View Full Version : DISCUSSÃO: Túneis citadinos
Reflex November 24th, 2006, 05:32 PM Os II Thread-DISCUSSÃO, aborda a questão dos túneis citadinos:
- qual a abordagem correcta a ter em relação a eles: facilitadores do trânsito das cidades ou causadores de mais carros no espaço urbano?
- e quais os reais impactos no solo das cidades?
- para os que os defendem, porquê não existem mais tuneis nas cidades portuguesas, apenas por questões económicas?
- Tuneis de Ceuta e do Marquês - são mesmo necessários?
Acho que já aqui estão algumas linhas orientadoras para a discussão! (como sabem, a principal "regra" deste tipo de thread é tentarmos ser o mais fieis possiveis ao tema! aqui chacha não entra!:D)
daniel322 November 24th, 2006, 10:45 PM como em todas as construções há vantagens e desvantagens e para que sejam práticas/funcionais têm de ser pensadas e correctamente executadas.
os tuneis não causam mais trafego no centro das cidades (parques subterraneos é que sim)
Vou falar no caso que conheço, Coimbra. é uma cidade praticamente sem tuneis, não sei se por questões fincanceiras ou por instabilidade dos terrenos mas sei, que na zona mais dificil de os implantar, seria precisamente a zona onde seriam mais necessarios: a Av Fernão da Magalhães. Essa avenida é todos os dias um caos e, bem planeados, bastava um tunel em frente à Auto Industrial (para quem conhece) para simplificar radicalmente o tráfego..
Outro exemplo de boa aplicação é nosos Olivais, onde se construiu um tunel para que a avenida descesse a uma cota mais baixa, permitindo que sobre a avenida se fizesse um rande largo e um jardim para melhor enquadrar o mosteiro ;)
quanto ao impacto nos solos, não acredito que haja, pois se as coisas forem bem feitas é possivel manter linhas de água e consolidar os diferentes estratos :yes:
TeKnO_Lx November 25th, 2006, 01:10 AM Os II Thread-DISCUSSÃO, aborda a questão dos túneis citadinos:
- qual a abordagem correcta a ter em relação a eles: facilitadores do trânsito das cidades ou causadores de mais carros no espaço urbano?
- e quais os reais impactos no solo das cidades?
- para os que os defendem, porquê não existem mais tuneis nas cidades portuguesas, apenas por questões económicas?
- Tuneis de Ceuta e do Marquês - são mesmo necessários?
Acho que já aqui estão algumas linhas orientadoras para a discussão! (como sabem, a principal "regra" deste tipo de thread é tentarmos ser o mais fieis possiveis ao tema! aqui chacha não entra!:D)
bom thread :D
acho que há "casos e casos" e dois tipos de tuneis, citadinos propriamente ditos e suburbanos nas entradas das cidades. Julgo que se falamos de um tunel tipo via rapida debaixo da Baixa Pombalina (zona historica, solo muito frágil) estamos todos de acordo porque é errado.( não me estou a referir á Circular das Colinas, que concordo). Haverá eventualmente outros centros historicos que não tem esse problema, é o caso de Braga que falarei posteriormente.
Se falamos de tuneis nas entradas para a cidade, caso as vias existentes já estejam saturadas, parece-me um bom principio "enterrar" o trafego, e renovando este espaço á superficie sempre que possivel, por meio de praças, jardins etc.
é o caso de uma das circulares de Barcelona, um misto de tunel puro e túnel aberto, como tem previsto na Crel. o impacto visual é minimo e bom para os moradores. Poderiam fazer tal coisa na 2 circular, e transforma-la numa "boulevard". (com a abertura total da CREL e Eixo Norte Sul é de esperar menor tráfego) para solucionar os problemas que disse acima
o túnel do Marques de Pombal por ex é um "boa obra", mas um mau principio de gestão da cidade. Porque poderá melhorar o trânsito uma série de anos, mas o problema de fundo vai permanecer lá.(além de não tirar automoveis na superficie)
Falta de um transporte público rápido/fiável/ que possa competir com o automóvel e levar as pessoas a usarem o transporte publico
No caso especifico do Tunel do Marquês, a A5 é o unico ponto de acesso directo (mais rapido) do concelho de Oeiras e Cascais ao centro de Lisboa.
é na A5 que passam automoveis e autocarros ( eu tb apanho)
o problema é que devido ao Parque de Monsanto e na devida altura, não se construiu um ramal para metro ligeiro ou comboio.agora é complicado mas não é impossivel.
o problema dos concelhos do Interior de Oeiras e Cascais é comum, falta de transportes publicos. quer as linhas de Cascais ou Sintra estão demasiado longe, e pior não tem conexão . referia-me por ex ao Metro Ligeiro da Margem Norte (Alges-Falagueira-Odivelas-LOures) ou noutra longitude o SATUO. Nem ou nem outro existem.
No centro historico de Braga há um tunel de várias centenas de metros que tem acesso a um parque de estacionamento sobre uma praça renovada. há superficie não há automoveis, as ruas estão fechadas ao transito e as pessoas não tem ideia que poucos metros abaixo circulam automoveis. é um bom exemplo de como os túneis podem ajudar na cidade.
uma eventual circular das colinas (enterrada) também é um bom principio, porque vai "tirar" ou "enterrar" tráfego que anteriormente estava á superificie.
Qualquer lisboeta apercebe-se que o dominio do transito e carros no centro de Lisboa é excessivo, principalmente comparando com cidades com maior pop tipo Madrid ou Londres.
o "impacto visual" do automovel é bastante maior
portanto basicamente há casos e casos, mas se fosse eu o mayor gastaria o dinheiro dos tuneis do Marques e nsei das qts em linhas de Metro Ligeiro e Metro subterraneo, porque essas é que poderão limitar o trafego automovel em Lisboa e poderão servir como argumentos no futuro para a introdução de portagens/restrição a automoveis na cidade
Nephasto November 26th, 2006, 01:59 AM Por falar em enterrar a 2ª circular, em Madrid estão a fazer um mega projecto, nessa base.
Estão a melhorar e enterrar nalguns troços a M30 (primeira circular de Madrid) e quando estiver acabado, ficará muito melhor!
Um dos troços que vão enterrar é junto ao rio, o que fará com que o rio passe a estar acessível às pessoas (neste momento a auto-estrada tem uma faixa de rodagem de cada lado do rio) e se crie um espaço verde onde antes estava a M-30.
Este é um caso claro em que enterrar uma auto-estrada citadina, fazendo um túnel é uma optima opção.
O inconveniente são obviamente os custos... este projecto da M30 vai custar uns milhares de milhões de euros...
Links para threads sobre o projecto:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=367380
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=403717
Andre_Filipe November 26th, 2006, 04:42 AM ^^^^ excelente projecto. Adorei ver uma Avenida de Portugal em Madrid tb :D
daniel322 November 26th, 2006, 05:58 AM quase todas as cidades espanholas têm av de portugal
fred_mendonca November 26th, 2006, 09:07 PM Nós tb temos a Praça de Espanha! :D
Arpels November 28th, 2006, 12:18 PM tb temos a avenida de Madrid aqui em Alvalade :yes:
simius November 29th, 2006, 11:32 AM pegando nas ideias que lançaste quase td ja foi dito.
em lisboa existem dois troços ncessarios, por razões diferentes, e que nuca será executado. um deles é a autoesrada e linha ferria que passam em frente da nossa primeira linha dágua,l o tejo entenda-se.o troço tem vaios nomes cm av.24 de julho, ribeira das naus, av.infante sant. é a mm a avenida cm nomes diferentes em troços diferentes tbm, mas que prefaz o belo nuemero de 12 km :P.de comboio tem 7 km para um lado e para o outro 1km no troço que vai de snata apolonia a estação seguinte.
outro tunel pensado aquando da contrução do viaduto duarte pacheco, seria a sua ligação não ao marques mas sim ?* avenida que hj passa em frente da prisa, marques da fronteira,se n tou em erro. pert do terreno artilharia um. esse sim. necessario realmente para lisboa pois tiraria o transito da praça mais bonita que há em portugal, praça marques de pombal.
sotavento December 14th, 2006, 08:13 AM bom thread :D
acho que há "casos e casos" e dois tipos de tuneis, citadinos propriamente ditos e suburbanos nas entradas das cidades. Julgo que se falamos de um tunel tipo via rapida debaixo da Baixa Pombalina (zona historica, solo muito frágil) estamos todos de acordo porque é errado.( não me estou a referir á Circular das Colinas, que concordo). Haverá eventualmente outros centros historicos que não tem esse problema, é o caso de Braga que falarei posteriormente.
Eu ai discordo totalmente da tua/sua visão ...
Se falamos de tuneis nas entradas para a cidade, caso as vias existentes já estejam saturadas, parece-me um bom principio "enterrar" o trafego, e renovando este espaço á superficie sempre que possivel, por meio de praças, jardins etc.
é o caso de uma das circulares de Barcelona, um misto de tunel puro e túnel aberto, como tem previsto na Crel. o impacto visual é minimo e bom para os moradores. Poderiam fazer tal coisa na 2 circular, e transforma-la numa "boulevard". (com a abertura total da CREL e Eixo Norte Sul é de esperar menor tráfego) para solucionar os problemas que disse acima
A 2ª Circular não se vera´aliviada do treansito que tem nso proximos anos ... e fazer uma boulevard aonde se o PROBLEMA da 2ª circular éque de 100 em 100 metros passa POR CIMA de uma boulevard ???
Aquilo só lá ia se removessem metade das saidas e a tornassem numa verdadeira AE ... e não numa avendia com saidas para semaforos como actualmente.
o túnel do Marques de Pombal por ex é um "boa obra", mas um mau principio de gestão da cidade. Porque poderá melhorar o trânsito uma série de anos, mas o problema de fundo vai permanecer lá.(além de não tirar automoveis na superficie)
Falta de um transporte público rápido/fiável/ que possa competir com o automóvel e levar as pessoas a usarem o transporte publico
No caso especifico do Tunel do Marquês, a A5 é o unico ponto de acesso directo (mais rapido) do concelho de Oeiras e Cascais ao centro de Lisboa.
A questão ali é exactamente AO CONTRÁRIO ... o tuenl do amrquês vem tirar os carros da superficie logo vai melhorar os acessos e transportes da zona envolvente desde o alto das amoreiras até a´baixa todos ganham mobilidade uam vez que SE LIVRAM dos que querem apenas passar de uam ponta prá outra de lisboa com a casa a´s costas.
é na A5 que passam automoveis e autocarros ( eu tb apanho)
o problema é que devido ao Parque de Monsanto e na devida altura, não se construiu um ramal para metro ligeiro ou comboio.agora é complicado mas não é impossivel.
o problema dos concelhos do Interior de Oeiras e Cascais é comum, falta de transportes publicos. quer as linhas de Cascais ou Sintra estão demasiado longe, e pior não tem conexão . referia-me por ex ao Metro Ligeiro da Margem Norte (Alges-Falagueira-Odivelas-LOures) ou noutra longitude o SATUO. Nem ou nem outro existem.
Solução simples ... BUS escrito de 10 em 10 metros na faixa da direita de TODAS as AE's (e avenidas) que tenham 3+3(ou mais) e placas a dizer [em hora de ponta é BUS e mai anda] :bash:
No centro historico de Braga há um tunel de várias centenas de metros que tem acesso a um parque de estacionamento sobre uma praça renovada. há superficie não há automoveis, as ruas estão fechadas ao transito e as pessoas não tem ideia que poucos metros abaixo circulam automoveis. é um bom exemplo de como os túneis podem ajudar na cidade.
uma eventual circular das colinas (enterrada) também é um bom principio, porque vai "tirar" ou "enterrar" tráfego que anteriormente estava á superificie.
Só se esqueceram foi de em conjunto com o "mega parque" e o "mega tunel" fazerem uma "mega linha de comboio" e uma "mega estação central" com a linha do comboio que vem do porto a seguir pra zona da univ./Bom Jesus e norte/este. :bash:
Qualquer lisboeta apercebe-se que o dominio do transito e carros no centro de Lisboa é excessivo, principalmente comparando com cidades com maior pop tipo Madrid ou Londres.
Circula-se em lisboa em Hora de ponta muito melhor do que em Londres uma vez que na sua "maioria" lisboa compacta e raramente se está a mais de X metros quer seja:
a)do sitio aodne se quiser ir
b) de um aprqeu subterraneo
c) dum terminal intermodal (seja ele est. do emtro , comboio ou BUS)
o "impacto visual" do automovel é bastante maior
portanto basicamente há casos e casos, mas se fosse eu o mayor gastaria o dinheiro dos tuneis do Marques e nsei das qts em linhas de Metro Ligeiro e Metro subterraneo, porque essas é que poderão limitar o trafego automovel em Lisboa e poderão servir como argumentos no futuro para a introdução de portagens/restrição a automoveis na cidade
Lisboa não está mal servida nem de ACESSOS(rodoviários) nem de TRANSPORTES ... a zona FORA de lisboa e´que precisa urgentemente deles ... alguns exemplos:
Oeiras/Amdora/Queluz => transporte urbano PESADO (emtro tipo o de lisboa e emsmo assim não chega) Algés-Reboleira(?) , Oeiras-Queluz(?) Sintra-Cascais(?) Q.Quebrada-Cacem e uam paralela as linhas do comboio estilo Alcabideche-Estoril-LindaAVelha-Campolide(?) pelo canal da A5
Vale de Loures => Linah de comboio a ligar do centro de lisboa a zona oeste (mafra , torres caldas) e a zona de alverca, VFXira e +umas linahs de metro a ligarem Loures desde sacavem até á amadora
E uma linha de metro ao pe´da A1 tambem ajudava tipo Alverca-St.Iria-Sacavem-Portela-Camp.Grande
Já a amrgem sul beneficiaria com a CRIPS Trafaria-Seixal-Montijo e uma "melhoria" ns transportes publicos ... ams pra isso teriam que investir em faixas BUS ... em vez de as andarema REMOVER como fizeram an N10
Dentro de lisboa surgem-me assim umas ideias tais como um par de tunieis na praça de espanha (tornando o largo inteiro num jardim?) , +uns tuneis ali no saldanha e ate´ao campo peq. apra remover o resto dos carros da superficie ... ai si seria um boulevard desde o rossio ate´ao nó da calçada de carriche. :P
Á superficie removam-se as 3+3 faixas e metam jardim em todo o lado deixando B1+1B ... deixand oos atravessamentos de lsiboa em tunel/viaduto ... que deveriam ser feitos a pensar que ALGUM DIA poderiam ser convertidos em metro de superficie ... cof cof
P.S.: TeKnO_Lx ... desculpa lá ter-te gamado o post. ;)
P.S.2: fosga-se que tou mesmo deslexico. :(
Viva_a_Historia January 28th, 2009, 01:54 PM como em todas as construções há vantagens e desvantagens e para que sejam práticas/funcionais têm de ser pensadas e correctamente executadas.
os tuneis não causam mais trafego no centro das cidades (parques subterraneos é que sim)
Vou falar no caso que conheço, Coimbra. é uma cidade praticamente sem tuneis, não sei se por questões fincanceiras ou por instabilidade dos terrenos mas sei, que na zona mais dificil de os implantar, seria precisamente a zona onde seriam mais necessarios: a Av Fernão da Magalhães. Essa avenida é todos os dias um caos e, bem planeados, bastava um tunel em frente à Auto Industrial (para quem conhece) para simplificar radicalmente o tráfego..
Outro exemplo de boa aplicação é nosos Olivais, onde se construiu um tunel para que a avenida descesse a uma cota mais baixa, permitindo que sobre a avenida se fizesse um rande largo e um jardim para melhor enquadrar o mosteiro ;)
quanto ao impacto nos solos, não acredito que haja, pois se as coisas forem bem feitas é possivel manter linhas de água e consolidar os diferentes estratos :yes:
Em Coimbra julgo que o motivo de haver poucos túneis se relaciona com os 12 anos da presidência da Câmara Municipal por Manuel Machado. No projecto inicial da Circular Externa estava prevista uma rotunda apenas para o Tovim sem nenhum túnel a passar por baixo.
Pelha January 28th, 2009, 05:03 PM Bypass Sur em Madrid.
IgCc4RAC3Tw&feature=channel_page
Era fazer uma coisa destas por debaixo do IC19.. :lol:
Barragon January 28th, 2009, 05:51 PM ou da 2ª circular...
NewTomorrow January 29th, 2009, 03:15 AM http://i35.************/9htoxw.jpg
(a parte em cinza clara j´´a esta feita)
Aqui no Funchal estao a fazer uma nova Via para ligar a zona do Hospital ao Porto do Funchal e uma parte dessa nova Via sera em Tunel
Ficara pronta no Final do Verao
JMFA January 29th, 2009, 04:32 PM .. por acaso gostava de saber o custo total das vias-rapidas/tuneis/viadutos construídos na madeira nos ultimos 10 anos para, por exemplo, poder comparar com o custo de uma 3ª travessia do tejo em lisboa... só para ter mais uma noção da relatividade das coisas;)
a 2ª circular enterrada seria vantajoso para a cidade. aliás, o problema são as radiais e não as circulares.. a M30 é uma circular... o túnel do marquês resolve localmente o problema, mas induz mais gente a vir de carro para o centro de lisboa... no final é dificil de avaliar todas as vantagens e desvantagens... se desnivelarem o saldanha, ficamos quase com uma AE em lisboa :( não deve dar por causa do metro, senão já tinham avançado para isso.
NewTomorrow January 30th, 2009, 02:36 AM .. por acaso gostava de saber o custo total das vias-rapidas/tuneis/viadutos construídos na madeira nos ultimos 10 anos para, por exemplo, poder comparar com o custo de uma 3ª travessia do tejo em lisboa... só para ter mais uma noção da relatividade das coisas;)
a 2ª circular enterrada seria vantajoso para a cidade. aliás, o problema são as radiais e não as circulares.. a M30 é uma circular... o túnel do marquês resolve localmente o problema, mas induz mais gente a vir de carro para o centro de lisboa... no final é dificil de avaliar todas as vantagens e desvantagens... se desnivelarem o saldanha, ficamos quase com uma AE em lisboa :( não deve dar por causa do metro, senão já tinham avançado para isso.
nao vejo porque queres comparar uma rede de vias rapidas e vias expresso com uma ponte no Continente.
Todo o dinheiro gasto foi aprovado pela Uniao Europeia , se tens alguma queixa manda para a Uniao Europeia, foram eles que aprovaram mais de 1 biliao de Euros
JMFA January 30th, 2009, 11:34 AM nao vejo porque queres comparar uma rede de vias rapidas e vias expresso com uma ponte no Continente.
Todo o dinheiro gasto foi aprovado pela Uniao Europeia , se tens alguma queixa manda para a Uniao Europeia, foram eles que aprovaram mais de 1 biliao de Euros
:lol: ... previsível... não vês?? da mesma maneira que aceito que contestem o valor elevado da construção de uma TTT e rede viária adjacente e se questionem da relação custo benificio para a AML e para o País, gostaria de relativizar o valor comparando com o gasto nos últimos anos numa enorme rede viária, com um número apreciável de túneis, e numa área localizada mas cujo debate passou totalmente despercebido da opinião pública. Quanto custou?? repara que não estou a dizer que estou contra ou a favor.
Mas se a UE aprovou/gastou 1bilião(?) de euros (não será 1.000 M€??) quer dizer que o seu custo total foi de 5.000 M€???? sim, porque o restante dinheiro não saiu do bolso da UE...
Quer dizer que essa rede de vias rápidas custou quase tanto como toda a rede de AV prevista nas 3 Linhas a executar?
...
continuo a dizer que gostaria de saber.
SR-71 January 30th, 2009, 01:37 PM continuo a dizer que gostaria de saber.
Segundo este site (http://www.cenor.pt/projectos/projectos_detail.aspx?empID=6&projID=179) o troço da Via Rápida Machico-Caniçal custou 150 milhões de Euros.
Neste aparece o custo do troço entre a Cancela e o Aeroporto (http://www.consulgal.pt/pt/pdf/WPT029821.pdf)
Com mais uns minutos de pesquisa (que neste momento não tenho) se podia chegar ao custo total das obras. Uma coisa é óbvia: um quilómetro de estrada, na Madeira, é mais caro que no Continente.
Mas, JMFA, acredita que o que saiu do "bolso" português foi muito pouco. É sempre assim.
JMFA January 30th, 2009, 01:48 PM Segundo este site (http://www.cenor.pt/projectos/projectos_detail.aspx?empID=6&projID=179) o troço da Via Rápida Machico-Caniçal custou 150 milhões de Euros.
Neste aparece o custo do troço entre a Cancela e o Aeroporto (http://www.consulgal.pt/pt/pdf/WPT029821.pdf)
Com mais uns minutos de pesquisa (que neste momento não tenho) se podia chegar ao custo total das obras. Uma coisa é óbvia: um quilómetro de estrada, na Madeira, é mais caro que no Continente.
Mas, JMFA, acredita que o que saiu do "bolso" português foi muito pouco. É sempre assim.
... a última frase é discutível, mas não me interessa discutir isso aqui.. só queria que se percebesse, para os que acham que se está sempre a investir em lisboa, em detrimento do resto do país, que o que não faltam são investimentos importantes, que se todos somados, são bastante avultados (e as ajudas da UE são para Portugal, por isso, dizer que o dinheiro veio do bolso A ou B, é de facto indiferente)...
não quero neste momento falar sequer se são úteis ou não, se são essenciais ou não... mas, por exemplo, enquanto em lisboa se andou 20 anos para fechar a cril, por causa de 2km de túnel/ falso túnel / etc, na madeira foram calmamente construídos dezenas de túneis, sem que isso fosse motivo para alaridos... (mais uma vez digo que não estou a contestar, mas sim a constatar)
e se alguma vez se falar em enterrar a 2ª circular, então aí vai ser mais do mesmo... tudo para lisboa, blablabla....
SR-71 January 30th, 2009, 01:55 PM ... a última frase é discutível
Exemplo prático: sabes quanto pagou o Estado, directa ou indirectamente, pela obra mais nacional na ilha, o aeroporto internacional?
JMFA January 30th, 2009, 01:58 PM Exemplo prático: sabes quanto pagou o Estado, directa ou indirectamente, pela obra mais nacional na ilha, o aeroporto internacional?
... não é directo... queres o mesmo exemplo prático? sabes quanto o estado pagou, directa ou indirectamente pelo fecho do eixo norte-sul em lisboa, adiado mais de 10 anos? sabes quanto é que o estado pagou pelas últimas extensões do metro de lisboa, apesar de sua mais que lenta evolução?
... o que, no final, o bolo acaba por ser o mesmo ;)
SR-71 January 30th, 2009, 02:06 PM ... não é directo... queres o mesmo exemplo prático? sabes quanto o estado pagou, directa ou indirectamente pelo fecho do eixo norte-sul em lisboa, adiado mais de 10 anos? sabes quanto é que o estado pagou pelas últimas extensões do metro de lisboa, apesar de sua mais que lenta evolução?
... o que, no final, o bolo acaba por ser o mesmo ;)
Não sei. Mas no caso do aeroporto foi 10% do valor total; e mesmo assim, há um empréstimo ao BEI que os utilizadores do aeroporto estão a pagar em taxas.
Compreendo aonde queres chegar, mas não metas a Madeira nisto. Aliás, depois das palavras de ontem do Presidente da RA dos Açores, falar destes assuntos revolta um pouco.
JMFA January 30th, 2009, 04:39 PM foi apenas um exemplo para chegar à conclusão que o custo da obra é normalmente usado como argumento, sem existir uma comparação com outros custos... voltando ao assunto, dificilmente farão na 2ª circular o que foi feito em madrid com a M30...
empréstimos do BEI e financiamentos a 80%, é(era) o normal no metro e não é por isso que avança a grande ritmo... o eixo N/S foi financiado também a 80%.. sobraram 10M€.. e mesmo assim demorou mais de 10 anos a concluir.... a cril ainda é pior...
Barragon January 30th, 2009, 07:48 PM Vamos lá sugerir novos túneis em Lisboa e arredores..
No Barreiro, a Avenida Du Bocage deveria ter um túnel de 1 km para passar sobre 4 cruzamentos.
Sky11 January 30th, 2009, 08:03 PM Vamos lá sugerir novos túneis em Lisboa e arredores..- Padre Cruz com a Rainha D Amélia
- Forças Armadas com a Mota Pinto
- final do Campo Grande na direcção da Padre Cruz
- EUA com a Gago Coutinho
- Saldanha ou mesmo toda a FPMelo
- Praça de Espanha
- etc.....
No Barreiro, a Avenida Du Bocage deveria ter um túnel de 1 km para passar sobre 4 cruzamentos.És mesmo anjinho :angel: Vai sonhando....
Barragon January 30th, 2009, 09:54 PM Simplesmente estou farto ! :lol: demoro 10 minutos a subir a avenida :lol: ou a descer :lol:
Barragon January 30th, 2009, 10:00 PM - Padre Cruz com a Rainha D Amélia
- Forças Armadas com a Mota Pinto
- final do Campo Grande na direcção da Padre Cruz
- EUA com a Gago Coutinho
- Saldanha ou mesmo toda a FPMelo
- Praça de Espanha
- etc.....
Mega túnel começando no Senhor Roubado até ao Campo Grande :pepper:
EUA - Gago Coutinho o túnel na Gago Coutinho?
Sim... o túnel do Marquês é para continuar.
Praça de Espanha ... aquilo ali deveria levar uma reconversão como irão fazer no olho da Diagonal Mar.
Tuneis na zona ribeirinha também... mas estes são mais difíceis...
Outros:
- Túnel na Avenida da Liberdade: Marquês - Restauradores
- Túnel ou mega viaduto em Pina Manique
- Túnel na Almirante Reis
- Túnel no Rato
- Túnel a ligar a Lusíada ao IC16.
Viriatuus January 31st, 2009, 12:56 AM Daniel:
Coimbra. é uma cidade praticamente sem tuneis, não sei se por questões fincanceiras ou por instabilidade dos terrenos mas sei, que na zona mais dificil de os implantar, seria precisamente a zona onde seriam mais necessarios: a Av Fernão da Magalhães. Essa avenida é todos os dias um caos e, bem planeados, bastava um tunel em frente à Auto Industrial (para quem conhece) para simplificar radicalmente o tráfego..
Como é...:nuts: então túneis rodoviários são para fazer mas os ferroviários são impossíveis/desnecesssários?...:nuts: Daniel decide-te...:lol:
daniel322 January 31st, 2009, 01:24 AM o que foi? :dunno: um túnel na portagem é "peixe" e um túnel em frente à auto industrial é "carne".. não queiras comparar..
primeiro ponto: eu não disse que era contra o túnel ferroviário, antes pelo contrário: "mas façam o túnel, eu pessoalmente preferia (http://www.skyscrapercity.com/showpost.php?p=31029524&postcount=949)"
segundo ponto: a cidade medieval não se estendia até ao largo em frente à auto industrial pelo que a probabilidade de existirem achados arqueológicos é mínima
terceiro ponto: eu apenas disse que um túnel aì resolveria a situação mas igualmente manifestei a minha ignorância quanto à razão da não-existência do mesmo
quarto ponto: disse bem claro: "na zona mais dificil de os implantar"
Viva_a_Historia January 28th, 2011, 12:34 PM quase todas as cidades espanholas têm av de portugal
Em Madrid há um bairro (com muito mau aspecto, diga-se) cujas ruas têm nomes de cidades portuguesas. Esse bairro fica onde existe a estação de metro de Oporto.
|
|