View Full Version : Menezes quer planeamento metropolitano
PedroGabriel February 13th, 2007, 04:46 AM JN
Menezes quer planeamento metropolitano
O presidente da Câmara de Gaia critica o planeamento urbanístico "a retalho". No momento em que as autarquias da Área Metropolitana do Porto já fizeram ou ultimam a revisão dos planos directores municipais, Luís Filipe Menezes considera que a falta de lucidez do poder decisório mantém um sistema ultrapassado de pensar o futuro da região.
"Não faz sentido que, na actual Área Metropolitana do Porto, a escala de planeamento não seja metropolitana e que as câmaras estejam a rever os planos directores municipais a retalho. É uma completa tonteria e iremos pagar as favas deste erro lá para adiante, como aconteceu no passado. Ao nível do poder decisório, não tem havido essa lucidez e essa visão. Os arquitectos devem obrigar os poderes públicos a alterar a ordem das coisas", sublinhou Luís Filipe Menezes, na cerimónia de assinatura do protocolo com a secção regional Sul da Ordem dos Arquitectos, com vista à participação da Câmara de Gaia na Trienal de Arquitectura.
O autarca oferece a solidariedade do Município gaiense aos arquitectos para estes "combates", defendendo que o planeamento deve ser feito à escala metropolitana e o licenciamento das operações urbanísticas continuaria à escala municipal. Nesse sentido, a Junta Metropolitana do Porto ou outro "órgão técnico supramunicipal" cumpriria a função de conceber o futuro da região do Grande Porto em diferentes áreas, desde a criação de espaços de lazer e de Habitação Social até aos Transportes.
Também "arcaica" é a lei nacional que condiciona o investimento imobiliário no nosso país. "Continuamos a ter uma legislação de planeamento que inferniza a cabeça dos arquitectos. É arcaico e tem repercussões graves na economia", insiste. A construção de empreendimentos imobiliários e a requalificação são motores importantes para o desenvolvimento da economia nacional. Daí que o autarca veja como fundamental que as regras de licenciamento permitam agilizar a aprovação destas operações.
"Não podemos continuar com situações em que se demora quatro ou cinco anos para aprovar um plano de urbanização. Nem podemos demorar dois anos para aprovar um loteamento ou um ano para licenciar o projecto de uma vivenda que obedece ao Plano Director Municipal", conclui. CSL
A minha opinião é que os concelhos em conurbação deveriam pensar isto rapidamente, juntarem-se e verem os seus PDMs. Acho que o Porto perdeu muito com a falta de planeamento e ao que parece ainda vai perder mais. Enfim, que caos.
Arpels February 13th, 2007, 11:15 AM pois quanto mais rapido tomarem iniciativa conjunta melhor e mais rápido resolvem os problemas que actualmente são comuns a todos mas tem respostas diferentes consuante o municipio em k se encontram, a figura da região metropolitana em geral no pais todo deve ser revista e reforçada.
Herrmando February 13th, 2007, 03:59 PM Mas isto já toda a gente sabe e fala-se há mto tempo. A questão é só ver qual é a melhor forma de efectuar isto, se fundindo as cidades se criar um orgão superior tipo JMP (mas com poderes efectivos) para fazer o planeamento integrado da regiao. N se vê é fazerem nada para alterarem o status quo, e disso mta culpa tem o governo, especialmente.
Arpels February 13th, 2007, 04:03 PM parece ser esse factor da JMP o k se pretende aqui :yes: o governo tem culpa, nisso tens razão mas também não tem havido mta pressão por parte das areas metropolitanas para se resolver a questão, pode ser k quando alguem começar a tomar iniciativas as outras vão atraz por acrescento...
PedroGabriel February 13th, 2007, 05:33 PM eu já tinha ouvido falar desse planeamento metropolitano e estava em crer que já estava a ser feito, afinal não.
Portvscalem February 13th, 2007, 06:35 PM Grande menezes..... dar um rumo comum à cidade aglomeração.... Menezes à junta metropolitana já!!!!!!
Arpels February 13th, 2007, 06:56 PM se for só ele sosinho não consegue nada, o problema é o emplastro da camara do Porto, não faz um cu :bash:
Phobos February 13th, 2007, 07:04 PM Se houvesse mais gente no país com a visão do Menezes concerteza estariamos muito melhores.Mas mesmo assim não vejo que uma Junta Metropolitana seja a solução final e não concordo com essa separação entre planeamento e operações urbanas.Para mim deve ser tudo pensado como uma coisa só.
Portugues February 14th, 2007, 03:48 AM Grande menezes..... dar um rumo comum à cidade aglomeração.... Menezes à junta metropolitana já!!!!!!
È sempre bom saber que os gaienses estão com o Filipão, mesmo quando este faz uma "Embaixada Espanhola" em plenos terrenos públicos e faz um "Centro restrito para jogadores da bola" que até o Tribunal de Contas (que está habituado a casos chocantes e vergonhosos) se arrepiou...
joaomt February 14th, 2007, 10:03 AM O que o Menezes quer é tacho para a câmara do Porto/liderança da AMP. Um aspirante a Alberto João Jardim do Norte, que até tentou aproveitar-se politicamente dos fogos de artifício e do apoio a um clube para iniciar uma guerra entre câmaras. Se fazer uma política de betão numa cidade que é um emaranhado de condomínios e auto-estradas com um endividamento obsceno da autarquia pode chamar-se "visão", então que se fique por esse lado da margem.
Portvscalem February 14th, 2007, 01:44 PM È sempre bom saber que os gaienses estão com o Filipão, mesmo quando este faz uma "Embaixada Espanhola" em plenos terrenos públicos e faz um "Centro restrito para jogadores da bola" que até o Tribunal de Contas (que está habituado a casos chocantes e vergonhosos) se arrepiou...
eu sou da Sra da Hora! No conselho de Matosinhos!
É verdade que a camara de Gaia está endividada, mas mesmo assim a maioria dos projectos são investimentos privados, e por certo a autarquia n deve ter rios de dinheiro ao seu dispor....
E acho optimo o menezes ter visão e falar numa espécie de plano director metropolitano... n custa dinheiro dar ideias com muita lógica...
Herrmando February 14th, 2007, 03:36 PM Falam, mas n conhecem. Venham a Gaia ver e, se se lembrarem de como era Gaia há 10 anos, comparem. De resto, os caes ladram e a caravana passa...
PedroGabriel February 14th, 2007, 03:44 PM Falam, mas n conhecem. Venham a Gaia ver e, se se lembrarem de como era Gaia há 10 anos, comparem. De resto, os caes ladram e a caravana passa...
todos os concelhos evoluíram muito, excepto o Porto que regrediu tb muito. Se não fosse a área metropolitana e a bela baixa do Porto, o Porto já não era a segunda cidade do país. Mas tb não há candidatas para segunda cidade, o resto é tudo cidades médias.
Portugues February 15th, 2007, 01:02 AM O que o Menezes quer é tacho para a câmara do Porto/liderança da AMP. Um aspirante a Alberto João Jardim do Norte, que até tentou aproveitar-se politicamente dos fogos de artifício e do apoio a um clube para iniciar uma guerra entre câmaras. Se fazer uma política de betão numa cidade que é um emaranhado de condomínios e auto-estradas com um endividamento obsceno da autarquia pode chamar-se "visão", então que se fique por esse lado da margem.
Uma vénia. Não poderia mais concordar com tão sábias palavras.
Herrmando February 15th, 2007, 02:35 AM Caro Portugues, por acaso já alguma vez pisou solo Gaiense???? E se pisou, qdo foi a ultima vez??
Portugues February 15th, 2007, 02:57 AM Caro Portugues, por acaso já alguma vez pisou solo Gaiense???? E se pisou, qdo foi a ultima vez??
Não vejo o que uma coisa tem a ver com a outra.
PedroGabriel February 15th, 2007, 03:09 AM de qq forma isso não vem ao caso, o caso é que ele tem razão no que fala. Se é para ganhar protagonismo na AMP se calhar. Mas se uma pessoa trabalhar por uma causa, deve ter esse protagonismo.
Herrmando February 15th, 2007, 03:21 AM Não vejo o que uma coisa tem a ver com a outra.
Tem a ver que se não conhece a realidade da zona, o seu comentário é completamente infundado.
Se é para ganhar protagonismo na AMP se calhar. Mas se uma pessoa trabalhar por uma causa, deve ter esse protagonismo.
Se ganhar o protagonismo com bom trabalho, não vejo qualquer inconveniente, bem pelo contrário! Falta gente com protagonismo conseguido por mérito e não por nomeação...
Daniel_Portugal February 15th, 2007, 03:37 AM o menezes eh dos politicos com mais visão em portugal. o grande porto precisa dele.
joaomt. sempre em grande! deves pensar que eh o presidente da camara que manda em tudo o que se faz na cidade... primeiro, gaia eh mt populosa, eh natural que tenha as suas zonas menos boas. segundo, as zonas com mau urbanismo em gaia, ja la estavam antes do menezes. terceiro, o menezes nao quis guerras entre camaras, quis mas é juntar o municipio de gaia e do porto num só. (sim, para depois se candidatar a presidente e ficar presidente do concelho mais populoso do país. que mal tem? quem me dera k o municipio de gaia e porto juntos se chamasse porto, e tivesse o menezes como presidente!)
Daniel_Portugal February 15th, 2007, 03:38 AM Se ganhar o protagonismo com bom trabalho, não vejo qualquer inconveniente, bem pelo contrário! Falta gente com protagonismo conseguido por mérito e não por nomeação...
:applause:
lógico! e acho que o menezes tem mérito. basta olhar para a cidade aglomeraçao como uma só, e nao como algo dividido aos retalhos.. que ja demonstra visão politica.
PedroGabriel February 15th, 2007, 03:57 AM Em que pé está a requisição civil para a fusão de concelhos?
gostava de ver a Av. Boavista transformada no centro financeiro do grande Porto. Isto não é simpatia pelo Porto, mas o futuro da região (das pessoas), é isso que está em causa (EMPREGOS em condições). Haveria uma zona industrial do Grande Porto, etc etc e tal.
Se o Porto quer ser uma cidade mais europeia, e quer ter o tal choque tecnologico, é o unico caminho a seguir.
Daniel_Portugal February 15th, 2007, 04:09 AM o centro financeiro do porto actualmente eh a baixa e a boavista... mas em pouco tempo vai passar a ser na actual zona industrial.
nao vai demorar muito para que todas as fabricas sejam demolidas e dêm lugar a arranha ceus. vais ver;) a avenida da boavista tbm claro. mas os predios mais altos do porto vao ser na actual zona industrial, que vai passar a chamar-se "área empresarial do porto".
ja existe um projecto pra uma torre pra lá. a torre auferma.
quanto ao factor cidade europeia. o porto já é actualmente uma grande cidade europeia, está em segundo plano face a outras grandes cidades europeias (londres, paris principalmente) mas já é um grande polo urbano com grande importancia.
precisava de um aeroporto novo, e já o fez, precisava de uma rede de metro, e já a tem. a nivel socio cultural vai fazendo os seus exlibris (por exemplo casa da musica, serralves ou exponor)... tem melhorado muito a sua imagem turistica. é claro que ainda ha um bom caminho a percorrer para sermos uma metropole europeia de primeiro plano. alias, o mesmo aplica-se a lisboa. as duas metropoles portuguesas estão um passo atrás face a paris ou londres... infelizmente. sei que nunca terão o seu tamanho ou a sua importancia, mas poderão jogar no mesmo campeonato.
agora que porto e lisboa já sao duas grandes, e prosperas metropoles europeias, nao tenhas duvidas. poucas sao as cidades europeias que se pode dizer que ultrapassam as nossas grandes. (pelo menos num universo de milhares de cidades que a europa tem... as nossas situam-se confortavelmente nas 30 mais importantes... e...................... tal como disse......................................... podem melhorar ehehe)
joaomt February 15th, 2007, 10:37 AM joaomt. sempre em grande!
e tu sempre a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar, a engonhar...
hiong_nu February 15th, 2007, 11:06 AM È sempre bom saber que os gaienses estão com o Filipão, mesmo quando este faz uma "Embaixada Espanhola" em plenos terrenos públicos e faz um "Centro restrito para jogadores da bola" que até o Tribunal de Contas (que está habituado a casos chocantes e vergonhosos) se arrepiou...
antes de falar, lembre-se do Banco do Estado que patrocina um dos maiores devedores nacionais á segurança social...
e lembre-se tb do clube leonino que deve 420 millhoes
Phobos February 15th, 2007, 05:51 PM o centro financeiro do porto actualmente eh a baixa e a boavista... mas em pouco tempo vai passar a ser na actual zona industrial.
nao vai demorar muito para que todas as fabricas sejam demolidas e dêm lugar a arranha ceus. vais ver;) a avenida da boavista tbm claro. mas os predios mais altos do porto vao ser na actual zona industrial, que vai passar a chamar-se "área empresarial do porto".
ja existe um projecto pra uma torre pra lá. a torre auferma.
isto é o que eu queria ver também,mas acho que estás a ser um pouco precipitado.E já agora de que torre é que estás a falar?tens mais alguma informação sobre ela?
PedroGabriel February 15th, 2007, 07:33 PM Além de que apenas a Boavista tem capacidade para aguentar o trafego rodoviario causado por torres. Não me parece que a zona industrial seja capaz, excepto a Avenida AEP, mas a Avenida não é muito grande. Mas cabe perfeitamente, e até fica melhor localizada. Tb quero saber que torre é essa, aquela zona não tem nenhuma torre, para justificar construção em altura. Apesar de lisboa tb ter problemas com o estar demasiado partida e o seu potencial tb partido, o caso do Porto é muito mais grave. Lisboa caminha a bons passos para as grandes cidades europeias, o Porto não. O Porto é entre as grandes cidades da Europa aquela que cresce mais naturalmente. Ou seja, o potencial humano está a ser totalmente desperdiçado. Tem o mais importante, mas não usa. Quantos engenheiros informaticos formados nas escolas do Porto são obrigados a ir trabalhar para Londres e para Lisboa? Até para o Dubai vai gente.
Portvscalem February 15th, 2007, 07:54 PM Quanto a zona empresarial, o dado que nos indica possivel construção em altura é o PDM, cujo indice para a cidade do porto é 0,8( num hectar pode-se construir 8000m2), no entanto na area empresarial de ramalde esse indice é de 1,6, e inicialmente era 3,3 ( o Rio deve ter feito aquilo baixar a toda a força).... 33mil m2 é mais ou menos a area do shopping dolce vita porto, agora imaginem apenas um hectar de terreno, areas verdes passeios, etc...num hectar n sei quantos edificios daria para construir, mas sendo um ou dois.....16000m2 cada 1.....n sei qual é a tradução disso em andares......mas deve dar bastante
Portvscalem February 15th, 2007, 08:01 PM eu ouço muita gente opinar em transformar a actual zona industrial no centro financeiro do porto, num estilo um pouco la defense ( a imitação é usada)... o pdm ia de acordo, embora a redução do indice de construção nos deixe cepticos....mas o acessos são bons, para alem da VCI e Da Avenida AEP, e das ruas da zona industrial ( rectas), a zona possui 2 estações de metro ( Viso e Ramalde), e seria relativamente fácil novas ligações à circunvalação , que é outra via de alta capacidade k permite escoar mts automóveis....e tb a proximidade da avenida central de sr. da hora, etc....e como está muito proximo da boavista, é quase uma continuação da mesma...
Phobos February 15th, 2007, 08:18 PM Eu não sabia de que o indice de construção lá era mais alto,mas mesmo assim se fores ver 1,6 de indice não é grande coisa dependendo do terreno.Para que se pudesse fazer torres como as do La Defense esse indices iam ter de ser muito maiores,mesmo levando em conta que os terrenos desapropriados das fábricas teriam um lote grande.
Eu sou totalmente favorável à construção em altura na zona industrial do Porto;como já disseste os acessos são dos melhores e tem ligação com as maiores vias de escoamento do Porto(VCI e Circunvalação),e tem o metro lá perto também.Mas eu acho que não é para já que aquilo vai-se trabnsformar no nosso LD.
PedroGabriel February 15th, 2007, 08:20 PM O la Defense parece que fica na área metropolitana de Paris e não em Paris mesmo. De qualquer forma, esqueci da A28, a zona não concessionada em Matosinhos/Senhora da Hora tb poderia ser usada para futura expansão. Esqueci a circunvalação tb. Realmente é uma excelente zona. Existe metro, apesar das estações estarem afastadas. Em Sete bicas andam a fazer lá um edificio em vidro, que vai ser aquilo?
Ali naquela zona tem o melhor hospital do Porto, o Pedro Hispano, o meu velho já esteve lá internado, é um luxo. Não nos faz sentir num hospital, mas num shopping!
Aí está mais uma vez a importância de um PDM metropolitano.
Portvscalem February 15th, 2007, 08:21 PM 16mil m2 num hectar inda deve dar para edificios bem altos.... qual é a area por exemplo do burgo?????
Daniel_Portugal February 15th, 2007, 08:25 PM Peter, o Porto caminha a bom rumo face a uma crescente prosperidade. Haviam, e ainda existem alguns problemas que têm sido recuperados. sem duvida que a cidade cada vez mais está encaminhada pela positiva! ;)
a zona industrial tem potencial pk as fabricas podem ser deitadas abaixo e dar lugar a uma zona moderna com uma area muito grande. e nota que a zona industrial faz a ligaçao entre a zona do foco, bessa e lago (ramalde), (que por sua vez fazem ligaçao à boavista), e a zona moderna da senhora da hora onde tem as urbanizaçoes novas, o norteshopping e afins.
neste mapa podemos ver a junção das zonas que falo.
http://invictadesign.com/imagemporto.JPG
Senhora da Hora
Actual Zona Industrial - Futura AEP Área Empresarial do Porto
Foco, Bessa e Lago
Boavista
depois ainda temos a área assinalada a branco que tambem tem potencial de crescimento, e está tambem adjacente à área total mostrada a roxo. e depois ainda ha a avenida da boavista que vai por ali abaixo, sendo que uma das arterias eh a avenida antunes guimaraes, que vai até à Zona Industrial (AEP), e que está precisamente onde existem os edificios oceanvs e afins. basicamente eh toda uma area de varios quilometros quadrados.. que cada vez mais eh marcada pela modernidade, e que pode ter como centro grandes arranha ceus que nao interferem com a zona historica, dado esta se situar bastante longe. isto dos arranha ceus eh especulaçao minha, mas a designaçao Área Empresarial do Porto para a actual zona industrial não. Já foi falado que o nome desse "district" vai mudar, e tal como disse ja foi projectada uma torre pra lá, o que para mim é sinonimo de uma grande esperança.
e ja agora, a nivel de ruas a zona empresarial está completamente preparada para edificios. são três largas avenidas paralelas, sendo que uma tem 2 quilometros de comprimento e 70 metros de largura, ou seja, o dobro da boavista. alem disso, como está situado numa zona em crescente modernizaçao, será talvez mais facil a permissao para construir em altura, do que na propria boavista.
Phobos February 15th, 2007, 08:27 PM 16mil m2 num hectar inda deve dar para edificios bem altos.... qual é a area por exemplo do burgo?????
Eu não sei de quanto é a área,mas repara bem que um terreno de 1 hectar é muita coisa para um lote comercial de um arranha-céus e se formos fazer só 16.000 m² por hectar vai ser um desperdicio de terreno.O índice de construção tem que ser maior para permitir que terrenos menores possam fazer torres mais altas.
Daniel_Portugal February 15th, 2007, 08:31 PM ^^ acredito que na zona industrial comecem a surgir torres de 150/200 metros daki a alguns anos... e consequentemente poderão aparecer torres na ordem dos 300 metros.
e quando falo em torres, nao eh so comerciais mas tambem residenciais. e residenciais de qualidade, dado que estamos a falar da segunda zona mais cara do porto para residencia, depois da foz.
Herrmando February 16th, 2007, 01:07 AM Lololol! Vcs andam a sonhar mto. Eu n me acredito que o Rio algum dia alinhe em "torres", seja em que parte for do Porto. E a transformaçao da ZIP para ZEP não vai ser assim tão fácil, especialmente sem um planeamento intermunicipal.
Herrmando February 16th, 2007, 01:13 AM Ah! E isto é o que diz o PDM na UOPG para a AEP:
O índice bruto de construção máximo para a UOPG é de 2,8. Enquanto não existir um plano de urbanização para essa área é que o indice de construçao nao pode ser superior a 1,4.
Pelo menos, pelo que eu entendi...
Daniel_Portugal February 16th, 2007, 02:28 AM lol. e tu pensas que o rio vai ficar na camara para todo o sempre :lol: ehehehe
ninguem falou que amanah vao ser iniciadas as obras para erguer arranha ceus na zona industrial.
falamos que a zona industrial vai ser renomeada para area empresarial do porto, e tem como objectivo a concentraçao (ao estilo CBD) de grande parte dos mais importantes centros financeiros do porto. se isso resulta em torres ou nao eu nao sei. mas... se keres k te diga, axo k vai resultar em torres sim :) nao sei se vams ter arranha ceus de 300 metros... mas k vai ser uma zona cheia de highrises entre os 50 e 150 metros... nao tenho duvida.. nao eh algo pra acontecer num futuro proximo, mas vai acontecer.
PedroGabriel February 16th, 2007, 02:33 AM só em Portugal, se espera milénios para fazer uma coisa. Que sina.
Daniel_Portugal February 16th, 2007, 02:35 AM só? :P se se dividisse os paises em 10 categorias da melhor pra pior... eu diria k estamos na primeira categoria, e que ha dezenas e dezenas de paises em categorias pra tras :P
Phobos February 16th, 2007, 02:50 AM só? :P se se dividisse os paises em 10 categorias da melhor pra pior... eu diria k estamos na primeira categoria, e que ha dezenas e dezenas de paises em categorias pra tras :P
Depende muito da categoria a que te referes...
PedroGabriel February 16th, 2007, 02:58 AM claro que estamos a falar de países de primeiro mundo. O terceiro mundo é um planeta à parte. :D O que nos interessa é a Europa e América do Norte e aí estamos mal!
Daniel_Portugal February 16th, 2007, 06:44 AM nao considero que estejamos mal mesmo a nivel europeu e norte americano.
a nivel de oferta cultural, e neste caso falo pela realidade onde vivo, no Porto, nao posso falar quanto ao resto do pais, estamos completamente bem, se kero um teatro x ou um show y, nao ha muita dificuldade para se arranjar o que se pretende. neste aspecto tamos iguais e eventualmente melhores (consoante o local nos outros paises)
a nivel de violencia nao somos dos mais violentos.. a nivel de poluiçao tbm nao somos dos mais poluidos.
so resta o factor economico. e kd falo em factor economico falo em poder de compra das pessoas. ou seja. nas estatisticas a frança nao tem o dobro do GDP per capita. nós temos 20mil e a frança tem 33mil. ou seja, estatisticamente um frances recebe mais 60% que nós. se um empregado X ganha 100 contos cá, ganha 160 contos lá. (isto em valores medios). muito bem, agora vejamos o preço que eles pagam pelas coisas. um cafe num sitio banalissimo 1 euro. aki sao 50c. um lanxe num cafe... pagam 1.50, aki pagamos 60. eh tudo bonito mas se os SERVIÇOS sao mais bem pagos lá, entao os SERVIÇOS cobrados por quem vende "coisas" tbm sao mais elevados. conclusao, o nivel de vida de um frances é igual ao nosso.
eh claro que isto dos preços nao eh linear. um ipod k aki custa 100 euros la custa 100 euros na mesma. pode dizer-se que um frances tem 160% da nossa facilidade pra comprar um ipod ou uma maquina digital. mas 80% pra comprar um bolo ou tomar um café ;) os serviços lá sao carissimos. o exemplo disso eh k o portugues dá-se ao luxo de ir tomar o pekeno almoço e lanxar ao cafe/confeitaria... e ao que sei.. os franceses nao sao mt assim.
na verdade o portugues queixa-se de barriga xeia.. e com isto nao digo k estamos perfeitos.. pk nao estamos.. mas dado o nosso bem razoavel poder economico (num parametro europeu), o nosso clima e a nossa cultura, os nossos quilometros de frente maritima, etc, a pouca propensao para grande terrorismo ou catastrofes naturais.. pode dizer-se que vivemos num dos melhores paises do mundo. numa sumula.. somos dos melhores sem duvida.
Portugues February 16th, 2007, 12:59 PM O que nos interessa é a Europa e América do Norte e aí estamos mal!
Uma visão pequenina do Mundo.
PedroGabriel February 16th, 2007, 05:22 PM Eu tenho visão do mundo alargada, mas quando falamos mal de Portugal, estamos sempre a falar nessa lógica europeia e não a nível global. Não nos podemos comparar à Tailândia ou à Etiópia ou a um país da América latina, é um absurdo. Só nos podemos comparar à Finlândia, Espanha, França...
O nosso mal foi sempre imitar a França. E, acho que o governo já viu isso e por isso está a procurar ideias nos países nórdicos.
Portugal tem muitos problemas: educação é o maior, tanto talento jovem desperdiçado nas ruas, é só azeiteiros, miúdos problemáticos, uma mistura estranha de labrego-urbano. O porto então nisto, está pessimamente-mal. outra coisa na região é o culto de sacanear o próximo, principalmente os empresários que exploram os empregados até ao tutano.
daniel322 February 16th, 2007, 11:53 PM estatisticamente um frances recebe mais 60% que nós. se um empregado X ganha 100 contos cá, ganha 160 contos lá. (isto em valores medios). muito bem, agora vejamos o preço que eles pagam pelas coisas. um cafe num sitio banalissimo 1 euro. aki sao 50c. um lanxe num cafe... pagam 1.50, aki pagamos 60.
se isso fosse literalmente verdade até que nem estávamos mal..... pena que não é
Reflex February 17th, 2007, 12:02 AM um lanxe num cafe... pagam 1.50, aki pagamos 60.
O que é para ti um lanche? Se te referes ao Twin que às vezes tiro da máquina na faculdade, então sim, esse lanche custa-me 60cts!;)
Daniel_Portugal February 17th, 2007, 01:57 AM dani: eh verdade sim. eu ja disse que tipo de coisas lá têm o mesmo preço k aki. coisas eletronicas e afins. tudo que seja restaurantes, cafes, bares, pagas mais lá. ;)
e em media um frances ganha mais 60% k um portugues. e tal como disse, ao nivel das coisas citadas em cima como mais caras... lá pagas cerca do dobro. ja estive em frança duas vezes, sei do que falo. nao eh preciso ires a um cafe chique para pagares 1 euro por um cafe. eh a coisa "mais comum do mundo".
aqui onde pagas 1euro por um cafe? num bar à beira mar, etc. e enquanto que num majestic se paga 1.5€ por um cafe, lá num cafe semelhante pagas 2 ou 2,5.
Daniel_Portugal February 17th, 2007, 01:59 AM O que é para ti um lanche? Se te referes ao Twin que às vezes tiro da máquina na faculdade, então sim, esse lanche custa-me 60cts!;)
um lanche mesmo. aquele bolo ou lá o que eh, que tem uma fatia de fiambre grossa.
eh claro que um lanche normal composto por um bolo e um sumo ou leite fica prai 1 euro ou mais. e lá quanto custa um bolo e um sumo? 2,5 euros ou mais!
daniel322 February 17th, 2007, 02:05 AM ja estive em frança duas vezes, sei do que falo.
tambem eu.. por isso tb sei do que falo ;) e nem falo de paris onde os preços são mais inflacionados em relação ao resto do país
simius February 17th, 2007, 03:05 AM pa..daniel tenta ver a realidade. como podes comparar o porto com paris ou londres??achas que jogam na mesma liga. nem lisboa joga. alias portugal carece de modo geral de afirmação cm país no contexto europeu, mundial. o porto é uma aldeia, por mto que me custe, é a realidade, tirando as zonas historicas, ribeira, aleados, zona do mercado do bolhão, etc, td o resto é mto mau, exceptuando raras excepções cm as antas, parque da cidade, casa da musica, entre outras. o porto tem um grave problema, são as construção de baixa densidade que proliferam na cidade toda, em terrenos minusculos. o probelma não ta no facto, fisico, de a cidade ser pequena, porque podia ser uma vantagem. o que acontece é que não existe continuidade urbana nenhuma. a venida da boavista, é sem duvida umas das mais feias do país, a par da av. da republica em lx. apesar de ter alguns belos edifcios é capaz de ter um belo edificio historico ao lado do mais horrendo pato bravo.
para concluir, o porto, para o bem do nosso país, precisa realmente de se modernizar, à séria. e acreditem que para isso , muitas demolições teriam de ser feitas.
vim de londres e aterrei no porto..e a comparação é demasiado ridicula...o porto sendo mais pequeno consegue ter mto pouco que se aproveite, e acreditem que digo isto cm mta pena minha...
PedroGabriel February 17th, 2007, 03:24 AM andam a exagerar os dois, A cidade de Londres é muito mais pequena que o Porto, é metade do tamanho. ;) Londres à séria é uma cidade-região, formada por burgos, é uma coisa muito esquisita.
Apenas para reafirmar. A baixa do Porto não se envergonha para nenhuma outra, seja na Europa ou no resto do mundo. O problema é o que fica para lá da baixa.
Ao Porto falta ousadia para criar áreas de desenvolvimento. Quanto aos terrenos serem pequenos, é a tradição do minifúndio nortenho, logo há que entender e saber dar a volta, quer autarcas, quer investidores. A avenida da Boavista é a prova que no passado houve que soubesse gerir a cidade, o problema é que estes têm tido sucessores muito maus. A baixa do Porto evidencia que a cidade foi noutros tempos bem gerida.
O Porto está a ser uma cidade parada, mal gerida, pouco ousada e com pouca visão. E, isso não é nada bom para a região. Como contornar isso? Não sei. Mesmo com algumas alianças entre concelhos na área metropolitana, que excluem o Porto, essas pequenas alianças são boas para jogar no campeonato nacional, mas não servem para a liga mundial.
Pelha February 17th, 2007, 04:05 AM ^^ acredito que na zona industrial comecem a surgir torres de 150/200 metros daki a alguns anos... e consequentemente poderão aparecer torres na ordem dos 300 metros.
e quando falo em torres, nao eh so comerciais mas tambem residenciais. e residenciais de qualidade, dado que estamos a falar da segunda zona mais cara do porto para residencia, depois da foz.
Acreditas mesmo nisso, Portugal ainda terá que passar por um complexo processo de alteração de mentalidades, talvez daqui a umas décadas, isso seja uma realidade palpável, por agora isso não passa de um sonho, que com isso só te faz cair num mundo de ilusão, não te queiras enganar a ti próprio, quanto mais alto é o sonho maior é a queda.
Daniel_Portugal February 17th, 2007, 04:28 AM pelha claro que acredito em torres na actual zona industrial do porto. tal como disse so daki a uns anos. nao agora ;) nao acrescentaste nada de novo ao que eu disse.
Pelha February 17th, 2007, 04:41 AM pelha claro que acredito em torres na actual zona industrial do porto. tal como disse so daki a uns anos. nao agora ;) nao acrescentaste nada de novo ao que eu disse.
Anos, dirias mais décadas, só queria salientar o facto de sonhares em demasia, que te leva a ilusão.
Mas realmente essa zona industrial daria um óptimo cluster.
Daniel_Portugal February 17th, 2007, 04:44 AM simius, por todo o teu post, apraz-me dizer que tens uma mentalidade bem redutora do nosso país, o que nao me admira dado a (ainda) grande quantidade de mentalidades "velho do restelo" e os seus "disciplos". ninguem dise que nao ha coisas a melhorar. eu mesmo referi que ha um bom caminho pela frente. e se quiseres eu cite o outro post eu cito.
agora o que sei eh que portugal (e neste caso o porto) tem um enorme potencial e está no bom caminho. e depois, quando se vai a uma cidade, vai-se ver o que eh bonito.. por isso isso de teres tado em londres nao me diz nada. eu tbm ja tive em paris e o centro de paris eh um encanto. depois fui ver e grande parte dos arredores eh uma BOSTA. por isso dizeres "ahhh o porto eh bonito aki, aki, aki, aki e aki. e o resto nao." k giro. eh o mesmo k acontece em paris. tbm eh bonito aki, ali e aculi. e o resto te garanto, eh BEM pior do que aqui. o degredo total.
e tbm axei piada achares duas das maiores e mais importantes avenidas do pais, curiosamente, as mais feias do país. LOL!! se me queres convencer (se eh que eu me tenho k convencer de alguma coisa) que estamos mal, ou pior que outros, nao pode ser com o choradinho do "está tudo mal e ponto final. somos uma merda" isso nao convence ninguem. tal como ja referi eu SEI o que está mal, e sei que ha um caminho ainda grande para sermos perfeitos... no entanto nao desprezo, nem substimo, em altura alguma, o nosso potencial, e acima de tudo, o que JÁ temos de bom.
bem, isto foi o que eu tinha pra dizer assério. agora vamos lá à brincadeira. toma lá uma foto da aldeia. :D ehehehe
http://invictadesign.com/aldeia.jpg
mas espera!!! agora podes-me dizer "oh mas isso nao ta tudo DENSAMENTE urbanizado". ok ok. toma la uma foto com a mediçao do que está DENSAMENTE urbanizado. claro.. uma aldeia.
http://invictadesign.com/aldeia2.JPG
ja agora. 40 quilometros eh a distancia que faço desde valongo (limite do porto) até à aldeia onde tenho uma casa :lol: (e isto por estrada, nao em linha recta)
Daniel_Portugal February 17th, 2007, 04:51 AM Anos, dirias mais décadas, só queria salientar o facto de sonhares em demasia, que te leva a ilusão.
Mas realmente essa zona industrial daria um óptimo cluster.
pelha. desenganate. decadas? quando dizes isso parece que te referes a varias decadas. tens noçao do que eh isso?
tens noçao que eu e tu daki a duas decadas teremos 40 anos?
um jovem como eu ou como tu, com visao do futuro, daki a 20 anos ja tem mais que idade para estar na politica há muito tempo.
acredito que sejas ceptico em relaçao a isso devido à velhada do restelo k anda prai. mas isto vai dar um BOOM. acredita. nao eh ilusao nenhuma. e se se decidiu que a zona industrial vai passar a ser a area empresarial do porto (com este nome mesmo). eh sinal que vai haver ali uma "revoluçaozinha" nao axas? ;) dalhe alguns ANOS ;)
simius February 17th, 2007, 02:18 PM daniel pensa o que quiseres. a mim o que interessa é o que existe e não a leitura que tu fazes das coisas. é bom pensar positivo. mas achar que esta quase td bem é mto redutor tbm ;)
tujogas com os numeros como quiseres, o porto é uma aldeia no sentido urbano, é td mto pequenino, quase mesquinho, exceptuando zonas realmente bem conseguídas, o porto é um aldeia grande com pequenas casinhas em avenidas grandes. o problema não é haver casinhas pequenas em avenidas largas, o problema é isso ser o usual. no porto ta o melhor logo ao lado do muito mau. claro que n vou comparar Londres com o porto pk n tem nada a ver e cada cidade deve tirar partido daquilo que tem de melhor para oferecer. o porto tem uma boa oferta turística e de facto uma zona histórica fantástica. ma o resto é paisagem. é td mto mau. tirando alguns edifícios, a conjugação de edifci9ios históricos com patada-brava é algo de extraordinário.
quando digo que a avenida da boavista e da republica tbm é pk são mesmo, não pk sou eu a dize-lo mas pk é, infelizmente, uma real evidência. estas duas avenidas são alias semelhantes nbuma coisa, têm m uita coisa, mas a mais importante nem lhes cheira, o planeamento.
eu não me basio nisto depois de ter visitado londres, pois esta sempre foi a minha opinião. não podes comparar os arrabaldes das cidades como paris ou londres cm o interior das cidades portuguesas..ou av. da republica e da boavista é arrabasldes?são o centro das cidades e isso é que é chocante. eu ja dei o exemplo da av. da republica para a malta do norte n pensar que estou a falar mal pk é norte. é uma dura realidade das nossas cidades, que inflizmente reina na invicta cidade.
essa de londres ser mais pequena que o porto deve ser para rir:lol:
hiong_nu February 17th, 2007, 03:17 PM Acho que o Meneses anda numa de criar uma espinha dorsal de uma futura autoridade supramunicipal, faz ele muito bem. O Porto é a capital natural de uma região de 8 milhoes de pessoas, Lisboa não tem tanta gente à volta...
A cena correcta é assumirmo-nos como a capital do Norte de Portugal e Galiza, criar um eixo forte, Aveiro, Porto, Braga, Vigo, Corunha que se torne ao mesmo tempo pólo dinamizador, e crie magnetismo para atrair tambem a região Centro, as Asturias e Leao para que sejam servidas pelos nossos portos e aeroportos e infraestruturas culturais. veja.-se o exemplo dos festivais de Verao, Portugal parte tudo, sao dezenas de milhares de espanhóis que nos visitam para essas actividades culturais.
Os festivais em Espanha são tão caros como chungas...
PedroGabriel February 17th, 2007, 03:44 PM Mesmo o tipico português que acha que sabe tudo só porque foi lá. :ohno:
Alias confundi com a Cidade de Westminster, já que Londres é ainda mais pequena
Cidade de Londres
http://www.cityoflondon.gov.uk/Corporation
Area
1.0 sq mi; 2.6 km²
Mayor John Stuttard
Population
9,200
3,172 / km²
isto é a verdadeira Cidade de Londres!
É muito mais pequena que o Porto. Os municípios portugueses são bastante fortes à escala europeia, porque no Liberalismo houve CORAGEM, agora estão a destruir isso criando novos municípios, dando estatuto de cidade a freguesias, um completo CAOS. Londres arranjou um remendo para corrigir os problemas do crescimento urbano.
A cidade de Londres está conurbanizada com a cidade de Westminster, e juntas são o centro da região metropolitana de Londres, composta por outros Burgos conurbanizados, outros não.
Londres tal como Paris usa os números da área metropolitana para se afirmar, tal como o Porto e Lisboa agora fazem.
E, se é para exagerar como Londres e Paris fazem, então temos que falar no Porto que vai de Aveiro a Vigo, e mais além.
Daniel_Portugal February 17th, 2007, 04:13 PM simius, o peter estava a referir-se à CITY OF LONDON, nao Londres.
e concordo com o peter quando ele diz que achas que ja sabes mais de londres so porque foste lá. eu ja te disse. tu foste a londres como turista, foste ver o que ha de bom, e tavas com "olhos de turista".
ahhhhh espera. tu pensas MESMO que em londres nao ha degredo ne?
kikikikikiki k graça :lol: (:gossip: vou contar-te um segredo... nenhuma metropole eh perfeita.. todas elas têm gravíssimos problemas sociais.. em todas elas existem os riquíssimos.. e os pobríssimos, em todas elas existem zonas degradadas e com condições precárias
e ja agora, ja que poes em questao o que eu acho mal... posso dizer-te, talvez ganhe mais crédito da tua parte.
o que está mal:
alguns edificios degradados no centro historico - conheces o Porto Vivo? pois é. estao a recuperar esses mesmos edificios, logo, esse problema não será mais um problema, dentro de anos ;)
algumas ruas em mau estado, nomeadamente a propria avenida da boavista, um dos principais eixos de toda a regiao. - Quanto à avenida da boavista, com a nova linha do metro, vai ser toda recuperada. quanto às outras ruas, vão-se recuperando, por vezes vejo obras aqui e ali. eh claro que este problema dificilmente será 100% recuperado
perda de populaçao nas freguesias do centro historico para outras freguesias da cidade e dos suburbios o Porto Vivo, irá corrigir esse problema também, se for levado a cabo de forma concreta, e sem limitações pela merda do governo
Alguns suburbios feios, cheios de patos bravos e mau urbanismo Não há desculpa para isto. simplesmente so posso dizer que: visita paris ou barcelona e ve os seus suburbios... alguns deles sao piores ;)
Pronto. estes sao os principais problemas.o mau. quanto ao bom... tou farto de o mostrar aqui... eh muita coisa. tal como te disse temos muito potencial (e talvez um quinto problema k tenha a apontar eh por vezes a falta de aproveitamento desse potencial).
Herrmando February 17th, 2007, 06:48 PM "tujogas com os numeros como quiseres, o porto é uma aldeia no sentido urbano, é td mto pequenino, quase mesquinho, exceptuando zonas realmente bem conseguídas, o porto é um aldeia grande com pequenas casinhas em avenidas grandes. o problema não é haver casinhas pequenas em avenidas largas, o problema é isso ser o usual. no porto ta o melhor logo ao lado do muito mau. claro que n vou comparar Londres com o porto pk n tem nada a ver e cada cidade deve tirar partido daquilo que tem de melhor para oferecer. o porto tem uma boa oferta turística e de facto uma zona histórica fantástica. ma o resto é paisagem. é td mto mau. tirando alguns edifícios, a conjugação de edifci9ios históricos com patada-brava é algo de extraordinário."
Concordo com algumas coisas, mas isso n é problema do Porto, é problema de Portugal e culpa do desenvolvimento sem planeamento das cidades portuguesas. De lembrar que ainda há pouco tempo o Porto era minúsculo, a Foz era uma aldeia e a zona oriental era um punhado de quintas. De qq forma, tb me parece que exageras um bocadinho no problema... E obviamente que comparar o Porto a Londres, valha-me deus...
Daniel_Portugal February 17th, 2007, 08:05 PM so nao sei quem comparou porto a londres :D
se eh algum tipo de citaçao ao que eu disse, aquilo que eu na verdade disse foi que na europa, ha um grupo de grandes metropoles nas quais o porto e lisboa tao inseridos. disse tambem que porto e lisboa têm ainda um bom caminho pela frente a nivel de crescimento, disse que no campeonato das grandes, nao sao das que tao melhor e que esse caminho que têm pela frente eh precisamente para "subirmos" nesse mesmo campeonato. disse que ao subir NAO vamos ficar uma londres ou uma paris, mas podemos ter mais destaque. ;)
e ja agora, isso de nao ficar uma londres ou uma paris, nao significa k porto e lisboa sejam piores ou valham menos. trata-se apenas de tamanho urbano e de reconhecimento internacional. fama, estereotipo. pk a nivel de diversidade podemos atingir perfeitamente um estatuto semelhante, tal como qualquer grande cidade europeia o pode ;) e depois havemos de ter sempre algo que eles NUNCA terão, praias e ambiente latino. no que toca a fama, porto e lisboa poderao nao alcançar paris e londres, no que toca a ser uma cidade melhor, obviamente que sim. e dizer que nao eh apenas mentalidade tuga redutora. ninguem disse que nao ha um caminho a percorrer, notem. mas primeiro, nao somos nenhuns pekinininhos, e muito menos uns coitadinhos. somos grandes, somos bons e temos muito potencial.
EH CLARO QUE PARA ISSO NAO DEVEM HAVER GOVERNOS A VECTAR METROS!!!! (e perolas equivalentes)
PedroGabriel February 17th, 2007, 08:47 PM sabias que depois da imigração dos africanos, dos ucranianos, dos brasileiros e dos chineses, agora a maior onda migratória para Portugal é da Grã-Bretanha?
simius February 17th, 2007, 09:35 PM enfim, realment é dificil fazer ver-vos as coisas. só o hermmando reconheceu de certa form ao que disse. reparem uma coisa. eu disse de principio que era de facto um problema protugues o mau urbanismo. agr o porto como segunda cidade mais importante não deveria demonstrar de forma tão "destapada" essa mesma falta de urbanismo. eu acho incrivel não reconhecerem isto, e depois mandarem bocas estupidas(la porque foi a londres pensa que sabe td) para fazer valer os seus argumentos.
eu nunca comparei londres ao porto, alias sempre me desmarquei dessa comparação que tu DANI fizeste. e para vossa informação eu estava a viver na casa duns amigos portugueses na zona de beckam que para kem sabe é uma zona mto problematica de londres, logo vi de perto os problemas, de certa forma, que londres tem.
depois vcs em vez de quererm ver a realidade como ela, realmente é, preferem tapar o sol com a peneira e jogar com numeros para fazerem do porto aquilo que não é. lisboa tem mtos problemas, já os enunciei e não escondo esses problemas, graves, com numeros e confusões c areas metropilitanas, e economias, e emprego, etc, etc. acho positivo defenderem a região onde vivem, agr tentar embelezar a realidade é que torna td mto falso. cm dizer que o porto tem 8 milhoes de pessoas..enfim.
por ultimo um conselho. se realmente tentarem apalpar a verdadeira realidade portuguesa talvez consigam pensar sobre ela de forma mais coerente e lançar ideias reais e não virtuais.
PedroGabriel February 17th, 2007, 09:48 PM penso que uma área moderna de serviços, nomeadamente edificios de escritório nada tem de virtual.
hiong_nu February 17th, 2007, 10:40 PM sabias que depois da imigração dos africanos, dos ucranianos, dos brasileiros e dos chineses, agora a maior onda migratória para Portugal é da Grã-Bretanha?
é verdade, tenho um cunhado da minha madrinha que vendeu a casa em Norwich e habita agora em V. N. de Gaia. o gajo bate mal com a comida portuguesa, por muito simples que seja. Disse-me ha uns anos atras que me orientava emprego lá mas que tinha de cozinhar para ele. Agora que está cá, nem acredita como se vive bem por meia dúzia de euros por semana.
Daniel_Portugal February 17th, 2007, 10:53 PM enfim, realment é dificil fazer ver-vos as coisas. só o hermmando reconheceu de certa form ao que disse. reparem uma coisa. eu disse de principio que era de facto um problema protugues o mau urbanismo. agr o porto como segunda cidade mais importante não deveria demonstrar de forma tão "destapada" essa mesma falta de urbanismo. eu acho incrivel não reconhecerem isto, e depois mandarem bocas estupidas(la porque foi a londres pensa que sabe td) para fazer valer os seus argumentos.
eu nunca comparei londres ao porto, alias sempre me desmarquei dessa comparação que tu DANI fizeste. e para vossa informação eu estava a viver na casa duns amigos portugueses na zona de beckam que para kem sabe é uma zona mto problematica de londres, logo vi de perto os problemas, de certa forma, que londres tem.
depois vcs em vez de quererm ver a realidade como ela, realmente é, preferem tapar o sol com a peneira e jogar com numeros para fazerem do porto aquilo que não é. lisboa tem mtos problemas, já os enunciei e não escondo esses problemas, graves, com numeros e confusões c areas metropilitanas, e economias, e emprego, etc, etc. acho positivo defenderem a região onde vivem, agr tentar embelezar a realidade é que torna td mto falso. cm dizer que o porto tem 8 milhoes de pessoas..enfim.
por ultimo um conselho. se realmente tentarem apalpar a verdadeira realidade portuguesa talvez consigam pensar sobre ela de forma mais coerente e lançar ideias reais e não virtuais.
acho-te uma piada :lol: e porque temos que ser nós a ver o teu ponto de vista, e nao tu a ver o nosso? :lol: es o senhor da razao? e o que o herrmando disse eh que apesar de teres uma certa razao em algumas coisas, tas a exagerar. ou seja, mesmo o herrmando axou k tas a exagerar. e tas como eh obvio. afinal k ideia fazes do porto? (nao porto so... grande porto, tudo). ja todos sabemos k ha problemas a corrigir, tal como em todo o territorio portugues. mas mal, nao estamos. temos uma excelente cobertura de hospitais, de metro, de autoestradas, grande diversidade de espaços de lazer como restaurantes, shoppings ou discotecas, bons parques urbanos como por exemplo palacio de cristal, serralves ou parke da cidade, boas praias, um centro historico lindo, zonas modernas interessantes, grandeza fisica, um turismo crescente que actualmente ja eh mt grande, um grande clube de futebol que so nos orgulha, boas infraestruturas a todos os niveis, seja ela um porto de leixoes um ou aeroporto internacional, boa interligaçao entre todos os municipios do grande porto, bons projectos, bons museus e casas de arte/cultura..... mas tu nao consegues ver isto? isto a ti passa-te despercebido? ou es dakeles k so sabe ver o que esta mal? o porto eh uma cidade que está bastante bem... aprende k as coisas nao passam do estado perfeito para o estado mau ou pessimo. o facto do porto nao tar PERFEITO nao ker dizer k esteja mal, pelo contrario. o porto ta MUITO bem e ta a melhorar. e mais uma vez digo, SIM, eh preciso percorrer ainda um caminho longo a nivel de certas coisas para a nossa cidade... mas nao deixemos de ver akilo k ja temos de bom. k eh muita coisa.
Daniel_Portugal February 17th, 2007, 11:01 PM "cm dizer que o porto tem 8 milhoes de pessoas..enfim. "
has de me dizer quem eh que disse isso :hilarious
Porto municipio - 250mil pessoas
Porto cidade-aglomeração - 1.5 milhões
Porto Área metropolitana - 1.8 milhões
Porto e todos os arredores, independentemente de pertencerem à area metropolitana ou nao, entre 2.6 a 3milhoes
estes sao dados especificios de demografia contabilizados por freguesia. nao sei onde viste alguem a dizer que o porto tem 8milhoes. o maximo que podes ter visto eh alguem a dizer que o porto tem 3milhoes. e se o disse, disse baseando-se em dados demograficos reais, e nao olhando a limites municipais nem metropolitanos estipulados politicamente.
e toda a londres+arredores tem um total de cerca de 10milhoes de pessoas, ou seja, 3,5vezes maior que o porto. aki ninguem esconde nada. ja se sabe que londres eh bem maior.
e asserio. antes de dizeres nao sei o que de tapar o sol com a peneira, TENTA conseguir ver que todos nos sabemos quais sao os problemas.. mas tambem valorizamos o que temos de bom, ao passo que tu, ao que parece, nao. infelizmente. depois diz-me se das coisas positivas que o porto tem, alguma delas eh mentira. e se disseres que é, prova-o ;)
hiong_nu February 18th, 2007, 12:21 AM O Porto é a capital natural de uma área onde habitam 8 milhoes de pessoas
mynuster February 18th, 2007, 12:24 AM incluindo galiza?
Daniel_Portugal February 18th, 2007, 12:32 AM ahh entao foste tu que disseste :P
bem... se incluirmos regiao das beiras, regiao norte, galiza e asturias... entao o porto eh a cidade central dessa zona, maybe.
mas isso nao tem nada a ver. porto e arredores tem cerca de 3milhoes, nao mais.
PedroGabriel February 18th, 2007, 01:02 AM Vigo sem duvida que faz parte da "região metropolitana" do noroeste, mesmo estando na Galiza. Já não há fronteiras há mais de uma década. Aliás há 20 anos que isso das fronteiras passou a ser virtual. Incluir Asturias é uma barbarie, máximo Corunha, zona de proximidade tb.
simius February 18th, 2007, 01:09 AM realmente é muito dificil. para não adiantar mais e não desvirtuar o thread digo o seguinte. o porto tem coisas muito positivas e eu já as enunciei, basta ler os coments que fiz acima, mas tal não me impede de dizer o que disse, que é a pura das verdades.
o porto tem qualidades e defeitos cm tdas as cidades, cm tudo e tds. agr para segunda cidade dum país pede-se mais. a percentagem do que está mal em relação ao que está bem apresenta uma grande decalage..para a primeira. dái dizer o que disse.
e não venham c a historia dos numeros que isso sinceramente é um argumento um tanto ou quanto "ridiculo".
PedroGabriel February 18th, 2007, 01:24 AM depende do que entendes por Porto.
TeKnO_Lx February 18th, 2007, 01:29 AM O Porto é a capital natural de uma área onde habitam 8 milhoes de pessoas
Obrigado por nos informares, iluminado mestre Hong :rofl: :lol:
simius February 18th, 2007, 01:35 AM acho que quando se fala de porto se fala da cidade porto. comoq uandose fala de lisboa é lisboa e não oeiras. vcs é que têm tendencia a abarbatar logo tudo para ter mais população,e ser maior!
daniel322 February 18th, 2007, 01:37 AM O Porto é a capital natural de uma área onde habitam 8 milhoes de pessoas
que eu saiba a galiza já responde perante uma capital: madrid
Reflex February 18th, 2007, 02:58 AM E que eu saiba a Maia, Vila do Conde e todas as outras amiguinhas respondem perante outra: Lisboa.;)
Daniel_Portugal February 18th, 2007, 02:58 AM simius: ninguem usa os valores das areas urbanas para parecer maior, usa para demonstrar o tamanho real da cidade.
por exemplo. se se lembrassem de dividir o municipio do porto em 2, ficaria o porto mais pequeno fisicamente? nao. os limites municipais nao interessam para o caso simius. senao paris tem 2milhoes apenas... e nao 10milhoes.
Daniel_Portugal February 18th, 2007, 03:01 AM E que eu saiba a Maia, Vila do Conde e todas as outras amiguinhas respondem perante outra: Lisboa.;)
respondem mais perante a JMP/AMP ;) e oxala venha a regionalizaçao para responderem só, e unicamente à JMP/AMP.
em todo o caso o porto nao depende de lisboa (obviamente que nao :lol: ), ja as cidades circundantes ao porto dependem de certa forma do porto. mas nao eh bem a palavra depender, mas sim estar como uma so, funcionarem de forma conjunta.
lisboa eh a capital de portugal, mas nao controla outras cidades a nao ser lisboa, e a sua area metropolitana. na verdade portugal inteiro a que tem que dar 21% ao estado. e esse estado tem que ser dividido. urgentemente. e digo isto porque os 21% que o pais da pro estado, sao mal distribuidos. e depois temos o caso do estado vectar a construçao do metro do porto ate 2009.
daniel322 February 18th, 2007, 03:03 AM e oxala venha a regionalizaçao para responderem só, e unicamente à JMP/AMP.
não é assim que a regionalização funciona ;)
Reflex February 18th, 2007, 03:04 AM respondem mais perante a JMP/AMP ;)
?!
Daniel_Portugal February 18th, 2007, 03:09 AM reflex a area metropolitana do porto eh uma uniao politica com sede na camara municipal do porto. e as obras publicas de toda a regiao sao decididas lá.
o estado apenas as financia, ou nao. ;)
alias: quem manda em lisboa nao eh o estado, eh a camara municipal de lisboa. o estado apenas financia as obras de lisboa ou nao. eh exactamente a mesma coisa.
a questao eh que como o estado está sedeado em lisboa... por vezes tende a favorecer mais lisboa. e a meu ver, às vezes tenta impedir o porto. nao percebo a decisao de nao terem financiado o metro mais uma vez. por exemplo.
daniel322 February 18th, 2007, 03:12 AM reflex a area metropolitana do porto eh uma uniao politica com sede na camara municipal do porto. e as obras publicas de toda a regiao sao decididas lá.
não é bem assim, as camaras ainda são autónomas e o estado pode intervir ou propor sem que passe pela AMP
hiong_nu February 18th, 2007, 01:23 PM ahh entao foste tu que disseste :P
bem... se incluirmos regiao das beiras, regiao norte, galiza e asturias... entao o porto eh a cidade central dessa zona, maybe.
mas isso nao tem nada a ver. porto e arredores tem cerca de 3milhoes, nao mais.
SIm, fui eu que disse. NA minha opinião, para o Porto se tornar mais importante que Lisboa, tem que apostar numa zona supranacional, tornar-se o núcleo aglutinador da Galiza, Norte de Portugal. Aveiro, Guarda e Viseu e ainda algumas regioes fronteiriças de Leao. No total, são 8 milhoes. em algumas cenas isso ja acontece, por exemplo, no aeroporto, mas temos é que procurar ter boas vias de comunicaçao para o Porto e não apenas fazer do Porto uma passagem para Lisboa. Por isso sempre discordei do TGV Porto/LISboa. Para crescermos era muito melhor a ligaçao à Europa por VIgo, revitalizar a linha do Douro e uma ligaçao decente a Salamanca por Aveiro
hiong_nu February 18th, 2007, 01:25 PM Obrigado por nos informares, iluminado mestre Hong :rofl: :lol:
Contradiz-me com informação e não com sarcasmo de pobreza avassaladora.
Faz as contas a quanta gente mora a 2 horas de distância do Porto e de Lisboa por carro... depois diz-me alguma coisa...
e em vez de gastares tua pujante capacidade mental e de intelecto na criação de excelentes patamares sonoros/gargalhadas, pensa. Não te resumas a um ícone...
mynuster February 18th, 2007, 01:27 PM linha tgv Aveiro-Salamanca JÁ!! :D:D :|
Daniel_Portugal February 18th, 2007, 01:28 PM sim, o porto eh a cidade central nessa zona que falas (e nenhum lisboeta vai dizer o contrario sem saber), no entanto a zona urbana do porto em si e arredores, so tem 3milhoes. fora disso ja nao eh porto, no entanto, o porto eh a cidade central dessa zona de 8milhoes, mas nao faz da cidade uma cidade de 8 milhoes :P LOL
Daniel_Portugal February 18th, 2007, 01:30 PM Contradiz-me com informação e não com sarcasmo de pobreza avassaladora.
Faz as contas a quanta gente mora a 2 horas de distância do Porto e de Lisboa por carro... depois diz-me alguma coisa...
e em vez de gastares tua pujante capacidade mental e de intelecto na criação de excelentes patamares sonoros/gargalhadas, pensa. Não te resumas a um ícone...
bom post. realmente a gente que mora a 2 horas do porto deve ser quase o triplo da que mora a 2 horas de lisboa :D
e realmente eh facil rir quando nao se tem grandes argumentos concretos.
mynuster February 18th, 2007, 01:30 PM tornava-se uma NYC :D..ou n :P
Daniel_Portugal February 18th, 2007, 01:34 PM NYC tem 18 milhoes :lol: temos que ser realistas face às realidades urbanas. :D NY é 6 vezes maior que o Porto. :cry:
(mas tbm.. NY eh a quarta maior area urbana do mundo... atras de Tokyo (34 milhoes :|:|outstanding, o dobro de NY praticamente:|:|), Sao Paulo (20 milhoes) e Mexico City(19 milhoes))
mynuster February 18th, 2007, 01:35 PM area metropolitana sim mas a cidade em sim tem 8 milhoes :D
mynuster February 18th, 2007, 01:39 PM delete..isto anda outra vez a trocar posts :nuts:
Daniel_Portugal February 18th, 2007, 01:39 PM ohh mas uma comparaçao tem que ser coerente... e pra isso a cidade do porto em si so tem 250mil... bela merda!
NY cidade tem pouco menos de metade da sua area urbana, o porto tem 12 vezes menos que a sua area urbana. unfaiiiiiiiir :cry:
mynuster February 18th, 2007, 01:40 PM :lol:
mynuster February 18th, 2007, 01:42 PM NYC tem 18 milhoes :lol: temos que ser realistas face às realidades urbanas. :D NY é 6 vezes maior que o Porto. :cry:
(mas tbm.. NY eh a quarta maior area urbana do mundo... atras de Tokyo (34 milhoes :|:|outstanding, o dobro de NY praticamente:|:|), Sao Paulo (20 milhoes) e Mexico City(19 milhoes))
ai tokyo!!..adorava ir laaaa.. :cry: :D:D kem sabe um encontro SSC na maior metropole of the world e arredores! :D:D
mynuster February 18th, 2007, 01:43 PM ohh mas uma comparaçao tem que ser coerente... e pra isso a cidade do porto em si so tem 250mil... bela merda!
NY cidade tem pouco menos de metade da sua area urbana, o porto tem 12 vezes menos que a sua area urbana. unfaiiiiiiiir :cry:
c' est la vie :lol:
Daniel_Portugal February 18th, 2007, 01:48 PM ai tokyo!!..adorava ir laaaa.. :cry: :D:D kem sabe um encontro SSC na maior metropole of the world e arredores! :D:D
tbm adorava ir a tokyo. um verdadeiro metropolis lover tem que ir a tokyo. alem de ser gigante o centro está cheio de arranha ceus e as ruas estao cheias de anuncios publicitarios cheios de neon's e efeitos. a nivel de impacto mete kkr outra cidade a um canto. (menos Viseu obviamente!)
mynuster February 18th, 2007, 01:51 PM :hilarious
Daniel_Portugal February 18th, 2007, 01:54 PM :) :D
simius February 18th, 2007, 04:59 PM ohh mas uma comparaçao tem que ser coerente... e pra isso a cidade do porto em si so tem 250mil... bela merda!
esta frase resume bem a tua ideia de cidade. o que tu entendes por cidade é numeros altos, milhoes de pessoas, avendidas com dezenas de quilometros, etc etc. o que aocntece é que a pintares o porto tendo os 3 milhoes de pssoas, tas a mentir pk os problemas existem da mm forma e o porto tem na realidaed so 300 mil pessoas. o mesmo acontece com lisboa. lisboa tem perto de 2 milhoes de pessoas a "passear" nela durtante o dia. o pior é quando chega a noite vai-se td embora e a cidade fica morta, e tds os problemas advêm daí. a zona continua com 3 milhoes de pssoas, mas os problemas continuam.
e depois essa questão do porto influenciar 8 milhoes de pessoas..enfim. so para rir mm.:lol:
Portvscalem February 18th, 2007, 05:19 PM que eu saiba a galiza já responde perante uma capital: madrid
Isso é giro, os galegos devem detestar mais Madrid que os do porto lx.....looool...pensemos tb na proximidade fisica, o porto é a cidade "grande" mais próxima...é uma capital um poco artificial, porque n manda na galiza...mas fora isso....
a zona industrial, nem sei se a dezignação ofcial n será já zona empresarial....mas bem chega um presidente pro arranha-ceus e é essa zona onde eles vão aparecer, a procura de espaços de escritório creio ser superior à oferta, e depois o porto ainda practicamente n entrou no mercado de escritórios de alta qualidade...logo existe muito por onde ele possa crescer...á isto somamos o crescimento natral da cidade ( entendass cidade aglomeração)...acredito em arranha-ceus para ali...
Portvscalem February 18th, 2007, 05:36 PM SImius, tas enganado, oporto deve rondar os 100 habitantes, n sei quantas moram na ribeira, o resto são os arredores, os aliados são um arredor mais arranjado e tal, e o arredor miragaia.....epa e fazerem a catedral tao afastada da cidade???? n posso crer.... o porto só n é uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes porque n existe vontade politica ( agora começa a haver), ou deves pensar k madrid tem 3 milhões em 46km2....ou NYC tem os seus 9 milhões em 46km2.. nesta europa fora cidades de um milhão teem areas de 400, 500, 600, até mais Km2...o porto nessa area tem tb esses numeros....é uma questão de pespectiva, com vontade politica o porto tb poderia ser só a ribeira.....
Daniel_Portugal February 18th, 2007, 05:59 PM simius atençao. nao fui eu que disse que o porto eh a capital de uma zona de 8milhoes. eh a cidade central sem duvida... mas nao mais do que isso.
o que eu disse que o grande porto efectivo, tem 3milhoes de habitantes contando com os seus arredores.
e nada disso impede k tenha os seus problemas. houve um post em que citei os problemas do porto. e tu concerteza leste-o. e houve tbm um post em k citei as qualidade se potencialidades... e tu concerteza leste-o tambem.
nao podes discordar de nenhum dos posts. eu falei apenas a realidade.
e na realidade ha mais coisas boas que más no porto ;) :) ehehehehe (o que nao impede de melhorarmos o que temos de mau actualmente, tal como todo o pais e geral)
TeKnO_Lx February 18th, 2007, 06:40 PM respondem mais perante a JMP/AMP ;) e oxala venha a regionalizaçao para responderem só, e unicamente à JMP/AMP.
em todo o caso o porto nao depende de lisboa (obviamente que nao :lol: ), ja as cidades circundantes ao porto dependem de certa forma do porto. mas nao eh bem a palavra depender, mas sim estar como uma so, funcionarem de forma conjunta.
lisboa eh a capital de portugal, mas nao controla outras cidades a nao ser lisboa, e a sua area metropolitana. na verdade portugal inteiro a que tem que dar 21% ao estado. e esse estado tem que ser dividido. urgentemente. e digo isto porque os 21% que o pais da pro estado, sao mal distribuidos. e depois temos o caso do estado vectar a construçao do metro do porto ate 2009.
:ohno:
Portvscalem February 18th, 2007, 06:42 PM As cidades circundantes n dependem do porto, elas são o porto, apenas n foram anexadas a cidade a devida alturaa aquando das boas ideias do Ezequiel de Campos...... mas é uma dependencia relativa, as antas tb n dependem da foz...
Herrmando February 18th, 2007, 06:50 PM O Porto n responde a Lisboa, responde ao governo central sedeado em Lisboa. :p
Simius, acho mto bem reconhecer os problemas das cidades e as suas virtudes, de maneira a que sejam resolvidos e as potencialidades exploradas. O Porto tem mtas zonas fraquinhas, tem um urbanismo que corresponde mais ao de uma cidadezita pequena (pq, como disse, ainda há pouco tempo era assim), tem mtos edifícios podres deslocados junto a belos edifícios antigos. Mas tb tem um centro histórico património mundial e de uma beleza extrema (infelizmente, tb a cair de podre), tem uma marginal lindíssima, tem zonas residenciais de mta qualidade, etc, etc.
Agora, acho que se está a trabalhar e já se vêm menos idiotices. É bom é que haja uma descentralização/regionalização que acelere o investimento na cidade, pq com governos centralistas como temos tido, é mais difícil...
Portvscalem February 18th, 2007, 06:52 PM O porto pode surpreender num cenario de regionalização e algumas mudanças estruturais...
Podems afirmar-nos foprtemente no contexto europeu...temos potencial.....
Daniel_Portugal February 18th, 2007, 06:55 PM tekno: " :ohno: " porke? nao te agrada? nao posso fazer nada... mas essa eh a realidade... e nao es ninguem para pode contestar. nao vives aqui nao sabes :)
aceita que a tua cidade nao manda na minha. nem tem o minimo de influencia na minnha ;)
Daniel_Portugal February 18th, 2007, 06:56 PM O Porto n responde a Lisboa, responde ao governo central sedeado em Lisboa. :p
exactamente. lisboa nao manda em nada a nao ser em lisboa ;)
e o porto nao responde a ningue, a nao ser à cmp. simplesmente eh FINANCIADO pelo estado.
o problema eh que o financimento que o estado da ao porto eh inferior face ao dinheiro que o porto da ao estado. por isso a que axo k o porto se devia abster de contribuir para o estado. devia contribuir para um estado sim, mas um estado interessado em evoluir o porto. (ou seja, regionalizaçao) 21% do dinheiro do porto deveria ir directamente para a CMP e nao para o estado.
Portvscalem February 18th, 2007, 07:10 PM Devia ir direito para o governo regional!
PedroGabriel February 18th, 2007, 08:29 PM acho que a solução é darmos a independência a Lisboa, e mandamos aquilo para Marrocos. os marroquinos é que estão habituados a suportar vida de rei, a viverem em desertos e a não pedirem nada em troca.
Lisboa é capital do Alentejo. E, com nosso esforço passava a ser capital de Marrocos.
Portvscalem February 18th, 2007, 08:33 PM Lisboa a capital de marrocos! looool soa engraçado isso....sem kerr ofender ambasas partes, pois lisboa é uma grand ecidade e marrocos um grande pais!
hiong_nu February 18th, 2007, 09:17 PM Acreditem, nos projectos megalómanos para Lisboa, só falta mesmo uma ponte Terreiro do Paço/Rabat...
que tal uma petição irónica... cidadãos do país exigem ponte Lisboa Marrocos
Fern February 18th, 2007, 09:30 PM Contradiz-me com informação e não com sarcasmo de pobreza avassaladora.
Deves estar a referir-te ao teu argumento. Dizes a primeira porcaria que te vem a cabeca e os outros e' que tem que mostrar provas :lol:
Fern February 18th, 2007, 09:35 PM O Porto n responde a Lisboa, responde ao governo central sedeado em Lisboa. :p
Agora fiquei confuso. Sempre que entras num thread sobre Lisboa para avacalhar (99% dos casos), culpas tudo e mais alguma coisa na cidade... mas afinal a culpa e' do governo central que e' maioritariamente composto por gente de fora?? Ja nao percebo nada.. nunca vos ensinaram que as contradicoes destroem os argumentos?
PedroGabriel February 18th, 2007, 10:32 PM Um TGV Lisboa-Rabat :D
PedroGabriel February 18th, 2007, 10:34 PM Agora fiquei confuso. Sempre que entras num thread sobre Lisboa para avacalhar (99% dos casos), culpas tudo e mais alguma coisa na cidade... mas afinal a culpa e' do governo central que e' maioritariamente composto por gente de fora?? Ja nao percebo nada.. nunca vos ensinaram que as contradicoes destroem os argumentos?
quando se fala em Lisboa é no governo e não no município. Deixa de ser convencido. O facto de ter gente de fora não muda nada, no parlamento supostamente tb representam os cidadão dos pais, eles representam apenas o partido.
Herrmando February 18th, 2007, 11:41 PM Agora fiquei confuso. Sempre que entras num thread sobre Lisboa para avacalhar (99% dos casos), culpas tudo e mais alguma coisa na cidade... mas afinal a culpa e' do governo central que e' maioritariamente composto por gente de fora?? Ja nao percebo nada.. nunca vos ensinaram que as contradicoes destroem os argumentos?
Pá, começo a duvidar seriamente da tua inteligência, que será de facto pouca...
Primeiro, agradeço a estatística, e como se vê, quem está a avacalhar o thread n sou eu, és tu. Mete a estatística num sítio que eu cá sei...
Depois, como já tinha dito e como o PeterGabriel, que ao contrário de ti tem mais que um neurónio, chegou lá bem rapidinho, quando falo em Lisboa nesses termos refiro-me ao Governo, e não à cidade ou aos seus habitantes na generalidade.
Espero que a "confusão" que se instalou na tua cabeça esteja resolvida (hummmm... duvido muito.......).
Arpels February 19th, 2007, 12:13 AM sim mas tb existe gente aqui que não sendo de Lisboa não tem esse neuroneo tb e solta cada bacurada....
Herrmando February 19th, 2007, 12:50 AM Claro, mas eu estava-me a referir ao Fern em particular:D
Fern February 19th, 2007, 01:53 AM Pá, começo a duvidar seriamente da tua inteligência, que será de facto pouca...
Primeiro, agradeço a estatística, e como se vê, quem está a avacalhar o thread n sou eu, és tu. Mete a estatística num sítio que eu cá sei...
Depois, como já tinha dito e como o PeterGabriel, que ao contrário de ti tem mais que um neurónio, chegou lá bem rapidinho, quando falo em Lisboa nesses termos refiro-me ao Governo, e não à cidade ou aos seus habitantes na generalidade.
Espero que a "confusão" que se instalou na tua cabeça esteja resolvida (hummmm... duvido muito.......).
Claro dai entrares sempre a abrir a dizer que a cidade e' isto e aquilo e que e' beneficiada e o carvalho...
E claro tambem, como e' tao tipico teu comecas logo a ofender e insultar. Os teus paizinhos nao te educaram?
Herrmando February 19th, 2007, 03:01 AM Claro dai entrares sempre a abrir a dizer que a cidade e' isto e aquilo e que e' beneficiada e o carvalho...
E claro tambem, como e' tao tipico teu comecas logo a ofender e insultar. Os teus paizinhos nao te educaram?
Ai sim?? Diz-me lá onde é que nisto:
O Porto n responde a Lisboa, responde ao governo central sedeado em Lisboa. :p
estou a dizer que "a cidade e' isto e aquilo e que e' beneficiada e o carvalho...".
E eu n estava a insultar, estava a expor uma realidade óbvia, por sinal. E, já agora, "o carvalho"????:D
Daniel_Portugal February 19th, 2007, 03:18 AM fern com o herrmando podes dizer logo caralho.. nao precisas de atenuar as palavras :D:D:D:D ele nao ficará chocado :lol: :D
Herrmando February 19th, 2007, 03:44 AM É para disfarçar e dizer que é um menino mto bem educado...
Daniel_Portugal February 19th, 2007, 04:08 AM :lol: tu trata-lo mal mas no fundo queres saltar-lhe em cima :hilarious
(tou a gozar cntg :D:D:D:D)
Herrmando February 19th, 2007, 04:13 AM ;)
hiong_nu February 19th, 2007, 11:58 AM Deves estar a referir-te ao teu argumento. Dizes a primeira porcaria que te vem a cabeca e os outros e' que tem que mostrar provas :lol:
eu exprimo-me com palavras, argumentos, quando não têm nada para me dizer, argumentos para me contrariar, a questão argumentativa está ganha.
ou achas que num tribunal, o advogado vira-se para o juíz e mostra-lhe um cartaz c um smile e começa a rir desalmadamante. se isso para ti é argumento, tenho pena.
Daniel_Portugal February 19th, 2007, 08:19 PM ^^ LOOOOL confesso que tiveste bem :lol:
|
|