View Full Version : Cascais deita por terra o projecto de torre na marina

Marco Bruno
November 30th, 2006, 12:04 PM
Cascais deita por terra o projecto de torre na marina
Lu?s Filipe Sebasti?o

Presidente da c?mara quer intervir de forma "articulada e coerente" no porto de recreio
e na Cidadela

O projecto da torre de 100 metros destinada a hotel na marina de Cascais n?o vai sair do papel. O presidente da autarquia, Ant?nio Capucho, anunciou ontem que j? foi comunicado ? concession?ria do porto de recreio que n?o ser? viabilizado "qualquer edif?cio singular desenvolvido em altura".

A Marcascais apresentou ? autarquia um projecto de requalifica??o da marina que previa o aumento das actuais ?reas comerciais e a constru??o de apartamentos tur?sticos. A proposta, do gabinete de arquitectura Promont?rio, inclu?a uma torre revestida a vidro com tr?s dezenas de pisos destinada a uma unidade hoteleira, a construir ? entrada do porto de recreio.
O presidente da c?mara, Ant?nio Capucho, explicou ontem ao P?BLICO que informou a Marcascais, em 23 deste m?s, de que n?o ? vi?vel a concretiza??o da torre e disse que a concession?ria j? se encontra a reformular o projecto. O autarca reconheceu que foi "sens?vel ?s cr?ticas apontadas ? constru??o da torre", entre as quais a peti??o on-line com 1647 subscritores que ontem lhe foi entregue, mas tamb?m manifestadas por v?rias for?as partid?rias e autarcas. Ant?nio Capucho n?o partilha das opini?es contr?rias ?s arrojadas linhas arquitect?nicas do edif?cio, cujo enquadramento considera "positivo", mas admitiu que na decis?o tamb?m pesou a eventual dificuldade da concretiza??o do projecto "no plano t?cnico e da engenharia", dada a sensibilidade da zona para onde a torre estava projectada.
O autarca recebeu ontem uma peti??o contra a torre, subscrita por 1657 pessoas, lan?ada atrav?s da Internet por Jo?o Nuno Barbosa. O apelo manifestava preocupa??o pelo "impacto no meio e na paisagem" da constru??o da "torre da luz", como era designada pelos promotores. A estrutura, notava a peti??o, "resultar? numa nova obstru??o ?s vistas, que, pela sua altura e proximidade da vila, se tornar? obsessiva e esmagadora".
O documento chegou a ser alvo de uma "brincadeira" com a inclus?o de alegadas assinaturas de Ant?nio Capucho, Jos? S?crates e An?bal Cavaco Silva, mas esses e outros nomes que suscitaram d?vidas foram depois removidos. Num question?rio promovido pelo blogue acerca da torre de 100 metros na marina, 49 votantes escolheram a op??o de que se tratava de "uma aberra??o", contra 43 votos de que representava "um ?cone [para o] futuro".

"Vit?ria da cidadania"
Paulo Ferrero, do movimento Cidadania Cascais, congratulou-se com a decis?o do presidente da c?mara de travar a constru??o da torre, considerando que "? um exemplo a seguir". No blogue, vai mais longe, ao afirmar que se trata de "uma vit?ria da cidadania cascalense, que j? muitos duvidavam que ainda existisse, depois dos crimes ambientais, paisag?sticos, urban?sticos e de pura fraude por que Cascais passou noutros tempos".
Ant?nio Capucho n?o escondeu que foi receptivo ? peti??o on-line, tal como ?s outras diferentes formas de express?o, por entender que os subscritores de um apelo deste g?nero estar?o tendencialmente mais informados sobre o que assinam do que os que aceitam subscrever um abaixo-assinado no meio da rua. Seja como for, o autarca social-democrata salientou que a c?mara pretende "intervir de forma articulada e coerente" na marina e na Cidadela, espa?o para onde foi lan?ado um concurso p?blico para a sua concess?o.
O j?ri do concurso decidiu n?o adjudicar o aproveitamento tur?stico e comercial do antigo recinto militar ao ?nico concorrente, por este ter apresentado uma proposta que n?o cumpria o caderno de encargos. A autarquia pondera agora avan?ar com uma de v?rias solu??es para a requalifica??o do espa?o: novo concurso; abertura a privados do capital da empresa municipal Fortaleza de Cascais, ou constitui??o de uma sociedade de desenvolvimento municipal.
Enquanto isso, a Cidadela n?o pode ter "qualquer interven??o de fundo" at? Julho de 2007, pois ser? utilizada para eventos relacionados com o Campeonato do Mundo de Vela, que levar? a Cascais mais de mil embarca??es.
"Isto para n?s ? uma surpresa. N?o acho que tenha existido uma contesta??o p?blica t?o significativa", comentou, por seu lado, Pedro Garcia, da Marcascais, confrontado com a recusa da torre que defendia como um "farol" do desenvolvimento tur?stico da zona. O respons?vel da concession?ria respeita a decis?o camar?ria, mas contrap?e que a solu??o, al?m de ter conseguido aprova??o do Instituto Portugu?s do Patrim?nio Arquitect?nico, era tecnicamente vi?vel. E concorda que "a c?mara seja sens?vel ? necessidade de requalificar a marina e dar uma voca??o ? Cidadela".

mynuster
November 30th, 2006, 12:05 PM
:eek: :ohno:

Pelha
November 30th, 2006, 12:22 PM
Nem tenho vontade de comentar… :no:

Arpels
November 30th, 2006, 12:54 PM
era mais k provavel k n?o ia avante, enfim...

Marco Bruno
November 30th, 2006, 01:23 PM
ser? que o compave ter? o mesmo destino?

doria
November 30th, 2006, 01:53 PM
enfim!!!

poiman
November 30th, 2006, 02:21 PM
mentalidade de merda
por essa ordem de ideias nova iorque ? um crime urbanistico...
n?o criar a torre para n?o desfazer a vista para a vila... eu acho que deviam era criar mais torres para tapar a muita porcaria que pr?li foi feita... n?o se aplica so a cascais mas a muitas zonas quer da costa quer do interior de portugal...

quando ? que esta pa?s para de dar desgostos?
quando ? que as autarquias param para pensar e deixam de adiar o inadiavel?... isto da polemica das torres em portugal ? exactamente igual a milhentas questoes do genero que ja aconteceram neste pais: cria-se uma coisa nova no estrageiro, portugal diz que e mau e que nao quer, passado 50 anos ja quer. e dificil perceber isto? para as autarquias e para as mentalidades atrasadas dos portugueses parece que sim. ? tal e qual o que aconteceu apos a 1? guerra mundial: na europa come?ou a aparecer o estilo modernista na arquitectura e ao mesmo tempo que isso acontecia, em portugal assistia-se a uma recusa desse estilo arquitectonico, tendo-se criar o proprio estilo portugu?s... hoje passados 100 anos aparecem em portugal as primeiras constru?oes modernistas...
isto ? o que tamb?m vai acontecer com os arranhaceus, mas as pessoas s?o otarias e nao percebem isso... ? falta de cultura do povo portugues que faz esta merda n?o ir para a frente...

Arpels
November 30th, 2006, 02:50 PM
a questao e quando nos vai dar alegrias, especialmente no campo da arquitectura e urbanismo, porque de desgostos ja estamos acostumados.

simius
November 30th, 2006, 04:02 PM
lololo..n ? nvdd..n podemos estranhar..ms o que gosto ? mais ? qd politicas falm cm se fossem tecnicos-"acho que seria de dificil execu??o do ponto de vista tecnico" :P

[Smeagol]
November 30th, 2006, 04:44 PM
pena.... :ohno:

para mim era o melhor highrise alguma vez proposto para Portugal :(

daniel322
November 30th, 2006, 05:51 PM
gostava da torre, mas senpre disse que n?o aprovava a sua localiza??o. acho que foi bom

Fern
November 30th, 2006, 06:06 PM
Tanta m*rda que se constroi nesse concelho e tinham logo de implcar com torre da marina. Se se preocupassem mais com aquilo que realmente interessa e constribui para piorar a qualidade de vida e belza de Cascais faziam melhor.... :bash:

Daniel_Portugal
November 30th, 2006, 06:55 PM
tou admirado que o serial_man ainda nao tenha dito nada :lol:

Portugues
November 30th, 2006, 07:15 PM
Pouparam-se uns tost?es e para deixar a torre constru?da at? meio... mais vale meter o projecto na gaveta.

Viriatox
November 30th, 2006, 09:16 PM
arrg!, isto faz-me por dos nervos, por enquanto os promotores ainda se atrevem a propor preditos de 100m, mas nao sei nem para que, nem ate quando. Quando eles sao singulares nunca aprovam, so aprovam a m****, e ahi ninguem levanta a voz, acho que essas aberra?oes ate passam desapercebidas a quem nao devia.

Andre_Filipe
November 30th, 2006, 09:46 PM
Eu gostava da torre, mas era noutro sitio. Acho que nao se enquadraria bem em Cascais, especialmente na frente maritima.

daniel322
November 30th, 2006, 09:51 PM
Eu gostava da torre, mas era noutro sitio. Acho que nao se enquadraria bem em Cascais, especialmente na frente maritima.

exactamente a minha opiniao ;)

Barragon
November 30th, 2006, 10:36 PM
:wallbash:

|MeL|
November 30th, 2006, 11:54 PM

ja somos 3 :D

Pelha
November 30th, 2006, 11:59 PM
ja somos 3 :D

4 :colgate:

Bluesence
December 1st, 2006, 12:23 AM
gostava da torre, mas senpre disse que n?o aprovava a sua localiza??o. acho que foi bom
concordo. a ba?a de cascais n?o precisa da torre. J? ? naturalmente bonita, a torre ia estragar. Gosto da torre mas sou da opini?o que deve ser construida num s?tio que realmente necessite

TeKnO_Lx
December 1st, 2006, 12:45 AM
VERGONHOSO!

s?o nestes momentos que penso que Portugal n?o tem futuro..

doria
December 1st, 2006, 01:00 AM
que exagerado!!!

TeKnO_Lx
December 1st, 2006, 01:14 AM
um bucado mas.. os portugueses n?o s?o muito espertos lol

lembrou-me sobre o projecto de Cacilhas ou deste para Cascais comentarios do genero "vao-nos tirar o ceu"!!...ai ke horror o meu ceu!! ofuscado por uma torre gigantesca de 30 andares!!!! LOOOL
realmente no vale a pena, os portugueses nao sabem avaliar arranha ceus, as suas vantajens etc n?o encaixa na mentalidade portuguesa
pior nao conseguem ver como uma "obra de arte" ou arquitectura moderna e uma nova imagem da cidade

se fosse pelo povao nao haveria Torre Eiffel nem Gugenheim, nao tenham duvidas o povo n?o tem razao, porque nao tem competencia para ajuizar correctamente as coisas ( e por isso que eu acho os referendo completamente estupidos )

os portugueses acham-se superiores aos restantes povos do mundo para abolir a construcao em altura?
o que falta em Portugal ? bom senso, as nossas AML?s em areas sao gigantes tudo por causa do nosso "sprawl" mas em vez de ser de casinhas de madeira c/jardim sao patos bravos horrorosos que n?o tem ponta por onde se pegue.
depois em termos de CBD`S temos pequenos cluster, PDN, Av Republica,Sete Rios etc
Porque nao juntar todas estas empresas num cluster high rise com por 3 ou 4 torres de 50 andares como v?o fazer em Madrid? ninguem tem vis?o para propor isto?
ate para as empresas e vantajoso, fazendo escala e juntado diferentes servi?os

as pessoas deviam parar para pensar, e melhor ir ao estrangeiro ver o que se faz

os velhos do restelo vao aos pouco dando ? bota..(geracao da ditadura) haja esperanca

tenho dito!

doria
December 1st, 2006, 01:15 AM
lololol

daniel322
December 1st, 2006, 01:24 AM
um bucado mas.. os portugueses n?o s?o muito espertos lol

lembrou-me sobre o projecto de Cacilhas ou deste para Cascais comentarios do genero "vao-nos tirar o ceu"!!...ai ke horror o meu ceu!! ofuscado por uma torre gigantesca de 30 andares!!!! LOOOL
realmente no vale a pena, os portugueses nao sabem avaliar arranha ceus, as suas vantajens etc n?o encaixa na mentalidade portuguesa
pior nao conseguem ver como uma "obra de arte" ou arquitectura moderna e uma nova imagem da cidade

que exagero! eu sou a favor do projecto para cacilhas e contra este. tb n?o ? preciso construir em altura so por construir. ha que saber analisar os casos ;)

serial_man
December 1st, 2006, 01:46 AM
tou admirado que o serial_man ainda nao tenha dito nada :lol:

Nao estou o dia todo no forum...

VERGONHOSO!

sao nestes momentos que penso que Portugal nao tem futuro..

So nestes?

Viva Portugal !!

Sao as unicas palavras que me ocorrem.

(Isto de escrever sem acentos e' extremamente positivo. NOT!)

Pelha
December 1st, 2006, 01:49 AM

adorei! :rofl:

doria
December 1st, 2006, 01:54 AM
Qd nao se tem nd para fazer....ate que e um passatempo, nao?

fred_mendonca
December 1st, 2006, 03:15 PM
Que vergonha! :bash: O presidente da câmara também ficou com medo dos lobbies contra a torre e recuou logo!

Portugues
December 1st, 2006, 04:46 PM
VERGONHOSO!

s?o nestes momentos que penso que Portugal n?o tem futuro..

Olha olha... o home que idulatra Sócrates está a perder a fé.
O presidente da câmara fez muito bem em recuar em vez de entrar em loucas cavalarias que apenas servem para engordar o lobby da construção.

JohnnyMass
December 1st, 2006, 07:23 PM

e a minha!:yes: ainda bem que não foi para a frente, seria um desastre paisagístico e desses já temos de sobra...

JohnnyMass
December 1st, 2006, 07:26 PM
Que vergonha! :bash: O presidente da câmara também ficou com medo dos lobbies contra a torre e recuou logo!
se ele fosse como o rui rio a torre tinha sido feita, é que este senhor não tem medo de ninguém, não liga a ninguém nem ouve ninguém!:lol::bash:

doria
December 1st, 2006, 10:12 PM
mais nada!

Marco Bruno
December 1st, 2006, 10:21 PM
se ele fosse como o rui rio a torre tinha sido feita, é que este senhor não tem medo de ninguém, não liga a ninguém nem ouve ninguém!:lol::bash: :lol: só que o Rui Rio não gosta de torres, logo nem teria havido proposta sequer...

Arpels
December 1st, 2006, 10:23 PM
pois LOL :lol:

Daniel_Portugal
December 1st, 2006, 11:50 PM

nao sei pk mas a ideia que tenho, eh que apesar de tu nao dizeres nada quase nunca... frequentas o forum todos os dias.. e muito assiduamente :D

Daniel_Portugal
December 1st, 2006, 11:51 PM
se ele fosse como o rui rio a torre tinha sido feita, é que este senhor não tem medo de ninguém, não liga a ninguém nem ouve ninguém!:lol::bash:

:lol: só que o Rui Rio não gosta de torres, logo nem teria havido proposta sequer...

o rui rio deve ter os dias contados suponho.... mas kd for tambem irei valorizar o k ele fez pela cidade. e ainda foi bastante. digamos que ele esteve na cidade todo o tempo pertencente ao novo milenio.. e desde ai o porto e o grande porto ja "cresceu" bastante.

Arpels
December 2nd, 2006, 01:33 AM
desculpa k te diga mas ele e o socio aqui da CML podiam ir os dois po olho da rua, não fazem nada excepto dar continuidade ao k os outros planearam e aumentaram a divida camararia mesmo assim :dunno:

Andre_Filipe
December 2nd, 2006, 03:56 AM
o Rui Rio podia era exilar, era o k fazia melhor! Nd de jeito mm!

Portugues
December 2nd, 2006, 03:59 AM
o Rui Rio podia era exilar, era o k fazia melhor! Nd de jeito mm!

O General Carmona, o Major Valentim, a Titi Fatinha, o Honesto Isaltino e até o moço de Castelo Branco é que são fixes!

daniel322
December 2nd, 2006, 04:02 AM
:hilarious que bela selecção! ate gosto do trab do rui rio, ao menos faz frente as mafias do norte

Fern
December 2nd, 2006, 04:16 AM
Concordo, so isso e' um avanco. Se todos fossem assim a nossa politica melhoraria e muito!

Arpels
December 2nd, 2006, 04:29 AM
ya pena e k sem mostrarem nada de novo feito tenham niveis de endividamento astronomicos :lol:

KNasser
December 3rd, 2006, 05:51 PM
Merda de gente!

KNasser
December 3rd, 2006, 05:53 PM
estava me a referir ao major, á felgueiras e a essa gentinha que não deixa a linda torre de cascais ser construida!!

Arpels
December 3rd, 2006, 08:59 PM
a felgueiras? :uh: gande mula :bash:

:laugh:

KNasser
December 3rd, 2006, 10:09 PM
podes crer arpels:lol:

KNasser
December 3rd, 2006, 10:10 PM
ja tinha saudades disto ja nao punha ca os pés há muito tempo!!

Reflex
December 5th, 2006, 02:12 PM
Independentemente de concordar ou não com a construção da torre, tenho que aplaudir a frontalidade e honestidade do presidente da CMCascais por ter dito preto no branco que a torre não era viável, em tempo útil. Todos nós conhecemos alguns exemplos em que as camaras passam anos e anos sem dar respostas concretas e têm que ser os promotores a desistir das ideias, fruto dos milhoes que perdem com a passagem dos anos...

Arpels
December 5th, 2006, 02:41 PM
sim sem duvida, temos nesse impasse projectos bem bons como o Compave k nem anda nem desanda nem se sabe o k a camara quer afinal :yes:

KNasser
December 6th, 2006, 04:54 PM
sim sem duvida, temos nesse impasse projectos bem bons como o Compave k nem anda nem desanda nem se sabe o k a camara quer afinal :yes:

vamos acreditar arpels...:)

Arpels
December 6th, 2006, 06:57 PM
eu sou crente :D