View Full Version : Wind energy boom, a new goldmine?

traveler
March 15th, 2007, 01:29 AM
Wind energy boom, a new goldmine?
Alberto Joaquim Milheiro Barbosa director for energy solutions at EFACEC Capital, SGPS, SA (a leading engineering firm) says the wind energy sector in Portugal has doubled in size and is set to double again in the next 12 months. He says the market offers a 30% a year growth rate potential, and thus one the world’s most attractive wind energy opportunities. He said local Portuguese engineering companies including EFACEC, were able to manufacture practically all components required for wind farms and wind energy development. EFACEC plans significantly to expand its presence in the sector doubling the size of its wind energy division over the next five years. Maria João Rodrigues of Sociedade de Portuguesa de Energia Solar - the Portuguese Solar Energy Society said the national target for 2010 is to produce 150 megawatts of electricity through photovoltaic energy. She said government needed to make licensing procedures quicker and easier across the sector because the current framework was too complicated and a barrier to new business.

Arpels
March 15th, 2007, 01:38 AM
ainda hoje falaram disso nas noticias :yes: à um futuro prometedor por traz das renováveis....

TeKnO_Lx
March 15th, 2007, 02:55 AM
"goldmine" so mesmo em Portugal.. em pais mais avançados (norte da europa) já se percebeu os enormes impactos visuais e ambientais que as torres eoliacs provocam. por esta razão estão a ser mudadas para off shore, tipo oceano e costa..

mas o povão come aquilo que lhe dão!

hiong_nu
March 15th, 2007, 02:23 PM
"goldmine" so mesmo em Portugal.. em pais mais avançados (norte da europa) já se percebeu os enormes impactos visuais e ambientais que as torres eoliacs provocam. por esta razão estão a ser mudadas para off shore, tipo oceano e costa..

mas o povão come aquilo que lhe dão!

o impacto visual é melhor que o fumo no ar, por mim, ventoínhas em todo o lado, já!!! até as punha em cima dos prédios...

PedroGabriel
March 15th, 2007, 04:57 PM
eu tb acho que deveriam ser mudadas para o mar. Eu estarei na linha da frente para proteger os montes da Póvoa de uma estação eólica. Mas nem pensar! São sagrados. Num deles tem patrmonio histórico de onde começou a cidade e o outo é um monte religioso para a população, porque dá para ver do mar. Além de causar impacto visual forte.

Aqui vão fazer aquela cena das ondas, mas não é visivel de nenhum ponto, excepto velejadores que se aproximem.

Mas Portugal tem sitios onde não faria problema nenhum instalarem isso. Eu acho que deveriam ser colocadas perto de auto-estradas, pois o espaço nas valas das auto-estradas está desocupado, e era um bom cenário futuristico para auto-estradas, afugentava animais da via, em espaço natural é perigoso meter essas coisas. Por isso a A1 poderia ser percorrida toda por uma estação eolica.

Arpels
March 15th, 2007, 05:18 PM
vão encher-te a cividade de ventoinhas peter :D

PedroGabriel
March 16th, 2007, 03:33 AM
:D pois, já estão a pressionar para encher de betão, fizeram uma casa mesmo à entrada, enfim. Mas da cividade não se vê nada. A Câmara comprou a parte de cima do monte.

PedroGabriel
March 16th, 2007, 03:38 AM
o que eu digo é, ias pela autoestrada e nos lados tinhas uma fila ou duas de moinhos de vento:
http://www.westcoastroads.com/california/images051/us-060_eb_whitewater_04.jpg

teria por todo o percurso excepto zona florestal.

Arpels
March 16th, 2007, 02:20 PM
era o cumulo a camara deixar encher o sitio arqueologico de casas :gunz: