Reflex
December 22nd, 2006, 02:36 PM
Deu agora na SIC que o governo vende Estabelecimento Prisional de Lisboa por 60 milhões de €uros. O Carmona Rodrigues, entrevistado, referiu desconhecer qualquer projecto para a zona.
|
View Full Version : Governo vende Estabelecimento Prisional de Lisboa Reflex December 22nd, 2006, 02:36 PM Deu agora na SIC que o governo vende Estabelecimento Prisional de Lisboa por 60 milhões de €uros. O Carmona Rodrigues, entrevistado, referiu desconhecer qualquer projecto para a zona. Arpels December 22nd, 2006, 02:49 PM :uh: opa espero k tenham garantido a manutenção da fachada... Reflex December 22nd, 2006, 03:04 PM O Governo já vendeu o Estabelecimento Prisional de Lisboa. O comprador foi a Sagestamo, uma sociedade anónima de capitais públicos pertencente ao universo da Parpública, a holding estatal que gere as receitas das privatizações. O valor da compra foi de 60 milhões de euros, sendo ainda contabilizado no exercício orçamental de 2006. Agora a Sagestamo terá a seu cargo a tarefa de colocar o edifício no mercado. O secretário de Estado adjunto do ministro da Justiça, Conde Rodrigues, disse ao DN que existe a imposição de manter o núcleo histórico do edifício. Os seus cerca de 800 reclusos e os respectivos guardas serão transferidos para duas novas prisões a construir nos terrenos das prisões do Linhó e de Alcoentre. Conde Rodrigues garantiu ao DN que a trans- ferência só será efectuada quando os novos estabelecimentos prisionais estiverem prontos para ser ocupados. Tal deverá ocorrer nos finais de 2009, segundo adiantou. De acordo com o secretário de Estado , a venda do EPL insere-se num plano de modernização do sistema prisional que passará pela desactivação de todos os estabelecimentos prisionais localizados nos centros de cidades. Será a própria venda dos edifícios que financiará esse plano, o qual, segundo Conde Rodrigues, irá prolongar-se para lá de 2009, isto é, para lá da actual legislatura. As prisões a serem encerradas situam-se em Coimbra, Castelo Branco, Setúbal, Felgueiras (já encerrada), e em Setúbal (já vendida). Planeiam-se construir cinco grandes prisões (cerca de mil reclusos cada) e quatro médias (entre 250 e 400 reclusos). No caso de Lisboa, o que está em causa é um edifício localizado numa das zonas mais valiosas da cidade, o alto do Parque Eduardo VII (fica a menos de 500 metros de dois dos mais caros hotéis da cidade, o Meridien e o Ritz). O licenciamento dos seus futuros usos passará inevitavelmente pela Câmara Municipal de Lisboa. Estrela de seis pontas O edifício foi imortalizado por Álvaro Cunhal no romance A Estrela de Seis Pontas (escrito sob o pseudónimo de Manuel Tiago). O histórico líder comunista esteve ali preso e dessa experiência resultou o romance. De todos os textos de Cunhal, é o principal em que os protagonistas são presos de delito comum (e não activistas políticos). Foi no EPL que José Pacheco Pereira lançou, em Dezembro de 2005, o terceiro volume da sua biografia política de Álvaro Cunhal, O Prisioneiro (1949-1960). A então designada Cadeia Penitenciária de Lisboa começou a ser construída em 1873. Os primeiros presos começaram ali a dar entrada em 1885. Foi o primeiro estabelecimento prisional português onde se aplicaram programas de apoio a reclusos toxicodependentes. Fonte: DN TeKnO_Lx December 22nd, 2006, 03:24 PM um presentinho de Natal para os lisboetas era fazerem um jardim! (a continuação do alto do parque) Reflex December 22nd, 2006, 04:26 PM Pessoalmente preferia um zona habitacional de qualidade! Por falar nisso, ali até era uma zona boa para uns edificios altitos...não fosse a zona de passagem dos avioezinho. Mas ja fico contente se fizerem algo do estilo do Campolide Parque.;) fred_mendonca December 22nd, 2006, 04:28 PM Aqueles terrenos vão servir para a especulação imobiliária! fred_mendonca December 22nd, 2006, 04:30 PM Vista Aérea: http://img109.imageshack.us/img109/8932/pbsn1.jpg Reflex December 22nd, 2006, 04:34 PM Eu só espero que não se lembrem de acabar o projecto do Tribunal, que aí iam logo 1/3 do terreno ao ar...:| simius December 22nd, 2006, 07:20 PM não sei pk mas achgo que vai dar barraca! se não vejamos!.. os patos bravos reinam em lisboa cm gente grande, e ali bem perto, somos pessimos em ordenamentyo do terriorio e contam-se plos dedos das mãos operações c boas preservações e consequente arranjo envolvente, de edificios historicos. feitos em portugal. acho que tem sentido preservar o hall de entrada da prisão e nada mais.poderiam ate desenvolver o edificio em quarteirão, repetindo a fachada. a nivel de arruamentos era continuar a ortogonalidade da zona envolvente, deitar abaixo o horroso palacio(só de nome) da justiça e fazer uma coisa cm deve ser cm verdadeira consagração do alto do parque! eu ja fiz uns esboços pa zona.depois posto :P fred_mendonca December 22nd, 2006, 07:54 PM No geral, acho bem se prossiga com o esforço de modernizar a rede prisional de modo a que os prisioneiros possam ter melhores condições! Nikom December 22nd, 2006, 08:08 PM Acho que se podia aproveitar o Estabelecimento Prisional e fazer um museu ou algo do genero ;) doria December 22nd, 2006, 09:06 PM um presentinho de Natal para os lisboetas era fazerem um jardim! (a continuação do alto do parque) sim....ficava fixe....gosto daquele jardim, ainda que se houvesse mais arvores não ficava mal! JohnnyMass December 22nd, 2006, 10:11 PM como é evidente essa conversa de "preservar o núcleo histórico" é areia para os nossos olhos. vai ser tudo deitado abaixo. JohnnyMass December 22nd, 2006, 10:12 PM Deu agora na SIC que o governo vende Estabelecimento Prisional de Lisboa por 60 milhões de €uros. O Carmona Rodrigues, entrevistado, referiu desconhecer qualquer projecto para a zona. :lol: que palhaço que os lisboetas elegeram para presidente!:lol: não sabe não...sabe é demais. Reflex December 22nd, 2006, 10:19 PM como é evidente essa conversa de "preservar o núcleo histórico" é areia para os nossos olhos. vai ser tudo deitado abaixo. Julgo que pelo menos a fachada fica. É 1 edificio protegido pelo IPPAR, não dá para grandes festas...;) JohnnyMass December 22nd, 2006, 10:27 PM claro, fica o portão de entrada a fazer entrada para o exclusivo condomínio de luxo que vão fazer no sítio da estrela de seis pontas!:lol: Reflex December 22nd, 2006, 10:30 PM Basicamente será isso, sim...;) daniel322 December 22nd, 2006, 10:50 PM claro, fica o portão de entrada a fazer entrada para o exclusivo condomínio de luxo que vão fazer no sítio da estrela de seis pontas!:lol: por acaso pensei mesmo isso qd vi na tv :lol: fred_mendonca December 22nd, 2006, 11:05 PM :lol: que palhaço que os lisboetas elegeram para presidente!:lol: não sabe não...sabe é demais. Isto parece-me um comentário passível de ser punido pelos moderadores! :lol: Arpels December 22nd, 2006, 11:15 PM ainda não se sabe concretamente se fica so o portão :dunno: tb pa ficar so o portão é melhor ir td abaixo :lol: JohnnyMass December 23rd, 2006, 12:29 AM Isto parece-me um comentário passível de ser punido pelos moderadores! :lol: se eu dissesse que o carmona era um palhaço e que o rui rio era um génio, talvez...;) Barragon December 23rd, 2006, 01:49 AM Podiam deitar também abaixo o Palacio da justiça e faziam a continuação do parque com ordenamento em quadrilha :D Fern December 23rd, 2006, 03:03 AM :lol: que palhaço que os lisboetas elegeram para presidente!:lol: não sabe não...sabe é demais. Foram bem enganados pelas suas falinhas mansas... Se converterem o nucleo em condominio ja sera muito bom visto que significa que sera preservado. Se optassem por habitacao a custos controlados (improvavel) e' que seria o fim do mundo. No resto do terreno poderia ser construido um parque/jardim, mas visto que ja foi tudo vendido... :| Reflex December 23rd, 2006, 02:23 PM se eu dissesse que o carmona era um palhaço e que o rui rio era um génio, talvez...;) Se tivesses o azar de o dizer, tirava a marquise de ouro de mais bairrista 2006 ao Dani e dava-ta a ti!!:lol::lol: daniel322 December 24th, 2006, 12:03 AM disseram na tv que em janeiro vão ser vendidos pinheiro da cruz e coimbra :banana: Arpels December 24th, 2006, 12:45 AM ya esta bem, tb não me parece bem estabelecimentos destes dentro da cidade :yes: Portugues December 24th, 2006, 01:55 AM Isto parece-me um comentário passível de ser punido pelos moderadores! :lol: 2 Pesos e 2 Medidas dependentes do grau da amizade. ;) Portugues December 24th, 2006, 01:56 AM No que respeita ao tópico, na minha sempre humilde opinião, acho que o Governo não deveria vender ao desbarato património do país. Afinal um Estabelecimento Prisional desta natureza tem valor histórico e patrimonial para Portugal. Reflex December 26th, 2006, 02:12 AM 2 Pesos e 2 Medidas dependentes do grau da amizade. ;) Ainda aqui anda?? Olhe que os moderadores deste forum devem ser bem seus amigos!!;) Uma vergonha. Vasco da Gama se fosse vivo "escarrava" no rosto amaricado de José Sócrates! Reflex December 26th, 2006, 02:14 AM No que respeita ao tópico, na minha sempre humilde opinião, acho que o Governo não deveria vender ao desbarato património do país. Afinal um Estabelecimento Prisional desta natureza tem valor histórico e patrimonial para Portugal. Concordo! No entanto parece-me bastante acertada a politica de vender as prisões que se encontram no centro das cidades portuguesas e construir novas e terrenos da periferia, portanto mais baratos! Se for uma operação bem feita, portanto um chamado "bom negócio", o dinheiro da venda dos terrenos dará para a compra dos novos terrenos, para a construção de prisões com melhores condições e ainda guardar algum!;) Arpels December 26th, 2006, 11:14 AM o edificio estara sobre alçado do IPPAR ou algo de genero? :? Reflex December 26th, 2006, 02:19 PM Julgo que sim...;) Arpels December 26th, 2006, 02:20 PM esperemos então k façam o k tem a fazer :yes: Portugues December 26th, 2006, 07:40 PM o edificio estara sobre alçado do IPPAR ou algo de genero? :? Entre o IPPAR ou vender, mas vale vender. Cidade_Branca December 26th, 2006, 10:06 PM Vem na revista Arquitecturas um projecto na Prisao... ups... mas e em Coimbra. daniel322 December 26th, 2006, 10:09 PM Vem na revista Arquitecturas um projecto na Prisao... ups... mas e em Coimbra. pois.. :D também já vi.. hei-de comprar essa revista :yes: Arpels December 26th, 2006, 11:04 PM lol prisão errada :D daniel322 December 26th, 2006, 11:20 PM não.. prisão certa :D lol fred_mendonca December 26th, 2006, 11:42 PM :lol: |