View Full Version : Custo zero para qualificar espaços públicos no País

Barragon
January 10th, 2007, 10:24 AM
http://dn.sapo.pt/2007/01/10/899427.jpg

Os espaços públicos que se encontram desaproveitados e abandonados e se multiplicam por todo o País vão poder ser qualificados a custo zero para autarquias e organismos públicos que detêm essas áreas. Esta é a base do projecto CenárioUrbano, concebido por três jovens que procuram soluções arquitectónicas, transmitindo a imagem da marca que patrocina essas intervenções.

Miguel Castro explica ao DN que o objectivo é "elaborar projectos à medida dos valores que a marca pretende transmitir". E dá como exemplo "um jardim com bancos aquecidos e candeeiros fotovoltáicos para poupar energia, no caso de o projecto ser apoiado por uma empresa desse sector, como a EDP ou a Galp".

"Com o nosso projecto, a marca toca no consumidor", diz o mesmo responsável, exemplificando que "um espaço desaproveitado pode transformar-se num jardim tecnológico, com soluções inovadoras, sistemas wireless, tomadas para ligar a bateria do telemóvel ou até fazer carregamentos para cartões pré-pagos. Os candeeiros transmitiriam no pavimento o símbolo da marca da operadora de telecomunicações patrocinadora do projecto".

Desta forma, "estamos a vender o valor da marca, não um produto específico", salienta Pedro Correia da Silva, também da CenárioUrbano, adiantando outra ideia: na antiga rotunda de Alcântara, onde "há muitos espaços desaproveitados, pode-se criar um pomar, com árvores de fruto e outros alimentos que vêm da terra, para representar uma marca de distribuição alimentar e transmitir a frescura dos seus produtos".

Em estudo também está a transformação de um terreno situado na esquina da Avenida Lusíada com a Avenida dos Combatentes (entre o Estádio Universitário e o Hospital de Santa Maria) "num parque de estacionamento devidamente ordenado, com uma loja de flores, uma caixa multibanco, um café e outros espaços. Neste caso, a autarquia até passaria a receber dinheiro das receitas do estacionamento pago".

Para Miguel Castro, esta é também "uma solução para evitar o problema do ruído visual causado pelos outdoors publicitários, que têm de ser reduzidos".

Segundo explicou, a CenárioUrbano "é uma agência que promove junto de câmaras municipais, juntas de freguesia e outros organismos públicos, como administrações de zonas portuárias, a qualificação de espaços urbanos subaproveitados e em situação de abandono".

Para isso, "procura financiamento junto de empresas, que, colaborando nestes projectos, fortalecem a sua imagem de marca. Com a diferença de se tratar de uma solução que nada tem a ver com a publicidade tradicional divulgada através de cartazes expostos em mupis ou outdoors, durante períodos de tempo muito efémeros. Estes projectos prolongam-se, no mínimo, durante dois ou três anos, comprometendo-se a empresa promotora a custear a manutenção dos respectivos espaços".

"Durante o Verão, apresentámos o projecto a dez câmaras municipais (Lisboa, Porto, Aveiro, Faro, Gaia, Cascais, Oeiras, Amadora, Sesimbra e Almada) e recebemos um acolhimento entusiástico e apoio para começar a implementar esta iniciativa", revelou Miguel Castro.

Adiantou que "já foram identificados vários locais que necessitam de intervenção e estudadas soluções arquitectónicas a adoptar. Decorrem agora contactos com empresas líderes no mercado português".

O projecto é hoje apresentado nas Junta de São João de Brito, em Lisboa, e pode ser consultado em www.cenariourbano.com.

Fonte: DN

Arpels
January 10th, 2007, 11:28 AM
custo 0? :sly:

Fern
January 10th, 2007, 04:19 PM
Vi hoje no Dn por acaso. Infelizmente a página deles nao funciona porque eu gostava de ver o antes e o depois porque há um projecto em que me parece que vão ser cortadas umas árvorezitas para que os candeeiros fotovoltáicos possam funcionar... :|

doria
January 10th, 2007, 05:56 PM
:sly:

Arpels
January 10th, 2007, 06:22 PM
Vi hoje no Dn por acaso. Infelizmente a página deles nao funciona porque eu gostava de ver o antes e o depois porque há um projecto em que me parece que vão ser cortadas umas árvorezitas para que os candeeiros fotovoltáicos possam funcionar... :|

:| mas neste render tem arvores....

Fern
January 10th, 2007, 09:49 PM
Eu escrevi "ha um projecto".. ves algum candeeiro fotovoltaico nesse render? :lol:

JohnnyMass
January 11th, 2007, 02:10 AM

fantástico!:lol: