View Full Version : Jacu-Pêssego segue cronograma para interligar Zona Leste ao ABC

rkj
January 11th, 2007, 07:30 AM
http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/upload/Jacu_200x150_cortesia_siurb_1168470638.jpg
Cortesia/Siurb
Obra vai desafogar o trânsito na Zona Leste

Jacu-Pêssego segue cronograma para interligar Zona Leste ao ABC

Obras se concentram na construção do viaduto sobre a linha da CPTM, que é feito com vigas pré-moldadas. Está sendo feita também a ligação do complexo viário até a rodovia Ayrton Senna. Complexo deve ser entregue dentro de um ano.

As obras do complexo viário Jacu-Pêssego, que pretendem desafogar o trânsito na Zona Leste e interligar vários bairros à região do ABC, devem ser entregues à população paulistana dentro de um ano. Atualmente, as obras se concentram na construção do viaduto sobre a linha da CPTM, que é feito com vigas pré-moldadas.

De acordo com o secretário de Obras e Infra-Estrutura Urbana, a segunda frente de obras em andamento é a ligação do complexo viário até a rodovia Ayrton Senna. Nesse local estão sendo feitas obras de aterro, que é executado com uma sobrecarga, e só depois desse trabalho poderá ser colocado o pavimento.

O viaduto sobre a CPTM tem 455 metros de comprimento, com duas pistas de quatro faixas cada uma. Está em fase de execução das fundações, blocos, pilares e vigas. Ao todo, serão colocadas 166 vigas nos dois viadutos. Cada uma pesa 70 toneladas (menor) ou 90 toneladas (maior), com 43 metros de comprimento. No canteiro de obras, estão 40 vigas para serem içadas.

O complexo Jacu-Pêssego fará a ligação da Zona Leste - entre os bairros de Itaquera, São Miguel, São Mateus e Guaianases e o Aeroporto Internacional de Guarulhos, região do ABC e Porto de Santos. A estimativa é que no total sejam investidos R$ 57 milhões nesta obra.

Até ser finalizada, no primeiro semestre de 2008, a obra terá concluídas algumas etapas intermediárias, como, por exemplo, uma ligação que possibilitará a entrada de quem chega a São Paulo pela rodovia Ayrton Senna já na Jacu Pêssego.

A estimativa da Prefeitura é que mais de um milhão de pessoas sejam beneficiadas com a melhoria das condições de tráfego no local. As intervenções propostas em todo o complexo viário estão localizadas em área próxima da confluência das avenidas Jacu-Pêssego e Assis Ribeiro, até a rodovia Ayrton Senna, na divisa com o município de Guarulhos.

Também estão sendo executados o viário entre o viaduto CPTM, a ponte principal sobre o rio Tietê, com 760 metros de extensão, em duas pistas, com quatro faixas cada uma, e o entroncamento viário entre o viaduto e as avenidas Jacu-Pêssego e Assis Ribeiro. Esta etapa tem a conclusão prevista até julho de 2007.

As obras englobam, ainda, o entroncamento entre a avenida Assis Ribeiro e a avenida Santos Dumont, a ponte sobre o rio Tietê e a rodovia Ayrton Senna, numa extensão de 255 metros, com duas pistas com três faixas cada uma, e as alças de acesso da ponte São Paulo-Jacu e ponte Jacu-Rio de Janeiro. A previsão de término desta etapa é até o fim de 2007.

RRC
January 11th, 2007, 07:40 AM
Essa é uma grande obra da qual se fala muito pouco. Na minha opinião é a obra viária mais importante em andamento na cidade, mais importante inclusive que a Ponte estaiada do Rio Pinheiros.

RRC
January 11th, 2007, 07:54 AM
Pra quem não conhece o local fiz esse mapinha:

Em azul o trecho atual da Jacu-Pessêgo, ela vai daí até próximo de Santo André
Em vermelho o trecho que está sendo construido
Em verde o viaduto sobre a linha da CPTM, onde as obras estão mais concentradas
Em amarelo a ponte estaiada sobre o Rio Tietê e a Rod. Ayrton Senna

http://img440.imageshack.us/img440/8618/jacubq3.jpg

http://img401.imageshack.us/img401/546/img89702kz.jpg

http://img401.imageshack.us/img401/9081/img89691jl.jpg

gutooo
January 11th, 2007, 08:08 AM
Não vejo a hora de ver essa ponte pronta!

Danielle Bandeira
January 11th, 2007, 05:14 PM
Depois de tanto ver promessas e projetos para essa avenida, finalmente eu posso ter a certeza de que agora esse negócio sai do papel. m))

Estou muito otimista, muito mesmo. Depois que for concluída, acredito que a zona leste dará um salto de desenvolvimento. :yes:

Lembro-me de uma vez em que foi citado em uma das várias matérias sobre a Jacu-Pêssego que, além de desafogar o trânsito e fazer ligação com a região metropolitana, ela viria a se tornar uma "nova" Berrini; apesar de eu achar isso um pouco fantasioso, não descarto a possibilidade.

De qualquer forma, esse complexo será um grande ganho para São Paulo. :nocrook:

gomessobral
January 12th, 2007, 08:41 AM
Vale Lembrar que Durante muitos Anos a Jacu-Pessego será o Trecho Leste do Rodoanel, pois aos passos que andam as obras do Rodoanel, talves nossa geração nem veja ele completado.
Outro fator importante é que com os pedágios e o transito pesado da Marginal tiete, esse será outro importante ponto de fuga.
Quanto a avenida se tornar uma Nova Berrini, tenho lá minhas dúvidas por varios motivos, sendo eu morador do bairro em um condomínio de classe média baixa extamente no cruzamento da Jacu-Pessego com a Nova Radial, posso dizer que o complexo vai ser ótimo para a região e porque nào dizer para toda grande São Paulo, vai viabilizar pólos industriais e muito mais desenvolvimento em especial para Itaquera que vem crescendo a uma velocidade comparada somente ao tatuapé, porém, o tráfego será muito parecido ao da Avenida Salim Farah maluf, ou seja muitos veiculos pesados o que não ocorre na Berrini.
Apesar de na propria avenida Jacu Pessego já contar 2 Hipermercados Carrefour (Itaquera e São Miguel ) um atacadão ( Itaquera ) um Sup. Davó ( São Miguel ), uma estação da CPTM com padrão de Metro ( Dom Bosco em Itaquera ) e um acesso facilitado para a Radial Leste e Shopping Metro Itaquera (em obras aceleradas ) e pelo menos uns 15 condomínios verticais de classe média mais concentrados em Itaquera além de Habibs, Mc Donalds etc, o complexo não vai torna-la uma Berrini porém vai alavancar uma revolução na Zona Leste em especial Itaquera que poderá se tornar em poucos anos um grande centro comercial e de negócios.

BrunoFoca
January 12th, 2007, 01:59 PM
Hoje no Diario Oficial de São Paulo tá falando sobre as pontes estaiadas da cidade.

RRC
March 1st, 2007, 08:08 AM
Subi esse thread pra saber se alguem tem mais informações sobre essa obra, como ela está atualmente.

Da última vez que passei pela pela Rod. Ayrton Senna vi que os pilares da futura ponte e seus viadutos axiliares já estão lá, mas gostaria de saber tb das obras do lado de dentro do bairro.

mopc
March 2nd, 2007, 02:35 AM
Qual a previsão de entrega?

krypton
March 2nd, 2007, 04:13 AM
Como disse o gomessobral, é importante terminar a Jacu-Pêssego até o sul, completando o trecho que falta entre o final dela, em S. Mateus, até o inicio da Av. Papa João XXIII, em Maua. Essa avenida vai ser transformada em via expressa com a conclusão do trecho sul do Rodoanel. Assim, estaria pronta uma ligação direta Rodoanel Sul-Ayrton Senna... que beleza seria!