View Full Version : Algumas construções para evoluir o pais
Kolin December 20th, 2006, 12:49 PM Vou deixar algumas sugestões aqui para discusão algumas podem parecer um pouco estúpidas mas penso que poderiam resultar bom aqui vai:
-Em Lisboa deveria-se deixar o aeroporto da portela aberto e mais o aeroporto da OTA os dois juntos a funcionar mas o aeroporto da OTA em vez da construção de um só pista deveria-se construir pelo menos 2 pistas pois só com uma pista pouco resolve assim com 2 aeroportos a servir a capital seria mais efeciente.
-Construção de um aeroporto não muito grande tipo o de Faro em Coimbra pois é uma cidade que tem vindo a crescer e penso que 3 aeroportos neste pais são insufecientes
-Construção de um metro de superficie em Faro com ligação ao aeroporto pelo centro da cidade e com ligação as terras mais próximas quarteira,são brás de alportel etc etc para evitar uso de automovel dos deslocamentos diários para a cidade de Faro
-Construção de um metro de superficie em Braga pois é também uma cidade cada vez a crescer mais penso que neste momento está perto dos 200 mil habitantes para evitar futuros problemas de congestionamento do tráfego
o que acham destas ideias acham que seriam possiveis?
-
Arpels December 20th, 2006, 01:23 PM possiveis eram ha é pouca massa :(
Kolin December 20th, 2006, 01:32 PM pois lá isso é verdade não existe muito dinheiro não mas talvez a UE pagasse :P
Barragon December 20th, 2006, 01:36 PM Se nem o metro em Coimbra Avança... Se nem o MST avança... e Almada tem 170.000 e o Seixal 170.000.
É complciado...e é claro que eu gostava de ver isso tudo... até o SATU até ao Cacém.
Bem vindo Kolin :okay:
Arpels December 20th, 2006, 01:40 PM bem vindo :cheers1:
fred_mendonca December 20th, 2006, 05:09 PM Bem vindo! :cheers:
Reflex December 20th, 2006, 05:51 PM Bem-vindo!!:cheers1:
Em relação ao post#1. Não vejo qualquer necessidade dos 2 aeroportos para Lisboa. Para isso era melhor Portela ou Ota + adaptação de uma base militar para aeroporto lowcost.
Quanto à construção de metros de superficie em Braga e Faro parece-me viável. Em Faro é algo que já se fala, tram-trains aproveitando a linha do comboio, que serviria as cidades próximas de Faro, visto possuirem estações em zonas centrais. Mais um desviozinho por dentro de Faro (onde necessariamente teria que ter mais do que as estações de Faro e Parque das Cidades da praxe) e estava feito!:D
Aeroporto em Coimbra, não sei. Desconheço por completo a filosofia dos aeroportos regionais por essa Europa fora e assim sendo prefiro não me pronunciar...;)
daniel322 December 20th, 2006, 05:52 PM -Construção de um aeroporto não muito grande tipo o de Faro em Coimbra pois é uma cidade que tem vindo a crescer e penso que 3 aeroportos neste pais são insufecientes
concordo a 100% :D:D
mas penso que com uma possivel construção de um aeroporto em coimbra, justificava-se mais um grande aeroporto mais proximo de lisboa que a OTA ;)
O Prof Godin December 21st, 2006, 03:09 AM Bem-vindo Kolin. :) :okay:
Quais os teus interesses?
Daniel_Portugal December 21st, 2006, 04:37 AM lol
TeKnO_Lx December 21st, 2006, 12:35 PM Vou deixar algumas sugestões aqui para discusão algumas podem parecer um pouco estúpidas mas penso que poderiam resultar bom aqui vai:
-Em Lisboa deveria-se deixar o aeroporto da portela aberto e mais o aeroporto da OTA os dois juntos a funcionar mas o aeroporto da OTA em vez da construção de um só pista deveria-se construir pelo menos 2 pistas pois só com uma pista pouco resolve assim com 2 aeroportos a servir a capital seria mais efeciente.
-Construção de um aeroporto não muito grande tipo o de Faro em Coimbra pois é uma cidade que tem vindo a crescer e penso que 3 aeroportos neste pais são insufecientes
-Construção de um metro de superficie em Faro com ligação ao aeroporto pelo centro da cidade e com ligação as terras mais próximas quarteira,são brás de alportel etc etc para evitar uso de automovel dos deslocamentos diários para a cidade de Faro
-Construção de um metro de superficie em Braga pois é também uma cidade cada vez a crescer mais penso que neste momento está perto dos 200 mil habitantes para evitar futuros problemas de congestionamento do tráfego
-
Bem Vindo :cheers:
olha eu acho que a construção de metro de superificies nas cidades de média dimensão portuguesa são viaveis, especialmente aquelas que vão ter ligação com a alta velocidade. Nesta uma ligação centro da cidade-estação poderá ser a primeira de muitas.
Neste casos falo de por ex Évora, Leiria, Coimbra (vai ter mesmo), Aveiro, Braga. Pelo menos poderão ambicionar tal coisa. Também Faro numa ligação centro da cidade (interface com CP, futuro tram-train), aeroporto poderá acontecer
Barragon December 21st, 2006, 12:40 PM Aeroporto em Rio Frio :nocrook:
TeKnO_Lx December 21st, 2006, 01:44 PM Vou deixar algumas sugestões aqui para discusão algumas podem parecer um pouco estúpidas mas penso que poderiam resultar bom aqui vai:
-
Olha eu não sou expert em aviação ,mas julgo que mesmo com a Ota haveria espaço para um aeroporto na Regiao Centro nomeadamente em Coimbra. Não podemos esqueçer que é a 3 cidade Portuguesa historicamente, futuramente servida com metro e alta velocidade.
Claro que seria um pista e aeroporto básico, construido de modo a atrair low cost como Girona ou Reus
não sei se Monte Real fica perto suficiente para ser o aeroporto da Região Centro/Coimbra
Reflex December 21st, 2006, 01:57 PM Pergunto eu... fica assim tão caro a construção de um sistema de metro ligeiro que não compense a sua existência em cidades de média dimensão?
Arpels December 21st, 2006, 02:28 PM Coimbra tem uma pista, creio eu, secalhar podiam aproveitar essa pista.
daniel322 December 21st, 2006, 04:11 PM não sei se Monte Real fica perto suficiente para ser o aeroporto da Região Centro/Coimbra
Monte Real é demasiado longe.. financeiramente não compensa ;)
Coimbra tem uma pista, creio eu, secalhar podiam aproveitar essa pista.
Tem o Aerodromo de Cernache que fica a cerca de 5kms do limite da cidade..
Ainda por cima sei de um amigo meu que é entusiasta de aviação e piloto que me diz que apenas não há voos de low-cost para Coimbra por causa das más condições do aerodromo pois existe muita procura de voos de média/curta distancia para Coimbra :yes:
Obidos December 21st, 2006, 04:15 PM Mas... as operaçoes aéreas sao compatíveis se os dois aeroportos (Portela e Ota) estiverem abertos ao mesmo tempo??... nao tenho certeza... :?
Reflex December 21st, 2006, 04:56 PM Parece-me, de facto, que Lisboa não tem tráfego aéreo para ser servida por 2 grandes aeroportos. Quanto muito 1 grande e outro de pequena/média dimensão para as lowcost.
Kolin December 21st, 2006, 05:57 PM Em França existem muitas cidades com metro é verdade que até a cidade nº2 de França é mais populosa que Lisboa mas penso que sim se deveria construir metro ligeiro em cidades de média dimensão evitava tráfego no centro e principais avenidas mas a desvantagem é que talvez as pessoas abandonassem o centro para ir viver para a periferia em França aconteceu algo do género quando se construi o TGV ligação Paris-Marselha muitos parisienses foram viver para Marselha devido as habitações serem mais baratas e deslocam-se todos os dias de TGV para paris são cerca de 800 km essa viagem mas de TGV faz-se em menos de 3 horas.
Neste país até hoje todas as grandes infra-estruturas(aeroporto da OTA,Expo 98,Casa da música etc etc) se localizarem em Lisboa e Porto incomodá-me o facto de neste país se fazer uma politica de litoralização e no abandonar o interior.
Obrigado a todos pelas boas vindas :)
Alguém perguntou pelos meus interesses aqui fica a resposta:
Interesso-me por música,cinema,politica,cozinha,pastelaria
Arpels December 21st, 2006, 06:04 PM pois em França fica td pertinho com o TGV.
tens informação do tamanho da pista desse aerodromo de Cernache Daniel? :?
daniel322 December 21st, 2006, 06:10 PM cerca de 900 metros.. tens aqui (http://www.inac.pt/pdf/PortCoimbra.pdf) mais info ;)
um dos principais problemas é a falta de segurança ao decolar/aterrar pois as arvores mais encostadas ao limite da pista são muito altas :doh: :bash:
daniel322 December 21st, 2006, 10:51 PM http://i42.photobucket.com/albums/e326/danielcoimbra/Coimbra/aerodromo.jpg
aerodromo de cernache-coimbra
(onde tá escrito google já é cernache, coimbra fica no topo da imagem, são cerca de 5 a 6 kms até ao aeródromo...
jvstorres December 22nd, 2006, 12:08 AM Bem vindo ao fórum Kolin :happy:
Estou de acordo com as tuas sugestões, exceptuando em dois casos: a existência de dois grandes aeroportos em Lisboa e a construção de um aeroporto em Coimbra. Neste último, não sei até que ponto seria viável construir uma infraestrutura desta natureza numa cidade que, apesar de eu adorar, penso estar a perder competitivade para outras cidades de média dimensão. :|
TeKnO_Lx December 22nd, 2006, 12:33 AM das duas uma ou investe nesse aerodromo ou apostam em Monte Real. Esta a 56 km de Coimbra, podia levar as pessoas por autocarro.. como fazem em Girona. vejo mais proveitosa esta aposta. ja estão construidas as infraestruturas de base, podiam só construir o barracão para as low cost e melhorar os acesso a Leiria e A1
de resto serviria Leiria, a 5 km distancia, a zona das praias do Oeste, Nazare, Peniche ,Mosteiro de Alcobaça e Batalha, Fátima (elevado potencial de turismo religioso), Tomar, e por fim Figueira da Foz e Coimbra (56 km)
Localização - 3,5 Km SW de Monte Real -- 11 Km NW de Leiria
http://www.map-of-portugal.co.uk/maps/leiria.gif
http://www.pelicano.com.pt/z_montereal1.jpg
Reflex December 22nd, 2006, 12:39 AM Não me parece muito viável Monte Real... 56kms de distância já não é muito perto para uma grande cidade, quanto mais para uma cidade de média dimensão. Cernache é que me parece bem. Existe alguma futura estação do metro prevista para a zona?
jvstorres December 22nd, 2006, 12:46 AM Antes de questionar o local, eu questionaria se Coimbra efectivamente precisa de um aeroporto...
TeKnO_Lx December 22nd, 2006, 12:48 AM mas a distancia é um falso argumento..
The airport was built in 1965, but it has been only over the last couple of years that the passenger traffic at the Airport has grown spectacularly due to Ryanair choosing it as one of its European hubs.
In 1993 Girona Airport only dealt with 275,000 passengers but by 2005 that number had escalated to more than 3.5 million passengers.
Many people use Girona Airport as an alternative airport for Barcelona. Girona Airport is actually about 100 km to the north of Barcelona so the transfer times do put some people off. You can transfer into Barcelona via a direct airport bus, taxi or by heading into Girona city and catching one of the trains.
é como eu disse é só construirem o barracão.. baratinho e com taxas minimas para atrair as low costs
num raio de 50 km temos Leiria, Figueira da Foz, Coimbra, turismo religioso e praias do Oeste
se há investimento em aeroporto a fazer é este, que tem teoricamente mutio mais arguementos que o de Beja, onde não vive ninguem, quase não existem centros populacionais e vai servir emprendimentos de luxo (não massificado) que ainda não foram construidos. mas foi uma decisão politica
as pessoas estão-se a cagar para andar 50 km desde que voem baratinho e tenham transporte planeado
Reflex December 22nd, 2006, 12:49 AM E transportes (em especial ferroviarios) da base para essas cidades, há?
TeKnO_Lx December 22nd, 2006, 12:54 AM To and around the airport
From Girona Airport you can easily reach the resorts along the Costa Brava, places such as Lloret de Mar, l'Estartit, Blanes. You are also only about a 40 minute drive from the French border and many people use Girona Airport as a way of getting to the Pyrenees and the Ski Resort of Andorra.
[edit] By car
The airport is connected by three main roads: AP-7 (toll road France-South of Spain), C-25 (Lleida-Girona), and N-II (Madrid-Barcelona-France). Driving down to Barcelona will take between 60 and 90 minutes via the AP-7 toll road. The hard bit of the drive is knowing where to go once you get to Barcelona.
[edit] By bus
There are 4 bus lines operating in the airport:
Airport-Barcelona (1 hour 10 minutes, departure times depending on flights)
Airport-Costa Brava/Maresme (Stops at Tossa de Mar, Lloret de Mar, Blanes, Malgrat de Mar, Santa Susanna, Pineda de Mar and Calella de la Costa),
Airport-North Costa Brava (Stops at Figueres, Roses, Pineda de Mar, Calella de la Costa and Tossa de Mar)
Airport-Girona (25 minutes, one every hour).
[edit] By train
There is no train station at the airport. The closest one is in Girona city. There is a project to build a station for the future AVE line Barcelona-France (Spanish TGV).
curiosamente a situação é a mesma. haveria ligação Leiria/Coimbra por comboio. Mas mais facil seria uma ligação aeroporto-Leiria e aeroporto-Coimbra de bus, com uma frequencia de x em x horas ou conforme viesse o avião.
fred_mendonca December 22nd, 2006, 12:54 AM Parece-me um projecto interessante. Acho que tem viabilidade financeira. Já que vão fazer um aeroporto em Beja porque não em Coimbra tb.
daniel322 December 22nd, 2006, 01:13 AM das duas uma ou investe nesse aerodromo ou apostam em Monte Real. Esta a 56 km de Coimbra, podia levar as pessoas por autocarro.. como fazem em Girona. vejo mais proveitosa esta aposta. ja estão construidas as infraestruturas de base, podiam só construir o barracão para as low cost e melhorar os acesso a Leiria e A1
de resto serviria Leiria, a 5 km distancia, a zona das praias do Oeste, Nazare, Peniche ,Mosteiro de Alcobaça e Batalha, Fátima (elevado potencial de turismo religioso), Tomar, e por fim Figueira da Foz e Coimbra (56 km)
Para quê Monte Real e OTA, um ao lado do outro?
Existe alguma futura estação do metro prevista para a zona?
não
Antes de questionar o local, eu questionaria se Coimbra efectivamente precisa de um aeroporto...
Coimbra precisa tanto de um novo aeroporto como Lisboa precisa de um novo.. como Viseu precisa das low-cost que vai agora receber...
ok, agora mais a sério, o mercado de viagens a partir de Coimbra é muito grande e eu tenho um amigo que é piloto de um jacto comercial que me diz que hà procura para coimbra (ate mesmo do estrangeiro) mas que não podem establecer nenhuma rota pois o aerodromo não oferece condições :S
outra coisa (que pode dizer muito ou não ter qq relevancia) é que os expressos que saiem de coimbra para o aeroporto de lisboa vão sempre cheios...
TeKnO_Lx December 22nd, 2006, 01:15 AM mas a OTa há de estar a uns 100 kms prai.. e duvido que receba low costs porque vai ter taxas elevadas em principio.. novo aeroporto.. tal como em Atenas
daniel322 December 22nd, 2006, 01:18 AM mas porque há-de leiria ter dois aeroportos? a população da area de coimbra é muito maior q a de leiria...
jvstorres December 22nd, 2006, 01:24 AM Eu penso que, para lá dos nossos palpites e intuições, que naturalmente também tenho, é preciso analisar deterministicamente estes assuntos, coisa que eu não estou apto a fazer... Sinceramente, não me parece que um aeroporto em Coimbra seja uma prioridade! Para além do mais, Coimbra tem um handicap: é uma cidade demasiado vocacionada para os serviços, e demasiado centrada na Universidade...
daniel322 December 22nd, 2006, 01:28 AM Eu penso que, para lá dos nossos palpites e intuições, que naturalmente também tenho, é preciso analisar deterministicamente estes assuntos, coisa que eu não estou apto a fazer... Sinceramente, não me parece que um aeroporto em Coimbra seja uma prioridade! Para além do mais, Coimbra tem um handicap: é uma cidade demasiado vocacionada para os serviços, e demasiado centrada na Universidade...
eu tou a analisar friamente.. também sei que um aeroporto não é uma prioridade, mas isso é diferente de dizeres que coimbra não precisa de aeroporto ;)
coimbra é a unica cidade entre lisboa e porto que tem uma zona verdadeira zona de escritorios na cidade com n empresas a trabalhar a partir de coimbra. pena que a nivel industrial a cidade seja um zero mas é uma cidade que apesar de virada para a universidade é uma cidade de serviços, de comercio e de muito poder de compra, ou seja, os principais utilizadores de um aeroporto. para não falar que ia dar um grande incentivo à economia regional e ao turismo ;)
Portugues December 22nd, 2006, 02:16 AM Um aeroporto em Coimbra é tão útil como um Mega-Iglo no Algarve!
Haja paciência para as megalomanias ...
daniel322 December 22nd, 2006, 02:24 AM se o governo não tivesse andado a gastar rios de dinheiro em macau podia ser que algumas destas megalomanias existissem cá.... :|
mas tambem isso vindo de uma pessoa que diz q coimbra tá parada no tempo e que diz que a ponte rainha sta isabel é pedonal tem o crédito que tem.....
Portugues December 22nd, 2006, 02:30 AM se o governo não tivesse andado a gastar rios de dinheiro em macau podia ser que algumas destas megalomanias existissem cá....
Com essa informação está a demonstrar pura ignorância. Portugal nunca investiu em Macau, bem pelo contrários, os fundos do Governo de cá iam direitinho para Lisboa. A construção da Ponte, do Aeroporto, etc, só foram executadas porque havia dinheiros nos cofres que Lisboa não podia transportar nos jeitosos voos da TAP, portanto há que gasta-los na terra. Assim foi. Sabe quanto Portugal deixou nos cofres no dia 20 Novembro de 1999?
jvstorres December 22nd, 2006, 02:32 AM Eu alinhava nessa do Mega-Iglo!!! :D Quiçá uma grande atracção turística para o Algarve!!
Portugues December 22nd, 2006, 02:36 AM Eu alinhava nessa do Mega-Iglo!!! :D Quiçá uma grande atracção turística para o Algarve!!
Havia muitos individuos por aqui a bater palminhas (o habitual quando o desenho é bonito). Talvez os mesmos que acham que um Aeroporto em Coimbra seria útil. Enfim...Depois quando se fala em subda de impostos até colocam as mãos na cabecita!
jvstorres December 22nd, 2006, 02:40 AM Certamente que seria muito útil para Coimbra! A questão fulcral é que não me parece que fosse um bom investimento para o país...
Ainda assim, mantenho o que disse: só estudos determinísticos podem convencer-me de que é vantajoso para Portugal construir-se mais um aeroporto.
Portugues December 22nd, 2006, 02:43 AM Mas você acredita mesmo que Portugal tem dinheiro para mais uma loucura?Nem tem, nem interessa, até porque com a OTA o lobby vai ficar com os bolsos cheios até 2020. Julgo que também aqui ninguém consegue encontrar uma justificação racional para edificar tal coisa numa cidade praticamente sem industria e com um pacote turistico mediocre. (as minhas desculpas pela minha sinceridade)
jvstorres December 22nd, 2006, 02:50 AM Estou de acordo quando diz que Coimbra não tem indústria.
Mas, do ponto de vista turístico, não posso concordar consigo. Coimbra é uma cidade extraordinária! Logicamente não é mais interessante do que Paris, mas tem muita coisa para ver. Estive lá uma semana em Setembro e, só no hotel onde fiquei alojado, havia 3 excursões provenientes de países nórdicos!
Arpels December 22nd, 2006, 11:32 AM Esta desculpado pela sua sinceridade, da minha parte lol mas deixe k lhe diga que a maioria dos locais em Portugal e na Europa em geral, desde cidades minusculas a grandes cidades, tem uma oferta turistica variada mto superior a qualquer destino noutro continente que normalmente baseiam o seu turismo apenas num determinado segmento, uns é o jogo, outros praia e não ha mais nada para ver, os numeros de visitantes provam que as cidades Europeias tem uma procura maior, Coimbra não foge á regra, e devia ter uma infraestrutura portuária sim, agora não há verba e isso para já é incontornavel.
A ideia de Monte Real não me parece nada má embora Cernache fosse servir mais cidades relativamente grandes da Beira interior e o litoral.
daniel322 December 22nd, 2006, 11:38 AM Com essa informação está a demonstrar pura ignorância. Portugal nunca investiu em Macau, bem pelo contrários, os fundos do Governo de cá iam direitinho para Lisboa. A construção da Ponte, do Aeroporto, etc, só foram executadas porque havia dinheiros nos cofres que Lisboa não podia transportar nos jeitosos voos da TAP, portanto há que gasta-los na terra. Assim foi. Sabe quanto Portugal deixou nos cofres no dia 20 Novembro de 1999?
deixe tar, ignorante com ignorante se entende ;)
já agora, um pacote turistico mediocre porquê? numa cidade com seculos de historia, praias, campo, monumentos e zonas modernas? ate casino temos :D
fred_mendonca December 22nd, 2006, 11:58 AM Também, se fizessem um aeroporto seria uma coisa barata, à volta dos 5 milhões de euros!
ordep December 22nd, 2006, 12:03 PM Amigo Portugues, não trate assim os seus colegas pois só lhe fica mal pois também já lhe vi bastante ignorancia em certas questões, principalmente nas questões ligadas a esta cidade de Coimbra. ;)
Eu penso que aqui, o que o daniel tá a defender, e bem na minha perspectiva, não é a questão de ser ou não indispensável ou prioritário um aeroporto de low-cost para Coimbra, porque não é, mas sim a capacidade que coimbra teria para o receber e isso, sem duvida que coimbra tem :yes:
eu, nos meus tempos de trabalho, todos os meses voava para espanha com os meus colegas da firma em negocios e íamos todos até lisboa (pois na altura o porto ainda não era vantajoso) e, como pessoa vivida que sou, conheço bem a realidade comercial/industrial da cidade e digo com toda a certeza que coimbra tem mercado mais que suficiente para justificar não um aeroporto novo, mas um alargamento do aerodromo (digo antes um melhoramento pois a pista já é comprida q.b.) reforçado ainda pela certeza do turismo, pois a minha filha é dona de uma agencia de viagens aqui nas imediações da Solum e todas as semanas tem umas dezenas de viagens (principalmente na epoca alta, obviamente) organizadas e anda sempre entre coimbra e lisboa/porto a receber os turistas, na sua esmagadora maioria estrangeiros, vindo um pouco de todo o mundo, para os trazer ate coimbra de autocarro :doh:
é mais que obvio que um aeroporto low-cost beneficiaria sem duvida a região centro do país e em especial o distrito de coimbra.
(ainda por cima com a liagação de TGV que pararia em Leiria e Aveiro, ficavam as duas cidades a poucos minutos de um aeroporto com a vantagem para aveiro de poder escolher entre coimbra ou porto)
é obvio que esta não é a melhor altura para tais investimentos, mas se o governo não tem verbas então que entregue a gestão do aerodromo a privados pois sei que há quem queira investir em cernache ;)
toda a gente sabe que o desenvolvimento só é conseguido com investimento ;)
ordep December 22nd, 2006, 12:19 PM ah! e por falar em Espanha, espreitem a realidade ali do país vizinhos em que cada cidadezeca de provincia tem um mini-aeroporto e vejam o quanto elas têm evoluído ;)
nisto resta-me dar os parabens a Viseu que, sem via ferroviaria, tem evoluído de uma forma notável e dar principalmente os parabens ao executivo pois pelo que ouvi falar vão apostar tambem nos voos low-cost no seu aerodromo ;)
pena que essa mentalidade/modelo de gestão não seja mais seguida por outras administrações :|
Kolin December 22nd, 2006, 12:41 PM ah! e por falar em Espanha, espreitem a realidade ali do país vizinhos em que cada cidadezeca de provincia tem um mini-aeroporto e vejam o quanto elas têm evoluído ;)
nisto resta-me dar os parabens a Viseu que, sem via ferroviaria, tem evoluído de uma forma notável e dar principalmente os parabens ao executivo pois pelo que ouvi falar vão apostar tambem nos voos low-cost no seu aerodromo ;)
pena que essa mentalidade/modelo de gestão não seja mais seguida por outras administrações :|
Exactamente em Espanha e França pequenas cidades possuem aeroporto internacional um aeroporto traz desenvolvimento traz turismo e turismo traz algum emprego Coimbra é uma cidade antiga com muito para mostrar eu já tive oportunidade de visitar Coimbra mais do que uma vez mas é como foi dito que se gastou em Macau eu digo gastou-se demasiado em Expo 98(que actualmente está uma zona descaracterizada com edifícios de escritórios enormes que tapa a bela vista do estuário do Tejo) e gastou-se imenso também em estádios de futebol algumas das equipas na 2ª divisão e outras até já nem existem.
Eu sugeri 2 aeroportos em Lisboa de facto é um pouco exagerado mas eu vou me explicar porque eu escrevi isso é que sempre que vou a Lisboa vejo turistas todo o ano de vários países e modéstia à parte Lisboa é das capitais mais lindas da Europa pensei que 2 aeroportos um pequeno e um grande aguentasse mais e por muito mais tempo é que parece-me que com a construção do aeroporto da OTA apenas com uma pista não vai aguentar mais que o da portela.
mynuster December 22nd, 2006, 01:36 PM ah! e por falar em Espanha, espreitem a realidade ali do país vizinhos em que cada cidadezeca de provincia tem um mini-aeroporto e vejam o quanto elas têm evoluído ;)
concordo plenamente :yes:..apesar de o comboio fazer falta..=|
Portugues December 22nd, 2006, 06:04 PM É tudo rosas, mas a construção de um Aeroporto superaria os largos milhões de Euros (não se esqueçam que para além do custo da obra, há as comissões e o derrapanços). Milhões esses que o Estado jogou no TGV e na OTA. Fazer um aeroporto em Coimbra é uam coisa, outra é dar a exploração do Aerodromo local a privados. Isso é uma história diferente e só cada um é que sabe o que fazer com os rendimentos que tem. Melhor seria um Aeroporto em Coimbra financiado e gerido por privados, mas julgo que a ANA Aeroportos não permite. Julgo.
Reflex December 22nd, 2006, 06:06 PM De qualquer modo, a adaptação de um aerodromo a aeroporto de lowcost ficaria bastante mais barata do que a construção de um de raiz. Até porque os aeroportos só para este tipo de companhias tendem a ser mais pequenos.
fred_mendonca December 22nd, 2006, 06:16 PM Desde que a pista esteja boa é só fazer um barracão tipo armazém para terminal!
daniel322 December 22nd, 2006, 06:17 PM Eu penso que aqui, o que o daniel tá a defender, e bem na minha perspectiva, não é a questão de ser ou não indispensável ou prioritário um aeroporto de low-cost para Coimbra, porque não é, mas sim a capacidade que coimbra teria para o receber e isso, sem duvida que coimbra tem :yes:
De qualquer modo, a adaptação de um aerodromo a aeroporto de lowcost ficaria bastante mais barata do que a construção de um de raiz.
até que enfim! tava custoso de perceber!!
sim, concordo em absoluto com o que foi dito nos ultimos 3 ou 4 posts
excepto este:
Desde que a pista esteja boa é só fazer um barracão tipo armazém para terminal!
:D
fred_mendonca December 22nd, 2006, 06:19 PM Então, se aquilo vai ser um aeroporto para low-cost não pode ser muito elaborado!
daniel322 December 22nd, 2006, 06:30 PM tá bem, eu sei.. mas um barracão? estamos em bangladesh ou que? :P
fred_mendonca December 22nd, 2006, 06:31 PM Estava a falar daquele tipo de construção que é usada para os armazéns e pequenos hipermercados tipo Modelo ou Intermarché!
daniel322 December 22nd, 2006, 06:32 PM eu sei :) tava só a brincar
Pelha December 22nd, 2006, 07:20 PM tá bem, eu sei.. mas um barracão? estamos em bangladesh ou que? :P
:hilarious
hiong_nu January 13th, 2007, 09:40 PM Braga não é assim tão grande, e além disso se fores a Braga vês que há milhares de casas vazias. O que eles deviam era criar uma entidade que gerisse todas as infraestruturas das cidades da região ( Braga, Guimarães, Barcelos e Famalicão) que representam 700 mil pessoas. Quanto ao segundo aeroporto de Lisboa... não penso sequer que haja alguma lógica nessa ideia, não podemos comparar Lisboa às grande metropoles que realmente têm e necessitam de 2 aeroportos. O q
jvstorres January 13th, 2007, 11:19 PM Braga não é assim tão grande, e além disso se fores a Braga vês que há milhares de casas vazias.
Braga é uma cidade que tem crescido muito nos últimos anos e onde se têm construído excelentes infraestruturas.
Não sei se se justifica ou não o investimento num Metro ligeiro, mas não podemos ignorar que se trata do concelho (ou distrito?) do país com maior percentagem de jovens! :)
Em todo o caso, a pirâmide etária do concelho de Braga não é a pirâmide-tipo de um concelho português.
http://jvst.no.sapo.pt/piramide_etaria.gif
Fonte: Wikipedia
Daniel_Portugal January 13th, 2007, 11:47 PM Vou deixar algumas sugestões aqui para discusão algumas podem parecer um pouco estúpidas mas penso que poderiam resultar bom aqui vai:
-
Estou a ver que para ti o Porto já está evoluidíssimo :lol: Já que não sugeres nenhuma evolução para evoluir o país nesta zona :D :hilarious
sotavento January 14th, 2007, 03:38 AM Um aeroporto em Coimbra é tão útil como um Mega-Iglo no Algarve!
Haja paciência para as megalomanias ...
Aerodromos no Litoral:
Aveiro ... perto de porto,coimbra e aveiro ... com ligação de comboio (pseudo.tgv) e uma enorme zona industrial ... seria complemento a maia.
Coimbra ... O mesmo que aveiro mas a maior distancia do porto ... podia captar passageiros de/para lisboa (1h/2h de comboio) e servia de porta para quem vai vem das beiras (teria futuro com lowcots vocacionados pra emigrante).
Atendendo a localização do aerodromo acho que a linha do TGV devia atravessar a cidade pela outra margem do rio e desdobrar-se numa "nova" linha da lousã e numa linha (a passar no aerodromo) a ligar a Pombal e Leiria. Deixando a parte urbana da l.lousã pro metro de superficie.
Viseu ... mistura dos pontos fortes de aveiro e coimbra ... ligação de comboio as Beiras e ao litoral.
Leiria ... monte real ... o mesmo que coimbra praticamente sendo que seria um excelente ponto de partida pra um "upgrade" ao turismo da zona ... e uma excelente maneira de acabar com o aborto da OTA. Ligação directa a coimbra (via pombal) precisa-se rapidamente.
Ota ... tirando os que tem lá "interesses" não interessa a ninguem ... a ser construido um novo aeroporto deveriam dar prioridade a um para lowcosts ... evora/beja e leiria por ficarem aonde ficam eram melhores escolhas do que o aborto.
Evora ... turismo e TGV
Beja ... turismo e TGV ... backup de faro.
Bragança ... serviria o interior norte ... um ramal de TGV a ligar a espanha (p.sanabria e/ou zamora) era uma excelente ideia.
Guarda ... tal como bragança/coimbra serviria de ancora na região .. .atras do aerodromo vem o investimento.
Em lisboa eu criaria satelites á portela (mantendo esta pros voos principais de lisboa) ... a começar por Sintra , Alverca montijo e Tires que poderiam começar a receber lowcosts sem grande investimento ... e os investimentos (quer nos proprios aeroportos quem em acessibilidades) seriam muito bem empregues visto que as proprias zonas aonde estão inseridos necessitam deles há decadas ...
Na portela o ideal seria criarem-se 3 terminais ... 1 de cada lado da s pistas para aviões grandes servidos por umas taxiways a todo o comprimento ... e um 3º junto/por cima da 2ª circular (que vai agora ser construido) para algumas lowcost e afins ... metro/comboio a passar em Tires , Aer.Sintra e Alverca(ja tem) eram boas apostas.
Um Y ferroviário portela/chelas - Alverca - Malveira era outra boa infraestrutura.
Sobre braga não me pronuncio .. podiam ter feito a linha a seguir pra univ. , bom jesus e chaves->espanha e foram fazer parques subterraneos e pseudo.vias rapidas em tunel ... :bash:
daniel322 January 14th, 2007, 01:21 PM Coimbra ... O mesmo que aveiro mas a maior distancia do porto ... podia captar passageiros de/para lisboa (1h/2h de comboio) e servia de porta para quem vai vem das beiras (teria futuro com lowcots vocacionados pra emigrante).
(...)
Viseu ... mistura dos pontos fortes de aveiro e coimbra ... ligação de comboio as Beiras e ao litoral.
Não te esqueças que Coimbra não seria apenas para ligar a Lisboa e/ou para servir emigrantes pois existe muito turismo e muitas sedes de empresas nesta zona ;)
quanto a viseu é realmente estranho não ter comboio e seria uma grande benesse para essa zona
mynuster January 14th, 2007, 01:23 PM ^^ pois seria mas todos dizem k n é prioridade a ligaçao novamente a viseu à linha da beira alta...:ohno: :bash:
Portvscalem January 15th, 2007, 01:21 AM Por mim venha a regionalização, grandes projectos nacionais já temos!!!
n precisams de mais!!! rede de autoestradas ja temos, rede de comboios, e tgv, tems ou vams ter, etc.... faltavam agora era melhores redes de estradas regionias, propostas e execuitadas por governos regionais, a cril ou a crep, são estrads regionais, n nacionais! aeroportos....1 por regiao estava bem, kom 5 regioes/5 aeroportos, dimensionados tendo em conta a região em k se inserem...
e etc....
Gosto do estilo alemão onde entras numa nova federação e lá tens tu o mapa de todos os comboios reagionais estilo rede de metro ( para linhas de menor procura tens combois mais pekenos k um metro, e em trajectos de meia duzia de estações)! fascina-m este tipo de organização territorial!!!
jvstorres January 15th, 2007, 01:23 AM Gosto do estilo alemão onde entras numa nova federação e lá tens tu o mapa de todos os comboios reagionais estilo rede de metro ( para linhas de menor procura tens combois mais pekenos k um metro, e em trajectos de meia duzia de estações)! fascina-m este tipo de organização territorial!!!
Exacto! É isso que eu sinto em relação a Madrid também... Uma administração territorial exemplar!
A regionalização é fundamental para fazer o país progredir!
hiong_nu January 15th, 2007, 12:21 PM O aeroporto da Ota serve precisamente para fazer desvanecer qualquer hipótese de um aeroporto para a Zona Centro, é uma bela justificação para não ter que o construir já q vocês terão a OTA tão perto. Quanto a regionalização, é melhor nem começar a falar. Lisboa vai ter que começar a absorver as zonas mais a norte e a Ota é apenas o começo, daqui a uns anos alargam para Lisboa, vale do Tejo e Mondego...
Sabem quantos milhoes de habitantes moram a 2 horas de distância do Porto??? Mesmo assim, só enfiam dinheiro na Portela e na Ota, em vez de tentar cativar o tráfego galego.
Daniel_Portugal January 15th, 2007, 04:35 PM ^^ mas entao nao estás a par da prosperidade do sá carneiro? têm crescido os voos directos e os voos low cost. tem aumentado o trafego. tem captado investimentos estrangeiros e companhias novas a voar pra la.. têm-se traçado estrategias.. etc.
o porto nao ta dependente apenas do que o estado quer ou deixa de querer. temos riqueza suficiente para prosperar sem grandes ajudas do estado. e mesmo assim nao temos sido eskecidos pelo estado. tem havido bastante investimento do estado no porto ultimamente.
Portvscalem January 16th, 2007, 01:47 AM daniel, se axas k o investimento do estado no porto é assim tanto......meu, andas enganado....
So n vou dizer grandes cenas pa n levantar guerras porto/lx!! ( k ate sao bem divertidas)!
Portugues January 16th, 2007, 02:04 AM daniel, se axas k o investimento do estado no porto é assim tanto.....
è aquele que é suficiente para calar as gentes do Norte...
Herrmando January 16th, 2007, 02:35 AM O Portuense n se cala. Portuense calado é portuense morto!
Ou então rouco, mas isso passa!:D
Arpels January 16th, 2007, 12:21 PM não me pareça k levante problema nenhum debater isto, aqui não ha miudos, o investimento a nivel Porto/Lisboa anda ela por ela, lembro o caso do pais visinho, a capital tem uma linha de metro maior em relação á segunda cidade, a nossa capital não tem linha de metro maior k o Porto, a nivel de aeroportos estão ela por ela as duas cidades maiores cá e lá mto embora o movimento aqui seja 4 veses superior no aeroporto de Lisboa, politiquices aparte não acredito k se der lucro operar apartir da maia as companhias aereas venham a actuar de acordo com preferencias politicas tanto é que o aeroporto do Porto está em franca expansão e com politicas de captação de clientes com nivel, em relação a outras infraestruturas o Porto vai ter um excelente porto para cruzeiros o k ira atraiar mais turismo tem também outras infraestruturas k a capital tem como bons museus, espaços de lazer etc, isso acontece em todos os paises Europeus cuja capital é a maior cidade em numeros mto embora haja capitais Europeias com uma diferença de população em relação á segunda cidade mto maior k aqui e por conseguinte com um numero de infraestruturas mto maior que as outras cidades principais, a distancia que existe nas duas cidades aqui a meu ver anda mais na area da cultura e espaços dedicados a ela, o Porto precisa de mais espaços multiusos.
Portvscalem January 16th, 2007, 07:01 PM Seja, kerem exemplos..... naxo bem que os projectos de lisboa sejam considerados nacionais, a OTA é um projecto regional por exemplo, levando os fundos europeus a serem desviados para Lx, que já n tem direito a eles por ter um nível de desenvolvimento razoável! Na axo bem, fazerem um TTT k kusta mil milhões, e aki n darem um jeitinho na S.João, k tb ta mais k sobrecarregada e falarem k se esta n der, até se pode usar provisóriamente a ponte dona maria ( que ja tava destinada pas bicicletas e peoes, e que bem akilo, soprass e vai abaixo, e isto custando uma ponte ferroviaria no douro por volta de 170mi, menos de 1/5 dea TTT! Axo mal k no Porto po TGV se use uma estação super antiga remodelada e em lx, onde ja se construi uma estação de luxo ( projecto calatrava) ainda se keira fazer uma nova, axo mal k se gastem 300mi no sa carneiro, e a mesma quantia so pa aguentar a portela ( deitar dinheiro ao lixo, o porto teve uma merda de aeroporto durante mt tempo, mas pelos vistos dinheiro n falta), e o OTA k custa 10X mais k o sá carneiro. Ou o metro de lx k recebe mt mais k o do porto, inclusive no que toca a compensações por practica de tarifarios socias! axo mal o alargamento de algumas autoestradas no Porto ter sido congelado, como os governantes moram em lx tao se a cagar pas filas de transito no porto, se em lx a situação é pior azar, no porto tb tems o direito de querer melhor! Bem, mts destas coisas n é querer melhor po porto k ate axo k n ficams mal servidos, é tb contra a maneira esbanjadora kom k lx gere os dinheiros nacionais, era preferivel uma aplicação mais local dos dinheiros publicos! Lx n tem de ter sempre o ultimo grito, nem tão pouco o porto! a portela por exemplo, quando so havia um aeroporto em portugal a malta do norte ia a lx apanhar o avião, ou para voos intercontinentais k ha bem pouco tempo eram kuase inexistentes no port, tinhams de ir a Lx, agora poupavam-se 300mi, e PROVISÓRIAMENTE, o excesso de passageiros era transferido para o sá carneiro, k desconto nos comboios por exemplo, isso sim é uma visão nacional das coisas, o sá carneiro actualmente tem espaço de sobra para receber os passageiros da portela!
Contra o esbanjamento e a favor de uma melhor ditribuição dos fundos, que viseu ainda ta a espera do comboio......
Herrmando January 17th, 2007, 01:52 AM E começar a escrever em português pode ser?
Herrmando January 17th, 2007, 01:53 AM "o investimento a nivel Porto/Lisboa anda ela por ela"
Arpels, seu brincalhão:D
Herrmando January 17th, 2007, 02:28 AM Nota-se mais é na parte política. Repare-se só no que diz o "Sol" na edição desta semana sobre a presidência portuguesa da UE:
"De acordo com o ministério dos negócios estrangeiros, já estão programadas 200 reuniões informais, 140 reuniões técnicas e a necessidade de até 72 interpretes que serão cedidos pela UE. A maior parte das reuniões será em Lisboa. A cimeira UE-Russia, contudo, vai decorrer em Mafra (:D) e para o Porto estão marcados uma reunião do Ecofin e um conselho informal dos ministros da agricultura (:D). Com maior valor simbólico (???), o Porto será palco da visita da Comissão Europeia."
É assim que se tenta calar as gentes do norte. Em 340 reunioes, 3 sao fora de Lx, sendo que uma é em Mafra.
Bem, nem me vou dar ao trabalho de transcrever o que o "Sol" diz mais sobre a logística implícita nisto tudo, que movimentará na grande lx umas boas guitas, mas só em capacidade hoteleira, são 11 mil quartos necessários, entre Lx Sintra e Cascais.
Como vês Arpels, ás vezes n é só o investimento directo que interessa...
Portugues January 17th, 2007, 03:20 AM Não convém mostrar os podres...
TeKnO_Lx January 17th, 2007, 03:47 AM Nota-se mais é na parte política. Repare-se só no que diz o "Sol" na edição desta semana sobre a presidência portuguesa da UE:
"De acordo com o ministério dos negócios estrangeiros, já estão programadas 200 reuniões informais, 140 reuniões técnicas e a necessidade de até 72 interpretes que serão cedidos pela UE. A maior parte das reuniões será em Lisboa. A cimeira UE-Russia, contudo, vai decorrer em Mafra (:D) e para o Porto estão marcados uma reunião do Ecofin e um conselho informal dos ministros da agricultura (:D). Com maior valor simbólico (???), o Porto será palco da visita da Comissão Europeia."
É assim que se tenta calar as gentes do norte. Em 340 reunioes, 3 sao fora de Lx, sendo que uma é em Mafra.
Bem, nem me vou dar ao trabalho de transcrever o que o "Sol" diz mais sobre a logística implícita nisto tudo, que movimentará na grande lx umas boas guitas, mas só em capacidade hoteleira, são 11 mil quartos necessários, entre Lx Sintra e Cascais.
o problema de Portugal não são as reunioes feitas em Lisboa.. é falta de regionalização que daria teocriamente poder politico ás regioes e promovendo concorrencia entre elas.. não é com pseudo descentralização de insitutos como a secretaria de estadio da agricultua ou uma sede da API. ter que ser algo mais profundo do que isso
Arpels January 17th, 2007, 11:24 AM Nota-se mais é na parte política. Repare-se só no que diz o "Sol" na edição desta semana sobre a presidência portuguesa da UE:
eu sei k não é so o investimento directo mas ve k mesmo com regionalização a capital de um pais e a sua area de influencia mais próxima vai ter sempre eventos k não poderão ser realizados noutro local, quem representa um pais é a sua capital, o caso das presidencias da EU entre outros eventos do foro politico, acontece em todos os paises da Europa com poucas excepções (Paris, Madrid, Berlin etc) quanto a outros eventos devem sair de Lisboa e contemplar outras areas do pais, desde norte a sul.
hiong_nu January 17th, 2007, 11:39 AM olhem, o problema do Porto é comparar-se demasiadamente a Lisboa. O Porto não pode entrar em pânico ou invejas por Lisboa ser maior, o Porto tem que fazer a sua vida sem entrar em concorrências com Lisboa, muitas vezes são os nossos políticos os piores, que se vendem mal chegam a Lisboa e que querem protagonismo idiota e regatear algumas migalhas para Norte. Reparem, nós a norte nem sequer connosco nos entendemos. por causa de uma linha de água que mal dá p encher um copo, vizinhos matam-se, Gaia e Porto não se entendem. Acho que ainda é por sermos bairristas, apegados à terra.
eu bem sei que sendo Lisboa a capital, há sempre eventos que são obrigatóriamente realizados aí ( até acho que este governo tem conseguido alguma evolução). Mas esse problema só se põe porque estamos sempre a comparar-nos com o Sul e se o Porto em vez de se preocupar com isso, resolve-se gastar as suas energias em ser a capital do Noroeste Peninsular??? Quantos milhões estariam sob a sua esfera de influência??? 7, 8??? é muita gera, mesmo muita! Felizmente o trafégo norte de Portugal/ Galiza cresce a olhos vistos.
Eu já resolvi não me comparar mais a Lisboa e pensar na vivência da minha região, e tentar ser mais empreendedor e criar valor para a minha região em vez de estar a criticar. Em vez de expor ideias, vou concretizá-las e já abri uma empresa. Em estado embrionário, mas não quero depender de lobbies, subsidios ou outras cenas, apenas criar valor. todos os nortenhos deviam seguir o exemplo.
sotavento January 17th, 2007, 07:40 PM Seja, kerem exemplos..... naxo bem que os projectos de lisboa sejam considerados nacionais.
AE's na zona de lisboa "E VALE DO TEJO" tã o50% ou mais ainda por construir ... na zona norte(aka Porto) tem todas as AEs' feitas (tirando 1 ou 2 casos excepcionais)
a OTA é um projecto regional por exemplo, levando os fundos europeus a serem desviados para Lx, que já n tem direito a eles por ter um nível de desenvolvimento razoável!
O aumento de capacidade de todo e q.q. aeroporto tem direito a concorrer a fundos ... o Sá Carneiro foi recentemente renovado de uma ponta a outra ... olha .. façam um aeroporto novo e mandem o Sá Carneiro abaixo ... pode ser que assim aumentem os fundos comunitariso ai da zona. :bash:
Na axo bem, fazerem um TTT k kusta mil milhões, e aki n darem um jeitinho na S.João, k tb ta mais k sobrecarregada e falarem k se esta n der, até se pode usar provisóriamente a ponte dona maria ( que ja tava destinada pas bicicletas e peoes, e que bem akilo, soprass e vai abaixo, e isto custando uma ponte ferroviaria no douro por volta de 170mi, menos de 1/5 dea TTT!
Porto-Gaia = Arrabida AE + S.Luis (estr+metro) + Infante (estr) + M.Pia (devia ser comboio) + S.joão (comboio) + Freixo (Ae) ... quantas pontes Gondomar Gaia é que existem mesmo ??? ZERO!!!!!!!!!!!! haviam de investir MENOS no porto e mais em Gondomar. :P
Lisboa-Almada = 1 ponte (AE+comboio) + 2 carreiras fluviais
Lisboa-Montijo = 1 ponte (AE) + 1 carreira fluvial
Lisboa-Barreiro = 1 carreira fluvial ... vão fazer uma ponte ... olha azar que tamos a 10km de lx ... e aproveitam para nos impingir o TGV. :P
Almada fica a 30km daqui por estrada ... montijo fica a 30km daqui por estrada.
Axo mal k no Porto po TGV se use uma estação super antiga remodelada e em lx, onde ja se construi uma estação de luxo ( projecto calatrava) ainda se keira fazer uma nova.
Lisboa ...
Estação central = Rossio Urbanos (5 linhas)+ S.Apolonia(6 linhas)
Estação HUB = Oriente = 8 linhas (não da pro gasto nas h.ponta)
Porto ...
Estação Central = S.Bento (8 linhas) + Campanhã.Minho&Douro(meia duzia de linhas)
Estação HUB = Campanhã (9 linhas)
axo mal k se gastem 300mi no sa carneiro, e a mesma quantia so pa aguentar a portela ( deitar dinheiro ao lixo, o porto teve uma merda de aeroporto durante mt tempo, mas pelos vistos dinheiro n falta), e o OTA k custa 10X mais k o sá carneiro.
Deviam investir proprocionalmente ao "aumento" de trafego ... e não "pra manter" ... :bash:
Ou o metro de lx k recebe mt mais k o do porto, inclusive no que toca a compensações por practica de tarifarios socias!
LOOOOOOOOOOOL ...
axo mal o alargamento de algumas autoestradas no Porto ter sido congelado, como os governantes moram em lx tao se a cagar pas filas de transito no porto, se em lx a situação é pior azar, no porto tb tems o direito de querer melhor!
LOOOOOOOOOOOOOOL ... acabastes de anular todas as tuas reinvindicações ali em acima ...
Bem, mts destas coisas n é querer melhor po porto k ate axo k n ficams mal servidos, é tb contra a maneira esbanjadora kom k lx gere os dinheiros nacionais, era preferivel uma aplicação mais local dos dinheiros publicos!
Pois ... haveriam de aplicar 1/3 dos dinheiros publicos em Lx ... que é aonde ta 1/3 da população ... LOL
Lx n tem de ter sempre o ultimo grito, nem tão pouco o porto! a portela por exemplo, quando so havia um aeroporto em portugal a malta do norte ia a lx apanhar o avião, ou para voos intercontinentais k ha bem pouco tempo eram kuase inexistentes no port, tinhams de ir a Lx, agora poupavam-se 300mi, e PROVISÓRIAMENTE, o excesso de passageiros era transferido para o sá carneiro, k desconto nos comboios por exemplo, isso sim é uma visão nacional das coisas, o sá carneiro actualmente tem espaço de sobra para receber os passageiros da portela!
Espaço não lhe falta ... principalmente pk nenhum dos que vai pra portela pra la quer ir ... :P
Alguma vez ha capacidade pra transportar tanta gente pt-lx
Contra o esbanjamento e a favor de uma melhor ditribuição dos fundos, que viseu ainda ta a espera do comboio......
Viseu não ta a espera de comboio .. .viseu correu com o comboio de la ... é ligeiramente diferente. :ohno:
sotavento January 17th, 2007, 07:41 PM O aeroporto da Ota serve precisamente para fazer desvanecer qualquer hipótese de um aeroporto para a Zona Centro, é uma bela justificação para não ter que o construir já q vocês terão a OTA tão perto. Quanto a regionalização, é melhor nem começar a falar. Lisboa vai ter que começar a absorver as zonas mais a norte e a Ota é apenas o começo, daqui a uns anos alargam para Lisboa, vale do Tejo e Mondego...
Sabem quantos milhoes de habitantes moram a 2 horas de distância do Porto??? Mesmo assim, só enfiam dinheiro na Portela e na Ota, em vez de tentar cativar o tráfego galego.
Lisboa a absorver as zonas a norte ???
Tou mesmo a ver a especulação imobliaria cavalgante a estender-se a norte ... e o manel jaquim a plantar couves num terreno ali pras bandas do meio do mato de cima em terrenos avaliados em milhoes de euros o metro quadrado. :D
A malta tem que perceber que a "maioria" dos passageiros dos aeroportos tugas são de voos internacionais uma vez que o pais náo tem tamabho que justifique uma viagem de avião entre pt/lx/faro ... 1h check in + 1h viagem + 1h check out = 400km de carrito/bus ... vai dar a ao mesmo.
Andre_Filipe January 17th, 2007, 10:13 PM Estação de Campanha tem 16 linhas
Herrmando January 17th, 2007, 11:51 PM eu sei k não é so o investimento directo mas ve k mesmo com regionalização a capital de um pais e a sua area de influencia mais próxima vai ter sempre eventos k não poderão ser realizados noutro local, quem representa um pais é a sua capital, o caso das presidencias da EU entre outros eventos do foro politico, acontece em todos os paises da Europa com poucas excepções (Paris, Madrid, Berlin etc) quanto a outros eventos devem sair de Lisboa e contemplar outras areas do pais, desde norte a sul.
Claro que sim, eu n contesto isso. Obviamente que a presidência europeia n ia andar aí a passear pelo país fora, este foi só o exemplo mais recente que eu dei para demonstrar a minha ideia. De qq das formas, sabes bem que é verdade que muitas vezes se exagera no que diz respeito a centralizar tudo o que tenha um mínimo de relevância em Lx.
Arpels January 18th, 2007, 10:53 AM sem duvida, o pais é centralizado, demasiado centralizado para o contexto Europeu.
Portvscalem January 18th, 2007, 07:24 PM No fundo a centralismo portugues tá tão claro k só não ve kem n ker, até os dirigentes e o proprio governo o afirmam, espero é k tenham real vontade de acabar k esse mesmo centralismo......
Arpels January 18th, 2007, 07:33 PM pena foi k se tenha gastado um dinheirão no referendo á regionalização e veio-se mais tarde a saber k a maioria dos Portugueses de norte a sul do pais preferio a praia ao referendo....
Portvscalem January 18th, 2007, 07:38 PM :(
Fern January 20th, 2007, 05:36 AM O aeroporto da Ota serve precisamente para fazer desvanecer qualquer hipótese de um aeroporto para a Zona Centro, é uma bela justificação para não ter que o construir já q vocês terão a OTA tão perto.
Para que e' que o centro quer um aeroporto, para ser igual aos outros? Aquele tem eu tambem quero? Os passageiros que irao passar pela OTA seram maioritariamente lisboetas ou terao como destino Lisboa. Isto para alem de que o facto de se situar a 50kms da cidade ira beneficiar os utilizadores de todo o centro do pais.
Reflex January 20th, 2007, 01:36 PM Eu por mim como Lisboeta até preferia o novo aeroporto mais proximo de Lisboa e que se construa outra na região centro. Quem ouvir falar algumas pessoas até parece que os mauzões dos lisboetas puseram o aeroporto a 50kms da cidade para lixarem a região centro... quando nós somos os primeiros a ficar lixados com a mudança, passando de uma simples ida de metro de 15 minutos desde o centro (a partir de 2010) para uma viagem de alguns 30 minutos de comboio...:|
fred_mendonca January 20th, 2007, 01:50 PM 30 minutos de Comboio tb n é assim tanto!
Reflex January 20th, 2007, 02:09 PM Sim, mas estou certo que preferes a localização da Portela!;)
JohnnyMass January 20th, 2007, 03:11 PM há sempre outra forma de encarar a coisa que é [modo daniel_pt on] 30 minutos de comboio para ir ter ao aeroporto desde o centro de Lisboa??? Lisboa é mesmo GRANDE!!!! [modo daniel_pt off]:lol:
PedroGabriel February 18th, 2007, 10:01 PM Para desenvolver o pais precisava de reorganizá-lo,
O Porto engoliria 2 ou 3 concelhos vizinhos, Lisboa igual. Estas cidades e outras formariam áreas metropolitanas com grande autonomia. faziam-se referendos em Gaia, Amadora, etc e assim se concordavam em serem engolidos por Lisboa e Porto. terras estratégicas e com imagem de marca não podem ser engolidas, por ex. Sintra.
Muitas cidades e concelhos teriam que ser fundidos, sem ser à rebelia, faziam-se referendos locais, as pessoas aceitam muito bem o resultado, toda a gente aceitou o do aborto. Um concelho não poderia ter menos que 10 mil habitantes e uma cidade não poderia ter menos que 20 mil habitantes. Fátima deveria ser concelho, é uma cidade com imagem de marca. Aquela terreola do interior, que não me lembro direito do nome (Canas de Senhorim?!) e que quer ser concelho, nem estatuto de freguesia deveria ter, concelho então, mas NEM PENSAR! :bash: Se quer ser concelho, pois que crie valor acrescentado, que arranje uns pastorinhos e uma aparição e muita fama. De outra forma, nem que a vaca tussa. Não compreendo como isto foi quase concelho, só mesmo num país sem ordem isso seria uma hipótese.
Um metro para ligar Braga-Guimarães-Famalicão, que seja semelhante e compatível com o do Porto, a proximidade é muito grande. Basta dizer que a Póvoa é vizinha de Famalicão.
A Ilha do Porto Santo teria que ser desanexada da Madeira, crida uma imagem de marca "Porto Santo Island, Europe's tropical Paradise" na União Europeia e transforma-la em resort tropical para competir directamente com as Caraíbas. Esta ilha tem um potencial turístico enorme, tem dimensão de ilha, uma pessoa apercebe-se que está mesmo numa ilha e as mais belas praias de Portugal, mas está muito despida, falta-lhe flora tropical, e maximizar tudo o que ela tem de português tradicional (arquitectura), aliado a áreas turísticas 7 estrelas. Não é preciso criar ilhas quando elas já existem, claro que se deve respeitar a própria ilha. lembrem-se que as ilhas tropicais situam-se em países problemáticos e longínquos, onde existem doenças tropicais, pobreza, crime. A Europa teria algo que anseia sem qualquer um desses problemas: cultura latina, natureza, ilhas perdidas no meio do mar...
Era bom criar-se outras áreas metropolitanas mais duas ou três, mas não vale a pena inventar coisas que não existem, tem que se reforçar o que existe.
O TGV é um bom empreendimento, mas tem vários problemas, será que tem realmente futuro com o desenvolvimento dos transportes aéreos? Quando se desinveste de metros, como podemos pensar em investir em TGVs?
Concordo que Lisboa tenha um novo e maior aeroporto. Mas vocês conhecem a Ota? Aquilo é um buraco. Não se colocam aeroportos em locais geograficamente problemáticos e afastados.
outras ideias, noutras alturas. :cheers:
daniel322 February 18th, 2007, 10:32 PM Concordo que Lisboa tenha um novo e maior aeroporto. Mas vocês conhecem a Ota? Aquilo é um buraco. Não se colocam aeroportos em locais geograficamente problemáticos e afastados.
exacto :yes:
faialense February 21st, 2007, 11:57 PM 3 aeroportos neste país...?
Curioso, eu vivo na cidade da Horta, Faial e tenho um aeroporto aqui.
Provavelmente devo ter mudado de país e não dei por nada.
Se assim for, estamos melhor do que vocês porque temos 4 aeroportos neste "país":Açores: Ponta Delgada, Terceira, Horta e Santa Maria.
Pelos vistos a Região da Madeira também se deve ter tornado independente...
De um dia para o outro Portugal perdeu meia-dúzia de aeroportos.
daniel322 February 22nd, 2007, 02:22 AM até que enfim que aparece alguem das ilhas! :) bem vindo ;)
Fern February 22nd, 2007, 05:10 AM 30 minutos de Comboio tb n é assim tanto!
Se viveres em Oeiras ou Cascais e' o dobro ;)
Arpels February 22nd, 2007, 11:35 AM finalmente alguem das ilhas Açoreanas :applause: bem vindo...
mynuster February 22nd, 2007, 12:13 PM bem vindo faialense :cheers:
|
|