View Full Version : Vila do Conde: Estádio dá lugar a 'shopping'

Reflex
February 23rd, 2007, 10:40 PM
A construção de um centro comercial no terreno ocupado pelo estádio do Rio Ave é um projecto que irá mudar a face da zona oriental de Vila do Conde. O clube está a negociar com uma multinacional alemã--holandesa, enquanto a câmara aguarda por um projecto concreto. A proposta apresentada ao Rio Ave passa pela construção de um novo estádio de menor dimensão que o actual, uma estrutura com 21 anos, "completamente ultrapassada a nível de conforto e muito cara a nível de manutenção".

Paulo Carvalho, presidente do Rio Ave, adiantou ao DN que está a ser realizado um estudo de tráfego, instrumento fundamental para avançar com o projecto. Trata-se de uma zona de entrada na cidade, através do acesso da A28, pelo que o impacto da nova construção comercial será grande e obrigará a reformular as vias rodoviárias. A zona tem já uma escola superior, irá ter o novo hospital de Vila do Conde/Póvoa de Varzim e está ao lado da principal estação de metro da cidade.

"Vencido este primeiro passo, estou convencido de que as coisas se resolvem com facilidade", adiantou Paulo Carvalho. A câmara já conhece o anteprojecto e mostra-se receptiva. Mário Almeida, líder da autarquia, é o presidente da Assembleia Geral do clube.

A ideia de demolir o actual estádio não é nova. "Há dois anos, grandes empresas chegaram a interessar-se mas o negócio acabou por ficar parado", disse o líder do clube de futebol que milita na Divisão de Honra. Em meados do ano passado houve um despertar de receptividade junto de investidores e surgiu uma proposta que "agradou".

O espaço em causa, com cerca de 35 mil metros quadrados, será ocupado por uma superfície comercial de gama elevada. Será "arrojado e diferente", com escritórios e uma área comercial pura.

Em contrapartida, o "Rio Ave não quer um tostão: só um estádio com oito mil lugares", referiu Paulo Carvalho, acrescentando que pode custar quatro milhões de euros. O negócio envolverá depois um modelo que traga vantagens financeiras. "Pode ser em publicidade, numa percentagem do lucro do centro ou exploração comercial de espaços", apontou. Em equação está também a venda definitiva do terreno ou a opção por uma concessão do direito de superfície por 50 anos. Com a concretização do projecto, Paulo Carvalho prevê "ampliar o número de sócios para o triplo".

A partilha de um estádio intermunicipal com o Varzim é outra ideia que agrada. "Era a solução ideal: a manutenção era das câmaras." Lopes de Castro, presidente do Varzim, disse ao DN que o novo estádio do clube poveiro já está em andamento, pelo que existem "timings diferentes". Mas aponta: "A ideia é boa e se o Rio Ave quiser jogar na Póvoa, estamos abertos."
Fonte: DN

Arpels
February 23rd, 2007, 10:53 PM
ora ves, boa permuta, haja intiligencia neste pais...

Aka
February 23rd, 2007, 11:08 PM
Adivinhem quem virá aqui falar mal. :|

Reflex
February 23rd, 2007, 11:15 PM
Não sei, quem...?:D

daniel322
February 23rd, 2007, 11:36 PM
A partilha de um estádio intermunicipal com o Varzim é outra ideia que agrada. "Era a solução ideal: a manutenção era das câmaras." Lopes de Castro, presidente do Varzim, disse ao DN que o novo estádio do clube poveiro já está em andamento, pelo que existem "timings diferentes". Mas aponta: "A ideia é boa e se o Rio Ave quiser jogar na Póvoa, estamos abertos."
Fonte: DN

era boa ideia, mas não sei até que ponto a rivalidade entre as cidades/clubes vai permitir isto :)

Reflex
February 23rd, 2007, 11:41 PM
Em teorias sao sempre boas soluções, mas na prática, basta haver faísca e depois...?

Arpels
February 24th, 2007, 12:41 AM
pois, deita abaixo, faz o shopping e recebe um estadio novo, as coisas a meias da sempre buraco, meias é pos pés.

Reflex
February 24th, 2007, 12:55 AM
Eu acho que os clubes estão a descobrir uma autentica mina, pareceu-me que (tirando os do Euro), o Varzim foi o 1º: vendem os terrenos onde está o estádio (que muitas vezes foram cedidos pela autarquia e estão no centro da cidade, em zonas de profunda especulação imobiliaria) e com o €€€ que recebem, compram terreno na periferia, constroem um estádio todo equipadinho e ainda lhe sobra algum... É de aplaudir!:okay:

Arpels
February 24th, 2007, 12:57 AM
sem duvida k é :yes:

PedroGabriel
February 24th, 2007, 12:57 AM
Espero que não estejam a pensar em mim.

Eu apoio o estado único para os dois clubes, acho que é bom, são dois clubes tesos. Mas que raio de sitio para fazer um shopping, mesmo perto do aqueduto, espero é que o respeitem. O estádio do Rio Ave já estava na fronteira entre a cidade da Póvoa e Vila do Conde. Quanto ao Varzim ainda não há certezas, tudo depende se a câmara autorizar uma torre nos terrenos actuais (parece que vai aceitar, antes não ia) e se a câmara autorizar a construção de um estádio no Parque da Cidade (espero que não aceite).

A melhor ideia é construir um estádio conjunto entre as Caxinas e Argivai.

Arpels
February 24th, 2007, 12:59 AM
ena, essa parte do sitio a fazer o shopping é k não sabia :sly: achas k podera comprometer o entorno urbano da zona é?

Reflex
February 24th, 2007, 01:04 AM
Peter, essa torre que falas é menina para quantos andares? 28 como a vizinha do lado ou mais contida?:D

PedroGabriel
February 24th, 2007, 01:05 AM
ena, essa parte do sitio a fazer o shopping é k não sabia :sly: achas k podera comprometer o entorno urbano da zona é? :sly:
Já existe lá o estádio, mas se manterem a distância ao aqueduto e não ser uma coisa enorme, pelo menos a uns bons metros dele, não será problema. Tem a parte atrás do estádio, que o shopping poderia usar. Só espero é que respeitem o monumento nacional que está ali, mas não acredito que o irão por em perigo.

Arpels
February 24th, 2007, 01:06 AM
tb espero k não desrespeitem o monumento...

PedroGabriel
February 24th, 2007, 01:09 AM
Peter, essa torre que falas é menina para quantos andares? 28 como a vizinha do lado ou mais contida?:D
indice de excepção 1.8
ninguém sabe
o PS só quer um andar
o presidente da cãmara só queria 8
A imobiliária quer uma torre, se não tiver o Varzim fica com a corda no pescoço
Alguma população não quer o Varzim no parque da cidade
Alguma população concorda com a torre para salvar o clube

estado actual:
o presidente autoriza o índice máximo 1.8 com algumas condições (boa arquitectura, por ex.)
sitio onde construir o estádio ainda incógnito, mas provavelmente será no parque da cidade, vamos ver, aqui é que há mais duvidas, com o Rio Ave a ajudar, podem ter um estádio único noutro sitio mais perto de Vila do Conde.

Reflex
February 24th, 2007, 01:14 AM
Já existe lá o estádio, mas se manterem a distância ao aqueduto e não ser uma coisa enorme, pelo menos a uns bons metros dele, não será problema. Tem a parte atrás do estádio, que o shopping poderia usar. Só espero é que respeitem o monumento nacional que está ali, mas não acredito que o irão por em perigo.
Deduzo que ao lado do estádio exista campo de treinos... pode ser que façam o CC o mais afastado possivel do aqueduto, aliás, felizmente, hoje dá-se grande importancia e visibilidade ao nosso patrimonio, portanto quero acreditar que nao vao autorizar 1 projecto "às tres pancadas" que ponha em perigo a zona do aqueduto!;)

Reflex
February 24th, 2007, 01:15 AM
indice de excepção 1.8
ninguém sabe
o PS só quer um andar
o presidente da cãmara só queria 8
A imobiliária quer uma torre, se não tiver o Varzim fica com a corda no pescoço
Alguma população não quer o Varzim no parque da cidade
Alguma população concorda com a torre para salvar o clube

estado actual:
o presidente autoriza o índice máximo 1.8 com algumas condições (boa arquitectura, por ex.)
sitio onde construir o estádio ainda incógnito, mas provavelmente será no parque da cidade, vamos ver, aqui é que há mais duvidas, com o Rio Ave a ajudar, podem ter um estádio único noutro sitio mais perto de Vila do Conde.

O que é o indice 1.8?

PedroGabriel
February 24th, 2007, 01:17 AM
Deduzo que ao lado do estádio exista campo de treinos... pode ser que façam o CC o mais afastado possivel do aqueduto, aliás, felizmente, hoje dá-se grande importancia e visibilidade ao nosso patrimonio, portanto quero acreditar que nao vao autorizar 1 projecto "às tres pancadas" que ponha em perigo a zona do aqueduto!;)

tem uma cena de Basebol onde joga o Villas Vikings (clube de basebol da Póvoa e Vila do Conde) dizem que é bué grande, nunca lá fui ver.

PedroGabriel
February 24th, 2007, 01:30 AM
O que é o indice 1.8?
é o índice máximo, deve dar uma torre bem boa.

Área Bruta de Construção (ABC) - soma das superfícies brutas de todos os pisos
Índice Bruto de Construção quociente entre a ABC e a área do plano a que esta se reporta.

Reflex
February 24th, 2007, 01:33 AM
A ver se eu entendo... portanto será 1.8 (ou seja 80%) superior, em andares, ao plano, neste caso ao PDM?

PedroGabriel
February 24th, 2007, 01:42 AM
A ver se eu entendo... portanto será 1.8 (ou seja 80%) superior, em andares, ao plano, neste caso ao PDM?
Nas freguesias urbanas o que é usado é o Plano de Urbanização, fora é que é o PDM. Pois é uma cidade com zona rural.

para as regras do PU, vê aqui:
http://www.cm-pvarzim.pt/municipio/plano-de-urbanizacao/ficheiros/pu_regulamento.pdf/

PedroGabriel
February 24th, 2007, 04:02 PM

então já viste quantos andares dá. A meu ver o máximo dá 29. :dunno: Se calhar um pouco mais, pois o oceanus Park, vai ter 22 andares e vários edificios e não tem muitos edificios próximos com essa altura, só um bocadinho mais afastado.. Ali no Varzim não poderão haver mtos edificios e já tem torres altas. Logo até pode passar os 29. Se for um edifício lindo e moderno, esperemos que sim. :nuts:

daniel322
February 24th, 2007, 04:08 PM
e como está de instalações/equipamento de bombeiros? vi uma vez uma reportagem em que o comandante da povoa dizia que houvesse um incendio num dos pisos de topo dessas torres residenciais o departamento de bombeiros não tinha meios para acudir

Reflex
February 24th, 2007, 04:09 PM
então já viste quantos andares dá. A meu ver o máximo dá 29. :dunno: Se calhar um pouco mais, pois o oceanus Park, vai ter 22 andares e vários edificios e não tem muitos edificios próximos com essa altura, só um bocadinho mais afastado.. Ali no Varzim não poderão haver mtos edificios e já tem torres altas. Logo até pode passar os 29. Se for um edifício lindo e moderno, esperemos que sim. :nuts:

Não acredito que encostado ao mar façam 1 tão grande, aliás a maior está 1 pouco mais recuada. Era optimo que fosse feito algo com muita qualidade a rondar os 30 pisos, era um marco para a Póvoa e para Portugal. Porém duvido que ultrapasse muito os 20...:(

PedroGabriel
February 24th, 2007, 05:24 PM
Não acredito que encostado ao mar façam 1 tão grande, aliás a maior está 1 pouco mais recuada. Era optimo que fosse feito algo com muita qualidade a rondar os 30 pisos, era um marco para a Póvoa e para Portugal. Porém duvido que ultrapasse muito os 20...:(

tem os campos de treinos, contando com os campos não fica assim tão à frente do mar, alem de que ali existe um alto, ou seja, o mar e a praia ficam mais afastados.

Reflex
February 24th, 2007, 05:28 PM
Entao sendo assim era 1 bom investimento, 1 torre alta com 1 belo jardim na envolvente!:okay:

PedroGabriel
February 24th, 2007, 05:37 PM
Entao sendo assim era 1 bom investimento, 1 torre alta com 1 belo jardim na envolvente!:okay:

é sesse objectivo!!! A empresa é uma consórcio Luso-Espanhol. logo vão investir em grande. A Cãmara não vão admitir ali um aborto, já nem no interior da cidade admite!

Reflex
February 24th, 2007, 10:00 PM
Estou então esperançado com esse projecto!!:okay:

PedroGabriel
February 24th, 2007, 10:47 PM
sites do consórcio:
parte espanhola: http://www.grupodico.net/informacion.php
parte portuguesa: http://www.dulimar.pt/

O Prof Godin
February 27th, 2007, 02:51 AM
Processo Tuga em absoluto. Mistura-se a emoção e a honra da terra com o futebol. Não se pede nada mas quer-se tudo.
Mas é absolutamente ilegal. Um campo de futebol é um equipamento desportivo compatível com zonas verdes. Construção não é compatível com zonas verdes…logo alteração do DPM por um PU e um PP. Resultado final…acabam todos presos…Mas sempre a bem da nação e injustiçados…

Daniel_Portugal
February 27th, 2007, 02:57 AM
nao ha fotos?

PedroGabriel
February 27th, 2007, 04:05 AM
Processo Tuga em absoluto. Mistura-se a emoção e a honra da terra com o futebol. Não se pede nada mas quer-se tudo.
Mas é absolutamente ilegal. Um campo de futebol é um equipamento desportivo compatível com zonas verdes. Construção não é compatível com zonas verdes…logo alteração do DPM por um PU e um PP. Resultado final…acabam todos presos…Mas sempre a bem da nação e injustiçados…
O PU da Póvoa já não inclui o estádio do Varzim como área desportiva, felizmente continua a incluir as piscinas do desportivo como área desportiva. As piscinas é que interessam. Eu sempre usei as piscinas do desportivo e não as da Varzim lazer (as municipais). Atrás do estádio tem um prédio grande feio, se meterem ali uma torre espectacular, tenha 30, tenha 50 andares... um jardim à maneira, uma praça maior do que a que existe, parque subterrâneo, novas ruas. A Póvoa só tem a ganhar.

Quanto ao rio Ave igual.

Fotos do quê Daniel, do estádio do Rio Ave? do estádio do varzim?! dos projectos?