View Full Version : Rio - Metrô Sobre Pneus organiza transporte público
Vinicius March 7th, 2007, 04:17 PM Foi lançada a licitação do Sistema Metrô Sobre Pneus, que utilizará ônibus articulados em nove linhas interligadas com o metrô. O embarque e o desembarque dos passageiros será feito em estações especiais, com ar-condicionado, instaladas em alguns pontos dos trajetos. O sistema tem custo estimado em R$ 292,8 milhões e será inteiramente custeado pelo concessionário que vencer a licitação na modalidade concorrência pública de melhor técnica e menor tarifa. A licitação será realizada no dia 24 de abril.
O novo sistema, criado pelo urbanista e ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner, garantirá racionalidade aos transportes públicos, proporcionando rapidez e conforto no deslocamento dos usuários, o que, entre outras vantagens, incentivará a substituição do uso de carros particulares. As linhas previstas no edital são as seguintes: Barra-Siqueira Campos, Barra-Botafogo, Barra-Del Castilho, Galeão-Del Castilho, Barcas-Cinelândia, Barra-Barra (circular), Barra-Recreio e Barra-Pan-Americano. A frota das nove linhas será composta por 388 ônibus com capacidade para cem passageiros cada. Em alguns casos serão utilizados veículos do tipo padron (não-articulados) e microônibus.
Fonte: http://noticias.rio.rj.gov.br/pcrj/cgi/public/cgilua.exe/web/templates/htm/Noticias2006/view.htm?editionsectionid=15&infoid=38470
krypton March 7th, 2007, 04:21 PM Bonito projeto, mas em vez de gastar dinheiro com maaaaais transporte sobre pneus, porque não usam essas verbas pra fazer mais metrô??
Êta imediatismo brasileiro!! aff
Vinicius March 7th, 2007, 04:21 PM Pelo visto o projeto vai mesmo sair do papel. Não é mais um factóide do nosso prefeito. Mas ainda prefiro o metrô de verdade em certas linhas como, por exemplo, Barra-Siqueira campos. Aliás, onde eles vão encontrar espaço em nossas congestinadas avenidas - principalmente na Zona Sul - para criar faixas exclusivas para esses ônibus? Só falta esses ônibus especiais terem que andar junto com os normais.
Vinicius March 7th, 2007, 04:31 PM Bonito projeto, mas em vez de gastar dinheiro com maaaaais transporte sobre pneus, porque não usam essas verbas pra fazer mais metrô??
Por que R$ 292,8 milhões não dá para construir nem uma nova estação de metrô aqui no Rio. A última custou R$ 320 milhões. Além do mais, o Governo do Estado não tem dinheiro nem para terminar as obras do Pan, quanto mais para construir novas linhas de metrô. A prefeitura do Rio, que teria mais chances de se aventurar nessa empreitada, acabou gastando tudo o que tinha e o que não tinha também no Pan. Agora ficamos nós, moradores do Rio, com essas medidas paleativas para resolver a situação do transporte aqui na cidade.
pulga March 7th, 2007, 05:05 PM Bonito projeto, mas em vez de gastar dinheiro com maaaaais transporte sobre pneus, porque não usam essas verbas pra fazer mais metrô??
é dinheiro privado e não público, logo não está se deixando de contruir metrô para criar esse sistema com verba do orçamento
bs.eduardo March 7th, 2007, 05:14 PM Pelo visto o projeto vai mesmo sair do papel. Não é mais um factóide do nosso prefeito. Mas ainda prefiro o metrô de verdade em certas linhas como, por exemplo, Barra-Siqueira campos. Aliás, onde eles vão encontrar espaço em nossas congestinadas avenidas - principalmente na Zona Sul - para criar faixas exclusivas para esses ônibus? Só falta esses ônibus especiais terem que andar junto com os normais.
Que tal um elevado, no melhor estilo Expresso Tiradentes? :D:D:D:D:D
renanfsouza March 7th, 2007, 05:33 PM Que tal um elevado, no melhor estilo Expresso Tiradentes? :D:D:D:D:D
Impossível... Na Zona Sul não há espaço físico pra isso, principalmente em Copacabana.
Hitman: March 7th, 2007, 05:53 PM Mais um "metrô" terceiromundista ... :ohno:
richter30 March 8th, 2007, 12:24 AM sinceramente: o rio merece melhor!
é metrô já!
Nào ficar colocando "quebra galho"
RRC March 8th, 2007, 12:32 AM Esse negócio de batizar um corredor de ônibus como "metrô sobre pneus" é pura enganação, metrô é sistema de alta capacidade, onibus sempre será, mesmo os articulados de baixa capacidade, não existe esse negócio de metrõ sobre pneus.
Pode ser um bom projeto, pelo visto baseado no de Curitiba, que tem ótimos resultados, mas se compara á capacidade e conforto do metrô.
Vinicius March 8th, 2007, 01:50 AM Achei um esboço de como vai ser uma das estações:
http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/413354057_0d2aad2c28_o.jpg
Pelo visto essas estações do trajeto que segue pela orla vão ficar no meio do canteiro central e a haverá sim uma faixa exclusiva. Só quero ver como vai ficar o trânsito.
Dourado March 8th, 2007, 02:36 AM Bonito projeto, mas em vez de gastar dinheiro com maaaaais transporte sobre pneus, porque não usam essas verbas pra fazer mais metrô??
Porque isso ia dar, assim, mais ou menos, três ou quatro quilômetros de metrô... :tongue2:
Mas eu concordo com você, tem que investir em transporte de alta capacidade. Mais ônibus não dá! (Ainda mais na zona sul do Rio, que deve bater o recorde de número de ônibus por metro quadrado no mundo.)
Vinicius March 8th, 2007, 02:42 AM ^^
Esse é outro problema. Se forem investir nesse projeto, tem que tirar algumas linhas de circulação, principalmente em Copacabana. Se não, salve-se quem puder!
Tlag March 8th, 2007, 03:02 AM Caramba! cópia fiel dos Corredores de Curitiba.
Vinicius March 8th, 2007, 03:07 AM ^^
Por incrível que pareça não é. O projeto do Jaime Lerner foi criado para o Rio, mas o projeto acabou não saindo do papel e foi então adaptado para a realidade de Curitiba.
Diogo_Gardoni March 8th, 2007, 04:08 AM Eu acho que esses corredores poderiam ser adaptados, no futuro, para serem linhas de VLTs, aqueles bondes modernos que o César Maia sempre quis.
MasterPE March 8th, 2007, 04:41 AM Transporte ,o grande problema das cidades brasileiras.Quero ver como vão ficar esses canteiros centrais.Depois postem aqui por favor as fotos .
Emmjay March 8th, 2007, 11:55 AM vamos esperar e ver no que dá!
Arbex March 9th, 2007, 12:56 AM No final das contas, até para o pan, muito provavelmente essas linhas de ônibus especiais a serem implantados estarão em funcionamento, mas sem o aparato das estações e faixas exclusivas. Provavelmente não dará tempo para concluir tudo do jeito que foi previsto antes do pan.
Os trajetos das linhas são interessantes, principalmente de linhas com demanda muito alta tipo Del Castilho-Barra.
Espero que o preço também não seja muito alto.
Agora é só aguardar para ver.
ricardohaab March 9th, 2007, 08:22 PM nossa, é dinheiro particular
axo que ninguem tem o direito de reclamar :p
e o projeto de curitiba foi feito pra curitiba mesmo, tanto que existem um simstema muito mais complexo como a lei de zoneamento e eixos estruturais
eu fui no ippuc semana passada, e é muito facil no futuro substituir esse tipo de transporte por um "metro de verdade" ( palavras do professor Fragomeni, professor da UFPR e presidente do IPPUC )
e segunda feira ( dia 5 ) tive uma palestra com o Prof Jaime Lerner na UFPR, ele comentou sobre esse projeto para o rio, me pareceu bem convincente
alias, onibus podem sim, transportar alta capacidade, so em Curitiba sao mais de 2milhoes de embarques por dia. É tudo muito variavel, com um bom planejamento da pra se fazer coisas boas sim, alem do mais é quase um presente pra cidade...
dfbm March 9th, 2007, 08:39 PM ^^
Só uma composição do metrô (hehehe) de Belo Horizonte, que é uma merda, tem capacidade de transpostar mais de 1.000 passageiros. Não tem nem comparação com ônibus.
ricardohaab March 9th, 2007, 10:31 PM ^^
Só uma composição do metrô (hehehe) de Belo Horizonte, que é uma merda, tem capacidade de transpostar mais de 1.000 passageiros. Não tem nem comparação com ônibus.
passa com que frequencia??
se demorar mais que 10 minutos, os 4 ou 5 biarticulados saem na frente
neosoux March 9th, 2007, 10:54 PM Primeiramente eh necessario um pouco mais de objetividade e realidade. Ficar reclamando q tinha q ser metro ao inves de onibus eh discutir o sexo dos anjos. ao menos por um bom tempo. Por um motivo simples: nao ha dinheiro! e ponto. Agora, nao se pode esperar que venha o dinheiro para comecar a fazer o metro, o onibus em faixa exclusiva eh uma otima alternativa, msmo pq se pode faer muuuito mais e atender mais gente por menos.
http://i65.photobucket.com/albums/h237/vinicius777/413354057_0d2aad2c28_o.jpg
ahuieahaeuiheaiuheaiuheih, a Vieira Souto, a avenida mais valorizada do pais, vai se transformar num passa rapido a la nove de julho ou reboucas lotada de onibus fedorentos e barulhentos cheia de suburbano???? DUVIDO q eles consigam fazer isso, tem q ser um politico com muito peito. Aih, sem duvida, deveria ser um vlt... ate fiz um projeto, se encaixaria perfeitamente. Mas msmo o VLT teria mtaa resistencia para ser aprovado.
e outra, se o Rio nao consegue nem controlar os camelos EM PLENO CALCADAO, imagina o q vai virar a vieira souto com sua pop circulante aumentando tanto.
VLT eh mais barato q metro... mas mto mais barato??
Dourado March 10th, 2007, 07:11 PM ^^Custa cerca de 10% do valor/quilômetro do metrô.
AndreKenji March 10th, 2007, 08:03 PM ^^Custa cerca de 10% do valor/quilômetro do metrô.
Dependendo da linha, o valor é menor. Isso sem contar que VLT tem baixa capacidade.
AndreKenji March 10th, 2007, 08:05 PM Com a grana que o César Maia enterrou no Pan, dava fácil para fazer umas três linhas de metrô.
Mas o Rio ao menos precisava de um sistema de ônibus organizado. Claro que comparar com metrô é bobagem, mas ao menos é preciso organizar o sistema de ônibus urbano.
neosoux March 10th, 2007, 08:54 PM Com a grana que o César Maia enterrou no Pan, dava fácil para fazer umas três linhas de metrô.
Mas o Rio ao menos precisava de um sistema de ônibus organizado. Claro que comparar com metrô é bobagem, mas ao menos é preciso organizar o sistema de ônibus urbano.
Isso eh absolutamente fundamental aqui. Organizar o sistema de onibus. Tem uma quantidade excessiva de onibus na zona sul (o q foi comprovado, mas eh soh andar de onibus um tempo aqui na zona sul e vc constatara isso-varios onibus vazios!) e falta na zona norte. Tem uma qtidade excessiva de microonibus e vans - ocupam mais espaco do q onibus convencional, levam menos gente e, no caso das vans, dao uma puta mah impressao, jah q passa com pessoal gritando "rocinha, BArra..."e andando com a porta aberta. Alem disso, tem a absoluta despadronizacao dos onibus q da um pessima impressao! Cada empresa - e sao milhares - tem suas proprias cores e desenhos.
MAs pelo menos aqtidade excessiva de onibus jah foi constatada e eles vao mudar. Mas soh no proximo plano diretor... o q pode demorar...
dfbm March 10th, 2007, 10:44 PM passa com que frequencia??
se demorar mais que 10 minutos, os 4 ou 5 biarticulados saem na frente
5 minutos.
AndreKenji March 10th, 2007, 11:00 PM Aliás, até agora, sem terminais de integração, o sistema de ônibus do Rio perdia para muitas cidades do interior...
E metrô sobre pneus é o da Cidade do México...
richter30 March 11th, 2007, 07:21 PM nossa, é dinheiro particular
axo que ninguem tem o direito de reclamar :p
e o projeto de curitiba foi feito pra curitiba mesmo, tanto que existem um simstema muito mais complexo como a lei de zoneamento e eixos estruturais
eu fui no ippuc semana passada, e é muito facil no futuro substituir esse tipo de transporte por um "metro de verdade" ( palavras do professor Fragomeni, professor da UFPR e presidente do IPPUC )
e segunda feira ( dia 5 ) tive uma palestra com o Prof Jaime Lerner na UFPR, ele comentou sobre esse projeto para o rio, me pareceu bem convincente
alias, onibus podem sim, transportar alta capacidade, so em Curitiba sao mais de 2milhoes de embarques por dia. É tudo muito variavel, com um bom planejamento da pra se fazer coisas boas sim, alem do mais é quase um presente pra cidade...
1º ônibus nunca terá o conforto e a rapidez de metrô e trens.
2º ônibus para em pontos, para em cruzamenos, é lento e metrô só para em estações!
3º Os onibus transportam tanto alta capacidade que curitiva já está vendo projetos pra implantar metrô!
Viaje mais, estude mais, se atualize e veja como funciona os sistemas de transporte nos paises desenvolvidos que verá a diferença!
richter30 March 11th, 2007, 07:24 PM [QUOTE=neosoux;12093003]Primeiramente eh necessario um pouco mais de objetividade e realidade. Ficar reclamando q tinha q ser metro ao inves de onibus eh discutir o sexo dos anjos. ao menos por um bom tempo. Por um motivo simples: nao ha dinheiro! e ponto. Agora, nao se pode esperar que venha o dinheiro para comecar a fazer o metro, o onibus em faixa exclusiva eh uma otima alternativa, msmo pq se pode faer muuuito mais e atender mais gente por menos.
Não há dinheiro o kct!!! vc acredita nisso? claro que há dinheiro, o que acontece é que eles superfaturam obras, desviam verbas, e roubam, por isso que não vai ter dinheiro mesmo!!
Agora se for pra fazer uma merda dessas como fizeram com o expresso tiradentes, prefiro que não tenha nada!
eu já disse e volto a dizer: o Rio merece e precisa de mais metrô que não ocupa espaço, que não atrapalha o transito, por não ser poluente e por ser principalmente um sistema de alta capacidade!
O QUE FALTA É VONTADE POLITICA!
neosoux March 13th, 2007, 11:57 PM Não há dinheiro o kct!!! vc acredita nisso? claro que há dinheiro, o que acontece é que eles superfaturam obras, desviam verbas, e roubam, por isso que não vai ter dinheiro mesmo!!
A questao nao eh se eu acredito. Eh q eh fato. eh soh vc se informar. Sem duvida, se houvesse uma melhor gestao do gasto publico e uma menor corrupcao nos varios anos q antecederam 2007, haveria muito mais dinheiro, possivelmente ate possibilitando fazer bem mais metro. Mas por isso que disse q eh necessario mais objetividade e realidade na discussao. A questao eh q HOJE nao ha dinheiro, e a populacao e as cidades nao podem mais esperar. Entao o q adianta ficar dizendo q tem q ter mais metro e bla bla bla? Com corredor de onibus o custo-beneficio eh infinitamente maior. E eh o que eh possivel ser feito.
Agora se for pra fazer uma merda dessas como fizeram com o expresso tiradentes, prefiro que não tenha nada!
O seu comentario eh pouco elitista... :ohno:
Vc realmente acha q se tem q brincar de primeiro mundo e construir um pouquinho de metro, ao inves de assumir a nossa real condicao e fazer uma coisa mais completa para atender uma populacao(q provavelmente ao contrario de vc) depende totalmente do trasporte coletivo..
eu já disse e volto a dizer: o Rio merece e precisa de mais metrô que não ocupa espaço, que não atrapalha o transito, por não ser poluente e por ser principalmente um sistema de alta capacidade!
O QUE FALTA É VONTADE POLITICA!
Sem duvida q o Rio merece e precisa de mais metro. Mas isso eh bem senso comum e nao agrega nada de concreto a discussao...
richter30 March 14th, 2007, 05:37 AM O seu comentario eh pouco elitista... :ohno:
Vc realmente acha q se tem q brincar de primeiro mundo e construir um pouquinho de metro, ao inves de assumir a nossa real condicao e fazer uma coisa mais completa para atender uma populacao(q provavelmente ao contrario de vc) depende totalmente do trasporte coletivo..
Desculpa, mas não é o que os fóristas do rio de janeiro querem pra suas cidades, pode perguntar!
e não tem dinheiro que nada, vc trabalha no governo? sabe as contas deles? não? eu tb não sei...ninguém tem prova de nada, e o governo só rouba e pronto!
e pra mim não interessa se tem ou não, pago um absurdo de impostos e tenho direito de exigir o que é melhor pra minha cidade ou mesmo torcer pra o que há de melhor pras outras cidades. o governo que se foda pra mim, se ele é duro pra cobrar os impostos, eu sou duro pra exigir que se faça coisa descente e pra mim transporte é metrô ou trem já!
agora colocar um corredor de onibus poluente, que atrapalha o transito roubando uma faixa, lentos, e desconfortaveis, desculpa meu amigo, mas não é pra isso que eu pago imposto!
tem que se pensar em longo prazo!
só um inocente que acredita que o governo não tem dinheiro
Sem duvida q o Rio merece e precisa de mais metro. Mas isso eh bem senso comum e nao agrega nada de concreto a discussao
Veja se em paises desenvolvidos tem essa palhaçada como aqui? não é perfeito, mas perto daqui são....
neosoux March 14th, 2007, 11:39 PM Desculpa, mas não é o que os fóristas do rio de janeiro querem pra suas cidades, pode perguntar!
e não tem dinheiro que nada, vc trabalha no governo? sabe as contas deles? não? eu tb não sei...ninguém tem prova de nada, e o governo só rouba e pronto!
e pra mim não interessa se tem ou não, pago um absurdo de impostos e tenho direito de exigir o que é melhor pra minha cidade ou mesmo torcer pra o que há de melhor pras outras cidades. o governo que se foda pra mim, se ele é duro pra cobrar os impostos, eu sou duro pra exigir que se faça coisa descente e pra mim transporte é metrô ou trem já!
agora colocar um corredor de onibus poluente, que atrapalha o transito roubando uma faixa, lentos, e desconfortaveis, desculpa meu amigo, mas não é pra isso que eu pago imposto!
só um inocente que acredita que o governo não tem dinheiro
Veja se em paises desenvolvidos tem essa palhaçada como aqui? não é perfeito, mas perto daqui são....
Inocencia eh acreditar que o governo do Rio de Janeiro tem dinheiro depois de tamanha zona administrativa e roubalheira... Soh a longo prazo. E msmo assim eh complicado. Existem muitas prioridades.
Eh absurdo comparar a arrecadacao de cidades de paises desenvolvidos e os custos com de nossas cidades. Aih eh necessario "se enxergar".
Eh evidente que qualquer carioca(tirando uma minoria ******* e elitista) quer metro pra todo lado.... Agora, se for continuar essa discussao idealizada, nao tenho mais nd a dizer...
pulga March 15th, 2007, 12:42 AM agora colocar um corredor de onibus poluente, que atrapalha o transito roubando uma faixa, lentos, e desconfortaveis, desculpa meu amigo, mas não é pra isso que eu pago imposto!
cara, o sistema substitui os ônibus atuais, os ônibus atuais deixarão de circular
portanto não se vai perder uma faixa pq a mesma já é ocupada pelos ônibus atuais, pelo contrário, vai liberar as outras faixas para serem apenas de carros
além do que os ônibus do projeto não são poluentes (ou seja, vai deixar de poluir)
é uma melhoria do sistema de ônibus atual e não uma adição de um sistema que pretende fazer o trab do metro
e sim, se for concretizado vai ser muito bom, pq vai acabar o prob dos ônibus que não param no ponto, ônibus bloqueando o Trânsito pq faz a parada em fila dupla para pegar e deixar passageiros e etc...
não adianta criticar o projeto sem conhecer
ricardohaab March 15th, 2007, 03:58 AM 1º ônibus nunca terá o conforto e a rapidez de metrô e trens.
2º ônibus para em pontos, para em cruzamenos, é lento e metrô só para em estações!
3º Os onibus transportam tanto alta capacidade que curitiva já está vendo projetos pra implantar metrô!
Viaje mais, estude mais, se atualize e veja como funciona os sistemas de transporte nos paises desenvolvidos que verá a diferença!
como voce disse
PAISES DESENVOLVIDOS
voces querem projetos europeus no Brasil??
povo sem nocao em...
e claro, o metro é inevitavel, nem um sistema é perfeito, sempre chega a saturacao, tanto que segundo fragomeni, ate 2012 a primeira linha sai do papel, so falta resolver impecilhos burocraticos e economicos
Inconfidente March 16th, 2007, 05:00 AM Isso mais parece uma gambiarra! hehe
muckie March 16th, 2007, 05:17 AM sinceramente
NAO VAI AJUDAR EM NADA
SOH GASTAR
TEM QUE ACABAR COM A PRIVATIZACAO DAS MAFIAS, OOPS, DAS EMPRESAS DE ONIBUS...
MUNICIPALIZAR AS LINHAS
E RACIONALIZAR AS LINHAS NAS VIAS DE MAIOR MOVIMENTO, ex: V. Piraja, NS Copacabana, etc... pq o rio eh uma cidade apertada... e com milhoes de onibus que passam ao memos tempo com 1 passageiro cada, o transito nao flue, contribuindo para a desecononomia da cidade....
tem que usar um sistema inteligente e municipal como Ctba, SP, BH, Poa etc...
MAS SERIA IMPOSSIVEL PQ EMPRESAS DE ONIBUS MANDAM NA CIDADE
filipe_ft March 16th, 2007, 03:20 PM acho que no Brasli (e principalmente no Rio) o governo é tao imcompetente que eu preferia que privatizassem o transporte
AndreKenji March 16th, 2007, 03:59 PM acho que no Brasli (e principalmente no Rio) o governo é tao imcompetente que eu preferia que privatizassem o transporte
O problema é que o transporte não é privatizado nem estatizado. Ele é um MONOPÒLIO mantido à força pelo estado. Sem competição, ninguém se esforça em melhorar. E também não há fiscalização nem nada, e os governos sempre pensam primeiro nos empresários que no usuário.
Por quê se anda em ônibus lotado nos horários de pico e não se vê nada de noite?
AndreKenji March 16th, 2007, 05:42 PM como voce disse
PAISES DESENVOLVIDOS
voces querem projetos europeus no Brasil??
povo sem nocao em...
Não, o que se quer é bom-senso. A longo prazo, subsidiar ônibus para regiões densamente habitadas é mais caro que construir metrô. E não é preciso olhar para a Europa. Santiago no Chile, por exemplo, tem quase 100 km de metrô.
Isso sem contar que ninguém fala isso quando resolvem fazer obras viárias caras, que custam mais que linhas inteiras de metrô.
Inconfidente March 16th, 2007, 05:47 PM Gostaria de saber os detalhes do projeto para poder argumentar.
Seria um ônibus eletrificado por cabos como já vi em uma foto de SP?
Se for, compromete muito o urbanismo.
|
|