View Full Version : METRO do PORTO [V]
Daniel_Portugal December 1st, 2006, 09:57 PM O outro thread já tem 497 posts e a conversa já não vai por caminhos certos... por isso já não vai ao sítio nos 3 posts restantes :lol: Por isso tomei a liberdade de criar a 5ª geração do thread :D
Bem... para dar um arranque ao novo thread fiz uns mapas baseados no actual mapa do metro.
Eis um dos mapas oficiais; este é o que está exposto dentro do próprio veículo.
1.http://invictadesign.com/metrofases/mapa-actual.jpg
Pelo mapa de cima até parece que temos um metro grande e completo, mas se virmos as linhas actuais no universo do Grande Porto, vemos que ainda há muito que fazer se quisermos ter uma rede de metro assério. Aqui fica o primeiro mapa que fiz baseado no actual. Este representa o estado actual - a 1ª fase.
2.http://invictadesign.com/metrofases/metroporto1fase.png
Neste mapa acrescentei todas as linhas e extensões novas previstas para a 2ª fase, não sei se o trajecto que eles vão fazer no mapa será exactamente este... mas não deve diferir muito. Já fica um sistema de respeito.. mas ainda assim incompleto, a meu ver.
3.http://invictadesign.com/metrofases/metroporto2fase.png
Por último, simulei uma 3ª fase onde acrescentei as linhas que seriam precisas para o Porto ter uma rede assério. Em primeiro lugar de importância, sem dúvida alguma a diagonal Foz do Douro > Ermesinde + Valongo, que iria cobrir imensas zonas densamente populadas às quais o metro nem está previsto chegar :ohno: Em segundo lugar de importância, um meio-anel para cobrir toda a zona sudoeste, sul e sudeste. Esta linha iria servir toda a costa de Gaia, Espinho, e a populosa Vila da Feira e São João da Madeira. Por fim, a extensão da linha Verde até Santo Tirso, que fica perto da Trofa... e já que vai até à Trofa, porque não até Santo Tirso, que traria um acréscimo considerável de clientes à rede. Só assim teremos um metro à séria :D
4.http://invictadesign.com/metrofases/metroporto3fase.png
Por fim, o velhinho mapa não oficial que fiz há uns tempos, que representa o trajecto real das linhas das 1ª e 2ª fases.
5.http://invictadesign.com/metroporto.png
Um moderador que o ponha em Sticky sff ;) Espero que gostem dos mapas :D
(se as fotos nao aparecerem... esperem um coxe... se ainda assim nao aparecerem... façam quote...e copiem os links no browser :rant: raio pro servidor!)
tuga14 December 1st, 2006, 10:26 PM os mapas tao bons:)..mas kdo e ke vai começar a nova fase de expansao?
Daniel_Portugal December 1st, 2006, 10:37 PM isso keria eu saber :C mas axo k nem em 2007 vai ser. espero tar enganado.
Herrmando December 1st, 2006, 11:46 PM A linha para Gondomar só tá prevista, de momento, até Rio Tinto. E acho mto bem! Depois mandam outra mais directa de Campanhã para Gondomar.
tuga14 December 1st, 2006, 11:46 PM isso keria eu saber :C mas axo k nem em 2007 vai ser. espero tar enganado.
é so burrucracia:lol::nuts:..esperas tu e todos:)
Herrmando December 1st, 2006, 11:47 PM O Meneses já tem dinheiro para a extensão de Gaia, mas o governo n deve ter mta vontade q isso avance...
penassh December 2nd, 2006, 09:31 PM quem dera que isso avance pra conhecer outras linhas!!
Portugues December 3rd, 2006, 12:02 AM É neste forum que se fala dos Mega-Salários do Valentim e do Narciso?
TeKnO_Lx December 3rd, 2006, 12:02 AM é realmente um muito bom projecto, devido ao rácio custo/proveito economico. Gostava que fosse um case study para outras cidades de Portugal. penso que já foi, de seguida vira o MST e Metro de Coimbra. As vantagens de o metro de superificie são evidentes, mesmo em linhas mais longas e com menos paragens um tram.train serve muito bem.
Daniel haverá algum mapa que junte as linhas do metro com as linhas pesadas suburbanas da CP?
Herrmando December 3rd, 2006, 12:06 AM As ligações q há com a CP, q eu saiba, são as de General Torres e de Campanhã...
Daniel_Portugal December 3rd, 2006, 02:40 AM tekno: nunca vi, mas posso fazer um se quiseres. as linhas da CP servem toda a parte sul do grande Porto, a parte Oeste, e a parte Nordeste. (e depois continuam ate às cidades de influencia (aveiro, braga, guimaraes e marco de canavezes).
o mapa que mais se aproxima do que tu queres ta no www.cp.pt mas nao da pra ver mt bem.
Pelha December 3rd, 2006, 03:22 AM :applause: Bom trabalho Daniel… ;)
Espero que arranquem em definitivo com as novas fases de expansão!
Daniel_Portugal December 3rd, 2006, 03:24 AM obrigado :P
queria tanto que fosse como no terceiro mapa! :D talvez um dia. (se bem que para a maior parte dos sitios onde nao ha metro, ha comboio. mas eu gostava k a ligaçao fosse feita pelo metro pra todos os lugares. eh mt mais comodo ser tudo so uma rede.)
Bluesence December 3rd, 2006, 07:53 PM Muito bons mapas!
Era realmente bom se fosse como no 3º mapa.
Encontrei uma frase na wikipedia que me surpreendeu: "The Porto Metro was founded in 2002, and it was for years one of the major construction sites in the European Union."
Daniel_Portugal December 3rd, 2006, 08:09 PM obrigado ;)
a mais cara sim. 2 bilioes de euros na primeira fase suponho. o pib do país eh 200bilioes. um centesimo do guito de portugal :D
Bluesence December 3rd, 2006, 10:48 PM obrigado ;)
a mais cara sim. 2 bilioes de euros na primeira fase suponho. o pib do país eh 200bilioes. um centesimo do guito de portugal :D
mas porquê? A maioria do traçado não é de superfície?
JohnnyMass December 4th, 2006, 01:39 AM essa linha branca e a outra azul clara serão construídas lá para 3050!:lol: com duas novas travessias sobre o douro, uma delas na Foz ainda por cima!:lol:
Daniel_Portugal December 4th, 2006, 04:30 AM mas porquê? A maioria do traçado não é de superfície?
60km de linha, 69 estaçoes.... centro do porto coberto por estaçoes subterraneas e linhas... nao era pra menos. foi uma p00ta duma "revolução"
jm. mesmo que seja, essas zonas estao cobertas por comboio. (menos a linha ate sao joao da madeira) e duvido que seja em 3050. eh obvio que o porto ira ter extensoes no metro (mesmo depois da segunda fase) antes. para essas zonas e ate talvez para zonas que virao a aparecer com o crescimento urbano. mas que achas desse terceiro mapa? nao achas que seria o ideal para cobrir realmente bem toda a populaçao do grande porto?
Arpels December 4th, 2006, 06:36 PM que é uma p00ta? :uh:
Imbictvs December 4th, 2006, 06:50 PM Para o projecto do Metro da Boavista não ficar esquecido ca vai:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=315131&page=12
Já la vai algum tempo que postei isso mas como o projecto está na gaveta nada se modificou, logo acaba por estar actual :lol:
penassh December 4th, 2006, 10:15 PM uma foto da cabine de condução__
http://www.fusionpics.com/out.php/i4851_cabineconduo.jpg (http://www.fusionpics.com)
Daniel_Portugal December 4th, 2006, 10:36 PM tu és piloto do metro não és?
Daniel_Portugal December 4th, 2006, 11:23 PM já agora, algo que nunca devem ter visto, tal como eu nunca tinha visto até ver o livro do metro do porto. uma central de metros do porto :D
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
http://invictadesign.com/centralmetrosporto.jpg
:D é gira :D
Daniel_Portugal December 4th, 2006, 11:42 PM e ja agora, a intro do livro.
http://invictadesign.com/introlivrometroporto.jpg
JohnnyMass December 5th, 2006, 02:11 AM nunca vi esse livro à venda, onde o viste? na FNAC?
JohnnyMass December 5th, 2006, 02:15 AM jm. mesmo que seja, essas zonas estao cobertas por comboio. (menos a linha ate sao joao da madeira) e duvido que seja em 3050. eh obvio que o porto ira ter extensoes no metro (mesmo depois da segunda fase) antes. para essas zonas e ate talvez para zonas que virao a aparecer com o crescimento urbano. mas que achas desse terceiro mapa? nao achas que seria o ideal para cobrir realmente bem toda a populaçao do grande porto?
não acredito que o metro se expanda dessa forma a sul do douro, especialmente a linha branca, onde passa a linha do norte que nunca será desactivada.
Daniel_Portugal December 5th, 2006, 02:30 AM sim, na FNAC do norteshopping. eh mt bom o livro.
aqui fica outra cena do livro, onde mostra os arquitectos das 69 estações.
http://invictadesign.com/arquitectosmetroporto.jpg
Daniel_Portugal December 5th, 2006, 02:35 AM não acredito que o metro se expanda dessa forma a sul do douro, especialmente a linha branca, onde passa a linha do norte que nunca será desactivada.
mas para sao joao da madeira e vila da feira nao ha nada.. e pode ser que se expanda ate la. seria uma bela maneira de dar uso à ponte maria pia. passava a ser do metro como a sua big sister. kt à linha branca... seria um capricho. so para tornar tudo uma rede unica de metro. pk o comboio funciona bem... mas sendo comboio... fica sempre aquela cena mais suburbana.. menos "apetecivel", apesar de haver ligaçao directa do metro com os comboios nas estaçoes sao bento e campanha.
em todo o caso a linha que acho uma vergonha nunca ter sido projectada.. eh a diagonal foz do douro > valongo. essa sim espero que seja feita um dia. a ver vamos.
ps: que achaste da central dos metros? :D é gira :D já descobri onde está no google earth :lol: tenta encontrala... faz lembrar o jogo "onde está o wally" :lol:
JohnnyMass December 5th, 2006, 02:39 AM não há muitas hipóteses...:D
penassh December 5th, 2006, 04:54 PM sou sim.
penassh December 5th, 2006, 05:14 PM já agora, algo que nunca devem ter visto, tal como eu nunca tinha visto até ver o livro do metro do porto. uma central de metros do porto :D
:D é gira :D boas isto é o chamado pmo(parque de manutenção e oficinas) é em guifões-matosinhos é aonde os veiculos ficam aparcados quando recolhem embora tambem fiquem veiculos no ismai/povoa e polo universitario tem uma linha que liga as oficinas podem ve-la no canto inferior esquerdo o edificio do lado esquerdo faz parte da operação aonde se encontra tambem o posto de comando que controla todas as linhas,como devem imaginar isto tem que trabalhar 24h por dia para poder dar o melhor serviço ao cliente.
fred_mendonca December 6th, 2006, 09:24 PM Não sabia que o metro do Porto tinha tantas composições!
JohnnyMass December 7th, 2006, 01:20 AM :lol:^^ muito boa essa!:D
penassh December 7th, 2006, 01:51 AM Não sabia que o metro do Porto tinha tantas composições!tem 72 composições, em dias uteis andam 69 ao serviço:)
Pelha December 7th, 2006, 02:19 AM já agora, algo que nunca devem ter visto, tal como eu nunca tinha visto até ver o livro do metro do porto. uma central de metros do porto :D
:D é gira :D
Cá para mim isso é uma montagem "à la danny_pt"! :hilarious :jk:
Agora a sério também não tinha noção de um número tão elevado de composições! :yes:
JohnnyMass December 7th, 2006, 02:25 AM não sei porquê tamanha admiração, numa rede com 60 km de extensão em que o metro passa de 5 em 5 minutos. é óbvio que tem de ter um número considerável de composições.;)
Daniel_Portugal December 7th, 2006, 03:00 AM o penash a que deve saber bem quantos são, uma vez que é piloto de metro :D
um dia eu perguntei a um piloto na cabine e acho que ele disse 70. nao tenho a certeza. nessa central de metros cabem 60, mas alguns ficam parados nas terminais de algumas estaçoes. alias em 2007 a frota vai ser aumentada.
Pelha December 7th, 2006, 03:03 AM Fico contente por saber isso!
Daniel_Portugal December 7th, 2006, 03:08 AM vao haver mais metros normais e vao ser incorporados uns transportes mais rapidos, para a linha vermelha, penso.
penassh December 7th, 2006, 07:43 AM o penash a que deve saber bem quantos são, uma vez que é piloto de metro :D
um dia eu perguntei a um piloto na cabine e acho que ele disse 70. nao tenho a certeza. nessa central de metros cabem 60, mas alguns ficam parados nas terminais de algumas estaçoes. alias em 2007 a frota vai ser aumentada.se tiveres atento já respondi a isso em 4 post`s atras:)
penassh December 7th, 2006, 07:47 AM vao haver mais metros normais e vao ser incorporados uns transportes mais rapidos, para a linha vermelha, penso.não estão previstos mais metros eurotrain(normais),aguardamos sim a chegada dos train train para a linha b e c:)
Arpels December 7th, 2006, 11:01 AM esses são mta giros :yes:
TeKnO_Lx December 9th, 2006, 08:14 PM A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, afirmou hoje, no Porto, que deverá haver um acordo sobre o novo modelo de gestão da Metro do Porto, SA, «no princípio de 2007»
A secretária de Estado referiu que esta questão é, para já, «uma hipótese em estudo, ainda sem qualquer decisão», mas afirmou-se convencida de que «será possível chegar a um acordo sobre esta matéria com os autarcas da Junta Metropolitana do Porto no princípio de 2007».
Ana Paula Vitorino falava aos jornalistas à margem de uma visita à exposição itinerante 150 Anos dos Caminhos-de-Ferro em Portugal, patente desde sexta-feira e até domingo no interior de um comboio estacionado na Estação de S. Bento, no Porto.
«Uma coisa é a estrutura societária da empresa, outra é a definição das questões estratégicas e o empenhamento do Governo na melhoria do sistema», disse a secretária de Estado.
Ana Paula Vitorino citou o exemplo do sistema de transportes metropolitano de Paris, em que as decisões são todas tomadas em dois níveis, o local e o regional, sem qualquer interferência da administração central, apesar de o accionista principal das empresas de transporte envolvidas ser o Estado francês.
«São coisas que não têm que estar relacionadas umas com as outras, se houver previamente a devida planificação estratégica e operativa», afirmou.
No caso da estrutura societária do Metro do Porto, Ana Paula sublinhou que «não existe uma aderência entre quem tem a capacidade de decisão e quem tem a responsabilidade de financiamento».
«É essa distinção que vai possibilitar o bom entendimento entre os autarcas da Junta Metropolitana do Porto e o Governo», disse, reiterando o seu convencimento de que será possível um acordo sobre o modelo de gestão do Metro do Porto no princípio de 2007.
A secretária de Estado recusou comentar o relatório do Tribunal de Contas (TC) sobre a gestão do Metro do Porto, que a 26 de Novembro último apontava a existência de irregularidades de gestão.
«São questões que não devem ser alimentadas porque existem sempre [em todos os relatórios do TC sobre empresas públicas] críticas à gestão, cuja análise compete conjuntamente aos accionistas e aos órgãos de gestão das empresas em questão», afirmou.
Lusa
Daniel_Portugal December 9th, 2006, 11:37 PM acho bem que se estude uma estratégia ainda melhor. Se com esta estratégia já atingimos valores a rondar os 50milhões de passageiros por ano, com uma supostamente melhor estratégia ainda vai aumentar mais. Pode ser que com a segunda fase, a tal estratégia, e alguns anos de consolidação do sistema no Grande Porto, atinjamos a fasquia dos 200milhões anuais. Algo que ainda irá demorar a acontecer, mas que acredito que consigamos. Quem sabe até ultrapassamos, se acreditarmos na "utópica" terceira fase já falada pela própria empresa da Metro do Porto.
Herrmando December 10th, 2006, 04:56 AM Bah! Burocracias e boys, é o q é...
sotavento December 14th, 2006, 09:37 AM Podiam construir 2 linhas junto ao Douro desde a foz ate´prai a entre os rios (uma de cada lado do rio) ...
Aproveitavam a rampa que vai desde a alfandega ate´camapnha (antiga linha do comboio) e a maria pia e ligavam
Uma ponte levadiça pedonal/metro junto á foz do douro
Umas linhas "turisticas" (e não só) junto costa desde Viana do Castelo(?) até Espinho e mais alem ... passando pela actual povoa-porto-gaia
O vale do vouga convertido em tram-train com ligações ate a mangualde ...
tram-train pelas bermas do douro ...
:banana: :banana: :banana: :banana: :banana: :banana: :banana:
Ou então uma linha pra gondomar ... :cheers:
Andre_Filipe December 14th, 2006, 09:53 AM Isto é o metro do Porto, e não o metro de Portugal lol
penassh December 14th, 2006, 04:49 PM Podiam construir 2 linhas junto ao Douro desde a foz ate´prai a entre os rios (uma de cada lado do rio) ...
Aproveitavam a rampa que vai desde a alfandega ate´camapnha (antiga linha do comboio) e a maria pia e ligavam
Uma ponte levadiça pedonal/metro junto á foz do douro
Umas linhas "turisticas" (e não só) junto costa desde Viana do Castelo(?) até Espinho e mais alem ... passando pela actual povoa-porto-gaia
O vale do vouga convertido em tram-train com ligações ate a mangualde ...
tram-train pelas bermas do douro ...
:banana: :banana: :banana: :banana: :banana: :banana: :banana:
Ou então uma linha pra gondomar ... :cheers:
lol:ohno:
Herrmando December 15th, 2006, 12:51 AM O Metro do Porto necessita é de linhas turisticas! Essa é que deve ser a prioridade!
...
Daniel_Portugal December 15th, 2006, 02:08 AM ^^ linha da Boavista. eixo super importante na mais importante avenida da cidade, ligaçao à foz. eh turistico e eh util.
Herrmando December 15th, 2006, 02:13 AM Duvido que o traçado seja o mais adequado. Talvez seja interessante por ser barato, mas, como muitos defendem, se calhar preferia um eléctrico rápido, como os de Lx, a fazer essa ligação, e aproveitar o metro para outro traçado.
Daniel_Portugal December 15th, 2006, 02:16 AM acho que deve ser tudo o mesmo transporte, por duas razoes.
a primeira, e a mais importante, é que sendo tudo o mesmo, a rede torna-se mais atractiva, mais rapida. eu pessoalmente prefiro apanhar dois ou tres metros pra chegar a algum lado, do que um metro e um autocarro, ou um metro e um eletrico. ter que mudar de transporte e de lugar para o apanhar eh chato. sendo uma so rede garante que as pessoas podem ir pra todos os lugares onde a rede funciona sem ter que andar a pé.
a segunda razao, e mais como um capricho à la daniel, para mim quantos mais quilometros e estaçoes a rede do metro do porto tiver, melhor.
mas ja agora, qual era a tua alternativa? à linha da boavista?
ps: ainda ha um terceiro factor. sendo a avenida da boavista grande, larga, airosa e moderna, ficar-lhe-ia "a matar" um metro a passar no meio :D
Herrmando December 15th, 2006, 02:16 AM Aliás, o metro seria mais caro e n traria vantagens nesse traçado. Não achas que seria mais interessante, por exemplo, criar um interface metro/electrico numa das estações de matosinhos, em que o eléctrico teria duas linhas, a da Boavista e outra a seguir pela marginal toda até S Bento?
Daniel_Portugal December 15th, 2006, 02:17 AM quanto ao eletrico, acho que o eletrico nao devia parar de modo nenhum no passeio alegre. deveria continuar até à foz e ter como estaçao terminal o castelo do queijo. (quem sabe ai até pudesse haver um interface com o metro que segue para matosinhos e para a av boavista, era cool)
sotavento December 15th, 2006, 11:20 AM werm ... o "metro do porto" É um electrico ... pelo emnsoo modelo eurotram É um electrico como o de lisboa.
AHviam de os aproveitar e mante-los a circular dentro da malha urbana Gaia/Porto/Maia nas futuras expansões da rede ... deixando os suburbios para so tram-train.
Quanto a´rede de "electricos" matosinhos-boavista era logo a 1ª que eu metia a funcionar ... ASAP
E depois expandia a rede a sul do douro quer junto ás praias quer pelo interior ...
E outra linha que ficavaa amtar era ali naquela avenida enorme NOVA em Gaia que parece que ninguem previu que se venha no futuro proximo a tornar num caos em termso de transportes ... e ate´enm tem a estação de Devesas numa das pontas.
penassh December 15th, 2006, 07:34 PM werm ... o "metro do porto" É um electrico ... pelo emnsoo modelo eurotram É um electrico como o de lisboa.
AHviam de os aproveitar e mante-los a circular dentro da malha urbana Gaia/Porto/Maia nas futuras expansões da rede ... deixando os suburbios para so tram-train.
Quanto a´rede de "electricos" matosinhos-boavista era logo a 1ª que eu metia a funcionar ... ASAP
E depois expandia a rede a sul do douro quer junto ás praias quer pelo interior ...
E outra linha que ficavaa amtar era ali naquela avenida enorme NOVA em Gaia que parece que ninguem previu que se venha no futuro proximo a tornar num caos em termso de transportes ... e ate´enm tem a estação de Devesas numa das pontas.podem chamar o que quiser na verdade faz de electrico(zona urbana) metro (tuneis) e comboio (zona protegida),é de salientar que a velocidade maxima do veiculo é de 80km\h velocidade na qual a maior parte dos metros não consegue atingir,esperemos que isto avance para a frente mesmo que muitos achem que o metro de superficie só atrapalha!!!!
TeKnO_Lx December 15th, 2006, 07:42 PM sim, por ex o "metro de superficie" de Valencia usa o mesmo modelo do eletrico rapido da Carris. Teoricamente a linha da Boavista podia ser feita por um eletrico, mas a palavra "metro" no Porto habituo-nos a mais do que um simples carril. está também envolvida em requalificacao urbana.
além disso tenho que concordar com o Daniel na medida em que se for "metro" fica inserido na rede e é algo mais pomposo. além de ser mais facil, em vez de fazer um eventual transbordo para eletrico
vendo bem em Lisboa por ex o #15 com alteracoes/obras nas vias em que passa de modo a fazer uma via unica podia muito bem ser considerado Metro de Superficie. Poderiamos então ter uma linha Metro Ligeiro Alges-Terreiro do PAço. Mas isto não era assim tão facil, porque iria obrigar a obras e estudos dispendiosos.
mais vale gastarem um pouco mais e bem na Boavista do que pouco e mal.
Herrmando December 16th, 2006, 03:39 AM Sotavento, por acaso até se previu qq coisinha...
Marco Bruno December 16th, 2006, 04:26 PM ^^ linha da Boavista. eixo super importante na mais importante avenida da cidade, ligaçao à foz. eh turistico e eh util.
Acho indispensável uma linha aí. Passaria de av. ridícula* a avenida a sério, sem falar no potencial que ela tem para edifícios de escritórios, ficando bem servida de transportes.
* não leves a mal o "ridícula", visto só existirem duas avenidas a sério: a de liberdade em lisboa, e a dos aliados no Porto. Existem muitas com forte potencial é verdade, mas estão sub-sub aproveitadas e muito descaracterizadas.
Daniel_Portugal December 16th, 2006, 04:55 PM nao levo a mal claro, mas muito sinceramente nao partilho da tua opiniao, e concerteza muitos nao partilharão :)
para mim a avenida mais assério de portugal eh efectivamente a avenida da boavista (e agora concordo contigo, que está mal aproveitada face o seu potencial). porque é que acho a avenida mais assério? por algumas razoes que posso citar :)
1. o comprimento da avenida é o triplo da segunda avenida mais comprida de Portugal. (factor assaz determinante da sua importância e impacto)
2. 8 hotéis de luxo estão localizados na avenida e arredores, sendo a principal zona onde se concentra o turismo de luxo e de negócios do porto.
3. nao obstante o facto de nao ser a mais larga avenida de portugal, consegue ser larga o suficiente para se chamar "avenida de verdade". tem 3 faixas para cada lado e passeios largos mais separador central.
4. podia ser grande mas nao passar por zonas de grande importancia, mas nao eh o caso, esta avenida liga zonas importantissimas na cidade, como a boavista, foz ou ramalde.
5. tem ligaçao directa com a vci e circunvalaçao, fazendo da avenida um dos 5 eixos de transito principais do grande porto.
pronto, estas sao as 5 razoes pelas quais penso que seja a mais importante avenida de portugal (talvez a par com a avenida da liberdade, em lisboa... a avenida dos aliados eh importante por ser o centro do porto, por ser super larga, e tal... mas na verdade nao desempenha um papel tao importante como a da boavista, numa sumula de varios factores)
agora os contras da avenida da boavista:
1. apresenta problemas de urbanismo graves em alguns pontos, como prédios mal cuidados (que estao a ser recuperados finalmente, por isso creio que esse problema terá os dias contados, espero)
2. mau tratamento da via em alguns troços. aqui deve aplicar-se o exemplo feito na zona oeste da avenida, onde ta perfeito.
3. separador central inutil. a avenida tem um espaço vazio no meio que nao eh utilizado para nada, foi aberto um espaço a pensar no futuro metro, e nao se fez metro nenhum. no entanto o projecto ainda nao caiu por terra, e o espaço vazio ja la está, dois factores bem a favor da construçao do metro, que tal como tu disseste, vai tornar a avenida ainda mais "assério". até porque, tal como toda a obra do metro do porto, onde foi feito houve revitalizaçao da zona, por issso ao fazer o metro passar pela avenida, nao so vai dar o metro em si, como muito provavelmente uma reconversao completa da avenida. vai ser um factor chave. :)
daniel322 December 16th, 2006, 05:10 PM a avenida mais larga de portugal? onde te baseias para dizer isto? não considero que seja a avenida mais importante de portugal..
TeKnO_Lx December 16th, 2006, 05:29 PM nao levo a mal claro, mas muito sinceramente nao partilho da tua opiniao, e concerteza muitos nao partilharão :)
para mim a avenida mais assério de portugal eh efectivamente a avenida da boavista (e agora concordo contigo, que está mal aproveitada face o seu potencial). porque é que acho a avenida mais assério? por algumas razoes que posso citar :)
1. o comprimento da avenida é o triplo da segunda avenida mais comprida de Portugal. (factor assaz determinante da sua importância e impacto)
2. 8 hotéis de luxo estão localizados na avenida e arredores, sendo a principal zona onde se concentra o turismo de luxo e de negócios do porto.
3. nao obstante o facto de nao ser a mais larga avenida de portugal, consegue ser larga o suficiente para se chamar "avenida de verdade". tem 3 faixas para cada lado e passeios largos mais separador central.
4. podia ser grande mas nao passar por zonas de grande importancia, mas nao eh o caso, esta avenida liga zonas importantissimas na cidade, como a boavista, foz ou ramalde.
5. tem ligaçao directa com a vci e circunvalaçao, fazendo da avenida um dos 5 eixos de transito principais do grande porto.
pronto, estas sao as 5 razoes pelas quais penso que seja a mais importante avenida de portugal (talvez a par com a avenida da liberdade, em lisboa... a avenida dos aliados eh importante por ser o centro do porto, por ser super larga, e tal... mas na verdade nao desempenha um papel tao importante como a da boavista, numa sumula de varios factores)
agora os contras da avenida da boavista:
1. apresenta problemas de urbanismo graves em alguns pontos, como prédios mal cuidados (que estao a ser recuperados finalmente, por isso creio que esse problema terá os dias contados, espero)
2. mau tratamento da via em alguns troços. aqui deve aplicar-se o exemplo feito na zona oeste da avenida, onde ta perfeito.
3. separador central inutil. a avenida tem um espaço vazio no meio que nao eh utilizado para nada, foi aberto um espaço a pensar no futuro metro, e nao se fez metro nenhum. no entanto o projecto ainda nao caiu por terra, e o espaço vazio ja la está, dois factores bem a favor da construçao do metro, que tal como tu disseste, vai tornar a avenida ainda mais "assério". até porque, tal como toda a obra do metro do porto, onde foi feito houve revitalizaçao da zona, por issso ao fazer o metro passar pela avenida, nao so vai dar o metro em si, como muito provavelmente uma reconversao completa da avenida. vai ser um factor chave. :)
:lol: :rofl:
É só perolas! este fórum é uma comédia lolo
Daniel_Portugal December 16th, 2006, 05:43 PM dani: "nao obstante o facto de nao ser a mais larga avenida de portugal" ;) tens que ler tudo :P
tekno: nao percebi, podes nao concordar mas essa eh a minha opiniao. axo k basta ter o triplo do tamanho da segunda mais comprida , ser uma importante zona de negocios e turismo de luxo e ter ligaçao directa com duas das principais vias da regiao que ja faz dela a mais importante, a par com a da liberdade ;) as perolas ficam na tua cabeça :P alias nao sei qual eh a tua preocupaçao, eu nao disse que eh tao importante como a dos aliados, deixando a da liberdade em segundo, mas sim tao importante como a da liberdade deixando os aliados em segundo ;) alias, devido ao seu tamanho, a av boavista tem um papel mais central no porto do que a liberdade tem em lisboa. nao sei qual eh a tua dificuldade em aceitar tais opinioes e ainda por cima rires-te delas. ridiculo. alias, em vez de te rires, deixa ai os teus statements, talvez mudes a minha opiniao.
Marco Bruno December 16th, 2006, 05:51 PM Daniel, a av. da boavista pode ter todos esses potenciais que falaste, mas enquanto não se concretizarem ela não é nada disso.
em Lisboa temos a av. da república e a fontes pereira de melo, a 24 de julho, etc, mas estão a meio gás... tudo com forte potencial, mas com edifícios podres ou muitos patos-bravos, falta de arborização, passeios fatelas, mobiliário urbano duvidoso, falta de continuidade visual, e enquanto não forem resolvidos... não ha nada a dizer.
Daniel_Portugal December 16th, 2006, 06:19 PM ^^ mas nao compares a avenida da boavista a kkr uma dessas. a avenida da boavista está no campeonato da avenida da liberdade e avenida dos aliados.
creio que os 5 pontos que eu citei clarificam muito bem isso. ;)
6km
casa da musica
museu de serralves
ligaçao a vci
ligaçao a circunvalaçao
ligaçao à rotunda (que tem ligaçao a outras avenidas importantes)
hoteis de luxo
zona empresarial e de serviços
ligação centro-mar
entre outras coisas como escola superior de jornalismo, etc.
pô-la em segundo plano equiparado a kkr uma dessas eh um disparate ;)
ps: o que eu referi nao sao potenciais, sao factos ja existentes, os potenciais sao o metro e a melhoria de algumas zonas ;).
Marco Bruno December 16th, 2006, 06:30 PM ^^ mas nao compares a avenida da boavista a kkr uma dessas. a avenida da boavista está no campeonato da avenida da liberdade e avenida dos aliados.
Av. república:
- av. larga
- centro de lisboa
- praça de touros do campo pequeno
- metro/comboio
- hoteis, escritórios, e edifícios com valor arquitectónico
- feira popular (terreno a urbanizar)
- possível CBD de lisboa
av fontes pereira de melo:
- ligação entre a av da republica e o marques
- hoteis/escritórios/zonas comerciais
- palacetes
- metro
- torres :D (compave...)
av 24 de julho:
- frente ribeirinha, passando por diferentes áreas da cidade
- vida nocturna
- intervenções urbanas (tipo foster em santos ou alcântara XXI)
- eléctrico
-património arquitectónico ao longo da avenida, e até museu bem perto (arte antiga)
Daniel_Portugal December 16th, 2006, 06:49 PM ahh os palacetes :D a av boavista tambem os tem :D muitos por sinal :D
lá está, citaste pontos importantes que fazem dessas avenidas importantes, mas estao no campeonato da marechal gomes da costa e afins :) nao no campeonato das tres citadas em cima. :)
TeKnO_Lx December 16th, 2006, 10:44 PM O Marco disse tudo, não ponho em causa o comprimento da Avenida da Boavista que é efectivamente a maior do pais. mas para ser uma "avenida a serio", teria que ter primariamente um meio de transporte colectivo pesado/semi pesado.
mas opinioes temos todos, agora factos estão ai e existem
para mim a importancia ve-se pelo preço do solo
http://casa.sapo.pt/news/Detalhe.aspx?weekid=114&newsid=1570
De acordo com o Main Streets Across the World 2006, a Avenida da Liberdade continua a ser a localização da capital portuguesa com as rendas de espaço comercial mais caras
Daniel_Portugal December 16th, 2006, 10:58 PM ^^ devido às lojas de classe que existem lá. e eu ate sou um gajo que valoriza o luxo nas cidades, mas neste caso o luxo nao eh um ponto fulcrar para designar a importancia de uma avenida. contudo, mais uma vez digo que para mim as duas mais importantes avenidas de portugal sao a boavista e liberdade empatadas. a avenida da boavista nao eh uma mera avenida de 6km e pronto. falta-lhe de facto o metro a passar no meio. é a unica falha que tem e que provavelmente vai deixar de ter. e quando tiver vai ser melhorada nas zonas em k está pior.
ps: a avenida da boavista tem varios preços de solo consoante a zona. ha zonas de preço medio/alto e zonas de preço alto e zonas de topo.
Herrmando December 17th, 2006, 12:25 AM Que raio de discussão... As avenidas são importantes no contexto em que estão. Óbviamente que para o Porto a avenida da Boavista é a mais importante, qto mais nao fosse pq atravessa metade da cidade, e Lx tem outras avenidas importantes. Essa de ver qual é a avenida com a pila maior é ridícula, pq se para o tripeiro a avenida da liberdade vale 0, para um alfacinha a boavista vale -1....
Herrmando December 17th, 2006, 12:26 AM "
mas para ser uma "avenida a serio", teria que ter primariamente um meio de transporte colectivo pesado/semi pesado
"
Sim? E qual é esse transporte na avenida da liberdade?
Daniel_Portugal December 17th, 2006, 12:46 AM deve ter um metro a passar por baixo da avenida e com estaçoes (talvez duas ou tres) ao longo da mesma.
TeKnO_Lx December 17th, 2006, 12:47 AM obviamente.. é por isso que concordo com a implementação do metro na Avenida da Boavista
Daniel_Portugal December 17th, 2006, 12:59 AM kts estaçoes ha na avenida da liberdade? (incluindo extremos da avenida)
Arpels December 17th, 2006, 01:25 AM 3 Restauradores, Avenida e Marquez, no caso da Boavista teria de ter mais estações.
Daniel_Portugal December 17th, 2006, 01:29 AM A av.Boavista vai ter 9: Rotunda; Guerra Junqueiro; Bessa; Foco; Gomes da Costa; Fonte da Moura; Parque da Cidade; Nevogilde; Castelo do Queijo.
a média de distância de estações é parecida.
daniel322 December 17th, 2006, 02:58 AM dani: "nao obstante o facto de nao ser a mais larga avenida de portugal" ;) tens que ler tudo :P
editaste o thread? tenho pena de não ter feito quote pois tenho a certeza que li que era a mais larga... mas ok whatever..
Daniel_Portugal December 17th, 2006, 03:18 AM o post foi às 3:55, a tua resposta foi às 4:10, e a minha resposta foi às 4:43.
eu sei que as horas estao erradas mas para o caso nao interessa. achas que com esta diferença de horas nao teria aparecido a cena a dizer "last edited bla bla"? ;)
nao mudei nada, leste mal. alias nao faria sentido dizer que a boavista eh a mais larga se a dos aliados eh um pedaçao mais larga.
Reflex December 18th, 2006, 02:05 PM Em 1º lugar há que distinguir as avenidas conforme os serviços, época, etc que nelas podemos encontrar. Não sei até que ponto é correcto meter avenidas do século XIX ao lado de outras bem mais modernas, tendo especificidades diferentes. A Avenida da Liberdade comparo-a à dos Aliados, apesar da 2ª estar fantasticamente mais conservadas (os edificios) que a 1ª. São avenidas com mais de 1 seculo (a dos Aliados, confesso, não sei quando foi aberta), edificios historicos, arborizadas, no centro das respectivas cidades.
A Boavista já é de "outro campeonato": se bem que, e avaliando pelos palacetes antigos, não é propriamente recente, é essencialmente a "avenida moderna" por excelencia do Porto. No entanto não posso concordar que seja a principal do país, sequer do Porto. Tenho 1 grande esperança que um dia o seja, porque tem condições que mais nenhuma tem. Falta é tomates a quem de direito, para fazer dela aquilo que se fez da D.João II no PDN, com edificios modernos, de qualidade sequenciados. Aliás, pelas suas caracteristicas pode ir além da lisboeta e aí sim se transformar na principal avenida moderna do país. A linha do metro ajudará muito, pode ser o motor para o desenvolvimento que tem faltado nestes ultimos anos!:okay:
JohnnyMass December 18th, 2006, 03:43 PM a avenida da boavista é tão comprida e tão diferente em ambas as pontas que quase se pode separar em dois sectores, o exclusivamente urbano/serviços junto à rotunda e o urbano/habitacional/recreio junto ao castelo do queijo. apesar do seu tamanho e de a parte final ser exclusivamente habitacional não tem, nem nunca terá o "ambiente" de avenida, não há interacção social, nunca se ve gente nos passeios abaixo do edifício oceanus, acabando por ser quase exclusivamente uma via de ligação e não de agregação.
Daniel_Portugal December 19th, 2006, 02:32 AM o oceanvs ja eh muito para o oeste. e fica na boca do parque da cidade. essa zona nao tem mt movimento pk eh a zona onde ta o parque da cidade. do oceanos pra direita (leste), tem o movimento normal de uma avenida.
sotavento December 29th, 2006, 07:30 PM "
mas para ser uma "avenida a serio", teria que ter primariamente um meio de transporte colectivo pesado/semi pesado
"
Sim? E qual é esse transporte na avenida da liberdade?
Restauradores (comboio(fechado pra obras), metro , funiculares/elevadores (fechado para obras um))
Avenida , metro.
Marquês , metro.
kts estaçoes ha na avenida da liberdade? (incluindo extremos da avenida)
Para 1km de avenida "a serio" não tá má ...
Mas pensava e uque isto era sobre o Metro do Porto !!! :bash:
fred_mendonca December 29th, 2006, 08:33 PM A Avenida da Liberdade até tá bem servida de transportes!
Daniel_Portugal December 30th, 2006, 03:09 AM ^^ mau era :lol:
Herrmando January 4th, 2007, 10:25 PM "
Metro: Menezes critica Sócrates por atrasos da obra em Gaia
O presidente da Câmara de Gaia pediu esta quarta-feira ao primeiro-ministro José Sócrates que passe «do papel à realidade» na concretização de uma parceria público-privada para prolongar o Metro do Porto até Laborim.
«Desde que foi feita esta promessa, passaram sete meses e ainda não recebemos uma única missiva no sentido de nos sentamos à mesa a analisar a questão», criticou Filipe Menezes.
Em causa está o prolongamento da Linha Amarela do Metro que liga o Hospital do S. João, no Porto, a Gaia, e termina actualmente em João de Deus, junto ao El Corte Inglés.
A promessa da parceria para prolongar esta linha para sul foi feita por José Sócrates, em 27 de Maio do ano passado, quando inaugurou o troço final da Linha E/Violeta do Metro do Porto, que liga as estações Aeroporto Francisco Sá Carneiro ao Estádio do Dragão.
Menezes, que falava após agraciar o líder do grupo espanhol El Corte Inglés com a Medalha de Mérito Municipal do concelho, anunciou também que a Câmara de Gaia abre quinta-feira as propostas candidatas ao concurso público para a criação de um parque empresarial, em S.Félix da Marinha, vocacionado para tecnologias de ponta e para as indústrias do conhecimento.
Luís Filipe Menezes disse que este parque empresarial, cujo arranque orça os nove milhões de euros, vai ficar localizado na freguesia de S. Félix da Marinha, na fronteira com o concelho de Espinho.
O projecto global integrará uma área total de 109 hectares, mas a primeira fase, que implica a construção do Parque Tecnológico, será apenas de 11,5 hectares, que incluem a construção do edifício sede e do futuro Centro de Incubação de Base Tecnológica.
Para conseguir os nove milhões de euros necessários para o arranque do projecto - cinco milhões para a construção do Parque Tecnológico e edifício sede e quatro milhões para o centro de incubação - a autarquia apresentou uma candidatura ao Programa de Incentivos à Modernização da Economia (PRIME), no valor de 7,5 milhões de euros.
Gaia vai também beneficiar, segundo Luís Filipe Menezes, de parcerias com as Universidades de Aveiro e Porto.
O investimento possibilitará a criação de cerca de 3.500 postos de trabalho, distribuídos entre o Parque Tecnológico (2.500) e o Centro de Incubação de Base Tecnológica (250 numa primeira fase e 750 numa segunda fase).
Diário Digital / Lusa
"
De lembrar que o Meneses já tem garantido o financiamento para a obra. Vamos relembrar:
"
Acontece que os projectos referentes à segunda fase continuam congelados pela administração central. "Acredito no primeiro-ministro, mas, se o Go- verno não o quer fazer, deixem- -me fazer, que eu faço de graça", disse Menezes, que garante já ter o investidor e o modelo de gestão, mas que continua à espera de uma resposta do Ministério das Obras Públicas.
"
Já parecem os outros: "De graça? E n dá para fazer mais um descontozinho??"
Mesmo assim, parece q não interessa muito ao governo.
Daniel_Portugal January 9th, 2007, 03:17 PM Aquando da inauguraçao do novo troço da VCI em Gaia, o Menezes aproveitou para falar de novo sobre a extensao do metro ate laborim, ao ministro das obras publicas, e sugeriu-lhe uma nova soluçao, pelo que este correspondeu positivamente... e segundo a noticia que li (num jornal que tava no banco do metro), eh desta que vai pra frente. parece que agora eh certo :D e se assim for, vamos finalmente aumentar a linha do metro do porto.
outra coisa que disse na noticia eh que está garantido um novo planeamento para o futuro aumento da rede :banana: este novo troço ate laborim.. seguido do novo planeamento, vai concerteza "despoletar" o seguimento, pelo que as linhas boavista e gondomar estejam agora de novo com uma luz ao fundo do tunel. espero estar certo quanto às minhas previsoes.... pelo menos pelo que li no jornal "Metro - ediçao Porto" parece que os ventos estao favoraveis.
ps: ja agora.. nessa mesma pagina estava uma noticia a falar da baixa do porto, disse que investir na baixa ira ser mais barato a partir de agora, e essa vai ser mais uma das varias medidas para recuperala.
Herrmando January 9th, 2007, 11:32 PM Pois, espero que avance rápido...
Portvscalem January 11th, 2007, 02:56 PM esse projecto é mt bom!!!
N foi esse k o Menezes disse k se n andasse para a frente ele deixava cortar o mindinho??????
fred_mendonca January 11th, 2007, 08:05 PM Lá iniciativa não falta ao Menezes!
hiong_nu January 13th, 2007, 03:52 PM eu achava óptimo que o metro viesse até ermesinde, embora já estejamos bem servidos pelos comboios suburbanos. era provavelmente a linha mais fácil de fazer, bastava duplicar o ramal de leixões que vêm de S. Gemil para Ermesinde ligando à linha do MInho e Douro. Agora, o prolongamento de Ermesinde para Valongo não me parece nada boa ideia. O prolongamento para Valongo de ser feito como continuação da linha de Gondomar através de um túnel sob a Serra de Santa Justa. Assim, poderia servir freguesias tão populosas quanto:Fanzeres 25 mil
Sao Pedro da Cova 20 mil
Valongo 20 mil
Sao Martinho do Campo 10 mil
Gandra 8 mil
Rebordosa 12 mil
Daniel_Portugal January 13th, 2007, 08:33 PM infelizmente nem na segunda fase está projectada uma extensao para o concelho de valongo :( mas espero que se faça. tem freguesias bastante populosas que teriam uma imensa melhoria a nivel de transportes se o metro fosse pra la.. e aumentariam mais ainda a rede e as pessoas k nela andam.
hiong_nu January 13th, 2007, 09:33 PM valongo e gondomar são mesmo "terra de ninguém" em alguns aspectos. conheces aquele vale onde passam os rios Sousa e Ferreira? fazem parte da rede natura 2000 mas os terrenos pertencem à Portucel que tratou de platar milhares e milhares de eucaliptos. ha uma cordilhera desde Valongo até Entre os Rios com 3 ou 4 serras ( serra de Sta. Justa, serra de Pias, serra da Boneca, etc)são largas dezenas de quilómetros quadrados de eucalipto, mas que ainda têalguma fauna e flora interessante. Além disso, há um filão de ouro de Valongo até Paredes que ninguém parece querer explorar, há um parque paleozóico com muitos fósseis). imaginem o que era revitalizar esta área enorme, despoluiros rios e replantar toda uma fauna autóctone, criar tipo uma Sintra do Porto (Como Ermesinde já foi), os terrenos decuplicariam de valor.
Daniel_Portugal January 13th, 2007, 11:46 PM pois, era uma boa ideia :)
já agora.. nao eh questao de serem terras de ninguem.. eh que actualmente funcionam quase exclusivamente como cidades dormitorio.. ao passo que gaia, maia ou matosinhos, por exemplo.. têm alguns "trunfos" a mais.. eu acho que se poderia investir muito na industria, nos concelhos de gondomar e valongo.
hiong_nu January 14th, 2007, 11:19 PM Valongo é um concelho bicéfalo, a população de um lado do concelho não tem nada a ver com o resto. Ermesinde tem tanta população como o resto do concelho todo junto. O concelho de Valongo foi criado apenas para tirar poder ao concelho da Maia, roubando-lhe as freguesias de Ermesinde e Alfena.
Mas penso mesmo que o metro não irá chegar ao concelho, a Maia é o concelho do país que gasta mais electricidade, sabias? Tem uma indústria muito poderosa e açambarca quase tudo, apesar de não ter as acessibilidades ferroviárias de Valongo. Mas Gondomar bem precisa do metro, as acessibilidades são tremendamente más e é o 3º concelho mais populoso da GAMP
Fmars January 15th, 2007, 09:07 PM Valongo é um concelho bicéfalo, a população de um lado do concelho não tem nada a ver com o resto. Ermesinde tem tanta população como o resto do concelho todo junto. O concelho de Valongo foi criado apenas para tirar poder ao concelho da Maia, roubando-lhe as freguesias de Ermesinde e Alfena.
Mas penso mesmo que o metro não irá chegar ao concelho, a Maia é o concelho do país que gasta mais electricidade, sabias? Tem uma indústria muito poderosa e açambarca quase tudo, apesar de não ter as acessibilidades ferroviárias de Valongo. Mas Gondomar bem precisa do metro, as acessibilidades são tremendamente más e é o 3º concelho mais populoso da GAMP
Valongo é outro dos concelhos do Grande Porto com grande potencial de crescimento. E não é só Ermesinde. Alfena está a crescer muito, tem a A41 e um novo acesso ao centro de Valongo. Também Campo está a crescer, e com a construção da A41 (CREP) e do IC29 terá melhores acessos, além de ter uma zona industrial em franco crescimento. Também a sede de concelho está a modernizar-se (tem novo hospital, completamente em vidro, novas superficies comerciais e continua a haver muita construção de novas habitações, apesar de com a crise muitas ficarem por acabar:ohno:
Arpels January 15th, 2007, 09:14 PM :uh: tb ja tenho visto casos assim ca, a procura esta em baixa, estranho é como a procura de casas de gama alta esta em alta....
Fmars January 15th, 2007, 09:39 PM :uh: tb ja tenho visto casos assim ca, a procura esta em baixa, estranho é como a procura de casas de gama alta esta em alta....
Realmente, só alguns é que ficaram de tanga. A maioria dos empreendimentos que ficaram abandonados são para a classe média e média/baixa. Mesmo ao lado houve o loteamento para moradias unifamiliares, a maioria avaliada para cima de 300.000 euros e ficou tudo ocupado. Este fim-de-semana vou tentar tirar algumas fotos.
penassh January 16th, 2007, 12:33 AM valongo e gondomar são mesmo "terra de ninguém" em alguns aspectos. conheces aquele vale onde passam os rios Sousa e Ferreira? fazem parte da rede natura 2000 mas os terrenos pertencem à Portucel que tratou de platar milhares e milhares de eucaliptos. ha uma cordilhera desde Valongo até Entre os Rios com 3 ou 4 serras ( serra de Sta. Justa, serra de Pias, serra da Boneca, etc)são largas dezenas de quilómetros quadrados de eucalipto, mas que ainda têalguma fauna e flora interessante. Além disso, há um filão de ouro de Valongo até Paredes que ninguém parece querer explorar, há um parque paleozóico com muitos fósseis). imaginem o que era revitalizar esta área enorme, despoluiros rios e replantar toda uma fauna autóctone, criar tipo uma Sintra do Porto (Como Ermesinde já foi), os terrenos decuplicariam de valor.são zonas com vista lindissimas e as minhas preferidas pro btt,acho que a prioridade pro metro deveria ser gaia e gondomar e embora seja mais caro deveria ser tudo subterranio.
hiong_nu January 16th, 2007, 01:50 PM por acaso há uma estrada que vai de S. Marinho do Campo para Ramiro ( em Gondomar) pelo vale do rio Ferreira que é bela para essas actividades, btt, todo o terreno, curtir com umas chavalas ou apanhar umas bebedeiras. há lá uma terreola de 15 habitantes (Couce), parece que vivem na Idade Média...
"Também a sede de concelho está a modernizar-se (tem novo hospital, completamente em vidro, novas superficies comerciais e continua a haver muita construção de novas habitações, apesar de com a crise muitas ficarem por acabar". NÃO SEI ONDE É O NOVO HOSPITAL...
eu sei que vão fazer um novo privado em Alfena, mas em Valongo nao conheço nada... elucida-me!!!
Fmars January 16th, 2007, 02:22 PM ^^ Quem vem na N15, sentido Nascente/Poente, quando passas por cima da Linha do Douro fica do lado esquerdo.
hiong_nu January 16th, 2007, 08:10 PM já sei onde é, antigamente era uma fábrica abandonada ou assim algo do género. Nao sabia que é um hospital. Privado, certo? Ainda bem para o concelho, mas já há muitos anos que Maia/ Valongo e Gondomar/Gaia merecem 2 hospitais realmente capazes.
JohnnyMass January 17th, 2007, 02:29 AM valongo e gondomar são mesmo "terra de ninguém" em alguns aspectos. conheces aquele vale onde passam os rios Sousa e Ferreira? fazem parte da rede natura 2000 mas os terrenos pertencem à Portucel que tratou de platar milhares e milhares de eucaliptos. ha uma cordilhera desde Valongo até Entre os Rios com 3 ou 4 serras ( serra de Sta. Justa, serra de Pias, serra da Boneca, etc)são largas dezenas de quilómetros quadrados de eucalipto, mas que ainda têalguma fauna e flora interessante. Além disso, há um filão de ouro de Valongo até Paredes que ninguém parece querer explorar, há um parque paleozóico com muitos fósseis). imaginem o que era revitalizar esta área enorme, despoluiros rios e replantar toda uma fauna autóctone, criar tipo uma Sintra do Porto (Como Ermesinde já foi), os terrenos decuplicariam de valor.
infelizmente a maior parte dessa zona interessante ardeu o verão passado...
felizmente existem ideias para retirar os eucaliptos e replantar as serras com matas autóctones.;)
hiong_nu January 17th, 2007, 11:50 AM o que ardeu, felizmente, foram eucaliptos porque aparentemente são mesmo espécie única por aquelas bandas. Um amigo meu era sapador florestal da Câmara de Valongo e dizia que ainda hávia muita fauna por lá. E quanto aos incêndios, há males que poderiam vir por bem, era sempre um pretexto para arrancar os eucaliptos, mas os malditos teimam em regenerar-se e do meio daquele manto cinzento, brotam mais ramos verdes cada dia que passa. A culpa é das autarquias. Podiam dar contrapartidas à Portucel e unirem-se as 3 (Paredes, Gondomar e Valongo) 300 mil habitantes, e fazerem um projecto que bem poderia ser a tábua de salvação/reconhecimento público para os mesmos, já que nenhum dos 3 consegue captar muito investimento ou turismo, apesar de já terem tido condições para o fazer. Por exemplo, a marginal do lado de Gondomar é horrível, um rol de casas a monte. Do lado de Gaia nada se constrói, até acho estranho às vezes, mas ansiando que o Meneses puxe um coelho da cartola para mais um brilhante investimento.
Fmars January 17th, 2007, 01:16 PM ^^ Existe grande possibilidade de a zona da serra de Valongo passar a ser Area de Paisagem Protegida. Sei que há movimentações nesse sentido (autarquias e grupos ambientalistas). E realmente aquela zona apesar de ter muito eucalipto ainda tem muita fauna. No ano passado vi uma aguia com uma cobra nas garras, e tenho visto um casal de aguias de asa redonda que penso que terá o seu ninho pela zona. Há que apostar no Turismo de Natureza...
Portvscalem January 17th, 2007, 09:46 PM Parece-me mt bem, era demolir as casas k por lá existem, e fazer da serra o monsanto do porto! o grande pulmão da AMP!
hiong_nu January 18th, 2007, 01:12 AM A serra de Valongo já faz parte da rede natura 2000. Pena é que isso apenas vale o que vale em Portugal: nada!
E além disso, teriamos a possibilidade de fazer algo muito melhor que Monsanto ( que nao acho nada de especial). Em Monsanto nao passa nenhum rio. Ainda ha 10 anos atras ia acampar para as margens do Rio Ferreira e podias beber a água do rio, mas o padre morreu e ele era o único que não deixava poluir o rio.
No vale do rio Ferreira até à junção com o rio Sousa em Foz do Sousa, poderia acontecer um belo milagre urbano, e não era dificil. comprava-se aquilo à Portucel, reflorestava-se e pagava-se tudo com concessoes de moradias p ricos, que teriam de pagar bem para terem um pedacinho do Gerês à porta de casa.
O Porto não precisa de pulmões, até tem demais, à volta da GAMP há uma cintura imensa de eucaliptais. O porto precisava era de uma área florestal idílica e bucólica, tipo árvores de folha caduca, dezenas de kms quadrados de floresta, fauna, flora. poderia ser a própria Portucel a fazê-lo. Já nao compensa plantar os eucaliptos em Portugal e aqueles terrenos bem trabalhados qto valeriam daqui a 30 anos? provavelmente mais que a própria Portucel.
Portvscalem January 18th, 2007, 01:20 AM Uma reserva florestal metropolitana "idílica e bucólica"!!!
Soa bem!!!!!
penassh January 19th, 2007, 09:47 PM bem fica aqui o video do unimog a retirar o renault 9 dos carris :ohno:
http://www.youtube.com/watch?v=Dz4iKoqvF0I
TeKnO_Lx January 20th, 2007, 12:39 AM bem fica aqui o video do unimog a retirar o renault 9 dos carris :ohno:
http://www.youtube.com/watch?v=Dz4iKoqvF0I
:rofl:
JohnnyMass January 20th, 2007, 02:14 AM Uma reserva florestal metropolitana "idílica e bucólica"!!!
Soa bem!!!!!ando metido "numas coisas" a esse respeito...;)
JohnnyMass January 20th, 2007, 02:16 AM o que ardeu, felizmente, foram eucaliptos porque aparentemente são mesmo espécie única por aquelas bandas.
infelizmente não foi bem assim, houve mesmo uma grande parte que ardeu que não eram eucaliptos.;)
Fern January 20th, 2007, 05:43 AM O Porto não precisa de pulmões, até tem demais, à volta da GAMP há uma cintura imensa de eucaliptais. O porto precisava era de uma área florestal idílica e bucólica, tipo árvores de folha caduca, dezenas de kms quadrados de floresta, fauna, flora. poderia ser a própria Portucel a fazê-lo. Já nao compensa plantar os eucaliptos em Portugal e aqueles terrenos bem trabalhados qto valeriam daqui a 30 anos? provavelmente mais que a própria Portucel.
Areas verdes a mais? E' a primeira vez que oico tal coisa :lol:
Na tua opiniao compensaria mais 'a Portucel, uma empresa que depende completamente da pasta de papel para manter a producao, plantar uma bonita floresta romantica que encher tudo de eucaliptos, uma arvore que cresce depressa e atinge tamanhos varias vezes maiores que as arvores de folha caduca em poucos anos... disseste isso a brincar ou a serio? :?
@Johnny- Onde onde? Nao podes fazer uma a porta de minha casa? :D
Portvscalem January 20th, 2007, 02:11 PM Bem existe mt portugal onde a portucel pode plantar eucaliptos....akela serratem enorme potencial como area verde po grande porto, n devia ser desaproveitada nesse aspecto
JohnnyMass January 20th, 2007, 03:06 PM Areas verdes a mais? E' a primeira vez que oico tal coisa :lol:
Na tua opiniao compensaria mais 'a Portucel, uma empresa que depende completamente da pasta de papel para manter a producao, plantar uma bonita floresta romantica que encher tudo de eucaliptos, uma arvore que cresce depressa e atinge tamanhos varias vezes maiores que as arvores de folha caduca em poucos anos... disseste isso a brincar ou a serio? :?
@Johnny- Onde onde? Nao podes fazer uma a porta de minha casa? :D
por acaso ele não anda longe da verdade...
onde, onde?:lol: como é óbvio é na serra de santa justa!:D
hiong_nu January 20th, 2007, 03:35 PM o que eu queria dizer é q o Porto já tem áreas verdes a mais, mas áreas verdes desclassificadas e sem interesse, fazia-lhe falta uma área de bosque autoctone e não eucaliptos, e não penses que as árvores de folha caduca demoram assim tanto a crescer, demoram é a ficar boas para o abate, mas aqui não se pretende o abate, mas sim o estabelecimento de uma floresta.
E, sim, a Portucel vive apenas da pasta de papel, mas qualquer empresa inteligente diversifica os seus negócios. E conheço muita empresas a divergir para o ramo imobiliário, muitas mesmo. era mesmo plantar lá uns castanheiros, uns carvalhos, uns arbustos autoctones e lançar uma faunazita pa animar a coisa. Depois criar micro-unidades residenciais, mas tudo construído em xisto, claro. nada de casas de tijolo e casas à moda de emigrantes que trazem esses conceitos de casas alpinas. Cadafalso p´ra essa gente já!!! Em Valongo, só xisto!!! Conheço casas em xisto belíssimas!!! Com o capital suficiente e o empresário correcto, podia criar-se ali a zona mais nobre do Porto, ( estou a sonhar demais??? lol) (sonhar nao paga imposto)
JohnnyMass January 20th, 2007, 04:04 PM não estás a sonhar, a serra de santa justa tem um futuro brilhante à sua frente vais ver.;)
Portvscalem January 20th, 2007, 04:07 PM Tamos confiantes que sim!
Reflex January 20th, 2007, 04:43 PM não estás a sonhar, a serra de santa justa tem um futuro brilhante à sua frente vais ver.;)
As coisas vão bem encaminhadas nesse sentido ou ainda estão numa fase embrionária?:)
Herrmando January 20th, 2007, 04:46 PM N conheço grande coisa da serra de sta justa... Há alguma coisa q mereça a pena?
JohnnyMass January 20th, 2007, 05:11 PM As coisas vão bem encaminhadas nesse sentido ou ainda estão numa fase embrionária?:)estão numa fase embrionária mas não tenho dúvidas que vão para a frente não fosse a minha chefa que estivesse à frente da coisa!:D
JohnnyMass January 20th, 2007, 05:13 PM N conheço grande coisa da serra de sta justa... Há alguma coisa q mereça a pena?havia uma parte muito interessante junto ao rio ferreira, mas pelos vistos ardeu no verão passado...:bash:
o ano passado fui lá dar uma volta e achei aquilo degradante...mas não cheguei a ver essa parte. tenho de fazer um thread, vi um carvalhal lindíssimo junto à aldeia de couce, essa "maravilha" da idade da pedra...
hiong_nu January 20th, 2007, 09:48 PM Falas com certezas, meu caro! Gostava mesmo que fizessem ali algo de relevante, um projecto exemplar. Tenho altas memórias de adolescente nessa zona, ia lá tantas vezes que até me fiz sócio de uma associação que lá há ARCA - Associação Recreativa e Cultural da Azenha - só p estar lá a meter copo c as aldeãs do sítio... naquela altura aquilo era mesmo atrasadão.
hiong_nu January 21st, 2007, 10:47 AM acabo de ler no JN que a Câmara de Valongo concorreu a verbas do QREN para requalificar espaços verdes e ligá-los à Serra de Sta Justa com um corredor verde. Sabes algo mais sobre isto?
Arpels January 21st, 2007, 01:10 PM não vem nada na net? :?
Portvscalem January 21st, 2007, 03:26 PM Eu tb li isso no JN
Andre_Filipe January 27th, 2007, 04:36 AM Decisões sobre o metro anunciadas no próximo mês
Inês Schreck
OGoverno vai anunciar as decisões sobre o rumo da empresa Metro do Porto no próximo mês. O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, prometeu a Rui Rio, presidente da Junta Metropolitana do Porto, uma reunião para falar sobre "todo o dossiê da Metro", ou seja, sobre os modelos de gestão e de financiamento da empresa e a expansão da rede. O dia do encontro está dependente de uma viagem que o governante fará ao estrangeiro.
"O ministro disse-me que já está em condições de falar sobre a Metro e que já sabe o que quer fazer no âmbito do modelo de gestão, do modelo de financiamento e de expansão da rede", afirmou Rui Rio, no final de uma reunião da Junta Metropolitana do Porto (JMP), accionista maioritário da Metro. O autarca acredita que "se houver acordo haverá condições para arrancar" com o projecto. "Acho que não será difícil chegar a um acordo", disse Rui Rio, referindo-se, em termos gerais, ao projecto de expansão da rede.
A reunião entre o ministro e os representantes da JMP acontecerá quase um ano depois do último encontro, apesar dos insistentes pedidos dos autarcas. Em Outubro do ano passado, a Junta Metropolitana decidiu enviar uma carta ao ministro solicitando um encontro para esclarecer o futuro da Metro. Não recebeu resposta e repetiu o pedido este mês. Esta semana, Mário Lino telefonou a Rui Rio duas vezes. No último contacto, "deu-me a palavra de honra de que falaria sobre todo o dossiê da Metro", realçou. Rui Rio disse não conhecer os planos do Governo.
A Metro do Porto está num impasse desde Novembro de 2005, data de publicação de um despacho governamental que retirou poder de decisão à Comissão Executiva (CE) da empresa. Mais de um ano depois, a indefinição está a bloquear o projecto, nomeadamente a concretização da segunda fase da rede, que inclui as linhas de Gondomar, Boavista, a extensão da linha de Gaia até Laborim e a ligação do Hospital de S. João à Maia.
Sabe-se que a intenção do Governo é inverter a correlação de forças no modelo de gestão da empresa, em que o Estado (o maior investidor) surge como accionista minoritário. Aliás, o Tribunal de Contas até acusou o Governo de ser "pouco prudente" ao não assegurar uma posição soberana na Metro. A Junta Metropolitana é que não gostou de ver "considerações políticas" no relatório da auditoria do tribunal e vai fazer questão de o dizer ao presidente do organismo, Guilherme d' Oliveira Martins.
hiong_nu January 28th, 2007, 11:34 PM A 2da linha de Gaia e a continuação da 1a para Sta Maria da Feira, São Joao da MAdeira, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra é essencial. Substituir o sinuoso/inútil ramal da linha do Vouga por um transporte urbano de qualidade. Este corredor de metro e os suburbanos até Ovar com uma ligaçao entre os corredores em Espinho e as áreas a sul do DOuro começariam a estar razoavelmente servidas
Reflex January 30th, 2007, 12:26 AM O presidente da Junta Metropolitana do Porto (JMP), Rui Rio, reclamou hoje que o processo de alargamento da rede do Metro do Porto recomece até Maio, sob pena de estar criado «um problema» com o Governo
«Desde que este Governo está lá, não se fez nada. No pouco tempo do governo de Santana Lopes também não se fez nada, por isso a Metro do Porto já está parada há mais de dois anos», disse Rui Rio, em entrevista ao Rádio Clube Português, que hoje iniciou uma nova fase centrada na informação.
Rui Rio afirmou que tem tido «alguma paciência» perante o impasse em torno do lançamento, suspenso pelo Governo, de novas obras projectadas pela empresa Metro do Porto, salientando que, contudo, o Ministério das Obras Públicas lhe garantiu que o processo será desbloqueado em Fevereiro, com o anúncio do novo modelo de financiamento e gestão da empresa.
Segundo o autarca, «estará criado um problema» se o Governo não desbloquear o processo tendente à construção das novas linhas logo depois de aplicado o novo modelo, em Março, Abril ou Maio.
«Há gente a pensar que o Governo quer atrasar tudo para que em 2009, ano de eleições autárquicas, haja um pandemónio de obras. Eu ainda não penso assim mas qualquer dia começo também a pensar assim», disse.
«Não fui eleito para ser oposição ao Governo nem o Governo foi eleito para ser oposição à Câmara do Porto», afirmou o autarca, salientando que, contudo, o Executivo tem tido uma «atitude ofensiva para o Porto e a Área Metropolitana do Porto» na área dos transportes, nomeadamente no que se refere ao metro.
O presidente da Junta Metropolitana e da Câmara do Porto criticou a sobrevalorização dada sempre que há a «mínima coisa» menos bem na Metro do Porto, quando não há tratamento igual relativamente a outras empresas públicas de transportes.
Rui Rio considerou «secundário» saber se a maioria do capital da Metro do Porto se mantém na Junta Metropolitana ou passa para o Estado central, bem como quem deve gerir a empresa, apesar de defender que a gestão deveria continuar a ser feita pela primeira, à semelhança do que acontece noutras cidades europeias.
«Faça-se é a obra, que o resto para mim é mais ou menos indiferente», referiu, definindo como prioritárias as linhas de Gondomar e da Boavista e a conclusão das linhas da Trofa e de Gaia.
Na entrevista, Rui Rio referiu-se a outros temas polémicos na cidade, como a reestruturação da rede de autocarros da STCP e a concessão do Teatro Rivoli a Filipe La Féria, e escusou-se a revelar que futuro político ambiciona no PSD.
O autarca justificou o seu silêncio sobre a contestação à nova rede da STC P afirmando que confia na forma como o vereador do Urbanismo e Mobilidade, Lino Ferreira, tem gerido o processo negocial com a empresa.
«O vereador diz-me que haverá razões de algumas queixas de alguns utentes, coisas que já foram corrigidas. Não estou de costas para os problemas dos utentes. Não estou é a fazer espectáculo público à custa desse descontentamento», disse.
Sem referir nomes, Rui Rio admitiu que haja alguém a «manipular» quem se manifesta contra a nova rede da STCP, com o verdadeiro objectivo de fazer oposição ao Governo. Para o autarca, não fazem sentido algumas críticas à supressão de linhas de autocarros, nomeadamente nos percursos agora servidos pelo metro.
«Quando houver metro na Avenida da Boavista, não faz sentido nenhum os autocarros fazerem corridas com o metro pela avenida abaixo a ver quem chega primeiro», frisou.
O autarca disse ainda que a Câmara do Porto vai «poupar muito» com a concessão do Rivoli, dado que estava a gastar com este teatro «o dobro» do montante investido na reabilitação das escolas.
A par da poupança financeira para a autarquia, Rui Rio afirmou que Filipe La Féria vai levar nova animação à Baixa do Porto, com «espectáculos que atraem muito público».
Fonte: Sol
TeKnO_Lx January 30th, 2007, 01:37 AM O presidente da Junta Metropolitana do Porto (JMP), Rui Rio, reclamou hoje que o processo de alargamento da rede do Metro do Porto recomece até Maio, sob pena de estar criado «um problema» com o Governo
«Desde que este Governo está lá, não se fez nada. No pouco tempo do governo de Santana Lopes também não se fez nada, por isso a Metro do Porto já está parada há mais de dois anos», disse Rui Rio, em entrevista ao Rádio Clube Português, que hoje iniciou uma nova fase centrada na informação.
Rui Rio afirmou que tem tido «alguma paciência» perante o impasse em torno do lançamento, suspenso pelo Governo, de novas obras projectadas pela empresa Metro do Porto, salientando que, contudo, o Ministério das Obras Públicas lhe garantiu que o processo será desbloqueado em Fevereiro, com o anúncio do novo modelo de financiamento e gestão da empresa.
Segundo o autarca, «estará criado um problema» se o Governo não desbloquear o processo tendente à construção das novas linhas logo depois de aplicado o novo modelo, em Março, Abril ou Maio.
«Há gente a pensar que o Governo quer atrasar tudo para que em 2009, ano de eleições autárquicas, haja um pandemónio de obras. Eu ainda não penso assim mas qualquer dia começo também a pensar assim», disse.
«Não fui eleito para ser oposição ao Governo nem o Governo foi eleito para ser oposição à Câmara do Porto», afirmou o autarca, salientando que, contudo, o Executivo tem tido uma «atitude ofensiva para o Porto e a Área Metropolitana do Porto» na área dos transportes, nomeadamente no que se refere ao metro.
O presidente da Junta Metropolitana e da Câmara do Porto criticou a sobrevalorização dada sempre que há a «mínima coisa» menos bem na Metro do Porto, quando não há tratamento igual relativamente a outras empresas públicas de transportes.
Rui Rio considerou «secundário» saber se a maioria do capital da Metro do Porto se mantém na Junta Metropolitana ou passa para o Estado central, bem como quem deve gerir a empresa, apesar de defender que a gestão deveria continuar a ser feita pela primeira, à semelhança do que acontece noutras cidades europeias.
«Faça-se é a obra, que o resto para mim é mais ou menos indiferente», referiu, definindo como prioritárias as linhas de Gondomar e da Boavista e a conclusão das linhas da Trofa e de Gaia.
Na entrevista, Rui Rio referiu-se a outros temas polémicos na cidade, como a reestruturação da rede de autocarros da STCP e a concessão do Teatro Rivoli a Filipe La Féria, e escusou-se a revelar que futuro político ambiciona no PSD.
O autarca justificou o seu silêncio sobre a contestação à nova rede da STC P afirmando que confia na forma como o vereador do Urbanismo e Mobilidade, Lino Ferreira, tem gerido o processo negocial com a empresa.
«O vereador diz-me que haverá razões de algumas queixas de alguns utentes, coisas que já foram corrigidas. Não estou de costas para os problemas dos utentes. Não estou é a fazer espectáculo público à custa desse descontentamento», disse.
Sem referir nomes, Rui Rio admitiu que haja alguém a «manipular» quem se manifesta contra a nova rede da STCP, com o verdadeiro objectivo de fazer oposição ao Governo. Para o autarca, não fazem sentido algumas críticas à supressão de linhas de autocarros, nomeadamente nos percursos agora servidos pelo metro.
«Quando houver metro na Avenida da Boavista, não faz sentido nenhum os autocarros fazerem corridas com o metro pela avenida abaixo a ver quem chega primeiro», frisou.
O autarca disse ainda que a Câmara do Porto vai «poupar muito» com a concessão do Rivoli, dado que estava a gastar com este teatro «o dobro» do montante investido na reabilitação das escolas.
A par da poupança financeira para a autarquia, Rui Rio afirmou que Filipe La Féria vai levar nova animação à Baixa do Porto, com «espectáculos que atraem muito público».
Fonte: Sol
Concordo!
MAs o Governo julgo que não tinha previsto $ este ano para o MP.. esperemos que retomem a 2 fase o mais rapidamente possivel
Portvscalem January 30th, 2007, 07:03 PM O Governo é uma merda......o metro sul do tejo ta andar nos carris, ta a avançar!!!!!!!! Era já um atestado de incompetencia a LX enquanto Capital...... OTA.s Bem que avançam.........
hiong_nu January 31st, 2007, 06:39 PM aqui só falta irmos buscar os chassos velhos ao museu dos eléctricos e atrelar-lhes uns burros e siga!!! para o Grande Porto, onde vivem quase 20% da população nacional, chega bem!!! ou montar umas fábricas de bicicletas!!! ou nem isso, o pessoal que meta a sachola às costas e ande a pé!!! de qualquer maneira temos de cumprir KIOTO e andar a pé só ajuda, o nortenho é burro e é, que se foda!!! a população portuguesa está ainda em patamares de estupidez medievais, super mal informada e ainda com aquele espírito de subsistência mesquinham, pode ser que a nossa geração, já mais livre dos traumas para o ego que foi a ditadura, possa rumar outros mares que não aqueles da auto-comiseração. Por ora, esta situação custa a digerir porque as pessoas que escrevem neste fórum não correspondem a uma amostragem fiel da sociedade portuguesa. Tomara que fossem todos como nós... mas daqui a 25 anitos, os cérebros vão surgir em muito maior número, a região Norte vai dar a volta por cima, muito por cima, prevejo eu.
Reflex February 1st, 2007, 02:40 PM O Governo é uma merda......o metro sul do tejo ta andar nos carris, ta a avançar!!!!!!!! Era já um atestado de incompetencia a LX enquanto Capital...... OTA.s Bem que avançam.........
Se o Metro do Sul do Tejo estivesse pronto quando estava previsto, tinha sido inaugurado mais ou menos ao mesmo tempo que o Metro do Porto chegou a Gaia, algures no final de 2005. Não me parece que seja das comparações mais felizes, só o seria se aquilo que estivesse agora em andamento fosse a 2ª fase do MST, o que não acontece...;)
Por essa ordem de ideias os habitantes da Margem Sul do Tejo é que se deveria queixar por Gaia ter metro há quase ano e meio e eles só daqui a 3 meses é que o terão e apenas menos de metade da sua extensão...;)
Portvscalem February 1st, 2007, 02:43 PM Nesse caso o todo ogrande porto se devia queixar porLisbpoa ter metro prai a sessenta anos e nos só agora.........lembra-t que o metro sul do tejo já é o segundo sistema da area metropolitana de Lx.....
Arpels February 1st, 2007, 02:48 PM eu por mim dava continuação ao projecto, quanto mais tarde avançar mais caro fica.
Reflex February 1st, 2007, 06:06 PM Nesse caso o todo ogrande porto se devia queixar porLisbpoa ter metro prai a sessenta anos e nos só agora.........lembra-t que o metro sul do tejo já é o segundo sistema da area metropolitana de Lx.....
Mas esse é um argumento válido!:okay: Ao contrario daquele que tinhas enunciado no post anterior!;)
Portvscalem February 1st, 2007, 08:02 PM Com OTA´s queria fazer entender investimentos em lisboa.
Reflex February 1st, 2007, 08:49 PM Estava-me só a referir à parte do teu post que comparas os 2 metros...;)
fred_mendonca February 1st, 2007, 09:25 PM O MST é um investimento muito importante para a AML!
Portvscalem February 1st, 2007, 10:49 PM Sim, é. realmente é importante.....mas o do porto tb.....e o nosso agora desde k o governo ker kontrolar aquilo anda tudo em aguas de bacalhau porque o governo ao contrário dos autarcas n ta prai virado e tanto lhe da o metro do porto.....interessa é fazer menos gastos nessas coisas para sobrar po tgv e pa ota!
Herrmando February 2nd, 2007, 12:04 AM Lol! Gaia tem 1 km de linha...
Herrmando February 2nd, 2007, 12:08 AM Pelo que se leu nos jornais de hoje, o governo vai mesmo controlar o metro do Porto. Ainda bem que se anda a descentralizar o país, senão n sei onde se ia parar... N faltará mto para q a câmara do porto seja controlada por um boy sentado no seu escritório de Alfama.
Daniel_Portugal February 2nd, 2007, 01:59 AM Nesse caso o todo ogrande porto se devia queixar porLisbpoa ter metro prai a sessenta anos e nos só agora.........lembra-t que o metro sul do tejo já é o segundo sistema da area metropolitana de Lx.....
eu nao quero dois sistemas de metro na area metropolitana do porto. quero um só sistema gigantesco, com ligaçao entre todas as linhas.
imagina só:
onde vais?
vou à casa da manela.
ahhh vais à casa da manela? vou passar por lá queres que te leve de carro?
agradeço imenso.. mas sei que vais sair agora e eu ainda tenho que tratar duns assuntos primeiro. deixa tar.. eu depois apanho o metro.. depois o autocarro para ir até ao outro metro.. e depois apanho o outro metro... o outro metro tem uma estaçao msm em frente à casa da manela.
bahhh! pouco pratico. mais vale apanhar o metro numa linha.. e ir fazendo as trocas de linha necessarias mas sempre na mesma rede :) um metro noutro lugar sem ligaçao eh pura e simplesmente outro sistema de transportes.
Reflex February 2nd, 2007, 03:40 AM Lol! Gaia tem 1 km de linha...
A Margem Sul do Tejo nem isso...;)
Daniel_Portugal February 2nd, 2007, 04:27 AM herrmando descansa k ja vai ficar com mais!!!! :D
parece-me eh que a segunda linha pra gaia ta em aguas de bacalhau a mais pro meu gosto. ja ninguem fala nessa linha.
tratava-se duma linha que ia desde a rotunda da boavista até gaia fazendo interface com a ultima estaçao da linha amarela, basicamente estas duas linhas iriam fazer um efeito de volta pelo centro de gaia, um pouco ao estilo do que acontece com a vci do porto.
axava essa linha importante, ate pk era com essa linha que a zona do campo alegre passaria a ter metro. e axo k teriam que fazer uma nova ponte para a passagem pra gaia! :D
Herrmando February 2nd, 2007, 02:48 PM Pois, mas a prioridade terá de ser a de Gondomar (pelo menos até rio tinto...) e levar esta linha de gaia até laborim
Daniel_Portugal February 2nd, 2007, 04:14 PM e a boavista tbm.
hiong_nu February 2nd, 2007, 09:01 PM parece que vamos ter que criar aqui uma guerrilha independentista em Ermesinde tipo, Frente Zapatista Ermesindense...
olha que aqui há tradição, nos anos 20 homens de armas de Ermesinde, carregaram sobre Valongo para tentarem a conquista de estatuto de concelho...
portanto, aqui não é só gajas boas, ha tb homes c tomates.
nós por cá já nos estamos a cagar para o poder Central e criámos a républica autónoma das Saibreiras, tipo cidade estado!
fred_mendonca February 2nd, 2007, 11:53 PM Qual é o interesse de Ermesinde se tornar um concelho independente?
Phobos February 3rd, 2007, 12:07 AM Qual é o interesse de Ermesinde se tornar um concelho independente?
É para ter mais gente a mamar( os politicos) e para os habitantes poderem dizer que são "independentes"...como se isso valesse de alguma coisa.
Daniel_Portugal February 3rd, 2007, 12:31 AM lol. realmente nao vejo a necessidade. ermesinde havia era de ser concelho do porto, tal como todo o concelho de gondomar inteirissimo :D ta pegado passa a concelho unico.
hiong_nu February 3rd, 2007, 02:05 AM só p lembrar que Ermesinde tem tanta população como as outras freguesias do concelho todas juntas...
já agora um pouco de história ermesindense...
Ermesinde já pertenceu a vários concelhos que foram sendo criados e extintos através dos tempos: Aguiar de Sousa, Rio Tinto, Maia. Por último lugar pertenceu ao concelho da Maia, como podem constatar Ermesinde fica do lado de cá da Serra, logo, Ermesinde e Alfena tem muito mais a ver c a Maia. E de facto, ambas as freguesias pertenciam à Maia, mas por causa de umas desavenças c o poder central ( A Maia era poderosa demais), toca a ceifar um pouco de território maiato. Entao, cria-se o concelho de Valongo c 6 freguesias na altura (Valongo, S. Martinho do Campo, Alfena, São Lourenço de Asmes (Ermesinde), Sobrado e Gandra).
no ano seguinte, Gandra é integrada em Paredes onde continua até aos dias de hoje.
desde entao, os ermesindenses têm sido paladinos da luta pela determinação.
No tempo da guerra civil, aliaram-se a D. Miguel com a promessa de ser tornarem concelho, D Miguel perdeu...
no sec xx, homens armados de Ermesinde invadem Valongo para tomar posse do concelho, nao conseguem...
outras curiosidades. o porquÊ do nome?
Sao lourenço de Asmes era um nucleo habitacional situado num morro perto da igreja da Sta Rita, ( voces devem conhecer), no entanto, com a chegada do caminho de ferro, o nucleo habitacional mais importante estabelece-se junta da estaçao de comboios, os terrenos dessa zona pertencia a uma D. Ermesenda...
, logo, lugar de Ermesenda, Ermesinde.
Portvscalem February 3rd, 2007, 01:45 PM Epa, anexem lá ermesinde ao concelho do porto...essas cenas é o caminho inverso..anda aqui sempre a falar em unir matosinhos gaia e porto, e na zona oriental é só a separação de rio tinto, a separação de ermesinde.....loooool
O ezequiel de campos já previa a anexação de godomar ao porto nos anos 30, 70 e tal anos depois, andam as feguesias de gondomar a tentar passar a concelho.... que cidade esta , toda retalhada......
Vou fazer brvemente um thread sobra o ezequiel de campos, transcrevendo um crónica da revista "o tripeiro", talvez algo mais, n sei......foi provavelmente um dos maiores visionários desta cidade...o que ele prevciu em muitos casos se concretizou...outros não.....mas ele pensou e conhecia melhor o porto, que a malta que agora cá anda, era ambicioso....era poderoso, até foi ministro na primeira república, creio..
Um tripeiro de gema!!!!
fred_mendonca February 3rd, 2007, 02:32 PM No norte há aquela tendência de qualquer terra com alguma dimensão querer ser logo independente. Imaginem se isso acontecesse na AML. Tínhamos os concelhos todos retalhados!
Phobos February 3rd, 2007, 07:09 PM @Portvscalem: Depois posta o tal artigo do ezequiel de campos.Estou curioso para ver o que ele dizia.
No norte há aquela tendência de qualquer terra com alguma dimensão querer ser logo independente. Imaginem se isso acontecesse na AML. Tínhamos os concelhos todos retalhados!
Tu dizes isso mas esqueceste-te de que os unicos concelhos a separaram-se depois do 25 de Abril foram os da Amadora e Odivelas,ambos na AML ;)
E com jeitinho Sacavém segue o mesmo caminho daqui a pouco.
Reflex February 3rd, 2007, 08:26 PM Sim, fala-se em Sacavém, mas é muito complicado, senão o concelho de Loures praticamente desaparece...
Já agora, antes de ser concelho, a Amadora fazia parte de qual?
(1 correcção: depois do 25 de Abril tambem foram criados o concelhos da Trofa e de Vizela, ambos em 1998...;))
Phobos February 4th, 2007, 04:28 AM Amadora era parte de Oeiras.Isso de Sacavém fala-se também em anexar uma perte em Lisboa...mas acho isso mais dificil de acontecer do que o mesmo tornar-se um concelho independente.
hiong_nu February 5th, 2007, 12:45 AM para Ermesinde ser concelho, teria de anexar nao apenas freguesias de Valongo (Alfena), mas também freguesias da Maia (Águas Santas) e de Gondomar (Baguim do Monte) porque Ermesinde apenas tem 7,5 kms2. mas ao anexar essas freguesias ja teria os 30kms2 essenciais e criava-se um concelho com 100 mil habitantes, nada mau para uma aldeola!!!
mas gostava mais da união com o Porto e Gaia, Matosinhos, Leça da Palmeira, São Mamede de Infesta, Senhora da Hora, Águas Santas, Pedrouços e Rio Tinto. Nesse caso seria um concelho de 1 milhao de habitantes.
Portvscalem February 5th, 2007, 02:33 PM fui a wikipédia, para ter mais ou menos uma ideia,de qual seria o peso demográfico do porto, e dos municipios vizinhos, o porto era mais coisa menos coisa a mesma pop. de hoje ( 230mil), matosinhos-50mil, maia-30mil. gondomar-50mil, gaia-100mil, no total dá 460mil habitantes, actualmente estes concelhos no minimo triplicaram a população, e o porto apesar de não ter aumentado a sua populção residente cresceu muito a nível de construção, dado que ezequiel de campos se referia, a paranhos e a ramalde como aldeias...
Bem, ezequiel pretendi unir estes municipios, exceptuando maia, teria uma cidade enorme, que não chegaria ao meio milhão, hoje em dia essa area tem mais ou menos um milhão, naquela altura fazia sentido unir, e agora???????
PedroGabriel February 5th, 2007, 03:18 PM @Portvscalem: Depois posta o tal artigo do ezequiel de campos.Estou curioso para ver o que ele dizia.
Tu dizes isso mas esqueceste-te de que os unicos concelhos a separaram-se depois do 25 de Abril foram os da Amadora e Odivelas,ambos na AML ;)
E com jeitinho Sacavém segue o mesmo caminho daqui a pouco.
É mais o inverso. Aqui só foi a Trofa e foi muita polémica na região, lançou uma confusão imensa, o mesmo para Vizela, penso que já se aprendeu a lição, lança muita instabilidade. Rio Tinto e os verdadeiros subúrbios do Porto não deveriam formar concelho, mas serem anexados ao Porto, pois Rio Tinto no fundo quer é ser parte do Porto. Não se deve é confundir subúrbios do Porto como Rio Tinto, Senhora da hora e Gaia com cidades com vidas independentes como são a Póvoa e até a Maia. A Póvoa segundo a própria noção de área metropolitana da União Europeia até tem a sua própria área metropolitana: Vila do Conde, Esposende e zonas anexas de Barcelos (Barqueiros, por ex.). A área metropolitana do Porto existe a nível politico, proximidade e relação cultural e física. Há uma proximidade muito forte entre o Porto e a Póvoa desde o século XVI, para a Póvoa juntar-se ao Porto foi importante para a afirmação do concelho nessa altura, apesar do concelho da Póvoa existir desde 1308, pois o Porto ajudou a Póvoa a passar de um micro-concelho ao que tem hoje. No entanto, a AMP é cada vez mais estranha (está a mover-se no sentido contrário da AML), dado que para esta zona terras como Arouca, oliveira de Azeméis é o mesmo que anexar Faro. O que falou aqui o Hiong_nu é o mesmo que estar a falar de Freixo de Espada a Cinta, de Lagos, do Funchal. A região natural da Póvoa, começa em São Pedro da Afurada em Gaia, vai pelo Porto, Matosinhos, Vila do Conde, Esposende e termina em Viana do Castelo. Pelo interior: Braga, Guimarães, Famalicão e agora Maia, por causa do metro. Isto é a região de proximidade que aqui se sente.
outra questão, tem-se pensado em fundir Vila do Conde e Póvoa num só concelho. Até já andam a pensar em fundir os estádios do Varzim e Rio Ave e até os próprios clubes. A Trofa tb se tem aproximado da Maia. logo isso que dizes não é verdade. No concelho da Póvoa, Aver-o-mar passou a Vila, mas já foi anexada pela cidade da Póvoa. E, há freguesias fora da cidade (consideradas rurais pela câmara, mas para o INE são freguesias urbanas) que tb querem ser tratadas como urbanas.
Na Póvoa tb só há 1 km de metro, e se não fosse a porcaria deste governo íamos ter mais 2. Tenho que andar pra carago para apanhar um metro (2 km). imagine-se as pessoas do extremo norte da cidade, tem que fazer largos kms e não há estacionamento nem transportes publicos. A Póvoa, cidade oficial, é 1/4 da cidade oficial do Porto. Penso que é importante que o subúrbio portuense de Rio Tinto tb tenha metro. Agora, nem tudo na área metropolitana são subúrbios! As pessoas precisam de ir ao Porto, porque está tudo lá, faculdades, serviços, e há pessoas do Porto a se mudarem para a Póvoa. Tb é famosa aqui a criminalidade proveniente do Porto e os maus subúrbios como Pedras Rubras ou Custóias. Estes sítios até têm melhorado por causa de auto-estradas e aeroporto. Aqui diz-se que os delinquentes vêm de metro e é verdade. As estações de metro dessas zonas más, deveriam ser fechadas e o acesso ao interior das estações condicionadas. Tipo portas automáticas que se abrem com o andante.
A visão poveira não existia neste fórum agora vai começar a haver. LOL
fred_mendonca February 7th, 2007, 12:24 AM A Amadora quando se separou de Oeiras já tinha uma grande dimensão, pelo menos uns 100.000 hab.
Daniel_Portugal February 7th, 2007, 12:32 AM Trindade
http://invictadesign.com/trinitry.jpg
PedroGabriel February 7th, 2007, 12:42 AM para Ermesinde ser concelho, teria de anexar nao apenas freguesias de Valongo (Alfena), mas também freguesias da Maia (Águas Santas) e de Gondomar (Baguim do Monte) porque Ermesinde apenas tem 7,5 kms2. mas ao anexar essas freguesias ja teria os 30kms2 essenciais e criava-se um concelho com 100 mil habitantes, nada mau para uma aldeola!!!
mas gostava mais da união com o Porto e Gaia, Matosinhos, Leça da Palmeira, São Mamede de Infesta, Senhora da Hora, Águas Santas, Pedrouços e Rio Tinto. Nesse caso seria um concelho de 1 milhao de habitantes.
Estou mesmo a ver essas freguesias a quererem ser parte de Ermesinde. :nuts: Leça é parte da cidade de Matosinhos, o que me espanta é que matosinhos está mais aberto a ser engolido pelo Porto que Gaia, quando Matosinhos tem mais vida própria e mais potencialidades. Gaia deve ser como Sintra, cujo presidente diz que faz parte do BRIC (Brasil, Russia, India, China).
:bash: BTW acho que o presidente de Gaia é um bom presidente, o Porto ganhava muito em tê-lo como P. Câmara.
Daniel_Portugal February 7th, 2007, 12:47 AM gaia matosinhos e maia têm todas imensas potencialidades e sao grandes cidades dentro do porto.
Herrmando February 8th, 2007, 01:49 AM "o que me espanta é que matosinhos está mais aberto a ser engolido pelo Porto que Gaia, quando Matosinhos tem mais vida própria e mais potencialidades. Gaia deve ser como Sintra, cujo presidente diz que faz parte do BRIC (Brasil, Russia, India, China)."
Dizes isso baseado em quê??? Em que aspecto é que Matosinhos tem mais vida própria que Gaia??
Portvscalem February 8th, 2007, 11:14 PM Bem, matosinhos é um distrito mais IN que Gaia.....mas Gaia tb tem vida própria, claro...... O centro de Matosinhos, por exemplo não é aquilo a que se chama um subúrbio, é antes parte do passeio marítimo da cidade, e o bairro das discos e dos restaurantes.....Gaia é mais subúrbio ainda assim, como cidade ( ou distrito da "cidade maior") não é tão consistente como matosinhos, matosinhos é mais um glamour district, como a Foz....
PedroGabriel February 9th, 2007, 12:48 AM Além de que tem estruturas de transporte (porto, aeroporto, metro), tem emprego, está num local mais estratégico na região. Eu quando uso o metro da linha amarela, o que é regular, espanto-me com o numero de pessoas que chegam de Gaia na Trindade. Tendo Gaia apenas 1 km de linha... Isso é quase a China. Realmente Gaia tem tb sido lixada pelo governo, as vezes olhamos só para o nosso umbigo e não vemos essas coisas. 1 Km de linha para 300 mil pessoas é tar a brincar.
Daniel_Portugal February 9th, 2007, 12:49 AM nao penso que esta conversa tenha grande sentido.
primeiro, estamos a comparar um concelho de tamanho médio (matosinhos) com um concelho de tamanho grande (gaia), depois, devido a esse mesmo tamanho, um tem o dobro da população do outro.
Depois, dentro de cada concelho, existe a sua cidade central, em que uma fica à beira mar, e a outra não, o que não impede que tanto um concelho como o outro não tenha zonas à beira mar e zonas de interior. relembro que a zona mais cara do grande porto nao eh a foz, mas sim a madalena (freguesia com frente maritima), em gaia!
por outro lado, se a frente de matosinhos tem ligaçao directa à foz, fazendo da zona um acrescimo a uma zona de luxo, nao nos podemos esquecer que a frente de gaia tem ligaçao directa ao centro do porto, factor tanto ou mais importante.
Além disso o Concelho de Gaia está mais bem servido de autoestradas, primeiro porque a propria A1 cobre Gaia lés a lés, segundo porque à semelhança da VCI do Porto, existe um meio anel em redor da zona mais densa da cidade. alias, a vci de gaia eh um meio anel e a vci do porto eh tambem um meio anel, ambos os meios aneis têm como limite a ponte da arrabida e a ponte do freixo fazendo um anel completo onde dentro, tem uma vasta zona urbana.
quanto à diversidade de bares e restaurantes, pubs e discotecas... tudo bem que matosinhos têm alguns dos espaços mais In da cidade, mas nao nos podemos esquecer do cais de gaia, um verdadeiro cluster de discotecas, pubs, bares e restaurantes, com um "pequeno" acrescimo da vista fenomenal que tem.
gaia tem metro e comboio, por outro lado matosinhos ta melhor servida de metro. matosinhos tem o porto de leixoes e o norteshopping, por outro lado gaia tem as caves do vinho do porto e o arrabida shopping.
além disso o nome gaia tem mais força que o nome matosinhos. enfim.. um gaia vs matosinhos penso que ng ganha, ambos sao concelhos prosperos e crescentes, cada um com os seus pontos fortes.
em ultima analise, ambos estao conurbados com o porto e fazem parte da mesma coisa, mais uma razao pra nao haver competiçoes :)
Daniel_Portugal February 9th, 2007, 12:55 AM Além de que tem estruturas de transporte (porto, aeroporto, metro), tem emprego, está num local mais estratégico na região. Eu quando uso o metro da linha amarela, o que é regular, espanto-me com o numero de pessoas que chegam de Gaia. Tendo Gaia apenas 1 km de linha... Isso é quase a China. Realmente Gaia tem tb sido lixada pelo governo, as vezes olhamos só para o nosso umbigo e não vemos essas coisas. 1 Km de linha para 300 mil pessoas é tar a brincar.
eh tudo mt bonito mas na verdade o metro nao eh a unica via de comunicaçao/meio de transporte urbano.
gaia perde em metro face a matosinhos, mas ganha em comboio e autoestradas ;)
já que falamos em quilometros de linha, aproveito para dizer que gaia tem a módica distância de 15km de linha de comboio ;) pois é, não eh brincadeira nenhuma. ainda hoje vim de aveiro até ao porto, e desde que chego a espinho até ao porto é sempre a andar por área urbanizada, logo, os 15km pertencentes ao concelho de gaia andam em zona urbanizada, logo, funcionam como um metro. ainda para mais que a linha do comboio de gaia vai directamente pra campanha (onde ha conexao ao metro), e de seguida ate sao bento (onde tambem ha conexao ao metro ;)).
como se nao bastasse os seus 15km de linha de comboio, o concelho de gaia tem 37km de autoestradas :lol: eh que nao bates bem. nem porto nem lisboa juntas devem ter tanto :lol:
daniel322 February 9th, 2007, 01:03 AM ^^ já fizeste as contas às circulares de lisboa?
Daniel_Portugal February 9th, 2007, 01:19 AM nao, por isso a que disse que nao devem ter. nao disse certezas.
mas nao pode ter 37km... asserio.. nao pode! ate vou medir isso.
daniel322 February 9th, 2007, 01:20 AM até deve ter é mais......
Daniel_Portugal February 9th, 2007, 01:20 AM acabei de medir a 2ª circular. se nao estou em erro tem 12,5km. a outra eh mais curta.
PedroGabriel February 9th, 2007, 01:34 AM tou a ver que é só zonas de luxo e caras em todo o lado, daqui a pouco vamos todos que ir morar para Freixo de Espada à Cinta.
Daniel_Portugal February 9th, 2007, 01:40 AM ^^ nao percebi. supostamente pensavas que um concelho como gaia nao tinha zonas de luxo? :lol: inda por cima um concelho com um comprimento de linha maritima enorme :lol:
Herrmando February 9th, 2007, 03:10 AM Lol! Gaia tem de tudo, do bom, e do mau. O q é natural para o 3º concelho mais populoso do país...
hiong_nu February 11th, 2007, 11:23 PM Estou mesmo a ver essas freguesias a quererem ser parte de Ermesinde. :nuts: Leça é parte da cidade de Matosinhos, o que me espanta é que matosinhos está mais aberto a ser engolido pelo Porto que Gaia, quando Matosinhos tem mais vida própria e mais potencialidades. Gaia deve ser como Sintra, cujo presidente diz que faz parte do BRIC (Brasil, Russia, India, China).
:bash: BTW acho que o presidente de Gaia é um bom presidente, o Porto ganhava muito em tê-lo como P. Câmara.
Várias questões a responder:
1º - Ermesinde é claramente um núcleo urbano forte e eixo central da zona Nordeste do Grande Porto.
2º - Águas Santas, Alfena e Baguim do Monte identificam-se mais com Ermesinde que com as suas sedes de concelho, as populações destas freguesias usam as infraestruturas que há em Ermesinde como como se ela fosse um núcleo agregador de todas: autoestradas (A3, A4, A41, A42,) Linha do Douro, Ramal de Leixões, Linha do Minho)
outras infraestruturas usadas por todos que estao em Ermesinde, Maiashopping, Finanças (em comum com Alfena),
3º Deves achar a Póvoa muito gira e até fica à beira mar e tudo, mas Ermesinde é uma grande cidade (maior que a Póvoa), informa-te...
4º Por último, outra questão, não compares Gaia com Matosinhos, Gaia é o dobro em tudo...
PedroGabriel February 12th, 2007, 01:52 AM Ermesinde:
38 315 hab. (2001)
7,42 km2
Póvoa (cidade):
38 848 hab. (2001)
12,8 km2
Todas as freguesias da Póvoa se identificam com a Póvoa.
Mais de metade da cidade de Vila do Conde se identifica com a Póvoa. Ou seja, a cidade é maior do que disse acima. Há famílias que chegam a exagerar e põem os filhos em escolas longínquas na Póvoa só para os filhos não perderem a identidade. Isto sem falar em Fão, Apúlia e outras freguesias que aposto que não se importavam de ser transferidas, claro que isso é muito pouco provavel. Resumindo poderia ter um concelho ainda maior pacificamente. Continuo a duvidar isso de Ermesinde.
para além da Póvoa ser várias vezes mais conhecida que Ermesinde, um nortenho que não saiba ou não conheça a Póvoa, é porque não sai de casa. Incomparável com Ermesinde que ninguém conhece. Eu só soube que Ermesinde existia por amigos daí, senão não fazia ideia.
Fora outros pontos. Por isso a tua comparação é um bocado infeliz. Mesmo que fosse maior, seria apenas um subúrbio maior tal como Rio Tinto. Um subúrbio não é a mesma coisa que uma cidade, mesmo que tenham conseguido pelos macacos que estão no parlamento o estatuto de cidade. Qualquer povoação ou bairro é cidade hoje em dia, mas só no nome.
Honestamente acho complicado viver tão afastado do mar, pois aqui a cidade centra-se e orienta-se pelo mar. Em cidades do interior como Braga ou Trofa, fico meio perdido, pois não há o ponto de referência. Em Ermesinde, o ponto de orientação deve ser o Porto.
O ser maior não significa que é mais importante nem central, não tenho duvidas em achar que Matosinhos tem mais vida própria e mais potencial. Gaia dificilmente será central na região norte, devido à sua localização. Gaia é do tamanho de vários concelhos. Tem menor população que a zona a norte do Douro, apenas está tudo junto num concelho o que engana os investidores sobre o potencial e centralismo do concelho.
E, eu disse que o actual presidente de Gaia tem trabalhado bem e tentando dar a volta, e até tirou algum aspecto de dormitório a Gaia. Logo até posso inverter a posição.
Por isso não sou eu que estou desinformado.
Daniel_Portugal February 12th, 2007, 03:05 AM meninos, por favor. vamos entrar numa discussao Ermesinde VS Póvoa? não têm nada mais interessante pra fazer? :lol:
Come to me and I enlight both of You.
You ARE part of the SAME RELIGION! :righton: Muahahahaha
Herrmando February 12th, 2007, 04:21 AM O ser maior não significa que é mais importante nem central, não tenho duvidas em achar que Matosinhos tem mais vida própria e mais potencial. Gaia dificilmente será central na região norte, devido à sua localização. Gaia é do tamanho de vários concelhos. Tem menor população que a zona a norte do Douro, apenas está tudo junto num concelho o que engana os investidores sobre o potencial e centralismo do concelho.
E, eu disse que o actual presidente de Gaia tem trabalhado bem e tentando dar a volta, e até tirou algum aspecto de dormitório a Gaia. Logo até posso inverter a posição.
Ainda não sei que vida é que Matosinhos tem mais que Gaia, mas pronto, são opiniões. Eu até gosto mais de Matosinhos (a zona central, obviamente) do que de Gaia, mas tirando isso, n vejo grandes vantagens de Matosinhos relativamente a Gaia... Bem pelo contrário.
Quanto ao Centralismo de Gaia, bem, se Gaia n é central, o Porto tb não o é... A Sul de Gaia ainda tens Espinho Vila da Feira e S Joao da Madeira, por exemplo, que não são concelhos propriamente insignificantes. E é claro que tem menos população que a zona a Norte do Douro, mas n vejo onde é que queres chegar com isso! "apenas está tudo junto num concelho" ???? lol!:D
Agora, concordo que foi com o Meneses que Gaia começou a ganhar protagonismo e qualidade. De qq forma, são os autarcas, grande parte das vezes, que fazem os municípios.
PedroGabriel February 12th, 2007, 08:46 PM a sul do Douro tb tem Lisboa, Faro e Marraqueche. A Norte tem Londres, Paris e Frankfurt! :P
Quanto à questão de Gaia e Matosinhos realmente são opiniões, é preciso ter paciência e pesquisar no INE, e ver qual o concelho com mais movimentos pendulares para o Porto.
Portvscalem February 12th, 2007, 09:07 PM Já que falam tanto em Ermesinde e Póvoa....
a minha opinião, é que Póvoa e Vila do conde formam uma cidade satélite do porto, já Ermesinde deveria ser anexada ao porto, dada a proximidade fisica...
hiong_nu February 12th, 2007, 09:07 PM a sul do Douro tb tem Lisboa, Faro e Marraqueche. A Norte tem Londres, Paris e Frankfurt! :P
Quanto à questão de Gaia e Matosinhos realmente são opiniões, é preciso ter paciência e pesquisar no INE, e ver qual o concelho com mais movimentos pendulares para o Porto.
diz-me uma coisa que matosinhos tenha e que Gaia nao tenha, além da refinaria? Se não conhecias Ermesinde, a culpa nao é minha, mas que Ermesinde poderia muito bem ser um concelho, lá isso poderia. A Trofa e Vizela tb foram e os seus nucleos urbanos cabem os dois em Ermesinde.
segundo o que li a cidade da Póvoa é constituida por 3 freguesias mais partes de duas outras, com 774 hab/kms2. Ermesinde tem 5163hab/km2!!! o que está mais proximo de uma verdadeira cidade. Claro que a Póvoa tem mais identidade e é mais conhecida, mas , meu caro, Ermesinde não é nenhuma aldeia
hiong_nu February 12th, 2007, 09:26 PM menti, eu sei, mas mesmo assim a densidade populacional de Ermesinde é muito maior. Além disso, Ermesinde assemelha-se mais a uma freguesia do Porto que a uma freguesia suburbana, repara que em Ermesinde, ao contrario da larguissima maioria da freguesias em redor do Porto, não ha mais nenhum espaço para urbanizar, esta tudo cheio de casas e predios, o que justifica a densidade populacional poderosa.
Além disso, o estrato sociocultural, economico de Ermesinde sempre a fizeram ser o suburbio por excelencia do Porto, por favor nao leiam como suburbio as cidades concelho à volta do Porto, mas das cidades que nao sao concelho, Ermesinde é aquela que tem mais vida propria e em que se nota muito pouco uma certa ruralidade que ainda existe em alguns locais do Grande Porto.
PedroGabriel February 13th, 2007, 01:25 AM A densidade calculas dividindo a população pelo kms quadrados ocupados pela cidade.
Aquela densidade era a do concelho , que inclui zonas de interesse ecológico e agrícola, que como é óbvio não são para urbanizar.
A cidade da povoa agora inclui zonas não urbanizadas e que estão agora a ser urbanizadas, dai a densidade ter caído de 5 297,1 para 3035.
Na imagem mostra as zonas de expansão da cidade pós censo de 2001, nomeadamente na imagem mostra a obra da via de cintura urbana (Via B), que deverá estar concluída neste verão, e áreas (bairros) de expansão actual. Além de que há áreas reservadas para funções terceiras que não habitação, como parque. A Póvoa não só tem sítios para dormir.
http://img402.imageshack.us/img402/1388/pvoaexpansaoij1.png
Aproveitei para por na imagem o metro na Póvoa (vermelho, linha actual e a azul a expansão, com estações). Como se vê a zona mais urbanizada não tem metro. note-se que a foto é tirada de muito alto.
No meio da Póvoa há uma zona quadrada grande acastanhada, aí estava uma antiga fábrica e é onde está a ser construída o empreendimento Oceanus Park. Dá para ver que o metro não passa pelo nucleo da cidade, apesar de que no FUTURO irá passar por zonas que são agora povoadas por jovens casais (Mourões, barreiros), actualmente o metro não serve a Póvoa, só passa pela zona antiga, mais a sul, interior e despovoada.
Daniel_Portugal February 13th, 2007, 02:06 AM Já que falam tanto em Ermesinde e Póvoa....
a minha opinião, é que Póvoa e Vila do conde formam uma cidade satélite do porto, já Ermesinde deveria ser anexada ao porto, dada a proximidade fisica...
Não diria pela proximidade fisica, mas por tar 100% conurbada. No dia em que a Povoa tiver 100% conurbada ao porto tem a mesma validade no sentido de anexaçao a um so municipio, tal como ermesinde deveria ser agora.
menti, eu sei, mas mesmo assim a densidade populacional de Ermesinde é muito maior. Além disso, Ermesinde assemelha-se mais a uma freguesia do Porto que a uma freguesia suburbana, repara que em Ermesinde, ao contrario da larguissima maioria da freguesias em redor do Porto, não ha mais nenhum espaço para urbanizar, esta tudo cheio de casas e predios, o que justifica a densidade populacional poderosa.
Além disso, o estrato sociocultural, economico de Ermesinde sempre a fizeram ser o suburbio por excelencia do Porto, por favor nao leiam como suburbio as cidades concelho à volta do Porto, mas das cidades que nao sao concelho, Ermesinde é aquela que tem mais vida propria e em que se nota muito pouco uma certa ruralidade que ainda existe em alguns locais do Grande Porto.
LOL que estupidez. qualquer area metropolitana tem zonas rurais. por isso a que eh area metropolitana, uma mancha 100% urbana chama-se area urbana. uma area metropolitana eh um conjunto de polos (manchas) urbanos que devido à proximidade partilham de uma area de influencia unica, esses mesmos polos urbanos podem estar separados, pelo que, obviamente, entre eles haverá obrigatoriamente zonas de cariz mais rural ou mesmo 100% rurais.
quanto à freguesia de ermesinde ser de cariz 100% urbano, claro que é, mas nao eh a unica, matosinhos (freguesia), senhora da hora, custoias, sao mamede de infesta, leça do balio, gaia, leça da palmeira, ermesinde, gondomar (freguesia), valongo (freguesia)... entre outras... estao 100% urbanizadas e, ainda, conurbadas ao porto, ou seja, na mesma mancha urbana.
e acho que eh por demais obvio que as freguesias mais importantes sao as da maia, gaia e matosinhos. essas sao as freguesias mais importantes de todos os suburbios do porto. nas freguesias de importancia em segundo plano, penso que a mais importante seja a senhora da hora, que assumiu recentemente um papel bastante central no concelho de matosinhos (por curiosidade, a freguesia ainda é chamada de vila, apesar dos seus 31mil habitantes, estar completamente pegada a matosinhos e a ramalde, ter 6 estações de metro, o maior shopping da cidade, centros tecnologicos, etc :D).
Daniel_Portugal February 13th, 2007, 02:07 AM pedro tens essa foto em grande resolução, e sem essas indicações todas? ta mt fixe. se a tiveres coloca-a aqui sff :)
PedroGabriel February 13th, 2007, 03:23 AM Não é minha, estava na net. E, não há com melhor resolução, mas tá fixe e actualizada.
http://img266.imageshack.us/img266/3039/360517125eca0a271b0oux1.jpg
As áreas não urbanizadas pertencem às freguesias de Argivai e Beiriz, áreas recentemente incluídas para a expansão da cidade, reduzindo assim a pressão do centro. Pelo andar e pelo projecto serão a melhor zona para viver na Póvoa.
hiong_nu February 13th, 2007, 01:41 PM Não diria pela proximidade fisica, mas por tar 100% conurbada. No dia em que a Povoa tiver 100% conurbada ao porto tem a mesma validade no sentido de anexaçao a um so municipio, tal como ermesinde deveria ser agora.
LOL que estupidez. qualquer area metropolitana tem zonas rurais. por isso a que eh area metropolitana, uma mancha 100% urbana chama-se area urbana. uma area metropolitana eh um conjunto de polos (manchas) urbanos que devido à proximidade partilham de uma area de influencia unica, esses mesmos polos urbanos podem estar separados, pelo que, obviamente, entre eles haverá obrigatoriamente zonas de cariz mais rural ou mesmo 100% rurais.
quanto à freguesia de ermesinde ser de cariz 100% urbano, claro que é, mas nao eh a unica, matosinhos (freguesia), senhora da hora, custoias, sao mamede de infesta, leça do balio, gaia, leça da palmeira, ermesinde, gondomar (freguesia), valongo (freguesia)... entre outras... estao 100% urbanizadas e, ainda, conurbadas ao porto, ou seja, na mesma mancha urbana.
.
Agora para responder ao que está em citação:
bem, antes de mais a densidade populacional da Povoa é bem menor que a de Ermesinde, e calculada pelos dados que me deste.
1º eu nao disse que as áreas metropolitanas nao tem espaços rurais, mas sim que Ermesinde nao tem. (convém ler melhor :) )
depois disse que nao comparava Ermesinde às freguesias sede de concelho como Matosinhos, Maia, Mafamude, São Cosme,
depois, os exemplos que dás, desculpa, mas não sao exemplos de freguesias totalmente urbanas ( com a excepçao da Senhora da Hora), esqueceste provavelmente o melhor exemplo que é Rio Tinto.
vejamos o top:
Senhora da Hora: 6985 hab/km2
Rio Tinto: 5317 hab/km2
Pedrouços:5274 hab/km2
Ermesinde: 5163 hab/km2
Sao Mamede: 4518 hab/km2
Aguas Santas 3212 hab/km2
Custoias 3125 hab/km2
Valbom 3105 hab/km2
Leça da Palmeira: 2883 hab/km2
Fanzeres: 2733 hab/km2
Leça do Balio: 1765 hab/km2
Valongo: 905 hab/km2
Um dos dados relevantes que podemos extrair destes dados: ok, Ermesinde esta em 4º lugar, mas... Ermesinde é a única do tpo5 que não faz fronteira directa com o concelho do Porto , logo, nao beneficiando dessa proximidade, constitui-se como um nucleo com vida propria. A Senhora da HOra foi "obrigada" a crescer porque é tipo zona tampao entre Porto e Matosinhos, quanto a Pedrouços e Rio Tinto, grande parte da população destas freguesias está na zona da Areosa. Ora, quando pensamos em Areosa, pensamos em quê? pensamos numa zona do Porto e nao numa zona da MAia ou Gondomar, certo?
finalmente, quanto a GAia, uma recomendaçao. Partes de carro da barragem de Crestuma até ao centro e depois dizes-me qtos kms fazes em zona rural e qtos fazes em zona urbana, depois dizes-me.
PedroGabriel February 13th, 2007, 02:30 PM isso só confirma que Ermesinde é um dormitório e tem pouco ou nada de cidade.
Como disse para a área da cidade da Póvoa contei áreas de EXPANSÃO onde não existe nada fora umas casas. Não sei qual a dimensão da cidade sem áreas de expansão. Em Portugal áreas não urbanizadas não contam como cidade p.ex. Logo a densidade é bem superior aos 3035 e aproxima-se dos 5000. A câmara não fez esses cálculos, porque como é óbvio não está minimamente preocupada com isso. Outra coisa é que os dados oficiais apontam uma população para a Póvoa de quase 66 mil, os dados municipais, de uso de água, indicam uma população superior a 70 mil.
A Senhora da Hora é a Gaia do Norte. :lol: Até o metro já conta como parte da cidade do Porto e de outra forma não teria lógica. Devem ter feito isso para lixar quem vem de norte, pois sair na senhora da hora de metro era igual que sair na trindade, agora não é, eles tentam sempre f*der os clientes, espero que o Oliveira Marques saia do Metro.
PedroGabriel February 13th, 2007, 03:01 PM Senhora da Hora: 6985 hab/km2 SUBURBIO
Rio Tinto: 5317 hab/km2 SUBURBIO
Pedrouços:5274 hab/km2 SUBURBIO
Ermesinde: 5163 hab/km2 SUBURBIO
Sao Mamede: 4518 hab/km2 SUBURBIO
Aguas Santas 3212 hab/km2 SUBURBIO
Custoias 3125 hab/km2 SUBURBIO
Valbom 3105 hab/km2 SUBURBIO
Leça da Palmeira: 2883 hab/km2 (faz parte da cidade de Matosinhos)
Fanzeres: 2733 hab/km2 SUBURBIO (SUBURBIO, faz parte da "cidade" de Rio Tinto)
Leça do Balio: 1765 hab/km2 SUBURBIO
Valongo: 905 hab/km2
Herrmando February 13th, 2007, 04:31 PM a sul do Douro tb tem Lisboa, Faro e Marraqueche. A Norte tem Londres, Paris e Frankfurt! :P
Olha q estupidez! E a Norte de Matosinhos o que há???? Vila do Conde, que fica tao longe do centro de matosinhos como espinho ou a feira do centro de gaia!
Obviamente q há mais movimentos pendulares por parte de Gaia, uma vez q gaia tem o dobro da populaçao de matosinhos...
finalmente, quanto a GAia, uma recomendaçao. Partes de carro da barragem de Crestuma até ao centro e depois dizes-me qtos kms fazes em zona rural e qtos fazes em zona urbana, depois dizes-me.
Convém n confundir cidade de Gaia com concelho de Gaia... De qq modo, mesmo a cidade de Gaia ainda tem mta zona onde construir. Aliás, mta zona para deitar abaixo e construir de novo:D
PedroGabriel February 13th, 2007, 06:55 PM tem que se ver em percentagem como é lógico. Os movimentos pendulares da Senhora da Hora e São Mamede são muito altos enquanto que da cidade de Matosinhos é menor. Em Gaia, o movimento é maior da própria sede. Mas é tudo difícil de ver. mas realmente só com dados do INE, logo não vale a pena discutirmos isto, e o movimento não é propriamente algo mau, para isso foi feito e existe o metro.
Portvscalem February 13th, 2007, 07:07 PM Perdão cidade de S.Mamede de Infesta.....
Sra da hora é das zonas k melhor qualidade de vida do grande porto....e depois essa merda de suburbios n sei o k é!!! matosinho sé cidade e S.Mamede é subúrbio.....matosinhos é um concelho k tem 2 cidades, matosinhos, e S. mamede de infesta e tem as vilas de perafita e sra da hora....mas siiceramente n existe nenhuma barreira fisica entre estas, e estão todas pegadas entre si e ao porto....são bairros do porto, n subúrbios....
Ermesinde idem, a densidade do concelho do porto tb ronda os 5000 hab km2, o ke demosntra a continuidade tb a nível de densidade, pk o porto já n é assim tao denso kuanto isso.....
a densidade prova k são cidade sim, mas cidade do porto, e n "subúrbios"
E a póvoa é uma cidade satélite...isso dos movimentos pendulares são importantes, mas se repararem, existe mt gente que vem de municipios extra AMP actual para trabalharem na AMp, e n necessariamente no porto...matosinhos e gaia teem poder de captação, já não são simples cidades dormitório, a realidade na AMP é policentrica...isso de subúribios no sentido normal do termo deviam ser mais empregues em cidades onde a pop. dos arredores foss kuase em massa trabalhar ao centro da cidade, mais estilo lisboa, ou como a maioria das cidades do mundo....
Portvscalem February 13th, 2007, 07:11 PM Para isso k se crie a vila da Foz, como já existiu, e a vila de Campanhã, e porque não as cidades de paranhos e de ramalde, k passam a ser subúrbios da invicta aldeia da ribeira!!!!
PedroGabriel February 13th, 2007, 08:14 PM usei subúrbio no sentido de que é um bairro que fica fora das fronteiras municipais de uma cidade da qual depende. Essas terras não teriam o estatuto que têm se o Porto não estivesse onde está não te iludas. Seriam apenas aldeias.
hiong_nu February 13th, 2007, 08:49 PM custa muito ver uma cidadezita com essa densidade populacional, não é...
bem, essa do subúrbio, subúrbio, subúrbio...
Quando estou em qualquer zona do país e me perguntam de onde sou, respondo PORTO. Tu respondes Póvoa de Varzim. ERMESINDE É PORTO!!! ponto final, as demarcações invisíveis que vês no mapa não existem na vida real.
Daniel_Portugal February 13th, 2007, 10:25 PM hiong_nu
a senhora da hora nao está entre matosinhos e o porto. imagina um quadrado dividido em quatro quadrados. os quadrados de cima sao no concelho de matosinhos, os quadrados de baixo sao no concelho do porto. o canto superior direito eh a senhora da hora, o canto inferior direito eh ramalde, o canto superior eskerdo eh matosinhos, o canto inferior eskerdo eh aldoar. e se a senhora da hora eh a freguesia do grande porto com maior crescimento populacional, nao eh por tar adjacente. o facto de tar adjacente faz com que tenha uma maior hipotese de crescimento, mas ha mts outras freguesias adjacentes, que nao crescem assim. as razoes principais sao as seguintes. a sra da hora começou a ter uma estaçao de comboio principal em tempos passados, e tambem o continente. estes foram os "triggers" do seu crescimento. depois fizeram do continente o maior shopping da cidade construindo o norteshopping de forma a ficar um so edificio, depois começaram a proliferar urbanizaçoes de qualidade em toda a zona norte da freguesia, depois veio o metro com uma excelente cobertura da freguesia, proximidade ao hospital pedro hispano que apesar de estar na freguesia de matosinhos, fica mais perto do centro da senhora da hora k do centro de matosinhos, etc, etc. hj em dia matosinhos tem 29mil e a sra da hora tem 31mil. em 4km2 mais ou menos.
quanto à autoestrada em gaia... meu.. a avaliaçao de uma area urbana nao pode ser medida atraves da autoestrada. e eu vou-te dizer porque. ha situaçoes em que a autoestrada está ladeada de area urbana, mas pra tras dessa area urbana nao ha nada.. so campos. aí dá a ideia de ser enoooorme e eventualmente nao ser de facto. por outro lado, tambem existe o caso (que realmente acontece em gaia, basta olhar pro google earth), da autoestrada ser construida numa zona montanhosa e densamente arborizada, onde nas LATERAIS da autoestrada, nao ha nada.. e depois disso, passa a haver. ou seja, ta urbanizada durante largos kilometros quadrados, mas nao da para constatar esse facto andando na autoestrada, dado k esta está ladeada de "mato grosso".
PS: da proxima vez que fores a aveiro, e vieres de comboio de aveiro até ao porto, presta atençao às janelas assim que chegues à estaçao "espinho". desde aí até sao bento, está tudo urbanizado. (só se vêm umas boussas nos limites do concelho de gaia, que nao chegam para cortar a malha urbana continua, ja que estao rodeadas)
Daniel_Portugal February 13th, 2007, 10:33 PM tem que se ver em percentagem como é lógico. Os movimentos pendulares da Senhora da Hora e São Mamede são muito altos enquanto que da cidade de Matosinhos é menor. Em Gaia, o movimento é maior da própria sede. Mas é tudo difícil de ver. mas realmente só com dados do INE, logo não vale a pena discutirmos isto, e o movimento não é propriamente algo mau, para isso foi feito e existe o metro.
eh provavel que haja mais gente da sra da hora a trabalhar no centro do que pessoas de matosinhos, mas uma coisa te garanto. a partir das 18 horas (horario pos laboral, quando a grande parte das pessoas sai do trabalho e vai pra casa), o metro que vai pra matosinhos (e falo após a estaçao da senhora da hora), vai sempre cheio até às 20, 21 horas. bem sei que ha estaçoes na freguesia da senhora da hora, apos a estaçao da senhora da hora propriamente dita.... mas mts devem ir pra freguesia de matosinhos.
herrmando: gaia ta a precisar urgentemente de aumentar a linha de metro.
Daniel_Portugal February 13th, 2007, 10:38 PM Perdão cidade de S.Mamede de Infesta.....
Sra da hora é das zonas k melhor qualidade de vida do grande porto....e depois essa merda de suburbios n sei o k é!!! matosinho sé cidade e S.Mamede é subúrbio.....matosinhos é um concelho k tem 2 cidades, matosinhos, e S. mamede de infesta e tem as vilas de perafita e sra da hora....mas siiceramente n existe nenhuma barreira fisica entre estas, e estão todas pegadas entre si e ao porto....são bairros do porto, n subúrbios....
Ermesinde idem, a densidade do concelho do porto tb ronda os 5000 hab km2, o ke demosntra a continuidade tb a nível de densidade, pk o porto já n é assim tao denso kuanto isso.....
a densidade prova k são cidade sim, mas cidade do porto, e n "subúrbios"
E a póvoa é uma cidade satélite...isso dos movimentos pendulares são importantes, mas se repararem, existe mt gente que vem de municipios extra AMP actual para trabalharem na AMp, e n necessariamente no porto...matosinhos e gaia teem poder de captação, já não são simples cidades dormitório, a realidade na AMP é policentrica...isso de subúribios no sentido normal do termo deviam ser mais empregues em cidades onde a pop. dos arredores foss kuase em massa trabalhar ao centro da cidade, mais estilo lisboa, ou como a maioria das cidades do mundo....
nao podias ter mais razao. apresentaste duas grandes razoes pra ser tudo a mesma cidade, a conurbaçao, e o poder de captaçao de todos os municipios.
hiong_nu February 13th, 2007, 10:51 PM hiong_nu
PS: da proxima vez que fores a aveiro, e vieres de comboio de aveiro até ao porto, presta atençao às janelas assim que chegues à estaçao "espinho". desde aí até sao bento, está tudo urbanizado. (só se vêm umas boussas nos limites do concelho de gaia, que nao chegam para cortar a malha urbana continua, ja que estao rodeadas)
olha, se visses o meu BI, ele diz Mafamude na naturalidade, alem disso 3/5 da minha família mora em Gaia, desde Canelas a Mafamude... portanto, e não me venhas dizer que o concelho de gaia é todo urbano, pq a maior parte nao é e passo a mostrar:
Sandim 396 hab km2
Seixezelo 1073
Olival 705
Pedroso 939
Crestuma 600
Lever 440
Grijo 895
Sermonde 868
Perosinho 1263
Serzedo 990
há uma clara diferença nas freguesias a Oeste da A1 e a Este da A1. ~
Claro que a zona Litoral esta fortemente urbanizada, mas o interior do concelho... é rural mas mesmo rural...
PS: ainda bem pq o Meneses vai precisar de espaço para tornar Gaia a maior cidade do país
PedroGabriel February 14th, 2007, 12:13 AM custa muito ver uma cidadezita com essa densidade populacional, não é...
bem, essa do subúrbio, subúrbio, subúrbio...
Quando estou em qualquer zona do país e me perguntam de onde sou, respondo PORTO. Tu respondes Póvoa de Varzim. ERMESINDE É PORTO!!! ponto final, as demarcações invisíveis que vês no mapa não existem na vida real.
O que me choca é Rio Tinto. Enganei-me quanto a Fanzeres, a que faz parte de Rio Tinto é Baguim do Monte. A "cidade" de Rio Tinto, essas duas freguesias, tem quase tanta população como o concelho da Póvoa inteiro e julgo que é unânime ninguém a considera como verdadeira cidade e é um lugar (sem ofensa) que de central não tem nada, importância não tem nenhuma, história menos, ninguém de fora reconhece como cidade, muitos não sabem onde fica, etc. é um quarto de dormir do Porto. E, mesmo aqui uma pessoa de rio Tinto diz-se do Porto. E, as pessoas que conheço de lá, acham-se mais do Porto que Campanhã (uma freguesia do Porto). logo isso de quererem independência para mim é que na verdade querem ser parte do Porto, pois que seja anexado, fortalece o Porto que se tem enfraquecido bastante.
Como é óbvio uma pessoa da Póvoa não se vai dizer do Porto, pelos seguintes motivos:
é um pólo do norte
Tem uma zona de influência "metropolitana" própria.
está separada fisicamente do Porto.
Um dado mais importante, tem cultura própria bastante peculiar. logo tem carisma, como o porto o tem, como Braga tem e outras cidades tb o têm.
é concelho há 700 anos (2 forais)
Povoamento há 3000, fundação romana há 2000 anos, conhece-se como villa há (pelo menos) 1054 anos, como Póvoa (tipo de vila da idade média) há 700 anos
É cidade desde o estado Novo, não se tornou depois do 25 de Abril. A Póvoa já tinha muitas características de cidade, cem anos antes, mas não conseguiu, apenas porque antigamente era algo difícil de obter, por isso quando foi declarada foi uma festa. E, agora qualquer terreola é cidade.:ohno:
tem industria própria e bastante forte articulada com Vila do Conde e Esposende. Tem empreendorismo, não subsiste à custa do estado.
a maioria do seu crescimento é natural, perdeu muita população para Vila do Conde (os fibeteiros e caxineiros), Matosinhos (os matosinheiros, não confundir com matosinhense), e Esposende (os fangueiros) e para o Brasil.
a migração é diversa e maioritariamente do Minho. Há muita gente na Póvoa que se queixa e diz que a cidade agora é de Guimarães e de Braga. E, eu acrescento, Famalicão. A migração proveniente do Porto é ainda residual.
A Póvoa fica mais afastada do Porto.
A Póvoa é uma cidade mais cara em habitação que nessas zonas.
É conhecida, dificilmente não ouviram falar na Póvoa, no Norte isso é impossível, pois tem mesmo muita fama. No Sul é menos conhecida, mas mesmo assim é conhecida.
Domina o seu próprio concelho, ao contrário dos outros. Não há aqui uma freguesia com nome Ermesinde, Senhora da Hora ou Rio Tinto.
Se nem na região as pessoas conhecem Ermesinde quanto mais se uma pessoa for longe, logo é óbvio que Porto tem que ser usado para as pessoas saberem. Penso que o Porto deveria anexar muitas dessas terras que lhe pertencem por direito popular.
Claro que há relação da Póvoa com o Porto. Não há na baixa do Porto uma Praça dos Poveiros? A Póvoa quis juntar-se na comarca do Porto no século XVI e passar a ser uma terra burguesa. Vila do Conde só se juntou muito mais tarde, e apenas porque estava a sul. Existe comboio entre a Póvoa e o Porto há mais de 100 anos. E, tb é desde sempre parte da AMP. Há muitas semelhanças e proximidade, mas não são a mesma coisa.
É claro que a proximidade do Porto é hoje em dia muito grande, de tal forma que já fecharam muitos cinemas na cidade, por causa da proximidade em tempo de deslocação ter aumentado.
Diziam que com o metro a Póvoa ia ficar tb um dormitório (vamos ver no futuro), a cidade só tem ganho com isso, tem sido usada por muita gente do Porto, então quando abriu o metro a Póvoa estava a abarrotar de gente. E, aumentou ainda mais a proximidade psicológica das pessoas do Porto, atraindo mais classe média.
Qualquer pessoa da Póvoa dir-se-á da Póvoa, sempre foi assim, então se até recentemente muita gente na cidade estavam convencidas que a cidade era um país. A Póvoa tb é uma nação :lol: O porto é simplesmente uma cidade que fica muito próxima. Para a maioria dos poveiros, o Porto são shoppings, faculdades e sitio para tratar de algumas burocracias.
logo... claro que me digo da Póvoa, em qualquer sítio que seja, mesmo passando muito tempo no Porto e sendo da Academia do Porto.
Portvscalem February 14th, 2007, 12:58 AM Aí ta!!!! Póvoa é AMP, rio tinto por seu lado é mais cidade do porto que outra coisa, assim como os municipios pegados ao porto, que teem as suas parets rurais, é certo, mas o porto precisa de espaço para crescer! Póvoa é uma cidade satélite do porto, assim como famalicão guimarães e Braga, são centros alternativos, com mta história, e tradição como se exige à nossa velha europa, acho bem acharem k são uma nação os de campanha tb acham a sua nação a maior e os da ribeira nem quero pensar.....
Cidades dormitório é coisa a combater....
Eu vejo aki 1 cidade apenas, com uma larga avenida a passar numa zona residencial!
http://i139.photobucket.com/albums/q300/TiagoCortez/Porto/agostonoporto1.jpg
Portvscalem February 14th, 2007, 12:59 AM para o caso n é rio tinto, antes a "cidade" de S.Mamede de infesta, e o resto pa tras....
hiong_nu February 14th, 2007, 08:24 PM contudo há uma coisa que ninguém pode negar, das cidades dormitório do Porto, Ermesinde é a que tem o centro mais bonito, o conjunto parque urbano/estação ficou potente. Os centros de Sao Mamede de Infesta e Rio Tinto são horrorosos
PedroGabriel February 14th, 2007, 10:24 PM contudo há uma coisa que ninguém pode negar, das cidades dormitório do Porto, Ermesinde é a que tem o centro mais bonito, o conjunto parque urbano/estação ficou potente. Os centros de Sao Mamede de Infesta e Rio Tinto são horrorosos
Sempre pensei que o centro de São Mamede fosse a paragem da STCP na Circunvalação. :D
Herrmando February 15th, 2007, 02:17 AM Sinceramente, acho que nunca estive em Ermesinde... Se tiveres algumas fotos mete aí;)
Daniel_Portugal February 15th, 2007, 03:52 AM LOL o hiong_nu e ermesinde metem piada :D
diz-me lá uma coisa.
aponta-me aí 5 trunfos da freguesia de ermesinde.
PedroGabriel February 15th, 2007, 03:10 PM se ele não responder, respondo eu :D
Portvscalem February 15th, 2007, 08:04 PM As gajas boas n contam!
Daniel_Portugal February 15th, 2007, 08:38 PM ^^ LOOOOOOOL nao. nao contam :lol:
eh que tipo. eu posso dar 5 grandes trunfos a algumas freguesias... mas nao estou a conseguir ver para ermesinde. vou falar na minha freguesia. os trunfos sao:
- grande complexo comercial composto por norteshopping+continente, e lojas de grandes proporçoes em edificios adjacentes (ex: moviflor)
- excelente cobertura de metro
- avenida central com ligação directa à avenida AEP (que rapidamente chega à VCI), e à circunvalação (ou seja, grandes acessos)
- proximidade a ramalde e matosinhos
- índice de crescimento populacional elevado (que não gera muitos patos bravos, mas condominios de qualidade)
PedroGabriel February 15th, 2007, 10:05 PM ó senhoraaaaa...... da boa hooooora!!!.... :D
não lembro do resto da música.
Daniel_Portugal February 15th, 2007, 10:07 PM ó xinhooooooor dos matojinhooooosssssss!!!!!!!!!!
ó xinhoraaaaa da BOUA HORAAAAAAA!!!!!
indicainos os caminhossssssssssss.......
pra xair daqui pra foraaaaaaa!!!!!!!!!
PedroGabriel February 15th, 2007, 10:42 PM :lol: thx. Quem escreveu essa música tava desesperado. :D
Daniel_Portugal February 16th, 2007, 12:20 AM em 2006 a média de passageiros por dia foi 130mil em 2006 (dias uteis)
http://www.metrodoporto.pt/backoffice/contents/dynamicContents/MetroPorto/dcDesempenho/ExcelGraph.aspx?sys_excel_file=desempenho.xls&sys_excel_sheet=Anual&sys_excel_range=B4:F18&sys_excel_line=1&sys_excel_width=394&sys_excel_height=315&sys_excel_xLabel=Anos
hiong_nu February 16th, 2007, 12:41 AM LOL o hiong_nu e ermesinde metem piada :D
diz-me lá uma coisa.
aponta-me aí 5 trunfos da freguesia de ermesinde.
espero que não estejas a gozar com a minha modesta freguesia...
bem,
1º Ermesinde está na confluência de 4 autoestradas: A3, A4, A41 e A42
2º Ermesinde tem 3 linhas de comboio: Douro, Minho e ramal de Leixões. (o metro soa melhor e parece mais urbano, mas os comboios suburbanos sao muito melhores e mais rapidos, além disso há comboios para todo o país e podem ser apanhados aqui)
3º O centro de Ermesinde é os mais bonitos que existem ao redor do Porto, o programa Polis resultou mesmo bem.
4º Em Ermesinde também há excelentes estruturas comerciais, Maiashopping e inumeras outras superfícies, supermercados de todo o tamanho e feitio e lojas para todos os gostos.
5º O preço da habitação é ainda relativamente barato, embora o pessoal mais novo esteja a fugir para Valongo, pq lá as casas sao mesmo ao preço da CHuva- tipo, T3-12 mil contos!!!)
6º COm o fim da Lipor, esta a ser finalizado o parque intermunicipal Ermesinde BAguim do Monte, olha que deve ser do tamanho do parque da cidade do Porto...
7º Com a hipotetica despoluiçao do Rio Leça, ermesinde terá uma praia fluvial como no passado, em que formou muitos campeoes nacionais de nataçao.
8º Tem um excelente fórum cultural que aconselho a visitar.
9º uma zona industrial relativamente grande e com boas acessibilidades
10º as gajas boas...
Daniel_Portugal February 16th, 2007, 06:33 AM pronto :) ainda bem que consegues definir alguns trunfos da freguesia. é bem.
so uma coisa, o maiashopping fica no concelho de valongo? sabia que ficava perto (aguas santas, e tal)... mas mesmo no concelho de valongo?
hiong_nu February 16th, 2007, 01:47 PM pronto :) ainda bem que consegues definir alguns trunfos da freguesia. é bem.
so uma coisa, o maiashopping fica no concelho de valongo? sabia que ficava perto (aguas santas, e tal)... mas mesmo no concelho de valongo?
não, tecnicamente o Maiashopping fica no concelho da Maia, mais propriamente na freguesia de Águas Santas, lugar de Ardegães, mas o maiashopping fica a 500 do centro de Ermesinde e o proprio continente é nomeado como Continente Aguas Santas/Ermesinde.
Acho isso chunga ja que quem gasta la a pasta sao os ermesindenses mas os impostos vao para a Maia. E aquilo foi contruido em reserva agricola nacional, foi um escandalo, mas ta bem...
PedroGabriel February 16th, 2007, 03:08 PM voltando ao assunto metro:
Governo e Junta Metropolitana iniciaram encontros para definir futuro da Metro do Porto
16.02.2007, Abel Coentrão
Dirigentes da Junta e o presidente da Metro, Valentim Loureiro, reuniram-se ontem com o ministro das Obras Públicas em Lisboa
a Os representantes do accionista maioritário da empresa Metro do Porto, a Junta Metropolitana, já sabem qual é a proposta do Governo para o futuro da empresa, em termos de financiamento, novas linhas a construir e modelo de governação. O presidente da JMP, Rui Rio, e os seus "vices" neste organismo, Guilherme Pinto e Castro Almeida, autarcas de Matosinhos e São João da Madeira, reuniram-se ontem em Lisboa com o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, num encontro no qual participou ainda o presidente da Metro, Valentim Loureiro.
Ontem eram escassas as informações sobre o conteúdo da reunião - que vai repetir-se nos próximos dias - mas o PÚBLICO apurou que os autarcas ficaram a saber como é que o Governo pretende fazer cumprir as recomendações do Tribunal de Contas (TC), que no seu último relatório sobre a empresa tinha criticado o facto de o responsável pelo financiamento da rede de metro ter uma posição minoritária na gestão da empresa. A actual relação de forças (a JMP detém 60 por cento, contra 40 por cento do Estado) deverá ser invertida, de modo a que o executivo central tenha um controlo efectivo da gestão.
Descontando Luís Filipe Menezes, que esteve sempre fora da administração da empresa e considerou na semana passada "bem feito" para os seus homólogos a perda de poder na Metro, a solução não agrada à maior parte dos autarcas da região. Só que estes têm pouco poder de reivindicação, já que, do lado de lá, os Ministérios das Obras Públicas e das Finanças acenam com a "cenoura": a garantia de reinício de obras numa rede que tem uma segunda fase pensada, mas ainda por executar na sua totalidade.
Ou seja, apesar de considerarem injustas as críticas contidas nos últimos relatórios do TC e da Inspecção-Geral de Finanças - este até levou o Governo a pôr a empresa em gestão corrente, já em Novembro de 2005 - percebe-se pela cautela colocada nas suas mais recentes declarações públicas que os autarcas estarão dispostos a abdicar da sua actual posição, para garantir que obras como a linha para Gondomar, a extensão da Linha Verde até à Trofa e a segunda linha para Gaia avancem. E, sobre isso, a última palavra é mesmo de Mário Lino, que estará, assim, prestes a vencer um braço-de-ferro que iniciou em 30 de Julho de 2005, quando fez as primeiras críticas, contundentes, à condução do projecto.
Voltamos à era feudal, lá vão os meninos a Lisboa pedir ao ministro para fazer obra. :bash:
Isto é completamente inaceitável nos dias de hoje, não sei como se permite isto, ainda por cima tratando-se do segundo pólo do país, e da zona que trás dinheiro para dentro e não os esbanja e gaba-se de ter o PIB acima da média europeia.
Se há consenso na região quanto ao metro... não percebo a falta de atitude.
nunca falam da extensão na Póvoa:bash: que já foi enviada ao governo para ser feita e é uma extensão rápida e fundamental. são mais 2 km de linha.
A Trofa já tem comboio. Para um concelho que não devia existir já tem muito. Mas poderiam construir aos poucos, mais 2 km de linha como aqui.
A linha da Boavista deveria ser melhor pensada, e ser subterrânea.
Quanto a Rio Tinto e Gaia tem toda a lógica a sua construção, dado que são áreas residenciais importantes.
Herrmando February 16th, 2007, 03:12 PM É uma pouca vergonha, mas ao menos que façam as obras!
JohnnyMass February 16th, 2007, 05:01 PM hiong_nu
quanto à autoestrada em gaia... meu.. a avaliaçao de uma area urbana nao pode ser medida atraves da autoestrada. e eu vou-te dizer porque. ha situaçoes em que a autoestrada está ladeada de area urbana, mas pra tras dessa area urbana nao ha nada.. so campos. aí dá a ideia de ser enoooorme e eventualmente nao ser de facto. por outro lado, tambem existe o caso (que realmente acontece em gaia, basta olhar pro google earth), da autoestrada ser construida numa zona montanhosa e densamente arborizada, onde nas LATERAIS da autoestrada, nao ha nada.. e depois disso, passa a haver. ou seja, ta urbanizada durante largos kilometros quadrados, mas nao da para constatar esse facto andando na autoestrada, dado k esta está ladeada de "mato grosso".
é tão engraçado como te contradizes tão bem no mesmo post!:lol:
Daniel_Portugal February 16th, 2007, 05:05 PM realmente a povoa ficaria bem servida com mais 2km de linha. o pessoal praticamente tem k vir pro extremo sul apanhar o metro.. e a povoa nao eh propriamente pekena.
Daniel_Portugal February 16th, 2007, 05:11 PM é tão engraçado como te contradizes tão bem no mesmo post!:lol:
nao tou a contradizer nada. tu a que nao percebeste.
1º tou a dizer que andar numa autoestrada ladeada de arvores e montanhas o tempo todo, nao significa que o concelho seja praticamente todo assim, porque a poucas dezenas de metros, por tras dessas arvores podem aparecer casas (que ate eh o caso, vendo pelo google earth).
2º disse que se se pode avaliar uma area urbana olhando pras laterais eskerda e direita de um caminho que se percorre.. nesse caso entao gaia eh toda urbanizada, ja que no troço espinho-sao bento ta tudo urbanizado. ou seja.. na ordem de ideias mostrada pelo hiong_nu... poder-se-ia dizer k eh tudo urbanizado so porque NAKELE troço ta tudo urbanizado.
nao foi contradiçao rigorosamente nenhuma. foi simplesmente contrariar o seu ponto de vista, e responder com um ponto de vista igual para que se percebesse a ideia que nao se pode avaliar uma area urbana com os pes assentes na terra. em tempos passados tinha que se andar de aviao ou helicopetro. agora temos o google earth. nao dá para ter a minima duvida de distancias entre coisas, densidade entre coisas, etc. e eu sei muito bem o nivel de urbanizaçao que o concelho de gaia tem. a zona norte eh densamente urbanizada, a zona sul eh mais dispersa, com polos rurais, aqui e ali.
PedroGabriel February 16th, 2007, 05:25 PM é tão engraçado como te contradizes tão bem no mesmo post!:lol:
:D
hiong_nu February 16th, 2007, 09:38 PM ou seja.. na ordem de ideias mostrada pelo hiong_nu... poder-se-ia dizer k eh tudo urbanizado so porque NAKELE troço ta tudo urbanizado.
acho que há aqui alguma confusão, eu disse que Gaia é um concelho com grandes áreas rurais, contradizendo alguém (que não me lembro agora) que disse que Gaia era cimento de uma ponta à outra
Herrmando February 16th, 2007, 11:56 PM acho que há aqui alguma confusão, eu disse que Gaia é um concelho com grandes áreas rurais, contradizendo alguém (que não me lembro agora) que disse que Gaia era cimento de uma ponta à outra
E tens razão, o concelho de Gaia tem áreas densamente urbanizadas, como a maior parte da "cidade" de Gaia, zonas "assim assim", como algumas zonas junto ao mar ou em vilas/aldeias como Avintes e zonas completamente rurais, a Este e no Interior.
PedroGabriel February 17th, 2007, 03:59 AM pasmem-se:
Governo congela novas obras do metro até 2009
Linhas da segunda fase, mesmo as prioritárias, só avançarão na próxima legislatura
Ana Trocado Marques
Governo não aprovará novos investimentos na rede de metro do Porto até ao final da legislatura. Na reunião com os responsáveis da Junta Metropolitana do Porto (JMP) e com o presidente da Metro, realizada anteontem, o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, fez saber que o Governo só ponderará o financiamento à ansiada segunda fase a partir de meados de 2009, ou seja, no início da próxima legislatura e quando expira o actual contrato de concessão da rede com a Normetro. Neste cenário, ficará "congelada" toda a segunda fase, incluindo as linhas que o próprio Governo já tinha considerado como prioritárias Gondomar, Boavista e a duplicação do troço Trofa-ISMAI.
As duas intenções do Governo - congelar novos financiamentos até 2009 e assumir posição maioritária no capital social e no Conselho de Administração da empresa - foram um "balde de água fria" para os autarcas da JMP (o presidente, Rui Rio, e os dois vice-presidentes, Guilherme Pinto e Castro Almeida) e para o presidente da Metro do Porto (Valentim Loureiro). Agora, a JMP deverá apresentar a Mário Lino a contraproposta dos autarcas, que temem que uma gestão maioritariamente governamental possa travar, ainda mais, o projecto.
Ontem, no final da reunião extraordinária da Junta, Castro Almeida recusou comentários ao conteúdo da reunião. "Ficou combinado com o senhor ministro que não faríamos declarações sobre a reunião e a JMP é escrupulosa no cumprimento desse acordo", afirmou, acrescentando, apenas, que ficou decidida, para breve, nova reunião com Mário Lino.
No entanto, o JN apurou que, na reunião, os autarcas ficaram a conhecer a intenção do Governo de congelar o financiamento a novas linhas, deixando a segunda fase da rede para uma próxima legislatura, e de alterar o modelo de gestão, tornando-se maioritário na empresa. A posição firme do Governo exigirá prudência dos autarcas, já que, embora sem o controlo maioritário, a Administração Central é responsável pelo financiamento da rede e restringiu mesmo o endividamento a longo prazo da empresa. Na prática, um braço-de-ferro entre as partes pode bloquear a Metro. Conforme o JN noticiou, além de adiar novos investimentos, o Governo pretende que o Conselho de Administração, actualmente constituído por sete elementos (quatro não-executivos, autarcas, e três executivos, nomeados pelo Governo) seja, no próximo mandato (a partir de Março de 2008), reduzido para cinco provavelmente, dois presidentes de Câmara e três técnicos. O Governo também assumiria, assim, posição maioritária no capital social - até agora 60% é detido pela JMP -, apostando numa gestão profissionalizada.
Os 14 autarcas da JMP, que se reúnem na próxima sexta-feira, deverão discutir a contraproposta a levar a Mário Lino e que passará, segundo apurámos, pela manutenção da gestão maioritária da JMP.
Daniel_Portugal February 17th, 2007, 04:23 AM mas isto é complôt do governo pra atrasar o porto? nao lhes caiu bem o sucesso que a rede de metro teve? :| mas isto ta tudo doido ou que? isto nao pode continuar assim... tem que haver sangue tou a ver. o governo eh uma bosta... so atrasa portugal :| eh preciso meter uma bomba na assembleia em dia de "enchente" de politicos? acabar com a raça deles todos ao mesmo tempo nao seria má ideia. primeiro porque estes iam com o caralho, e depois porque a mensagem seria clara. matar todos duma vez é sinal de "queremos sangue novo". era um sacrificio mais que justificavel, pena eu nao ser rico e detentor de poder suficiente para fazer tal coisa.
mynuster February 17th, 2007, 01:50 PM é uma tristeza isto..:ohno:
Andre_Filipe February 17th, 2007, 03:17 PM Estas são as linhas congeladas da 2a fase:
Linha de Gondomar
A linha que ligaria o Estádio do Dragão a Gondomar tem sido apresentada como a principal prioridade da Junta Metropolitana para a segunda fase e uma das mais rentáveis. Está orçada em 194 milhões.
Linha da Boavista
É um dos projectos mais contestados da rede, ligando a Casa da Música, descendo a Avenida da Boavista e fazendo a ligação à Linha Azul, em Matosinhos.
Extensão a Laborim
O prolongamento da Linha Amarela até Laborim (Gaia) e a construção do interface custarão entre 80 e 90 milhões de euros.
Linha da Trofa
A duplicação da actual Linha Verde, entre o ISMAI e a Trofa, custa 46 milhões de euros. Recorde-se que, à semelhança do que aconteceu na Linha da Póvoa, o projecto estava inicialmente previsto em via simples.
Segunda linha de Gaia
Ligará a Casa da Música a Laborim e fechará o anel em Gaia. A linha, orçada em 323 milhões de euros, exige a construção de uma nova ponte sobre o Douro, junto à Arrábida. Apesar do preço, é vista como a linha que terá maior procura.
Segunda linha da Maia
Ligará o Hospital de S. João, terminal da Linha Amarela, ao centro da Maia, servindo as freguesias mais populosas do concelho (Águas Santas e Pedrouços).
Extensão a Leça
Numa extensão da actual Linha Azul, a Metro propunha ligar a linha, que termina no Senhor de Matosinhos, ao centro de Leça da Palmeira, servindo a Exponor.
PedroGabriel February 17th, 2007, 03:21 PM no publico a noticia é algo diferente:
Novo modelo para a empresa faz desaparecer a comissão executiva e o número de gestores passa dos actuais sete para cinco
a O Governo prepara-se para afastar os presidentes de câmara da administração da Empresa Metro do Porto, reduzindo também de sete para cinco o número de gestores. Ao mesmo tempo, vai encomendar estudos prévios para sustentar opções sobre a expansão da rede actual para Gondomar e para o eventual prolongamento da linha Azul da Senhora da Hora até ao Hospital de São João com passagem por São Mamede de Infesta. A linha até á Trofa vai também ser duplicada. Com esta decisão, discutida com os autarcas numa reunião esta semana em Lisboa, o Governo dá resposta aos problemas de gestão que, no entender do Ministério das Obras Públicas e dos Transportes, existem no actual modelo da Metro do Porto e aos apelos que apontam para a necessidade de a actual rede ser alargada a outros pólos populacionais em torno do Porto.
Ao que o PÚBLICO apurou, o modelo que o ministro Mário Lino pretende adoptar não prevê a existência de uma comissão executiva, que é actualmente constituída por Oliveira Marques, Duarte Vieira e Juvenal Peneda. De acordo com a proposta governamental apresentada à Junta Metropolitana do Porto, a Metro passaria a ser gerida por um conselho de administração constituído por cinco elementos - três dos quais indicados pelo Governo e os dois restantes indicados pelos autarcas da Área Metropolitana do Porto, sendo que nenhum autarca poderá ter assento neste órgão, como acontecia até agora.
No âmbito do plano de reestruturação da empresa, está previsto um reforço do capital social - cujo montante não está ainda definido -, mediante o qual o Governo assumirá uma posição maioritária na estrutura accionista da Metro e, com isso, passará a controlar o projecto. Esta alteração foi já aprovada pelo Ministério das Finanças.
Na audiência de anteontem com a Junta Metropolitana, o ministro dos Transportes terá condicionado o investimento na concretização das novas linhas à nomeação de uma administração com um perfil "mais profissional e mais capaz" de levar por diante a segunda fase do projecto.
Embora o mandato dos actuais órgãos de administração da Metro só termine no fim do ano, o PÚBLICO sabe que o Governo pretenderá antecipar a sua substituição de modo a que as novas linhas que integram a segunda fase do projecto sejam uma das primeiras medidas da futura equipa de gestão.
00%
Mário Lino quer que as novas linhas sejam uma das primeiras medidas da futura gestão
A ligação entre a Senhora da Hora e o Hospital de São João não é uma novidade no discurso em torno das prioridades do metro. Há anos que essa ligação, que serviria São Mamede de Infesta, é citada como importante. Mas perdeu protagonismo em relação, por exemplo, à linha da Boavista. Mário Lino acabou por recuperá-la.
Curto a Ideia Senhora da Hora-Hospital de São João (já devia estar feita), no entanto
penso e espero que os autarcas deixem de ser totós e começar a bater o pé, mas bem forte. 2009?!?!?!:bash:
É só estudos, para dar mama aos amigos, é preciso estudos para coisas que toda a gente sabe. Ou será um estudo tipo o da EN13? Como é possível este governo ser tão corrupto às claras e ninguém fazer nada. Quero ver o que a AMP vai fazer. Se há um consenso quanto a isto, é uma boa oportunidade para se avançar com um novo terramoto em Lisboa.:bash:
hiong_nu February 17th, 2007, 03:24 PM A 2da linha de Águas Santas iria servir tb a freguesia de Ermesinde já que iria passar muito perto do Alto da Maia, os ermesindenses que usam o bus ( e são muitos mesmo) sairiam em S. Gemil para apanhar o metro.
eu acho que uma boa ideia era complementar a linha de metro com a inauguraçao do trafego de passageiros no ramal ferroviario de Leixoes que serve freguesias tao populosas como : ermesinde, Rio Tinto, Aguas Santas, Custoias, Sao Mamede de Infesta, Senhora da HOra, etc etc etc e que serviria de linha de circunvalaçao ao redor do Porto, os custos para a concretizaçao desta linha seriam diminutos ja que o canal ferroviario ja existe.
por exemplo, para virem de matosinhos a Ermesinde nao era necessario ir ao centro do Porto com ganhos em termos ambientais e de tempo
Daniel_Portugal February 17th, 2007, 03:50 PM Estas são as linhas congeladas da 2a fase:
Linha de Gondomar
A linha que ligaria o Estádio do Dragão a Gondomar tem sido apresentada como a principal prioridade da Junta Metropolitana para a segunda fase e uma das mais rentáveis. Está orçada em 194 milhões.
Linha da Boavista
É um dos projectos mais contestados da rede, ligando a Casa da Música, descendo a Avenida da Boavista e fazendo a ligação à Linha Azul, em Matosinhos.
Extensão a Laborim
O prolongamento da Linha Amarela até Laborim (Gaia) e a construção do interface custarão entre 80 e 90 milhões de euros.
Linha da Trofa
A duplicação da actual Linha Verde, entre o ISMAI e a Trofa, custa 46 milhões de euros. Recorde-se que, à semelhança do que aconteceu na Linha da Póvoa, o projecto estava inicialmente previsto em via simples.
Segunda linha de Gaia
Ligará a Casa da Música a Laborim e fechará o anel em Gaia. A linha, orçada em 323 milhões de euros, exige a construção de uma nova ponte sobre o Douro, junto à Arrábida. Apesar do preço, é vista como a linha que terá maior procura.
Segunda linha da Maia
Ligará o Hospital de S. João, terminal da Linha Amarela, ao centro da Maia, servindo as freguesias mais populosas do concelho (Águas Santas e Pedrouços).
Extensão a Leça
Numa extensão da actual Linha Azul, a Metro propunha ligar a linha, que termina no Senhor de Matosinhos, ao centro de Leça da Palmeira, servindo a Exponor.
notoriamente sao precisas estas linhas para que o porto tenha uma rede ASSERIO como as de madrid e barcelona. 69 estaçoes e 60km de linha eh mt pouco para o tamanho da cidade. eh claro que o governo sabe disso e quer atrasar, e as razoes parecem ser obvias.
ainda nao sei qual eh o problema de se gastar mais um biliao de euros na rede, é muito?? afinal nao estamos a falar de uma rede de metro? o dinheiro das duas fases juntas deve rondar os 3bilioes de euros, algo que nao me parece assim tao exagerado para 120km de linha e 138 estaçoes. alem do mais... cada uma das pessoas que anda na rede.. paga, logo eh um investimento e nao um esbanjamento. e nem k fosse esbanjamento.. eh um bem util para servir uma cidade. nao percebo sinceramente... parecem parvos. k governo de merda. k nojo k este pais ja me mete. cambada de atrasados mentais que estao no poder e k atrasam portugal.. fodasse. se um dia surgir uma facção terrorista em portugal contra o governo nao se admirem... a verdadeira chacha.
TeKnO_Lx February 17th, 2007, 04:05 PM é vergonhoso.. e que tal uma manifestação? é que só com queixume em blogosferas o governo não faz nada..
fazem manifestaçôes pela mudança da rede da STCP, pela fecho de centro de saúde, e por um abate de arvore toda xtpo e porque não fazem sobre isto?
é preciso fazer pressão..
Daniel_Portugal February 17th, 2007, 04:15 PM realmente é. uma manifestação em massa seria optimo.
PedroGabriel February 17th, 2007, 04:57 PM Se o governo está interessado em destruir a região do Porto, a região deveria pensar seriamente em destruir o governo.
Herrmando February 17th, 2007, 06:57 PM Quero ver qual vai ser a reacção da regiao a mais este ataque centralista.
Daniel_Portugal February 17th, 2007, 07:46 PM ^^ se a reaçao fosse alguem meter uma bomba na assembleia em dia de enxente e eliminar essa corja duma vez pra sempre... eu ate ficava com tesao! por cada óbito contabilizado era uma gargalhada que dava. corja de merda.
PedroGabriel February 17th, 2007, 09:12 PM tenho uma ideia melhor, que tal alguém fazer um bolo de chantilli, e apanhar o ministro dos transportes ou o Sócrates e espetar aquilo na cara? Poderia-se espalhar esta ideia em panfletos, alguém ia fazer, tenho a certeza :D
daniel322 February 17th, 2007, 10:21 PM mal empregado bolo http://www.websmileys.com/sm/party/fest33.gif
PedroGabriel February 17th, 2007, 10:44 PM é só comprar uma base e uma lata de chantilli :nuts:
JohnnyMass February 18th, 2007, 03:15 AM e depois não querem que a malta do norte se queixe... eu não entro em guerras norte-sul ou políticas mas isto é tão evidente que até um cego vê o que se passa. e mais não digo.
Fern February 18th, 2007, 03:20 AM Ja te conseguiram lavar o cerebro... :ohno:
Phobos February 18th, 2007, 03:24 AM Só vi agora essa notícia e só lamento pela merda do governo que mais uma vez perde a chance de fazer bons investimentos para TODO o país.Em Lisboa eles querem expandir uma merda de uma linha para ligar o aeroporto,sendo que mais cedo ou mais tarde este vai ser desactivado,e no Porto não se dignam de apoiar uma linha que será usada por tempo indefinido por cidadãos nos seus deslocamentos. :bash:
hiong_nu February 18th, 2007, 01:29 PM Eu até nem sou muito contra o metro no aeroporto da Portela, pq depois de desactivado, deve ser uma zona a urbanizar futuramente e além disso, a linha poderá sempre expandir-se para Sacavém e Camarate... e lá faz mesmo falta. o que me irrita mesmo, é que os portuenses tenham de pagar mais por um bilhete que os lisboetas quando estes até ganham mais...
Reflex February 18th, 2007, 01:59 PM e depois não querem que a malta do norte se queixe... eu não entro em guerras norte-sul ou políticas mas isto é tão evidente que até um cego vê o que se passa. e mais não digo.
Pois...:| É que podiam ao menos arrancar agora com 1 das linhas, nem que fosse para fazer crer à população que estão empenhados com o projecto. É por estas e por outras que tenho fé que com a regionalização algo possa mudar...;)
Em Lisboa eles querem expandir uma merda de uma linha para ligar o aeroporto,sendo que mais cedo ou mais tarde este vai ser desactivado
Atenção a esta questão, não podemos cair no erro de pensar que o prolongamento da linha vermelha serve só para servir o aeroporto! Vão ser criadas 2 novas estações intermédias (Moscavide e Encarnação), que irão servir um apreciável número de população, permitindo-lhes 1 rápida ligação ao centro, algo que hoje em dia demora imenso tempo...;)
Eu até nem sou muito contra o metro no aeroporto da Portela, pq depois de desactivado, deve ser uma zona a urbanizar futuramente e além disso, a linha poderá sempre expandir-se para Sacavém e Camarate...
Pessoalmente discordo do prolongamento até ao aeroporto! (não entrando porem em contradição com anteriormente dito, porque pelo menos Moscavide precisa de uma estação de Metro...;)). Em 1º lugar não irá servir correctamente essa nova urbanização, basta olhar para o mapa e ver que a dita estação fica numa ponta do aeroporto. entao e o resto? nao teria mais logica ser central? era a mesma coisa que fazer a estação da Quinta das Conchas há 15 anos atrás e dizer que ficava já para servir a Alta de Lisboa, quando a distância entre ambas é enorme! Em 2º lugar, que raio se vai fazer à estaçao Aeroporto entre o tempo em que a Portela estiver a ser desactivada e a finalização dos primeiros blocos dessa dita urbanização? (que estimo rondar os 5/10 anos). Por fim, houve uma pretensão de se levar o metro até Sacavém, fazendo uma ramificação da Linha Vermelha em Moscavide, indo uma parte até Sacavém, com estação intermédia na Portela - que como sabes são zonas densamente povoada! - e a outra até ao aeroporto, mas pelo menos nos proximos 10/15 anos não será feita. Aliás, eu quase era capaz de dizer que foi o prolongamento até ao aeroporto que inviabilizou o Metro chegar a Sacavém! Por fim, não há qualquer plano para que o metro chegue a Camarate ou sequer lá perto. Do aeroporto seguirá directamente para a Alta de Lisboa e Lumiar e depois para a zona de Telheiras, contrária portanto a Camarate!;)
Portvscalem February 18th, 2007, 05:40 PM Realmente é um ataque centralista, mais um.....bora fazer uma manif....mandams totil sms e mails...e convocams uma manif relampago para os aliados.....
Daniel_Portugal February 18th, 2007, 06:39 PM mais valia um mega cartaz na ponte da arrabida.
ha tempos tou a pensar fazer isso. algo com 180 metros de largura e 40 de altura. era altamente. chegar la em cima com dezenas de pessoas a levar um rolo de pano enrolado... prenderem com cadeados lá em cima... e deixarem desenrolar ate ca embaixo o pano, com a mensagem desejada.
Phobos February 18th, 2007, 06:46 PM Atenção a esta questão, não podemos cair no erro de pensar que o prolongamento da linha vermelha serve só para servir o aeroporto! Vão ser criadas 2 novas estações intermédias (Moscavide e Encarnação), que irão servir um apreciável número de população, permitindo-lhes 1 rápida ligação ao centro, algo que hoje em dia demora imenso tempo...;)
Pronto pode não servir só exclusivamente,mas o objectivo principal é esse,e isso é claro porque como mesmo disseste a estação do aeroporto vai ficar numa ponta que depois da desativação do aeroporto vai causar problemas concerteza para as futuras urbanizações.
O problema é que para esse projecto não faltam verbas,mas para uma linha no Porto que iria servir muito mais gente(Gondomar ou a segunda linha de Gaia por exemplo),o governo não se interessa.É isto que é frustrante.
Portvscalem February 18th, 2007, 06:57 PM Manif, manif....
Daniel_Portugal February 18th, 2007, 07:06 PM eu axo k a manisfetaçao nao deveria ser para o governo financiar o metro, mas sim para a regionalizaçao avançar.
alias.. eu nem axo k deveriamos fazer manifestaçao nenhuma, axo k os poderosos da camara do porto deveriam dizer que nao vao mais financiar o estado. o estado recusa-se a financiar-nos o metro. nos recusamo-nos a dar dinheiro ao estado.
na verdade os estupidos somos nós. se eu fosse presidente da camara nao ia nem sequer um centimo pró estado. o dinheiro que o estado nao nos da pra fazer o metro... seria compensado rapidamente... pk o dinheiro k o porto produz eh consideravelmetne mais do k akele k o estado da ao porto de volta. nos somos burros ate dizer chega.. ja poderiamos ter o metro com todo o dinheiro que demos ao estado em 5 anos.
eu nao sou a favor de um portugal aos retalhos... mas antes assim do que ver um estado a destruir o pais. o que vale eh que o porto eh rico e mesmo assim faz o que faz. mas poderia fazer ainda mais.....
|
|