula contra o Alckmin na campanha era ser contra privatiza??es, dizia que o Alckmin venderia tudo que ? p?blico, at? fez piadinha com o Aerolula no debate. Agora que passou a campanha e j? tem seus 4 anos garantidos ele vem com essa hist?ria de privatizar estradas...
dfbm December 2nd, 2006, 10:40 AM Estou dizendo no sentido de leiloar.
:nuts: :?
Com o dinheiro que ganhar no leilão ela compra tudo de novo...
schmidt December 2nd, 2006, 11:26 AM O que eu acho ABSURDO aqui no Brasil é que o governo privatiza as melhores estradas. Primeiro faz o investimento BRUTAL e depois DÁ pras concessionárias simplesmente fazerem manutenção e ainda cobram os olhos da cara.
Aqui em SC vão entregar as duas melhorezinhas pra iniciativa privada, que são a 101-Norte e a BR-116. Um absurdo. Deveriam entregar a 101-Sul sem duplicar e mandar que duplicassem! O tráfego é absurdo, o lucro pras concessionárias seria fenomenal. Mas aqui é tudo feito errado mesmo.
Parece que todas as esferas do país são ignorantes.
Kaique December 2nd, 2006, 04:12 PM ^^^^^^^^
Concordo contigo, na europa as concessões são feitas para modernizar e contruir estradas, aqui são feitos contratos de exploração, qual é a graça?
De qualquer jeoito temos que esperar pelo poder público para construir.
|
|