View Full Version : Hotel, lojas e 13 cinemas no centro cultural em 2009

mynuster
January 30th, 2007, 03:04 PM
http://thumbs.sapo.pt/?pic=http://jn.sapo.pt/2007/01/30/12377767.jpg&H=250&W=250&errorpic=http://jn.sapo.pt/images/lusomundo/jn/errorpic.gif

Os antigos armazéns devolutos da Real Companhia Velha, sitos na Zona Histórica de Gaia, serão convertidos num centro cultural. O imóvel, adquirido em 1999 pela Câmara de Gaia, foi concessionado à Novopca - Construtores Associados em direito de superfície por 50 anos, que investirá 25 milhões de euros na criação de um hotel, 13 salas de cinema, auditórios, estabelecimentos comerciais e espaços para o ensino ligados às artes e bares.

A Câmara de Gaia e a construtora - única participante no concurso público internacional, lançado pela Autarquia há mais de três anos - celebraram, ontem, o contrato de concepção, construção e exploração, que estabelece o prazo de 31 meses para a execução do centro cultural, desde o projecto até à abertura, estimada para Agosto de 2009. A Novopca dispõe de 30 dias para entregar o projecto definitivo e o licenciamento municipal terá de ser concedido em 45 dias. Necessitará, também, do aval do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) do Porto.

A solução final terá de preservar a chaminé e a fachada dos armazéns da Real Companhia Velha. "É um projecto muito arrojado e vai ser polémico. Houve uma negociação informal com a Câmara e com o IPPAR para não ferir o património do Centro Histórico. Quisemos afastar o edifício do Corpus Christi, que é uma área sensível. Por isso, terá uma zona relvada. Ainda não está definida a utilização dos 500 metros quadrados a ceder à Câmara no centro cultural", esclareceu Manuel Maia, administrador da Novopca. A empresa pagará a anuidade de 102 mil euros ao Município (o preço de concessão do imóvel por 50 anos é de 4,85 milhões).

Para garantir a sustentabilidade do centro, nascerão um hotel, lojas, ligadas ao comércio das artes (desde livrarias a galerias de arte ou espaço "tipo Fnac") e os bares temáticos, acessíveis através da fachada principal na Avenida de Ramos Pinto. "Queremos ter espaços para a realização de leilões e trazer os operadores do comércio das artes, que estão dispersos, para Gaia", adiantou. O desenho, com dois pisos de estacionamento subterrâneo, contempla uma praça coberta para actividades culturais.

"Não há nenhum município do país - diria mesmo que não há um distrito do país - que tenha obtido uma concentração tão grande de investimento privado nos últimos anos como Gaia. É porque os investidores acreditam no projecto que estamos a desenvolver", sublinhou Luís Filipe Menezes, presidente da Câmara. "Sei que faltam as pontes para sermos a Rive Gauche, mas lá chegaremos", afirmou, assinalando a satisfação pelo centro abrir as portas em 2009, ano de eleições autárquicas. "É justo que, quem semeou, faça a colheita", concluiu. A obra deverá começar ainda no primeiro semestre de 2007.

Três anos de espera. O processo para a criação do centro cultural nos armazéns da Real Companhia Velha tem mais de três anos. A Câmara de Gaia aprovou o lançamento do concurso público internacional em Abril de 2003 e, só em Dezembro de 2006, foi decidido entregar a concessão à Novopca - a única concorrente. O processo viveu momentos de indefinição depois do IPPAR ter dado um parecer negativo à solução arquitectónica da Novopca em Setembro de 2004. Em Junho de 2005, a Autarquia equacionou o alargamento do centro cultural a outras instalações, o que conduziria à anulação do concurso, mas, a 13 de Outubro passado, a empresa disponibilizou-se para reformular o projecto, como defende o IPPAR.

Nova linha da STCP

O presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, deu conta de uma reunião, realizada com a Administração da STCP, na qual a Autarquia solicitou a criação de uma carreira que ligue o centro urbano, em Mafamude, à beira-rio, "com carácter permanente ao longo do dia e parte da noite". Foi sensibilizada, ainda, para a colocação de autocarros mais pequenos, adequados à ruas estreitas, para as linhas que cruzam o Centro Histórico.

Arpels
January 30th, 2007, 03:08 PM
ja anda ai a noticia :yes::)

Portvscalem
January 30th, 2007, 07:15 PM
Eu tb li.......Uminvestmento assim tb no centro histórico do Porto, e vamos ter um centro k uma movida louca, fervilhante de turismo cultura e animação...... e claro aquela coisa que nos faz amar as margens do douro entre ribeiras.....

daniel322
January 30th, 2007, 07:50 PM
mt bem! :applause:

Reflex
January 30th, 2007, 10:03 PM
:applause::applause:
A nova ponte pedonal ficará para aqueles lados?

hiong_nu
January 30th, 2007, 10:23 PM
é mesmo coladinho à entrada gaiense da Ponte Pedonal, vai ficar mesmo potente e chamar os turistas que embarcam ali nos rabelos.

Reflex
January 30th, 2007, 10:29 PM
Optimo!!! Então é ainda melhor do que eu pensava!!!:applause::applause:

Andre_Filipe
January 30th, 2007, 10:42 PM
Ja tinha postado nos Porto Projects ;) Acho um excelente investimento.

Herrmando
January 31st, 2007, 12:22 AM
A nível de aspecto, parece-me um tanto ou qto fraquinho, mesmo tendo em conta que o arquitecto deve ter andado com o ippar a morder-lhe os calcanhares...

Barragon
January 31st, 2007, 12:27 AM
^^ mas o IPPAR faz alguma coisa? :lol:

Está um bom projecto.

Herrmando
January 31st, 2007, 01:43 AM
Sinceramente, é mto pouco arrojado, e tirando-lhe a fachada que se mantém, é mais que banal... Já para n falar q desrespeita completamente o edificado circundante, parece-me um elefante a esconder-se atrás de um ramo de oliveira... Bem, neste momento, posso dizer que n gosto!
Espero ver outros renders para mudar de opinião.

Herrmando
January 31st, 2007, 01:50 AM
http://www.gaiaglobal.pt/gaia/images?CONTENTITEMOID=F08B808080AC80GC&CLASSTOKEN=foto&ATTRIBUTEID=foto

Portugues
January 31st, 2007, 02:45 AM
Corrijam-me se eu estou errado, o Arrabida shopping tambem nao é na margem de Gaia do Rio Douro? Um em cima do outro?

daniel322
January 31st, 2007, 03:21 AM
deleted

JohnnyMass
January 31st, 2007, 03:58 AM
parece-me de facto banal, nada de extraordinário, embora na zona em que se insere até compreenda que deva ser o menos "vistoso" possível. mas uma coisa é curiosa, não vejo a chaminé nos renders.:D

mrcapri
January 31st, 2007, 08:05 PM
Também querem fazer uma coisas dessas no Porto? (só se for no antigo Clérigos Shopping, pq de resto não vejo onde).

Herrmando
January 31st, 2007, 09:13 PM
Corrijam-me se eu estou errado, o Arrabida shopping tambem nao é na margem de Gaia do Rio Douro? Um em cima do outro?

Não. Um é ao pé da ponte da arrábida, outro é ao pé da ponte d luis (resposta para leigos).

Herrmando
January 31st, 2007, 09:16 PM
parece-me de facto banal, nada de extraordinário, embora na zona em que se insere até compreenda que deva ser o menos "vistoso" possível. mas uma coisa é curiosa, não vejo a chaminé nos renders.:D

N vês pq ta pequenina e alinhada com o passeio. Repara no 1º render, naquele objecto por cima do "transeunte".

JohnnyMass
January 31st, 2007, 10:49 PM
já vi!:D

fred_mendonca
February 1st, 2007, 12:51 AM
Mais um projecto para Gaia! :applause: