View Full Version : a metrópole do interior - Campinas

Luiz
December 28th, 2006, 05:09 AM
Fotos garimpadas da cidade das andorinhas tb chamada a princesa d' oeste.

População: 1.059.420 habitantes

Área: 795,697 km²

Limites: Valinhos, Jaguariuna, Indaiatuba, Hortolândia, Sumaré, Paulínia, Itupeva, Monte Mor, Morungaba.

Rodovias que cortam a cidade: Anhanguera, Adhemar de Barros, Bandeirantes, Dom Pedro I, Santos Dumont, Francisco Aguirra Proença, General Milton Tavares de Souza, Anel Viario José Roberto Magalhães Teixeira, Heitor Penteado, Miguel Melhado Campos.

Centro ao fundo
http://images.world66.com/ca/mp/in/campinas__downtow_galleryfull

Bairro Castelo
http://images.world66.com/ca/mp/in/campinas__view_fr_galleryfull

Bairro Cambuí
http://images.world66.com/ca/mp/in/campinas__view_fr_1_galleryfull

Centro
http://www.convest.unicamp.br/images/campinas.jpg

http://www.forumcampinas.org.br/images/campinas.jpg

http://www.sigcampinas.cnpm.embrapa.br/images/campin2.jpg

Estacionamento e parte do Parque Dom Pedro Shopping
http://images.world66.com/ca/mp/in/campinas__d_pedr_galleryfull

Parte do Centro e Praça Imprensa Fluminense
http://images.world66.com/ca/mp/in/campinas__imprens_galleryfull

Centro Cultural
http://www.campinasclassificados.com.br/historia_de_campinas.jpg

Pesquisadorbsb
December 28th, 2006, 05:12 AM
Saindo das RMs de São Paulo e Rio de Janeiro, a RM de Campinas possui o 3o maior PIB do Brasil.

+Jampa
December 28th, 2006, 05:13 AM
Campinas é mesmo uma metrople ,alem de ser uma cidade extremamente interessante!!
qndo a visitei ano passado,gostei bastante!!!

marcovsk
December 28th, 2006, 05:33 AM
eu acho Campinas uma cidade foda, mas em questão de verticalização ela pode melhorar e muito.

Vargas
December 28th, 2006, 06:12 AM
Campinas eh a cidade!!! A principal delas no interior do Brasil. Eu acho a densidade dela super imponente!

Mais um de Maringa!!! Seja bem vindo, sKuaLL!!!

Vargas
December 28th, 2006, 06:13 AM
Saindo das RMs de São Paulo e Rio de Janeiro, a RM de Campinas possui o 3o maior PIB do Brasil.

Vc tem certeza disso???

Fernando_Brasil
December 28th, 2006, 06:25 AM
Campinas é tão próspera,precisa urgentemente de uns comerciais de mais de 150 metros de altura com muito vidro,só pra começar.rs
Mas sobre o pib,será que a RM de maior pib fora de Rio e São Paulo?Eu acho isso impossível,pq a RM de BH e a de POA com certeza são bem mais ricas.E tem outras bem grandes,como a de Curitiba e a de Recife.Acho que o amigo aeh devaneou bonito.rss

itabirinha-MG
December 28th, 2006, 07:38 AM
a cidade eh muito legal , bonita, tem mais ar de metropole do que muitas capitais brasileiras, mas sobre a RM ter o terceiro maior PIB...hhehe vc viajou legal, sorry!!!!!

Arpels
December 28th, 2006, 11:46 AM
uma metropole...

Tamarindo Cobra
December 28th, 2006, 04:06 PM
Vc tem certeza disso???

Na RM deve ser! O PIB da RM é R$51,14 bilhões! Nem sei o valor das outras RMs, pode ser que tenha maior mesmo! :)

Rogério Brasileiro
December 28th, 2006, 07:31 PM
Belas fotos, Luiz, mas eu sou meio suspeito para falar, já que 3 delas são minhas, moro em Campinas e gosto muito da capitar do interiorrrr. Vão achar que eu sou bairrista, né? hehehe :)

Valeu :okay:

Pesquisadorbsb
December 28th, 2006, 07:35 PM
Eu acredito que seja isso mesmo, até mesmo pq, o 3o maior parque industrial do Brasil está em Campinas.

Vargas
December 28th, 2006, 07:47 PM
^^ Eu posso estar completamente enganado, e nao me julguem mal por isso....mas o terceiro maior parque industrial do Brasil nao eh a RMBH?

som942
December 28th, 2006, 08:22 PM
^^ Ele disse que era o terceiro maior pib depois de SP e RJ

ou seja, teria BH, mais uma ( Brasilia? ) e depois Campinas!

Mesmo assim n tenho certeza tb... pq tem salvador, fortal, curitiba, poa.. n sei a ordem do pib dessas outras

bs.eduardo
December 28th, 2006, 08:23 PM
^^ Eu posso estar completamente enganado, e nao me julguem mal por isso....mas o terceiro maior parque industrial do Brasil nao eh a RMBH?

Dando uma pesquisada no Google existem informações controversas. Uns sites dizem que MG tem o terceiro maior pq., outros dizem que o da RM de Campinas é maior. Vai saber...

Pesquisadorbsb
December 28th, 2006, 08:41 PM
Dando uma pesquisada no Google existem informações controversas. Uns sites dizem que MG tem o terceiro maior pq., outros dizem que o da RM de Campinas é maior. Vai saber...

Concordo com vc, são informações que merecem um estudo profundo, mas se forem contabilizar quantas industrias multinacionais existente na RM de Belo Horizonte e na RM de Campinas, sem duvida, Campinas ganha. Agora em faturamento e arrecadação de impostos, ai fica a dúvida.

Vargas
December 28th, 2006, 08:55 PM
Vai ser forte assim la na pqp essa Campinas!!! Ta a RMC ta competindo com a RMBH!!!

Terra Nova
December 28th, 2006, 09:07 PM
Uma grande metrópole do "interior"

Luiz
December 28th, 2006, 09:11 PM
Não acredito Tarcisio, tem foto sua aí na compilação que eu fiz, então vc ja deve ter postado em outra ocasião.

A RMC é a região mais industrializada do interior, acho que só perde para RMSP.

Luiz
December 28th, 2006, 09:12 PM
Tarcisio não, Rogério...desculpe.

EricoWilliams
December 28th, 2006, 10:18 PM
Campinas é o terceiro maior parque industrial do Brasil, o que não significa que necessariamente seja o terceiro maior PIB das RM's.

O pesquisador faz umas deduções sem pé nem cabeça que andam dando medo.

As RM's de POA, BH e SSA provavelmente são mais ricas do que a RM Campinas.

Vargas
December 28th, 2006, 10:34 PM
Ja fui duas vezes na BookStore procurar pelo livro "Tropical Capitalism : The Industrialization of Belo Horizonte, Brazil" (Hardcover)
by Marshall C. Eakin "The emergence of new industrial centers in the developing world is one of the most important transformations of the late twentieth century..."; mas nao encontrei....ai a descricao:

Book Description
Tropical Capitalism traces the rise of Brazil's second largest industrial center, a planned city created in the 1890s as the capital of Minas Gerais, the nation's second most populous state. Marshall Eakin offers the industrialization of Belo Horizonte as an example of an extreme form of the pattern of Brazilian industrialization--a variation of capitalism characterized by state intervention, clientelism, family networks, and the lack of tehcnological innovation. At the core of the analysis are the webs of power formed by politicians, technocrats, and entrepreneurs who drove forward the process of industrialization. The first comprehensive analysis of Belo Horizonte, this book explores industrialization in Latin America, and looks beneath the larger, national economy to dissect a city and region.

http://www.amazon.com/Tropical-Capitalism-Industrialization-Horizonte-Brazil/dp/0312223064/ref=si3_rdr_bb_product/105-1202694-0270056

Rogério Brasileiro
December 28th, 2006, 11:28 PM
Não acredito Tarcisio, tem foto sua aí na compilação que eu fiz, então vc ja deve ter postado em outra ocasião.

Tarcisio não, Rogério...desculpe.

A RMC é a região mais industrializada do interior, acho que só perde para RMSP.

Já postei mas fique tranquilo, já faz algum tempo e é sempre bom ver nossas fotos postadas aqui no SCC. :okay:

Realmente, a RMC só perde para a RMSP no Estado de SP.
Quanto à RMBH e demais, no site do IBGE constam os PIBS até 2004, mas só dos municípios, não consta o PIB das RMs.
Prá saber qual é o maior, tem que somar...

Pesquisadorbsb
December 29th, 2006, 01:24 AM
Olha estamos falando em termos númericos, estamos falando em relação a PIB. Não em relação a renda per capita, não se preocupe, estou procurando dados confiáveis para com precisão confirmar o que foi dito.

Pesquisadorbsb
December 29th, 2006, 01:32 AM
Todo o PIB do Chile equivale ao PIB da Grande Campinas

Fonte: Ernst & Young

Mais fugindo um pouco do foco central o thread, uma pergunta, como um país como o Chile, com uma Divida Externa de 41% do seu PIB cresce mais do que o Brasil que tem uma Divida Externa de 12,5% em relação ao seu PIB? Sem comentários.

Pesquisadorbsb
December 29th, 2006, 01:43 AM
Campinas é a segunda região do estado de São Paulo em valorde produção industrial, atrás apenas da Região Metropolitanade São Paulo, e responsável por mais de 10% do total daprodução industrial nacional. Abrange desde áreas industriaistradicionais como automotiva, têxtil, metalúrgica, alimentícia,petroquímica e farmacêutica até nichos da produção de pontaem telecomunicações, eletrônica, informática e química fina.

Panorama Econômico
O Produto Interno Bruto-PIB da RA de Campinas, em 2003,foi de R$ 86,2 bilhões, ou 17,4% do total do Estado.
Produto Interno Bruto PIB 2003 (R$ Bilhões)

RA 86,2 17,4%
ESP 494,8

PIB per Capita 2003 (R$)

RA 15,129,00
ESP 12.780,00

Fonte:
www.planejamento.sp.gov.br/AssEco/textos/Campinas.pdf+pib+grande+campinas&hl=pt-BR&gl=br&ct=clnk&cd=6

RA (Região Administrativa de Campinas)
ESP (Estado de São Paulo)

Fernando_Brasil
December 29th, 2006, 02:49 AM
Se o PIB da RM de Campinas é de 86 bilhões e a renda per capta é de R$ 15.000,certamente,a população selecionada extrapola os 3 milhões de habitantes,algo que eu não imaginava.

Tamarindo Cobra
December 29th, 2006, 03:07 AM
O caramba, eu já coloquei o PIB da RM de Campinas aqui no thread, é de R$51 bilhões!

Como eu achei isso? Fui somando um por um de cada cidade da RM!

Só falta alguém se propor pra fazer o mesmo com cada RM do mesmo porte! :)

Fernando_Brasil
December 29th, 2006, 03:20 AM
Um pib de 51 bilhões é beeeeeeeeeem mais razoável.

Rogério Brasileiro
December 29th, 2006, 11:28 AM
O caramba, eu já coloquei o PIB da RM de Campinas aqui no thread, é de R$51 bilhões!

Como eu achei isso? Fui somando um por um de cada cidade da RM!

Só falta alguém se propor pra fazer o mesmo com cada RM do mesmo porte! :)

O pesquisador está misturando Região Administrativa (RA) com Região Metropolitana (RM).

A região administrativa-RA de Campinas é composta por 90 municípios, tem uma área de 27.079 km2, uma população de 5.916.224 habitantes (2005), um PIB de R$ 86,2 bilhões (2003), que corresponde a 17,4% do PIB paulista, e um PIB per capita de R$ 15.129, contra uma média de R$12.780 no Estado de SP (2003).

Fonte: Secretaria de Economia e Planejamento do Estado SP (http://www.planejamento.sp.gov.br/asseco/textos/campinas.pdf)

Já a Região Metropolitana-RM de Campinas é composta por 19 municípios, tem uma área de 3.673 km2, população em torno de 2.760.000 habitantes, um PIB em torno de R$ 51,15 bilhões e um PIB per capita em torno de R$ 18.500,00 (2004). :okay:

EricoWilliams
December 29th, 2006, 11:41 AM
O pesquisador está misturando Região Administrativa (RA) com Região Metropolitana (RM).

A região administrativa-RA de Campinas é composta por 90 municípios, tem uma área de 27.079 km2, uma população de 5.916.224 habitantes (2005), um PIB de R$ 86,2 bilhões (2003), que corresponde a 17,4% do PIB paulista, e um PIB per capita de R$ 15.129, contra uma média de R$12.780 no Estado de SP (2003).

Fonte: Secretaria de Economia e Planejamento do Estado SP (http://www.planejamento.sp.gov.br/asseco/textos/campinas.pdf)

Já a Região Metropolina_RM de Campinas é composta por 19 municípios, tem uma população em torno de 2.760.000 habitantes, um PIB em torno de R$ 51 bilhões e um PIB per capita em torno de R$ 18.480,00 (2004). :okay:

Exato, tem gente aqui confundindo RA com RM.

Na RA De Campinas entra a microrregião bragantina, na RM ela não entra!

Esses calculos são meio malucos, pois Itatiba está inclusa na Microrregião bragantina e ao mesmo tempo está inclusa na RMC.

Rogério Brasileiro
December 29th, 2006, 05:21 PM
Tendo em vista o questionamento levantado neste thread a respeito do PIB das RMs, fiz um levantamento no site do IBGE e somei cidade por cidade de 11 Regiões Metropolitanas.
Se minhas contas estiverem corretas (fiz no Excel), a posição é a seguinte, referente a 2004 - em bilhões de R$:
1º - RM São Paulo...............R$275,13
2º - RM Rio de Janeiro..........R$118,81
3º - RM Porto Alegre............R$ 57,46
4º - RM Belo Horizonte..........R$ 56,86
5º - RM Campinas................R$ 51,15
6º - RIDE-DF e Entorno.........R$ 48,26
7º - RM Salvador.................R$ 46,19
8º - RM Curitiba...................R$ 38,14
9º - RM Recife.....................R$ 30,18
10º - RM Fortaleza................R$ 21,40
11º - RM Baixada Santista......R$ 19,20

Atenção: esta é a posição apenas das RMs que eu somei. Para saber a posição de todas as RMs, é necessário somar as outras 15 RMs que faltam, ok? Mas eu acho que pelo menos até a 10ª posição é isso aí mesmo...:okay:...

Tamarindo Cobra
December 29th, 2006, 05:29 PM
Tendo em vista o questionamento levantado neste thread a respeito do PIB das RMs, fiz um levantamento no site do IBGE e somei cidade por cidade de 11 Regiões Metropolitanas.
Se minhas contas estiverem corretas (fiz no Excel), a posição é a seguinte, referente a 2004 - em bilhões de R$:
2º - RM Rio de Janeiro..........R$121,58

Atenção: esta é a posição apenas das RMs que eu somei. Para saber a posição de todas as RMs, é necessário somar as outras 15 RMs que faltam, ok? Mas eu acho que pelo menos até a 10ª posição é isso aí mesmo...:okay:...

Isso foi interessante! Há de se levar em conta que ela possui menos municípios e uma população menor, e que também não conta com a aparelhagem pública que fica toda em SP!

Dá gosto de ter uma irmã mais velha dessa no estado! :)

bs.eduardo
December 29th, 2006, 05:31 PM

Isso porque Campinas não é metrópole e o seu PIB não é nada. Imagina se fosse.

Rogério Brasileiro
December 29th, 2006, 05:33 PM
^^ Pois é...

Isso foi interessante! Há de se levar em conta que ela possui menos municípios e uma população menor, e que também não conta com a aparelhagem pública que fica toda em SP!

Dá gosto de ter uma irmã mais velha dessa no estado! :)

E isso, por incrível que pareça, confirma a afirmação do Pesquisadorbsb no post #2: a RM Campinas tem o 3º maior PIB fora as RMs de SP e Rio...
Ele estava correto. Fora as RMs de SP e Rio, a RM Campinas só perde para as RMs de POA e BH...:okay:

Belcity
December 30th, 2006, 01:49 AM
campinas é muito grande mesmo

Pesquisadorbsb
December 30th, 2006, 01:56 AM
Mais como são dados de 2003, as posições entre as cidades deve ter mudado. Mas a cidade de Campinas está muito bem colocada. Se Brasilia bobeia, é passada por ela.

Vargas
December 30th, 2006, 02:50 AM
Me admira Bauru nao constar nessa lista!!!......................:okay:

Fernando_Brasil
December 30th, 2006, 03:34 AM
Mais como são dados de 2003, as posições entre as cidades deve ter mudado. Mas a cidade de Campinas está muito bem colocada. Se Brasilia bobeia, é passada por ela.

Mas Campinas já está a frente de Brasília.

Pesquisadorbsb
December 30th, 2006, 03:41 AM
Concordo com vc. Mais que são dados extra oficiais fala de 2004.

Fernando_Brasil
December 30th, 2006, 09:00 AM
O interessante é a formação da RM de Campinas,diferente de todas as outras grandes RMs.É um conjunto de cidades economicamente dinâmicas que se desenvolveram independentemente das outras.Sumaré,Hortolândia,Americana,enfim,são munícipios que andaram com as próprias pernas,não cresceram entorno de Campinas.E no acaso do crescimento,essas cidades se encontraram.Talvez formem a mais desenvolvida das RMs do Brasil.

EricoWilliams
December 30th, 2006, 01:10 PM
Isso porque Campinas não é metrópole e o seu PIB não é nada. Imagina se fosse.

Mas é claro que campinas é metropole! É uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes, é uma metropole e junto com o entorno formam a Região Metropolitana de Campinas.

Seria interessante fazer o levantamento de quanto o funcionalismo público representa a economia de Campinas :cheer:

EricoWilliams
December 30th, 2006, 01:12 PM
3 semanas atrás estive na cidade, cheguei por volta das 9 da manhã, pegamos um transito danado na dom pedro, tava no limite entre a fluidez e o congestionamento.

Andre_RP
December 30th, 2006, 01:46 PM
O interessante é a formação da RM de Campinas,diferente de todas as outras grandes RMs.É um conjunto de cidades economicamente dinâmicas que se desenvolveram independentemente das outras.Sumaré,Hortolândia,Americana,enfim,são munícipios que andaram com as próprias pernas,não cresceram entorno de Campinas.E no acaso do crescimento,essas cidades se encontraram.Talvez formem a mais desenvolvida das RMs do Brasil.

Muito interessante seu comentario, concordo plenamente!

A RMC é uma região metropolitana única no Brasil! Além do que é dificil considerarmos alguma dessas cidades como 'dormitorio'..

bs.eduardo
December 30th, 2006, 02:30 PM
Mas é claro que campinas é metropole! É uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes, é uma metropole e junto com o entorno formam a Região Metropolitana de Campinas.

Seria interessante fazer o levantamento de quanto o funcionalismo público representa a economia de Campinas :cheer:

Erico,

Foi uma ironia. Em um outro thread, um determinado super-trunfista perguntou se Campinas era metrópole e disse que o PIB de Campinas não era nada. ;)

Grande abraço,
Eduardo

GersonLDN
December 30th, 2006, 05:23 PM
Voltando ao assunto das fotos....A grande metropole do interior tem um belo skyline!!:)

EricoWilliams
December 30th, 2006, 07:00 PM
Erico,

Foi uma ironia. Em um outro thread, um determinado super-trunfista perguntou se Campinas era metrópole e disse que o PIB de Campinas não era nada. ;)

Grande abraço,
Eduardo

Ahh desculpe, eu ando pessimo com ironias ultimamente =P

Luiz
December 30th, 2006, 08:00 PM
Hortolandia é uma cidade que muitos julgam cidade-dormitório, Sumaré tb embora essa esteja caminhando ao desenvolvimento, inclusive Hortolandia pois grandes industrias ja se instalaram nas cidades. A RMC é formada de muitas cidades que antes mesmo de ser criada a RMC ja andavam com suas proprias pernas, um exemplo é Indaiatuba que nunca dependeu para nada de Campinas, Valinhos, Vinhedo, Americana, Santa Barbara d' Oeste tambem, ja eram ricas antes de entrarem na RMC.

Pesquisadorbsb
December 30th, 2006, 10:59 PM
Hortolandia é uma cidade que muitos julgam cidade-dormitório, Sumaré tb embora essa esteja caminhando ao desenvolvimento, inclusive Hortolandia pois grandes industrias ja se instalaram nas cidades. A RMC é formada de muitas cidades que antes mesmo de ser criada a RMC ja andavam com suas proprias pernas, um exemplo é Indaiatuba que nunca dependeu para nada de Campinas, Valinhos, Vinhedo, Americana, Santa Barbara d' Oeste tambem, ja eram ricas antes de entrarem na RMC.

Eu acredito que esse comentário se refere que a cidade pq ela fica bem proxima de Campinas e por apresentar uma certa dependência, mas acredito que o apelido de cidade dormitório não se aplica. Pois as pessoas trabalham no próprio municipio até mesmo acontece o contrário, pessoas de outros municipios vizinhos até mesmo de Campinas trabalham em Hortolandia.

Fernando_Brasil
December 30th, 2006, 11:10 PM

Indaiatuba não fica meio longe de Campinas?

Fraga Brazil
December 31st, 2006, 12:45 AM
Ja fui duas vezes na BookStore procurar pelo livro "Tropical Capitalism : The Industrialization of Belo Horizonte, Brazil" (Hardcover)
by Marshall C. Eakin "The emergence of new industrial centers in the developing world is one of the most important transformations of the late twentieth century..."; mas nao encontrei....ai a descricao:

Book Description
Tropical Capitalism traces the rise of Brazil's second largest industrial center, a planned city created in the 1890s as the capital of Minas Gerais, the nation's second most populous state. Marshall Eakin offers the industrialization of Belo Horizonte as an example of an extreme form of the pattern of Brazilian industrialization--a variation of capitalism characterized by state intervention, clientelism, family networks, and the lack of tehcnological innovation. At the core of the analysis are the webs of power formed by politicians, technocrats, and entrepreneurs who drove forward the process of industrialization. The first comprehensive analysis of Belo Horizonte, this book explores industrialization in Latin America, and looks beneath the larger, national economy to dissect a city and region.

http://www.amazon.com/Tropical-Capitalism-Industrialization-Horizonte-Brazil/dp/0312223064/ref=si3_rdr_bb_product/105-1202694-0270056

Wow,
um livro americano que fala só sobre a indústria mineira e principalmente de BH? Tenho orgulho de BH, mas não sabia que era tão relevante assim.

Fraga Brazil
December 31st, 2006, 12:51 AM

Rogério,
como você sabia quais cidades entram em cada região metropolitana?
Exemplo: Como você sabia que uma cidade como Florestal (totalmente desconhecida para alguns) entra na RMBH? Como de fato entra.
Estou curioso.
Agradeço,
abraços.

Rogério Brasileiro
December 31st, 2006, 12:58 AM
^^ Experimente o site do IBGE, Fraga. É só acessar o site do IBGE (http://www.ibge.gov.br/home/) e seguir esta sequência: download - geociências - organização - municípios por regiões metropolitanas - abrir o arquivo, que tem 125,8 kb, com 7 planilhas, sendo que a mais recente foi atualizada em 31.12.05. Boa viagem. :okay:

Indaiatuba não fica meio longe de Campinas?

Não, fica a apenas 22 km de Campinas, pela rodovia Santos Dumont.

Fernando_Brasil
December 31st, 2006, 01:24 AM
22 km sem nenhuma área habitada ou essa distância é apenas entre os centros das duas cidades?

Rogério Brasileiro
December 31st, 2006, 01:44 AM
22 km sem nenhuma área habitada ou essa distância é apenas entre os centros das duas cidades?

Por incrível que possa parecer, nunca fui a Indaiatuba, Fernando. Mas eu conheço até Viracopos, que fica mais ou menos na metade do caminho, e essa área que vai até o aeroporto é quase totalmente urbanizada. Creio que de Viracopos em diante também seja bem urbanizada, embora em uma escala menor. Essa distância de 22 km é entre os centros das duas cidades.

AVISO: tive que recalcular o PIB da RM-Rio, tendo em vista que só agora descobri que Itaguai, Mangaratiba e Maricá foram excluidas dessa RM. Já corrigi o valor no post #32 e no STICKY de Tabelas, Mapas, Dados, etc. :okay:

Tamarindo Cobra
December 31st, 2006, 02:00 AM
No google Earth, dá pra ver que entre as duas cidades existem um bairro, indústrias, e condomínios! A distância entre as duas manchas urbanas são aproximadamente 10km, e no meio disso aquilo que eu falei!

Não são muito distantes uma da outra então! :)

Fraga Brazil
December 31st, 2006, 01:55 PM
interessante

EricoWilliams
December 31st, 2006, 08:53 PM
2º - RM Rio de Janeiro..........R$118,81

Poderia incluir isso como uma tabela lá no sticky!

Tamarindo Cobra
December 31st, 2006, 09:00 PM
Poderia incluir isso como uma tabela lá no sticky!

Ele já colocou! :)

Luiz
December 31st, 2006, 09:12 PM
é assim: Quando passa o ultimo bairro de Campinas na zona sul da cidade, ja vem a rodovia dos Bandeirantes e Viracopos pois o aeroporto é totalmente separado da cidade e depois que passamos o aeroporto mais uns 5 km ja vem o pedagio da Santos Dumont localizado em Indaiatuba, essa cidade fica a menos de 10 km do aeroporto de Viracopos e se bobear as constantes ampliações do aeroporto vem parar na cidade e como Campinas é muito grande, tem bairros bem pobres e isolados completamente da cidade e colados ao pedagio daqui, como o Cidade Singer e Jd. Itaguaçú por exemplo, porem não são cidades conurbadas e como o Tarcisio falou existem muitas empresas na margem da rodovia nas duas cidades.

paulo stefanelli
January 3rd, 2007, 05:58 AM
Pensei que Campi-Indaiá já fosse conurbada! Mas por galpões industriais acredito que esteja bem próximo!! E olha quem está na outra ponta?
tchanammmm: Soró!!!!!
há um tempo atrás o pib da região administrativa de campinas era maior que toda Minas Gerais!
Hoje pib da cidade de são paulo rivaliza com o do estado de Minas Gerais!
O pib industrial de sorocaba persegue o de campinas( o segredo, eu não sei, visto que campinas é colossal!!!).

Luiz
January 3rd, 2007, 06:23 AM
galpão industrial sim Paulo, mas eu acho que essa futura conurbação se dará pela ampliação de Viracopos.

cesar bertolino
February 23rd, 2007, 03:02 PM
campinas é o maximo em metrópoli do interior,moro próximo a campinas e sei quanta influencia esta cidade tem,quando se fala do interior de sp é CAMPINAS quando se fala em interior do brasil é CAMPINAS.

Pé Vermelho
February 23rd, 2007, 06:04 PM
^^negativo! :lol:
Campinas :rock:!!

cesar bertolino
February 23rd, 2007, 08:40 PM
entao por favor me diga ,qual cidade do interior do brasil tem um milhao e setenta mil habitantes,uma das 3 miores universidades da américa latina,uma regiao metropolitana com 3 milhoes de pessoas, e mais de 55 bilhoes de reais em pib... obrigado.

cesar bertolino
February 23rd, 2007, 08:42 PM
entao por favor me diga ,qual cidade do interior do brasil tem um milhao e setenta mil habitantes,uma das 3 maiores universidades da américa latina,uma regiao metropolitana com 3 milhoes de pessoas, e mais de 55 bilhoes de reais em pib... obrigado.

flaino
February 24th, 2007, 05:44 AM
parece londrina

alvaro andretti
March 19th, 2007, 03:47 PM
adoro campinas

Fabius_
March 19th, 2007, 04:13 PM
parece londrina

Ah, não mesmo...Londrina tem aqueles prédios de 35 andares. Disso não existe nem o cheiro em Campinas.

Luiz
March 19th, 2007, 08:07 PM
sério? Achava que haviam varios predios acima dos 30 andares em Campinas, inclusive pudia jurar que o predio da Conceição tinha pelo menos 35 andares.

Fabius_
March 19th, 2007, 08:34 PM
sério? Achava que haviam varios predios acima dos 30 andares em Campinas, inclusive pudia jurar que o predio da Conceição tinha pelo menos 35 andares.

Pior que não, Luiz...o Mirante tem 29 andares, mais o terraço: dá 30, portanto.
O da Rua Conceição tem 27, acho. Mas não tenho certeza...teria que ir lá para confirmar isso. Mas não chega a 30, ele é imponente, mas tem o shoppingzinho embaixo e aquela estrutura em cima, então...

Luiz
March 19th, 2007, 08:41 PM
vai ver é o shopping que dá uma certa altura para ele, eu ja passei na frente e o predio fica em cima do shopping.

l fernandes
March 19th, 2007, 08:43 PM
ahh se campinas tivesse os prédios que londrina tem..

Bruno Ctba
March 21st, 2007, 06:54 AM
Depois de Campinas, essa baita cidade do nosso interior, com todo respeito, sou suspeito pra falar como curitibano, mas Londrina é demais , fazendo uma projeção Londrina ARRASAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

cesar bertolino
March 21st, 2007, 05:24 PM
fica na frente de ribeirão preto ?

Pé Vermelho
March 21st, 2007, 06:26 PM
^^começou... :lol:
Londrina :rock:. Mas tb é cheia de problemas (óbvio)! O Brasil é uma m! Crescer aqui é insustentável. Agora, na minha opnião, Londrina tem os melhores comerciais do interior do Brasil! :)

Pé Vermelho
March 21st, 2007, 06:28 PM
Depois de Campinas, essa baita cidade do nosso interior, com todo respeito, sou suspeito pra falar como curitibano, mas Londrina é demais , fazendo uma projeção Londrina ARRASAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Maringá ta crescendo muito, é claro, os problemas tb, EEEE BRASIL! Mas ela foi planejada e organizada, está d+! Vocês precisam vir aqui ver o Novo Centro, não tem nada igual :lol:! :rock:

silvios
March 24th, 2007, 02:51 AM
Ótimas fotos da nossa metrópole Campinas.

Inconfidente
March 24th, 2007, 01:43 PM

Tem certeza disso? Não faz muito sentido.
Ah, estou com preguiça de verificar isso. Alguém olha aí e me fala!:lol:

Tamarindo Cobra
March 24th, 2007, 02:45 PM
Tem certeza disso? Não faz muito sentido.
Ah, estou com preguiça de verificar isso. Alguém olha aí e me fala!:lol:

Não só o terceiro PIB como também o terceiro mercado consumidor!

Inconfidente
March 24th, 2007, 07:16 PM
Não só o terceiro PIB como também o terceiro mercado consumidor!

Me mostra o link? Estou interessado nos dados.:)

Inconfidente
March 24th, 2007, 07:29 PM
Estes dados estão em uma pesquisa do IBGE publicada na folha-online e são referentes a 2002. Campinas nem aparece entre as nove. Se ela estava em décimo em 2002 ela pode ter passado sete cidades em cinco anos, aí eu não sei.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u95906.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/images/20050502-pib.gif

Os nove municípios que agregam 25% do PIB são: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Manaus (AM), Belo Horizonte (MG), Duque de Caxias (RJ), Curitiba (PR), Guarulhos (SP) e São José dos Campos (SP).

Em relação a 1999, início da série histórica da pesquisa, Manaus passou Belo Horizonte e foram incluídos na lista Guarulhos, Duque de Caxias e São José dos Campos. Segundo o IBGE, o crescimento da economia de Manaus foi resultado do recebimento de royalties pelo tráfego de gás natural do poço de Urucu e principalmente pelo crescimento do parque industrial de Manaus.

Duque de Caxias passou da 15ª colocação para o 6º lugar com o crescimento da indústria, principalmente a ligada ao refino de petróleo.

A expansão de Guarulhos foi motivada pelas atividades industriais nos setores de produtos químicos, fabricação de máquinas e aparelhos elétricos, automobilístico e de materiais plásticos e borracha. Já São José dos Campos teve sua economia impulsionada pelo aumento das exportações.

Inconfidente
March 24th, 2007, 07:46 PM
Fonte: http://www.jornaldosamigos.com.br/economia_pib_municipios01.htm

Macaé (RJ) entra e Porto Alegre (RS) sai
do ranking dos 10 maiores PIB do país

O PIB dos Municípios mostra que, em 2004, foi mantida a concentração em relação à produção de riquezas no país: em 1999, sete municípios somavam 25% do PIB nacional; cinco anos depois, a mesma fatia era dividida por dez municípios.

Da mesma forma, continua o processo de perda de peso das capitais na produção de riquezas, em detrimento dos demais municípios das suas regiões metropolitanas e daqueles fora dos grandes centros urbanos.

De 2003 para 2004, Manaus teve o maior ganho de participação no PIB brasileiro, enquanto São Paulo (SP) teve a maior perda, embora continue ocupando a liderança do ranking. Em relação ao PIB per capita, entre as regiões metropolitanas, pela primeira vez a de São Paulo perdeu a primeira posição para o da Grande Porto Alegre. Na análise por setor produtivo, em 2004, Sorriso (MT) passou a ter a maior participação no valor adicionado da agropecuária; o Rio de Janeiro perdeu posições no ranking da indústria para Campos dos Goytacazes (RJ) e Manaus (AM); Brasília (DF), Osasco (SP) e Fortaleza (CE) foram os que mais ganharam participação nos serviços; e a atividade da administração pública representava mais de 70% do PIB em 39 municípios.

Em 2004, como em 2003, apenas 10 dos 5.560 municípios brasileiros (onde estavam 15,1% da população do país) concentravam 25% do PIB, e com 68 municípios chegava-se à metade de todas as riquezas produzidas em território nacional. Por outro lado, 1.295 municípios (3,7% da população) respondiam por 1% do PIB. Essa distribuição, quando comparada à de 1999, mostra uma leve desconcentração. Naquele ano, sete municípios já agregavam 25% do PIB, e 61 eram responsáveis por metade da renda.

Os dez municípios que representavam 25% do PIB em 2004 eram, por ordem decrescente, São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Manaus (AM), Belo Horizonte (MG), Campos dos Goytacazes (RJ), Curitiba (PR), Macaé (RJ), Guarulhos (SP) e Duque de Caxias (RJ). Em relação a 2002, as seis primeiras posições permaneceram inalteradas, ocorrendo ganho de posição de Curitiba e Macaé.

A capital paranaense passou de uma participação de 1,00% em 2003 para 1,08% em 2004, o que a levou do oitavo para o sétimo lugar. Macaé também subiu no ranking, com um aumento da participação relativa de 0,91% para 1,04%, de 2003 para 2004. O município fluminense, que não figurava entre os dez principais PIBs municipais, entrou no ranking na oitava posição, impulsionado pela indústria extrativa, especificamente do petróleo. Em 2004, houve alta do preço do barril de petróleo, em Reais, de cerca de 25% em relação ao ano anterior. Também ocorreu incremento na atividade industrial no setor de equipamentos petrolíferos.

Apesar do ganho de participação relativa, de 0,99% para 1,02%, de 2003 para 2004, Duque de Caxias, principal pólo de produção de derivados do petróleo no Estado do Rio de Janeiro, perdeu uma posição no ranking – da nona para a décima. Guarulhos, mesmo tendo permanecido com a mesma participação relativa (1,03%), passou do sétimo para o nono lugar.

Porto Alegre (RS), por sua vez, não só perdeu posição no ranking do PIB municipal como deixou de figurar entre os dez maiores: caiu da 10ª para a 13ª colocação, e sua participação passou de 0,94% para 0,90%. Os setores mais importantes nesse município, industrial e de serviços, cresceram abaixo da média do estado.

Os cinco municípios de menor PIB, em 2004, foram São Félix do Tocantins (TO), Santo Antônio dos Milagres (PI), São Miguel da Baixa Grande (PI), Ipueiras (TO) e Oliveira de Fátima (TO). A agregação do PIB deles representava aproximadamente 0,001% do total.

Os 10% dos municípios com maior PIB, em 2004, geraram 20,4 vezes mais riqueza que os 50% dos municípios com menor PIB. O Sudeste, onde essa diferença é maior (32,1 em 2004), apresentou estabilidade no indicador ao longo da série. No outro extremo, a região Sul apresentou o menor coeficiente de dispersão (8,8).

Nada impede que Campinas tenha passado as mesmas sete maiores em 3 anos só que agora começo a duvidar um pouquinho. :)

Alguém poderia postar dados mais atuais?

Tamarindo Cobra
March 24th, 2007, 07:56 PM
Me mostra o link? Estou interessado nos dados.:)

Prucura no "search" do forum, "PIB municipal 2004", tem um thread sobre isso, e esse assunto já foi discutido várias vezes no forum! Daí é só pegar os valores da produção de cada RM e somar tudo!

Tamarindo Cobra
March 24th, 2007, 07:59 PM
Fonte: http://www.jornaldosamigos.com.br/economia_pib_municipios01.htm

Macaé (RJ) entra e Porto Alegre (RS) sai
do ranking dos 10 maiores PIB do país

O PIB dos Municípios mostra que, em 2004, foi mantida a concentração em relação à produção de riquezas no país: em 1999, sete municípios somavam 25% do PIB nacional; cinco anos depois, a mesma fatia era dividida por dez municípios.

Da mesma forma, continua o processo de perda de peso das capitais na produção de riquezas, em detrimento dos demais municípios das suas regiões metropolitanas e daqueles fora dos grandes centros urbanos.

De 2003 para 2004, Manaus teve o maior ganho de participação no PIB brasileiro, enquanto São Paulo (SP) teve a maior perda, embora continue ocupando a liderança do ranking. Em relação ao PIB per capita, entre as regiões metropolitanas, pela primeira vez a de São Paulo perdeu a primeira posição para o da Grande Porto Alegre. Na análise por setor produtivo, em 2004, Sorriso (MT) passou a ter a maior participação no valor adicionado da agropecuária; o Rio de Janeiro perdeu posições no ranking da indústria para Campos dos Goytacazes (RJ) e Manaus (AM); Brasília (DF), Osasco (SP) e Fortaleza (CE) foram os que mais ganharam participação nos serviços; e a atividade da administração pública representava mais de 70% do PIB em 39 municípios.

Em 2004, como em 2003, apenas 10 dos 5.560 municípios brasileiros (onde estavam 15,1% da população do país) concentravam 25% do PIB, e com 68 municípios chegava-se à metade de todas as riquezas produzidas em território nacional. Por outro lado, 1.295 municípios (3,7% da população) respondiam por 1% do PIB. Essa distribuição, quando comparada à de 1999, mostra uma leve desconcentração. Naquele ano, sete municípios já agregavam 25% do PIB, e 61 eram responsáveis por metade da renda.

Os dez municípios que representavam 25% do PIB em 2004 eram, por ordem decrescente, São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Manaus (AM), Belo Horizonte (MG), Campos dos Goytacazes (RJ), Curitiba (PR), Macaé (RJ), Guarulhos (SP) e Duque de Caxias (RJ). Em relação a 2002, as seis primeiras posições permaneceram inalteradas, ocorrendo ganho de posição de Curitiba e Macaé.

A capital paranaense passou de uma participação de 1,00% em 2003 para 1,08% em 2004, o que a levou do oitavo para o sétimo lugar. Macaé também subiu no ranking, com um aumento da participação relativa de 0,91% para 1,04%, de 2003 para 2004. O município fluminense, que não figurava entre os dez principais PIBs municipais, entrou no ranking na oitava posição, impulsionado pela indústria extrativa, especificamente do petróleo. Em 2004, houve alta do preço do barril de petróleo, em Reais, de cerca de 25% em relação ao ano anterior. Também ocorreu incremento na atividade industrial no setor de equipamentos petrolíferos.

Apesar do ganho de participação relativa, de 0,99% para 1,02%, de 2003 para 2004, Duque de Caxias, principal pólo de produção de derivados do petróleo no Estado do Rio de Janeiro, perdeu uma posição no ranking – da nona para a décima. Guarulhos, mesmo tendo permanecido com a mesma participação relativa (1,03%), passou do sétimo para o nono lugar.

Porto Alegre (RS), por sua vez, não só perdeu posição no ranking do PIB municipal como deixou de figurar entre os dez maiores: caiu da 10ª para a 13ª colocação, e sua participação passou de 0,94% para 0,90%. Os setores mais importantes nesse município, industrial e de serviços, cresceram abaixo da média do estado.

Os cinco municípios de menor PIB, em 2004, foram São Félix do Tocantins (TO), Santo Antônio dos Milagres (PI), São Miguel da Baixa Grande (PI), Ipueiras (TO) e Oliveira de Fátima (TO). A agregação do PIB deles representava aproximadamente 0,001% do total.

Os 10% dos municípios com maior PIB, em 2004, geraram 20,4 vezes mais riqueza que os 50% dos municípios com menor PIB. O Sudeste, onde essa diferença é maior (32,1 em 2004), apresentou estabilidade no indicador ao longo da série. No outro extremo, a região Sul apresentou o menor coeficiente de dispersão (8,8).

Nada impede que Campinas tenha passado as mesmas sete maiores em 3 anos só que agora começo a duvidar um pouquinho. :)

Alguém poderia postar dados mais atuais?

Campinas é uma coisa, RM de Campinas é outra! A afirmação foi "A RM de Campinas só perde em PIB para as RMs do RJ e SP". E isso é verdade! Outras cidades tem PIB maior doque Campinas, isso é fato, mas não é oque estava em questão!

Vou trazer os dados.

Inconfidente
March 24th, 2007, 08:05 PM
Campinas é uma coisa, RM de Campinas é outra! A afirmação foi "A RM de Campinas só perde em PIB para as RMs do RJ e SP". E isso é verdade! Outras cidades tem PIB maior doque Campinas, isso é fato, mas não é oque estava em questão!

Vou trazer os dados.

Sim, é verdade. Mas como você somou os municípios de cada RM? Você tem um arquivo aí com a lista dos municípios de cada RM? Parece que no link que você postou: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/pibmunicipios/2004/tab01.pdf

só tem a relação por município...

Continuo sem entender de onde vêm estes "dados".

EricoWilliams
March 24th, 2007, 08:13 PM
Na verdade já tem alguns anos que o PIB da RMBH é o 3° do Brasil

Campinas tem o titulo de terceiro maior parque industrial do Brasil.

EricoWilliams
March 24th, 2007, 08:19 PM
Correção: O PIB da RMC é maior que o a da RMBH, não achei os dados da RMPOA

Inconfidente
March 24th, 2007, 08:32 PM
Correção: O PIB da RMC é maior que o a da RMBH, não achei os dados da RMPOA

Não achei dados de nenhuma RM, se alguém tiver uma tabela e postasse aqui, agradeceria muito.

Tamarindo Cobra
March 24th, 2007, 08:36 PM
Sim, é verdade. Mas como você somou os municípios de cada RM? Você tem um arquivo aí com a lista dos municípios de cada RM? Parece que no link que você postou: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/pibmunicipios/2004/tab01.pdf

só tem a relação por município...

Continuo sem entender de onde vêm estes "dados".

Não existe tabela específica por RM! Mas tem as por município, se quer tanto saber se tem alguma RM (além de SP e RJ!) maior que Campinas, é só somar!

No forum já surgiu essa discussão, e um forista fez a soma de todas as rms, o thread está perdido por aí!

Só três tem chance disso, Porto Alegre, Salvador e Belo Horizonte! Isso reduz bastante o trabalho!

Inconfidente
March 24th, 2007, 08:39 PM
Não existe tabela específica por RM! Mas tem as por município, se quer tanto saber se tem alguma RM (além de SP e RJ!) maior que Campinas, é só somar!

No forum já surgiu essa discussão, e um forista fez a soma de todas as rms, o thread está perdido por aí!

Só três tem chance disso, Porto Alegre, Salvador e Belo Horizonte! Isso reduz bastante o trabalho!

Você pode me dizer quais são os municipios da RM Campinas? Se souber, é claro. Só para eu ter uma noção do PIB da região.:)

Tamarindo Cobra
March 24th, 2007, 08:57 PM
Você pode me dizer quais são os municipios da RM Campinas? Se souber, é claro. Só para eu ter uma noção do PIB da região.:)

Poxa, desculpa, estava enganado! RMBH e RMPOA na frente da RMC! Confundi com o PIB per capta que era um dos melhores do Brasil! O Amigo Rogério fez essa tabela:

Aqui está o PIB de 15 RMs referente ao ano de 2004. Tirei os dados do site do IBGE e fiz a somatória no Excel. Se alguém achar alguma coisa errada, favor avisar para as devidas retificações. Mas acho que está tudo correto. :)

01 - SÃO PAULO

Arujá 840.677
Barueri 11.346.634
Biritiba-Mirim 203.314
Caieiras 694.137
Cajamar 1.876.918
Carapicuíba 1.374.463
Cotia 2.562.759
Diadema 5.361.029
Embu 1.413.960
Embu-Guaçu 356.898
Ferraz Vasconcelos 681.872
Francisco Morato 404.404
Franco da Rocha 955.668
Guararema 1.015.936
Guarulhos 18.194.924
Itapecerica da Serra 1.153.717
Itapevi 1.337.335
Itaquaquecetuba 1.494.780
Jandira 984.358
Juquitiba 207.527
Mairiporã 408.776
Mauá 4.908.052
Mogi das Cruzes 3.696.804
Osasco 9.496.519
Pirapora Bom Jesus 221.821
Poá 800.274
Ribeirão Pires 784.052
Rio Gde. Da Serra 263.255
Salesópolis 170.333
Santa Isabel 290.417
Santana Parnaíba 1.085.714
Santo André 9.629.902
S. Bernardo Campo 16.906.079
S.Caetano do Sul 6.694.384
S.Lourenço da Serra 85.124
São Paulo 160.637.533
Suzano 3.784.362
Taboão da Serra 2.485.911
Vargem Gde.Paulista 316.633

Total: 275.127.255

02 - RIO DE JANEIRO

Belford Roxo 2.873.603
Duque de Caxias 17.955.126
Guapimirim 284.620
Itaboraí 1.148.804
Japeri 353.881
Magé 1.034.665
Mesquita 715.946
Nilópolis 768.020
Niterói 5.831.066
Nova Iguaçu 4.653.534
Paracambi 227.129
Queimados 911.160
Rio de Janeiro 73.974.912
São Gonçalo 5.197.183
S.João de Meriti 2.141.542
Seropédica 488.636
Tanguá 249.012

Total: 118.808.839

03 - PORTO ALEGRE

Alvorada 710.084
Araricá 35.285
Arroio dos Ratos 81.822
Cachoeirinha 1.849.747
Campo Bom 1.278.303
Canoas 8.610.943
Capela de Santana 73.914
Charqueadas 751.754
Dois Irmãos 546.362
Eldorado do Sul 791.286
Estância Velha 546.817
Esteio 1.406.334
Glorinha 121.749
Gravataí 3.894.463
Guaíba 890.662
Ivoti 294.002
Montenegro 1.126.656
Nova Hartz 241.323
Nova Sta. Rita 240.243
Novo Hamburgo 3.434.114
Parobé 487.042
Portão 790.975
Porto Alegre 15.944.201
Sto.Antonio Patrulha 340.280
São Jerônimo 188.438
São Leopoldo 2.005.186
Sapiranga 882.471
Sapucaia do Sul 1.760.632
Taquara 334.397
Triunfo 6.461.807
Viamão 1.342.599

Total: 57.463.891

04 - BELO HORIZONTE

Baldim 49.136
Belo Horizonte 24.513.367
Betim 14.838.747
Brumadinho 358.996
Caeté 140.751
Capim Branco 30.461
Confins 50.985
Contagem 8.004.725
Esmeraldas 187.532
Florestal 30.860
Ibirité 624.929
Igarapé 141.035
Itaguara 74.896
Itatiaiuçu 142.251
Jaboticatubas 59.157
Juatuba 633.393
Lagoa Santa 326.402
Mário Campos 35.910
Mateus Leme 257.688
Matozinhos 389.706
Nova Lima 1.282.768
Nova União 22.107
Pedro Leopoldo 576.575
Raposos 35.371
Ribeirão das Neves 824.594
Rio Acima 45.368
Rio Manso 20.387
Sabará 756.226
Santa Luzia 1.253.005
S.Joaquim de Bicas 155.907
São José da Lapa 187.679
Sarzedo 99.618
Taquaruçu de Minas 14.148
Vespasiano 690.953

Total 56.855.633

05 - CAMPINAS

Americana 3.557.084
Artur Nogueira 266.046
Campinas 14.716.830
Cosmópolis 424.847
Engenheiro Coelho 182.852
Holambra 201.715
Hortolândia 2.354.215
Indaiatuba 3.239.536
Itatiba 1.387.320
Jaguariúna 3.727.973
Monte Mór 831.478
Nova Odessa 757.522
Paulínia 10.010.037
Pedreira 305.978
Sta.Bárbara D'Oeste 1.907.598
Sto.Antonio Posse 157.788
Sumaré 3.674.763
Valinhos 1.824.543
Vinhedo 1.622.580

Total: 51.150.705

06 - RIDE-DF/ENTORNO

Abadiânia 49.646
Água Fria de Goiás 65.641
Águas Lindas 296.898
Alexânia 227.407
Brasília-DF 43.521.629
Buritis-MG 203.959
Cabeceiras 77.748
Cidade Ocidental 122.031
Cocalzinho de Goiás 60.225
Corumbá de Goiás 42.480
Cristalina 383.118
Formosa 334.695
Luziânia 1.100.160
Mimoso de Goiás 20.766
Novo Gama 189.979
Padre Bernardo 110.830
Pirenópolis 93.880
Planaltina 211.675
Sto.Antonio Descoberto 150.958
Unaí-MG 697.512
Valparaíso de Goiás 276.765
Vila Boa 17.711

Total 48.255.713

07 - SALVADOR

Camaçari 15.891.624
Candeias 1.877.158
Dias D'Avila 1.226.748
Itaparica 74.208
Lauro de Freitas 1.024.668
Madre de Deus 333.936
Salvador 14.218.146
S. Francisco Conde 9.261.759
Simões Filho 2.169.767
Vera Cruz 116.856

Total 46.194.870

08 - CURITIBA

Adrianópolis 32.679
Agudos do Sul 45.688
Almirante Tamandaré 461.367
Araucária 6.697.619
Balsa Nova 192.961
Bocaiúva do Sul 46.928
Campina Gde.Do Sul 203.140
Campo Largo 965.338
Campo Magro 111.457
Cerro Azul 83.158
Colombo 960.282
Contenda 105.333
Curitiba 19.109.744
Doutor Ulysses 43.615
Fazenda Rio Grande 312.827
Itaperuçu 76.469
Lapa 459.373
Mandirituba 174.487
Pinhais 1.238.861
Piraquara 305.002
Quatro Barras 283.146
Quitandinha 89.031
Rio Branco do Sul 371.613
São José dos Pinhais 5.683.425
Tijucas do Sul 69.524
Tunas do Paraná 20.757

Total: 38.143.824

09 - RECIFE

Abreu e Lima 505.650
Araçoiaba 37.195
Cabo Sto.Agostinho 3.870.940
Camaragibe 383.253
Igarassu 710.068
Ipojuca 2.871.460
Ilha de Itamaracá 62.926
Itapissuma 407.530
Jaboatão Guararapes 3.967.613
Moreno 215.968
Olinda 1.551.178
Paulista 1.003.352
Recife 14.279.476
S.Lourenço da Mata 310.279

Total: 30.176.888

10 - GRANDE VITÓRIA

Cariacica 2.037.184
Fundão 131.239
Guarapari 498.962
Serra 6.520.882
Viana 569.151
Vila Velha 3.199.159
Vitória 9.270.129

Total: 22.226.706

11 - FORTALEZA

Aquiraz 388.273
Caucaia 982.866
Chorozinho 50.221
Euzébio 567.860
Fortaleza 15.797.377
Guaiúba 46.607
Horizonte 466.616
Itaitinga 69.501
Maracanaú 2.026.388
Maranguape 378.806
Pacajus 297.314
Pacatuba 224.988
S.Gonçalo Amarante 107.935

Total: 21.404.752

12 - BAIXADA SANTISTA

Bertioga 279.529
Cubatão 8.061.954
Guarujá 1.921.481
Itanhaém 443.173
Mongaguá 217.125
Peruíbe 315.787
Praia Grande 1.231.252
Santos 5.510.272
São Vicente 1.216.897

Total: 19.197.470

13 - NORTE/NORDESTE CATARINENSE

Araquari 149.032
Balneário Barra do Sul 34.569
Barra Velha 173.213
Campo Alegre 127.195
Corupá 145.316
Garuva 119.691
Guaramirim 424.872
Itaiópolis 182.318
Itapoá 65.534
Jaraguá do Sul 3.634.761
Joinville 7.274.931
Mafra 581.797
Massaranduba 199.805
Monte Castelo 92.171
Papanduva 170.493
Rio Negrinho 460.112
S.Bento do Sul 1.253.280
S.Fco.do Sul 1.875.862
S.João do Itaperiú 60.836
Schroeder 104.151

Total: 17.129.939

14 - GOIANIA

Abadia de Goiás 19.219
Aparecida de Goiania 1.605.166
Aragoiania 26.440
Goianapolis 29.454
Goiania 8.593.612
Goianira 142.042
Hidrolandia 131.376
Nerópolis 192.912
Sto.Antonio Goiás 17.445
Senador Canedo 1.152.214
Trindade 389.795

Total: 12.299.675

15 - BELÉM

Ananindeua 1.583.802
Belém 8.143.653
Benevides 146.018
Marituba 253.582
Sta.Bárbara do Pará 31.517

Total: 10.158.572

Inconfidente
March 25th, 2007, 12:29 AM
Poxa, desculpa, estava enganado! RMBH e RMPOA na frente da RMC! Confundi com o PIB per capta que era um dos melhores do Brasil! O Amigo Rogério fez essa tabela:

Tudo bem Tarcísio,
eu achei só estranho mesmo, porque Belo Horizonte tem dois municípios colados bem industriais. Um é Contagem, com o maior parque industrial de Minas Gerais, o outro é Betim onde simplesmente fica a fábrica da Fiat e a fiat faz e vende muuuuuuuuiiiito carro. Ainda tem a fábrica da Iveco (divisão de utilitários da fiat) em Lagoa Santa e a sede da Fiat Brasil em Nova Lima, tudo isso a no máximo 40 min do centro de bh. Imagine POA então!

De qualquer maneira a RMC é bem expressiva, só de ter a UNICAMP! Como eu sempre falo aqui no fórum: Não considero nem interior.