View Full Version : Autódromo de Portimão poderá acelerar investimento.

Pelha
February 23rd, 2007, 03:22 PM
http://img91.imageshack.us/img91/642/eeid9.png (http://imageshack.us)

Sem rentabilização do estádio do Algarve, em Portimão nascerá um autódromo, com componente imobiliária e classificação PIN.

O autódromo internacional de Portimão, aprovado anteontem em reunião de câmara, é um dos quatro projectos que, no conjunto, representam para o município um investimento público e privado de 320 milhões de euros - o dobro das verbas inscritas no PIDDAC (Orçamento de Estado) para a região em 2007. A competitividade entre as cidades algarvias está a passar pela capacidade de atrair capitais privados, à boleia do Governo. A classificação de Projectos de Interesse Nacional (PIN) a certas propostas de imobiliário, associadas ao golfe, marinas e hotéis de cinco estrelas e desporto, ajuda a ultrapassar conflitos com o ambiente.
A construção do Autódromo Internacional de Portimão, segundo os promotores, deverá ter início neste semestre e as obras estarão concluídas em 2008. Em contrapartida, o Parque das Cidades (Estádio Algarve) vive uma situação de impasse, absorvendo por ano das câmaras de Faro e Loulé 3,2 milhões de euros - metade da verba é gasta pelas amortizações e encargos financeiros decorrentes dos empréstimos contraídos para a construção do estádio. O ex-patrão da FNAC - Ar Condicionado, Alexandre Alves, diz que ofereceu 50 milhões pela compra do estádio, direitos de exploração desportiva e de construção, mas não teve receptividade por parte das autarquias.
O presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel da Luz, entende que o autódromo não vai seguir o caminho do Parque das Cidades. "O estádio do Algarve adormeceu à sombra do investimento público." Neste caso, o autarca entende que os "privados vão ter outra dinâmica, sabendo tirar partido do equipamento". Os outros três grandes projectos que destaca são o complexo desportivo de Portimão (a arrancar no início do próximo ano), o Fórum Portimão (a abrir no primeiro trimestre de 2008), e o Museu Municipal (a inaugurar este ano, nas antigas instalações da fábrica de conservas Féu). "Nunca se investiu tanto em Portimão e nunca se apostou tanto na valorização do seus factores de competitividade", sublinha Manuel da Luz.
O empreendimento turístico Morgado de Arge - uma propriedade com 1445 hectares é dos projectos que, prevê, "poderá requalificar a oferta turística", a partir da construção de um campo de golfe, 7500 camas, enquadrado por corredores ecológicos. O ministro da Economia, Manuel Pinho, quando apresentou no Algarve, em Janeiro, o Plano de Eventos Golfe 2007/2008, disse que a região necessitava de "mais 50 por cento de marinas, hotéis e campos de golfe". José Apolinário, autarca farense, reconhece que esse investimento "ajuda a elevar o PIB, mas a estratégia de desenvolvimento regional, exige, também, a construção de infra-estruturas de carácter público - Hospital Central, no Parque das Cidades, por exemplo".
Manuel da Luz defende que "é preciso promover o urbanismo amigo do ambiente, para eliminar alguns exemplos caóticos de há duas décadas". Citando o exemplo da praia da Rocha, acrescentou, "é difícil convencer os operadores das mudanças, para melhor, que foram introduzidas". A este propósito, o dirigente da Almargem, Luís Brás, lembra que o autódromo "foi classificado de projecto de interesse nacional, tem um forte componente imobiliária, foi aprovado antes de sair do Plano de Ordenamento do Algarve (Prot), e não estava previsto no Plano Director Municipal (PDM)."
O presidente da Câmara de Loulé, por outro lado, observa que "o PDM de Loulé previa um autódromo, desenvolveu-se o projecto - que não contemplava imobiliário -, não percebo porque foi deixado cair. O dirigente ambientalista, comentando o interesse de Manuel Pinho nos golfes, hotéis e marina, com chancela PIN, questiona: "Para que serve perder tempo a fazer planos e estudos, se depois vem um ministro propor que se faça igual ao que já se fez."
Manuel da Luz, autarca de Portimão, garante que o autódromo será um factor de competitividade da região.

Reflex
February 23rd, 2007, 04:24 PM
O autodromo tem que cativar os grandes eventos mundiais, se possivel a F1. Caso contrario, tende a tornar-se num elefante branco...

Arpels
February 23rd, 2007, 05:12 PM
se for privado a consequencia sera medida ao pormenor antes de avançarem com o investimento e se avançarem é sinal k terá futuro ;)

Nikom
February 23rd, 2007, 06:38 PM
O autodromo tem que cativar os grandes eventos mundiais, se possivel a F1. Caso contrario, tende a tornar-se num elefante branco...

Se não vier a F1,pode-se considerar o autodromo-fantasma :lol:

Reflex
February 23rd, 2007, 08:02 PM
O do Estoril não é propriamente fantasma, recebe o MotoGP e mais alguns eventos. A questão é que, de um lado temos 1 autodromo construido há já algumas décadas, que ja teve grandes dias - e portanto rendibilidade - e do outro temos um novo que tem que justificar o investimento. A meu ver é + grave o de Portimão não ter F1 que o do Estoril. Porém, a F1 não é decisiva...;)

fred_mendonca
February 23rd, 2007, 09:48 PM
A F1 é o flagship de qualquer grande autódromo. Acho que está na altura da F1 voltar a Portugal.

daniel322
February 23rd, 2007, 10:05 PM
http://img91.imageshack.us/img91/642/eeid9.png
engraçado que esta parte do traçado faz lembrar o do estoril

Nikom
February 23rd, 2007, 10:22 PM
^^ Um bocado...

Para quem quiser comparar ;)

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/80/Circuit_Estoril.png

TeKnO_Lx
February 23rd, 2007, 10:36 PM
mas isso entra em obras quando? ah eu tenho uns renders disso em casa.. talvez vos scaneie :D

Pelha
February 23rd, 2007, 10:37 PM
Acho que está na altura da F1 voltar a Portugal.

Não devemos ter essa sorte, basta ver a quantidade de países que querem entrar na F1, e com certeza com projectos financeiros muito mais interessantes para a FIA, se alguém estiver à espera que a F1 regresse a Portugal é melhor esperar sentado.

mas isso entra em obras quando?

Já as começaram… salvo erro em Dezembro de 2006!

Arpels
February 23rd, 2007, 11:53 PM
usam para outros eventos desportivos k requerem estruturas semelhantes.

Alpiger
March 21st, 2007, 06:04 PM
Boas a todos, este é o meu primeiro post aqui.

Quanto ao autodromo, tenho ideia que ter ouvido que o Bernie Ecclestone estava de algum modo ligado a este projecto.
Se assim for, então é uma meia garantia de rentibilização do mesmo.

mynuster
March 21st, 2007, 06:13 PM
bem vindo Alpiger :cheers2:

Barragon
March 21st, 2007, 06:16 PM
Bem vindo :okay:

Pelha
March 21st, 2007, 06:44 PM
Boas a todos, este é o meu primeiro post aqui.

Quanto ao autodromo, tenho ideia que ter ouvido que o Bernie Ecclestone estava de algum modo ligado a este projecto.
Se assim for, então é uma meia garantia de rentibilização do mesmo.

Bem-vindo Alpiger! :okay:

Se isto se confirmar teremos certamente, grandes eventos/provas internacionais relacionadas com o automobilismo… ;)

fidalgo
March 21st, 2007, 07:06 PM
alpiger, duvido muito que o ecclestone esteja virado para portugal. ele anda mais pelo medio e extremo oriente. actualmente fala-se de singapura, um possivel segundo gp da china, o confirmado gp da coreia do sul pra 2009, o gp dos UAE em abu dhabi em 2009, um gp da africa do sul que ja era para estar concluido mas ainda nem começou, e tb ja se falou num novo gp do mexico em cancun, isto fora os apenas interessados, india, russia, ja li k a venezuela tb estaria, e outros na europa como grecia e bulgaria.
com tanta gente a querer entrar, e dispostos a dar muito mais dinheiro à FOM que qualquer país da europa, duvido que haja algum novo circuito europeu a ingressar no calendario nos proximos anos, alias a tendencia e irem saindo. este ano saiu Imola

Arpels
March 21st, 2007, 07:11 PM
benvindo jovem :cheers1: era bom k estivesse virado pa este projecto de facto...

fidalgo
March 21st, 2007, 07:14 PM
penso que irao gostar de ver isto se é que ainda nao viram

http://www.iambiente.pt/IPAMB_DPP/docs/RNT1334.pdf

fred_mendonca
March 22nd, 2007, 10:04 PM
Boa notícia! Bem vindo fidalgo! :cheers:

Portugues
March 23rd, 2007, 09:06 PM

Informe-se antes de escrever asneiras amigo. Teve um entrada com o pé esquerdo! O Autódromo do Algarve é da Parkalgar - Parques Técnológicos Lda (Grupo Bemposta), cujo Eng. Paulo Pinheiro é uma pessoa com nome dentro do mundo das duas rodas, Superbikes diga-se! Não há qualquer ligação à F1 ou ao Tio Bernie.

Quanto às obras, ...o edil da Camara Municipal de Portimão afirmou que as obras vão arrancar já no próximo mês de Junho..., in www.sportmotores.com

Alpiger
March 24th, 2007, 01:17 AM
Informe-se antes de escrever asneiras amigo. Teve um entrada com o pé esquerdo! O Autódromo do Algarve é da Parkalgar - Parques Técnológicos Lda (Grupo Bemposta), cujo Eng. Paulo Pinheiro é uma pessoa com nome dentro do mundo das duas rodas, Superbikes diga-se! Não há qualquer ligação à F1 ou ao Tio Bernie.

Quanto às obras, ...o edil da Camara Municipal de Portimão afirmou que as obras vão arrancar já no próximo mês de Junho..., in www.sportmotores.com (http://www.sportmotores.com)

Caro compatriota

Não sei se o teor do seu comentario é de alguma forma provocador ou ironico, mas agradecia que na proxima tivesse alguma contenção nas suas palavras antes de insultar alguem. :ohno:

O que disse é que tinha ideia que ter ouvido que o Bernie Ecclestone estava de algum modo ligado a este projecto.
Se o que disse esta incorrecto, só tinha que me corrigir de forma educada, pois apenas relatei uma ideia, não fiz nenhuma afirmação.

Aceito e agradeço que me corrijam mas não que me insultem.

Portugues
March 24th, 2007, 02:20 PM
Aceito e agradeço que me corrijam mas não que me insultem.

Caríssimo, eu não o insultei, apenas o chamei à razão com os meus modos frontais e rectilíneos, sem festinhas ou palmadinhas nas costas. Julgo que por ser novo nestas paragens não esteja habituado ao meu tom severo e frontal.

Já agora, quem lhe disse que o Bernie Ecclestone poderia estar interessado no Algarve? Talvez quando a Repsol lá descobrir petróleo...