View Full Version : Marinas do Barlavento investem 57 milhões na Marina de Ferragudo
traveler January 16th, 2007, 01:53 AM 15/01/2007
Marinas do Barlavento investem 57 milhões na Marina de Ferragudo
A Marinas do Barlavento acaba de lançar a sua terceira marina, localizada na vila piscatória de Ferragudo, num projecto orçado em 57 milhões de euros. Trata-se da quinta marina turística a nascer na região do Algarve, e que, embora esteja projectada para a margem de Lagoa, se insere na área de influência de Portimão.
Este projecto diferencia-se pelo facto de prever amarrações entre fingers para embarcações até 50 metros. Outro elemento a diferenciar a Marina de Ferragudo é o facto das 340 amarrações e os 135 apartamentos do complexo turístico e 50 moradias de luxo que inclui a componente imobiliária pretenderem estar integrados na vila piscatória que os recebe, quer do ponto de vista arquitectónico, quer na perspectiva social.
Portugues January 16th, 2007, 03:00 AM Julgo que faltam argumentos para a Marina de Ferragudo se sobressair.
Barragon January 16th, 2007, 12:53 PM Acho muito bem... já faltava :D
Arpels January 16th, 2007, 01:34 PM boa, as marinas do Algarve enchemmmmmmmmm.....
fred_mendonca January 16th, 2007, 10:51 PM Parece ser um bom investimento para a Freguesia de Ferragudo!
traveler January 17th, 2007, 12:59 AM A, onde esta situado Farragudo, no Algarve?
O Prof Godin January 17th, 2007, 02:12 AM Em frente a Portimão, Algarve, do outro lado do rio Arade. Penso que te referes ao Clube Náutico do Arade e ao Resort Boca do Rio. Seja como for é bom para mim pois tenho uns projectos por aí e a marina sempre vai ajudar. Amanhã ponho umas fotos…
traveler January 17th, 2007, 03:04 AM O Prof Godin, obrigado pela imformcao.
Portugues January 17th, 2007, 04:15 AM Em frente a Portimão, Algarve, do outro lado do rio Arade. Penso que te referes ao Clube Náutico do Arade e ao Resort Boca do Rio. Seja como for é bom para mim pois tenho uns projectos por aí e a marina sempre vai ajudar.
AJudar os seus projectos, porque não vejo como possa ajudar a fomentar o turismo da região com "mais do mesmo".
O Prof Godin January 17th, 2007, 04:49 PM Marina de Ferragudo
Interessante. Investiguei um pouco as noticias da net e descobri mais qualquer coisa.
Cada vez mais penso que se devia rever os concelhos de Portugal. Em minha opinião penso que a maioria deveriam ser extintos ou então fazer como no tempo de Mouzinho da Silveira – impor um conjunto de itens (equipamentos, infra-estruturas, viabilidade económica, etc.). Quem tinha, quem não tinha perdia o concelho.
Pelo menos os limites dos concelhos deveriam ser actualizados no contexto politico e económico actual.
O caso da nova marina de Ferragudo, concordo com o português, talvez seja infra-estrutura idêntica a mais. O problema é que se tratam de autarquias diferentes, logo concelhos e administrações diferentes – Portimão e Lagoa.
Ferragudo pertence a Lagoa.
Assim Lagoa quis ter um marina grande (e mais cara que a de Portimão). Como tem território vai faze-la quase em frente a Portimão, sendo que já existe uma marina de recreio na Mexilhoeira que serve o Resort Boca do Rio e a própria Mexilhoeira.
O modelo é idêntico ás outras marinas. Urbanização, moradias de luxo, hotel e apartamentos.
A entidade promotora é a Marinas Barlavento dirigida por Eurico Correia, também gestores das marinas de Lagos e Portimão.
Penso que deveriam antes explorar a navegabilidade do rio Arade e, aí sim fazer pequenas bolsas turísticas…
Portugues January 17th, 2007, 06:51 PM Digam-me uma coisa, e desculpem a minha ignorância, existe algum grande porto comercial no Algarve?
O Prof Godin January 18th, 2007, 03:32 PM Não. Penso que Portimão será o maior…
Portugues January 18th, 2007, 04:17 PM Porquê que os bens vindos da Ásia por mar para Portugal têm que atracar em Barcelona, Roterdão ou Vigo?
Um grande porto comercial no Algarve seria bem mais importante que mais uma Marina, digo eu.
Reflex January 18th, 2007, 08:13 PM Digam-me uma coisa, e desculpem a minha ignorância, existe algum grande porto comercial no Algarve?
Não. Os grandes portos comerciais, tanto quanto sei, situam-se de Sines para cima. A maioria dos portos algarvios (possivelmente Olhão à cabeça) são piscatórios.
Arpels January 18th, 2007, 08:39 PM tb não estou a ver porto comercial no litoral sul, o acesso ao norte da Europa é feito especialmente pelo litoral oeste, deviam é arranjar os portos do litoral oeste, em relação ao Mediterraneo os porto começam la para depois das portas de Gibraltar....
Bluesence January 18th, 2007, 10:59 PM Portos Comerciais no Algarve penso que só existe o de Faro e o de Portimão.
Uma foto do de Faro:
http://i4.photobucket.com/albums/y133/trintaum/BomJoo.jpg
Portugues January 19th, 2007, 04:25 AM Porque não transformam esses dois portos, pelo menos um, em grandes Portos Comerciais?
Infelizmente, os portos piscatórios têm os dias contados...
Reflex January 19th, 2007, 02:55 PM Olhão ainda tem um apreciavel movimento, até porque eles ao longo do século XX, investiram na industria da conserva como suporte. Mas sim, mesmo esse tem decaido ao longo das décadas...
Quanto aos portos comerciais... não me parece que Faro e Portimão tenham estruturas de suporte adequadas. Portimão tem-se transformado numa cidade essencialmente turistica. Quanto a Faro, não sei se a sua localização, em plena ria, daria para grandes investimentos nesse sector...
Arpels January 19th, 2007, 03:27 PM draga-se a ria de faro para ficar funda ;)
O Prof Godin January 19th, 2007, 03:55 PM Portimão deve ser o porto com melhores condições e profundidade do leito do rio…Mas claro, tem de se escolher entre turismo e outras actividades. Sines é o nosso grande porto de aguas profundas…
Arpels January 19th, 2007, 04:03 PM não sei se tem, o Arade não aguenta navios de grande calado, as veses dragam a foz do rio mas mesmo assim td depende do tipo de navios....
Reflex January 19th, 2007, 07:10 PM draga-se a ria de faro para ficar funda ;)
Eu sei que às vezes a ria é dragada, já vi algumas dragas em Olhão. Porém, visto ser uma área protegida, não sei se seria possivel fazê-lo numa profundidade/extensão suficiente para permitir a entrada de grandes barcos...;)
O Prof Godin January 19th, 2007, 07:37 PM Mas primeiro é necessário haver barcos. Eu uma vez estava a jantar na marina da Rocha com um amigo que vive lá. Ele chamou-me a atenção para a saída da frota pesqueira – a maior do Algarve – eram 5 traineiras e um navio maior…:D
Portugues January 19th, 2007, 07:37 PM Não faz sentido que o Algarve aposte a 100% no Turismo. Tem que haver uma zona económica e industrial que ajude o resto da população pendente numa economia tão arriscada.
Eu era a favor de um grande Porto comercial na costa Algarvia. Mas uma coisa à sério.
O Prof Godin January 19th, 2007, 07:45 PM Sem querer ofender ninguém, e em minha opinião, povo mais inculto que o algarvio não deve haver em PT. Trata-se de 400 mil pessoas que trabalham na sua maioria no turismo durante 3 meses por ano. E mesmo neste sector, se se quiser qualidade têm de ir buscar mão de obra ao norte do país. Também nas obras é o mesmo, ucranianos e gente do norte. O Algarve é o nosso Brasil… não existe pecado nem trabalho. Depois existe uma minoria que vive no interior…em muito más condições…
Reflex January 19th, 2007, 08:24 PM Não se pode tomar o todo por uma parte. Para além do turismo ainda há nucleos piscatórios com algum peso, há também os serviços. Para não dizer que o turismo algarvio começa a apresentar cada vez uma percentagem maior do dito "turismo de elites", e para lidar com esse tipo de turistas não pode ser o 1º que aparecer, já é preciso ter um certo nível de formação profissional...;)
Bluesence January 20th, 2007, 12:56 AM A cidade de Faro, por exemplo, pouco tem a ver com o turismo, vive dos serviços...
Portugues January 20th, 2007, 08:10 PM Depois existe uma minoria que vive no interior…em muito más condições…
Acredito que seja uma região que nunca foi potenciada.
fred_mendonca January 22nd, 2007, 01:14 PM Os portos comercias do Algarve precisavam de muitas obras! Tinham de fazer dragagens e comprar pórticos de contentores!
Arpels January 22nd, 2007, 02:39 PM e clientela, aquele litoral não é própriamente propicio a portos e procura de portos comerciais...
Portugues January 22nd, 2007, 03:51 PM Os portos comercias do Algarve precisavam de muitas obras! Tinham de fazer dragagens e comprar pórticos de contentores!
Um bom investimento que mais tarde traria bons dividendos. Um bom negócio portanto.
Pelha September 23rd, 2008, 06:25 AM http://i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/52c5c69d.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/2da49e36.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/5b30448d.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/f2677d21.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff84/Pelha/b20e5974.jpg
NewTomorrow September 23rd, 2008, 07:12 AM http://www.dukainvest.com/_lib/img/lisboa/p05/intro.jpg
http://www.marinasdeferragudo.com/
Império-CostaAzul September 23rd, 2008, 09:18 PM excelente... o que mais me faz prazer é saber que os apartamentos que vão ser construidos tenham a mesma arquitectura da vila... quanto à marina, eu penso que os investimentos feitos no algarve no turismo de luxo merecem bem uma marina para barcos de grande dimenção e para a vila sera optimo
rpc08 September 26th, 2008, 05:56 PM Isto é só projectos de alto nível...resta saber quando é que saem de vez do papel.
Barragon September 26th, 2008, 08:41 PM Acho que já estão a fazer alguma coisa nesses lados.
|
|