View Full Version : Trem de alta velocidade no RS (Sonho meu! sonho meu!)

Emmjay
January 11th, 2007, 12:59 PM
Trem de alta velocidade no RS

10/01/2007 - Radiofandango.com.br (RS)

Eleito para o quarto mandato na Assembléia Legislativa, o deputado estadual Paulo Azeredo (PDT) não assumirá o cargo. Desde que teve seu nome confirmado para chefiar a Secretaria de Obras do governo Yeda Crusius, o autor do projeto para implantação do trem-bala gaúcho tem ouvido a mesma pergunta:

– E agora deputado, será que sai o trem-bala?

Diplomático, ele responde que ainda não conversou sobre o assunto com a governadora, mas não disfarça a expectativa de que sua idéia saia do papel. Além do projeto discutido há mais de uma década para unir o Litoral Norte à Capital por meio do trem de alta velocidade, Azeredo revela planos ainda mais audaciosos: sonha com essa mesma conexão entre São Paulo, Porto Alegre e Buenos Aires:

– Imagina, com o caos nos aeroportos, as pessoas poderiam ir da capital gaúcha à paulista em quatro horas. No começo, fui chamado de louco, mas muitos dos que se referiam assim apóiam hoje o projeto. Tanto que foi aprovada na Assembléia uma verba de R$ 500 mil para estudos técnicos de viabilidade.

Mais do que defensor da idéia do trem-bala, Azeredo é um amante das ferrovias. Acredita que esse meio de transporte facilitaria a movimentação de pessoas e ajudaria a desafogar o escoamento da produção gaúcha. O deputado-secretário defende também a ampliação da linha do Trensurb, que hoje liga a Capital a São Leopoldo. O serviço seria ampliado até Canela, na Serra, passando por Novo Hamburgo e Taquara.

Outra aposta seria explorar o potencial turístico de uma Maria-Fumaça entre Montenegro, no Vale do Caí, e Guaporé, na Serra. Visionário, o secretário gostaria de ver retomada a linha de passageiros entre Porto Alegre, Santa Maria e Uruguaiana para passeios nos finais de semana.
Como verbas para investimentos estão descartadas pela governadora, Azeredo pretende se concentrar no melhor aproveitamento dos recursos de sua secretaria.

O montenegrino, que já foi professor de química e agropecuarista antes de ingressar na política, pretende extinguir quatro coordenadorias regionais.

– Temos 28 coordenadorias regionais de obras e 24 conselhos regionais de desenvolvimento. Temos de unificar isso – justifica.

Entre suas prioridades, também estão reformas nas escolas estaduais que devem ser feitas até março para possibilitar o início do ano letivo.

Kaique
January 11th, 2007, 01:55 PM
Tomara que peguem gosto pela coisa. POA Curitiba de trem seria de mais, incluindo SP e Buenos Aires então!!

censurado
January 11th, 2007, 02:15 PM
Tomara que peguem gosto pela coisa. POA Curitiba de trem seria de mais, incluindo SP e Buenos Aires então!!

uhEUheuh seria d+ + duvido q saia xD !

IMPÉRIO-BR
January 11th, 2007, 02:29 PM
Seria mais viável, economicamente, um trem bala Rio- Sampa(mais perto e mais possível, centros financeiros do Brasil....) do que POA-Sampa.

Kaique
January 11th, 2007, 02:37 PM
Não precisa ser um trem bala aos moldes do Japonês, um TGV já quebra um galhão.

Emmjay
January 11th, 2007, 03:23 PM
Seria mais viável, economicamente, um trem bala Rio- Sampa(mais perto e mais possível, centros financeiros do Brasil....) do que POA-Sampa.
Esse projeto já existe, e sei não, acho que até fim de 2007 começa a sair do paopel... pelo menos espero.

Emmjay
January 11th, 2007, 03:26 PM
Não precisa ser um trem bala aos moldes do Japonês, um TGV já quebra um galhão.
Quando li a materia pensei a mesma coisa... não adianta agente querer dá o pulo maior que a perna, um exemplo disso é a Argentina e o Chile que tem bons sistema de ferrovias intermunicipais, agora que a Argentina está cogitando um trem-bala.

Tamarindo Cobra
January 11th, 2007, 06:59 PM
Páááára, pááára! Se não ceis me fazem chorar! Só em novela mesmo pra ver o Sul ligado à SP por ferrovias com trens confortáveis e modernos!! :(:(

Pesquisadorbsb
January 11th, 2007, 10:28 PM
Olha é possivel, mas isso se todos os governadores do sul derem sua contribuição, sem jogar tudo na mão da iniciativa privada.

Hed
January 11th, 2007, 10:54 PM
Ótima notícia, pena que atualmente é inviável...

Kelsen
January 11th, 2007, 11:23 PM
Seria um sonho mesmo. Mas é muito difícil sair do papel.

Vittariano
January 12th, 2007, 12:45 AM
Ótima notícia, pena que atualmente é inviável...

Concordo, atualmente é inviável. Não conseguem nem construir a linha 2 do metrô de POA, nem mesmo ampliar a linha atual até Novo Hamburgo, que é menos de 10km,e querem sonhar com um trem de alta velocidade?
:ohno: :ohno: :ohno:

Kaique
January 12th, 2007, 02:18 AM
Concordo, atualmente é inviável. Não conseguem nem construir a linha 2 do metrô de POA, nem mesmo ampliar a linha atual até Novo Hamburgo, que é menos de 10km,e querem sonhar com um trem de alta velocidade?
:ohno: :ohno: :ohno:

Má vontade política não significa inviabilidade econômica!

Depois eu duvido que Itaipú, Tucuruí, Belém-Brasília... fossem viáveis qdo foram construidas. Tirem elas, hoje, e vejam se o país continua.

Hed
January 12th, 2007, 02:31 AM
Má vontade política não significa inviabilidade econômica!

Depois eu duvido que Itaipú, Tucuruí, Belém-Brasília... fossem viáveis qdo foram construidas. Tirem elas, hoje, e vejam se o país continua.
É que a situação do Estado é exatamente o contrário: existe vontade política, o que não existe é viabilidade econômica. :|
A Yeda tem muita disposição e certamente lutaria para a aprovação desse projeto, porém o Estado não tem dinheiro para nada! Para que esse empreendimento pudesse sair, seus recursos deveria ser exclusivamente privados, municipais ou federais.

AndreKenji
January 12th, 2007, 02:41 AM
Trem-bala é o seguinte: uma linha de alta velocidade no Padrão francês é absurdamente cara, por quê você tem que trabalhar com um raio de curva de sete quilômetros, trilhos especiais e linhas dedicadas. É um custo que rivaliza com o metrô na Europa, que tem um relevo menos acidentado que no Brasil. ; )

Mesmo em países como a Itália e os EStados Unidos se utiliza uma variante do TGV(Pendolino e o Acela Express), que são trens com velocidades bem mais modestas que o Shinkansen e o TGV.

Se alguém falar que vai fazer algo como o Acela Express ou o Pendolino no Brasil ainda vai. Mas acho que um TGV como o francês não. Isso é praticamente impossível.

Ainda mais que o Eixo Porto Alegre-Curitiba-São Paulo tem densidade populacional relativamente baixa(Além de um relevo muito ruim, como quem viaja pela Régis Bittencourt conhece). Tirando as capitais, você não tem grandes cidades como Volta Redonda ou Araraquara no meio...

krypton
January 12th, 2007, 03:07 AM
Quando li a materia pensei a mesma coisa... não adianta agente querer dá o pulo maior que a perna, um exemplo disso é a Argentina e o Chile que tem bons sistema de ferrovias intermunicipais, agora que a Argentina está cogitando um trem-bala.

A Argentina não tem bons sistemas de ferrovias intermunicipais, as poucas rotas que restam estao hiper sucateadas. Têm, sim, otimos (e baratos) sistemas rodoviarios, à maneira do Brasil. Alias, até os trens metropolitanos de Buenos Aires são ruins (exceto a linha costeira, que vai a San Isidro e Tigre). A CPTM da um banho. Agora, quanto ao trem bala deles, é verdade, cogita-se um trem bala de Rosario a Buenos Aires. Bem que ele podia ser estendido até Santa Fé, Parana e depois a Uruguaiana, onde estaria conectado com o trem bala gaucho. Ai, ai, é bom sonhar... :ohno:

krypton
January 12th, 2007, 03:16 AM
Ainda mais que o Eixo Porto Alegre-Curitiba-São Paulo tem densidade populacional relativamente baixa(Além de um relevo muito ruim, como quem viaja pela Régis Bittencourt conhece). Tirando as capitais, você não tem grandes cidades como Volta Redonda ou Araraquara no meio...

Discordo completamente!! Entre Florianopolis e Porto Alegre, estão as cidades de Torres, Criciuma (e adjacências); entre Floripa e Curitiba, estão Balneario Camboriu, Itajai, Navegantes (e o vale do Itajai, com Blumenau, Brusque, etc, que estão proximos), Joinville; entre Curitiba e São Paulo, estão Itapetininga, Sorocaba... creio sim que ha demanda e grandes aglomerações no caminho. O TGV, na França, para em cidades de 80 000 habitantes, como Poitiers, ou até cidades como Bayonne e La Rochelle (50 000) Saintes, Dax, Angoulême (30 000) ou - pasme - Ruffec (10 000)!!! Não vejo porque no Brasil não pode ter paradas em Criciuma (130 000, se não me engano) ou Balneario Camboriu, que gira em torno dos 100 000.

gsouza
January 12th, 2007, 08:21 AM
Se depender do atual governo do estado não sairá nunca.

CORRIGINDO:
Se depender do atual DESgoverno do estado não sairá nunca.

Hed
January 12th, 2007, 08:33 AM
Vc não está falando sério, né? :bash: :ohno:

Príncipe
January 12th, 2007, 08:41 AM
Acho que com o estado das finanças no RS , eu digo que esse projeto é apenas um sonho, vou além, é um delírio...:ohno:

Emmjay
January 12th, 2007, 10:25 AM
A Argentina não tem bons sistemas de ferrovias intermunicipais, as poucas rotas que restam estao hiper sucateadas. Têm, sim, otimos (e baratos) sistemas rodoviarios, à maneira do Brasil. Alias, até os trens metropolitanos de Buenos Aires são ruins (exceto a linha costeira, que vai a San Isidro e Tigre). A CPTM da um banho. Agora, quanto ao trem bala deles, é verdade, cogita-se um trem bala de Rosario a Buenos Aires. Bem que ele podia ser estendido até Santa Fé, Parana e depois a Uruguaiana, onde estaria conectado com o trem bala gaucho. Ai, ai, é bom sonhar... :ohno:
Sucateados??????

olha o site da TBA ( http://www.tbanet.com.ar/sitioasp/descargas/fotogaleria.asp )

e ve se isso é sucateado... mas mesmo se fosse, melhor que nada! ou melhor, quase nada, exceto o trem da Vale de vitoria-BH e o de São Luiz. Além das ferrovias do chile ( http://www.efe.cl ) que na minha opinião seria o modelo mais proximo a nossa realidade a ser adotado

Kaique
January 12th, 2007, 01:12 PM
Discordo completamente!! Entre Florianopolis e Porto Alegre, estão as cidades de Torres, Criciuma (e adjacências); entre Floripa e Curitiba, estão Balneario Camboriu, Itajai, Navegantes (e o vale do Itajai, com Blumenau, Brusque, etc, que estão proximos), Joinville; entre Curitiba e São Paulo, estão Itapetininga, Sorocaba... creio sim que ha demanda e grandes aglomerações no caminho. O TGV, na França, para em cidades de 80 000 habitantes, como Poitiers, ou até cidades como Bayonne e La Rochelle (50 000) Saintes, Dax, Angoulême (30 000) ou - pasme - Ruffec (10 000)!!! Não vejo porque no Brasil não pode ter paradas em Criciuma (130 000, se não me engano) ou Balneario Camboriu, que gira em torno dos 100 000.

Já ia fazer o memso comentário.

marcovsk
January 12th, 2007, 01:26 PM
Seria ótimo isso, não depender de avião ou de onibus, já passou da hora do Brasil re-investir em ferrovias, o trem Maringá-Londrina sai do papel esse ano, só quero ver. :D

caco
January 12th, 2007, 06:37 PM
^^ é sério?

Tamarindo Cobra
January 12th, 2007, 07:15 PM
É, pro terreno do Brasil, principalmente no trajeto citado (POA-SP), tem que ser o Pendolino, ICE, ou qualquer coisa do gênero! Fora que se esse sistema fosse adotado, seria mais fácil de leva-lo à outras regiões!

É só ter vontade política, e dar algumas canetadas que qualquer projeto ferroviário sai! Infelizmente, não existe isso nesse governo, muito menos o empenho e competência pra algo do gênero! :(

AndreKenji
January 12th, 2007, 10:12 PM

A França é a França, ué. Lá as cidades de fato servem lugares que foram preparados para crescimento planejado em torno do trem.

Mas nenhuma dessas cidades que você citou chega perto de uma Araquarara ou de um São José dos Campos da vida. Isso sem contar que para servir Sorocaba, Itapetininga, Curitiba, Joinville e Balneário Camboriú a linha que fazer um monte de curvas...

AndreKenji
January 12th, 2007, 10:13 PM
Aliás, entre Chicago e Nova York a distância é a mesma, e nem assim tem TGV lá.

RRC
January 12th, 2007, 10:15 PM

E do atual governo federal??

Depois sou eu que me omito né Sr Gustavo?

gaucho
January 13th, 2007, 03:58 AM
Não acho q é necessário um trem-bala! Um trem moderno de alta velocidade como os q existem na europa já estão de bom tamanho, os que ligam Hamburgo a Estocolmo são ótimos!

Na verdade a linha deveria ser Caxias do Sul-Porto Alegre-Torres, com várias paradas entre essas cidades, durante o inverno a demanda cairia muito na direção de Torres, mas a rota Caxias do Sul-Porto Alegre continuaria cheia.

Hed
January 13th, 2007, 04:15 AM
^^ Concordo, não seria necessário um trem-bala. Um trem comum, com boa velocidade, já seria MUUUITO bom! Poderia passar pelas cidades da serra, depois descer para o litoral norte.

gsouza
January 13th, 2007, 04:23 AM
Vc não está falando sério, né? :bash: :ohno:

Estou SIM falando sério, e MUITO SÉRIO MESMO, POIS COM A TOTAL INCOMPETÊNCIA DA ATUAL DESGOVERNADORA NENHUM PROJETO BOM SAÍRA NOS PRÓXIMOS QUATRO ANOS – É A REALIDADE – QUEIRA OU NÃO.
A nossa atual DESgovernadora já provou a sua TOTAL BURRICE e INCOERENCIA ao querer apoio a ''falsas'' medidas para ''consertar'' (ou deveria dizer DESconsertar?) as finanças do DESestado do Rio Pequeno do Sul sem nem mesmo tentar dialogar com a sociedade – BEM ao contrário dos dois governos de esquerda q o estado teve recentemente (PDT e PT).
YEDA CRUZES – A ÚNICA TOLA PASPALHOSA A DESGOVERNAR O ESTADO

E do atual governo federal??
Pois seria o ÚNICO a poder fazer alguma coisa pelo estado.
ALIÁS RRC – vc sabe dos investimentos do GOVERNO FEDERAL aqui no estado??????????? Ou FINGE q não sabe??????????????????????????
Para clarear as suas idéias:

PRINCIPAIS INVESTIMENTOS FEDERAIS NO RIO GRANDE DO SUL:
-duplicação da BR 101;
-parque eólico de Osório;
-maiores recursos para as universidades do estado;
-investimentos do biodiesel;
-investimentos na usina de candiota;
-estaleiros da Petrobrás em Rio Grande;

Hed
January 13th, 2007, 04:42 AM
Hahaha
Não minta para os outros...

-parque eólico de Osório;
-investimentos do biodiesel;
-investimentos na usina de candiota;
-estaleiros da Petrobrás em Rio Grande;

Todos estes investimentos foram conseguidos pelo governo Rigotto.
O governo federal só apareceu depois para sair na foto...

gaucho
January 13th, 2007, 04:45 AM
Esse gsouza é uma piada! Para de mentir guri!

gsouza
January 13th, 2007, 04:47 AM
Todos estes investimentos foram conseguidos pelo governo Rigotto.
O governo federal só apareceu depois para sair na foto...
NÃO MESMO, O SR ESTÁ ERRADO, OS INVESTIMENTOS SÃO DO GOVERNO FEDERAL.
Postarei aqui notícias q provam q EU é q estou falando a verdade, volto já.

Hed
January 13th, 2007, 04:48 AM
Acho que não vou esperar a resposta...
Eu posso te desmentir, mas não estou a fim :D

Pensando bem... aqui vou eu:

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2006
Parque eólico de Osório-RS será o sexto maior do mundo

O parque eólico de Osório, de 150 Megawatts (MW) de potência instalada, será o maior da América Latina e o 6º maior do mundo. O estado do Texas, nos Estados Unidos, é sede dos cinco maiores parques eólicos do mundo. O empreendimento que está em construção em Osório, no Litoral Norte, erguerá os primeiros cata-ventos até o final do mês, a 140 metros de altura. "O parque de Osório é o primeiro no mundo a utilizar o aerogerador modelo E-70, de 2005, de 2 MW, o mais eficiente na captação dos ventos", afirma o secretário de Energia, Minas e Comunicações, Valdir Andres. Ao todo serão construídas 75 torres, cada uma delas com 98 metros de altura e peso de 810 toneladas.

"Esta é a maior obra em construção hoje no Estado, com 500 pessoas trabalhando", ressalta o secretário. A energia gerada pelos ventos de Osório, a partir do final do ano, será suficiente para suprir todo o Litoral gaúcho, fora da temporada de veraneio, e de abastecer a metade da população de Porto Alegre. O investimento total no projeto da empresa Ventos do Sul (consórcio entre a espanhola Enerfin, do grupo Elecnor, a gaúcha CIP Brasil e a alemã Wöbben) é de R$ 670 milhões, sendo 69% financiado pelo BNDES. As instituições financeiras gaúchas também participaram do financiamento: o BRDE com R$ 70 milhões, a CaixaRS com R$ 30 milhões e o Banrisul com R$ 20 milhões. Leia mais na edição desta quarta-feira na newsletter Notícias do Piratini.

Governo do Rio Grande do Sul

http://www.elitebrasil.com.br/noticias.asp?id=1159
Especial Diário dos Ventos
Diário dos Ventos 44 - Parque Eólico de Osório inicia geração de energia [28 / 06]

Serão 25 cata-ventos gerando energia a partir desta quarta-feira (Foto: Geraldo Hasse)

O governador Germano Rigotto inaugurou, nesta quarta-feira (28), o parque eólico de Osório, o primeiro dos três complexos que compõem o maior conjunto eólico da América Latina e o sexto maior do mundo. Entram em operação as primeiras 25 torres do parque eólico de Osório. O projeto é subdividido em três parques: Osório, Sangradouro e Índios, que terão 75 aerogeradores planejados (cada um de 2 MW, 135 metros de altura e 810 toneladas de peso) e uma potência instalada de 150 MW, que vai quintuplicar a energia eólica produzida atualmente.

Rigotto reafirmou que o Governo do Estado tem atraído diversos empreendimentos na área de energia, sendo este setor o responsável por 40% de todos os investimentos no Estado. "Estamos trazendo para o Estado a mais avançada tecnologia em energia eólica. Este grande projeto será um exemplo no país e no mundo", comemorou o governador. Ele acredita que o empreendimento atrairá visitantes de todo o Brasil e do exterior para conhecer e estudar o parque, tornado o local uma atração turística.

http://www.jornalja.com.br/especial_detalhe.php?id=260&cat=21
Rigotto anuncia mais uma usina de biodiesel no Estado
17:09 Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2006
O governador Germano Rigotto anunciou, nesta sexta-feira (24), no Palácio Piratini, a implantação de uma usina de biodiesel, pela Granol Indústria, Comércio e Exportação, em Cachoeira do Sul, na antiga planta industrial de esmagamento de soja que foi ocupada pela Centralsul e estava desativada há 23 anos. Com sede na cidade de São Paulo, a Granol investe R$ 20 milhões na reativação da unidade esmagadora e R$ 60 milhões na consolidação da usina.

Enquadrado no programa Probiodiesel-RS - que tem como agentes a CaixaRS Fomento Econômico e Social e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) -, o empreendimento terá o pedido de inclusão nos incentivos do Fundopem/RS analisado pelo Conselho Diretor do programa. O complexo terá capacidade de processamento de 500 mil toneladas/ano de soja e de produção de 100 milhões de litros/ano de biodiesel. Serão gerados 60 empregos diretos e quase 300 indiretos.

http://www.estado.rs.gov.br/index.php?inc=noticias/noticias_view.php&notid=48727&menu=13&submenu=73&editorias=&vg=&vac=&corede=&opcaomenu=
Usina de Candiota: você está certo.
Estaleiro confirma investimento de R$ 30 milhões em Rio Grande
17:13 Segunda-feira, 07 de Junho de 2004
O governador Germano Rigotto assinou, hoje à tarde (7), no Palácio Piratini, protocolo de intenções para implantação de uma unidade industrial do Estaleiro Rio Grande junto ao porto de Rio Grande, no Sul do Estado. O investimento estimado pela empresa é de R$ 30 milhões, durante os primeiros dois anos, podendo atingir até três vezes esse patamar, conforme o desenvolvimento do negócio e das demandas de mercado, segundo os dirigentes do empreendimento. O Estaleiro Rio Grande vai gerar aproximadamente 700 empregos diretos quase 3 mil indiretos, já no segundo ano de atividade. O faturamento total anual será de US$ 100 milhões a partir da consolidação total do empreendimento.

http://www.rs.gov.br/index.php?inc=noticias/noticias_view.php&notid=33489&menu=13&submenu=&editorias=&vg=&vac=&corede=&opcaomenu=1
Ambiente amigável atrai empreendedores para o RS
24.04.05 | 11:54

Só o ambiente pro - ativo do atual governo gaúcho garantiu a atração dos estaleiros para Rio Grande.

. O governo do PT não teria atraído sequer uma canoa para Rio Grande, dado seu estilo estatista, patrimonialista, demagogo e populista de encarar os negócios.

. O PT e Olívio odiavam os empresários e o lucro há apenas dois anos.
http://www.polibiobraga.com.br/
Ponte ajuda a liberar área para estaleiro de Rio Grande
22.04.05 | 16:06

O secretário da Sedai (Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais) foi esta semana a Brasília para ajudar a liberar a papelada que permitirá o início das operações da Queiroz Galvão no superporto de Rio Grande.

. Rigotto conseguiu quebrar o monopólio carioca da área de estaleiros e trouxe para o RS a construção da plataforma oceânica P-53. O negócio abrirá em 60 dias, gerando 500 empregos agora e mais 2 mil em um ano.

. Se o grupo Aker-Promar conseguir as encomendas dos petroleiros licitados pela Petrobrás, outro estaleiro irá para Rio Grande e a geração de empregos e de riqueza será dez vezes maior. A Aker-Promar disputa 42 navios petroleiros da Transpetro, mas o caso acaba de parar na Justiça por iniciativa dos licitantes.
Rigotto se entusiasma com os novos investimentos na Metade Sul do estado
20.04.04 | 08:36

O governador Germano Rigotto (PMDB) ratifica seu compromisso na busca de investimentos para a reversão da crise econômica que a Metade Sul vive e aponta o florestamento como um dos caminhos mais importantes para a aceleração do desenvolvimento. A manifestação ocorreu durante a solenidade realizada ontem pela manhã, quando diretores da empresa Votorantim Celulose e Papel anunciaram investimentos de R$ 100 milhões.
"Estamos alcançando nossos objetivos com a Zona Sul e com a Metade Sul. Temos uma série de ações que visam a incentivar o desenvolvimento nestas regiões estagnadas. Falo dos dois estaleiros que devem instalar-se em Rio Grande, as vocações da pecuária e agricultura intensiva e agora o florestamento", aponta Rigotto.
Lula manda fazer fora as plataformas que prometeu fazer no Brasil
22.04.05 | 16:05

Quem se lembra de Lula e dos líderes do PT gravando as peças para TV na campanha eleitoral de 2002, no estaleiro Frasfels, antigo Verolme, em Angra dos Reis, bradando contra o inexplicável fato de a Petrobrás construir três plataformas fora do País, gerando lá fora 3 mil empregos e enviando Us$ 1,5 bilhão para o exterior ?

. Pois o mesmo Lula e os líderes do PT, embora tenham garantido para Rio Grande a construção da P-53, contrataram três plataformas no exterior (China e Noruega).

. A Petrobrás e o governo Lula alegaram que os estaleiros nacionais estão sem capacidade ociosa e não entregariam as plataformas até 2006.

. Foi o mesmo argumento usado por FHC e que Lula e o PT não aceitaram, fazendo gorar o negócio, que por isto atrasou dois anos.

gaucho
January 13th, 2007, 04:51 AM
NÃO MESMO, O SR ESTÁ ERRADO, OS INVESTIMENTOS SÃO DO GOVERNO FEDERAL.
Postarei aqui notícias q provam q EU é q estou falando a verdade, volto já.

Não vale postar o jornal de esquerda da comunidade...

Vittariano
January 13th, 2007, 05:01 AM
O gsouza é muito radical...

gsouza
January 13th, 2007, 05:02 AM
Não se preocupe, pelo menos não sou eu q posto matérias totalmente incoerentes de revistinhas de última categoria como a VEJA por exemplo.

gaucho
January 13th, 2007, 05:21 AM
tsc tsc

Hed
January 13th, 2007, 05:28 AM
E tem mais, quer saber quais foram os maiores investimentos trazidos ao Estado, pelo governo Rigotto, que terão suas fábricas concluídas nesta gestão???

Votorantim confirma US$ 1,4 bi novo para o RS
04.07.06 | 17:13

Saiu a nova confirmação do investimento de US$ 1,4 bilhão que a Votorantim Celulose e Papel fará no RS.

. A VCP começou a plantar florestas em 200 mil hectares de 27 municípios e instalará na Metade Sul sua fábrica de um milhão de toneladas de celulose por ano.
Aracruz anuncia mega-investimento de US$ 1,2 bi no RS
29.06.06 | 16:41

A Aracruz confirmou na tarde desta quinta-feira que fará no RS o seu mega-investimento de US$ 1,2 bilhão.

. O dinheiro é maior do que o total gasto pela GM para implantar sua montadora de automóveis no Estadol. Durante a fase de implantação dos novos mega-pólos de florestas e da fábrica de celulose, serão gerados 12.500 novos empregos diretos e indiretos no Estado.

. A Aracruz estava em dúvida sobre o local, mas optou pelo RS, onde já tem uma planta industrial.

. O governador Germano Rigotto assinou, nesta quinta-feira (29), no Salão Alberto Pasqualini, do Palácio Piratini, protocolos de intenções com a empresa Aracruz
Celulose no Rio Grande do Sul.

. Outras duas mega-plantas de celulose, precedidas de enormes pólos de florestas no RS, da Stora Enzo e da Votorantim, poderão sair no RS e são de valores iguais.
Stora-Enso confirma investimento de U$1,2 bi no RS
20.11.06 | 10:55

O Grupo sueco/finlandês, Stora-Enso confirmou nesta segunda-feira ao editor desta página, que está em Helsinki, que ainda não definiu o local onde implantará sua mega-fábrica de celulose no Rio Grande do Sul.

. A Stora-Enso não produzirá papel no estado. O Grupo já está plantando florestas na metade Sul do RS e já contratou mil empregados.

. Seu investimento no RS chegará a 1,2 bi de dólares, o equivalente a uma montadora de automóveis e dezessete sistemistas, tipo GM.

. A Stora-Enso, que já tem fábrica de celulose e papel na Bahia, a Veracel, em associação coma Aracruz, acaba de comprar no Paraná a Inpacel, fabricante de papéis. Essa empresa era da International Paper e passou a se chamar Stora-Enso Arapoti.

. Apartir do dia 1º de janeiro, a Stora-Enso mundial terá um novo CEI, Jouko Karvinein.

. Com fábricas de celulose, papéis e serrarias em várias partes do mundo, a Stora-Enso faturou no ano passado 13,2 bi de euros, possui 46 mil empregados e suas ações são negociadas nas bolsas de Helsinki, Estocolmo e Nova York.
Grupos industriais migram com floresta, celulose e papel
24.11.06 | 07:55

A vice-presidente de Sustentabilidade do grupo sueco-finlândes StoraEnso, Eija Ptkanen, que cuida das questões ambientais e sociais das áreas onde ocorrem investimentos, inclusive no Brasil, Uruguai e China, admitiu nesta sexta-feira em Helsinque, na Finlândia, para o editor desta página, que já se prepara para a abertura politica que inevitavelmente ocorrerá na China como consequência da abertura econômica.

. No momento, a Stora e os outros grupos estrangeiros, conseguem terra e trabalhadores para seus empreendimentos, através do próprio governo, que faz as concessões. "Os trabalhadores precisam receber salários diariamente e temos que velar para que isto seja feito mesmo, porque senão não comem", avisou Eija.

. A Finlândia, maior produtor mundial de celulose e papel, com 98% da sua área coberta por florestas, prepara-se para perder espaço. Seus próprios empreendedores investem pesadamente em florestas e celuloses em Países como Brasil e China, preferindo importar a celulose para fabricar papel e produtos de maior valor agregado na propria Finlândia. Mas até isto terá que sair de outros Países emergentes.

. Só o RS, neste momento, está recebendo o maior conjunto de investimentos do mundo nessa área (4 bilhões de dólares), que são os novos florestamentos, fábricas de celulose e de papel, e mega-serrarias.
1,4 + 1,2 + 1,2 = US$3,8 bi ou RS$8,0 bi* (!!!)

Isto não tem precedentes no nosso Estado. Esses investimentos foram trabalhados pelo governo estadual em cerca de três anos. O governo federal nunca fez isso, neste período de tempo. E ele não tem nada a ver com estes negócios...

* Arredondando totalmente por baixo...

gsouza
January 13th, 2007, 05:46 AM
Acho que não vou esperar a resposta...
Eu posso te desmentir, mas não estou a fim :D
Pensando bem... aqui vou eu:
Usina de Candiota: você está certo.

:bash: :bash:
SÓ ALGUÉM MUITO IGNORANTE PARA NÃO SABER Q POLÍBLIO BRAGA É DO MESMO LADO DE VCS.
E OUTRA - DESDE QUANDO É VÁLIDO TIRAR MATÉRIAS DO SITE DO GOVERNO DO ESTADO???????????????
MAS É LÓGICO Q PÁGINAS DO GOVERNO DO ESTADO SEMPRE SÃO FAVORÁVEIS AO GOVERNO DO ESTADO.

gsouza
January 13th, 2007, 05:48 AM
E tem mais, quer saber quais foram os maiores investimentos trazidos ao Estado, pelo governo Rigotto, que terão suas fábricas concluídas nesta gestão???

1,4 + 1,2 + 1,2 = US$3,8 bi ou RS$8,0 bi* (!!!)

Isto não tem precedentes no nosso Estado. Esses investimentos foram trabalhados pelo governo estadual em cerca de três anos. O governo federal nunca fez isso, neste período de tempo. E ele não tem nada a ver com estes negócios...

* Arredondando totalmente por baixo...

AGORA A FONTE NEM FOI CITADA.

gaucho
January 13th, 2007, 05:55 AM
Mas tu és muito infantil mesmo!

gsouza
January 13th, 2007, 06:30 AM
BNDES libera R$ 465 mi para 2º maior parque eólico do mundo no RS - http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u101070.shtml

BNDES financia construção do maior parque eólico do país com R$ 465 milhões - http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u100564.shtml

Projetos de geração térmica a partir do carvão começam a sair do papel - http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2006/11/17/materia.2006-11-17.0125306105/view

WTorre, Estaleiro Rio Grande, Rio Bravo Investimentos, Quip e Petrobrás investem em Rio Grande - http://www.dci.com.br/usexibir_integra_capa.asp?intDiaEdicao=02&intMesEdicao=01&intAnoEdicao=2007&lng0=21791067&lng1=0&lng2=0&lng3=0&strSessionID=342781959&sXML=primeira_pagina&title=Primeira%20Pagina&s=

Investimentos públicos federais cresceram quase 50% - http://www.bandrs.com.br/maisdestaques.php?n=1120&p=1&PHPSESSID=a544f7f508a4f8837cb8dccaa37bfad5

Aí estão algumas q eu tinha dentro do PC (estavam perdidas no meio do PC :D )

PELO MENOS EU NÃO TIRO NOTÍCIAS DAS COLUNAS PODRES DO POLÍBIO PRAGA E MUITO MENOS DE SITES DE GOVERNOS.

gsouza
January 13th, 2007, 06:32 AM
É sempre bom lembrar - o governo do estado não tem nada a haver com essas obras, são QUASE que totalmente do governo federal, e é bom lembrar tbm q a usina de candiota NÃO RECEBERÁ investimentos do RIO GRANDE DO SUL pois esta pertence a ELETROBRÁS.

marcovsk
January 13th, 2007, 07:08 AM
vish :X

marcovsk
January 13th, 2007, 07:17 AM
quem quiser ver o thread que eu falei..

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=309991

Henri
January 13th, 2007, 11:36 PM
Trem no Brasil! Ou trem-bala tipo TGV seria possível! Mas falta vontade política. As empresas de ônibus nunca vão aderir a este ideia de implantar redes ferroviárias no Brasil. Vão fazer tudo para que isto não acontece.
mas tudo é só uma real vontade política.

Vejo muito bem por ex. um TGV Porto Alegre - Santa Cruz do Sul - Santa Maria - São Borja.

Antigamente nos anos 70 tinha o trem hungaro que precisava de 5h00 para fazer Santa Maria - Porto Alegre. O ônibus ia as vezes mais ligeiro. A mesma distancia com um TGV em menos de 1h30.
Mas isto poderia ser para a empresa Planato a falencia porque com um trem bala ninguém ia mais andar de ônibus neste trajeto.

Mas isto é só um sonho!

Hed
January 24th, 2007, 09:26 PM
Olha o que eu achei:

PROJETO DE LEI Nº 60/2004

Cria o Sistema Ferroviário do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências.

Art. 1º - Fica criado o Sistema Ferroviário do Estado do Rio Grande do Sul, órgão específico de controle ferroviário de Trens de passageiros e de cargas.

§ único - Este órgão de controle ferroviário de Trens de passageiros e de cargas terá por competência gerenciar as Linhas Férreas já existentes como também criar novos trechos, atendendo a integração das comunidades.

Art. 2º - O Trem de Alta Velocidade - Trem-Bala Gaúcho (Trem Rápido) - terá prioridade sobre qualquer outra proposta de implantação de trens de passageiros, que possam a vir serem efetuadas.

§ único - A proposta de implantação de um Trem-Bala no Rio Grande do Sul atende a idéia inicial de um Trem-Bala do Mercosul, cobrindo a distância entre Buenos Aires e São Paulo. O Trem-Bala Gaúcho terá previsão para interligar os municípios do Litoral Sul a Porto Alegre e ao Litoral Norte, com futuras ramificações para a Serra, para Fronteira Oeste, para as Missões, para o Planalto Médio, entre outros.

Art. 3º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Sala das Sessões, em

Deputado Paulo Azeredo

Justificativa

Justifica-se a necessidade da criação do sistema Ferroviário Gaúcho e do Departamento Autônomo de Ferrovias necessidade de implantação de um trem de alta velocidade (Trem-Bala) que coloque o Rio Grande do Sul entre os países do primeiro mundo, aproximando localidades distantes e levando o progresso e o desenvolvimento para estas regiões a exemplo do que ocorreu na Espanha, com a construção do Trem-Bala (AVE) entre Sevilha e Madri, por exemplo, sem contar com as novas linhas do trem ligando Barcelona a Madri.

Coincidentemente, foram escolhidas as regiões do Estado que atraem por suas belezas, porém jamais receberam os investimentos necessários para o seu real desenvolvimento com a criação de uma indústria turística que possa atrais fluxos pessoas do Estado, do País e do exterior. O próprio turismo precisa ver visito como um fator econômico e não como um evento esporádico que movimenta pessoas de um lado para outro.

O Trem-Bala Gaúcho está incluído neste contexto de fator de desenvolvimento e de atração turística. A movimentação em torno do próprio trem será fator de turismo. Das 140 mil residência do litoral norte do Estado que ficam fechadas durante 10 meses por ano, pelo menos 50% deverão ser ocupadas definitivamente, com a facilidade de morar na praia e trabalhar na capital ou região metropolitana. Esta movimentação de pessoas em direção ao litoral levará obrigatoriamente, mais desenvolvimento para região.

Deputado Paulo Azeredo
http://www.al.rs.gov.br/proposicoes/2004/pl/pl_n60-04.htm

gaucho
January 26th, 2007, 01:15 AM
Eu realmente acredito que no futuro (daqui uns 20, 30 anos), POA vai ser interligada por um trem da alta velocidade com o litoral norte e pessoas terão residencia no litoral e trabalhrão em POA. Já conheço gente q mora em Osório e pega o carro ou onibus pra trabalhar em POA...imagina com um trem-bala!

Eduhaus
January 26th, 2007, 01:23 AM
Bah, o RS está mesmo no primeiro-mundo e esqueceram de me avisar! :D

Andam com pouca ocupação os deputados gaúchos pelo jeito...

Sublime
January 27th, 2007, 05:57 PM
A França é a França, ué. Lá as cidades de fato servem lugares que foram preparados para crescimento planejado em torno do trem.

Mas nenhuma dessas cidades que você citou chega perto de uma Araquarara ou de um São José dos Campos da vida. Isso sem contar que para servir Sorocaba, Itapetininga, Curitiba, Joinville e Balneário Camboriú a linha que fazer um monte de curvas...

nao chega perto ?

porto alegre 1.500.000
canoas 400.000
criciuma 200.000
florianopolis 410.000
blumenau 300.000
itajai 160.000
bal.camburiu 100.000
joinville 500.000
sao jose pinhais 250.000
curitiba 1.800.000

distancia entra as duas cidades 800km, sem contar as outras cidades

Jônatas
January 27th, 2007, 07:32 PM
nao chega perto ?

porto alegre 1.500.000
canoas 400.000
criciuma 200.000
florianopolis 410.000
blumenau 300.000
itajai 160.000
bal.camburiu 100.000
joinville 500.000
sao jose pinhais 250.000
curitiba 1.800.000

distancia entra as duas cidades 800km, sem contar as outras cidades

Acho que ele quis dizer em relevância econômica; destas todas, apenas porto Alegre, Joinvile e Curitiba teriam, acredito...
Agora fala sério, discutir um trem convencional já seria um tanto irreal, quanto mais um trem bala. Isso é impossível!!

gaucho
January 27th, 2007, 08:19 PM
Realmente..Araraquara e a outra q eu nem lembro o nome são cidades importantissimas..

Jônatas
January 27th, 2007, 09:32 PM
Realmente..Araraquara e a outra q eu nem lembro o nome são cidades importantissimas..

Acho que foi um comentário irônico. Não disse que eram importantíssimas; só disse que a maior parte das que estão na lista acima não são tão importantes assim economicamente. Quanto a Araraquara e a outra, também não sei...

SirPhillip
January 27th, 2007, 09:36 PM
Conhecem o Euro Star? Liga Londres a Paris por baixo do Canal da Mancha.

Bom (e fora da realidade) seria um trem-bala subterrâneo indo de POA até Rio Branco, passando por todas as capitais. Mais rápido,barato e seguro que andar de avião.

Claro que é utopia.

CEARENSE
January 27th, 2007, 11:32 PM
nao tem fotos do projeto ?

gaucho
January 27th, 2007, 11:55 PM
Fotos? Projeto? Esse projeto nem tá no papel ainda...rsrsrsrsr

SirPhillip
January 28th, 2007, 02:00 AM
Não é projeto, é um sonho meu só, hahaha.

Que seria interessante ter um trem -bala subtarreneo ligando todas as capitais do Brasil, seria...

Mas pode virar projeto. Votem em mim :D

Emmjay
January 29th, 2007, 03:44 PM
Legal, uma sugestão de thread, PROJETOS MALUCOS PARA TRANSPORTE NO BRASIL :nuts:

ronin(POA)
February 14th, 2008, 07:32 PM
eles deviam extender o trensurb ate caxias do sul, passando por sapiranga, taquara e gramado, e fazer uma ramificaçao q pegasse sao francisco de paula e fosse pro litoral norte.

depois era so substituir por uns trens mais rapidos q o trensurb :)

sebrivero
February 14th, 2008, 08:19 PM
gostei muito da ideia, mas eu acho que é dificil mesmo......muito dinheiro e poca vontade política....num futuro poderia-se pensar numa linha POA-BS.AS, mas devería passar por montevideu e non pelo norte do estado....

ronin(POA)
February 15th, 2008, 12:34 AM
^^

sim, mas eu estava me referindo a uma outra ideia, utilizando a linha ja existente q passa por cidades da RM direçao ao norte, pra liga-la com outros destinos muito procurados pelos gauchos, a serra e o litoral norte :okay:

esse eh o traçado q ja existe do Trensurb:

http://www.trensurb.com.br/php/estudos_projetos/img/mapa_nh.gif

caxiense
February 15th, 2008, 12:36 AM
eles deviam extender o trensurb ate caxias do sul, passando por sapiranga, taquara e gramado, e fazer uma ramificaçao q pegasse sao francisco de paula e fosse pro litoral norte.

depois era so substituir por uns trens mais rapidos q o trensurb :)

Hahahahahah!!! Gostei da piada! Só custo para subir e descer toda a serra já inviabiliza até maria fumaça... imagina então trem de alta velocidade. Totalmente inviável. Melhor ir de Expresso Caxiense.

caxiense
February 15th, 2008, 12:40 AM
Acredito que trem de alta velocidade no Brasil só é viável no trecho Rio-São Paulo. Nas demais trechos não existe demanda para tal projeto. O custo da passagem ficaria bem maior do que ir de avião.
Estão calculando que a passagem de trem entre Rio e São Paulo irá custar quase R$ 100,00 Já uma passagem aérea de PoA até São Paulo custa R$ 149,00, dificilmente custaria menos de trem.
Além do mais, se trem bala fosse tão vantajoso assim, os EUA teriam vários, mas pelo que eu sei lá não tem nenhum, somente trem normal.

Rafael_Rosato
February 15th, 2008, 01:00 AM
Sonha meeeu tbmm!!! :( ... Ir pra Floripa, Sampa, Poaa e BUENOS AIRES de trem... (tem gente querendo me iludir :bash: )

Acho que ele quis dizer em relevância econômica; destas todas, apenas porto Alegre, Joinvile e Curitiba teriam, acredito...
Agora fala sério, discutir um trem convencional já seria um tanto irreal, quanto mais um trem bala. Isso é impossível!!

... e floripa??? um dos principais destinos turisticos, alem de ser capital, tem uma região metropolitana de mais de 800 mil hab... tanto tem relevancia que o aeroporto esta entre os mais movimentados do país ( e 3º do sul...)

Tbm acho que não precisa ser um trem bala, basta um de alta velocidade mais modesta e que tbm seja eficiente...

Pedro Paulo Carreira
February 15th, 2008, 06:30 PM
O trem Bandeirantes entre Campinas e São Paulo (93 km) projetado há bastante tempo, está virando uma novela. Um jogo de empurra/empurra. Vários vezes engavetado e desengavetado. Seria utilizada a linha férrea atual (que aliás é dupla) com uma variante entre Jundiaí e Cajamar para encurtar o projeto. Seria muito mais fácil para ser concluída. Até hoje não saiu do papel. Não acredito em mais nada. Infelizmente não estamos num país que se preocupa com o bem estar de sua população.

ronin(POA)
February 15th, 2008, 06:46 PM
^^
^^
^^

olha, eu nao acho q seria inviavel.. teria um numero razoavel de passageiros ate taquara durante o ano todo, e a ramificaçao para o litoral compensaria a inviabilidade pra serra no verao e vice-versa.