View Full Version : CPTM e Metrô: 613 ciclistas usaram o sistema sobre trilhos pra transportar suas bikes

richter30
February 27th, 2007, 10:45 PM
476 usuários viajaram com suas bicicletas no Metrô no último fim de semana

O maior número de usuários ocorreu nas estações Brigadeiro, Jabaquara e Carrão. (27/02/07)

Neste último sábado (24), entrou em vigor a campanha "Ciclista Cidadão", que permite a entrada de bicicletas no Metrô nos finais de semana e feriados. A iniciativa irá facilitar o acesso de ciclistas a ciclovias e parques próximos às estações.

No primeiro fim de semana, 476 usuários com bicicletas passaram pela rede metroviária. No sábado, entraram na rede 118 ciclistas e no domingo 358 utilizaram o Metrô.

As três estações do Metrô que apresentaram maior movimento nestes dois dias foram: Brigadeiro, da Linha 2 - Verde (localizada próxima ao parque do Ibirapuera), que teve a entrada de 43 bicicletas; Jabaquara, da Linha 1- Azul (localizada próxima ao Parque do Estado), que registrou a entrada de 34 ciclistas; e Carrão, da Linha 3 - Vermelha (próxima ao parque da Fundação CERET - Centro Educativo, Recreativo e Esportivo do Trabalhador), com 23 entradas.

A campanha "Ciclista Cidadão", que é promovida pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, irá proporcionar uma nova alternativa para os deslocamentos urbanos voltados ao lazer, ao esporte e à vida social, além de gerar benefícios ao meio ambiente, já que o transporte sobre trilhos e as bicicletas não são poluentes.

De acordo com o gerente de Operações do Metrô, Mario Fioratti, "o objetivo desta campanha é integrar ainda mais as oportunidades de lazer na cidade de São Paulo".

Os ciclistas poderão entrar nas estações do Metrô *aos sábados, das 15 às 20 horas, e aos domingos e feriados, das 7 às 20 horas*. A bicicleta deverá ser transportada ao lado do corpo, não sendo permitido montá-la durante a permanência nas dependências das estações, incluindo passarelas e rampas de acesso.

Os embarques e desembarques com bicicletas só poderão acontecer no último carro dos trens, na região da porta, em local já sinalizado na plataforma. A prioridade do embarque deve ser sempre dos demais usuários sem bicicletas.

A entrada de bicicletas é permitida em outros metrôs do mundo, como o de Nova York, Berlim, Madri, Barcelona e Rio de Janeiro, entre outros.

CPTM

137 ciclistas transportam suas bikes na CPTM

A maior demanda aconteceu no domingo. As linhas A e D foram as mais utilizadas e o maior número de embarque ocorreu na estação Rio Grande da Serra. (27/02/07)

No primeiro final de semana do projeto "Ciclista Cidadão", 137 ciclistas transportaram suas bicicletas nos trens da CPTM. A maior demanda de embarque aconteceu no domingo (25/02), segundo dia da liberação, quando 123 bikes entraram nas estações. No sábado (24/02), foram computadas 14.

As linhas A (Luz-Francisco Morato) e D (Luz-Rio Grande da Serra) foram as mais utilizadas, com 69 embarques: 59 na D e 10 na Linha A. Em seguida, ficaram as linhas E (Luz-Estudantes) e F (Brás-Calmon Viana), com 27 ciclistas na E e 24 na F, totalizando 51. Já as Linhas B (Júlio Prestes-Itapevi) e C (Osasco-Jurubatuba) registraram 17 ciclistas: 9 na B e 8 na Linha C.

Dentre as estações mais procuradas pelos adeptos das magrelas, destacaram-se: Rio Grande da Serra (30 embarques); Suzano (11); Engenheiro Goulart (07); Itaquaquecetuba (05); São Caetano e Santo André (06); Ribeirão Pires e Perus (04).

A campanha Ciclista Cidadão é uma ação conjunta entre a CPTM e o Metrô, por intermédio da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos. A medida visa incentivar o uso desse meio de transporte, que a exemplo do trem, não polui. Além disso, a bicicleta tem baixo custo e favorece o acesso da população a equipamentos de lazer, saúde, educação e serviços.

Vale lembrar, que o acesso aos trens só será permitido aos sábados, das 15 às 20 horas, e aos domingos e feriados, das 7 às 20 horas, com embarque sempre no último carro das composições

Fonte: STM

Dott
February 28th, 2007, 04:30 AM
No caso da CPTM, creio que a de Rio Grande da Serra ainda vai despertar muito mais interesse, pois certamente o destino ali vai ser Paranapiacaba !
No Metrô a tendencia, creio ser aumento geral, sobretudo na linha verde, da Paulista, Azul nas estações do (centro) e Sta.Cruz / Ana Rosa pela proximidade com o parque do Ibirapuera !

Heilig
February 28th, 2007, 06:01 AM
No caso da CPTM, creio que a de Rio Grande da Serra ainda vai despertar muito mais interesse, pois certamente o destino ali vai ser Paranapiacaba !
No Metrô a tendencia, creio ser aumento geral, sobretudo na linha verde, da Paulista, Azul nas estações do (centro) e Sta.Cruz / Ana Rosa pela proximidade com o parque do Ibirapuera !

acabou de me dar uma ideia dott :yes:
obrigado!

Emmjay
February 28th, 2007, 11:17 AM
mas o ultimo vagão é adaptado pra bikes?

BrunoFoca
February 28th, 2007, 01:35 PM
obrigado!

hahahahahha se o destino for Paranapiaca eu pensei exatamente o mesmo.

caco
February 28th, 2007, 02:42 PM
^^ e´aí, quando vamos para Paranapiacaba?

Pena que a minha está na praia.

HGP
February 28th, 2007, 09:01 PM
MAIS UM TOUR PELA LINHA D PARA RIO GRANDE DA SERRA?
DESCER A SERRA DE BIKE PELOS TRILHOS ATE A ANTIGA VILA DE PARANAPIACABA??????
FOTOGRAFAR MAIS UMA EPOPÉIA SSCEANA????

HUMMMMMMM, GOSTEI!!!!

samba_man
February 28th, 2007, 09:04 PM
Exelente idéia e iniciativa !

Dott
February 28th, 2007, 11:31 PM
obrigado!

hahahahaha ! :)
Logo que vi a matéria pensei instantaneamente nisso também!
E então quem topa fazer isso na Linha D ? :D

Heilig
March 1st, 2007, 04:33 AM

ja somos 3 :D

Tlag
March 1st, 2007, 04:36 AM
Eu topo. Pensei a mesma coisa quando li. Vai se d+. To dentro!!!!!!

caco
March 1st, 2007, 04:49 AM
^^ tô dentro também, mas preciso arranjar um jeito pra trazer a minha bicicleta de Caraguá...

Heilig
March 1st, 2007, 05:18 AM
vagao 8 = vagao ssc :eek:

RRC
March 1st, 2007, 07:24 AM
Eu acompanho vcs de busão, beleza?

Sou sócio do Sedentários Esporte Clube :lol:

rkj
March 1st, 2007, 12:45 PM
Eu acompanho vcs de busão, beleza?

Sou sócio do Sedentários Esporte Clube :lol:

Sai um ônibus para Paranapiacaba do Terminal Santo André...

HGP
March 1st, 2007, 01:22 PM
Para ficar excelente, agora podia criar uma ciclovia chegando a pelo menos uma estação de cada linha.....

Tipo:

Parque do Ibirapuera, Rua Pedro de Toledo, Metrô Santa Cruz.

Parque Vila-Lobos , ruas do entorno, Estação Vila Lobos- Jaguaré.

Parque Ecológico Tietê - Estação USP Leste.

Parque da Independência - Ricardo Jafet - Estação Imigrantes.

Parque do Carmo - Av. Harry Danemberg e continuação - Metrô Itaquera.

Etc...

Enfim, o sistema cicloviário integrado pelo transporte sobre trilhos!!!!!!

HGP
March 1st, 2007, 01:22 PM
^^ tô dentro também, mas preciso arranjar um jeito pra trazer a minha bicicleta de Caraguá...

Aluga......

BrunoFoca
March 1st, 2007, 03:13 PM

Em um Domingo ou Sábado de manha (Menos esse sábado já que vou estar em Sorocaba) acho que dá para todos né?

Para ficar excelente, agora podia criar uma ciclovia chegando a pelo menos uma estação de cada linha.....

Tipo:

Parque do Ibirapuera, Rua Pedro de Toledo, Metrô Santa Cruz.

Parque Vila-Lobos , ruas do entorno, Estação Vila Lobos- Jaguaré.

Parque Ecológico Tietê - Estação USP Leste.

Parque da Independência - Ricardo Jafet - Estação Imigrantes.

Parque do Carmo - Av. Harry Danemberg e continuação - Metrô Itaquera.

Etc...

Enfim, o sistema cicloviário integrado pelo transporte sobre trilhos!!!!!!
Isso seria absolutamente fantastico, se o Kassab fizesse isso eu votaria nele para governador.

bs.eduardo
March 1st, 2007, 03:18 PM
Dá, mas não tenho bicicleta :(

Tlag
March 1st, 2007, 03:37 PM
^^^^
A gente arranja um jeito pra tudo. relaxa!!! :okay:

BrunoFoca
March 1st, 2007, 04:34 PM
^^
Compre. :bash:

HGP
March 1st, 2007, 11:27 PM
^^^^
A gente arranja um jeito pra tudo. relaxa!!! :okay:

Ele te leva de garupa,rsrsr

RRC
March 1st, 2007, 11:35 PM
Já estou até vendo o tlag levando o bs.eduardo na garupa da sua Caloi Ceci rosa com cestinha pelas trilhas de Parabapiacaba , ai que meigo!!

:D :D :D

bs.eduardo
March 1st, 2007, 11:39 PM
:tongue3:

:nono: :nono: :nono: :nono:
Não senhores. Se eu for, como estou sem bike, vou até a última da linha D, e volto...

Dott
March 1st, 2007, 11:44 PM
Bom, para mim teria que ser no sábado ou domingo ultra de manhã !!!
Quando falo ultra de manhã, isso significa que sair da Luz as 8h00 já é tarde para mim ! :D
E outra coisa, o melhor deste tipo de passeio é sair bem cedo mesmo, para aproveitar o orvalho matinal ! haushaushauhsa

caco
March 2nd, 2007, 12:11 AM
^^ eu também corcordo.

Cedo para mim é estar em Paranapiacaba às 8 horas, no máximo.

E não reclamem, pois terei que acordar mais cedo que vocês.

HGP
March 13th, 2007, 02:34 AM
Ressuscitando....

Hoje o SPTV mostrou uma reportagem sobre os ciclistas no metrô com o louco do Márcio Canuto, mas achei bem legal, a galera da Z.Leste descendo na estação Brigadeiro para ir ao Ibirapuera, falando de descer no Jabaquara para ir ao parque do Estado, os bikers visitando a estação da Luz, o museu da lingua portuguesa e o Jardim da Luz, e a finalização, com o pedido de estender a permissão para todos os dias....

Se a moda pega, será que as motos tb poderiam entrar no metrô,rsrsrsrsrsr ( a viagem,rsrsr)

HGP
March 13th, 2007, 02:44 AM
ah , não podia faltar....

http://www.metro.sp.gov.br/images/cartazbicicleta.gif

Tlag
March 13th, 2007, 02:55 AM
Ai gente nem tinha visto as ultimas respostas...
Ele te leva de garupa,rsrsr
Não tenham vergonha crianças, quem quiser carona eu "dou" numa boa. :lol:

Já estou até vendo o tlag levando o bs.eduardo na garupa da sua Caloi Ceci rosa com cestinha pelas trilhas de Parabapiacaba , ai que meigo!!

Vai ser tão lindo, nós dois naquele cenário deslumbrante com rosas por todos os cantos os passaros cantando. Uma cena linda de filmes hollywoodianos.

Não senhores. Se eu for, como estou sem bike, vou até a última da linha D, e volto...
relaxa Eduzinho, se vc quiser eu deixo vc levar minha bicleta, aí eu vou sentado no "ferro" pq minha ceci não tem garupa. :)

Então galera. Quando vai rolar?
:nuts: :nuts: :nuts: :nuts: :nuts:
Abraços
Thim :okay:

HGP
March 15th, 2007, 01:02 PM
Pesquisa do site do metrô mostra boa aceitação dos ciclistas no metrô....

a) Gostei muito, pois sou ciclista 68,47%
b) Gostei, apesar de não ter bicicleta 20,10%
c) Achei razoável 0,543%
d) Ainda é cedo para opinar 1,086%
e) Não gostei 9,782%

SP civilizando-se!!!!!