View Full Version : (RS) Porto Alegre | Arena do Grêmio | OAS | [Em Obras]

Lsmjunior
August 18th, 2011, 02:19 PM
auditório e sala de conferência são coisas distintas.

Juliodpa
August 18th, 2011, 06:18 PM
Foto do blog do Giuliano:

http://arenadogremio.blogspot.com/2011/08/fotos-das-obras-15082011.html

https://lh4.googleusercontent.com/-IwooloP7U4w/Tkxf7urtP0I/AAAAAAAAARA/6tS7De-S7Aw/s800/OgAAALbxa8IIvRZwa6n8nLi1Zyhzwr-EeaWuzPPnf48zPyre4wDiYchWmk_ilCs-SVVkQhXI4PECJE0x7CV4DvQjPBQAm1T1UAorALiHfO-qk4Ddun0kPsNbDTh-.jpg

Se o Odone pretende terminar a obra em novembro/2012 como falou na estrevista, vão ter que correr muito...

Edit: O topic foi removido. Não sei quanto tempo a foto vai durar...

Vendo assim, e desconsiderando as fundações, eu diria que infelizmente está apenas uns 5% pronta. Provalvemente, se tivessem começado as obras uns 6 meses antes ou se ao menos ela tivesse dentro do cronograma inicial, a indicação colorada do estádio para a Copa já teria sido implodida em troca da Arena.

Calvin Porto
August 18th, 2011, 07:59 PM
Todos sabem que as fundações demoram muito e dão uma idéia de que a coisa está lenta. Mas acredito que a Arena ficará pronta em janeiro de 2013. Já o entorno....

RFroner
August 18th, 2011, 10:44 PM
E esses tempos o AcesHigh tentou me vender que o estádio tava 30% concluído...

alibabaregis
August 18th, 2011, 10:53 PM
http://arena.gremio.net/#!/noticias/342-arena-recebe-comissao-da-camara-de-vereadores

Arena recebe Comissão da Câmara de Vereadores
18.agosto.2011

A Comissão Especial de Acompanhamento e Apoio à Copa do Mundo de Futebol de 2014, da Câmara Municipal se reuniu hoje (18/08) na Arena do Grêmio com o objetivo de conhecer o projeto desenvolvido pela empresa OAS. Os vereadores foram recepcionados pelo presidente da Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonini e pelo diretor do projeto, Eduardo de Souza Pinto. Na visita foi possível verificar in loco o andamento da construção e detalhar o funcionamento da obra.

O local onde ficará a “avalanche” foi alvo de diversos questionamentos, pois contará com uma construção diferenciada. Os responsáveis pelo empreendimento relataram que nesta parte da Arena os degraus serão menores e em jogos da FIFA poderão receber cadeiras. O uso dos camarotes por corporações foi ressaltado. O objetivo da empresa é utilizar um conceito bastante usado em Arenas na Europa, onde estes espaços funcionam durante todo o ano e não apenas quando há eventos esportivos. “Eles podem ser usados por empresas que não tem sede em Porto Alegre, como escritórios e salas de reunião, e nos dias de jogos, como local de recepção a clientes e funcionários”, afirmou Eduardo.

Com relação à localização da Arena houve unanimidade em ressaltar que a área no entorno está degradada e que haverá uma revitalização em virtude da magnitude do empreendimento. Reginaldo Pujol ressaltou que os vereadores estão orgulhosos do projeto da Arena. “Estamos criando uma nova cidade nesta área, que antes era estagnada.” A importância de uma mobilização visando a ampliação da estação Anchieta do Trensurb foi lembrada, pois se prevê que grande parte do público acesse a arena por esta modalidade de transporte O presidente da Grêmio Empreendimentos afirmou que o clube se sente distinguido pela visita dos vereadores.

Ao agradecer a acolhida por parte da direção da OAS, o presidente da Comissão, vereador Airto Ferronato, disse que a Copa será um Mega evento, no qual toda a cidade está envolvida e a Arena é um dos expoentes do que se está fazendo aqui. Participaram da visita os vereadores Nelcir Tessaro (PTB), Carlos Todeschini (PT), Dr. Raul Torelly (PMDB), Tarcíso Flecha Negra, (PDT) Reginaldo Pujol, (DEM) Airto Ferronato (PSB).

Comissão

Instalada em março deste ano a Comissão Especial de Acompanhamento e Apoio à Copa do Mundo de Futebol de 2014 na Capital, atendendo requerimento de Airto Ferronato (PSB). Conforme Ferronato, um dos principais temas de trabalho na comissão será infraestrutura. "Queremos somar isso ao meio ambiente. A Comissão levantará a bandeira da Copa Verde, isto é, a promoção da sustentabilidade combinada com as melhorias na cidade". A Comissão Especial da Copa funcionará pelos três próximos anos, devendo encerrar suas atividades após o encerramento do certame de 2014.

gvieceli
August 18th, 2011, 11:15 PM
Aquela foto ali é antiga pessoal.

Eu cometi um engano no blog, tanto que retirei o post já.

A foto é tão antiga que sequer tem as cadeiras laranjas para testes.

Deve estar defasada em umas 3 semanas, no mínimo.

gvieceli
August 18th, 2011, 11:16 PM
Previsão é de que a arena possa ser inaugurada em NOVEMBRO/2012.

O entorno é para ser finalizado até a copa do mundo 2014.

OAS já está até vendendo apartamentos para o complexo.

Ander Vaz
August 18th, 2011, 11:22 PM
Previsão é de que a arena possa ser inaugurada em NOVEMBRO/2012.

O entorno é para ser finalizado até a copa do mundo 2014.

OAS já está até vendendo apartamentos para o complexo.

O entorno não fica pronto em 2014. Só a primeira etapa dos residenciais. Se não to enganado são 4 etapas. Os comerciais e hotel ainda não tem nem projeto..
Os apartamentos ainda não estão sendo vendidos. Começam em outubro.

alibabaregis
August 18th, 2011, 11:37 PM
Aquela foto ali é antiga pessoal.

Eu cometi um engano no blog, tanto que retirei o post já.

A foto é tão antiga que sequer tem as cadeiras laranjas para testes.

Deve estar defasada em umas 3 semanas, no mínimo.

Então coloca uma foto atualizada, pombas!
E rápido.
Se não eu paro de acessar o teu blog. :lol:

alibabaregis
August 18th, 2011, 11:52 PM
O entorno não fica pronto em 2014. Só a primeira etapa dos residenciais. Se não to enganado são 4 etapas. Os comerciais e hotel ainda não tem nem projeto..
Os apartamentos ainda não estão sendo vendidos. Começam em outubro.

Mais importantes que os prédios residenciais seriam o hotel, o shopping e o centro de convenções, como apoio para as atividades na Arena durante a copa. Mas, enfim, a OAS deve saber o que é melhor para ela...

gvieceli
August 18th, 2011, 11:53 PM
Então coloca uma foto atualizada, pombas!
E rápido.
Se não eu paro de acessar o teu blog. :lol:

Mas já tem um vídeo atualizado lá, feito pelo Lisandro.

Hahahahahaha

RaphaFortes
August 19th, 2011, 01:17 AM
HA! Eu sabia que a foto não era atual. Eu te deixei um recado la no teu blog assim que postou. Recebi no meu email e disse que não tinha nem as cadeiras laranjas. Mas isso acontece... até agora é um monte de bloco de concreto.
Eu to um pouquinho chateado com esse negocio dos direitos ao nome. Milhões e mais milhões pro maracana, que não tem Cristo que faça ele deixar de ser maracana e pra gente vai ser menos de 100 milhões provavelmente.
O ponto positivo é que não temos que pagar BNDES nenhum. É, se ficar em 90 milhões a gente abocanha 58 milhas pra nós... só de pensar q podia ser mais de 200. Puuuuuuuuts!

alibabaregis
August 19th, 2011, 01:24 AM
HA! Eu sabia que a foto não era atual. Eu te deixei um recado la no teu blog assim que postou. Recebi no meu email e disse que não tinha nem as cadeiras laranjas. Mas isso acontece... até agora é um monte de bloco de concreto.
Eu to um pouquinho chateado com esse negocio dos direitos ao nome. Milhões e mais milhões pro maracana, que não tem Cristo que faça ele deixar de ser maracana e pra gente vai ser menos de 100 milhões provavelmente.
O ponto positivo é que não temos que pagar BNDES nenhum. É, se ficar em 90 milhões a gente abocanha 58 milhas pra nós... só de pensar q podia ser mais de 200. Puuuuuuuuts!

Concordo contigo sobre os naming rights, mas 58 mi em quantos anos? 10? 15? 20? Não esquece que esses valores não são pagos de uma única vez, mas ao longo do contrato. Se for em 20 anos vai dar menos de 3 mi por ano. Se mandar embora alguns pernas de pau que não estão jogando nada (GLD) economiza muito mais que isso. Já estou achando que com tudo o que conspira contra (demora na definição do patrocinador, burrice do torcedor, canalhice da imprensa, e total ausência de títulos nos últimos anos) os naming rights vão para a cucuia.

Quanto ao Maracanã, com certeza vão agregar o nome do patrocinador ao do estádio, tipo Estádio Santander Maracanã. :)

AcesHigh
August 19th, 2011, 08:28 AM
E esses tempos o AcesHigh tentou me vender que o estádio tava 30% concluído...

e está. O fato de alguns aqui acharem que não, mostra desconhecimento deles. Meus argumentos feitos aquela vez perduram.

jezielgremio
August 19th, 2011, 07:14 PM
hei galeraa.. vcs estão aii?
alguém por favor poderia postar aqui aquela foto noturna que está lá no site da arena?..
É que do meu windows phone eu não consigo salvar lá.
obrigado

alibabaregis
August 20th, 2011, 02:52 AM
Essa?

http://arena.gremio.net/public/upload/timelapse_photos/2011/08/17/18_oy0bn.jpg

ZekaPOA
August 20th, 2011, 03:24 AM
Aumento da capacidade da Arena do Grêmio será definido no final do mês

Em visita às obras na última quinta, OAS confirmou previsão de entrega do estádio para dezembro de 2012

Com a previsão de entrega da Arena do Grêmio confirmada para dezembro de 2012, o clube parte, junto com a construtora OAS, para outras definições. Uma delas é sobre a capacidade do estádio. Inicialmente, o projeto anunciava 53 mil lugares, mas a intenção é ampliar para 60 mil. A decisão será junto ao Conselho Deliberativo, e a reunião está marcada para o dia 29 de agosto.

O presidente da Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonini, acredita que o aumento da capacidade será praticamente unânime. Mas, para isso, os custos das obras, que giram em*torno*de R$*475 milhões, serão elevados.

— Não posso falar em valores, mas não aumenta muito — garantiu Antonini.

Nesta última quinta, a Comissão Especial de Acompanhamento e Apoio à Copa do Mundo de 2014 em Porto Alegre, visitou o terreno no bairro Humaitá. O objetivo foi conhecer o andamento da construção do novo estádio do Grêmio. Recebidos por Eduardo Pinto, diretor de Projeto da Construtora OAS, e Eduardo Antonini, os vereadores percorreram parte da estrutura por uma das rampas de acesso às arquibancadas.

A Arena está com quase 30% das obras concluídas. O complexo no qual se insere o estádio incluirá shopping, estacionamentos, hotel, centro de eventos e duas torres de escritórios e apartamentos. Conforme Eduardo Pinto, a estrutura ao redor terá tudo para se transformar em um pólo de fomento de negócios, mas deverá levar de oito a 10 anos para ficar pronta.

Sobre o Olímpico, o diretor informou que o espaço será desativado somente depois de o Grêmio transferir-se para a Arena. O antigo estádio será demolido para dar lugar a edifícios de alto padrão.

A avalanche
O local onde ficará a “avalanche” foi alvo de diversos questionamentos, pois contará com uma construção diferenciada. Os responsáveis pelo empreendimento relataram que nesta parte da Arena os degraus serão menores e, em jogos da FIFA, poderão receber cadeiras.
O uso dos camarotes por corporações foi ressaltado. O objetivo da empresa é aplicar um conceito bastante usado em arenas na Europa, onde estes espaços funcionam durante todo o ano e não apenas quando há eventos esportivos.
— Eles podem ser usados por empresas que não têm sede em Porto Alegre, como escritórios e salas de reunião, e nos dias de jogos como local de recepção a clientes e funcionários — explicou Eduardo Pinto.

Ambientalmente sustentável
O vice-presidente do Grêmio lembrou, durante a visita, que a Arena será o primeiro estádio ambientalmente sustentável do Brasil. Entre as preocupações, está o aproveitamento da água da chuva. Eduardo Antonini ainda destacou o cuidado com a cidade durante a construção. Os caminhões que circulam pelo canteiro de obras, por exemplo, têm, obrigatoriamente, os pneus lavados para não levarem lama para as ruas.

http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/futebol-gremio,3455127,Aumento-da-capacidade-da-Arena-do-Gremio-sera-definido-no-final-do-mes.html

jezielgremio
August 20th, 2011, 04:37 PM
É.. Valeu Alibabaregis!

Pine
August 20th, 2011, 09:36 PM
Anúncios

O Conselho do Grêmio ouvirá na reunião do dia 29 que a Arena terá 60 mil lugares e não mais 52 mil, que será o primeiro estádio ambientalmente sustentável do Brasil e que a entrada de energia será reforçada. O custo do projeto, orçado em R$ 475 milhões, terá um acréscimo de cerca de 12%. O valor é visto como um investimento, não como despesa.

http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a3456313.xml&template=3916.dwt&edition=17781&section=1010

alibabaregis
August 21st, 2011, 02:16 AM
Alguém já se deu conta que a esplanada terá a mesma altura que a Elevada da Conceição? :eek2:

Calvin Porto
August 21st, 2011, 04:50 AM
Dizer que a decisão de aumentar a capacidade da Arena ainda está para ser decidida é apenas um capricho. Pelo visto já está prá lá de decidido, pois senão sequer se tocaria no assunto.

alibabaregis
August 21st, 2011, 05:43 AM
^^De qualquer maneira tem que ser referendado pelo conselho, que pode achar que não vale a pena, dependendo do custo. Afinal de contas, o aumento na capacidade não é de 52 mil para 60 mil, mas de 54 mil para 56 mil (ou 57 mil para 60 mil) e ninguém ainda disse quanto a mais vai custar. Ou podem recusar apenas para pisar nos calos do Antonini e do Odono. Tem muita gente braba com esses dois, ultimamente...

alibabaregis
August 21st, 2011, 11:01 PM
Pelo visto, a Arena será inaugurada com um jogo contra o Náutico, e terá um show do Paulo Santana interpretando Lupicínio Rodrigues... :bash::bash::bash:

renan_ego
August 22nd, 2011, 12:52 AM
Quando o assunto é cadeiras: "custoX benefício", "sustentabilidade", "bla bla bla"...

Quanto o assunto é aumento da capacidade: "investimento".

Alguém aqui acha que esse aumento na capacidade irá se pagar???

No mínimo uns 200 jogos com a Arena LOTADA para se pagar - e acho que nem se paga - pq ainda haverá os custos de manutenção e juros do financiamento do período.
Quantas vezes o Olímpico lotou nos últimos 20 anos? 30, 40, 15???

E os valores para aumentar a capacidade? É praticamente joga FORA o lucro líquido da Arena de um ano inteiro. Ou mais. Dinheiro que viria para o clube, em forma de receita.

E não temos time, não temos dinheiro. E estamos pertos de jogar a série B. Quanta irresponsabilidade!

Estão pegando algo bom, que é a Arena como projetada inicialmente, e estragando ela.

Dois mandatos totalmente distintos.

alibabaregis
August 22nd, 2011, 01:29 AM
:applause::applause::applause:

Fgl1983
August 22nd, 2011, 06:44 PM
Alguém sabe o motivo do site da Arena não estar sendo atualizado??? Será que é promessa até o time sair do buraco????

alibabaregis
August 22nd, 2011, 11:47 PM
Krebs diz que aditivo da Arena é superior a R$ 100 milhões
Postado por Hiltor Mombach em 21 de agosto de 2011 - Grêmio

Flávio Dal Pizzol, comandante do programa Toque de Letra, na Rádio Guaíba, quer saber quem irá pagar o aumento do número de cadeiras na Arena.
*- Jorge Bastos: Vai ter uma reunião do Conselho Deliberativo no dia 29 onde vai ser proposto um termo aditivo. Existem algumas coisas que devem ser aprimoradas uma é a questão da iluminação e também a construção de uma subestação que ela te dá uma autonomia bem melhor do que pegar a energia direto da distribuidora…
- Dal Pizzol pergunta se o Grêmio terá algum custo.
- E também no aumento de lugares, 60 mil. Existe um custo não é, este custo…
- Evandro Krebs interrompe: “60 mil Bastos, de 52 para 60 mil..Vão botar oito mil cadeiras.
Segue o debate.
- Evandro diz que o aumento será de 52.400 para 56.400 lugares.
-Bastos diz que o adicional vai entrar no custo do negócio.
(Ainda não se sabe o custo do adicional de quatro mil cadeiras).
-Evandro pergunta quanto será o aumento do custo.
-Bastos diz que não são apenas as quatro mil cadeiras. Que já a subestação.
-Evandro que a subestação é de responsabilidade da construtora OAS.
Debate sobre o assunto. Evandro explica ser desnecessária a subestação.
-Evandro: Está bem, quatro mil cadeiras e uma subestação.
-Bastos: Tu sabes os detalhes do negócio?
-Evandro: Pois é isto que eu estou te perguntando. Ninguém sabe Bastos. Esta matéria vai ser examinada e votada na semana que vem e ninguém sabe nada.
-Bastos: Os conselheiros vão saber.
-Evandro: E numa semana vai ser avaliado, julgado e aprovado.
-Bastos: Tu não sabe nada rapaz.
-Evandro: Vocês não têm transparência.
Segue-se o debate com Bastos agredindo verbalmente Evandro. No final, ele pediria desculpas.
-Evandro: Tu não fica mudando de assunto. Tu é da Grêmio Empreendimentos e não sabe de nada. Tu não sabe o custo.
-Bastos: Vou dizer na reunião.
-Evandro: Quando é o valor do aditivo Bastos?
-Bastos: Sei mas não vou dizer.
-Evandro: Então eu te digo, é mais de CEM (R$ 100 milhões).
-Bastos: Mas não é isto.
-Evandro: Dal Pizzol, então vamos ver. Ele é vice da Grêmio Empreendimentos e não sabe o valor. No dia 29 vamos ver. É mais de 100 milhões..
Prossegue do discussão muito forte.

Confira áudio com a íntegra da discussão clicando aqui
http://www.correiodopovo.com.br/Player.aspx?Data=08/21/2011%2021:59:35&Arquivo=199260&Ext=MP3&Legenda=Dirigentes%20trocam%20acusa%C3%A7%C3%B5es%20%28R%C3%A1dio%20Gua%C3%ADba%29

Que baixaria!!!!!! Só faltou meterem a mãe no meio... Que saudades do Petry! :bash::bash::bash::bash::bash::bash::bash::bash::bash::bash::bash::bash:

alibabaregis
August 23rd, 2011, 12:19 AM
É de um blog de torcedor do Palmeiras, portanto deve ser lido cum grano salis:

AS ARENAS COM DINHEIRO PRIVADO VERSUS ARENAS COM DINHEIRO PUBLICO

http://www.casadoaraujo.sopalmeiras.com/?p=816#disqus_thread

RaphaFortes
August 23rd, 2011, 12:53 AM
MEU DEUS! Mas o dois tão errados. Não abrir, fazer dos negocios da areno algo tão fechado .. não pode ta certo. Agora, fazer terrorismo dizendo que 4 mil cadeiras, onde, me parece, que 2 mil serão da OAS, vai custar 100 milhões. Mas para ae! Quase 1/4 da obra toda? Para um pouquinho né. Mesmo com a substação... que nem sabemos se é necessaria ou em que termos ta sendo negociada. Po! Mas isso tudo é quanto custa o "segrdinho" né. Não quer passar por isso era só fazer um comunicado, colocar no site do gremio. Pra mim, isso tudo eles tão fazendo pra tenta desviar um pouco do futebol. Eles não são loucos de fazer um negocio estupido depois de anos negociando um otimo negocio para o gremio. Mas como o futebol não ta em um bom momento eles fazem de proposito pra ficar causando polemica e desviar o assunto. Só pode!

alibabaregis
August 23rd, 2011, 01:07 AM
Alguém entendeu algo sobre isso de metade das cadeiras serem do Grêmio e metade da OAS? :nuts:

RaphaFortes
August 23rd, 2011, 01:33 AM
Alguma coisa do tipo 2 mil cadeiras locadas 100% da OAS. É a unica coisa que me passa na cabeça.

alibabaregis
August 23rd, 2011, 05:45 AM
http://gremiodemocratico.blogspot.com/2011/08/alteracoes-no-projeto-da-arena-sao.html?spref=tw

Alterações no projeto da Arena são apresentadas aos integrantes do MGD

Na terça-feira, dia 16 de agosto, os conselheiros do Grêmio e integrantes do Movimento Grêmio Democrático participaram de reunião com Eduardo Antonini, presidente da Grêmio Empreendimentos, onde foram apresentadas as possíveis alterações que serão feitas no Projeto da Arena. Estiveram presente os conselheiros Nilton Cabistani, Donato Hubner, Roberto Paz, Daniel Kara, Jorge Pimentel, Pierre Gonçalves e Jéferson Nunes. O próximo passo será levar essas propostas para serem discutidas nas comissões do Conselho Deliberativo do tricolor. A seguir, tudo será votado pelos conselheiros.

Algumas informações colhidas na reunião e que devem ser compartilhadas com todos os gremistas:

1- A área total da Arena será de 95000,00 m²; no Olímpico é de 87000,00 m²;
2- No comparativo das áreas para uso exclusivo do Grêmio, passaremos de 8200,00 m² para 11285,00 m²;
3- Com o Aditivo, a capacidade aumentou de 52 mil para 60 mil assentos, sendo adequadas as licenças na Prefeitura. Foram acrescidas cadeiras e readequados os ângulos de inclinação da obra e da cobertura da Arena. Para jogos Fifa, a capacidade total será de 56 mil, já para jogos não-Fifa, serão retirados 4 mil assentos, totalizando os 60 mil;
5- Será acrescida uma fileira próximo ao fosso, o que fará com que o campo de jogo fique mais próximo ainda do primeiro nível (algo em torno de 9m), duas fileiras no nível Gold e outras duas no nível mais elevado da Arena. Não haverá nenhuma cadeira em ponto 'cego", todas permitirão visão e conforto;
6- Serão oferecidas 2.3 mil vagas no estacionamento. Hoje o Olímpico conta com 400;
7- O Clube contratou um arquiteto para aprovar os memoriais descritivos; este fez recomendações para a OAS, com vistas ao padrão FIFA e outras recomendações para que a Arena fique ainda mais moderna. A seu pedido, o Clube deverá fazer uma subestação de energia, permitindo comprar na faixa dos 69kva, invés de 13kva, o que representará considerável economia;
8- O Clube contratou uma gerenciadora que irá administrar o que foi contratado;

No que diz respeito a isenções fiscais recebidas:
a. Ganho direto no caixa permitindo construir o CT dos profissionais (na área em frente, ex-DEPREC) e a parte administrativa do Clube
b. Diversos incrementos nas áreas que o Clube terá direito, como pex, Vestiários, salas para uso dos profissionais da CT, área VIP que será agregada ao Auditório projetado (que será sala de imprensa nos dias de jogos, bem como a Sala do CD) permitindo locação do espaço para uso de empresas, etc.; Tribuna de Honra com 378 assentos; considerável aumento dos espaços para a Loja, para o Memorial e para o Quadro Social... um espaço bem mais amplo.
- Econômica e financeiramente foram projetados cenários projetando fluxos, taxas de retorno de investimento e tudo o mais que permita avaliar de forma consistente e consciente os riscos, as garantias e os prazos que envolvem um negócio deste porte.

O Movimento Grêmio Democrático aproveita para reafirmar seu compromisso de levar todo debate sobre as questões do Grêmio para junto do seu torcedor. E é por isso que um assunto de tamanha importância como esse mereça mais tempo e maior espaço de debate antes de sua votação pelo Conselho Deliberativo.

Eu estava certo. O auditório será a sala de imprensa e a sala do Conselho

alibabaregis
August 24th, 2011, 01:18 AM
Para quem não entendeu (como muitos no tal de orcute) a vantagem da subestação de força (não estou dizendo que o aditivo é negócio ou não):

https://lh3.googleusercontent.com/-ZuSSCpamFNk/TlQ0UlWADRI/AAAAAAAAARU/JwsIBDG6TrI/s900/Tabela_Horo_Azul_2010%2525281%252529.jpg

Sem a subestação a tarifa é do grupo A4. Com a subestação é do grupo A3. Não me perguntem o que é ponta seca ou ponta úmida, de qualquer maneira o último ponta do Grêmio foi o Paulo Nunes. :lol:

renan_ego
August 24th, 2011, 01:42 AM
"Será acrescida uma fileira próximo ao fosso, o que fará com que o campo de jogo fique mais próximo ainda do primeiro nível (algo em torno de 9m)."

\o/

renan_ego
August 24th, 2011, 01:45 AM
Krebs diz que aditivo da Arena é superior a R$ 100 milhões
Postado por Hiltor Mombach em 21 de agosto de 2011 - Grêmio

Flávio Dal Pizzol, comandante do programa Toque de Letra, na Rádio Guaíba, quer saber quem irá pagar o aumento do número de cadeiras na Arena.
*- Jorge Bastos: Vai ter uma reunião do Conselho Deliberativo no dia 29 onde vai ser proposto um termo aditivo. Existem algumas coisas que devem ser aprimoradas uma é a questão da iluminação e também a construção de uma subestação que ela te dá uma autonomia bem melhor do que pegar a energia direto da distribuidora…
- Dal Pizzol pergunta se o Grêmio terá algum custo.
- E também no aumento de lugares, 60 mil. Existe um custo não é, este custo…
- Evandro Krebs interrompe: “60 mil Bastos, de 52 para 60 mil..Vão botar oito mil cadeiras.
Segue o debate.
- Evandro diz que o aumento será de 52.400 para 56.400 lugares.
-Bastos diz que o adicional vai entrar no custo do negócio.
(Ainda não se sabe o custo do adicional de quatro mil cadeiras).
-Evandro pergunta quanto será o aumento do custo.
-Bastos diz que não são apenas as quatro mil cadeiras. Que já a subestação.
-Evandro que a subestação é de responsabilidade da construtora OAS.
Debate sobre o assunto. Evandro explica ser desnecessária a subestação.
-Evandro: Está bem, quatro mil cadeiras e uma subestação.
-Bastos: Tu sabes os detalhes do negócio?
-Evandro: Pois é isto que eu estou te perguntando. Ninguém sabe Bastos. Esta matéria vai ser examinada e votada na semana que vem e ninguém sabe nada.
-Bastos: Os conselheiros vão saber.
-Evandro: E numa semana vai ser avaliado, julgado e aprovado.
-Bastos: Tu não sabe nada rapaz.
-Evandro: Vocês não têm transparência.
Segue-se o debate com Bastos agredindo verbalmente Evandro. No final, ele pediria desculpas.
-Evandro: Tu não fica mudando de assunto. Tu é da Grêmio Empreendimentos e não sabe de nada. Tu não sabe o custo.
-Bastos: Vou dizer na reunião.
-Evandro: Quando é o valor do aditivo Bastos?
-Bastos: Sei mas não vou dizer.
-Evandro: Então eu te digo, é mais de CEM (R$ 100 milhões).
-Bastos: Mas não é isto.
-Evandro: Dal Pizzol, então vamos ver. Ele é vice da Grêmio Empreendimentos e não sabe o valor. No dia 29 vamos ver. É mais de 100 milhões..
Prossegue do discussão muito forte.

Confira áudio com a íntegra da discussão clicando aqui
http://www.correiodopovo.com.br/Player.aspx?Data=08/21/2011%2021:59:35&Arquivo=199260&Ext=MP3&Legenda=Dirigentes%20trocam%20acusa%C3%A7%C3%B5es%20%28R%C3%A1dio%20Gua%C3%ADba%29

Que baixaria!!!!!! Só faltou meterem a mãe no meio... Que saudades do Petry! :bash::bash::bash::bash::bash::bash::bash::bash::bash::bash::bash::bash:

E os conselheiros do MOVIMENTO ARENA GREMIO não se pronunciam sobre o assunto? (Giuliano?)

alibabaregis
August 24th, 2011, 02:29 AM
"Será acrescida uma fileira próximo ao fosso, o que fará com que o campo de jogo fique mais próximo ainda do primeiro nível (algo em torno de 9m)."

\o/

Só quero ver como vão fazer isso sem rebaixar o gramado e sem criar uma montanha de pontos cegos...

alibabaregis
August 24th, 2011, 02:34 AM
E os conselheiros do MOVIMENTO ARENA GREMIO não se pronunciam sobre o assunto? (Giuliano?)

Correu um boato de que se o Antonini se eleger presidente o Giuliano vai para a GE. Alguém sabe algo sobre isso?

gvieceli
August 24th, 2011, 04:18 AM
Correu um boato de que se o Antonini se eleger presidente o Giuliano vai para a GE. Alguém sabe algo sobre isso?

Sim, assumirei assim que possível a Grêmio Empreendimentos! Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Tchê, o aditivo é referente ao seguinte:

- CT
- 4 mil novas cadeiras
- Subestação (que, segundo dados, acarretará em uma economia de R$ 200 mil por mês em energia elétrica, pagando-se em 4 anos)
- Mobiliário da parte administrativa (o clube receberia essas partes apenas com o concreto, sem piso nem nada)
- Aumento da área do museu e da loja (dobrou, lembram?)
- Cadeiras rebatíveis em todos os setores

Enfim, estes são os principais itens do aditivo. Em contrapartida, o Grêmio abre mão de 35% do LUCRO da arena nos primeiros 7 anos (que receberia 100%). Mas continua recebendo o valor FIXO. Tem também a questão das isenções fiscais que o CLUBE recebeu, e que a OAS incluirá neste aditivo como uma contrapartida para as melhorias feitas no projeto.

O fosse continuará existindo, mas ele será TAPADO, pois não dá mais para alterar a estrutura do projeto. Foi projetado com fosso, continuará com fosso.

A arquibancada será protegida com acrílico ao que parece, mas nada certo ainda.

Enfim, são algumas das informações que eu recebi e também coletei por aí.

Abraços

alibabaregis
August 24th, 2011, 04:29 AM
Obrigado pelas informações. Alguém pode me dizer qual a vantagem de tapar o fosso e colocar acrílico? Me parece que a visão fica bem pior. Além de ficar bem mais caro...

gvieceli
August 24th, 2011, 04:42 AM
O fosso será tapado por causa da fileira a mais que colocarão no primeiro anel.

Como assim ela ficará muito próxima ao campo, não tem espaço suficiente para o fosso.

Por isso do acrílico. Mas o acrílico ainda não é certo.

Vou esperar a reunião no Conselho Deliberativo para trazer as informações corretas.

RaphaFortes
August 24th, 2011, 04:50 AM
Bah por favor. Da a ideia da cama de gato. acrilico nao vai deixar a gente gritar na orelha dos visitantes... vai nos abafar um pouco...um dia de sol pode gerar reflexo e em dia de chuva o efeito lente... partes molhadas vao desfigurar a visao. É a minha opiniao!

alibabaregis
August 24th, 2011, 04:56 AM
Cama-de-gato sem dúvida permite melhor visibilidade, é mais barato e a manutenção é mais fácil, mas o acrílico impede que objetos sejam jogados para dentro do campo. Ambos os sistemas tem suas vantagens e desvantagens. Espero que tudo seja bem pensado antes da implantação.

RaphaFortes
August 24th, 2011, 06:06 AM
Quanto a não jogar objetos no campo acho que não é problema. Isso no Brasil ja diminuiu muito, diferentemente dos nossos amigos sulamericanos. No proprio Olimpico caso alguem tente fazer isso a propria torcida entrega pra policia. Até pq senão fizer isso e o responsavel não for achado o estádio é interditado.

AcesHigh
August 24th, 2011, 01:02 PM
pq ninguem citou REDES??? Em vários estádios da Argentina e acho q em alguns outros do mundo, se usam REDES pra impedir que a torcida atire coisas dentro do campo. Oras, acrílico tem no máximo 2 metros de altura. Só impede que a torcida atire BALAS DE REVOLVER dentro do campo. O resto tu atira em trajetória balística, por cima do acrílico.

(ps, só pra constar, é óbvio que uma bala de revolver tb segue uma trajetória balística, mas devido a velocidade, num espaço de poucos metros, podemos considerar para fins de simplicidade que uma bala segue uma trajetória "reta", devido a velocidade)

voltando ao assunto, essas redes não prejudicam na minha opinião a visão dos espectadores... elas são praticamente invisiveis pras cameras de TV, mas talvez seja por causa da baixa resolução (nunca vi numa transmissão em HD).

alguem aqui já esteve num estádio com redes?

não gostei da notícia que a Arena terá cadeiras rebatíveis em todos setores. Não é ser do contra... é a questão de TODOS setores... inclusive o setor dos visitantes??? Uma coisa é educar a torcida gremista a respeitar nosso patrimônio... outra coisa é a torcida adversária!...

alibabaregis
August 24th, 2011, 01:42 PM
Acho que esse aditivo precisa ser muito bem discutido. Os incentivos, ao que me consta, são 30 milhões. 35% do lucro da arena é uma incógnita, teríamos que ver a projeção de receita para o período. O custo da subestação, pelo que foi divulgado, é de 16 milhões, mas como resulta em redução de custo operacional, deveria ser repartido entre Grêmio e OAS. Construção do CT é algo muito vago, não foi divulgado nem o projeto. E me parece que a inclusão das cadeiras rebatíveis foi mais um pirulito dado aos torcedores para incentivar a aceitação do aditivo. Quanto ao restante (aumento de capacidade, construções internas, fosso, etc) considero dispensável. Discutir isso em apenas uma reunião do conselho me parece uma grande temeridade, ainda mais que de todos os itens alterados o único que precisa ser decidido agora é o aumento da capacidade, todos os outros só serão implantados na fase de acabamento, no final do ano que vem.

alibabaregis
August 24th, 2011, 01:53 PM
O que a FIFA diz sobre fossos, etc

Exclusión de los espectadores de la zona de juego

Lo ideal sería que la zona de juego de un estadio esté exenta de toda barrera o valla
entre los espectadores y el terreno de juego. La FIFA ha decretado que sus competiciones
finales se disputarán en estadios sin vallas. No obstante, es indispensable que los
jugadores estén protegidos contra intrusiones por parte de los espectadores. Esto puede
lograrse de diferentes maneras, por ejemplo, tomando una o varias de las siguientes
medidas:

Personal de seguridad
La presencia de la policía y/o del personal de seguridad en la zona de juego, o cerca
de la misma, representa una situación ideal.

Asientos adaptados
Cabría utilizar una disposición de asientos tal que coloque a los espectadores de la
primera fila a una altura desde la cual sea poco probable, o imposible, entrar a la zona
de juego. Con dicho método, se presentan los obvios peligros en cuanto a las posibilidades
de utilizar la zona de juego como área de evacuación de emergencia.

Fosos
Se podrá utilizar fosos de cierta anchura y profundidad para proteger el terreno
de juego. Los fosos tienen la ventaja de proteger la zona de juego sin crear el impacto
visual negativo de las vallas, pero con la desventaja de que las personas puedan caer
en los mismos. Para evitar esta situación, se deberá colocar barreras suficientemente
altas, tanto del lado de los espectadores como del lado del terreno de juego. Como
estas barreras pueden constituir un peligro para los jugadores, a menos que se hallen
a una distancia segura de las demarcaciones del campo, los fosos podrán considerarse
solamente en estadios grandes y espaciosos. No representan una solución ideal para
un estadio típico de fútbol con una configuración de la zona de juego relativamente
estrecha, ya que aumentan la distancia entre el terreno de juego y los espectadores.
Los fosos no deberán contener agua, pero deberán tener obstrucciones que impidan
escalarlos, o bien tendrán que estar construidos de tal modo que los espectadores
no puedan invadir la zona de juego.
Al construir los fosos, se deberá tener en cuenta la posibilidad de poder cubrirlos
en el futuro en caso de que una mejora en el comportamiento de los espectadores los
haga innecesarios.
En los estadios en los que la zona de juego constituye parte del procedimiento
de evacuación de emergencia, se deberá considerar el uso de puentes móviles que
podrán colocarse inmediatamente sobre los fosos en caso de evacuación de emergencia.

Láminas transparentes y cercas
Se podrá utilizar láminas transparentes o cercas infranqueables instaladas permanentemente
o de tal manera que puedan ser desmontadas siempre que se estime necesario para
determinados partidos.
Si bien es deseable que se evite o desmonte todo tipo de vallas y cercas perimétricas,
se deberá tomar nota de que existen lugares donde las autoridades de seguridad insisten
en instalar este tipo de protecciones.
En caso de utilizar vallas o láminas transparentes, se deberá incorporar suficientes
portones de escape para permitir que los espectadores puedan llegar a la zona de juego
en caso de una evacuación de emergencia de las tribunas. El número, las dimensiones
y la configuración de tales portones deberán ser aprobados y certificados por las
autoridades de seguridad competentes.
Los portones de la zona de espectadores deberán abrirse hacia afuera, en dirección
opuesta a la multitud, estar claramente marcados, no hallarse jamás bajo llave, y cada
uno de ellos deberá estar permanentemente atendido por un responsable durante todo
el tiempo que haya espectadores en el estadio.
Cabe repetir que la FIFA se opone a vallas o láminas transparentes infranqueables
y rechaza su utilización como estrategia de protección del terreno de juego. Aquellos
que insistan en utilizarlas, deben ser conscientes de que, al tomar esta medida, asumen
la responsabilidad de garantizar que no representan, en ningún momento, un peligro
para los usuarios del estadio en cuestión.
Cualquiera que sea el sistema de protección que se utilice contra la invasión del terreno
de juego, deberá ser aprobado por las autoridades locales pertinentes, y no deberá
representar un peligro para los espectadores en caso de que cunda el pánico o sea
necesaria una evacuación de emergencia.

alibabaregis
August 24th, 2011, 01:58 PM
pq ninguem citou REDES??? Em vários estádios da Argentina e acho q em alguns outros do mundo, se usam REDES pra impedir que a torcida atire coisas dentro do campo. Oras, acrílico tem no máximo 2 metros de altura. Só impede que a torcida atire BALAS DE REVOLVER dentro do campo. O resto tu atira em trajetória balística, por cima do acrílico.

(ps, só pra constar, é óbvio que uma bala de revolver tb segue uma trajetória balística, mas devido a velocidade, num espaço de poucos metros, podemos considerar para fins de simplicidade que uma bala segue uma trajetória "reta", devido a velocidade)

voltando ao assunto, essas redes não prejudicam na minha opinião a visão dos espectadores... elas são praticamente invisiveis pras cameras de TV, mas talvez seja por causa da baixa resolução (nunca vi numa transmissão em HD).

alguem aqui já esteve num estádio com redes?

Na grande maioria dos estádios europeus redes quando são usadas são apenas atrás dos gols para evitar que a bola caia na torcida.

lucas.silveira
August 24th, 2011, 02:38 PM
pararam de atualizar o site? acho que a ultima foto que tem ali é do dia 17...

RaphaFortes
August 24th, 2011, 04:55 PM
Site fora do ar e sem previsão de retorno. Assim diz a ouvidoria.

fdequi
August 24th, 2011, 06:59 PM
a estimativa era que o estadio gerasse mais ou menos, para arredondar, R$50mi por ano... 35% disso seria da OAS, ou seja, R$17,50mi/ano... por 7 anos, o valor chegaria a R$122mi... palhaçada isso que querem fazer... vao quebrar o gremio so para fazer a vontade da torcida (levando em consideracao o desejo de alguns por um estadio maior, mais proximo do campo e com cadeiras rebativeis)

imaginem o time que nao fariamos com esses R$120mi

Fgl1983
August 24th, 2011, 08:00 PM
a estimativa era que o estadio gerasse mais ou menos, para arredondar, R$50mi por ano... 35% disso seria da OAS, ou seja, R$17,50mi/ano... por 7 anos, o valor chegaria a R$122mi... palhaçada isso que querem fazer... vao quebrar o gremio so para fazer a vontade da torcida (levando em consideracao o desejo de alguns por um estadio maior, mais proximo do campo e com cadeiras rebativeis)

imaginem o time que nao fariamos com esses R$120mi

Quando se diz que o Grêmio receberá 100% do lucro líquido ajustado, está-se referindo ao valor recebido depois de descontado o valor do pagamento do empréstimo.

Isso durante os 7 primeiros anos quando, então, o empréstimo estará pago.

Depois, pelos próximos 13 anos, o Grêmio e a OAS dividirão o lucro (65% e 35%), mas já sem o empréstimo.

Pergunta que fica: qual é a estimativa de lucro nos 7 primeiros anos depois do pagamento do empréstimo???? Pois este é o dinheiro que o Grêmio vai receber (os 100%), além de um valor fixo, este último independente do faturamento/lucro da Arena.

Seja como for, acho que já podemos pensar em algo melhor que Adílson, Magrão, Rafa Marques ...:bash:

Cláudio JS
August 24th, 2011, 08:46 PM
Só eu tenho dificuldade de ver as fotos no site oficial da Arena? Talvez seja problema do meu browser. Na pagina inicial do site, só consigo ver uma parte do setor norte. Não dá pra ver o resto da obra.

Por favor, alguém posta uma foto atualizada aqui!

Valeu.

Acoustic
August 24th, 2011, 09:51 PM
^^ Nao e' so' tu nao, o site e' pesado, mal-feito e nao funciona. So' uma diretoria incompetente como essa do Gremio para aceitar um lixo daqueles. O melhor e' nao usa-lo mesmo.

alibabaregis
August 24th, 2011, 11:18 PM
Site fora do ar e sem previsão de retorno. Assim diz a ouvidoria.

Igual ao time... :ohno:

Sangnaris
August 25th, 2011, 01:06 AM
o fosso será tapado, ótimo, porém de 14m vai passar para 9 com apenas um degrau? Acho que tem que esperar mais para comemorar estes 9 metros.

Muito bom sobre as cadeiras rebativeis. Pô, todo mundo ficou reclamando uma eternidade sobre as cadeiras e agora que alguém fala que serão rebativeis ninguém sequer comenta? :)

RaphaFortes
August 25th, 2011, 02:06 AM
Acho que ninguem ta reclamando de melhoria nenhuma. Alias, melhorias...é pra melhor. O que estamos com um certo medo é a que preço isso vai acontecer? Não acho que vá ser feita alguma porcaria muito grande não mas o Grêmio ta pagando pelo metodo adotado. Esconder tudo de todos, até mesmo dos gremistas. Estamos todos no escuro e o Odone tem essa mania chata de esconder informações. Quem trabalha no escuro é morcego....agora só resta saber do sangue de quem que ele se alimenta.

Sangnaris
August 25th, 2011, 02:17 AM
Acho que ninguem ta reclamando de melhoria nenhuma. Alias, melhorias...é pra melhor. O que estamos com um certo medo é a que preço isso vai acontecer? Não acho que vá ser feita alguma porcaria muito grande não mas o Grêmio ta pagando pelo metodo adotado. Esconder tudo de todos, até mesmo dos gremistas. Estamos todos no escuro e o Odone tem essa mania chata de esconder informações. Quem trabalha no escuro é morcego....agora só resta saber do sangue de quem que ele se alimenta.

Bah cara, tenho que discordar e muito, não tem nada escondido, desde o início tudo tem sido respondido a quem busca informação. Infelizmente, os meios de imprensa não tentam nem fazer um esforço mínimo para informar o torcedor, então quem não tem internet se ferra.

Porém, quem acompanha a comunidade do Orkut sabe que informações surgem a toda hora e chegam a comunidade muito antes da imprensa. Quem procura informação acha.

Claro que não é só alguém da Oas dar um peido que vão divulgar, tem que deixar as coisas maturarem primeiro, nem tudo é de dominio público e esta correto assim.

Temos de agradecer a transparência que temos, vide o outro lado como anda por falta de transparência...

alibabaregis
August 25th, 2011, 03:21 AM
Bah cara, tenho que discordar e muito, não tem nada escondido, desde o início tudo tem sido respondido a quem busca informação. Infelizmente, os meios de imprensa não tentam nem fazer um esforço mínimo para informar o torcedor, então quem não tem internet se ferra.

Porém, quem acompanha a comunidade do Orkut sabe que informações surgem a toda hora e chegam a comunidade muito antes da imprensa. Quem procura informação acha.

Claro que não é só alguém da Oas dar um peido que vão divulgar, tem que deixar as coisas maturarem primeiro, nem tudo é de dominio público e esta correto assim.

Temos de agradecer a transparência que temos, vide o outro lado como anda por falta de transparência...

Lamento discordar, mas para informação não se tem que depender de imprensa. O Grêmio tem um site, a Arena também, e a quantidade e qualidade de informação colocada ali são RIDÍCULAS. O site da Arena parece mais o álbum de recordações do Antonini. Também não concordo que uma decisão importante como essa seja tomada em uma única reunião do conselho. Existem coisas que precisam ser debatidas e esclarecidas.

Sangnaris
August 25th, 2011, 03:49 AM
Lamento discordar, mas para informação não se tem que depender de imprensa. O Grêmio tem um site, a Arena também, e a quantidade e qualidade de informação colocada ali são RIDÍCULAS. O site da Arena parece mais o álbum de recordações do Antonini. Também não concordo que uma decisão importante como essa seja tomada em uma única reunião do conselho. Existem coisas que precisam ser debatidas e esclarecidas.

O site é um capitulo a parte, foi mal feito e teve todas as sugestões dadas pela comunidade ignoradas pela empresa que fez, mas é atualizado.

Que grandes novidades tivemos nos ultimos dias para serem postas lá? Um aditivo de contrato que acabou de sair do forno? Esse contrato foi entregue a pouco tempo ao clube, o Grêmio não tem que sair divulgando coisas sérias assim na imprensa sem antes passar pelo conselho.

Segundo informações que tenho, o aditivo até já estava circulando pelos grupos politicos antes mesmo daquela briga toda no rádio, e agora dia 29 vai ser votado, pelo conselho que é o lugar onde deve ser tratado inicialmente. Se o prazo é curto para aprovação ou precisa de mais analise o conselho se pronuncie e peça mais tempo, nada mais normal.

RaphaFortes
August 25th, 2011, 03:58 AM
Buscar informações? Sou cadastrado no site, antena tricolor, vejo o site da arena todo dia( que or sinal ta fora do ar e nem fotos tem mais e nem previsão de volta tem... dito pela propria ouvidoria do clube). O nosso grêmio ta trabalhando no escuro sim. Não precisa dizer o que tem nesse aditivo já que nada é certo mas que ele existe tinha sim que dizer. Projeto do CT sim tinha que dizer! Qual o mal em dizer? Em mostrar. Existe um conselho e eles tb fazem parte das escolhas e se eles reclamam da falta de clareza, mesmo os que são a favor.... ha algo de podre no rei do gremio! Politicagem ta atrapalhando demais! Nossa paciencia ja nao ta muito boa com esse time de m**** e ainda fazem isso. Por favor né.

alibabaregis
August 25th, 2011, 04:00 AM
O site é um capitulo a parte, foi mal feito e teve todas as sugestões dadas pela comunidade ignoradas pela empresa que fez, mas é atualizado.

Que grandes novidades tivemos nos ultimos dias para serem postas lá? Um aditivo de contrato que acabou de sair do forno? Esse contrato foi entregue a pouco tempo ao clube, o Grêmio não tem que sair divulgando coisas sérias assim na imprensa sem antes passar pelo conselho.

Por exemplo, as imagens do projeto datam de 2 anos atrás. A documentação é quase inexistente, e a qualidade de alguns documentos é amadora (dá uma olhada nos documentos sobre urbanismo e arquitetura).

Sangnaris
August 25th, 2011, 04:11 AM
Buscar informações? Sou cadastrado no site, antena tricolor, vejo o site da arena todo dia( que or sinal ta fora do ar e nem fotos tem mais e nem previsão de volta tem... dito pela propria ouvidoria do clube). O nosso grêmio ta trabalhando no escuro sim. Não precisa dizer o que tem nesse aditivo já que nada é certo mas que ele existe tinha sim que dizer. Projeto do CT sim tinha que dizer! Qual o mal em dizer? Em mostrar. Existe um conselho e eles tb fazem parte das escolhas e se eles reclamam da falta de clareza, mesmo os que são a favor.... ha algo de podre no rei do gremio! Politicagem ta atrapalhando demais! Nossa paciencia ja nao ta muito boa com esse time de m**** e ainda fazem isso. Por favor né.

Todo mundo sabe a tempos que o Grêmio está buscando aumento de capacidade, a muito tempo foi falado do aditivo inclusive na imprensa ( e se foi falado na impresa, pode ter certeza que já era noticia antiga na época).

Acontece que o aditivo foi entregue ao Grêmio a pouco tempo, não deve fazer nem um mês, por que motivo o clube teria que levar estes detalhes a publico tão cedo?

O CT, como foi dito o próprio Prais numa reunião com os torcedores, não podia se alardear muito pra ninguém tentar melar, esse cuidado deve estar acontecendo até hoje. A pouco tempo atras o custo do CT nem iria envolver a parceria com a OAS, isso mudou a pouco tempo.

Quanto a politica concordo plenamente, é nosso câncer, seja de que lado politico for.

Sangnaris
August 25th, 2011, 04:16 AM
Por exemplo, as imagens do projeto datam de 2 anos atrás. A documentação é quase inexistente, e a qualidade de alguns documentos é amadora (dá uma olhada nos documentos sobre urbanismo e arquitetura).

Imagens muito fracas realmente, a documentação fizeram apenas o suficiente para entregar a prefeitura, basicão mesmo. Nisso concordo plenamente, inclusive acho que se o Grêmio pressionasse mais teriam sido feitos mais materias de qualidade.

Mas entre material de qualidade e obras ( nem preciso dizer quem estou comparando ne... ), prefiro a ação efetiva, que é começar a erguer.

So acho que as criticas estão muito severas pra algo muito recente, eu mesmo estive na reunião com o Antonini a semanas atrás, ele mesmo falou de tudo isso e da infinidade de coisas que tem para se resolver e não se tem tempo disponível.

O projeto Arena sempre teve um histórico de transparência, acho que esse histórico merece crédito nessas horas, e é isso que estou defendendo. Como disse no Orkut já, concordo com muitas criticas, só não entendo a veemencia delas, como se a Arena nem tivesse saido do papel ainda...

RaphaFortes
August 25th, 2011, 04:23 AM
Não temos a mesma transparencia de antigamente. Eu fui a reuniões no olimpico quando tudo ainda tava no papel. Não existe mais isso e se existe ta muito fechado... não chega mais nas pessoas como chegava antes. Pq isso? E entre material e obra tu prefere obra? Bom, eu tb mas... não são os caras da obra que fazem o material...o que uma cois atem com a outra? Pq tem que ter um e outro não?
Bom, mas não é esse o problema acompanho essa historia a muiiitos anos, sempre fui atras das informações e sempre achei. Sempre não né... agora não se acha assim tão facil. Realmente era claro demais o assunto, tinha mesmo q ser reconhecido isso. Mas é passado, já não é mais assim.

Juliodpa
August 25th, 2011, 04:20 PM
Se esse aditivo de 100 milhões de reais do contrato da Arena realmente envolver, além do aumento da capacidade do estádio e a implantação de uma substação elétrica, a construção completa do CT do Grêmio, me parece uma boa troca por 35% dos lucros durante 7 anos, pois o Grêmio estaria agregando patrimônio e qualificando a estrutura do departamento de futebol.

GersonLDN
August 25th, 2011, 04:26 PM
http://i17.photobucket.com/albums/b91/latinohunk/gremioarena444.jpg

ZH
:eek:

Gui_Poa
August 25th, 2011, 05:41 PM
^^

Imprensa vermelha...

Nem sabem direito do que se trata.

O inter vai ganhar uma subestação de uns 30 milhões, o Grêmio vai por junto com a obra uma subestação de 16 milhões (estranho, uma de 30 milhões que vai ser doada por ser o suposto estadio da copa, e outra na metade do preço por ser uma obra privada..) o Grêmio teria de comprar todos os móveis e biriri da arena, agora isso fica pela Oas, coisas que custariam muito caro, vão por mais 4 mil lugares, um CT e outras coisas.

Acho que vale sim..... ZH como sempre, exagerando pro lado do Grêmio...

AcesHigh
August 25th, 2011, 06:01 PM
explicado pq o site está fora do ar

Projeto Arena
Notícias
Um novo olhar para a Arena do Grêmio
25.agosto.2011

O portal www.arena.gremio.net apresenta modificações para beneficiar os gremistas. Para que os internautas tenham uma visão mais ampla das obras da nova Casa Tricolor, uma nova lente foi instalada na câmera que captura as imagens do “time lapse” (passagem do tempo) do site.
Até o final do dia de hoje, 25/08, as fotos da Home do site irão proporcionar aos “gremionautas” uma visão mais panorâmica da construção. “A mudança do equipamento é unicamente para poder aproximar cada dia mais o torcedor da futura Arena”, afirma Eduardo Antonini, presidente da Grêmio Empreendimentos.
As fotos da câmera instalada na grua do canteiro de obras – 40 metros de altura, localizado no bairro Humaitá, podem ser visualizadas através de uma barra de rolagem que permite voltar e avançar no tempo, enxergando na tela a evolução da construção do estádio.

RaphaFortes
August 25th, 2011, 06:41 PM
Olha... sem querer ser chato mas....não era mais facil dizer antes que o site seria melhorado e por isso sairia do ar por alguns dias e bla bla bla. Mas não. Deixam que os anti-arena usem até uma coisa banal como esta contra a propria arena. É muita falta de pratica gente. Chega a beira a burrisse. É fato que todos da direção estão atordoados com a atual fase do time e não sabem mais o que fazer nem como fazer as coisas. Tão perdidos. Vamos acordar, direção. Ja temos muitos problemas para ficarmos criando ainda mais.

AcesHigh
August 25th, 2011, 07:41 PM
obvio que seria, mas isso é culpa da W3...

Cláudio JS
August 25th, 2011, 07:49 PM
^^ Nao e' so' tu nao, o site e' pesado, mal-feito e nao funciona. So' uma diretoria incompetente como essa do Gremio para aceitar um lixo daqueles. O melhor e' nao usa-lo mesmo.

Valeu. Achei que era só no meu computador, pois quando as imagens são postadas aqui no Skyscraper, dá para ver toda a obra.

Cláudio JS
August 25th, 2011, 07:51 PM
explicado pq o site está fora do ar

Projeto Arena
Notícias
Um novo olhar para a Arena do Grêmio
25.agosto.2011

O portal www.arena.gremio.net (http://www.arena.gremio.net) apresenta modificações para beneficiar os gremistas. Para que os internautas tenham uma visão mais ampla das obras da nova Casa Tricolor, uma nova lente foi instalada na câmera que captura as imagens do “time lapse” (passagem do tempo) do site.
Até o final do dia de hoje, 25/08, as fotos da Home do site irão proporcionar aos “gremionautas” uma visão mais panorâmica da construção. “A mudança do equipamento é unicamente para poder aproximar cada dia mais o torcedor da futura Arena”, afirma Eduardo Antonini, presidente da Grêmio Empreendimentos.
As fotos da câmera instalada na grua do canteiro de obras – 40 metros de altura, localizado no bairro Humaitá, podem ser visualizadas através de uma barra de rolagem que permite voltar e avançar no tempo, enxergando na tela a evolução da construção do estádio.

Vem em boa hora, pois tava dificil de ver alguma coisa no site. Por sinal, site mal estruturado, assim como o clube nos últimos 15 anos!

jezielgremio
August 25th, 2011, 08:16 PM
calmem gurizada..
Nós não temos que saber nada antes do próprio
conselho do clube.
Agradeçam pelas informações que estamos recebendo, antes mesmo do dia 29.

Cláudio JS
August 25th, 2011, 10:45 PM
Já alteraram o site. A área coberta pela foto está maior, mas ainda considero pequena. Só consegue-se ver o setor norte e parte do setor leste. Mas, melhor que antes.

AcesHigh
August 25th, 2011, 11:36 PM
Já alteraram o site. A área coberta pela foto está maior, mas ainda considero pequena. Só consegue-se ver o setor norte e parte do setor leste. Mas, melhor que antes.

a olho de peixe usada já está distorcendo bastante a imagem... não tem como alterar o ângulo coberto, a partir da grua, sem distorcer ainda mais a imagem...

alibabaregis
August 25th, 2011, 11:37 PM
Melhorou?

http://arena.gremio.net/public/upload/timelapse_photos/2011/08/24/17_2dv26o.jpg

ZekaPOA
August 25th, 2011, 11:43 PM
Nem mesmo esta olho de peixe consegue captar tudo pela localização de grua, não há ângulo suficiente.
O ideal seria colocar uma câmera em outra grua, e ir alternando as imagens.

RaphaFortes
August 26th, 2011, 12:09 AM
Sempre lembrando que foi dito que seriam 3 cameras.

alibabaregis
August 26th, 2011, 12:17 AM
https://lh6.googleusercontent.com/-U6ItgrNbKXk/TlbIv6UozkI/AAAAAAAAATU/0y1Yey8xrAA/s800/aditivo1.jpg

https://lh5.googleusercontent.com/-Zm0T8EpSquw/TlbIwrKIOaI/AAAAAAAAATY/QfYt5ckqp3Y/s1000/aditivo2.jpg

https://lh4.googleusercontent.com/-rBfEErUVNjM/TlbIyxPKEEI/AAAAAAAAATg/L8ogU5R9gA0/s1000/aditivo3.jpg

https://lh5.googleusercontent.com/-0QXMO5QZECM/TlbIxq3gRTI/AAAAAAAAATc/ehzOe7xk1-o/s1000/aditivo4.jpg

https://lh5.googleusercontent.com/-ImYyhPhQOCw/TlbIvYexO2I/AAAAAAAAATQ/4mqui0v-whs/s1000/aditivo5.jpg

Publicado no blog do jornalista bobalhão. Sempre tem um conselheiro FDP para vazar...

EU QUERO OS ANEXOS!!!!!

alibabaregis
August 26th, 2011, 12:52 AM
Vão eliminar o fosso por causa de 378 cadeiras? Agora eu entendo porquê não haverão pontos cegos na fileira mais baixa: Ela não será contínua. :nuts:

Fgl1983
August 26th, 2011, 01:14 AM
Não sabia que existia a empresa "Arena Porto Alegrense S/A" ... quem são os acionistas?

No mais, sem saber os valores é difícil concordar ou não ... apesar que o CT vai ser necessário e pelo jeito essa é a única forma de construí-lo: 65% durante o pagamento do empréstimo, o que deve significar quase nada de dinheiro para os cofres do Grêmio!!!!

Rech
August 26th, 2011, 03:09 AM
Chegando no Salgado Filho nesta última segunda-feira...
http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAADgro9ZB_x9bMAje5WJQU3_hD3JnJsHVWIoAEZjDX6_GbBYTDjA-6C7xi2soOCmcrYgIcISl8aL8SJSAoUPxMBEAm1T1UBNKw-LVXY2XXltuEib-gyfHfUnR.jpg

alibabaregis
August 26th, 2011, 04:13 AM
Não sabia que existia a empresa "Arena Porto Alegrense S/A" ... quem são os acionistas?

Antonini e Giuliano... :lol:

Alguém sabe o que são essas cabines VIP que vão construir no nível 6? Até onde sei nesse nível vai ficar o canil da imprensa e as salas de controle e monitoramento da Arena.

Fgl1983
August 26th, 2011, 04:37 AM
Antonini e Giuliano... :lol:

Alguém sabe o que são essas cabines VIP que vão construir no nível 6? Até onde sei nesse nível vai ficar o canil da imprensa e as salas de controle e monitoramento da Arena.

A "questã" é séria: todos podem ser sócios de uma S/A, basta suas ações serem disponibilizadas no mercado, como as S/A abertas. Daqui a 20 anos, quando a tal da Arena S/A for a única proprietária da Arena, quem serão seus acionistas???

Espero que a associação Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense!!!!

No Brasil, as pessoas jurídicas dependem de sociedade, ou seja, junto com a associação Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, alguém mais será acionista da Arena ...

Pelo que eu entendi, a Arena vai ser uma empresa, possivelmente o Grêmio será SEMPRE o seu acionista majoritário, em uma analogia com as sociedades de economia mista.

Repito, se isso fizer com que os AdilsonMagrãoRafaMarques sumam para sempre do meu time ... assino embaixo!!!!!!!!!!

Fgl1983
August 26th, 2011, 05:04 AM
Sei que o site é sobre Engenharia e não sobre Direito ... mas ... esqueçam aquela época romântica em que o clube (associação) comprava um terreno, construía umas arquibancadas e umas salas para a administração e ... e eis o estádio!!!!! A Arena é uma empresa da qual o clube Grêmio é sócio!!!!

gvieceli
August 26th, 2011, 06:05 AM
Li o aditivo! Sem os anexos fica difícil fazer qualquer afirmativa.

Conversei com conselheiros e ex-conselheiros! Pretendo conversar também com o Dr. Preis e com o Antonini.

Informações que consegui hoje:

- O prazo foi adiantado em um mês (para nov/2012) porque o prazo da FIFA estipula que em dez/2012 a arena tem que estar operando PLENAMENTE.

Logo, o clube solicitou o adiantamento em um mês para fazer a migração/transição/implantação do que já existe hoje no Olímpico e novos sistemas a serem criados, o que permitirá dizer que em dezembro/2012 a Arena estará funcionando 100%.

- O custo total da arena é de R$ 505 milhões, sendo que R$ 180 milhões sairão do caixa próprio da OAS.

- A obra encareceu R$ 65 milhões

- O financiamento será de R$ 345 milhões (sendo que R$ 65 milhões serão adquiridos assim que aprovado o aditivo). O contrato diz R$ 260 milhões como valor máximo, mas este valor precisa ser corrigido até a data atual, e isso dá os R$ 345 milhões acima referidos.

alibabaregis
August 26th, 2011, 06:20 AM
Giuliano, para que, exatamente, a FIFA quer que a Arena esteja operando plenamente em dez/2012 ?

eletronic1979
August 26th, 2011, 06:25 AM

Conversei com conselheiros e ex-conselheiros! Pretendo conversar também com o Dr. Preis e com o Antonini.

- O prazo foi adiantado em um mês (para nov/2012) porque o prazo da FIFA estipula que em dez/2012 a arena tem que estar operando PLENAMENTE.

Logo, o clube solicitou o adiantamento em um mês para fazer a migração/transição/implantação do que já existe hoje no Olímpico e novos sistemas a serem criados, o que permitirá dizer que em dezembro/2012 a Arena estará funcionando 100%.

- O custo total da arena é de R$ 505 milhões, sendo que R$ 180 milhões sairão do caixa próprio da OAS.

- O financiamento será de R$ 345 milhões (sendo que R$ 65 milhões serão adquiridos assim que aprovado o aditivo). O contrato diz R$ 260 milhões como valor máximo, mas este valor precisa ser corrigido até a data atual, e isso dá os R$ 345 milhões acima referidos.

O que a amiga fifa tem com a arena?Não entendo essa exigência deles para dez/12?Ou há algo que os simples imortais,digo mortais não sabem ainda sobre
o estádio colorado?:nuts::nuts:

eletronic1979
August 26th, 2011, 06:29 AM
Giuliano, para que, exatamente, a FIFA quer que a Arena esteja operando plenamente em dez/2012 ?

Demorei pra atualizar.Parece que estamos com a mesma pulga atrás da orelha...

AcesHigh
August 26th, 2011, 08:02 AM

a FIFA não quer... é o Grêmio que quer tirar o Beira Rio da Copa das Confederações e consequentemente do Mundial... e talvez até tentar obrigar eles a pagar de volta pro estado tudo que receberam de graça por serem sede da Copa :lol:

e pensando bem, talvez se a Arena fosse sede, talvez até desse o direito de reaver alguns valores que devia ter recebido... portanto, por exemplo, se paga a mais digamos uns R$30 milhões por conta do adiantamento da obra (os outros 30 sendo por outras coisas) e se receberia de volta do estado, por ser sede, o equivalente a estação de energia, ao investimento na mobilidade urbana no Humaitá, etc.

só acho q no contrato tinha q ser bem estabelecido algo do tipo "se a Arena for escolhida como sede até julho de 2012, se mantém o contrato, caso contrário, se diminui o ritmo pra terminar no prazo estabelecido e consequente volta ao valor original (com relação ao adiantamento de data)"

alibabaregis
August 26th, 2011, 01:32 PM
a FIFA não quer... é o Grêmio que quer tirar o Beira Rio da Copa das Confederações e consequentemente do Mundial... e talvez até tentar obrigar eles a pagar de volta pro estado tudo que receberam de graça por serem sede da Copa :lol:

Só que nada disso vai acontecer. Ou alguém acha que em ano de eleições municipais vão comprar briga com a torcida do Internacional exigindo dinheiro de volta? Caso o Beira-Rio não esteja pronto a tempo para a Copa das Confederações será escolhida outra cidade-sede e pronto. A Copa das Confederações é o ensaio geral para a copa, jamais a FIFA irá disputar em um estádio que não seja o da copa. E para 2014, por mais que esteja demorando, o Beira-Rio estará pronto. Nem que seja sem cobertura e com capacidade reduzida...

Juliodpa
August 26th, 2011, 02:36 PM

Pelo que entendi é a própria SUPERFICIÁRIA, empresa que administrará a Arena, da qual o acionista majoritário deverá ser a OAS e/ou as empresas do grupo OAS.

O Grêmio, eu acho, não será acionista dessa empresa, mas terá os direitos estabelecidos no contrato, como contrapartido por ceder o terreno para a superficiária manter a Arena, inclusive de indicar diretores com poder de veto sobre a decisões dessa empresa.

Juliodpa
August 26th, 2011, 02:52 PM
A "questã" é séria: todos podem ser sócios de uma S/A, basta suas ações serem disponibilizadas no mercado, como as S/A abertas. Daqui a 20 anos, quando a tal da Arena S/A for a única proprietária da Arena, quem serão seus acionistas???

Espero que a associação Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense!!!!

No Brasil, as pessoas jurídicas dependem de sociedade, ou seja, junto com a associação Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, alguém mais será acionista da Arena ...

Pelo que eu entendi, a Arena vai ser uma empresa, possivelmente o Grêmio será SEMPRE o seu acionista majoritário, em uma analogia com as sociedades de economia mista.

Repito, se isso fizer com que os AdilsonMagrãoRafaMarques sumam para sempre do meu time ... assino embaixo!!!!!!!!!!

Lembrem-se que pelo sistema de direito de superfície, o Grêmios será proprietário do terreno do Humaitá, em troca pelo terreno da Azenha. E como sabemos tudo que estiver construído num terreno é do proprietário desse, exceto se tiver um contrato cedendo esses direitos, como acontecerá no caso da Arena.

Portanto por 20 anos o Grêmio cederá a OAS, através de uma empresa Superficiária (de propriedade da OAS), o direito de explorar tudo que estiver construído sobre o terreno do Grêmio. Em troca receberá um valor fixo (os 7 e depois 14 milhões/ano) + valor variável (65% do lucro) + uso e exploração de um parte da Arena (setores administrativos, museu, vestiários, vagas de estacionamento...) e agora ainda + 2 mil cadeiras + CT. Ah, e o direito de indicar 2 diretores, de 5, que administrarão a empresa da Arena.

Por outro lado, uma SA pode ser aberta (com ações negociadas em bolsa) ou fechada. Essa SA que administrará a Arena provavelmente será fechada, mas nada impede que no futuro, a OAS, com autorização do Grêmio (que tem direito de veto, lembrem) venha a decidir por abrir o capital da Superficiária, lançando ações no mercado.

Juliodpa
August 26th, 2011, 03:01 PM

Mas o limite de financiamento de 45% do custo da Arena continua?

Pois, isso significa que a OAS deve entrar com 55% de recursos próprios e 55% de 505 milhões (custo estimado a Arena) dá bem mais de 180 milhões, que tu falas saírão diretamente do caixa da OAS.

PS. Agora que vi que o financiamente será de NO MÍNIMO (e não máximo) 45% do custo da Arena. Logo o que importam mesmo são os limites de valores que podem ser buscados no empréstimo, agora de até 260 milhões.

gvieceli
August 26th, 2011, 03:37 PM
A FIFA não pediu nada para o Grêmio. Ela deu um prazo para todos os estádios, que é de dez/2012 estarem prontos.

E prontos significa em operacão, 100% funcional.

Quanto ao empréstimo, não é de no máximo 260 milhões. Este valor, corrigido, chega próximo aos R$ 345 milhões.

Eu estou reticente quanto a este aditivo. Sem os anexos fica complicado fazer qualquer avaliacão mais profunda.

Gostaria de ver projecões de receitas do clube com o novo valor do financiamento e sem os 35% nos primeiros anos. R$ 350 milhões para serem pagos em até 10 anos é muita grana, cerca de R$ 35 milhões por ano.

Se tirarmos isso das receitas da arena, é capaz de ficarmos só com o valor fixo. E como o clube banca parte dos associados, é capaz de dar valor negativo.

É uma questão delicada e não pode ser aprovada apenas porque querem. Contrato de 20 anos, futuro do clube em jogo. Não é hora de caprichos.

gvieceli
August 26th, 2011, 03:42 PM
Acabei de mandar um email para o Antonini:

"Bom dia Antonini,

Gostaria de te perguntar a respeito do empréstimo. No contrato diz que ele é de, no máximo, 260 milhões. Este valor, corrigido, ultrapassa os R$ 300 milhões, correto?

Eu estou reticente quanto a este valor, por isso estou te mandando este email. Eu li o aditivo na coluna do Hiltor ontem, e entendo que sem os anexos fica complicado fazer qualquer avaliacão mais profunda.

Porém, gostaria de saber se existem projecões de receitas que ficarão com o clube com o novo valor do financiamento e sem os 35% nos primeiros anos.

R$ 300 milhões para serem pagos em até 10 anos é muita grana, cerca de R$ 30 milhões por ano.

Se tirarmos isso das receitas da arena, é capaz de ficarmos só com o valor fixo. E como o clube banca parte dos associados, é capaz de dar valor negativo no final das contas, não?

Enfim, se tu puderes me esclarecer esta parte, quais as garantias que o clube terá de que não perderá dinheiro com este aditivo, eu agradeceria e repassaria a informacão para o pessoal lá da comunidade!

Abracos,

Giuliano Rossoni Vieceli"

AcesHigh
August 26th, 2011, 03:59 PM
Só que nada disso vai acontecer. Ou alguém acha que em ano de eleições municipais vão comprar briga com a torcida do Internacional exigindo dinheiro de volta? Caso o Beira-Rio não esteja pronto a tempo para a Copa das Confederações será escolhida outra cidade-sede e pronto. A Copa das Confederações é o ensaio geral para a copa, jamais a FIFA irá disputar em um estádio que não seja o da copa. E para 2014, por mais que esteja demorando, o Beira-Rio estará pronto. Nem que seja sem cobertura e com capacidade reduzida...

nada a ver...

quem escolhe o estádio é a cidade sede, não a FIFA. Se POA ver que vai perder a Copa das Confederações, basta POA tirar o Beira Rio e colocar a Arena. E se a Arena levar a Copa das Confederações, leva o mundial tb.

Caso o Beira-Rio não esteja pronto a tempo para a Copa das Confederações será escolhida outra cidade-sede e pronto.

isso é óbvio, portanto é o COL e a cidade de POA que tem a OBRIGAÇÃO de manter POA na Copa das Confederações, tirando o Beira Rio do cadastro.

Juliodpa
August 26th, 2011, 04:02 PM
A FIFA não pediu nada para o Grêmio. Ela deu um prazo para todos os estádios, que é de dez/2012 estarem prontos.

E prontos significa em operacão, 100% funcional.

Quanto ao empréstimo, não é de no máximo 260 milhões. Este valor, corrigido, chega próximo aos R$ 345 milhões.

Eu estou reticente quanto a este aditivo. Sem os anexos fica complicado fazer qualquer avaliacão mais profunda.

Gostaria de ver projecões de receitas do clube com o novo valor do financiamento e sem os 35% nos primeiros anos. R$ 350 milhões para serem pagos em até 10 anos é muita grana, cerca de R$ 35 milhões por ano.

Se tirarmos isso das receitas da arena, é capaz de ficarmos só com o valor fixo. E como o clube banca parte dos associados, é capaz de dar valor negativo.

É uma questão delicada e não pode ser aprovada apenas porque querem. Contrato de 20 anos, futuro do clube em jogo. Não é hora de caprichos.

Talvez esse limite máximo de financiamento, de 260 milhões de reais, não possa ser corrigido, seja fixo, e só possa ser atualizado como está sendo feito agora, através de aditivo em acordo mútuo entre Grêmio e OAS.

alibabaregis
August 26th, 2011, 04:03 PM
Se nem o Giuliano que é conselheiro, acionista e futuro presidente da Arena :) teve acesso à documentação completa, é sinal que esse assunto tem que ser discutido muito, e não apresentado e aprovado em uma única reunião como querem.

Examinando o aditivo, tem muita coisa que considero dispensável no meio: Camarote presidencial, camarote para o Grêmio, cabine VIP, mudanças no auditório...

Não li em nenhum lugar a respeito de cadeiras rebatíveis.

Sobre o CT o aditivo é tremendamente vago. Do jeito que está a OAS pode construir apenas um gramado suplementar com um alambrado e pronto. Estaria igual ao Olímpico...

Tem que discutir muito tudo isso.

Talvez seja melhor deixar o projeto como está e usar apenas o dinheiro das isenções para melhorias...

Juliodpa
August 26th, 2011, 04:08 PM
Examinando o aditivo, tem muita coisa que considero dispensável no meio: Camarote presidencial, camarote para o Grêmio, cabine VIP, mudanças no auditório...

Mas acho que não é isso esteja encarecendo o projeto.

gvieceli
August 26th, 2011, 04:11 PM
Se nem o Giuliano que é conselheiro, acionista e futuro presidente da Arena :) teve acesso à documentação completa, é sinal que esse assunto tem que ser discutido muito, e não apresentado e aprovado em uma única reunião como querem.

Não li em nenhum lugar a respeito de cadeiras rebatíveis.

Sobre o CT o aditivo é tremendamente vago. Do jeito que está a OAS pode construir apenas um gramado suplementar com um alambrado e pronto. Estaria igual ao Olímpico...

Talvez seja melhor deixar o projeto como está e usar apenas o dinheiro das isenções para melhorias...

Não tive acesso aos anexos pq não solicitei.

O Dr. Preis está lendo e analisando tudo. Vou pedir o parecer dele também!

Abracos

Juliodpa
August 26th, 2011, 04:12 PM

A OAS construirá o CT do Grêmio, mas seus custos serão pagos pela Arena (a superficiária) com os valores que ela obterá de isenções tributárias. Ou seja, o limite de gasto com o CT está claro - 30 milhões - e quanto mais sofisticado e caro for o CT, maior serão as despesas da Arena, que por fim, acabarão reduzindo seus lucros.

alibabaregis
August 26th, 2011, 04:12 PM
nada a ver...

quem escolhe o estádio é a cidade sede, não a FIFA. Se POA ver que vai perder a Copa das Confederações, basta POA tirar o Beira Rio e colocar a Arena. E se a Arena levar a Copa das Confederações, leva o mundial tb.

...

isso é óbvio, portanto é o COL e a cidade de POA que tem a OBRIGAÇÃO de manter POA na Copa das Confederações, tirando o Beira Rio do cadastro.

Só que isso não vai acontecer. Essa decisão do CO é política e não técnica, e o CO só vai tirar o Beira-Rio se não houver chance nenhuma de sediar a copa.

Juliodpa
August 26th, 2011, 04:15 PM

Concordo.

Entretanto temos de levar em conta que o Grêmio estará agregando patrimônio com receitas futuras, tudo financiado pelo BNDES a juros mais baixos e com risco compartilhados. Talvez não devessemos perder essa oportunidade para termos um CT e um estádio mais moderno ainda.

betohob
August 26th, 2011, 04:15 PM
Sobre o aditivo, reproduzo texto retirado do blog targanski.com

: A Arena do Grêmio: Aditivo para quem? ::

Texto de Alexandre Amaral de Aguiar

Prezados amigos e companheiros gremistas

A construção da Arena do Grêmio e a mudança para uma nova casa é, inequivocamente, um avanço para a vida do clube. Sou e sempre fui um entusiasta do projeto da Arena, estudei profundamente enquanto conselheiro o negócio, fui relator de parecer (favorável com ressalvas) de uma das comissões do Conselho Deliberativo quando da assinatura do contrato original no ano de 2008 e, entre 2009 e 2010, colaborei muito ativamente com a Grêmio Empreendimentos. O produto, sem dúvida é bom, mas meu forte temor, sob um olhar estritamente técnico, é que com o aditivo o preço na etiqueta tenha se tornado caro demais e o equilíbrio econômico financeiro da relação desfavorável, e muito, ao Grêmio.

Conforme minuta do contrato aditivo publicada pelo site do jornal Correio do Povo, um dos principais elementos da nova contratação é o aumento da capacidade do estádio de 52 para 56 mil lugares (todos sentados). Na primeira gestão que cuidou da Arena (Odone/Antonini) e igualmente na segunda (Duda/Preis), a informação sempre foi no sentido que a capacidade do estádio atendeu a critérios técnicos com base nos históricos de bilheteria no Estádio Olímpico e que observou os anos bons e ruins em termos de comparecimento na Azenha. É o que consta no site do FAQ do site atualizado na atual gestão, ou seja, a versão se manteve.

Impossível deixar de questionar qual a razão para aumentar os custos do contrato para um aumento de capacidade de tão-somente 4 mil lugares, levando em conta que raramente o Estádio Olímpico recebe um público de 52 mil pessoas, previsão de capacidade original da Arena. Não se vislumbra nenhuma necessidade de aumento de capacidade do novo estádio pelos critérios históricos de comparecimento no Olímpico, mesmo se for tido em consideração o “efeito novidade”, relatado em pareceres de consultorias prestigiadas que analisaram as arenas inglesas, e cuja conseqüência foi levar maior público aos estádios do Reino Unido.

Das quatro mil cadeiras previstas no aditivo, ademais, duas mil caberão ao Grêmio para o seu livre uso e as demais para a superficiária. Ocorre que as duas mil cadeiras que vão ser destinadas à empresa são as de maior valor agregado (“gold”) enquanto o clube fica com assentos nos primeiro e terceiro níveis, de menor retorno no ticket. Outro desequilíbrio do aditivo em favor da construtora.

O contrato prevê ainda a construção de uma subestação de energia. Todos os pareceres técnicos recomendam a instalação, cujo retorno em economia será maior que o investido. Não parece haver dúvidas do benefício com a instalação da subestação. Ocorre que o aditivo em nenhum momento menciona que ela se destinará exclusivamente ao estádio gremista, mas apenas afirma “melhorar a confiabilidade e a capacidade de energia local”. O que isso significa? A expressão “local” abre espaço que o benefício seja da região onde estiver o estádio, o que inclui o empreendimento da OAS no entorno. O Grêmio corre o risco com o aditivo de pagar por uma subestação de luz que não beneficiará apenas seu estádio, mas interesses privados que não os seus. O contrato deveria deixar claro que a instalação elétrica servirá exclusivamente à Arena e que eventual aproveitamento do maior potencial energético pelas áreas de entorno deveria ser indenizado à superficiária (do qual o Grêmio é parte) que fará o investimento.

As cláusulas 2.1 e 2.4 do aditivo contratual são contraditórias. A primeira diz que, sem prejuízo à data de conclusão da obra, a OAS se compromete a entregar em condições de uso e operação a Arena para eventos esportivos e espetáculos até 30 de novembro de 2012, quando será realizado um evento inaugural (jogo seguido de espetáculo). Ocorre que na cláusula 2.4, contraditoriamente, as partes se declaram cientes de que apesar do início das operações se dar antes da data de conclusão das obras, todas as dependências relacionadas a jogos deverão estar concluídas, excetuando-se apenas as áreas comerciais citadas no projeto. Na prática, a Arena pode estar em 30 de novembro de 2012 pronta para realização dos jogos (campo, arquibancada, vestiários, etc), mas o estádio não estar plenamente operacional para jogos e espetáculos, como prevê a cláusula 2.1, uma vez que inexiste a obrigação contratual de na data de inauguração estarem em operação as áreas comerciais. Significa que poderemos ter um evento de inauguração sem estabelecimentos de atendimento e conforto ao torcedor, o que sempre foi um dos elementos atrativos do negócio. Seria, ademais, constrangedor um estádio anunciado como o mais moderno do continente ser aberto para o público sem os elementos de conforto prometidos durante o projeto inteiro desde 2006.

O contrato prevê o uso dos recursos das isenções fiscais para reduzir os investimentos nas melhorias do projeto, dentre eles o CT profissional. Entretanto, a cláusula 8.2 é expressa em indicar que o custo de construção do CT será de responsabilidade da superficiária, ou seja, o Grêmio pagará pelo seu novo centro de treinamentos. A mesma cláusula diz que os custos com mobiliários e equipamentos do centro serão arcados totalmente pelo clube, o que na prática significa que o Grêmio receberá uma obra física acabada, mas não um centro de treinamentos pronto para ser utilizado, como tem sido divulgado, já que haverá a necessidade de torná-lo operacional com mobília e equipamentos esportivos, o que vai demandar ainda mais desembolso pelo Grêmio. O contrato, apesar de prever a indicação do terreno pelo Grêmio, é omisso em destacar que a propriedade do CT seria do Grêmio e que quaisquer retornos de natureza financeira desse (exemplo: uma lanchonete para os torcedores que acompanharem os treinamentos) constituirão receita exclusiva do clube.

Os desequilíbrios em desfavor do Grêmio no contrato não cessam. O mesmo que se dá em relação ao centro de treinamentos também ocorre com as áreas administrativas. Vem sendo anunciado que o “Grêmio ganha a mobília das suas instalações administrativas”, mas, na prática, pagará por elas. Os custos dos projetos de interiores e, o mais importante, sua execução, será custeados pela superficiária que, recordando, o Grêmio faz parte. Não irá ganhar, assim, as instalações mobiliadas, mas tal como no CT pagará parcialmente por elas.

O aditivo ainda afirma na sua cláusula 9.1 que os aprimoramentos e melhoramentos do projeto impactam positivamente os resultados da superficiária. A afirmação é por demais questionável. Muitos dos desembolsos feitos pela superficiária (Grêmio + OAS) são para áreas que não trazem retorno financeiro para a empresa por não possuírem exploração comercial prevista ou não ser da própria natureza destas, como CT e administração do clube.

Outro elemento de preocupação. Quando foi avençado o contrato original ficou acertado entre as partes, e fora divulgado para o Conselho Deliberativo e a torcida, que todas as receitas de exploração da marca Grêmio não seriam incluídas no negócio e que o clube manteria tais recursos na íntegra. A cláusula 11.2, entretanto, prevê que deverá ser decidido em comum acordo entre as partes (Grêmio e superficiária) o licenciamento de produtos envolvendo a Arena. Pior, na cláusula 11.1 está expresso que 35% das receitas com produtos relacionados à Arena irão para a superficiária.

Considerando que todos os produtos licenciados relacionados à Arena necessariamente envolverão a marca Grêmio até que sejam comercializados os chamados naming rights, afinal inconcebível que sejam levados ao mercado produtos sobre o novo estádio sem envolver o nome do clube (atrativo pela paixão e a massa consumidora aficionada), não mais subsiste a afirmação original de 2008, aprovada pelo Conselho Deliberativo, que as receitas de produtos da marca não seriam alcançadas pelo negócio da Arena. Perde, de novo, o Grêmio.

A superficiária (construtora) se beneficiará, assim, da marca Grêmio no licenciamento dos produtos do estádio (negócio do clube), mas o Grêmio não irá se beneficiar da utilização do seu nome na comercialização dos empreendimentos da construtora OAS de apartamentos (negócio da construtora) no Humaitá e mesmo no futuro condomínio na área do Olímpico. Em ambos o clube tem participação zero. Aliás, o mercado imobiliário já começa a ofertar apartamentos no Humaitá e, para tanto, usa o nome do Grêmio. Um dos anúncios da corretora Noblesse diz: “Faça parte dessa história torcedor Gremista. Venha morar na casa do Grêmio, no maior empreendimento imobiliário de Porto Alegre e região. Apartamentos de 2 e 3 dormitórios com suíte em condomínio fechado junto ao complexo Grêmio Arena. Cadastre-se e receba informações privilegiadas”. Fatura-se usando a marca Grêmio e o clube nada recebe em contrapartida.

A cláusula 9.2 prevê o aumento da banda de financiamento para 260 milhões de reais, mas com um detalhe. Dá nova redação à cláusula original de 2008 que prevê correção do valor pelo INCC (Índice Nacional da Construção Civil) desde a data da assinatura do contrato original, o que elevará o valor para um montante acima dos 260 milhões e perto de 300 milhões de reais. Considerando a amortização do financiamento em prazo não superior ao início das obras (20 de setembro de 2010), o custo de amortização tende a ser extremamente elevado, reduzindo dramaticamente o potencial de superávit e agravando, sobremaneira, a perspectiva de déficit para o Grêmio na operação, cabendo recordar que na Arena, diferentemente do Estádio Olímpico, o custo sócio terá que ser reembolsado para a superficiária (concreto) e que o nível de receitas esperado (teórico) é desconhecido em toda a sua extensão.

Finalmente, em caso do almejado superávit da empresa superficiária, a repactuação que é proposta no aditivo prevê a redução do variável (lucro líquido ajustado) para o Grêmio de 100% para 65%, nos termos da cláusula 11.1, sem que haja qualquer alteração a favor do clube no fixo (equilíbrio contratual). Majora-se o risco do negócio sem que haja uma contrapartida no contratualmente assegurado que é o fixo, em nítido e notório desequilíbrio. Grosso modo, seria como em um contrato de seguro haver um reajuste expressivo do prêmio com redução da cobertura indenizatória, o que nenhum tribunal endossa ante a aberração jurídica.

Em síntese, o aditivo contratual prevê (1) aumento da capacidade do estádio sem que haja justificativa técnica, (2) traz o risco do clube fazer desembolso que beneficie terceiros sem compensação, (3) importa que o clube custeie em parte seu CT e mobiliário da sua administração a despeito do gozo pela superficiária dos benefícios fiscais obtidos tão-somente porque o estádio era do Grêmio, (4) compromete com a construtora receitas de produtos licenciados que versem sobre a Arena e que potencialmente usam a marca Grêmio, (5) aumenta dramaticamente o teto de financiamento e custo total do negócio com amortização destes nas receitas obtidas pelo novo estádio, e (6) reduz o percentual do variável sem que haja qualquer alteração no fixo.

Salvo melhor juízo, o aditivo contratual me parece flagrantemente desfavorável para o Grêmio, para não dizer leonino no seu equilíbrio contratual. O valor do negócio sofre um aumento considerável, o clube arca com a maioria dos custos das obras de incremento e melhoria, o Grêmio tem reduzido o seu percentual de participação no variável sem um aumento do fixo e, ainda, admite dividir parte de suas receitas de licenciamento nos produtos atinentes ao estádio do Humaitá.

Sou fervoroso torcedor do projeto Arena e do sucesso frente ao negócio das pessoas que hoje comandam ou comandaram no passado, mas, antes e acima de tudo, está o Grêmio e seus interesses maiores, prejudicados em meu entendimento com a repactuação. O tema merece uma profunda reflexão, debate de opiniões técnicas, e a pressão conspira em nosso desfavor.

Alexandre Amaral de Aguiar
(Sócio patrimonial desde 1975 e ex-conselheiro do Grêmio)

alibabaregis
August 26th, 2011, 04:29 PM
A OAS construirá o CT do Grêmio, mas seus custos serão pagos pela Arena (a superficiária) com os valores que ela obterá de isenções tributárias. Ou seja, o limite de gasto com o CT está claro - 30 milhões - e quanto mais sofisticado e caro for o CT, maior serão as despesas da Arena, que por fim, acabarão reduzindo seus lucros.

Júlio, eu não encontrei em nenhum lugar do aditivo que o limite de gasto com o CT é de 30 milhões. O CT entra no bolo com todo o resto, que será pago com as isenções e a redistribuição da receita líquida.

Fgl1983
August 26th, 2011, 04:31 PM
Lembrem-se que pelo sistema de direito de superfície, o Grêmios será proprietário do terreno do Humaitá, em troca pelo terreno da Azenha.

Eu entendo outra coisa: a empresa Arena S/A (superficiária) é que será proprietária, inicialmente, da construção e depois de 20 anos do terreno também.

A Arena S/A e a associação Grêmio Football Porto Alegrense não se confundem. Os dois são pessoas jurídicas diversas.

Poderia se dizer que o Grêmio só será "dono" da Arena apenas se detiver 100% das ações da Arena S/A (nem sei se é juridicamente possível).

Por isso repito o Grêmio (diretamente ou através de uma empresa como a Grêmio Empreendimentos) será sócio da empresa Arena S/A (proprietária da Arena) juntamente com outros acionistas.

alibabaregis
August 26th, 2011, 04:32 PM
Não tive acesso aos anexos pq não solicitei.

O Dr. Preis está lendo e analisando tudo. Vou pedir o parecer dele também!

Abracos

Se conseguir uma cópia dos aditivos ganha a minha gratidão eterna... :)

Juliodpa
August 26th, 2011, 04:50 PM
Lembrem-se que pelo sistema de direito de superfície, o Grêmios será proprietário do terreno do Humaitá, em troca pelo terreno da Azenha.

Eu entendo outra coisa: a empresa Arena S/A (superficiária) é que será proprietária, inicialmente, da construção e depois de 20 anos do terreno também.

A Arena S/A e a associação Grêmio Football Porto Alegrense não se confundem. Os dois são pessoas jurídicas diversas.

Poderia se dizer que o Grêmio só será "dono" da Arena apenas se detiver 100% das ações da Arena S/A (nem sei se é juridicamente possível).

Por isso repito o Grêmio (diretamente ou através de uma empresa como a Grêmio Empreendimentos) será sócio da empresa Arena S/A (proprietária da Arena) juntamente com outros acionistas.

Para se caracterizar direito real de superfície alguém deve ser dono de um terreno sob o qual outro construirá e/ou explorará uma construção durante um certo período.

Hoje a OAS é dona do terreno e da construção, através de duas empresas diferentes (a Nova Humaitá SA, extinta e incorporada a OAS SA, conforme explicação do aditivo, e Arena SA), mas em 30 de novembro de 2012 (agora se sabe a data) haverá a troca do terreno da Azenha pelo do humaitá e então começarão a valer as cláusulas do contrato de exploração de superfície por 20 anos, em que o Grêmio será cedente da superfície e a Arena SA será a superficiária.

alibabaregis
August 26th, 2011, 04:58 PM
Sobre o texto do Alexandre Amaral de Aguiar, algumas considerações:

Sobre o fato de a Arena ser inaugurada incompleta, me parece que o que vai ficar de fora será a parte de shopping no interior da mesma, a qual não é imprescindível;

Sobre as 2 mil cadeiras do Grêmio, para mim parece claro que serão utilizadas para indenizar parte dos propretários de cadeiras cativas, sócios patrimoniais, etc... do Olímpico, que é uma coisa que nunca havia ficado bem esclarecida.

De resto, concordo em quase tudo, salientando que não fica claro qual a contrapartida que a OAS dará naquelas melhorias que resultarem em benefício comum e aumento de receita/diminuição de despesa. É justo que o Grêmio pague integralmente pelo CT e pelo aumento da área administrativa, mas despesas como a da construção da subestação tem que ser compartilhadas, e isso não ficou claro.

Juliodpa
August 26th, 2011, 05:00 PM
Júlio, eu não encontrei em nenhum lugar do aditivo que o limite de gasto com o CT é de 30 milhões. O CT entra no bolo com todo o resto, que será pago com as isenções e a redistribuição da receita líquida.

Isso fica implícito no ítem (xiii) do aditivo, que explica que as isenções de impostos destinadas a construção da Arena do Grêmio VIABILIZARÃO não só a construção do CT do Grêmio, como a compra dos equipamentos e mobiliários da área administrativa da Arena e os acréscimos das áreas do Grêmio.

E, como disse, não teria sentido gastar mais dos que o valor das isenções, pois isso estaria impactando negativamente os custos da Arena.

Acoustic
August 26th, 2011, 05:05 PM
Eu li o aditivo e acho que sera' um bom negocio para ambas as partes. O tal Alexandre Aguiar esperava um CT novo e toda mobilia de graca?

Juliodpa
August 26th, 2011, 05:07 PM
Sobre as 2 mil cadeiras do Grêmio, para mim parece claro que serão utilizadas para indenizar parte dos propretários de cadeiras cativas, sócios patrimoniais, etc... do Olímpico, que é uma coisa que nunca havia ficado bem esclarecida.

Também acho e com isso o Grêmio não terá de "comprar" essas cadeiras a cada jogo, valor que no fim das contas seria descontado da parcela fixa do Grêmio de 7 milhões (depois 14 milhões atualizados).

renan_ego
August 26th, 2011, 07:27 PM
Até o outro dia estava tudo Ok.

Eu disse que tinha coisas erradas aí.. que estava faltando transparência, que essa questão de aumentar a capacidade sem estudo técnico, SEM MOTIVO, não estava certa, entre outras coisas.

Mas mandaram confiar no engenheiro.. taí o resultado: um contrato monstro que vira a mesa.

E ainda, a questão do orçamento.. há tempos que falo: se a Arena é privada e está custando uns R$ 500 milhões... então qual seria o custo dela se a OAS não fosse parceira, mas contratada apenas para construir??? 1 bilhão? A Arena é tudo isso?

O Antonini tem qeu parar de querer aparecer em toda e qualquer reportagem, ficar falando frases bobinhas para virar manchete.. e começar a falar o que importa mesmo, que são todos os detalhes do contrato da Arena.

Está faltando MUITA TRANSPARÊNCIA.

E, falando de Direito, o Antonini é um mero engenheirozinho, ou seja, total incompetência para tratar de um contrato.

Enfim, dêem mais tempo para as comissões jurídicas.. e não tentem fazer a aprovação em toque de caixa.

Fgl1983
August 26th, 2011, 07:28 PM
Para se caracterizar direito real de superfície alguém deve ser dono de um terreno sob o qual outro construirá e/ou explorará uma construção durante um certo período.

Hoje a OAS é dona do terreno e da construção, através de duas empresas diferentes (a Nova Humaitá SA, extinta e incorporada a OAS SA, conforme explicação do aditivo, e Arena SA), mas em 30 de novembro de 2012 (agora se sabe a data) haverá a troca do terreno da Azenha pelo do humaitá e então começarão a valer as cláusulas do contrato de exploração de superfície por 20 anos, em que o Grêmio será cedente da superfície e a Arena SA será a superficiária.

Então ficará assim:
1) a propriedade do terreno do Humaitá será transferida para a associação Grêmio, em dez/12.
2) A Arena S/A será a superficiária ("proprietária" da construção) pelo prazo de 20 anos, quando então toda a propriedade (terreno e construção) passará a ser somente da associação Grêmio.
3) Necessariamente, a Arena S/A terá prazo de duração de 20 anos, pois neste momento, perderá o seu objeto.

alibabaregis
August 26th, 2011, 08:13 PM

Eu disse que tinha coisas erradas aí.. que estava faltando transparência, que essa questão de aumentar a capacidade sem estudo técnico, SEM MOTIVO, não estava certa, entre outras coisas.

Mas mandaram confiar no engenheiro.. taí o resultado: um contrato monstro que vira a mesa.

E ainda, a questão do orçamento.. há tempos que falo: se a Arena é privada e está custando uns R$ 500 milhões... então qual seria o custo dela se a OAS não fosse parceira, mas contratada apenas para construir??? 1 bilhão? A Arena é tudo isso?

O Antonini tem qeu parar de querer aparecer em toda e qualquer reportagem, ficar falando frases bobinhas para virar manchete.. e começar a falar o que importa mesmo, que são todos os detalhes do contrato da Arena.

E, falando de Direito, o Antonini é um mero engenheirozinho, ou seja, total incompetência para tratar de um contrato.

Enfim, dêem mais tempo para as comissões jurídicas.. e não tentem fazer a aprovação em toque de caixa.

Concordo que o Antonini quer aparecer a todo o custo, e isso também me incomoda (é obvio que ele está se lançando à sucessão do Odono), mas acho que "mero engenheirozinho" ficou um pouco pesado... Ele tem seus defeitos, mas também tem méritos. O Odono é advogado e é aquela "competência" toda... :lol:

Pine
August 26th, 2011, 08:17 PM

Acho inadequado a desqualificação profissional de dirigentes de clube. Corre-se o risco de alguém afirmar "que um mero advogadozinho está dando palpites de engenharia e arquitetura"

diosandri
August 26th, 2011, 09:02 PM
http://www.orkut.gmodules.com/gadgets/proxy?refresh=86400&container=orkut&gadgets=http%3A%2F%2Forkut.com%2Fimg.xml&url=http%3A%2F%2Fwww.arena.gremio.net%2Fpublic%2Fupload%2Ftimelapse_photos%2F2011%2F08%2F24%2F17_2dv26o.jpg

Alguém saberia explicar do que se trata essa escavação à frente do setor Norte?

Drenagem provisória, definitiva...?

Acoustic
August 26th, 2011, 09:57 PM

Quem es tu pra falar assim? Va' se informar e depois volte mais informado e calmo.

mestresplynter
August 26th, 2011, 10:27 PM
creio que drenagem definitiva não deve ser, mas uma provisória, com a quantidade de chuva, seria uma boa hehe

alibabaregis
August 26th, 2011, 11:20 PM
Alguém saberia explicar do que se trata essa escavação à frente do setor Norte?

Drenagem provisória, definitiva...?

É o fosso, que será construído e depois coberto... :lol:

AcesHigh
August 27th, 2011, 12:30 AM
o engenheirozinho certamente tem o aconselhamento jurídico de muitos advogadozinhos, portanto acho que alguns foristazinhos deviam ficar mais em seus lugarzinhos ao invés de partir pra ofensinhas. :lol:

Pine
August 27th, 2011, 01:04 AM
Arena e aditivo: final feliz

Postado por Hiltor Mombach em 26 de agosto de 2011 - Grêmio

Adalberto Preis esteve reunido ontem com vários representantes da OAS, Raul Régis de Freitas Lima, Antonini, Pegoraro, Gustavo Pinheiro e Cristiano Koehler. Preis viu muita boa vontade por parte de todos em promover ajustes na redação do aditivo que aumenta o financiamento da Arena para R$ 260 milhões. Preis no Twitter: “Então, todos os temas tratados na reunião de hoje tiveram “final feliz”. Questões a menos para preocupação das Comissões.”

Adalberto Preis comemorou com tuitadas: “Foi aceita também a ponderação relativa ao orçamento. OAS apresentou com justificativa do aumento do custo e o Grêmio terá prazo p/ auditar. Ponderação de @alexaguiarpoa de que a redação permitia entender que os investimentos p/ compensar incentivos fiscais seriam pagos pelo Grêmio… Redação deixará claro que tais investimentos não poderão afetar receita do Grêmio na Superficiária

http://www.correiodopovo.com.br/blogs/hiltormombach/

diosandri
August 27th, 2011, 01:19 AM
^^

@adalbertopreis Adalberto Preis
Tivemos mais uma reunião esta tarde sobre o Aditivo.Assim como na reunião anterior,houve avanços importantes. Compareci a convite do Pres CD

Na reunião anterior, levantei que a redação levava ao entendimento de que o acréscimo no financiamento seria reajustado desde dez/2008.

Ponderação prontamente aceita, pois a intenção era/é mencionar o financiamento novo a valor presente sem reajuste. Redação será alterada

Foi aceita também a ponderação relativa ao orçamento. OAS apresentou com justificativa do aumento do custo e o Grêmio terá prazo p/ auditar

Ponderação de @alexaguiarpoa de q a redação permitia entender q os investimentos p/ compensar incentivos fiscais seriam pagos pelo Grêmio...

...tb aceita. Redação deixará claro que tais investimentos não poderão afetar receita do Grêmio na Superficiária.

Então, todos os temas tratados na reunião de hoje tiveram “final feliz”. Questões a menos para preocupação das Comissões.

Participaram da reunião vários representantes da OAS, Pres. Régis, Antonini e Pegoraro pela GE/Grêmio mais Gustavo/Jurídico e Koehler/GG

alibabaregis
August 27th, 2011, 02:05 AM
Só acredito em final feliz depois que constarem no aditivo as cadeiras rebatíveis. ONDE ESTÃO AS CADEIRAS REBATÍVEIS?????? :lol:

Acoustic
August 27th, 2011, 02:55 AM
So' pode que o final sera' feliz, o negocio e' bom pra todo mundo.

Acoustic
August 27th, 2011, 02:58 AM
o engenheirozinho certamente tem o aconselhamento jurídico de muitos advogadozinhos, portanto acho que alguns foristazinhos deviam ficar mais em seus lugarzinhos ao invés de partir pra ofensinhas. :lol:

Sem falar que ninguem precisa cursar Direito para saber ler e interpretar textos ne'... O Antonini, alias, e' um dos individuos mais competentes que ha' no Gremio.

ZekaPOA
August 27th, 2011, 03:33 AM
Segundo lance de arquibancada começa a ser erguido na Arena

Previsão é que até outubro esta etapa da construção esteja pronta

O período longo de chuvas em Porto Alegre não permitiu que os operários adiantassem a obra da Arena do Grêmio, no entanto, tudo corre conforme o cronograma elaborado pela OAS, parceira do clube no projeto. O segundo lance de arquibancada do novo estádio tricolor já começou a ser erguido. Segundo Eduardo Antonini, presidente da Grêmio Empreendimentos, esta etapa estará concluída até outubro
– O segundo piso de arquibancadas está sendo construído em módulos. Começamos pelo norte e vamos fazer toda a circunferência. Até outubro estará pronto o segundo piso – disse Antonini.

http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/futebol-gremio,3464294,FOTOS-Segundo-lance-de-arquibancada-comeca-a-ser-erguido-na-Arena.html

Alguém podia publicar as fotos, não consigo via iPhone.

alibabaregis
August 27th, 2011, 03:49 AM
Atendendo a pedidos...

http://www.clicrbs.com.br/rbs/image/11848490.jpg

http://www.clicrbs.com.br/rbs/image/11848699.jpg

http://www.clicrbs.com.br/rbs/image/11848683.jpg

http://www.clicrbs.com.br/rbs/image/11848667.jpg

renan_ego
August 27th, 2011, 05:12 AM
Acho inadequado a desqualificação profissional de dirigentes de clube. Corre-se o risco de alguém afirmar "que um mero advogadozinho está dando palpites de engenharia e arquitetura"

Não me fiz entender..

quis dizer que para tratar de algo jurídico ele é totalmente inadequado.. que ser engenheiro nao eh nada nessa hora. Não que ser engenheiro seja ruim, pelo contrário, é uma das profissões onde os caras são mais inteligentes.

Mas para tratar do contrato, ele não é a melhor pessoa. O Preis era advogado, por exemplo, então sabia que, pelos menos nas questões jurídicas, o Grêmio estava bem.

renan_ego
August 27th, 2011, 05:19 AM
Sem falar que ninguem precisa cursar Direito para saber ler e interpretar textos ne'... O Antonini, alias, e' um dos individuos mais competentes que ha' no Gremio.

Direito não é só ler lei. Isso qqr um que faça direito vai te dizer.

Competente para ser engenheiro é uma coisa, para tratar negócios jurídicos grandes nem a pau. Não fosse assim, os escritórios de advocacia não cobrariam a banana que cobram para fazer os contratos para os outros, como o Grêmio/OAS.

Não esquecem que o Grêmio perdeu o Ronaldinho por um ERRO DE INTERPRETAÇÃO da lei por parte do departamento jurídico do clube, teoricamente composto só por especialistas em Direito.

renan_ego
August 27th, 2011, 05:23 AM

já expliquei acima que fui mal intepretado, mas é bom ver como os outros reagem numa situação destas.

renan_ego
August 27th, 2011, 05:26 AM
E, falando de Direito, o Antonini é um mero engenheirozinho

"falando de Direito".

renan_ego
August 27th, 2011, 05:31 AM
^^

Tivemos mais uma reunião esta tarde sobre o Aditivo.Assim como na reunião anterior,houve avanços importantes. Compareci a convite do Pres CD

Na reunião anterior, levantei que a redação levava ao entendimento de que o acréscimo no financiamento seria reajustado desde dez/2008.

Ponderação prontamente aceita, pois a intenção era/é mencionar o financiamento novo a valor presente sem reajuste. Redação será alterada

Foi aceita também a ponderação relativa ao orçamento. OAS apresentou com justificativa do aumento do custo e o Grêmio terá prazo p/ auditar

Ponderação de @alexaguiarpoa de q a redação permitia entender q os investimentos p/ compensar incentivos fiscais seriam pagos pelo Grêmio...

...tb aceita. Redação deixará claro que tais investimentos não poderão afetar receita do Grêmio na Superficiária.

Então, todos os temas tratados na reunião de hoje tiveram “final feliz”. Questões a menos para preocupação das Comissões.

Participaram da reunião vários representantes da OAS, Pres. Régis, Antonini e Pegoraro pela GE/Grêmio mais Gustavo/Jurídico e Koehler/GG

Nessas horas vale a pena ter algumas pessoas no Grêmio fazendo oposição sadia.

alibabaregis
August 27th, 2011, 05:44 AM
Nessas horas vale a pena ter algumas pessoas no Grêmio fazendo oposição sadia.

Concordo e aplaudo o Preis. :applause:

Pine
August 27th, 2011, 12:13 PM
Calendário

O Grêmio já estuda o festival de inauguração da Arena e de despedida do Olímpico. Uma das propostas é convidar duas equipes top da Europa e o Peñarol, adversário da primeira final da Libertadores da América (1983).

Seria disputado um quadrangular. Os primeiros dois jogos no Olímpico, as decisões no novo estádio. Segundo a OAS, a Arena deverá ser entregue em novembro do ano que vem – assim o torneio poderia ser marcado para dezembro, após o Brasileirão.

http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a3464495.xml&template=3916.dwt&edition=17828&section=1010

mestresplynter
August 27th, 2011, 03:49 PM
Calendário

O Grêmio já estuda o festival de inauguração da Arena e de despedida do Olímpico. Uma das propostas é convidar duas equipes top da Europa e o Peñarol, adversário da primeira final da Libertadores da América (1983).

Seria disputado um quadrangular. Os primeiros dois jogos no Olímpico, as decisões no novo estádio. Segundo a OAS, a Arena deverá ser entregue em novembro do ano que vem – assim o torneio poderia ser marcado para dezembro, após o Brasileirão.

http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a3464495.xml&template=3916.dwt&edition=17828&section=1010

achei ÓTIMA a idéia!!! :cheers1:

alibabaregis
August 27th, 2011, 04:03 PM
É bom que o Grêmio tenha time para isso. Do contrário a Arena pode ser inaugurada com um fiasco. Igual ao Olímpico...

Sangnaris
August 27th, 2011, 04:21 PM

Claro que estava Ok, o aditivo mal tinha chego nas mãos do clube, não tinha sido analisado.

Agora temos embasamento real para podermos falar algo, antes eram apenas achismos.

Gostei muito das ponderações do Alexandre, do interesse do Prais e do nível de análises deste aditivo por parte de todos. Estão acontecendo críticas construtivas e fico com a impressão de que o aditivo não será aprovado pelo conselho se não trouxer segurança ao clube, mesmo que se precise de mais tempo de análise e algumas alterações.

O que acho provavelmente vai ocorrer é que haverão algumas alterações no aditivo a pedido do conselhom, novas reuniões e ai sim talvez uma posterior aprovação. Considero que sairemos ganhando no fim, com a aprovação ou não do aditivo, com tanta gente em cima deste documento diminui muito a chance de aprovarmos algo muito ruim ao clube.

AcesHigh
August 27th, 2011, 05:59 PM
Competente para ser engenheiro é uma coisa, para tratar negócios jurídicos grandes nem a pau.

sim, mas e quem disse que o Antonini não é assessorado por especialistas jurídicos. Tu fala como se ele sozinho cuidasse de tais questões :|

Calvin Porto
August 27th, 2011, 07:29 PM
Incrível é ver a imprensa gaúcha boicotando a Arena como alternativa para a Copa do Mundo e também para Copa das Confederações.

Ficam dizendo que se o estádio veermelho não estiver em codições até dezembro de 2012, Porto Alegre ficará fora da Copa das Confederações.

Isso é no mínimo chamar o povo gaúcho de idiota e desinformado.

Todos sabem que a Arena ficará pronta nessa época, perto do final do mundo marcado para o dia 21 de dezembro e que o Brasil ficará de fora por falta de estrutura.

Portanto, se o mundo não acabar todos poderão ver um dos mais completos estádios do Brasil, prontinho e atendendo todas as exigências da desmoralizada FIFA.

Fgl1983
August 27th, 2011, 09:36 PM
Só acredito em final feliz depois que constarem no aditivo as cadeiras rebatíveis. ONDE ESTÃO AS CADEIRAS REBATÍVEIS?????? :lol:

Em breve, acho que teremos dois novos movimentos políticos: o Imortal Cadeiras Rebatíveis e o Cadeiras Fixas Acima de Tudo:nuts:

alibabaregis
August 28th, 2011, 12:02 AM
^^ Como eu me associo? :lol:

alibabaregis
August 28th, 2011, 12:05 AM
Ficam dizendo que se o estádio veermelho não estiver em codições até dezembro de 2012, Porto Alegre ficará fora da Copa das Confederações.

Eu digo o mesmo. Duvido que usem outro estádio que não o Beira-Rio para a Copa das Confederações. Rezo para que os fatos me desmintam, mas duvido muito...

"Definidas as 5 sedes da Copa das Confederações 2013
Com São Paulo de fora, ensaio-geral da Copa de 2014 será realizado no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Porto Alegre

A Copa das Confederações de 2013 já tem suas cinco sedes definidas: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Porto Alegre. São Paulo ficou de fora, conforme já havia antecipado o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke.

O anúncio oficial das sedes e do calendário do torneio será feito em 29 de julho, no Rio de Janeiro (na verdade, ficou para outubro). Mesmo se algum dos cinco estádios selecionados não for reformado a tempo, não haverá substituições. Neste caso, o torneio será disputado em quatro sedes.

A Fifa considera a Copa das Confederações um ensaio-geral da Copa do Mundo. São Paulo é a principal candidata a receber a partida inaugural da Copa de 2014, no futuro estádio do Corinthians, mas a Fifa não conta com a conclusão das obras até a Copa das Confederações e descarta realizar o torneio em outros campos da cidade."

http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/copa-das-confederacoes-define-sedes-sao-paulo-esta-fora

AcesHigh
August 28th, 2011, 02:27 AM
não haverá substituições se refere a questão de cidades. Não de estádios. Se a cidade sede resolver trocar o estádio, acredito ser possível. Mas claro, a cidade então trocará tb o estádio pra Copa do Mundo.

gvieceli
August 28th, 2011, 03:14 AM
Alterações feitas no aditivo:

Pessoal,

Ocorreram algumas alterações no aditivo. Calma, foram todas alterações benéficas para o clube. Foram feitas melhorias em pontos levantados pelo Dr. Adalberto Preis e pelo ex-conselheiro Alexandre Aguiar. Aliás, importante salientar que o Dr. Preis foi CONVIDADO pelo Dr. Raul Régis para participar da reunião com a OAS. Ao ex-conselheiro Alexandre Aguiar (meu amigo pessoal, grande gremista e sempre participativo, mesmo estando fora do conselho), foi feita uma consulta e solicitada a sua opinião à respeito do novo documento, uma vez que as críticas que o mesmo fez ao antigo aditivo eram totalmente pertinentes.

O que mudou:

- CT, aumento das áreas e mobiliário ficam todo por conta da OAS. Antes estava especificado que isto seria por conta da superficiária. Isso significaria que o Grêmio estaria pagando também, de forma que os incentivos fiscais adquiridos pelo clube seriam, em outras palavras, inúteis. Agora isto foi corrigido.

- Ficou estipulado que TODO E QUALQUER SOLICITAÇÃO DE FINANCIAMENTO ACIMA DO VALOR MÍNIMO DEVE SER SER APROVADO PELO GRÊMIO. Logo, para solicitar um valor de financiamento maior do que o valor MÍNIMO (que é R$ 140 milhões), a OAS deverá apresentar os orçamentos e justificar para o Grêmio o motivo da solicitação.

- O valor MÁXIMO do financiamento será de R$ 260 milhões, SEM CORREÇÕES. No contrato anterior, este valor seria atualizado por um índice que não me recordo o nome, mas que faria com que o montante atingisse um valor superior à R$ 300 milhões.

Tais melhorias são extraordinárias.

Existem algumas ressalvas ao aditivo (como o fato do clube receber o estádio em novembro de 2012 sem que a OAS seja obrigada a entregar as áreas administrativas prontas).

Porém, tais pontos são sanáveis e minoritários, comparando com o objetivo principal deste aditivo.

No futuro, pode ser feito um novo aditivo para corrigir estas questões menores, podemos assim dizer.

Saudações tricolores

gvieceli
August 28th, 2011, 03:18 AM
Para acabar com a questão das cadeiras rebatíveis, eis o email que o Antonini me mandou durante a semana:

"Eduardo Antonini .....@gmail.com
paraGiuliano Vieceli <giuliano.vieceli@gmail.com>

data23 de agosto de 2011 10:51
assuntoRe: Bom dia
enviado porgmail.com
assinado porgmail.com
Importante principalmente por causa das pessoas na conversa.

ocultar detalhes 23 ago (5 dias atrás)

A propósito, com o aditivo também resolvemos as cadeiras, serão todas rebatíveis.
Abs"

alibabaregis
August 28th, 2011, 04:18 AM
Já tens o meu voto para presidir a GE no próximo mandato, Giuliano!

gabriel campos
August 28th, 2011, 04:21 AM
Hoje passei em frente da arena e ja começaram a colocar pré moldados.

gvieceli
August 28th, 2011, 05:20 AM
Já tens o meu voto para presidir a GE no próximo mandato, Giuliano!
Xiiiiii, vai demorar, ahahahahaha!!

Mas valeu pelo apoio! :)

fdequi
August 28th, 2011, 05:09 PM
PONTO 1: coisa que tenho que comentar é a inocencia que se instalou aqui, na minha opiniao... nao será um mes antes que fará a fifa/col olhar a arena com melhores olhos... isso so tem um motivo: querem que o odone estoure o champanhe da inauguração da arena... em dezembro atletas estarao de ferias e, logo, sem jogo... e estao pressentindo que nao terá reeleição... simples... MAS EU CONCORDO COM ISSO, QUEM TEM QUE INAUGURAR É QUEM TRABALHOU POR ISSO!!!.

PONTO 2: é interessante que seja ajustado no aditivo a questao da subestação, limitando seu uso SOMENTE À ARENA. Seria bom que insistissem nesta clausula...

edit: exclusao de redundancia

fdequi
August 28th, 2011, 05:15 PM
outra coisa, passei ontem na frente das obras, e nao existem fotos que possam descrever o que está acontecendo por lá... tipo, as obras nao estao nem perto do que serão, mas ja demonstram uma baita monstruosidade... impressionante... somando-se aos viadutos da rodovia do parque, entao, a coisa fica assombrosa... muito legal e sugiro que quem ainda nao passou por ali, faça-o logo... realmente muito legal

contei 5 gruas, mas nao sei se elas se destinavam para arena, rodovia, ou ate mesmo novos empreendimentos residencias da oas (acho que esse ultimo nao, nao vi nenhuma obra que justificasse gruas para o estagio em que se encontram os empreendimentos residencias)

gvieceli
August 28th, 2011, 05:46 PM
outra coisa, passei ontem na frente das obras, e nao existem fotos que possam descrever o que está acontecendo por lá... tipo, as obras nao estao nem perto do que serão, mas ja demonstram uma baita monstruosidade... impressionante... somando-se aos viadutos da rodovia do parque, entao, a coisa fica assombrosa... muito legal e sugiro que quem ainda nao passou por ali, faça-o logo... realmente muito legal

contei 5 gruas, mas nao sei se elas se destinavam para arena, rodovia, ou ate mesmo novos empreendimentos residencias da oas (acho que esse ultimo nao, nao vi nenhuma obra que justificasse gruas para o estagio em que se encontram os empreendimentos residencias)
Eu passei ali domingo passado, realmente as obras da arena e do viaduto assombram.

Vai ser monumental.

gabriel campos
August 28th, 2011, 06:36 PM

Ontem eu também passei na frente , pelas fotos não da para ver como é um ''MONSTRO'' essa obra com aqueles viadutos enormes e com a arena com aquelas gruas enormes que pareciam estar encima da freeway.

douglucas
August 28th, 2011, 07:06 PM
Hoje passei em frente da arena e ja começaram a colocar pré moldados.
colocar pré moldados aonde??

ZekaPOA
August 28th, 2011, 08:22 PM
^^Deve ser dos lances do segundo anel de arquibancadas.

alibabaregis
August 28th, 2011, 10:11 PM
PONTO 2: é interessante que seja ajustado no aditivo a questao da subestação, limitando seu uso SOMENTE À ARENA. Seria bom que insistissem nesta clausula...

Depende de quem vai pagar pela subestação. Se for paga parte pelo Grêmio, parte pela OAS, não vejo problema na utilização também pelo hotel e o shopping. O aditivo não diz que o custo total será pago pelo Grêmio.

Giuliano, depois de devidamente apreciados e discutidos pelo conselho dava para publicar os anexos?

gvieceli
August 29th, 2011, 02:35 AM
Depende de quem vai pagar pela subestação. Se for paga parte pelo Grêmio, parte pela OAS, não vejo problema na utilização também pelo hotel e o shopping. O aditivo não diz que o custo total será pago pelo Grêmio.

Giuliano, depois de devidamente apreciados e discutidos pelo conselho dava para publicar os anexos?
Não sei...

Conseguir este tipo de documentação para divulgar é difícil.

Hoje eu fiquei sabendo que aquele aditivo que vazou, na época, já era um antigo!

alibabaregis
August 29th, 2011, 03:48 AM
Então aproveita e nos consegue uma cópia do aditivo novo, também... :lol::lol::lol:

arqmalmeida
August 29th, 2011, 05:35 AM
http://gremio21.wordpress.com/2011/08/29/o-custo-da-arena-hoje/
(http://gremio21.wordpress.com/2011/08/29/o-custo-da-arena-hoje/)
QUANTO CUSTA HOJE A ARENA?

Este estudo avalia o custo atualizado da ARENA em função da sua capacidade, não estão considerados aqui os novos itens propostos no segundo ADITIVO ao contrato da ARENA. Qualquer análise do ADITIVO tem que ter como referência este valor e a ele agregar os demais itens (Centro de Treinamento, Subestação, Certificação LEED, projeto de interiores e mobiliário das áreas do Grêmio, etc). O somatório do custo atualizado da ARENA com os novos itens previstos, bem como a sua forma de pagamento, financiamento e impacto sobre as receitas é que formam o ADITIVO. Uma versão do documento foi publicada no site do Jornal Correio do Povo (link). Assim é possível mesmo tendo apenas números globais estabelecer a diferença entre o custo com e sem o ADITIVO. De outra forma não estaríamos comparando grandezas e serviços similares.

O custo atualizado da ARENA para 56.400 lugares sentados hoje é de R$ 480.704.532,00. Este custo foi obtido considerado o acréscimo de capacidade e a atualização financeira estabelecida no contrato firmado em dezembro de 2008.

SOBRE A CAPACIDADE

Para efeitos deste estudo consideram-se somente os lugares sentados não levando em conta a remoção de cadeiras para jogos do Grêmio. Esse critério se justifica, pois os valores, custos e padrões constantes no contrato se referem a uma ARENA “PADRÃO FIFA”.

Desde 2006 a ARENA teve diferentes capacidades:
- o estudo de pré-viabilidade elaborado pela empresa Holandesa Amsterdam Arena Advisory (AAA), apontou 50.000 lugares como capacidade ideal.
http://www.gremio.net/news/view.aspx?id=1397&language=0
http://www.advisory.amsterdamARENA.nl/en/projects/gremio-stadium
- o Projeto Básico constante nos Anexos do contrato estabeleceu 52.400 lugares.
- o Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) foi apresentado e aprovado na Prefeitura em 2009 com 52.400 lugares
- o projeto arquitetônico analisado pelo Arquiteto Carlos de La Corte, em 2010, contemplava 54.340 lugares.
- a mais recente versão oficial publicada aponta para 53.922 lugares.
http://www.copa2014.org.br/midia/site/Pedro-Santos-Aquiteto-responsavel-pelo-projeto-da-ARENA-Gremio.pdf
- Os últimos dados sobre o ADITIVO apontam para um acréscimo de 4 mil cadeiras à capacidade original prevista no contrato.

Pelo exposto acima e para efeito do cálculo do custo atualizado, nas tabelas abaixo, as capacidades consideradas foram de 52. 400 lugares para o CONTRATO e de 56.400 para o ADITIVO.

O CUSTO ATUALIZADO DA ARENA

Pelo contrato:

13.1 - (f) .... de financiamento equivalente a, no mínimo, 45% (quarenta e cinco por cento) do custo estimado de construção da ARENA, nunca inferior a R$ 140.000.000,00 (cento e quarenta milhões de reais) e nem superior a R $ 170.000.000,00 (cento e setenta milhões de reais) corrigidos pela variação do Índice Nacional de Custo da Construção, medido pela Fundação Getúlio Vargas desta data até a data de contratação do financiamento, e cujo prazo de amortização não exceda 10 (dez) anos, a contar do início da obra.”

Por custo não inferior e não superior pode-se entender uma margem de variação no custo global, dada a mesma capacidade de 52.400 lugares, prevista nos anexos. Essa variação não implica redução na qualidade ou do "padrão FIFA" a ser entregue ao Grêmio. Trata-se de valor mínimo e máximo global, acordado entre as partes e obtido através de estudos de viabilidade, indicadores de preços da construção civil e custo de estádios similares já construídos.
A divisão entre os diferentes custos estimados e a capacidade original gera “o custo por assento” que será adotado como indicador.

Em números redondos, à época da assinatura a ARENA custava no mínimo R$ 312 milhões e no máximo R$ 378 milhões. Conforme a TABELA - 1 o custo por assento variava entre R$ 6 mil e R$ 7,2 mil.

http://gremio21.files.wordpress.com/2011/08/tabela-1.jpg

Conforme e TABELA - 2 o custo da ARENA atualizado de acordo com o contrato, pelo Índice Nacional de Custo da Construção- INCC é de no mínimo R$ 368 milhões e no máximo R$ 447 milhões. O custo por assento deveria hoje ficar entre R$ 7,1 mil e R$ 8,5 mil também em números redondos.

http://gremio21.files.wordpress.com/2011/08/tabela-2.jpg

Considerando o aumento de capacidade previsto no ADITIVO, a ARENA “no padrão FIFA” deveria custar SEM os demais itens previstos no ADITIVO entre R$ 395 milhões e R$ 481 milhões

http://gremio21.files.wordpress.com/2011/08/tabela-3.jpg

A conclusão objetiva é que considerado o fator de correção do INCC entre 12/2008 e 08/2011 (1,182208) e a nova capacidade proposta, acrescida em 7,83% o custo total APENAS da Arena sem os novos itens propostos no ADITIVO é 27,25% maior.
Pois com base nesses dados é que devem ser feitas as avaliações de como aquilo que não estava previsto originalmente (seja área, tecnologia, serviço, equipamento ou certificação) pode impactar o custo global, o financiamento do BNDES e por consequência as receitas futuras do clube.

Nilcimar_Souza
August 29th, 2011, 05:37 PM
Para acabar com a questão das cadeiras rebatíveis, eis o email que o Antonini me mandou durante a semana:

"Eduardo Antonini .....@gmail.com
paraGiuliano Vieceli <giuliano.vieceli@gmail.com>

data23 de agosto de 2011 10:51
assuntoRe: Bom dia
enviado porgmail.com
assinado porgmail.com
Importante principalmente por causa das pessoas na conversa.

ocultar detalhes 23 ago (5 dias atrás)

A propósito, com o aditivo também resolvemos as cadeiras, serão todas rebatíveis.
Abs"

Não dá para incluir outra cobertura nesse aditivo não? :D

LP
August 29th, 2011, 05:50 PM
Pena que a chuva aqui em POA está castigando um pouco o andamento das obras, senão ja estaríamos no terceiro piso...

leandrobr
August 29th, 2011, 09:10 PM
De acordo com os números expostos pelo arqmalmeida:

A arena teve um aumento de 18,22% em decorrência da inflação (Correção do INCC),
o que daria aproximadamente 6,83% de reajuste anual. (Dez/2008 à Ago/2011)

Então, levando-se em consideração, somente o custo adicional das 4.000 cadeiras,
o aumento seria de 7,633%, ficando entre 28 e 34 milhões.

Projeções:
----------
Destas 4.000 cadeiras, o Grêmio receberá 2.000 cadeiras de forma gratuíta. (O Grêmio
não vai precisar repassar a OAS o valor destas cadeiras que forem usadas pelos Sócios).

Considerando o ingresso a R$ 50,00, 2.000 Lugares, 4 jogos por semana, 48 jogos por anos:
No máximo em 7 anos, o Grêmio recuperaria o custo adicional das 4.000 cadeiras, e após,
economizaria, pois não precisaria repassar a OAS o valor referente a estas 2.000 cadeiras.

* Se o valor do ingresso for R$ 70,00, por exemplo, em 5 anos o Grêmio recuperaria o custo
adicional das 4.000 cadeiras.

* Sem contar a possibilidade de uma maior receita em dias de estádio lotado.

arqmalmeida
August 29th, 2011, 11:33 PM
o calculo de retorno do investimento no aumento de capacidade esta correto
mas será que a receita desses lugares é livre de descontos por manutenção e afins?

RaphaFortes
August 30th, 2011, 12:30 AM
Creio que sim já que é destinado diretamente ao Grêmio. Tudo que for ser deduzido ou tiver que passar por algum "desconto" teria que ir para a Superficiária para que depois seja feita a "distribuição dos bens". Ao menos é assim que entendo esse contrato.

Sangnaris
August 30th, 2011, 05:21 AM
Pessoal, aditivo aprovado no conselho.

eletronic1979
August 30th, 2011, 06:59 AM
Pessoal, aditivo aprovado no conselho.

Feito!:cheers::cheers::cheers:

RaphaFortes
August 30th, 2011, 07:04 AM
Fonte: Giuliano na comunidade do orkut Grêmio Arena (OFICIAL)
Espero que o Giuliano não se incomode de eu postar aqui, mas como ele postou la...não vejo problemas.

ai vai

"[REUNIÃO DO CD] - Alterações no Projeto Arena
Apresentação do arquiteto da Plarc (mudanças no projeto):

- Distância para o gramado diminuiu 2,5 metros (distância será de 10 metros)

- Devido ao aumento da capacidade, foi adicionada mais uma rampa de acesso, largura da esplanada aumentada para 25 metros

- Primeiro anel e o das cadeiras gold tiveram a inclinação aumentada, o último não

- Haverão restaurantes panorâmicos atrás de cada uma das goleiras (com visão para o campo e para a esplanada)

- A parte dedicada aos deficientes está mais alta! Agora, se a pessoa que estiver sentada na frente ficar de pé, não prejudica o cadeirante que está na área exclusiva.

- As colunas do estacionamento tem uma distância de 25 metros entre si. Isso permite que estes espaços sejam utilizados para feiras, por exemplo, quando o estacionamento não estiver sendo utilizado. Também serve como praça de circulação coberta!

- O estacionamento será do mesmo nível da rua, não tendo mais sub-solo. Isso gera uma economia na manutenção, além de ser mais seguro.

- Antes, as placas de publicidade ficavam à 7 metros da linha do gramado e tinham 90 cm de altura. As redes de TV pediram para botar mais próximas ao campo, portanto agora elas ficam à 5 metros e tem 1 metro de altura.

- Aumentou o tamanho da zona mista por exigência da FIFA

- Aumentou também o tamanho das cabines de imprensa e da área VIP (estruturas que ficam logo abaixo da cobertura)

- Os pilares que ficariam no meio da área de circulação foram movidos para o limite da última linha de arquibancadas. Assim, a área de circulação ficou livre.

- Aquela parte azul do ao redor do estádio eram projetados para serem de alumínio. Porém, isto tirava a visibilidade e também a luminosidade dentro do estádio. Portanto, ao invés de alumínio, será utilizado vidro.

- Foram projetados mais banheiros para a área da avalanche

- O auditório (sala de imprensa) será também utilizado como sala do conselho deliberativo. Terá 378 assentos. Porém, os assentos das primeiras fileiras são removíveis, pois em coletivas FIFA as câmeras ficam na frente.

Não vi nada sobre cadeiras nem CT. Vamos ver se ele aparecer por aqui... dai a gente pergunta.

RaphaFortes
August 30th, 2011, 07:13 AM
"Tah, falar sobre as cadeiras.

As cadeiras serão todas rebatíveis.

E não serão nenhuma das cadeiras que fixaram lá. Constatou-se que eram todas de baixa qualidade e não atendiam ao torcedor.

Portanto, esqueçam os modelos que viram até hoje. Serão modelos rebatíveis diferentes dos que estão fixados para teste."

"... E o projeto do CT ficará a cargo do gremio.

A OAS destinou 5 milhoes para o projeto e execuçao do CT.

Se passar disso, o gremio banca.

Nestes 5 milhoes não se inclui equipamentos, ficam à cargo do gremio..

Já volto, vou escrever a parte do Antonini.
O CT não será muito grande. Terá dois campos, será apenas para os profissionais.

O Grêmio está tentando aumentar a área, para botar as escolinhas e o Instituto Geração Tricolor junto do CT."

Meu Deus... os caras lá são rapidos. Santo Giuliano... quanta paciencia.... que eu não teria. hahaha

In The End
August 30th, 2011, 08:43 AM
O melhor estilo de cadeiras na minha opinião:

http://www.copa2014.org.br/blog/arquibancada/wp-content/uploads/2009/09/foto-por-beaunose-flickr-allianz.jpg

gvieceli
August 30th, 2011, 08:45 AM
Bom, em primeiro lugar, quero falar a respeito da atitude do conselheiro João de Almeida Neto.

Após a apresentação do Carlos Eduardo, diretor da OAS, que explicou todo o processo de aquisição do finaciamento, desde o início até a fase que hoje se encontra, o referido conselheiro saiu da sala do Conselho Deliberativo e foi no repórter da Rádio Guaíba dizer que a OAS tinha ameaçado parar a obra se não fosse aprovado o aditivo.

Isto é uma MENTIRA DESLAVADA.

No seu discurso, o diretor da OAS apenas salientou que a OAS tinha se comprometido com o Grêmio em continuar as obras enquanto buscava o financiamento, e que este financiamento andaria junto com o investimento próprio. Só que o investimento próprio chegou ao limite agora em agosto, então eles precisam do financiamento para poder tocar as obras sem diminuir o ritmo ou até mesmo parar, visto que tem mais de 750 pessoas de fora do RS trabalhando na obra e para remobilizar e retomar a obra em caso de parada/diminuição é muito difícil, o atraso seria certo.

Então acredito ser um esclarecimento a ser feito antes de mais nada. A reunião foi tranquila, não houve nenhuma imposição nem nada!

Continuando então: a primeira apresentação foi do arquiteto da Plarq. Logo depois falou o Carlos Eduardo, diretor da OAS, seguido do conselheiro Sérgio Pegoraro, que é engenheiro, e fez um pedido para que os conselheiros fossem ver as obras da Arena para terem idéia da grandiosidade da obra, para ter idéia do que ela representa!

Logo depois o Antonini começou a sua apresentação. Relembrou os principais pontos do contrato original, visto que houve uma grande renovação do Conselho Deliberativo.

Valores:

Antes de mais nada, vale a pena ressaltar que a OAS fica responsável por TODO E QUALQUER PREJUÍZO QUE A SUPERFICIÁRIA TENHA, GARANTINDO ASSIM OS VALORES MÍNIMOS A SEREM RECEBIDOS PELO GRÊMIO.

Preço estimado em dezembro/2008: R$ 310 milhões
Valor estimado corrigido em setembro/2010 (início das obras): R$ 341 milhões
Preço efetivamente contratado: 475 milhões

A OAS apresentou os orçamentos com os motivos e o detalhamento da obra para justificar os R$ 475 milhões.

O Grêmio enviará estes documentos para uma empresa de engenharia especializada para dar o parecer dela e ver se está condizente com o mercado. ISTO, PORÉM, NÃO FAZ PARTE DO ADITIVO.

Os motivos alegados pela OAS, caso queiram saber, são os índices do INCC (utilizados para corrigir o valor da obra), o aumento no custo da mão de obra e, também, as alterações feitas no projeto.

Agora vamos ao que interessa, as alterações propostas no aditivo:

- Valores do financiamento

O contrato original estipulava que o VALOR MÍNIMO PARA FINANCIAMENTO deveria equivaler a 45% do valor da obra, mas tal financiamento não pode ser INFERIOR a R$ 140 milhões e nem SUPERIOR a R$ 170 milhões. Estes valores deveriam ser corrigidos, no momento da aquisição do financiamento, pelo índice INCC.

O que foi alterado nesta parte foi o valor MÁXIMO a ser solicitado pela OAS. Pelo contrato original, o valor máximo HOJE, após corrigir pelo índice INCC, seria de R$ 195 milhões (e não mais R$ 170 milhões).

A proposta é que este valor fosse aumentado para R$ 260 milhões, SEM NECESSIDADE DE CORREÇÃO, representando um aumento REAL de R$ 65 milhões.

- Melhorias

As melhorias no projeto feitas no aditivo foram dadas pelo Carlos De La Corte, que sugeriu que o clube aproveitasse o financiamento do BNDES (contraído através da OAS) para fazer tais melhorias.

São basicamente 3 melhorias (as outras são pequenas, não vale a pena detalhar): sub-estação de energia, selo LEED e o aumento da capacidade (até para atender os desejos da torcida de ter o maior estádio do RS e para fazer frente ao crescimento da torcida e o crescimento do quadro social).

- Aumento da capacidade: mais 4 mil cadeiras (ou seja, 56 mil com cadeiras na área da geral, 60 mil sem cadeiras na área da geral)

São duas mil cadeiras DO GREMIO (é uma espécie de reserva técnica, e o Conselho Deliberativo irá definir o que será feito com elas). As outras 2 mil ficarão no setor gold e pertencerão à superficiária (não à OAS). Ou seja, estas duas mil cadeiras também gerarão receitas para o clube.

O custo do aumento da capacidade é de R$ 27 milhões. A implantação desta mudança representa pro clube um ganho líquido no valor PRESENTE de R$ 18 milhões.

- Não haverá mais fosso. Dos estádios da Copa, 9 não terão fosso (inclusive o Beira-Rio).

- Certificação LEED: pode representar uma economia de cerca de R$ 3 milhões por ano, sendo 50% deste valor referente à reutilização da água da chuva. O investimento é de 5% do valor total da obra (R$ 25 milhões). Seis estádio da Copa estão sendo construídos com esta certificação e, no mundo, existem apenas outras 84 arenas com esta certificação.

Alguns benefícios do selo LEED: aumento da área comercial do estádio e valorização dos naming rights.

- Sub-estação: é um pedido do Grêmio à OAS. É uma estação de uso EXCLUSIVO DA ARENA. Existe no contrato original a construção de uma sub-estação de 13 KvA. Esta sub-estação vai continuar existindo.

O aditivo é para se construir, ALÉM DESTA ESTAÇÃO DE 13 KVA, uma OUTRA estação de 69 KvA, por dois motivos:

* segurança no fornecimento de energia
* para comprar energia mais barata

Custa R$ 14,2 milhões instalada e gera uma economia anual de 2 milhões. A valor presente, gera uma economia para o Grêmio, nos 20 anos, de algo em torno de R$ 13 milhões (lembrando, valor PRESENTE).

- Projeções

Utilizando as projeções definidas no plano de negócio da FGV, os resultados da arena representaria, em 20 anos (e com as alterações feitas através do aditivo), um valor PRESENTE de R$ 280 milhões (ou seja, este valor tem que ser corrigido pelos próximos 20 anos, o que dá um valor bem mais alto).

- CT

A OAS disponibilizou para o clube R$ 5 milhões para construção do CT para os profissionais. O CT terá 2 campos (pelo que vi no projeto) e será construído PELA OAS (e não pela superficiária). O que exceder os R$ 5 milhões é custo do Grêmio.

- Área administrativa

OAS disponibilizou também R$ 5 milhões para a parte administrativa (desde cabeamento até mobiliário, memorial, etc). O que exceder os R$ 5 milhões é custo do Grêmio. A loja é por conta da fornecedora de material esportivo, sem custos para o clube.

- Aumento de área

Por contrato eram 8 mil metros quadrados de área pro Grêmio. Esta área aumentou para cerca de 12 mil metros quadrados.

Aumentou a área da loja, memorial, camarote presidencial, aumento na área do vestiário do Grêmio (fica conectado ao auditório) e mais uma área VIP com 378 cadeiras na parte mais nobre do estádio (com um lounge de 1000 metros quadrados).

O Grêmio ficará com metade do anel.

Atrás de cada goleira haverá um restaurante panorâmico (dois no total).

- Fosso

Não vai ter. Haverá anteparo de vidro com cama de gato.

- Impacto financeiro

Adquirindo o financiamento junto com o OAS, através do BNDES, Grêmio está economizando cerca de R$ 29 milhões.

Pine
August 30th, 2011, 12:11 PM
Cadeiras – 1

Os principais pedidos dos torcedores à ouvidoria do Grêmio são:

1) Fazer um estádio para 60 mil pessoas e superar a capacidade do novo Beira-Rio.

2) Saber quais os direitos que os sócios e os donos de cadeiras terão na Arena.

Como não pode aumentar o tamanho do estádio, já que as fundações estão prontas, mas mudar as angulações dos anéis, o clube quer instalar mais 4 mil cadeiras. Duas mil ficariam com Grêmio Empreendimentos e da OAS e 2 mil seriam do Grêmio.

Cadeiras – 2

As 2 mil cadeiras do clube serão destinadas ao marketing e aos patrocinadores, que sempre exigem a sua cota para acomodar clientes vips, e ainda para atender medidas judiciais, caso torcedores com assento no Olímpico entrem na Justiça por diferentes motivos.

http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a3467502.xml&template=3916.dwt&edition=17838&section=1010

Pine
August 30th, 2011, 12:14 PM
Aprovado o aditivo da Arena

Depois de muita polêmica, em uma reunião com quase 4 horas de duração, o Conselho Deliberativo do Grêmio aprovou por ampla maioria dos votos o aditivo ao contrato com a OAS, em relação à nova Arena do clube.

Entre as melhorias previstas no complexo estão a construção de um Centro de Treinamento para os profissionais, a ampliação na capacidade em 4 mil lugares, a construção de uma subestação de alta tensão e a certificação Leed (tornando o estádio autossustentável).

"Foi possível esclarecer tudo sobre o aditivo. A aprovação permite ao Grêmio aumentar o financiamento com o BNDES. A construção da subestação vai trazer uma economia de R$ 170 mil mensais em energia", enfatizou o presidente Paulo Odone.

http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=116&Numero=334&Caderno=0&Noticia=332747

Acoustic
August 30th, 2011, 01:04 PM
Maior e melhor estadio particular do Brasil!

GersonLDN
August 30th, 2011, 01:41 PM
Reunião aprova aditivo de R$ 65 milhões e Arena terá 60 mil lugares
Com a aprovação, o novo estádio do Grêmio será o maior do Estado

Em reunião que durou quase quatro horas, ontem à noite, o Conselho Deliberativo do Grêmio aprovou o aditivo de R$ 65 milhões no contrato de construção do novo estádio do clube, a Arena. Com o recurso, o estádio ganhará quatro mil novas cadeiras e terá capacidade para 60.700 pessoas, tornando-se o maior do Estado, já que o Beira-Rio, após a reforma, terá 59 mil lugares.

— Será o maior e melhor estádio do Rio Grande do Sul — enfatizou o presidente da Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonioni.

Os R$ 65 milhões, conforme Antonioni, também proporcionarão que a Arena receba uma certificação de sustentabilidade e que o clube construa o centro de treinamento profissional, além da implantação da área administrativa do clube no local. Ainda conforme o presidente da Grêmio Empreendimentos, o Grêmio ganhará três mil metros quadrados de área comercial e mais duas mil cadeiras de uso exclusivo do clube no estádio.

Com o aditivo, a OAS dividirá a receita da Arena com o Grêmio desde o início. Antes, o clube ficaria com 100% da receita nos primeiros sete anos. A reunião de ontem, que teve um intenso debate, contou com cerca de 240 conselheiros. O aditivo, para ser aprovado, também recebeu sugestões do conselho fiscal.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Esportes&newsID=a3467484.xml

aitaks
August 30th, 2011, 01:49 PM

http://www.copa2014.org.br/blog/arquibancada/wp-content/uploads/2009/09/foto-por-beaunose-flickr-allianz.jpg

Concordo com você, mas pelo que vimos até hoje das cadeiras em teste na Arena nem nos melhores sonhos....

http://img514.imageshack.us/img514/990/pc200296dx1.jpg

Este é um dos modelos mais usados nas novas arenas européias (Alianz Arena, Arena de Zagreb na Croacia, na nova Arena do Metalist da Ucrania, Arena Narodowy na Polonia da próxima Euro Copa)

http://img23.imageshack.us/img23/2513/zgaretractablestandsvie.jpg

http://sempreimortal.files.wordpress.com/2011/08/cadeirasrebativeis.jpg

http://img199.imageshack.us/img199/1765/200907031332509785.jpg

http://img191.imageshack.us/img191/1508/200907032052591021.jpg

http://img218.imageshack.us/img218/7172/pc200297pl4.jpg

http://img218.imageshack.us/img218/1235/pc200298lt2.jpg

lembrando que teríamos que adaptar o porta-copos...

para quem quiser maiores infromações, segue o link http://www.eheim-moebel.de/upload/BK/EHEIM_FCB_english/blaetterkatalog/pdf/complete.pdf

marcusbasti
August 30th, 2011, 01:53 PM
Decisões sensatas e pensadas no longo prazo.
Palmas aos envolvidos!

AcesHigh
August 30th, 2011, 02:18 PM
Só o LEED e a Subestação de 69Kva custam juntos R$ 39 milhões. É bom pôr os pingos nos "i"s pro pessoal ver com clareza que os 60 milhões do aditivo não são de invenções da OAS pra aumentar o custo nem de um simples aumento de capacidade.

alibabaregis
August 30th, 2011, 03:54 PM
Em reunião que durou quase quatro horas, ontem à noite, o Conselho Deliberativo do Grêmio aprovou o aditivo de R$ 65 milhões no contrato de construção do novo estádio do clube, a Arena. Com o recurso, o estádio ganhará quatro mil novas cadeiras e terá capacidade para 60.700 pessoas, tornando-se o maior do Estado, já que o Beira-Rio, após a reforma, terá 59 mil lugares.

— Será o maior e melhor estádio do Rio Grande do Sul — enfatizou o presidente da Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonioni.

Desnecessária essa colocação de maior estádio, mesmo porque como nada está ainda feito no Beira-Rio, nada impede que eles também aumentem a capacidade, e esse joguinho de "o meu é maior que o teu" continuar...

AcesHigh
August 30th, 2011, 03:58 PM
Desnecessária essa colocação de maior estádio, mesmo porque como nada está ainda feito no Beira-Rio, nada impede que eles também aumentem a capacidade, e esse joguinho de "o meu é maior que o teu" continuar...

era uma reunião do Conselho... só gremistas. Divulgado pela imprensa, mas não é uma declaração oficial pra imprensa ou coisa assim. A pauta é abordada de forma oficial, mas esse tipo de declaração é papo de gremista com gremista. É óbvio que tb foram faladas coisas referentes ao último grenal, etc

alibabaregis
August 30th, 2011, 04:09 PM
A reunião de ontem, que teve um intenso debate, contou com cerca de 240 conselheiros.

Alguém sabe quantos conselheiros são no total? Apenas para ver qual o nível de interesse do conselho...

renan_ego
August 30th, 2011, 04:39 PM
Cadeiras – 1

1) Fazer um estádio para 60 mil pessoas e superar a capacidade do novo Beira-Rio.

sério, vergonha de quem pensa assim.

gvieceli
August 30th, 2011, 04:40 PM
São 300 conselheiros eleitos, mais os suplentes, mais o consultivo. Acho que dá uns 380 no total.

gvieceli
August 30th, 2011, 04:41 PM
As cadeiras serão rebatíveis e, segundo o Antonini, NAO SERAO AS UTILIZADAS NOS TESTES ATÉ AGORA.

Foi considerado que aquelas cadeiras não tinham a qualidade necessária para serem utilizadas na arena.

Os gastos com as cadeiras rebatíveis serão de R$ 13 milhões.

renan_ego
Giuliano, obrigado pelo relato.

Estou inconformado com o aumento da capacidade. Mas agora não há mais nada para fazer.

A subestação, ótima. Selo LEED, idem.

gvieceli

Direcao apenas atendeu o pedido da torcida neste caso.

renan_ego
August 30th, 2011, 04:43 PM
As cadeiras serão rebatíveis e, segundo o Antonini, NAO SERAO AS UTILIZADAS NOS TESTES ATÉ AGORA.

Foi considerado que aquelas cadeiras não tinham a qualidade necessária para serem utilizadas na arena.

Os gastos com as cadeiras rebatíveis serão de R$ 13 milhões.

ótima notícia tb.

OBS: a previsão de renda da Arena (280 milhões em 20 anos, não atualizados), ficou bem aquém do esperado. Esse valor é no pior cenário, médio cenário ou melhor cenário possível?

renan_ego
August 30th, 2011, 04:45 PM

Direcao apenas atendeu o pedido da torcida neste caso.

A torcida já pediu várias vezes a saída do Odone... No entanto..

alibabaregis
August 30th, 2011, 04:47 PM
São 300 conselheiros eleitos, mais os suplentes, mais o consultivo. Acho que dá uns 380 no total.

Que falta de interesse... E era um assunto bastante polêmico! :ohno:

diosandri
August 30th, 2011, 04:48 PM

Estou inconformado com o aumento da capacidade. Mas agora não há mais nada para fazer.

Porque está tão preocupado com o aumento da capacidade?

Não vai ser nada absurdo, que comprometerá o futuro do Grêmio.

alibabaregis
August 30th, 2011, 04:49 PM

Eu em princípio era contra, também. Mas se for para ajudar a resolver a situação dos proprietários de cadeiras e sócios patrimoniais, tudo bem...

AcesHigh
August 30th, 2011, 04:55 PM

acha que 4 mil cadeiras vão fazer tanta diferença, que é tanto motivo pra inconformidade?

Gui_Poa
August 30th, 2011, 05:32 PM
bah, mas reclamam de tudo.

Que que tem de mais nesse aumento?

E qual o problema de ser maior que o Beira Rio?
Não da pra se emocionar um pouco?

Eu to tri faceiro que até então, nossa arena vai ter mais lugares que o estadio deles.

Mas eles podem mudar tambem.

gvieceli
August 30th, 2011, 05:34 PM
ótima notícia tb.

OBS: a previsão de renda da Arena (280 milhões em 20 anos, não atualizados), ficou bem aquém do esperado. Esse valor é no pior cenário, médio cenário ou melhor cenário possível?

Este é o valor PRESENTE. Ou seja, pegou o valor que teria nos 20 anos e tirou-se as correcões, trazendo para o valor atual.

Certamente será um valor maior. Afinal, só de fixo o gremio receberá mais de 260 milhões nestes 20 anos.

alibabaregis
August 30th, 2011, 06:42 PM
E qual o problema de ser maior que o Beira Rio?
Não da pra se emocionar um pouco?

Problema nenhum em ser maior que o Beira-Rio. Mas eu penso na Arena como um estádio para o torcedor gremista. Não me interessa se vai ser maior ou menor, se vai sediar a copa ou não, nem o que está sendo feito ou não do outro lado (jamais entrei no Beira-Rio). O importante para mim é que seja um estádio confortável para a torcida do Grêmio e viável economicamente. :)

In The End
August 30th, 2011, 07:10 PM
Concordo com você, mas pelo que vimos até hoje das cadeiras em teste na Arena nem nos melhores sonhos....

As cadeiras que estavam em teste NÃO foram aprovadas, ficaram abaixo do desejado...

Ou seja...

diosandri
August 30th, 2011, 07:31 PM
30 de agosto de 2011
http://arena.gremio.net/public/upload/mediaImage/0_Geral---vista-do-mastro.JPG

http://arena.gremio.net/public/upload/mediaImage/0_Geral-piso-2.jpg
http://arena.gremio.net/#!/galeria/categoria/10-dia-a-dia

Mais fotos para a história.

douglucas
August 30th, 2011, 11:09 PM
temos que atualizar o titulo do topico gringo,

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=600897

a capacidade!

aitaks
August 30th, 2011, 11:37 PM
As cadeiras que estavam em teste NÃO foram aprovadas, ficaram abaixo do desejado...

Ou seja...

Agora que foi definido que as cadeiras serão rebatíveis, será que a AOS que também está construindo outros estádios não consegue negociar um pacotão destas cadeiras?

http://img514.imageshack.us/img514/990/pc200296dx1.jpg

Já pensou....

alibabaregis
August 30th, 2011, 11:37 PM

Se esse modelo for colocado nas cadeiras gold eu já fico satisfeito. Gostei até da cor... :)

Lopes 1983
August 30th, 2011, 11:47 PM
Essas cadeiras parecem ter boa resistência! Tomara que seja algo parecido a essas...

alibabaregis
August 31st, 2011, 12:18 AM
http://arena.gremio.net/public/upload/timelapse_photos/2011/08/29/17_gphz8.jpg

CleberDuarte
August 31st, 2011, 01:22 AM
a capacidade da Arena, sem as cadeiras na Geral, será maior que a do Beira-Rio? E se considerarmos que o Beira-Rio também retirasse o mesmo número de cadeiras da Arena, ainda assim a capacidade desta seria maior do que a deles??

douglucas
August 31st, 2011, 01:29 AM
espero q pare de chover, ai sim vamos ver a obra andar!

douglucas
August 31st, 2011, 01:32 AM
e eu to desconfiado q esse aumento de lugares ai tem a ver com a copa. toda imprensa calada, obras paradas no beira-rio, nada de assinar contrato, copa das confederaçoes chegando... nao sei nao, mas acho q a copa vem pra arena.

fdequi
August 31st, 2011, 01:54 AM
a capacidade da Arena, sem as cadeiras na Geral, será maior que a do Beira-Rio? E se considerarmos que o Beira-Rio também retirasse o mesmo número de cadeiras da Arena, ainda assim a capacidade desta seria maior do que a deles??

muito subjetivo... se eles colocarem o espaço entre os degraus como na arena, a capacidade do BR tb cai...

diosandri
August 31st, 2011, 02:08 AM

Não creio que a capacidade do Beira-Rio esteja plenamente estabelecida.

AcesHigh
August 31st, 2011, 03:32 AM

provavelmente não, pq isso que é inútil discutir capacidade. Mas por outro lado, a capacidade da Arena só com cadeiras (56 mil cadeiras) talvez seja suficiente pra ser maior que o Beira Rio só com cadeiras... o problema, é que ninguem sabe a capacidade do Beira Rio com cadeiras... cada hora falam uma coisa... uma hora dizem q é 52 mil por causa das mudanças na altura das placas de publicidade, depois dizem que é 60 mil... talvez nem os arquitetos saibam...

Gui_Poa
August 31st, 2011, 03:55 AM
Problema nenhum em ser maior que o Beira-Rio. Mas eu penso na Arena como um estádio para o torcedor gremista. Não me interessa se vai ser maior ou menor, se vai sediar a copa ou não, nem o que está sendo feito ou não do outro lado (jamais entrei no Beira-Rio). O importante para mim é que seja um estádio confortável para a torcida do Grêmio e viável economicamente. :)
E ela vai ser tudo isso que tu quer.

Qual o problema nessas 4 mil cadeiras?

Vai ser tudo o que tu quer e com 4 mil lugares a mais.

alibabaregis
August 31st, 2011, 04:48 AM
E ela vai ser tudo isso que tu quer.

Qual o problema nessas 4 mil cadeiras?

Vai ser tudo o que tu quer e com 4 mil lugares a mais.

Mas eu já disse que não tem problema nenhum, olha o que eu escrevi acima:

Eu em princípio era contra, também. Mas se for para ajudar a resolver a situação dos proprietários de cadeiras e sócios patrimoniais, tudo bem...

Quem não gostou das 4 mil cadeiras foi o renan_ego, não fui eu. O que eu afirmo é que essa disputa sobre capacidade não leva a nada! :)

alibabaregis
August 31st, 2011, 04:55 AM

Se a ideia é saber quem tem o maior estádio, devem ser comparadas as capacidades apenas com cadeiras dos dois. Do contrário, cada um vai começar a tirar cadeiras para ficar maior que o outro, e no fim terminamos com dois estádios com 120.000 espectadores em pé... :lol:

renan_ego
August 31st, 2011, 05:06 AM
Porque está tão preocupado com o aumento da capacidade?

Não vai ser nada absurdo, que comprometerá o futuro do Grêmio.

vai dar uns R$ 30 milhões, sem contar os juros do período.
Dinheiro que praticamente nunca vai voltar.

Não acho pouco. o Grêmio deve uns 100 milhões hoje, e está investindo em algo que não dá em nada, pq nunca vai lucrar e vai ter custado caro.

Em todo caso, o aditivo já foi assinado. Não tem mais pq discutir ele.
Talvez daqui há uns 5/10 anos a gente veja quem estava certo e quem estava errado.

gabriel campos
August 31st, 2011, 05:49 AM
Acabou de passar uma matéria no JG .

alibabaregis
August 31st, 2011, 06:08 AM
Sobre?

RaphaFortes
August 31st, 2011, 06:11 AM
hahahahaha
Sobre exatamente isso que vcs tão falando. Essa briga entre gremio e inter por um estadio maior.

gabriel campos
August 31st, 2011, 06:13 AM
Sobre qual clube vai ter o maior estádio .

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1614367-7823-GREMIO+E+INTERNACIONAL+TAMBEM+BRIGAM+PARA+TER+O+MAIOR+ESTADIO+DO+RS,00.html

alibabaregis
August 31st, 2011, 06:21 AM
Interessante a resposta do representante do Internacional. Deu a entender que eles não vão entrar nessa disputa...

Sangnaris
August 31st, 2011, 06:25 AM
vai dar uns R$ 30 milhões, sem contar os juros do período.
Dinheiro que praticamente nunca vai voltar.

Não acho pouco. o Grêmio deve uns 100 milhões hoje, e está investindo em algo que não dá em nada, pq nunca vai lucrar e vai ter custado caro.

Em todo caso, o aditivo já foi assinado. Não tem mais pq discutir ele.
Talvez daqui há uns 5/10 anos a gente veja quem estava certo e quem estava errado.

o retorno esperado em bilheteria e de 27 milhoes ou um valor q fica uns 3 a 5 mi de diferença do custo, nao e tanta diferença.

AcesHigh
August 31st, 2011, 08:01 AM
matéria podre e superficial, e aliás, ainda erra ao dizer que tem um canteiro de obras no Beira Rio...

alibabaregis
August 31st, 2011, 01:50 PM
Continuo achando desnecessárias as provocações do Antonini.

Nilcimar_Souza
August 31st, 2011, 02:50 PM
matéria podre e superficial, e aliás, ainda erra ao dizer que tem um canteiro de obras no Beira Rio...

Tudo o que a globo quer é passar a imagem de que a preparação da copa está uma maravilha e que o Ricardo Teixeira está fazendo um ótimo trabalho à frente do COL.

alibabaregis
August 31st, 2011, 03:27 PM
Será que na Arena terá que ser construída uma jaula para acomodar a geral como terá que ser feito no Olímpico? Espero que as 2000 cadeiras que o Grêmio vai receber sejam utilizadas pelo associado, e não como subsídio para baderneiros... :bash::bash::bash:

AcesHigh
August 31st, 2011, 03:50 PM
Continuo achando desnecessárias as provocações do Antonini.

acho q elas estão certas, pois o motivo é justamente avisar que tem um estádio com MAIOR capacidade sendo construído em POA... tudo que a FIFA quer...

Gui_Poa
August 31st, 2011, 03:54 PM
Mas eu já disse que não tem problema nenhum, olha o que eu escrevi acima:

Quem não gostou das 4 mil cadeiras foi o renan_ego, não fui eu. O que eu afirmo é que essa disputa sobre capacidade não leva a nada! :)
Eu li, foi meio que uma pergunta seguida de uma resposta..
sahusahuahuashuashu

Sei la, eu tava com sono quando escrevi..
=p

Gui_Poa
August 31st, 2011, 03:59 PM
tava pensando, o maracana quando foi construido, conseguia por um numero absurdo de torcedores, mas com o tempo, reformas e cadeiras, eesses numeros cairam, e hoje acho que não entra nem 70 mil pessoas la, e com essa reforça, acho que vai cair mais ainda esses numeros.

Pelo jeito,a arena vai ser maior que ele, ou um tamanho bem proximo...

se bem que ela vai ter mais altura né?

Uma coisa é certa, vai ser grande... muito grande...

diosandri
August 31st, 2011, 04:39 PM
Grêmio contrata empresa para analisar público vip da nova arena

DE PRIMA
Publicada em 30/08/2011 às 20:20
O Grêmio contratou a inglesa Stadium Marketing Solutions (SMS) para fazer o levantamento do público alvo das áreas vips da nova arena. O objetivo é traçar o perfil do consumidor, as expectativas de serviços e o valor que este público está disposto a pagar. Só depois de concluído é que o clube vai fixar um preço para os camarotes.
http://www.lancenet.com.br/de-prima/Gremio-contrata-empresa-analisar-publico_0_545345658.html

A fonte não é das melhores, mas tá valendo.:lol:

alibabaregis
August 31st, 2011, 04:41 PM
tava pensando, o maracana quando foi construido, conseguia por um numero absurdo de torcedores, mas com o tempo, reformas e cadeiras, eesses numeros cairam, e hoje acho que não entra nem 70 mil pessoas la, e com essa reforça, acho que vai cair mais ainda esses numeros.

Pelo jeito,a arena vai ser maior que ele, ou um tamanho bem proximo...

se bem que ela vai ter mais altura né?

Uma coisa é certa, vai ser grande... muito grande...

Acho que para a copa vai ficar com 74000 ou coisa parecida. É que aqueles números de antigamente eram em superlotação, coisa que não se admite mais (teoricamente) atualmente, com 45000 pessoas em pé na geral...

Gui_Poa
August 31st, 2011, 05:22 PM
Poisé, mas acho que pelo conforto que a arena vai ter, acredito que seja capaz de ser até maior que o Maraca, não em capacidade, mas em tamanho...

Mas acho que vai ser mais alta, não sei bem... só sei que os dois vão ser (o maraca ja é) monstros...

Calvin Porto
August 31st, 2011, 05:39 PM
60 mil está excelente....é muita gente....quantas vezes ocorrerá? Claro que um estádio confortável atrairá mais gente...eu sou um que voltarei aos estádios, ou melhor, aos jjogos do Grêmio com a Arena pronta.

Acoustic
August 31st, 2011, 06:04 PM
Poisé, mas acho que pelo conforto que a arena vai ter, acredito que seja capaz de ser até maior que o Maraca, não em capacidade, mas em tamanho...

Mas acho que vai ser mais alta, não sei bem... só sei que os dois vão ser (o maraca ja é) monstros...

Se eu nao me engano o Maracana tem 32m de altura... o Mineirao deve ser por ai tambem. A Arena tera' quase 60m ate' o topo da cobertura. Sem comparacao.

RaphaFortes
August 31st, 2011, 06:45 PM
A altura da arena sera um poco menos de 60 metros agora com as mudanças... mesmo assim continuara bem alta. Sempre lembrando q o Maracana não é monstro em altura, acho até q o campo sera rebaixado por isso. O que fazia dele um gigante era a circunferencia dele. Agora ficou mais facil imaginar a altura da arena ja q as gruas tem 40 metros... bem proximo do que ficara a ultima cadeira e mais 16 metros acima a cobertura. É bem altinha sim. Temos q ver se continua assim.

renan_ego
August 31st, 2011, 07:29 PM
o retorno esperado em bilheteria e de 27 milhoes ou um valor q fica uns 3 a 5 mi de diferença do custo, nao e tanta diferença.

cara,

para dar lucro essas 4 mil cadeiras a mais, o estádio inteiro tem que estar lotado.

É como se hoje, numa hipótese em que supostamente a questão da Arena não existisse, a direção chegasse e dissesse: "vamos aumentar a capacidade do Olímpico em 4000 lugares, e o valor vai ser R$ 30 milhões. É lucro certo."

Alguém acreditaria? Alguém concordaria?

Ou melhor, imagine que a Arena já está pronta e funcionando há uns 2 anos, mas com a capacidade de 54.000 lugares. Tu acha que ela estaria lotando todos os jogos? Tu acha que nessa hipótese, se custasse os mesmos 30 milhões, alguém ia defender a ampliação? Teria demanda que justificasse?

Praticamente impossível. Ainda mais que a torcida só comparece MESMO qd o clube está bem. E mesmoa assim, a média chega a 35.000 pagantes... nunca 60 mil.

Aumento de capacidade só faz sentido quando há demanda. E demanda não há.

Média de público do Grêmio:

- na história dos brasileirões: 17.000
- maior média dos brasileirões: 36.000 (1981, campeão)
- brasileiro de 1996: 17.000
- libertadores de 2007, 1ª fase: 35.0000
- brasileiro de 2008: 30.000 (Grêmio na frente mais da metade da competição)
- brasileiro de 2009: 17.000
- brasileiro de 2010: 20.000

Mas isso são só números. O que vale mesmo é o estudo da Amsterdã Arena Advisory - especialista em Arenas, que indicou 50.000 lugares como o melhor custo/benefício, NECESSIDADE, etc. O resto é tudo amadorismo - e essa é a verdade.

A Arena não vai transformar o Grêmio em um superclube do dia para noite. Na verdade, o papel dela é AJUDAR o Grêmio a melhorar suas finanças... para talvez em algum dia não devermos mais nada.

Para o Grêmio ser grande, ele tem que parar de pensar em ser "o maior do Estado em capacidade" e pensar mais no próprio umbigo, nos próprios problemas financeiros.

Orgulho não traz título, nem paga as contas.

PS: declaração vergonhosa do Antonini para a Globo. O Grêmio é maior que isso.

renan_ego
August 31st, 2011, 07:37 PM
Pensem como se fosse na própria casa de vocês, com o dinheiro de vocês.

Seria um bom investimento?

A torcida quer mais capacidade tanto quanto uma criança quer doces ou brinquedos. Se move pela paixão, não pela razão. Cabe aos responsáveis serem racionais e ÀS VEZES DIZER NÃO PARA OS FILHOS.

Regra básica. De Economia e de vida.

Nilcimar_Souza
August 31st, 2011, 07:37 PM
Saber quantos caberiam no estádio sem cadeiras é fácil. Basta ver quanto lugares o estádio terá, 55 mil, né? Quantas cadeiras tem que tirar para fazer a geral? Quantos lugares aumentam com a geral?

Daí é só fazer se remover 2 mil cadeiras aumenta em 5 mil, retirar 55 daria X. São valores chutados esses, eu não sei exatamente esses números, alguém sabe?

renan_ego
August 31st, 2011, 07:38 PM

idem. Acho até que os caras da Globo tiveram vergonha de passar algo tão mal feito. RBS cada vez pior. até a imagem está ruim.

alibabaregis
August 31st, 2011, 07:59 PM
Se eu nao me engano o Maracana tem 32m de altura... o Mineirao deve ser por ai tambem. A Arena tera' quase 60m ate' o topo da cobertura. Sem comparacao.

Na verdade, 60 metros é a altura do topo dos mastros que sustentarão a cobertura. A parte mais alta da estrutura da Arena deverá ficar lá pelos 50m.

alibabaregis
August 31st, 2011, 08:01 PM
Saber quantos caberiam no estádio sem cadeiras é fácil. Basta ver quanto lugares o estádio terá, 55 mil, né? Quantas cadeiras tem que tirar para fazer a geral? Quantos lugares aumentam com a geral?

Daí é só fazer se remover 2 mil cadeiras aumenta em 5 mil, retirar 55 daria X. São valores chutados esses, eu não sei exatamente esses números, alguém sabe?

Eu sei, mas não vou dizer... :lol:

axroth
August 31st, 2011, 08:47 PM
cara,

para dar lucro essas 4 mil cadeiras a mais, o estádio inteiro tem que estar lotado.

É como se hoje, numa hipótese em que supostamente a questão da Arena não existisse, a direção chegasse e dissesse: "vamos aumentar a capacidade do Olímpico em 4000 lugares, e o valor vai ser R$ 30 milhões. É lucro certo."

Ou melhor, imagine que a Arena já está pronta e funcionando há uns 2 anos, mas com a capacidade de 54.000 lugares. Tu acha que ela estaria lotando todos os jogos? Tu acha que nessa hipótese, se custasse os mesmos 30 milhões, alguém ia defender a ampliação? Teria demanda que justificasse?

Praticamente impossível. Ainda mais que a torcida só comparece MESMO qd o clube está bem. E mesmoa assim, a média chega a 35.000 pagantes... nunca 60 mil.

Mas isso são só números. O que vale mesmo é o estudo da Amsterdã Arena Advisory - especialista em Arenas, que indicou 50.000 lugares como o melhor custo/benefício, NECESSIDADE, etc. O resto é tudo amadorismo - e essa é a verdade.

A Arena não vai transformar o Grêmio em um superclube do dia para noite. Na verdade, o papel dela é AJUDAR o Grêmio a melhorar suas finanças... para talvez em algum dia não devermos mais nada.

Para o Grêmio ser grande, ele tem que parar de pensar em ser "o maior do Estado em capacidade" e pensar mais no próprio umbigo, nos próprios problemas financeiros.

Essas 4 mil cadeiras a mais não são simplesmente 4 mil cadeiras. A questão fundamental aí é que 2 mil são EXCLUSIVAS do Grêmio. Você tem que pensar que o Grêmio possui hoje sócios patrimoniais, que poderiam, e certamente alguns deles serão, proplema no futuro, pois por 20 anos o estádio não será exclusivo do grêmio, isto significa que o Grêmio terá de pagar o percentual relativo a OAS deste sócios. Com estas 2 mil cadeiras exclusivas o Grêmio se livra deste problema, ou ao menos boa parte dele, pois pode acomodar estes sócios aí.

Outra questão é a seguinte, estas 2 mil cadeiras, por serem exclusivas do Grêmio, não serão vendidas como ingresso comum, pois neste caso não teríamos como diferenciar se o torcedor comprou ingresso 100% do Grêmio ou ingresso compartilhado. Logo tua análise de público é irrelevante, pois o estádio pode estar com apenas 5 mil pessoas de público mas com os 2 mil lugares do Grêmio ocupados!

O mesmo raciocínio serve para as outras 2 mil cadeiras, que apesar de não serem exclusiva do Grêmio são cadeiras GOLD! onde o Grêmio vai ter direito a 65% da receita. Estas cadeiras são diferenciadas, são para outro tipo de público, não é vala comum. A receita desse setor é fundamental e um dos grandes diferenciais da arena para o Olímpico. Inicialmente estavam previstas 7,5 mil cadeiras gold, o acréscimo de 2 mil cadeiras representa 26% de aumento num setor onde a receita deve ser muito importante! E o estádio não precisa estar lotado para que este setor em particular esteja lotado.

alibabaregis
August 31st, 2011, 09:17 PM
...

O mesmo raciocínio serve para as outras 2 mil cadeiras, que apesar de não serem exclusiva do Grêmio são cadeiras GOLD! onde o Grêmio vai ter direito a 65% da receita. Estas cadeiras são diferenciadas, são para outro tipo de público, não é vala comum. A receita desse setor é fundamental e um dos grandes diferenciais da arena para o Olímpico. Inicialmente estavam previstas 7,5 mil cadeiras gold, o acréscimo de 2 mil cadeiras representa 26% de aumento num setor onde a receita deve ser muito importante! E o estádio não precisa estar lotado para que este setor em particular esteja lotado.

Como a ideia é locar essas cadeiras por temporada, desde que a pessoa pague não precisa nem ir ao jogo...

alibabaregis
August 31st, 2011, 09:21 PM
cara,

Não chegaria a dizer que foi vergonhosa, mas que foi desnecessária, no meu ponto de vista, foi. Se mudarem o projeto do Beira-Rio e ele ficar maior que a Arena o Antonini vai ficar com cara de tacho. E por tabela todos os gremistas...

leandrobr
August 31st, 2011, 09:27 PM

Total de 56.000 cadeiras
Retirando-se 4.000 cadeiras, dará 8.000 lugares = 52.000+8.000=60.000

Proporção de 2 por 1 = Então 56.000 cadeiras = 112.000 Lugares em Pé.

AcesHigh
August 31st, 2011, 09:39 PM
pro Renan, qualquer coisa que o Antonini falar é considerada errada ou vergonhosa...

Pine
August 31st, 2011, 09:51 PM
O Grêmio possui hoje cerca de 1800 associados remidos e laureados, que estão ativos e cadastrados, com direito a ingresso gratuito no estádio sem pagamento de mensalidades.

Caso o Grêmio não tivesse disponível com o novo aditivo estas 2 mil cadeiras, deveria indenizar à superficiária o equivalente a estes 1800 ingressos, multiplicados por 40 reais(valor do ingresso mais barato), multiplicado por 40(número de jogos por ano), multiplicado por 20(número de anos da parceria). Em vinte anos este total chegaria a 57,6 milhões de reais. Isto sem falar do valor das 2000 cadeiras Gold que serão acrescidas no negócio. Dizem que o aumento da capacidade do estádio representa um acréscimo de 27 milhões no custo da obra.
Neste caso, em vinte anos, que é o prazo da parceria, haveria um ganho para o clube.

LCastelo
August 31st, 2011, 10:44 PM
Os caras postam números de media de publico baseados nos campeonatos disputados no Olimipico, o que é totalmente sem noção.

Uma vez construída a Arena, é lógico que o publico médio tende a no minimo duplicar, uma vez que a estrutura para que alguém vá a um estadio de futebol será outra. Haverá conforto, opções de alimentação e outras opções de entretenimento que não só o futebol.

Ta faltando um pouco de visão nestes comentários!!! :ohno:

leandrobr
August 31st, 2011, 10:50 PM
cara,

Já que a preocupação é este custo "elevadíssimo";
Já que ter um estádio grande passou a ser sinônimo de desperdício;
Já que investir em patrimônio passou a ser ruim;

Temos que construir um estádio de 30 mil no máximo.
O Estádio vai estar sempre lotado, ou quase sempre.

Aí vai sobrar bastante dinheiro para pagar mais e mais mercenários
para verstir a camisa do grêmio.
Aumentar a folha mensal de 5 milhões para 10 milhões. Talvez com
isto, o time saia da ponta de baixo da tabela. (Perdendo para
times, em que a folha nem chega a 1 milhão)
* E muitos ainda dizem que o problema do time é a falta de grana.

O Maior disperdício é com a má administração do futebol, com jogadores
que só vem para cá passear e se tratar, e ainda quando vão embora
recebem milhões em indenização.
Só nesta década, com o que foi jogado "fora", com a má adminstração do
futebol, acho que dava para ter construido meio estádio, ou mais. O
Grêmio até hoje paga milhões em indenizações desde a entrada da ISL.

O Problema financeiro é a adminstração do futebol. Quanto mais recebe
da televisão, quanto mais economiza, mais gasta com jogadores e treinadores,
sempre aumentando em muito o teto salarial.
Com "míseros 100 mil mensais", muitos mercenários não aceitam nem
conversar. Pior é que depois não dão nem retorno, ficando só na noite.
A culpa disto não é só do Grêmio e sim dos clubes brasileiros que aceitam
as pedidas salariais dos jogadores/treinadores inflacionando o mercado.

ISTO SIM É DESPERDÍCIO!!!

E como foi dito antes, o Grêmio só tem a ganhar com estes lugares a mais,
pois são receitas "limpas" (2mil lugares)... sem repasse a OAS. Com isto,
em alguns anos o grêmio terá o retorno deste investimento, (mesmo se o
público for de 10 mil por jogo). No resto dos anos (até 20 anos), o grêmio
só vai lucrar, pois não precisará repassar nada a OAS.

Mesmo que o estádio lote somente 2 vezes por ano, são 4 mil lugares a
mais de renda por jogo. (Se tivermos um time decente, com certeza, o
estádio vai lotar muito mais vezes por ano. Ex: Década de 90).

Sem contar na euforia inicial da arena, em que nos primeiros jogos após
a inauguração ela vai estar sempre lotada.

* Se futebol não for paixão, então não tem nada que justifique em eu
dar meu dinheiro para o clube.
* Se não fosse a rivalidade, a dupla grenal não seria o que é. Pois é ela
que instiga os clubes a melhorar cada vez mais.

alibabaregis
August 31st, 2011, 11:48 PM
Os caras postam números de media de publico baseados nos campeonatos disputados no Olimipico, o que é totalmente sem noção.

Uma vez construída a Arena, é lógico que o publico médio tende a no minimo duplicar, uma vez que a estrutura para que alguém vá a um estadio de futebol será outra. Haverá conforto, opções de alimentação e outras opções de entretenimento que não só o futebol.

Ta faltando um pouco de visão nestes comentários!!! :ohno:

Duplicar é exagero. É bom não esquecer que os preços serão majorados (não se sabe quanto) e que o público depende em muito da campanha do time. Ninguém vai a jogo para ver o estádio. Vão para ver o time ganhar.

alibabaregis
August 31st, 2011, 11:51 PM
http://arena.gremio.net/#!/noticias/348-moradores-do-humaita-sonham-com-uma-vida-melhor

Moradores do Humaitá sonham com uma vida melhor
31.agosto.2011

http://arena.gremio.net/public/upload/news/photo/bc88a907925d8201039d54e7c4597bea.JPG
Zaida Xavier aprecia a obra do terraço de casa

"Queria ter uns 30 anos a menos para poder desfrutar mais com a Arena do Grêmio sendo construída aqui”, diz Zaida Alves Xavier, moradora do bairro Humaitá há 45 anos

Assim como dona Zaida, basta percorrer algumas quadras da avenida de acesso ao terreno em que está sendo construída a Arena do Grêmio, que se encontram outros moradores do Bairro Humaitá satisfeitos e felizes com o progresso da região. Com a previsão de término das obras da Arena para dezembro de 2012, o novo estádio já é motivo de grande esperança para os residentes do bairro em termos de negócios, valorização de imóveis e segurança.

Dona Zaida tem na garagem de casa um pequeno estabelecimento onde vende frango assado e lanches. Quando o assunto é Arena, ela acompanha a obra de perto. “Do terraço da minha casa, consigo acompanhar toda obra. Vai ser muito bom pra nós. Vai ter mais segurança, iluminação. Isso tudo vai dar um brilho aqui”, afirma. Outros moradores também estão otimistas com o progresso que a Arena está proporcionando ao bairro.

O aposentado, Orlando Pereira Correa, 66 anos, morador há mais de 40 anos do bairro, mostra que a idade avançada não o impede de sonhar com novos negócios. Correa que é proprietário de uma borracharia já pensa em investir em outro ramo para atrair o público nos dias de jogos e eventos. O aposentado lembra dos tempos de menino e pensa no futuro. “Moro há 44 anos aqui e antes, isso tudo era só campo e mato. A avenida era de chão batido. Para meu negócio - a autoelétrica e a borracharia, será ótimo. Terei shopping, novos vizinhos, novo estádio. Não saio mais daqui. Essa prosperidade para o bairro vai ser muito gratificante. Já estou pensando em vender churrasquinho nos dias de jogos”, enfatiza.

É importante ressaltar que todos os proprietários foram beneficiados. Segundo o aposentado Fernando Fernandes, 59 anos, morador do bairro há mais de 40 anos, muitas casas estão à venda. “Aumentou o valor dos imóveis. Os terrenos e casas estão valendo duas vezes mais do que antes do início das obras”, afirma. O bairro Humaitá está expandindo com a chegada da Arena. A obra da Arena já está com 31% de execução. Neste período, já são mais de 1070 funcionários diretos indiretos, fazendo com que a região viva uma rotina intensa e na expectativa de se tornar o mais novo cartão postal da cidade.

Com uma vista dessas, acho que vou alugar um puxadinho lá na Dona Zaida...

In The End
September 1st, 2011, 05:23 AM
Vcs estão se esquecendo de um fator importante...
Que é o conforto, o convite à sociedade para o lazer.

Os números comprovam que com estádios novos e modernos a média de publico sobe e muito, campeonato alemão é a maior prova disso.

Na década de 70 e 80 as médias de publico do campeonato brasileiro eram enormes...
Pq? Pq haviam estádios praticamente novos e pq era lazer ir aos domingos aos jogos...
A partir do fim da década de 90 e até meados de 2004/2005 a marginalidade tomou conta dos estádios e a média de publico do campeonato brasileiro era ridicula mesmo com ingressos baratos.
Após 2005/2006 o preço dos ingressos vem subindo gradativamente e a média de publico idem, em todo Brasil, até o Brasileiro 2009 as médias de publico subiam por volta de 1.000 por ano, só cairam pq estádios cruciais como Mineirão, Maracanã e Castelão estão em reformas. Quando os novos estádios estiverem prontos essa média de publico vai subir ainda mais rapidamente do que estava subindo.
O prazer de assistir a um jogo de futebol aos poucos está voltando para o povo brasileiro.

Campeonato Inglês é outra amostra perfeita disso, depois que os hooligans foram banidos olha quanto aumentou a média de publico e a qualidade dos estádios ingleses!

superkyo
September 1st, 2011, 05:44 AM
Faz 2 meses ou mais que só aparece foto com o canteiro no puro barro, não para de chover no sul não ?

alibabaregis
September 1st, 2011, 06:05 AM
Faz 2 meses ou mais que só aparece foto com o canteiro no puro barro, não para de chover no sul não ?

Não recordo de um inverno tão chuvoso como este...