View Full Version : Metrô começará a funcionar até meia-noite
Pesquisadorbsb February 1st, 2007, 02:55 AM A partir de fevereiro, os usuários do metrô de Brasília serão beneficiados com a ampliação do horário de funcionamento do transporte. O serviço, que hoje funciona das 6h às 20h, será estendido até a meia-noite. Também existe a possibilidade das estações abrirem aos sábados. Outra novidade para os passageiros é a entrega de mais duas estações – Centro Metropolitano, em Taguatinga, e Ceilândia Sul – que estão em fase de testes e entram em operação comercial no próximo mês.
As novidades foram anunciadas, ontem, pelo secretário de Transportes, Alberto Fraga, em sua viagem de estréia no sistema metroviário da cidade. Após oito anos, a administração do sistema de Metrô da cidade voltou a ser subordinada à Secretaria de Transportes. Até o ano passado, o Metrô-DF estava vinculado à Secretaria de Infra-Estrutura e Obras. Fraga quis conhecer de perto a realidade dos cerca de 65 mil usuários que utilizam o transporte diariamente no DF. Ele realizou o percurso da estação de Águas Claras até a da 114 Sul.
A visita foi acompanhada pelo presidente do Metrô-DF, José Gaspar Souza. O secretário confirmou a necessidade da implantação do sistema integrado entre metrô e ônibus. "A integração é essencial para o transporte no DF", afirmou. No entanto, ainda não há previsão para início desse novo sistema. Também não há orçamento destinado para conclusão das 13 estações que restam e do ramal do Gama, estimado em R$ 300 milhões.
Fonte: Jornal de Brasilia
bs.eduardo February 1st, 2007, 03:01 AM Atualmente só funciona até as 20h? Putz... e quem estuda e depende dele pra voltar pra casa? Dança?
Vinicius February 1st, 2007, 03:02 AM Que ótima notícia. Tem que extender isso para os finais de semana e feriado. Uma pergunta: o metrô do DF ainda é sub-utilizado?
Pesquisadorbsb February 1st, 2007, 03:10 AM Acontece que atende apenas os bairros (Asa Sul, Guará, Aguas Claras, Samambaia, Taguatinga Sul, Taguatinga Centro) e agora vai atender a Ceilândia, é complicado isso de funcionar até as 20 horas, os bairros mais favorecidos é Aguas Claras e Samambaia com ligação direta com a Rodoviária e não existe integração com os onibus. Dizem que agora vai existir.
cara.bsb February 1st, 2007, 03:31 AM Ótima notícia, principalmente para mim, pois como morador do Guará utilizo muito o metrô.
Com essa medida com certeza o metrô passará a agregar um bom nº de usuários, especialmente no trecho da ceilândia, eu fui até uma das estações novas para comprar uma passagem na rodoviária de Taguatinga, ela estava bem movimentada, e a de taguá tbm pois muita gente da Ceilândia trabalha, estuda, ou vai fazer compras em Taguatinga, o pessoal estava adorando o fato do trecho ser gratuito. Isso com apenas uma das estações de Ceilândia prontas, fico imaginando quando todas estiveram funcionando (serão 5).
O metrô pela qualidade vem agregando muitos passageiros, eu acho que em um futuro próximo ele deixará essa imagem de subutilizado, o fundamental é concluir o trecho ceilândia, que será a origem da maioria dos usuários. A intgração também é fundamental, pelos projetos ela deve sair mesmo. Fora Águas Claras, quando a região estiver consolidada com aproximadamente 300 mil pessoas, o metrô será a melhor forma de locomoção para lah.
Vinicius February 1st, 2007, 03:37 AM ^^
Que bom saber que o metrô está começando a ser mais utilizado pela população. Quando fui aí em 2003, havia após a estação da rodoviária diversas estações inacabadas. Não sei se continuam. Aliás, bem que vocês aí de Brasília poderiam tirar algumas fotos do sistema.
cara.bsb February 1st, 2007, 03:47 AM ^^ As estações da Asa Sul continuam inacabadas, não é viável finalizá-las antes do trecho da Ceilândia, porque é de lah que virão os passageiros que vão movimentar as estações. Mas uma vez reformulado o sistema de transporte como um todo e implantada a integração ficará fácil coloca-las em operação, como vc deve ter visto é só acabamento.
Apesar de estar de férias, estou estudando para alguns concursos, mas vou ver se saio para tirar algumas fotos, pelo menos da estação aqui perto de casa (Feira - Guará). Nessa estação já é possível perceber um fenômeno que eu acho saudável para a cidade e deve ser incentivado, as pessoas vão de carro até a estação, deixam eles no estacionamente e segum para o trabalho no plano, é sinal de que a classe média está sendo atraída pelo metrô e fugindo do trânsito.
Vinicius February 1st, 2007, 03:53 AM ^^
Isso que é o ideal. Deixar o carro perto de alguma estação e seguir o resto do percurso de metrô. Sobre as estações inacabadas, vi que realmente só falta o acabamento nelas. Só não entendi essa questão de que elas só serão abertas depois do trecho de Ceilândia. Isso é uma segunda linha?
cara.bsb February 1st, 2007, 04:21 AM ^^ É a mesma linha, mas essas estações da Asa Sul teriam pouco movimento num primeiro momento, porque a população do plano piloto que passaria a utilizar o metrô de imediato seria muito pequena, tanto pela falta de integração, quanto pelo fato de que boa parte dessa população não usa o transporte público. Quando o metrô finalizar o trecho até Ceilândia irá agregar muitos passageiros, aí sim é viável abrir as estações, haverá público.
Pelo menos é isso que alegam, mas se umas duas estações daqule trecho da Asa Sul estivessem prontas é capaz que teriam um bom movimento, o fato é que as obras andaram a passo de tartaruga, e com uma logística estranha, tem uma estação de Águas Claras que está pronta, mas está fechada porque atualmente não tem nada ao seu redor, foi projtada para atender a uma demanda futura de uma área do bairro que ainda vai contar com edificações, é no mínimo estranho isso.
Mas eu acho que aumentaram uma estação no projeto, antes da estação Centro Metropolitano em Taguatinga, ao que dá para ver quando o metrô passa realmente será uma estação, o que é muito bom.
Vinicius February 1st, 2007, 04:36 AM ^^
Isso que eles estão fazendo é o certo. Planejar e trazer o transporte público antes dos bairros surgirem ou se desenvolverem. Diferente daqui do Rio, onde bairros como a Barra da Tijuca, que se desenvolve a mais de trinta anos e que só recentemente é que pensaram no metrô como a alternativa mais eficiente dos moradores chegarem a Zona Sul e Centro.
ps: obrigado pelas informações.
RRC February 1st, 2007, 04:49 AM Gente, que metrô é esse que só funcionava até as 20h e não abre de fim de semana?? Metrô de enfeite??
cara.bsb February 1st, 2007, 05:08 AM ^^
Isso que eles estão fazendo é o certo. Planejar e trazer o transporte público antes dos bairros surgirem ou se desenvolverem. Diferente daqui do Rio, onde bairros como a Barra da Tijuca, que se desenvolve a mais de trinta anos e que só recentemente é que pensaram no metrô como a alternativa mais eficiente dos moradores chegarem a Zona Sul e Centro.
ps: obrigado pelas informações.
Nessas questões de perspectivas futuras o Metrô DF realmente tem seus méritos, o bairo de Águas Claras é fruto do metrô, houve um debate para decidir qual a forma de transporte de massa que seria ideal para o DF, optou-se pelo metrô, mas para ele chegar até a região de taguatinga passaria por uma imensa área despovoada, então para viabilizar o transporte decidiu-se por projetar uma nova área urbana no DF, Águas Claras, a cidade está espalhada ao longo da linha do metrô e quando consolidade vai ser totalmente integrada às estações.
Hoje o metrô pode ter seus problemas, mas no futuro estará exatamente na área que vai concentrar a desenvolvimento de Brasília, aos poucos a economia vem se desconcentrando do plano, a tendência é que a economia vá transfrindo suas bases para áreas como Águas Claras e Taguatinga. São inúmeros projetos que estão programados próximos a estações do metrô: Rodoviária, Centro Administrativo em Taguatinga, área para edifícios com gabaritos maiores no Guará e por aí vai.
Nem precisa agradecer pelas informações, esse é o espírito do forum, um se informando com o outro..
Rodrigo_BSB February 1st, 2007, 01:30 PM Gente, que metrô é esse que só funcionava até as 20h e não abre de fim de semana?? Metrô de enfeite??
É uma dos grandes mistérios de Brasília... :| Dizem que é lobby das empresas de ônibus (são quase uma máfia aqui em Brasília).
Outro grande mistério é quando a composição para no meio da linha, sem explicação alguma do motivo (é comum acontecer isso no metrô do DF).
Kaique February 1st, 2007, 01:44 PM É uma dos grandes mistérios de Brasília... :| Dizem que é lobby das empresas de ônibus (são quase uma máfia aqui em Brasília).
Outro grande mistério é quando a composição para no meio da linha, sem explicação alguma do motivo (é comum acontecer isso no metrô do DF).
Nos dias em que andei no Metro daí isso não ocorreu.
Me lamentei de não funcionar aos sábados, de Taguatinga à Asa Norte são mais de 35km e o metrô tava quebrando um galhão para chegar até a rodoviária do Plano. No sábado e domingo que tieve provas não havia metrô api peguei aquelas horrendos ônibus e até lotação para chegar a universidade.
Pinhate February 1st, 2007, 01:57 PM oba! que ótimo tava na hora! nu vo precisa correr feito doido com medo de passar das 8, e querer passear de metro no fds e lembra q ele nao funciona! hehehe
bs.eduardo February 1st, 2007, 01:57 PM É uma dos grandes mistérios de Brasília... :| Dizem que é lobby das empresas de ônibus (são quase uma máfia aqui em Brasília).
Isso acontece no metrô de SP as vezes, mas porque algum puto segurou a porta na estação seguinte, e assim sendo, o trem não pode prosseguir.
Na linha C da CPTM acontecia mais vezes, logo que começaram a modernizá-la, mas agora está bem melhor, essas paradas são raras.
BrunoFoca February 1st, 2007, 02:10 PM A primeira vez que eu me lembro de ter ido para Brasilia em 93 o Metrô diziam estaria funcionando logo, fui em 97,98,99 e nada minha irmã foi quando o Metrô estava fazendo os teste e era de graça.
Essa obra do Metrô DF se arrasta tanto porque é uma das ultimas obras feitas com um criterio que permite as empreiteiras enrolarem o governo e ele mesmo assim ter que pagar.
Pesquisadorbsb February 2nd, 2007, 07:14 PM BrunoFoca, pelo menos está funcionando, tudo bem não como deveria, mas está quebrando um galho mesmo, pois sem a bendita integração, somente as pessoas que moram bem próximas das estações usufruem do serviço.
Dourado February 2nd, 2007, 07:46 PM Outro grande mistério é quando a composição para no meio da linha, sem explicação alguma do motivo (é comum acontecer isso no metrô do DF).
Isso acontece porque a linha do metrô é dividida em seções. Uma composição não pode estar na mesma seção que outra, então, quando isso está para acontecer, a composição de trás pára até que a da frente saia da seção.
Belcity February 2nd, 2007, 07:54 PM qual o preço da passagem do metro em brasilia?
Andre_RP February 2nd, 2007, 08:24 PM Qual o preço da passagem e a extensão em km do metrô no DF?
Foristas de Brasilia, vcs tem mapas?? seria interessante postar aqui..:okay:
RRC February 2nd, 2007, 08:52 PM Tb queria ver fotos do metrô de Brasília! Alguém tem?
cara.bsb February 2nd, 2007, 10:30 PM Atualmente a passagem do metrô custa R$ 2,00. Estudantes pagam apenas um terço desse valor.
Não tenho os dados oficiais, mas fiz uma pesquisa e vi que a extensão do metrô é de aproximandamente 40 Km no total, não sei dizer quantos Km estão em operação. Desse total 70% é de superfície, sendo boa parte em trincheiras (não fica ao nível da rua), são raros os trechos em elevado (só quando passa por córregos ou algumas vias) e no plano piloto e centro de Taguatinga é subterrâneo.
Aqui vai um mapa, mas está desatualizado, pois o site do Metrô DF está fora do ar (todos do governo do DF estão, a transição aqui está um pouco problemática):
http://www.transportes.gov.br/bit/mapas/mapclick/ferro/mapalinhadf.gif
Atualmente as estações Arniqueiras, Samambaia Sul, Concessionárias, Centro Metropolitano e Ceilândia Sul já estão funcionando (estas últimas de forma experimental e gratuita, mês que vem já operam normalmente).
A qualidade do metrô é excelente,ele é bem administrado, as estações e os carros são limpos e organizados, o acabamento das estações é bom e muitas contam com um paisagismo legal. O grande problema é político mesmo, as obras se arrastam desde 1993, o governo federal nunca colaborou e o sistema de transporte público nunca foi restruturado de forma a contemplar o metrô com integração e racionalizar o uso de ônibus, todos concorrem entre si e todos acabam perdendo.
E como eu já comentei em um post neste thread o interessante é que o projeto do metrô contempla muitas áreas que ainda vão crescer e se consolidar, a exemplo de Águas Claras.
Eu não tenho fotos do metrô, vou ver se semana que vem consigo sair e fotografá-lo, aí eu faço um thread sobre ele. :okay: (pelo menos sobre a estação Feira que fica aqui perto de casa :lol:)
Para não ficar sem foto nenhuma tirei uma agora da janela do meu ap:
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_7529_10.jpg
Não adiantou nada né!!!! :rofl: Pelo menos vcs viram a trincheira.
Tem esse vídeo tosco que dá para ver o carro, acho que estão na Estação Shopping:
Mpz-LFw9qeA
Rodrigo_BSB February 2nd, 2007, 11:01 PM ^^
Legal o vídeo. É na Estação Shopping, mesmo, porque aparece o Carrefour. Palha foi só os carinhas "narrando" como se o metrô fosse coisa de outro mundo, hehehe.
cara.bsb February 2nd, 2007, 11:22 PM ^^ Pois é Rodrigo, depois que eu tinha postado eu fui ver o vídeo direito e percebi o Carrefour, eles podiam ter dado um 360º na Estação, mas como estavam "embasbacados" com o tamanho do metrô duvido que lembrariam :rofl: . Até imagino a reação deles quando o metrô entrar no túnel :lol: :lol: .
Kaique February 3rd, 2007, 01:01 AM Uma foto da vala que o cara_bsb potou e mais algumas.
http://i89.photobucket.com/albums/k209/kaique_01/P1030092_600x600_600KB.jpg
Praça Do Relógio
http://i89.photobucket.com/albums/k209/kaique_01/P1030088_600x600_600KB.jpg
Plataforma da Estação Galeria(o trem chegando deTaguatinga)
http://i89.photobucket.com/albums/k209/kaique_01/P1030097_600x600_600KB.jpg
Central
http://i89.photobucket.com/albums/k209/kaique_01/P1030101_600x600_600KB.jpg
Oia o povo no trem :D
http://i89.photobucket.com/albums/k209/kaique_01/P1030090_600x600_600KB.jpg
Rodrigo_BSB February 3rd, 2007, 01:14 AM ^^
A primeira foto é do trecho que passa por Águas Claras. ;)
Kaique February 3rd, 2007, 01:23 AM ....
Kaique February 3rd, 2007, 01:24 AM ^^
A primeira foto é do trecho que passa por Águas Claras. ;)
Eu sei, acho que decorei tudo o que há ente taguá e a central :D
As fotos tão ruins por preguiça minha de redimensioná-las maior, na verdade eu as fiz com máxima resolução 2560 x 1920
cara.bsb February 3rd, 2007, 01:40 AM ^^ Kaique, essas fotos foram tiradas por vc?? Queria saber se eles deixam tirar fotos ou encrencam.
Central
http://i89.photobucket.com/albums/k209/kaique_01/P1030101_600x600_600KB.jpg
Costumo brincar que esse saguão da Central é a região de transição entre o céu e o inferno :lol: :lol: . O céu é o metrô com toda a sua qualidade e o inferno a rodoviária do Plano símbolo da incompetência do governo em gerir os espaços públicos e o sistema de transporte. O interessante é que o céu está abaixo do chão e inferno na superfície mesmo... :lol: :lol: :lol:
O site do metro voltou a funcionar, mas quase não tem fotos e a maioria é velha, aí vão algumas:
Estação Shopping (que será integrada à nova rodoviária de Brasília)
http://www.metro.df.gov.br/sites/200/230/imagens/SiteMetro/Estacoes/SHP/shop_lateral.jpeg
http://www.metro.df.gov.br/sites/200/230/imagens/SiteMetro/Estacoes/SHP/shop.jpeg
Kaique February 3rd, 2007, 02:03 AM ^^ Kaique, essas fotos foram tiradas por vc?? Queria saber se eles deixam tirar fotos ou encrencam.
Costumo brincar que esse saguão da Central é a região de transição entre o céu e o inferno :lol: :lol: . O céu é o metrô com toda a sua qualidade e o inferno a rodoviária do Plano símbolo da incompetência do governo em gerir os espaços públicos e o sistema de transporte. O interessante é que o céu está abaixo do chão e inferno na superfície mesmo... :lol: :lol: :lol:
O site do metro voltou a funcionar, mas quase não tem fotos e a maioria é velha, aí vão algumas:
São minhas sim.
Tirei um monte de fotos e ninguém disse nada.
São bem simpáticos os funcionários.
cara.bsb February 3rd, 2007, 05:05 AM São minhas sim.
Tirei um monte de fotos e ninguém disse nada.
São bem simpáticos os funcionários.
Que bom, sem problemas para fotografar e fazer um thread.
Pois é, tbm acho que os funcionários do metrô são educados e prestativos, pelo menos nunca tive problemas.
Nos dias em que andei no Metro daí isso não ocorreu.
Me lamentei de não funcionar aos sábados, de Taguatinga à Asa Norte são mais de 35km e o metrô tava quebrando um galhão para chegar até a rodoviária do Plano. No sábado e domingo que tieve provas não havia metrô api peguei aquelas horrendos ônibus e até lotação para chegar a universidade.
Pelo que vc falou vc estava indo para a UnB, estou certo???
Estava fazendo vestiba?? Ou concurso??
RRC February 3rd, 2007, 05:39 AM Pelas fotos o metrô parece ser muito bom, os trens parecem com os da linha 5 daqui.
Pelo visto o sistema é bom, só deveria ser melhor aproveitado, é uma pena ter um transporte de qualidade subaproveitado.
Vcs falaram que o metrô tem 40 km? Se é isso até que está bom pro tamanho da cidade, comparado com SP que é muito maior é só tem 60 km é excelente!
cara.bsb February 3rd, 2007, 05:56 AM Pelas fotos o metrô parece ser muito bom, os trens parecem com os da linha 5 daqui.
Pelo visto o sistema é bom, só deveria ser melhor aproveitado, é uma pena ter um transporte de qualidade subaproveitado.
Vcs falaram que o metrô tem 40 km? Se é isso até que está bom pro tamanho da cidade, comparado com SP que é muito maior é só tem 60 km é excelente!
Os trens são da ALSTOM (Mafersa), mas acho que a maioria dos metrôs do país possuem carros dessa empresa. Estou enganado?
Eu acho que o subaproveitamento do metrô não deve demorar muito tempo, no subforum de notícias o Rodrigo_bsb publicou uma matéria sobre o pacote de obras e pelo visto o trecho da Ceilândia fica pronto esse ano, só não sei se as estaçõs da Asa Sul entram no pacote, imagino que pelo menos algumas. Um VLP tbm já está em estudo, quase confirmado. Acho que esse ano sai o Brasília Integrada, uma vez o sistema intgrado, o metrõ será 100%.
Brasília é muito espalhada, as regiões, em geral, são bem separadas, daí o fato do grade percurso, mas um sistema completo mesmo teria, pelo menos, seguir rumo a parte norte da cidade. Mas por enquanto não há tanta necessidade, o principal eixo populacional da cidade está sendo atendido. Um sistema integrado e o VLP darão conta da cidade por um bom tempo.
Rodrigo_BSB February 3rd, 2007, 03:00 PM Eu acho que o metrô deveria se estender para a Asa Norte, até Sobradinho e Planaltina. Tudo bem que levaria mais outra década para fazer, mas seria importante que ele chegasse até o outro lado do DF.
Kaique February 3rd, 2007, 03:15 PM ^^^^^
Verdade, passou do lago as coisas nem parecem mais em Brasília.
@cara_bsb: Fui fazer o vestiba da UnB resultado sai segunda:S
cara.bsb February 3rd, 2007, 04:36 PM Eu acho que o metrô deveria se estender para a Asa Norte, até Sobradinho e Planaltina. Tudo bem que levaria mais outra década para fazer, mas seria importante que ele chegasse até o outro lado do DF.
Seria muito bom que o metrô chegasse até essas regiões, mas imagino que os custos seriam mais altos, dado as distâncias, não conheço muito o norte da cidade, mas imagino que teriam longos trechos sem estações. Mas o interessante é que poderia ser uma extensão da atual linha, o que permtiria tocar a obra aos poucos, já até ouvi declarações de que junto com as obras das estações da Asa Sul fariam uma estação no Setor Comercial Norte, ou seja já dariam início ao prolongamento para a Asa Norte. Talvez a consolidação da Cidade Digital tbm ajude, provavelmente seria possível o metrô passar ali.
^^^^^
Verdade, passou do lago as coisas nem parecem mais em Brasília.
@cara_bsb: Fui fazer o vestiba da UnB resultado sai segunda:S
Boa sorte cara, eu tenho uma colega que prestou agora para Ciências Sociais, estamos na maior ansiedade pelo resultado. Eu estudo lah, passei pelo PAS no ano passado. Para qual curso prestou??
Kaique February 4th, 2007, 02:13 AM Agora que eu ví q o teu avatar é foto minha :D
Ciência Política.
Já sou estudande de Direito na UFC.
cara.bsb February 4th, 2007, 03:05 AM Agora que eu ví q o teu avatar é foto minha :D
Ciência Política.
Já sou estudande de Direito na UFC.
Legal, mais uma vez boa sorte!! Tá chegando o resultado.
Quanto ao avatar, pode ser uma foto parecida, mas não a mesma :D , até porque esse ângulo é o mais comum. Essa aí eu tirei no dia 21 de janeiro desse ano, tirei várias fotos nesse dia, inclusive a que está no UPC.
Kaique February 4th, 2007, 06:06 PM ^^^^
Obrigado:)
Pretencioso eu:D
Mas é que está incrivelmente pareceida, a diferença é que no dia em que estive láestava nublado.
cara.bsb February 7th, 2007, 06:04 AM Cumprindo o prometido aqui estão as fotos da estação do Metrô aqui perto de casa:
O indicativo da estação. Ela é atendida por ambas as linhas em operação, verde e laranja:
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_7529_12.jpg
A estação. A plataforma fica ao nível da rua e o acesso se dá pelo subsolo, o trem está parado do outro lado, seguirá até a Praça do Relógia em Taguatinga (linha verde) ou até o terminal Samambaia (linha laranja):
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_7529_13.jpg
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_7529_14.jpg
O interior da estação:
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_7529_15.jpg
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_7529_16.jpg
Bônus, o trem na Estação Central:
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_7529_17.jpg
É isso, peço desculpas por não ter tirado mais fotos, mas eu estava um pouco atrasado e precisava do cartão de memória vazio.
bs.eduardo February 7th, 2007, 01:31 PM O Metrô parece ser bem bonito e limpo! Gostei do totem também! Valeu pelas fotos cara.bsb!
Vinicius February 7th, 2007, 02:51 PM Quando andei de metrô em Brasília só conheci duas estações: Central e Shopping. Essa parece interessante também. Considero o metrô de Brasília junto como o de São Paulo e Rio, como os verdadeiros sistemas metrôviários do Brasil. Os outros não passam de trens urbanos melhorados.
Pesquisadorbsb February 7th, 2007, 07:43 PM Na verdade somente pode afirmar que em São Paulo e Rio de Janeiro são metrôs, no de Brasilia é um VLT. E por voltar a falar no metrô quem se lembra quando o nosso honorável ex governador Cristovão Buarque emprestou os vagões pagos com dinheiro dos cofres dos brasilienses, para a então prefeita do PT erudina, emprestou e até hoje a prefeitura não devolveu, e claro se devolver virá todos depenados, incrivel, como um governador pode emprestar algo que não é seu, é do povo para outro estado, e claro não recebemos nenhum tostão pelo empréstimo. Ainda pode responder por isso?
Pesquisadorbsb February 7th, 2007, 07:46 PM Ia me esquecendo, sabia que não iria vingar essa idéia de aumentar o periodo de funcionamento do metrô, e tambem sabia da queda do secretário de transportes, tudo fogo de palha. E outra nunca os donos das empresas irão renovar os 500 onibus prometidos para serem colocados no sistema até março, passou janeiro, estamos praticamente no meio de fevereiro, e até agora a unica mudança que aconteceu, foi o surgimento de 2 empresas da antiga Planeta (Pioneira e Cidade de Brasilia), e isso está me cheirando mutreta da braba, pois o ex secretário afirmou se os empresários não comprarem os onibus irá fazer a licitação.
cara.bsb February 7th, 2007, 10:34 PM Na verdade somente pode afirmar que em São Paulo e Rio de Janeiro são metrôs, no de Brasilia é um VLT. E por voltar a falar no metrô quem se lembra quando o nosso honorável ex governador Cristovão Buarque emprestou os vagões pagos com dinheiro dos cofres dos brasilienses, para a então prefeita do PT erudina, emprestou e até hoje a prefeitura não devolveu, e claro se devolver virá todos depenados, incrivel, como um governador pode emprestar algo que não é seu, é do povo para outro estado, e claro não recebemos nenhum tostão pelo empréstimo. Ainda pode responder por isso?
Eu não consegui entender essas suas declarações pesquisador.
Como que o metrô DF é um VLT? Não existe uma característica dele que o possa classificar como um VLT, especialmente a capacidade de passageiros e a total segregação de vias.
Eu não me lembro do episódio que vc relatou, ele me parece "temporalmente" estranho. A Luíza Erundina foi prefeita no período de 1989 a 1992 e o Cristovam Buarque foi governador no período de 1995 a 1998, como ele conseguiu emprestar vagões do metrô para ela se ele sequer era governador, além disso no período em que a Erundina era prefeita o metrô estava sendo planejado e somente no seu último ano de governo que a construção começou, acho difícil que o DF tenha comprado vagões no 1º ano da obras. E que eu saiba o sistema de transporte com trilhos na cidade de São Paulo é administrado pelo estado e não pela prefeitura, pra que ela queria esses vagões?? Sinceramente eu não acredito nessa declaração, porque os períodos não condizem, me parece uma forma estranha de criticar o PT.
Ia me esquecendo, sabia que não iria vingar essa idéia de aumentar o periodo de funcionamento do metrô, e tambem sabia da queda do secretário de transportes, tudo fogo de palha. E outra nunca os donos das empresas irão renovar os 500 onibus prometidos para serem colocados no sistema até março, passou janeiro, estamos praticamente no meio de fevereiro, e até agora a unica mudança que aconteceu, foi o surgimento de 2 empresas da antiga Planeta (Pioneira e Cidade de Brasilia), e isso está me cheirando mutreta da braba, pois o ex secretário afirmou se os empresários não comprarem os onibus irá fazer a licitação.
Foi precipitado o anúncio da ampliação do horário, porque em um mês dificilmente eles conseguiriam caixa e funcionários para ampliar o horário, mas eu acho isso inevitável, acredito que em pouco tempo ampliam.
Eu não afirmaria, agora, que o secretário caiu, ele tinha que ser exonerado para assumir a vaga no congresso e pediu um prazo, se decidir voltar a vaga é dele, tanto que o atual secretário é interino. E não foi só essa "divisão" que ocorreu, o transporte pirata está sendo fiscalizado e diversos ônibus foram apreendidos por ilegalidades, vários da VIPLAN que serviam aqui ao Guará. Para início isso é ideal, mostra que o governo vai fiscalizar o sisitema e tentar legalizar a situação, seria impossível transformar a situação em um mês.
Pesquisadorbsb February 8th, 2007, 07:59 PM Eu me enganei, em relação a Erundina, mas realmente existiu o empréstimo dos trens que estavam prontos na antiga fábrica da Mafersa para a prefeitura de São Paulo.
De forma alguma, estou apenas relatando que, como ele poderia emprestar algo que não era dele, é do povo brasiliense, foi um erro, e agora, vamos precisar de mais trens, e claro, vamos ter que gastar novamente por algo que estava pronto, isso eu acho que é desperdiço de dinheiro alheio, o meu dinheiro, o seu dinheiro o dinheiro de todos os impostos pagos por cada cidadão brasiliense, que sofremos com o pior transporte urbano, e não é apenas o PT ou PMDB, PSDB ou PFL, mas essa atitude do Cristovão foi de total despreparo para governar uma unidade federativa, tanto que foi colocado para fora do Ministério da Educação. Digamos que ele era um governador biônico tinha boas ideias, mas não era ele que estava no comando do governo.
|
|