View Full Version : Pavilhão multiusos com capacidade para 5000 pessoas - èvora

Arpels
January 12th, 2007, 02:03 PM
Pavilhão multiusos com capacidade para 5000 pessoas
Primeira grande sala de espectáculos de Évora abre em meados do ano
10.01.2007 - 17h40 Lusa

O pavilhão multiusos de Évora, com lotação para cinco mil pessoas, abre as portas em "meados deste ano", na sequência da adaptação da antiga e degradada praça de touros da cidade, garantiu hoje o município.

Trata-se da primeira sala de espectáculos de grandes dimensões da cidade, preparada para espectáculos tauromáquicos e para os mais diversos eventos culturais, desportivos e económicos.

A falta de um complexo de grandes dimensões em Évora impediu a cidade de receber em 2006 o XV congresso do PS, com 1700 delegados, que acabou por ser transferido para o Centro Nacional de Exposições e de Mercados Agrícolas (CNEMA) de Santarém.

O próprio centenário Teatro Garcia de Resende, inaugurado em 1892 e sede do Centro Dramático de Évora (Cendrev), tem apenas capacidade para pouco mais de 300 pessoas.

Em comunicado hoje enviado à Lusa, a Câmara Municipal de Évora assegura que as obras de adaptação da centenária praça de touros a pavilhão multiusos serão concluídas em "meados deste ano", num investimento superior a três milhões de euros, com projecto de arquitectura da autoria de Carlos Guedes de Amorim.

Cobertura e pavimentos amovíveis

Apesar de manter a forma poligonal de origem, as obras vão transformar a praça num pavilhão multiusos coberto, com capacidade para 3200 lugares nas bancadas e outros 1800 na arena, além de criar seis espaços dedicados ao comércio e restauração.

"A moderna cobertura amovível, a sofisticada iluminação ou os acessos e espaços envolventes são alguns dos aspectos que marcarão o carácter distintivo desta renovada marca da cidade", garante a autarquia.

O complexo fica também dotado de um sistema que permita a colocação de pavimentos amovíveis, o que assegura o seu aproveitamento multifuncional para congressos, iniciativas culturais e desportivas e espectáculos taurinos.

"Évora tem muitas salas com capacidade até 500 pessoas, sobretudo em complexos hoteleiros, mas faltava-nos um equipamento de outras dimensões que permitisse eventos com maior lotação", reconheceu à Lusa o presidente da Câmara, José Ernesto Oliveira.

Câmara tem direito de uso durante 25 anos

O projecto de recuperação da praça, desde há vários anos em processo de degradação, surgiu depois de um acordo entre a Câmara Municipal de Évora e os proprietários do espaço.

Nos termos do contrato, a praça de toiros passará a ser utilizada pela Câmara de Évora por um período máximo de 25 anos, após os quais regressará à posse dos proprietários.

A velhinha praça de toiros de Évora, inaugurada em 1889 na presença do rei D. Carlos, fechou as portas para entrar em obras a 29 de Junho de 2005, Dia da Cidade, com a realização da tradicional Corrida de S. Pedro.

Arpels
January 12th, 2007, 02:17 PM
http://i34.photobucket.com/albums/d127/tamosaga/evoravelho.jpg?t=1168604179

Arpels
January 12th, 2007, 02:18 PM
http://i34.photobucket.com/albums/d127/tamosaga/evoranovo.jpg?t=1168604256

Barragon
January 12th, 2007, 09:17 PM
:applause:

Boa para Évora :yes:

fred_mendonca
January 13th, 2007, 12:46 AM
Bom projecto! :applause:

Phobos
January 13th, 2007, 12:59 AM
Parece ser um bom projecto que insere-se bem na arquitectura de Évora.

doria
January 13th, 2007, 01:06 AM
:applause: se tem que se fazer, que se faça em edifícios que necessitam de requalificação

Nikom
January 13th, 2007, 01:10 AM
Realmente ta mesmo a cair de podre,bom para Évora :yes:

Pelha
January 13th, 2007, 01:12 AM
Copia descarada do pavilhão multiusos de Elvas! :ohno:

Daniel_Portugal
January 13th, 2007, 02:39 AM
muito boa noticia:) ja eh bem grandito!! :)

JohnnyMass
January 13th, 2007, 02:45 AM
a ver pela maqueta é feinho de morte...

Phobos
January 13th, 2007, 03:52 AM
a ver pela maqueta é feinho de morte...

Huahauau que trágico.Eu acho que dentro que podia ser feito não está mal,eplo menos está bem integrado no rsto da arquitectura da cidade,pelo menos parece.O que eu não enguli muito foram aquelas coisas cromadas que parecem umas escadas :|

JohnnyMass
January 13th, 2007, 04:08 AM
é a mania de meter as caixinhas de metal no cubinho de betão branco...a única diferença é que aqui não é um cubinho...

Phobos
January 13th, 2007, 04:11 AM
Pois é,neste caso ficou mesmo mal...Só espero que não estejam envolvidos pelo ventos "Gehryanos" que vem de Espanha e ponham-se a fazer aquilo de titânio... :lol:

Portugues
January 13th, 2007, 04:28 AM
Evora precisa mesmo de uma coisa daquelas... haja bom-senso...

fernao
January 13th, 2007, 04:03 PM
muito boa noticia:) ja eh bem grandito!! :)

"bem grandito"? cabem lá 10% da populacação de todo o concelho de Évora! è ENORME para o tamanho da cidade!

Gostei do projecto! a praça antiga era podre e esta parece que vai ficar confortável e permite a realizacao de outros espetáculos além de touradas. Mto bom para Évora e para o Alentejo em geral.

Arpels
January 15th, 2007, 12:23 AM
Copia descarada do pavilhão multiusos de Elvas! :ohno:

copia? é uma reabilitação da praça ja existente :dunno: a de Elvas foi igual e doi a primeira reabilitação na região, e as de outras localidades na area não sera diferente....

doria
January 15th, 2007, 11:32 PM
mas se é cópia, não seria de admirar...eles copiam-se tds uns aos outros

Arpels
January 16th, 2007, 01:29 PM
as praças de touros reconvertidas são todas semlhantes, não admira k o produto final seja semelhante :dunno:

doria
January 16th, 2007, 01:46 PM
por acaso agora nem estava a especificar este caso...mas sim no geral

JohnnyMass
January 17th, 2007, 03:07 AM
será assim tão difícil ter um pouco mais de imaginação? é a lei do menor esforço é o que é.

mrcapri
January 19th, 2007, 09:15 PM
Que vergonha...todas as outras cidades com Pavilhões Multiusos e o do Porto ainda nem do papel saiu :(

O que nos vale é que ainda temos o Pavilhão Rosa Mota mas até esse parece que está sem uso neste momento.

Arpels
January 19th, 2007, 09:24 PM
estava programado transforma-lo num espaço multiusos tb, não sei o k é k o Rui Rio está a espera visto já ter encomendado à Parque EXPO/Pavilhão Atlântico de uma nova forma de gestão do Pavilhão Rosa Mota em 2006.

mrcapri
January 19th, 2007, 09:35 PM
estava programado transforma-lo num espaço multiusos tb, não sei o k é k o Rui Rio está a espera visto já ter encomendado à Parque EXPO/Pavilhão Atlântico de uma nova forma de gestão do Pavilhão Rosa Mota em 2006.

Já ouvi / li qualquer coisa também relativo a esse assunto.
Mas o que queria mesmo era que construissem o Multisusos que estava planeado para o Estádio do Dragão...

Arpels
January 19th, 2007, 09:39 PM
tb não era ma ideia, ficou td em aguas de bacalhau :( o pavilhão Carlos Lopes mesmo convertido sera pequeno para eventos de grande dimenssão mas era uma boa forma de aproveitar a estrutura.

mrcapri
January 19th, 2007, 09:44 PM
tb não era ma ideia, ficou td em aguas de bacalhau :( o pavilhão Carlos Lopes mesmo convertido sera pequeno para eventos de grande dimenssão mas era uma boa forma de aproveitar a estrutura.

Eu nem sei onde isso fica...

Reflex
January 19th, 2007, 09:45 PM
É aquele do Parque Eduardo VII...;)

Arpels
January 19th, 2007, 09:47 PM
ops, grande gafe, queria diser pavilhão Rosa Mota :bash:

mrcapri
January 19th, 2007, 09:51 PM
AHHHHHHHHHHHHHHHH Lol...Eu estava a ver...Eu o do Parque Eduardo VII conheço mas aqui no Porto não estava a ver nenhum pavilhão Carlos Lopes :)

Arpels
January 19th, 2007, 09:52 PM
como tb acho k deviam fazer o mesmo com o pavilhão do Parque fui atraz do nome dele :lol:

Portvscalem
January 20th, 2007, 09:28 PM
No Porto ficava bem um como o de Colónia!

Portvscalem
January 20th, 2007, 09:29 PM
Ohhhhhh, e eskecim de dizer k aprecio o pavilhão para Évora, apesar de n ser algo fascinante.

mrcapri
January 21st, 2007, 07:15 AM
Como é o de Colónia?

Arpels
January 21st, 2007, 02:12 PM
fotos do de Colónia ha?

doria
January 21st, 2007, 09:18 PM
então? elas vêm ou não?