View Full Version : Uma cidade rejeitada por muitos - Carapicuíba
Luiz January 18th, 2007, 04:50 AM Carapicuíba tem 390 mil habitantes numa área de 34 km² localizada no oeste da Grande SP, muitos consideram apenas uma cidade-dormitório de Barueri ou cidade-favela e recheada de Cohab's com certeza rejeitada por muitos e temida tambem ja que é bastante violenta.
Limita-se com Barueri, Cotia, Osasco e Jandira é servida pelo trecho oeste do Rodoanel e a Castelo Branco.
IDH- 0,793
Distância de São Paulo: 25 km
Vamos as fotos e tirem suas conclusões!!!!!
1-
http://www.carapicuibaonline.com.br/fotosalbum/carap16.jpg
2-
http://www.carapicuibaonline.com.br/fotosalbum/carap24.jpg
3-
http://www.carapicuibaonline.com.br/fotosalbum/carap13.jpg
4-
http://www.carapicuibaonline.com.br/fotosalbum/carap21.jpg
5-
http://www.carapicuibaonline.com.br/fotosalbum/carap25.jpg
6-
http://www.carapicuibaonline.com.br/fotosalbum/carap22.jpg
7- Eu vi direito? hipermercado Extra e Carrefour? :eek2:
http://www.carapicuibaonline.com.br/fotosalbum/carap26.jpg
8-
http://www.carapicuibaonline.com.br/fotosalbum/carap2.jpg
9-
http://www.carapicuibaonline.com.br/fotosalbum/carap9.jpg
10- Parque dos Buritis - aqueles predios ao fundo é Carapicuíba ou outra cidade conurbada à ela?
http://www.carapicuibaonline.com.br/parques/paturis/paturis1.jpg
11- Encerrando com uma aérea com algumas Cohab's ao fundo
http://www.atos2.flogbrasil.terra.com.br/1098274191.jpg
é isso espero que gostem!!
Dudly January 18th, 2007, 04:55 AM Achei a cidade suja, meio jogada as tracas mesmo....
bucki January 18th, 2007, 05:03 AM não gostei muito não, pra falar a verdade não gostei nada da cidade
Marllon January 18th, 2007, 05:05 AM Era pra tirar conclusões positivas? As fotos não ajudaram mto...
Luiz January 18th, 2007, 05:09 AM não disse que era para tirar conclusões positivas Marllon apenas quis mostrar essa cidade para verem como ela é, ate que o parque dos Buritis não é ruim, achar fotos é dificil essas foram as UNICAS que achei, e na minha opinião as que mostram o centro eu achei bem caótico a cidade é um formigueiro humano numa area pequena!!!!
Ap_Recife January 18th, 2007, 05:25 AM Meio estranha mesmo.
Vovin January 18th, 2007, 05:36 AM Parece a Africa...
RRC January 18th, 2007, 05:38 AM Carapicuiba é HOR-RO-RO-SA!
É das piores cidades da RM, se não for a pior.
José Neto January 18th, 2007, 05:41 AM Luiz, vc é um cara q sempre fala maravilhas nos meus threads, mas tenho q ser sincero com vc...
Sempre tive PÉSSIMAS impressões de Carapicuíba, e essas fotos infelizmente acentuaram ainda mais essas impressões tão ruins...
A cidade me pareceu suja, completamente desordenada e mal cuidada.
As fotos 2 e 4 são as piores...parece aquelas cidades esquecidas do interior do nordeste...na rua, só pau velho...
Não tenho a menor vontade de conhecer Carapicuíba....
Abraços!!
Compton_ January 18th, 2007, 05:52 AM Que horror...
Luiz January 18th, 2007, 05:52 AM beleza José Neto, eu não coloquei esse thread para vcs terem boas impressões sobre a cidade, infelizmente ela é o retrato do descaso das autoridades no nosso Brasil, mas me intrigou aquela propaganda dos dois grandes hipermercados na foto 07 isso é la mesmo ou em outra cidade?
Ap_Recife January 18th, 2007, 06:01 AM Carapicuíba significa pau podre.
Menina_do_Mundo January 18th, 2007, 06:11 AM Essas fotos não favoreceram muito a cidade...
TêAgá January 18th, 2007, 06:15 AM Carapicuíba é um lixo, palavra de quem foi batizado lá.
TêAgá January 18th, 2007, 06:16 AM Carapicuíba significa pau podre.
"...Mas segundo informou o Professor Carlos Drumond, chefe do Departamento de Lingüística e Línguas Orientais, titular da cadeira de Línguas Indígenas do Brasil, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo-USP, a palavra vem de cara + iba ou seja: cará ou acará: peixe; picú ou pucú: comprido; iba: ruim, que não serve para ser comido.
Assim, CARAPICUÍBA é o nome do peixe: "Cará comprido" que não pode servir para ser comido, por ser venenoso como o baiacu. Existe um peixe do mar chamado carapicu e vários escritores fazem referências a ele, mas CARAPICUÍBA fica muito longe do mar e depois de haver lido o que escreveu Silveira Bueno em seu "Vocabulário Tupi-Guarani-Português", muitos chegaram à conclusão de que realmente existe um peixe do rio chamado cará ou "papa-terra", porém cará, neste caso, significa planta e é mais conhecido dos indígenas do norte.
Também existe outra explicação, que é a seguinte: "CARAPICUÍBA" é topônimo tomado de empréstimo ao Ribeirão homônimo que corta as terras do município. Segundo estudiosos, é originário da língua indígena e é corruptela de "Quar-I-Picui-Bae", ou seja "aquele que se resolve em poços"."
* www.carapicuiba.sp.gov.br
No Tronco Tupi, há muitas variantes, mas Ibirapuera, é certo que significa "Pau podre", ou algo muito parecido com isso.
caco January 18th, 2007, 06:36 AM Alguém lembra de uma música do Jota Quest chamada "Onibusfobia"? Lá Carapicuíba é citada.
Carapicuíba é longe pra caramba
Carapicuíba só se for de carro
Carapicuíba só se for de Osasco
Se não não vou nem se amarrado...
A letra também cita outra famosa cidade da Grande São Paulo pela sua má fama: Itaquaquecetuba.
E tivesse que ir de bumba
de Carapicuíba a Itaquaquecetuba...
Mas de Carapicuíba para Itaquá dá pra ir de CPTM, hehehe.
Aliás, achei o IDH da cidade elevado levando em conta as imagens da cidade vistas acima.
gsouza January 18th, 2007, 06:49 AM Pelo menos a cidade tem uns ''prediozinhos''. :| :|
caco January 18th, 2007, 06:51 AM Pelo menos a cidade tem uns ''prediozinhos''. :| :|
São tão "lindos" que seria melhor não tê-los...
gsouza January 18th, 2007, 06:58 AM ahsuhsuhuahuahushsauhuahuhasuhaushusahu
Vargas January 18th, 2007, 07:10 AM Medonha; parece ter uma pessima infra-estrutura. Uma das piores cidades q ja vi!
Andre_RP January 18th, 2007, 12:40 PM As fotos mostraram muito bem o que é Carapicuiba...talvez alguns angulos melhorariam..
A cidade parece que parou no tempo, caótica, inchada e suja...
Mas tem um lado bom: o rodoanel oeste tem dado uma 'oxigenada' na economia de lá! Espero que a prefeitura aproveite isso para melhorar a cidade!
O Natalense January 18th, 2007, 12:57 PM Feia, mas aceitável para uma cidade-favela, como v. diz.
ColdContagious January 18th, 2007, 01:09 PM Igual à Itapevi, ou seja, bem feia, assim como a maior parte do trecho por onde passa a linha B da CPTM.
Evandro January 18th, 2007, 02:33 PM Igual à Itapevi, ou seja, bem feia, assim como a maior parte do trecho por onde passa a linha B da CPTM.
Pera lá... admito que Itapevi é horrível (eu infelizmente moro aqui), mas não tão podre quanto Carapicuíba. A diferença daqui pra aquela cidade é que ainda tem alguns lugares que se salvam e não tem lixão na porta de entrada da cidade.
TêAgá January 18th, 2007, 02:33 PM Carapicuíba tem o seu lado e suas coisas boas, como a Aldeia de Carapicuíba, o núcleo original da Cidade, lindo lugar, com muita história, verde e ótimos restaurantes. Abriga uma das mais antigas igrejas do Estado de São Paulo.
O Atual Centro de Carapicuíba se formou em torno da estação ferroviária, que fica a 8 Km mais ou menos da aldeia.
Breno-RJ January 18th, 2007, 02:42 PM Sinceramente, horrorosa.Uma Baixada Fluminense piorada.
Evandro January 18th, 2007, 02:49 PM Em breve pretendo fazer um thread daqui da cidade pra comparar com Carapicuíba (Sta. Bibiana, me dai coragem... :master: ). Enquanto isso, tenho esta foto da área central daqui da cidade pra vcs terem uma idéia do que é isso aqui (vergonha):
http://img.photobucket.com/albums/v296/evandroalv/Itapevi2006.jpg
flaino January 18th, 2007, 02:56 PM tbm nao é assim né cara... hehehehe, gerenalisate um poquinho.. :D
ColdContagious January 18th, 2007, 02:57 PM Pera lá... admito que Itapevi é horrível (eu infelizmente moro aqui), mas não tão podre quanto Carapicuíba. A diferença daqui pra aquela cidade é que ainda tem alguns lugares que se salvam e não tem lixão na porta de entrada da cidade.
hehehe foi mal, mas pela foto o centro de Carapicuiba me lembrou muito o centro de Itapevi, agora a cidade em geral eu não conheço.
O Natalense January 18th, 2007, 03:00 PM Não tou vendo nada de aterrador na foto acima.
BrunoVix January 18th, 2007, 03:14 PM Essa última foto tá melhor...
Bertilo January 18th, 2007, 04:05 PM Talvez as fotos não tenham ajudado muito e os ângulos retratados não tenham sido os melhores... Mas, de qualquer maneira, não passaram uma boa imagem da cidade não.
Já a última foto, de Itapevi, não achei ruim não.
TêAgá January 18th, 2007, 04:35 PM Sinceramente, horrorosa.Uma Baixada Fluminense piorada.
Também não é pra chutar o pau da barraca!
Evandro January 18th, 2007, 05:09 PM edit
Breno-RJ January 18th, 2007, 06:43 PM A foto de Itapevi não está tão ruim.
Breno-RJ January 18th, 2007, 06:49 PM Também não é pra chutar o pau da barraca!
A Baixada Fluminense não é tão ruim quanto pensam.Nova Iguaçu, Nilópolis e Duque de Caxias tem algumas partes arrumadas e bem cuidadas.Nova Iguaçu tem um lindíssimo parque florestal(inclusive com vulcões adormecidos, grandes cachoeiras)...A Baixada tem partes bem feias mesmo, mas não é toda assim.:)
Urbano Santista January 18th, 2007, 06:55 PM Afeganistão...
O que assusta é que esse buraco deve chegar a meio milhão de habitantes em breve.
Luiz January 18th, 2007, 07:13 PM tb falar que parece a Africa é um pouco de exagero!!!
Kelsen January 18th, 2007, 07:28 PM Mas o IDH tá bom! Só o urbanismo que tá ruim.
E já tinha ouvido falarem mal dela mesmo.
netraider January 18th, 2007, 07:57 PM reeditada
netraider January 18th, 2007, 08:01 PM Carapicuíba é uma das cidades com o maior número de migrantes no nordeste do país no estado de São Paulo, é um favelaço a céu aberto tomado de terras invadidas que se tornaram imensas favelas.
O curioso é que está exatamente ao lado de umas das cidades mais ricas do estado, Barueri!
Grande parte de sua população trabalha em subempregos das cidades abastadas vizinhas ou são desempregados que dificilmente conseguirão um bom nível de vida tanto agora como num futuro próximo.
São Paulo, Rio e estados do sul pagam um preço muito alto por serem mais desenvolvidos, alguns em maior proporção!
DMA Brasil January 18th, 2007, 08:12 PM Eu já tive a infelicidade de conhecer esse lixo! Vocês lembrar, há uns 4-5 anos atrás, quando deu um pau maluco na Castelo, que a pista expressa teve que ser fechada e a região Oeste da RM parou? Então, eu tava em Sampa, na casa da amiga do meu pai em Alphaville, e como a Castelo tava fechada, o único jeito era passar por dentro de Osasco (peguei por Presidente Altino, depois Rochedale, e fui seguindo até chegar em Carapicuíba), e daí, segui para Alphaville. Foi uma das piores experiências da minha vida, agora, quanto aos posts anteriores, primeiro, falar que parece África é exagero, é uma cidade pobre de RM, e daí? A RM de São Paulo é uma das que tem mais cidades ricas, acho que todos nós aqui sabemos disso. Segundo, a Baixada Fluminense (com a clara exceção de Nilópolis) nem se compara com isso, lá é tudo uma grande e imensa MERDA, uma miséria só, São João, Nova Iguaçú, Duque de Caxias, acho que realmente só Carapicuíba e mais umas 2 ou 3 cidades da RM de São Paulo se comparam à Baixada Fluminense. E lanço aqui um desafio: acho muito difícil alguém achar uma RM tão miserável quanto a do Rio.
Breno-RJ January 18th, 2007, 08:25 PM Eu já tive a infelicidade de conhecer esse lixo! Vocês lembrar, há uns 4-5 anos atrás, quando deu um pau maluco na Castelo, que a pista expressa teve que ser fechada e a região Oeste da RM parou? Então, eu tava em Sampa, na casa da amiga do meu pai em Alphaville, e como a Castelo tava fechada, o único jeito era passar por dentro de Osasco (peguei por Presidente Altino, depois Rochedale, e fui seguindo até chegar em Carapicuíba), e daí, segui para Alphaville. Foi uma das piores experiências da minha vida, agora, quanto aos posts anteriores, primeiro, falar que parece África é exagero, é uma cidade pobre de RM, e daí? A RM de São Paulo é uma das que tem mais cidades ricas, acho que todos nós aqui sabemos disso. Segundo, a Baixada Fluminense (com a clara exceção de Nilópolis) nem se compara com isso, lá é tudo uma grande e imensa MERDA, uma miséria só, São João, Nova Iguaçú, Duque de Caxias, acho que realmente só Carapicuíba e mais umas 2 ou 3 cidades da RM de São Paulo se comparam à Baixada Fluminense. E lanço aqui um desafio: acho muito difícil alguém achar uma RM tão miserável quanto a do Rio.
Que exageto!Caxias e Nova Iguaçu tem bairros bons e arrumados, são as excessões é claro, mas não é tudo uma MERDA não.As castigadas MESMO são Japeri, Queimados, Paracambi...Até Belford Roxo e S.J.Meriti estão tendo boas melhorias...E essa da RM do RJ ser a mais miserável só pode ser brincadeira...
+Jampa January 18th, 2007, 08:34 PM Caramba...cidade extremamente pobre,mal cuidada...jogada às traças mesmo!dá até medo...
TêAgá January 18th, 2007, 08:49 PM A Baixada Fluminense não é tão ruim quanto pensam.Nova Iguaçu, Nilópolis e Duque de Caxias tem algumas partes arrumadas e bem cuidadas.Nova Iguaçu tem um lindíssimo parque florestal(inclusive com vulcões adormecidos, grandes cachoeiras)...A Baixada tem partes bem feias mesmo, mas não é toda assim.:)
Carapicuíba também tem lugares bonitos. E São João de Meriti, que é a única que eu realmente conheci, é pior do que Carapicuíba.
Kelsen January 18th, 2007, 09:29 PM Carapicuíba é uma das cidades com o maior número de migrantes no nordeste do país no estado de São Paulo, é um favelaço a céu aberto tomado de terras invadidas que se tornaram imensas favelas.
O curioso é que está exatamente ao lado de umas das cidades mais ricas do estado, Barueri!
Grande parte de sua população trabalha em subempregos das cidades abastadas vizinhas ou são desempregados que dificilmente conseguirão um bom nível de vida tanto agora como num futuro próximo.
São Paulo, Rio e estados do sul pagam um preço muito alto por serem mais desenvolvidos, alguns em maior proporção!
Cara! Senti uma pontinha de alfinete no NE!
TêAgá January 18th, 2007, 09:53 PM ^^ pontinha?
Tá querendo ser simpático?
O cara esculachou mesmo, não sou a favor disso.
RRC January 18th, 2007, 10:03 PM ^^ Mas não falou nenhuma mentira.
motense January 18th, 2007, 10:34 PM Carapicuíba é uma das cidades com o maior número de migrantes no nordeste do país no estado de São Paulo, é um favelaço a céu aberto tomado de terras invadidas que se tornaram imensas favelas.
Acho que vc esta equivocado, primeiro pq qualquer cidade maiorzinha do nordeste é melhor que essa cidade ( com todo respeito, só vi essas fotos dela e são pessimas, pq mostra uma cidade suja e desorganizada ), não acredito que nordestino sairia daqui pra ir para um lugar como esse seria melhor ficar por aqui.
Isso tudo é fruto de uma questão ideologica, já que as pessoas sem o minimo de estudo, na sua grande maioria são marionetes do sistema, não tem noção alguma da realidade, e por isso muita gente acaba deixando o nordeste ruma ao sul do pais, como se fosse mudar algo.
é mais ou menos como o povo do interior do nordeste que nasce torcendo pra times do sul do pais sem o minimo sinal de identidade entre eles, mas a grande mae, a midia, impoe assim.
e outra coisa, ta cheio de gente do sul do pais vindo para o nordeste, diga o povo aqui em são luis, pois a cada ano há uma nova invasão, são gauchos, mineiros, paranaenses, alias o povo gaucho é muito simpatico, pelo menos os que conheci são gente finissimas...
e há um contraste nisso, o povo do sul que vem pro nordeste é bem mais instruido, a maioria com curso superior...
acho que o povo ai pega o nordestino como axioma de todo o mal que acontece por ai....
mas sera mesmo que a culpa é nossa ???
TêAgá January 18th, 2007, 10:40 PM Acho que vc esta equivocado, primeiro pq qualquer cidade maiorzinha do nordeste é melhor que essa cidade ( com todo respeito, só vi essas fotos dela e são pessimas, pq mostra uma cidade suja e desorganizada ), não acredito que nordestino sairia daqui pra ir para um lugar como esse seria melhor ficar por aqui.
Isso tudo é fruto de uma questão ideologica, já que as pessoas sem o minimo de estudo, na sua grande maioria são marionetes do sistema, não tem noção alguma da realidade, e por isso muita gente acaba deixando o nordeste ruma ao sul do pais, como se fosse mudar algo.
é mais ou menos como o povo do interior do nordeste que nasce torcendo pra times do sul do pais sem o minimo sinal de identidade entre eles, mas a grande mae, a midia, impoe assim.
e outra coisa, ta cheio de gente do sul do pais vindo para o nordeste, diga o povo aqui em são luis, pois a cada ano há uma nova invasão, são gauchos, mineiros, paranaenses, alias o povo gaucho é muito simpatico, pelo menos os que conheci são gente finissimas...
e há um contraste nisso, o povo do sul que vem pro nordeste é bem mais instruido, a maioria com curso superior...
acho que o povo ai pega o nordestino como axioma de todo o mal que acontece por ai....
mas sera mesmo que a culpa é nossa ???
Não quero entrar nesses méritos de discussão, por favor! Vamos parar com essa de Nordestino pra lá, e Nordestino pra cá.
Nordestino, aqui tem 4 milhões, pronto.
ulilopes January 18th, 2007, 10:47 PM Sobre a foto 10,
eu tenho parentes em "Caracas" (apelido de Carapicuíba) e fomos no Parque dos Buritis, e perguntei a ele se do outro lado do parque onde tem aqueles edifícios de melhor acabamento, se era também a cidade de "Caracas"... E ele respondeu-me que o Parque dos Buritis fica na divisa de "Caracas" com Osasco, e que aqueles prédios pertencem ao município de OSASCO!
Apesar da aparência tenebrosa da cidade, "Caracas" nas últimas décadas ganhou calçadão, hipermercados, hospitais e outros bons serviços, ficando assim com um setor comercial e de serviços bem interessante para os moradores da cidade.
Quanto a aparência da cidade, dificilmente será ela mudada, pois os moradores já estão habituados a fazerem o que bem entendem em suas casas e apartamentos. No caso dos apartamentos, num mesmo prédio há diferentes tipos de janelas, portas, batentes, etc... Cada um faz o que acha melhor ou mais bonito para si... enfim, isso é "Caracas"!
Evandro January 18th, 2007, 11:09 PM Carapicuíba é uma das cidades com o maior número de migrantes no nordeste do país no estado de São Paulo, é um favelaço a céu aberto tomado de terras invadidas que se tornaram imensas favelas.
Barueri só é rica por três motivos: Alphaville, Aldeia da Serra e Petrobrás. e mesmo assim apenas financeiramente. A grande maioria da população de lá vive na mais absoluta pobreza. Seria bom se alguém daqui da região divulgasse fotos de bairros como Pq. Imperial, Mutinga, etc. Alphaville é a versão brasileira mais bem acabada do apartheid social.
Não entendo porque culpar sempre os nordestinos pelas mazelas sociais. Cidades como São Caetano, Santo André e São Bernardo do Campo também tem um grande contingente de migrantes dessa região do Brasil e nem por isso são horrorosas e desorganizadas feito Carapicuíba. E, da mesma forma que existem nordestinos e seus descendentes nas favelas, também se encontram em grande quantidade migrantes que vieram do interior de SP, Minas, Paraná e outros estados do Sul.
ulilopes January 18th, 2007, 11:24 PM Concordo contigo Evandro sobre a cidade de Barueri!
Em Barueri existe uma parte tão feia quanto Carapicuíba! O centro oficial de Barueri tem as mesmas características das cidades vizinhas (Carapicuíba, Itapevi, Jandira). Já o famoso bairro de Alphaville está bem afastado das áreas pobres da cidade, e duvido muito que os moradores do Alphaville conheçam o restante da cidade de Barueri...
Evandro January 18th, 2007, 11:28 PM Concordo contigo Evandro sobre a cidade de Barueri!
Em Barueri existe uma parte tão feia quanto Carapicuíba! O centro oficial de Barueri tem as mesmas características das cidades vizinhas (Carapicuíba, Itapevi, Jandira). Já o famoso bairro de Alphaville está bem afastado das áreas pobres da cidade, e duvido muito que os moradores do Alphaville conheçam o restante da cidade de Barueri...
A única coisa que diferencia o centro de Barueri pras outras cidades da região é o famoso boulevard. O comércio é tão horroroso e desorganizado quanto qualquer cidade daqui.
Jorge January 19th, 2007, 12:08 AM Carapicuíba tem o seu lado e suas coisas boas, como a Aldeia de Carapicuíba, o núcleo original da Cidade, lindo lugar, com muita história, verde e ótimos restaurantes. Abriga uma das mais antigas igrejas do Estado de São Paulo.
O Atual Centro de Carapicuíba se formou em torno da estação ferroviária, que fica a 8 Km mais ou menos da aldeia.
Era isso o que eu ia comentar, a Aldeia de Carapicuíba é um remanescente do período colonial (coisa rara em São Paulo) da maior importância histórica, que ainda conserva o seu traçado, a igreja e as casas. É uma das antigas reduções jesuíticas mais bem preservadas do estado, lembrando que vários bairros e cidades da região metropolitana de São Paulo nasceram assim: Pinheiros, São Miguel, Itapecerica da Serra, Barueri, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Embu. A aldeia de Carapicuíba é tão importante que foi tombada até pelo Iphan, que geralmente relega o estado de São Paulo a um quinto plano.
Para a maioria das pessoas, trata-se de apenas uma das muitas cidades horrorosas e medonhas da periferia de São Paulo, mas para quem gosta de história e de história da arquitetura, ela esconde um pequeno tesouro, que merece ser visitado e admirado.
Em tempo: vocês podem não acreditar, mas há apenas 25 anos essa e outras cidades da periferia de S. Paulo tinham um aspecto até decente. De lá para cá, a degradação sofrida por essas cidades foi algo de inimaginável.
Abaixo, algumas fotos da Aldeia de Carapicuíba:
http://www.carapicuiba.sp.gov.br/images/ft01_g.jpg
http://www.carapicuiba.sp.gov.br/images/ft03_g.jpg
VIMG January 19th, 2007, 12:18 AM A única coisa que diferencia o centro de Barueri pras outras cidades da região é o famoso boulevard. O comércio é tão horroroso e desorganizado quanto qualquer cidade daqui.
Carapicuiba é como qualquer outro bairro do extremo de São Paulo (eu mesmo moro em um deles, como o Grajaú e é bastante parecido), sofre por problemas de urbanização e de planejamento, mas nada além disso. Talvez o fato de não possui nenhum ponto de referência "nobre" (como o Alphaville de Barueri) não tem a mesma atenção que as cidades vizinhas.
Talvez se tivesse uma rua como a "Oscar Freire", que apesar de todos os requintes :ohno: é apenas uma rua de uma cidade que possue mais de 1.000 km de outras :) que não receberam o mesmo tratamento, seria conceituada de modo diferente :) .
Hideki January 19th, 2007, 01:39 AM Carapicuíba, Cotia, Itapevi e até Taboão da Serra são cidades muito feias. Moro em Cotia, ja visitei elas e não gostei do que vi
Dott January 19th, 2007, 01:50 AM cidade dormitório !
BR 364 January 19th, 2007, 02:04 AM Sobre a foto 10,
eu tenho parentes em "Caracas" (apelido de Carapicuíba) e fomos no Parque dos Buritis, e perguntei a ele se do outro lado do parque onde tem aqueles edifícios de melhor acabamento, se era também a cidade de "Caracas"... E ele respondeu-me que o Parque dos Buritis fica na divisa de "Caracas" com Osasco, e que aqueles prédios pertencem ao município de OSASCO!
Poxa vida, eu ia só terminar de ler os comentários pra dizer aqui que a foto 10 era bonitinha... mas é Osasco, então? Putz... :D
Realmente, as imagens da cidade não são nada animadoras. Itapevi eu não achei tão ruim não, bem melhor que Carapicuíba mesmo. Na verdade eu só achei Itapevi muito "amontoada". Se tivesse ruas mais largas e casas mais separadas umas das outras, acho que teria um aspecto legal.
Mas vi duas coisas positivas em "Caracas". Esse centro histórico que o Jorge mostrou sem dúvida vale a visita (mas é só também, vai no centro histórico e volta :D). A outra coisa positiva é o IDH. Sinceramente, não consigo entender como uma cidade dessas consegue um IDH desses. Acho que podem ser dois fatores principais: o bom sistema de ensino público do Estado de SP e a média salarial, que é bem mais alta nos grandes centros (só que o custo de vida também é bem mais alto, então às vezes o que seria um bom salário no interior não dá pra muita coisa numa metrópole).
RRC January 19th, 2007, 02:06 AM Era isso o que eu ia comentar, a Aldeia de Carapicuíba é um remanescente do período colonial (coisa rara em São Paulo) da maior importância histórica, que ainda conserva o seu traçado, a igreja e as casas. É uma das antigas reduções jesuíticas mais bem preservadas do estado, lembrando que vários bairros e cidades da região metropolitana de São Paulo nasceram assim: Pinheiros, São Miguel, Itapecerica da Serra, Barueri, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Embu. A aldeia de Carapicuíba é tão importante que foi tombada até pelo Iphan, que geralmente relega o estado de São Paulo a um quinto plano.
Para a maioria das pessoas, trata-se de apenas uma das muitas cidades horrorosas e medonhas da periferia de São Paulo, mas para quem gosta de história e de história da arquitetura, ela esconde um pequeno tesouro, que merece ser visitado e admirado.
Em tempo: vocês podem não acreditar, mas há apenas 25 anos essa e outras cidades da periferia de S. Paulo tinham um aspecto até decente. De lá para cá, a degradação sofrida por essas cidades foi algo de inimaginável.
Valeu pelas fotos, eu só fiquei sabendo dessa Aldeia de Carapibuiba nesse thread :okay:
Dan Silva January 19th, 2007, 02:21 AM Carapicuíba é uma das cidades com o maior número de migrantes no nordeste do país no estado de São Paulo, é um favelaço a céu aberto tomado de terras invadidas que se tornaram imensas favelas.
É muito engraçado! O Nordeste é sempre o responsável pelas misérias de São Paulo na visão de alguns. Quanto preconceito! Esquecem que os nordestinos também contribuíram, e muito, para o desenvolvimento da cidade, se não com dinheiro, mas com mão de obra. Ainda bem que não tenho um "pingo" de vontade de morar em São Paulo ou Rio, com todo respeito às duas cidades que admiro muito pela beleza, mas só de longe, através de fotos e da televisão.
Quanto a Carapicuíba, a cidade está assim, talvez por ter um administrador incompetente. É uma cidade suja e cheia de poluição visual, e isso pode ser mudado.
Evandro January 19th, 2007, 02:54 AM Quanto a Carapicuíba, a cidade está assim, talvez por ter um administrador incompetente. É uma cidade suja e cheia de poluição visual, e isso pode ser mudado.
Talvez, não... a cidade teve vários prefeitos incompetentes em sua curta história de emancipação política. E um deles foi o dono da principal empresa de ônibus daquela cidade.
Luiz January 19th, 2007, 03:59 AM ja que o ulilopes falou dos hipermercados, então respondeu o que havia perguntado, valeu.
Agora comentando como os poderosos do Extra e Carrefour se interessaram em Carapicuiba? Sera nque eles tiveram uma visão de bons negocios apostando na cidade? acho estranho uma cidade tão taxada negativamente tenha conseguido essa proeza de atrair investimentos tão invejados na area de serviços!!!!
CEARENSE January 19th, 2007, 04:02 AM na boa meu véih, mas a cidade é feia mesmo, pelas suas fotos, me transmitiu está em um país como a India, e olhe lá ,pq recentemente eu vi fotos da India que dava de 10 a 0 nos predios de uma grande cidade brasileira, parece ser uma cidade mal cuidada mesmo, suja, requenguela, cheio de favelas, ocupação desordenada, ruas sem pavimentação, esgotos, e me desculpe, mas Extra e Carrefour não siginifica desenvolvimento, mas como eu não conheço a cidade, pode ser que vc nao tenha sido feliz nas fotos que escolhestes, ainda tá em tempo de postar fotos de praças, ruas urbanizadas, predios, pra mudar melhor a imagem de sua cidade no forum ne?
hehehe
RRC January 19th, 2007, 04:03 AM ja que o ulilopes falou dos hipermercados, então respondeu o que havia perguntado, valeu.
Agora comentando como os poderosos do Extra e Carrefour se interessaram em Carapicuiba? Sera nque eles tiveram uma visão de bons negocios apostando na cidade? acho estranho uma cidade tão taxada negativamente tenha conseguido essa proeza de atrair investimentos tão invejados na area de serviços!!!!
É verdade, Itaquaquecetuba que tb é uma cidade com população razoável não tem nenhuma grande rede de supermercado, lá só tem Docelar e Supermercado do Roque, hehehe
Luiz January 19th, 2007, 04:08 AM FaelSim eu NÃO moro em Carapicuiba!!!!!!!
Luiz January 19th, 2007, 04:11 AM RRC, ja que vc falou em Itaquaquecetuba ela é melhorzinha do que Carapicuiba?
RRC January 19th, 2007, 04:27 AM ^^^Eu conheço pouco da cidade, mas não é muito diferente não, mas acho que Itaquá é um pouquiiinho melhor, pois nos últimos anos andaram investindo em urbanismo e algumas partes que era bem feias ficaram pelo menos aceitáveis (embora não exatamente bonitas). Não conheo carapicuiba, mas Itaquá parece um pouco mais organizada
Luiz January 19th, 2007, 04:29 AM Itapevi não parece ser tão ruim não.
http://www.carapicuibaonline.com.br/cidades/Itapevi/Itapevi17.jpg
http://www.carapicuibaonline.com.br/cidades/Itapevi/Itapevi18.jpg
http://www.carapicuibaonline.com.br/cidades/Itapevi/Itapevi11.jpg
Agora outra cidade: Jandira tb não parece ser ruim
http://www.carapicuibaonline.com.br/cidades/jandira/Jandira1.jpg
http://www.carapicuibaonline.com.br/cidades/jandira/Jandira17.jpg
http://www.carapicuibaonline.com.br/cidades/jandira/Jandira2.jpg
http://www.carapicuibaonline.com.br/cidades/jandira/Jandira6.jpg
Jandira tem 115 mil habitantes em apenas 17 km²
IDH das cidades dessa região:
Barueri- 0,826
Cotia- 0,826
Osasco- 0,818
Jandira- 0,801
Carapicuiba- 0,793
Itapevi- 0,759
Luiz January 19th, 2007, 04:32 AM acho que foi vc que postou umas fotos de alguns lugares da cidade durante uma viagem pela Ayrton Senna, não foi?? Aqueles lugares são bem urbanizados. Itaquaquecetuba tem IDH inferior ao de Carapicuiba com 0,744.
CEARENSE January 19th, 2007, 05:09 AM FaelSim eu NÃO moro em Carapicuiba!!!!!!!
ha ta baum :D
CEARENSE January 19th, 2007, 05:13 AM Itapevi não parece ser tão ruim não.
ô Mô paiii, me arrepiei todim ! hehehe
CEARENSE January 19th, 2007, 05:23 AM ^^ Mas não falou nenhuma mentira.
ele pode ter até falado a verdade, mas o problema de tudo é que ele quis associar o CAOS desse buraco ai aos nordestinos
fala sério,nem a pior favela de Fortaleza é desse jeito, isso ai é má administração, mals cuidados por parte do governo, falta de investimentos, fora q eu nao duvido q ai não tenha corrupção no meio, pq uma cidade com quase 500 mil habitantes ser um desleixo desse jeito é brincadeira !
ê meu fí, saiba diferenciar, tem pobre que é sujo e imundo, mas tem muuiiito pobre que é limpim e organizado
vc vai em algumas cidades do sertão do nordeste, dá orgulho de ver, as cidades todas bem arrumadinhas, com praças, bosques, lagos urbanizados, calçadas bem zelosas, eu hein, é ruim q eu NÃO ENGULO ISSO !
José Neto January 19th, 2007, 05:56 AM [QUOTE=Luiz;11366937]Itapevi não parece ser tão ruim não.
Tô começando a me assustar com essa região já, juro por Deus.
Quantas cidades feias, mal cuidadas, cheias pichações, favelas, mato avançando sobre as ruas...não vi nenhum canteiro verde, com flores, ou asfalto novo...essas cidades precisam de administradores competentes pra ontem!
José Neto January 19th, 2007, 05:57 AM [QUOTE=Luiz;11366937]Itapevi não parece ser tão ruim não.
Tô começando a me assustar com essa região já, juro por Deus.
Quantas cidades feias, mal cuidadas, cheias pichações, com favelas e mato alto avançando sobre as ruas...não vi nenhum canteiro verde, com flores, ou asfalto novo...essas cidades precisam de administradores competentes pra ontem!
Luiz January 19th, 2007, 06:03 AM a parte oeste da RM de São Paulo a mais empobrecida embora abrigue o riquissimo Alphaville, uma região com contrastes imensos, a região do ABC é bem melhor realmente até Diadema tá melhorando nesses ultimos tempos como mostra um thread postando aqui no ano passado.
itabirinha-MG January 19th, 2007, 07:10 AM Nao tinha nocao dessa cidade, A cidade eh muito horrivel mesmo realmente parece uma cidade sei la da parte pobre da Africa, mas que lugar no Brasil nao existen cidades feias.....No geral pra mim o estado de Sao Paulo(interior) eh o mais organizado e moderno.....
Evandro January 19th, 2007, 03:43 PM ô Mô paiii, me arrepiei todim ! hehehe
A foto é de Jandira...
Dan Silva January 19th, 2007, 05:58 PM Gostei mais de Itapevi, que na verdade é bem diferente de Carapicuíba. E, Evandro, tô bolando de rir com o teu jeito de falar. É muito engraçado:hilarious
Pelo menos Itapevi é limpa.
EricoWilliams January 19th, 2007, 07:31 PM Cidade bem mocréia, gostei!
Breno-RJ January 19th, 2007, 08:52 PM Acho que Jandira foi a mais pavorosa, reparem no "cocô" de cavalo na rua na penúltima foto...:nuts:
sjmolive January 19th, 2007, 09:33 PM Carapicuiba é HOR-RO-RO-SA!
É das piores cidades da RM, se não for a pior.
'Cê não conhece Franco da Rocha, Ferraz de Vasconcelos, o "Rockdale" em Osasco, sem falar no próprio Capão Redondo no mun de SP.:lol:
Dúvida - o skyline da primeira foto não é Osasco?!
De qq modo Carapicuíba terá chance de dar um arrancada com o Anel Viário que passa nos limites deste município...
Menino de Sampa January 19th, 2007, 09:37 PM 'Cê não conhece Franco da Rocha, Ferraz de Vasconcelos, o "Rockdale" em Osasco, sem falar no próprio Capão Redondo no mun de SP.:lol:
Franco da Rocha é muito ruim tb!
Mas Osasco e São Paulo são cidades normais com lugares feios e não um mar de tosquera com ilhas razoáveis!
sjmolive January 19th, 2007, 09:38 PM É muito engraçado! O Nordeste é sempre o responsável pelas misérias de São Paulo na visão de alguns. Quanto preconceito! Esquecem que os nordestinos também contribuíram, e muito, para o desenvolvimento da cidade, se não com dinheiro, mas com mão de obra. Ainda bem que não tenho um "pingo" de vontade de morar em São Paulo ou Rio, com todo respeito às duas cidades que admiro muito pela beleza, mas só de longe, através de fotos e da televisão.
Quanto a Carapicuíba, a cidade está assim, talvez por ter um administrador incompetente. É uma cidade suja e cheia de poluição visual, e isso pode ser mudado.
Eu acho que a RM SP está pagando o preço de seu baixo crescimento econômico pelo menos nos últimos vinte anos. Para terem idéia da gravidade da coisa o Brasil tem crescido pouco desde 1981 e a RM SP tem crescido menos ainda, com participação no PIB decrescente desde então.
Este pouco dinamismo econômico se traduz em menores oportunidades de trabalho, geração de renda e bem-estar da população. E este empobrecimento que não pode ser culpa dos nordestinos que para lá migraram.
A propósito - alguém viu um comparativo do PIB de São Paulo e da cidade do México postado há um tempo atrás? Ilustra bem este fato...
sjmolive January 19th, 2007, 09:39 PM Franco da Rocha é muito ruim tb!
Mas Osasco e São Paulo são cidades normais com lugares feios e não um mar de tosquera com ilhas razoáveis!
Gostei do mar de "tosquera":lol: :lol: :lol:
Luiz January 19th, 2007, 09:47 PM pergunto: para vcs que conhecem bem a RM de São Paulo quais cidades são as mais tenebrosas alem de Carapicuiba?
Menino de Sampa January 19th, 2007, 09:52 PM Eu diria Franco da Rocha, Francisco Morato, Ferraz de Vasconcelos, Diadema e Itaquaquecetuba.
Mas a cidade mais pobre acho que é São Lourenço da Serra, porém, imagino que seja uma pobreza mais ao "estilo Vale do Ribeira" do que RMSP.
Marcelo Massulo January 19th, 2007, 09:52 PM Visão do Inferno. Hehehehe
Por fazer parte da RMSP tem condições de melhorar bastante.
Luiz January 19th, 2007, 09:56 PM mas Diadema ta melhorando, não tá?? Mas valeu por responder e ja tinha ouvi falar na pobreza de São Lourenço da Serra ela fica bem proxima do Vale do Ribeira acho que por isso é mais pobre, e nessa região tem outra cidade, no caso Juquitiba!!!
TêAgá January 19th, 2007, 09:59 PM Acho que Jandira foi a mais pavorosa, reparem no "cocô" de cavalo na rua na penúltima foto...:nuts:
Precisa conhecer Aldeia da Serra.
Raf Nunez January 20th, 2007, 12:51 AM parece o inferno. =/
desculpem, hehe.
TêAgá January 20th, 2007, 01:01 AM Juro que a minha próxima parada é Carapicuíba, incluindo a Aldeia, Carapicuíba é sim uma cidade nada desenvolvida, mas tem bons pontos e bons lugares, essas fotos sinceramente não mostram exatamente o que é Carapicuíba, é promessa! (rezem pra eu não ser assaltado)
Evandro January 20th, 2007, 01:02 AM Acho que Jandira foi a mais pavorosa, reparem no "cocô" de cavalo na rua na penúltima foto...:nuts:
Carroças circulando aqui na região são mais comuns do que vc imagina, Breno... imagina vc passando com seu carro atrás desta romaria aqui em Itapevi :rofl:
http://img.photobucket.com/albums/v296/evandroalv/025.jpg
Luis FTC January 20th, 2007, 01:03 AM Eu acho que a RM SP está pagando o preço de seu baixo crescimento econômico pelo menos nos últimos vinte anos. Para terem idéia da gravidade da coisa o Brasil tem crescido pouco desde 1981 e a RM SP tem crescido menos ainda, com participação no PIB decrescente desde então.
Este pouco dinamismo econômico se traduz em menores oportunidades de trabalho, geração de renda e bem-estar da população. E este empobrecimento que não pode ser culpa dos nordestinos que para lá migraram.
A propósito - alguém viu um comparativo do PIB de São Paulo e da cidade do México postado há um tempo atrás? Ilustra bem este fato...
Mas o EXCESSO de migração é um dos fatores do inchaço, não importa de onde venham as pessoas.
cez@raes January 20th, 2007, 01:17 AM Comparar Diadema com Carapicuiba é sacanagem...olha o meu thread para ver a diferença...
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=407326&highlight=diadema
Edmundo January 20th, 2007, 01:48 AM Excelente thread. Bom ver as cidades da região metropolitana.
Infelizmente algumas delas representam o que há de pior no crescimento totalmente desorganizado de São Paulo.
antonioiccosta August 11th, 2008, 12:41 AM Moro em Carapicuíba...a cidade não é tão feia como mostra as fotos....essas fotos postadas são antigas....enfim nem foram postadas por um morador...só quiseram denegrir a imagem da cidade com fotos do centro em obras à exatamente 8 ano atrás.
Danollive August 11th, 2008, 01:08 AM gente vcs viram aquele de são joão de meriti, dêem aleluias!!! toda RM tem o seu lado "patinho feio" :lol::lol::lol:
Gutovsky August 11th, 2008, 11:32 PM Diadema tem um centrinho "aceitável"... Carapic não tem NADA que se diga, "aqui pelo menos é melhor"! Mas entre Carapic e Ferraz, não sei se tem grandes diferenças, mas ao menos Carapic é próxima de Alphaville. São cidades industriais, cujos terrenos são desvalorizados e propícios a invasões, e por isso ficaram desse jeito. Não possuem tradição, nada...
Speedy128k =) August 12th, 2008, 04:41 PM Que cidade, que cidade !
Henrique August 14th, 2008, 05:49 PM http://www.atos2.flogbrasil.terra.com.br/1098274191.jpg
^^ Nossa essa foto deve ser dos anos 80, tem uns 10-15 prédios da Cohab que foram implodidos quando eu era criança.
Henrique August 14th, 2008, 05:53 PM Diadema tem um centrinho "aceitável"... Carapic não tem NADA que se diga, "aqui pelo menos é melhor"! Mas entre Carapic e Ferraz, não sei se tem grandes diferenças, mas ao menos Carapic é próxima de Alphaville. São cidades industriais, cujos terrenos são desvalorizados e propícios a invasões, e por isso ficaram desse jeito. Não possuem tradição, nada...
Cidades industriais?:?:hammer:
Lucas_577 August 14th, 2008, 09:49 PM Credo! O.O
Não quero ofender ninguem mas eh uma das piores cidades que já vi! Suja, Feia, Infra-Estrutura péssima e quase nada de cresimento
lorrampaiva August 16th, 2008, 02:41 PM Dizem que essa cidade já melhorou alguma coisa de uns anos pra cá. É verdade?
Belcity August 17th, 2008, 09:37 PM muito feia
quando vi essa foto pensei q fosse uma praia:D
http://www.carapicuibaonline.com.br/fotosalbum/carap24.jpg
LonguiniBRASIL August 18th, 2008, 03:57 AM Parabéns pelo post! de fato a cidade não é bonita, menos ainda organizada
Mas acho que um dos objetivos deste forum é também discurtir os problemas urbanos, mostrar cidades menos providas de recursos. E não somente ficarmos presos a minoria de cidades ricas belas e "bem organizadas"
wagnerdias January 2nd, 2009, 02:03 AM Realmente a cidade está abandonada pelo poder publico, como acontece em várias cidades do nosso país. Isso é o reflexo do nosso voto e da nossa incompetência em cobrar do poder publico uma solução a altura da arrecadação de impostos que os cidadãos pagam.
Vejam todos que todas essas cidades estão dentro do mesmo território, o brasileiro, logo tem a mesma nacionalidade. como que pode haver tanta diferença.
Wagner.
HGP January 2nd, 2009, 04:00 PM Itaqua ainda é gramur!!!!
Evandro January 2nd, 2009, 04:35 PM Itaqua ainda é gramur!!!!
Hoje, voltando do centro de Suzano, onde deixei meu parceiro no serviço, passei entre os limites deste município com os de Poá e a 'gramurosa' Itaquá, passando junto à estação de Aracaré sentido Rod. Ayrton Senna... meldeus, o que é aquilo?! :nuts:
richter30 January 2nd, 2009, 05:30 PM Tenho um amigo que mora em Caracas (Carapicuiba), e ele foi me buscar de carro na estação de trem. Fazia alguns anos que não ia lá, e a impressão que eu tive é que pouca coisa mudou, principalmente no bairro onde ele mora. Alias, ele me disse que em vários lugares onde era tudo mato, agora só tinha barracos e onde era barracos, mudou para casas de madeira. Mas mesmo assim, acostumado com a Região da Paulista, pra mim é triste ver tudo aquilo. Apesar que ele disse que dificilmente tem problema de assaltos a casas por lá. Diz ele que os bandidos vão roubar lá em Alphaville
Evandro January 2nd, 2009, 05:38 PM Alphaville é muito bem vigiada... bandido analisa a relação investimento/risco e chega à conclusão de que tentar assaltar em Alphaville é muito arriscado para ele. Pelo que eu sei, os malacos da região assaltam moradores de bairros vizinhos de classe média de Osasco, Barueri, Jandira e, inclusive, aqui em Itapevi. ^^
Lucas Souza RF January 2nd, 2009, 07:54 PM Ah que raiva, as fotos não abriram, odeio ter minhas conclusões baseadas nos posts dos outros...
TêAgá January 3rd, 2009, 05:06 AM Era isso o que eu ia comentar, a Aldeia de Carapicuíba é um remanescente do período colonial (coisa rara em São Paulo) da maior importância histórica, que ainda conserva o seu traçado, a igreja e as casas. É uma das antigas reduções jesuíticas mais bem preservadas do estado, lembrando que vários bairros e cidades da região metropolitana de São Paulo nasceram assim: Pinheiros, São Miguel, Itapecerica da Serra, Barueri, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Embu. A aldeia de Carapicuíba é tão importante que foi tombada até pelo Iphan, que geralmente relega o estado de São Paulo a um quinto plano.
Jorge falou tudo. Além de um tesouro arquitetônico, é um dos poucos lugares que ainda guardam exemplares vivos da História Paulista. O Atual centro de Carapicuíba é fruto de um loteamento que nasceu ás margens da Sorocabana e deslocou o eixo da cidade (ainda bem, senão a aldeia teria sido provavelmente arrasada)
Henrique Lyra aliás fez um thread sobre a Aldeia, um lugar muito legal e bonito, almocei lá um dos melhores peixes que já comi na vida.
E lendo os posts, vi que tenho uma dívida com Carapicuíba, já cumpri a de São Caetano, agora falta a de Carapicuíba, logo sai um thread!
Ligeirinho January 3rd, 2009, 05:22 PM O que mata em Carapicuíba é a fama de "Cidade-COHAB", já que a cidade é muito conhecida justamente por 70% das notícias sobre a cidade que são exibidas em jornais nacionais traz algo sobre as Cohabs da cidade, além claro da fama do Negritude Jr.
Evandro January 4th, 2009, 12:53 AM O que mata em Carapicuíba é a fama de "Cidade-COHAB", já que a cidade é muito conhecida justamente por 70% das notícias sobre a cidade que são exibidas em jornais nacionais traz algo sobre as Cohabs da cidade, além claro da fama do Negritude Jr.
Também, a primeira coisa que uma pessoa que vem de fora vê por lá são justamente os predios da Cohab:
http://img517.imageshack.us/img517/2672/5925378se9.jpg
|
|