View Full Version : A construção do metro de superfície é a grande aposta, em termos de transportes, para

traveler
January 26th, 2007, 03:01 AM
A construção do metro de superfície é a grande aposta, em termos de transportes, para os próximos anos no Algarve
Introduzido por Paulo Almeida (Quarta, 24 Janeiro 2007). :: Notícias positivas
A construção do metro de superfície é a grande aposta, em termos de transportes, para os próximos anos no Algarve, aproveitando as verbas do III Quadro Comunitário de Apoio (2007-2013). Até ao final do corrente semestre será concluído um estudo sobre a rede ferroviária regional e a sua possível reconversão para comboio ligeiro.

Barragon
January 26th, 2007, 09:33 PM
Não sei se isso será bom... mas os regionais são mto rascas... mas comboio ligeiro? ..... wtf... e os IC??

Só se fosse de Tunes a Lagos... mas mesmo assim.... só se depois fosse mais facil construir mais linhas até Sagres por exemplo.

fred_mendonca
January 26th, 2007, 09:56 PM
Os IC devem manter-se para Faro!

TeKnO_Lx
January 27th, 2007, 12:24 AM
ML em toda a linha do Algarve é impossivel.. para o Algarve prevejo um cenario equilibrado do tipo

-renovação da linha do Algarve e estacôes, utilização de comboios do tipo "suburbanos" entre Lagos e Faro , e Faro até VRSA.
-estação Intermodal em Faro com ligação ao aeroporto por Metro Ligeiro

Frequência de pelo menos 2 em 2 horas ( sebem que 1 era mais aconselhavel), pareceme equlibirado. No verão poderiam aumentar a frequencia

possiblidade de instalação de Metro Ligeiro em cidades como Portimão, Albufeira ou Lagos ( estação-centro historico). intermodalidade com comboio

para finalizar ligação Alfa Pendular 1h45 / 2 horas (pelo menos) entre Lisboa e Tunes, interface com a renovada Linha do Algarve

Reflex
January 27th, 2007, 01:06 AM
Quando falam em ML é na base de tram-train, aproveitando as linhas ferroviarias da CP já existentes... agora qual a vantagem em relação aos regionais...:dunno:

Arpels
January 27th, 2007, 01:03 PM
eu acho que era uma boa ideia, acabavam com alguns deles Reflex, se viravam metro para k regionais? os regionais iam so ate aonde não existe metro ou seja ate a estação onde os dois se encontram :dunno:

Barragon
January 27th, 2007, 04:30 PM
A unica diferença é que as composições são mais modernas :lol: é só um toque de modernice..... :lol: para o pessoal ficar a pensar.. ah e tal tamos modernos.

De resto as propostas que o Tekno apresentou são muito boas :yes:

fred_mendonca
January 27th, 2007, 05:14 PM
Concordo absolutamente com a proposta do Tekno! Vamos lá ver se há dinheiro para tudo!

Barragon
January 27th, 2007, 06:08 PM
O que não falta no Algarve é dinheiro... se fossem como a Madeira...

fred_mendonca
January 27th, 2007, 06:09 PM
O problema é que as autarquias são corruptas!

Ricardo Fig
January 27th, 2007, 10:32 PM
é a febre do metro......versão 2...
toda a gente quer um metro..!

Barragon
January 28th, 2007, 02:13 AM
Welcome Ricardo :cheers1:

O Algarve está carcomido pelas bifas :lol:

fred_mendonca
January 28th, 2007, 02:45 AM
Bem vindo! :cheers:

O Prof Godin
January 29th, 2007, 09:13 PM
Bem vindo Ricardo.:)

Existe umalinha/estrutura semelhante no norte da Alemanha que faz a ligação ás praias. Ou é na Ilha de Rugen ou na de Usedom. Mas, curiosamente, eu visitei as duas e não me lembro de o ter visto…:lol:

O Prof Godin
January 29th, 2007, 09:19 PM
Ora cá está ele

http://i84.photobucket.com/albums/k39/nop57751/Polonia/Sylt-01.jpg

http://i84.photobucket.com/albums/k39/nop57751/Polonia/Syltrailbusgel1959.jpg

Estou a brincar. Este é na Ilha de Sylt (Alemanha norte/atlantico), durante a construção e depois da guerra…:lol:

Arpels
January 29th, 2007, 10:02 PM
lol quem não andava no da primeira foto era eu :runaway::lol:

fred_mendonca
January 29th, 2007, 10:38 PM
Aquilo parece um bocado perigoso!

Portugues
January 30th, 2007, 02:14 AM
È foto-montagem

daniel322
January 30th, 2007, 02:37 AM
lol quem não andava no da primeira foto era eu :runaway::lol:

não sei qual dos 2 inspira mais confiança :lol:

Arpels
January 30th, 2007, 12:41 PM
:D tb é verdade daniel...

[Smeagol]
January 30th, 2007, 06:14 PM
mas a linha de do algarve em termos de turismo é uma cáca!!! passa demasiado longe da praia, para se poder aproveitar para turismo teria de se deslocar algumas zonas da linha para ter o máximo de estações perto da praia...

penso q o TRAM é melhor sulução que um suburbano! visto ser uma mistura de metro ligeiro com comboio. assim dava pa ter mais q uma paragem nas maiores cidades.

já tinha ouvido á uns tempos a ideia de mudar a linha do algarve para mais perto das praias, mas a ideia de metro ligeiro nunca tinha ouvido falar.

mas aprovo... :okay:

fred_mendonca
February 1st, 2007, 12:38 AM
São tudo boas ideias!

PedroGabriel
February 6th, 2007, 09:00 PM
Falam mal do metro do Porto (muitas vezes injustamente), mas andam loucos para ter igual, o sucesso do metro do porto deve-se principalmente a certas linhas com altas frequências e ligar grandes centros urbanos, senão era um fracasso redondo.

Tipo a linha com maior sucesso é a amarela, lembrem-se que a amarela é uma linha subterrânea, não é de superfície e é uma linha pequena, mas para o trajecto que faz, é uma linha rápida (comparando com outro tipo de transportes). Eu só uso o metro por causa da linha amarela, senão usava autocarros, mas para onde vou preciso da amarela. A Amarela faz São bento, Marquês, Polo universitário, IPO e Hospital de São João, sítios com muita procura.

Outra parte com mto sucesso é o trecho Senhora da Hora-Trindade, é que ali passam metros de 3 em 3 minutos e antes do metro, de carro a viagem poderia levar uma hora ou mais e agora leva 10 minutos.

Anda tudo de cabeça quente. Depois não devem fazer ideia da morte que é uma viagem Porto-Póvoa de metro. Não sabem mesmo! E, são 27 km. Imagino a costa algarvia com o metro do Porto. só um suicida fazia isso. Quem vai ao porto regularmente como eu é que sabe o sacrificio que é. Estamos todos à espera dos novos metros que nos prometeram e estamos todos de olho para que não façam mais paragem e para que nos façam coberturas nas estações. Eu apostaria na remodelação do que existe.

Se soubessemos o que sabemos hj, não permitiamos a contrução do Metro, antes valia o que diziam os amigos do comboio fazer uma linha Póvoa-Viana do Castelo e remodelar tudo. Acho que o melhor para o algarve é remodelar o que existe, modernizar.

Nós aqui temos que lutar para termos os novos metros, termos mais linha e nos taparem as estações de superfície, que são um nojo, já apanhei banhos de chuva e de sol que nem queiram saber!

É claro que o metro do Porto tem muita coisa boa, tem estações subterrâneas topo de gama (do melhor que se faz no mundo), vencedoras de prémios de ar quitectura, em compensação as estações de superfície são do mais foleiro que há, até uma paragem de autocarro é melhor, faz uma viagem pelo meio do porto rapidamente (porque o porto é antigo e é complicado mover-se ali no meio de carro), mas é um caracol numa viagem porto-Póvoa e Porto-Maia, que leva ao desespero quem usa diariamente, além de ser caro (eu pagava 20 euros de comboio, agora pago 55 de metro). Eu acho que o que está a ser feito em coimbra, um grande desperdício de dinheiro e os utentes e contribuintes vão ver o que é bom para tosse. ponham-se a pau.

daniel322
February 6th, 2007, 10:20 PM
Eu acho que o que está a ser feito em coimbra, um grande desperdício de dinheiro e os utentes e contribuintes vão ver o que é bom para tosse. ponham-se a pau.

metro no porto é bom e em coimbra é desperdicio de dinheiro? :sly: vais-me dizer que não faz tanta falta em coimbra quanto faz no porto?

Fern
February 6th, 2007, 11:55 PM
Acho que Coimbra tambem tem direito e um metro ligeiro ajudaria e muito a melhorar a mobilidade na cidade. Visto que tambem vao usar linhas ja existentes ate vai sair relativamente barato!

fred_mendonca
February 7th, 2007, 12:26 AM
Coimbra já precisa de um metro pois é uma cidade com muito movimento de pessoas durante o dia!

PedroGabriel
February 7th, 2007, 03:37 AM
Penso que não podes comparar Coimbra com o Porto.

vamos esperar para ver, o metro não é para ver passar, é para ser usado.

reparem nos seguintes dados(censo 2001):
Coimbra: 316,83 km² - 157 510 hab.
Miranda do Corvo: 126,98 km² - 13 077 hab.
Lousã 139,16 km² - 15 753 hab.
TOTAL 582.97 km² - 186 340 hab.
densidade: 319.64 hab./km²

São territórios imensos onde mora pouca gente. Os metros devem usar bitola europeia e não ibérica, aqui os carris tiveram que ser totalmente mudados. Como se faz uma linha de metro para zonas como Miranda do Corvo e Lousã, que têm pouco mais de 10.000 habitantes em concelhos com mais de 100 km2? A mim coloca-me reticências...

região da Póvoa (sem contar a do Porto):

Esposende: 95,18 km² 33 325 hab.
Póvoa de Varzim: 82,1 km² 63 470 hab.
Vila do Conde: 149,31 km² 74 391 hab.
TOTAL 326.59 km² 171 186 hab.
densidade: 524.16 hab./km²

Também há um movimento pendular entre a Póvoa e Vila do Conde muito grande. Bom pela comparação de números e dados, dá para justificar que façam mais linha por estas bandas. Sem querer falar especificamente de Coimbra, que tem mais de 100000 habitantes, mas a maioria das capitais de distrito estão a ser beneficiadas e cidades que não têm distrito estão a ser prejudicadas, por isto dá para ver. Não venham dizer que a Póvoa tem metro, porque uma estação na ponta sul da cidade, não é ter metro. Ok, a situação de Gaia e Gondomar é pior. para quem não sabe a conurbação da Póvoa não é a mesma que a do Porto, são distintas, divididas pelas freguesias rurais de Vila do Conde. Há quem diga que se vão juntar, existe pressão para tal, mas há zonas florestais que são para conservar. O Porto já vai em Vilar de Pinheiro (Ponta Sul de Vila do Conde)

Já agora, curiosidade, será todo de superfície, ou será como o do Porto, misto?

daniel322
February 7th, 2007, 05:20 AM
conheces alguma coisa de coimbra? espetar dados é facil mas se conhecesses alguma coisa da mobilidade dentro da area urbana se calhar mudavas de ideias e vias que realmente é necessario. para alem da mobilidade tem ainda o factor requalificação pois as areas por onde o metro passa serão intervencionadas e valorizadas ;)
eu acho que não tens nada que comparar porto com coimbra. são cidades diferentes com necessidades diferentes e se não tens metro na povoa luta por teres e não venhas dizer que é desperdicio de dinheiro fazer em coimbra..

o traçado irá ser misto.

edit: os carris da linha da lousã vão ser mantidos..

daniel322
February 7th, 2007, 05:44 AM
vamos esperar para ver, o metro não é para ver passar, é para ser usado.

muito bem dito.. mas se calhar quem lá vai gastar milhoes já pensou nisso primeiro que tu ;)

fred_mendonca
February 7th, 2007, 04:27 PM
Só a universidade aumenta logo em grande número as necessidades de mobilidade de Coimbra!

Nikom
February 7th, 2007, 06:16 PM
ML em toda a linha do Algarve é impossivel.. para o Algarve prevejo um cenario equilibrado do tipo

-renovação da linha do Algarve e estacôes, utilização de comboios do tipo "suburbanos" entre Lagos e Faro , e Faro até VRSA.
-estação Intermodal em Faro com ligação ao aeroporto por Metro Ligeiro

Concordo,a linha do Algarve talvez precise de uma renovação,para tirar um bocado a dependencia do carro ;)