View Full Version : E saem mais uns camioes cheios de dinheiro para os mesmos de sempre: Lisboa e Porto
fernao March 15th, 2007, 05:10 PM Projectos financiados pelo BEI até 2009
Reabilitação urbana de Lisboa e Porto custa 1500 milhões de euros
15.03.2007 - 14h50 Lusa
Os investimentos previstos das sociedades de reabilitação urbana Porto Vivo (zonas históricas do Porto) e Lisboa Ocidental elevam-se a 1500 milhões de euros até 2009, indicou hoje o ministro do Ambiente, Nunes Correia.
O ministro afirmou – durante a cerimónia de assinatura do contrato de empréstimo de 200 milhões de euros pelo Banco Europeu de Investimentos (BEI) ao Instituto Nacional de Habitação (INH) –, que aqueles projectos de reabilitação terão uma componente de investimento privado na ordem dos 90 por cento.
Nunes Correia adiantou que as zonas objecto de intervenção urbana têm mais de 1,5 milhões de metros quadrados de área bruta construída e incluem mais de dez mil fracções, habitacionais e edifícios não residenciais.
Os projectos que a parceria com o BEI vão permitir desenvolver enquadram-se nos objectivos de dinamização do mercado de arrendamento, conjugado com o repovoamento e rejuvenescimento dos centros históricos das cidades, sublinhou o titular das áreas do Ambiente, do Desenvolvimento do Território e do Desenvolvimento Regional.
Nunes Correia disse que o contrato hoje assinado com o BEI permite dotar antecipadamente o futuro Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), que sucederá ao INH, de instrumentos financeiros para iniciar de imediato a reabilitação do parque habitacional referido.
Herrmando March 15th, 2007, 05:12 PM Apesar de ser bem gasto, gostava que fizessem a distinção entre as duas cidades. Que eu saiba, cá no Porto, o investimento é sobretudo privado...
Fern March 15th, 2007, 05:38 PM Este Herrmando tem de facto piada :lol:
Eu pessoalmente acho que faz sentido que se invista mais onde vivem mais pessoas (pagantes) e nas cidades que representam o nosso pais.
Herrmando March 15th, 2007, 05:41 PM Piada pq? Por gostar de saber quanto, desses 1500 milhoes vai para Lx e qto vai para o Porto?
Fern March 15th, 2007, 07:24 PM Talvez Lisboa precise mais do dinheiro nao!? Tem uma populacao muito maior.. Ainda assim voces sao grandemente beneficiados atraves do QREN.
Herrmando March 15th, 2007, 07:31 PM Não sei se precisa, depende do estado de degradação dos centros e do potencial que oferece para que essa reabilitação seja efectuada por privados. Agora, essa diferença de valores é que eu efectivamente gostava de saber para poder dar opinião. Tu, pelo contrário, dás opinião mesmo sem saber se, porventura, até não será o Porto a receber mais...
Quanto ao QREN, ainda não sei como vai ser aplicado o dinheiro sequer! E se for aplicado sobretudo no Norte, é mais que justo n é benefício. Mto queres tu fazer parecer que o Porto é que é sempre beneficiado, mas as coisas são tão óbvias que ás vezes até se cai no ridículo...
Fern March 15th, 2007, 07:34 PM Se calhar ate sera o Porto a receber mais, mas em Lisboa ha muito edificio degradado a necessitar de reabilitacao. Tem-se falado muito no numero absurdo de habitantes na baixa lisboeta por exemplo, que esta no estado em que esta. Nao acredito que precisem mais do dinheiro que nos, e para mais Lisboa ate tem um plano de reabilitacao do centro em que grande parte do investimento e' privado ou autarquico.
Nao digas que eu dou opiniao sem saber porque mal saiu a noticia ja estavas a mandar bocas para o ar.
Herrmando March 15th, 2007, 07:44 PM Se calhar ate sera o Porto a receber mais, mas em Lisboa ha muito edificio degradado a necessitar de reabilitacao. Tem-se falado muito no numero absurdo de habitantes na baixa lisboeta por exemplo, que esta no estado em que esta. Nao acredito que precisem mais do dinheiro que nos, e para mais Lisboa ate tem um plano de reabilitacao do centro em que grande parte do investimento e' privado ou autarquico.
Nao digas que eu dou opiniao sem saber porque mal saiu a noticia ja estavas a mandar bocas para o ar.
LOLOLOL! Pá, deixa de dizer asneiras! Tem-se falado mto no nr absurdo da baixa lisboeta, da baixa do porto n se tem falado nada, é natural, a comunicação social só fala da capital! Que eu saiba, e poder perguntar ao Johnny, que a ele julgo que consideram isento, a baixa e centro histórico do Porto estão numa situação de ruptura, especialmente o centro histórico, em que há mais edifícios vazios ou mesmo a cair do que edifícios em condições! Em Lx a situação n deve ser diferente, por isso é que eu disse q o dinheiro era, de qq das formas, bem gasto! E, caso n saibas, o Porto tb tem um plano de reabilitação do centro com investimento sobretudo privado. Foi aliás o que disse no 2º post.
E sim, tu dás opinião sem saber!
Herrmando March 15th, 2007, 07:46 PM Eu fiz uma pergunta simples, sem mais! Quanto desse dinheiro é para o Porto e qto para Lx? Não fiz referência a quem precisa mais ou deixa de precisar! Quem anda para aqui a manda bocas para o ar, e sem saber pq até nem me respondeste à pergunta, és nitidamente tu!!!
Reflex March 15th, 2007, 07:54 PM Será que o Estado agora vai começar a adoptar a nova postura de meter Lisboa e Porto no mesmo saco e dar os valores globais para que não surgam criticas? Tipo, em vez de dizer que Lisboa leva 1 milhao e o Porto metade, diz que no total sao 1,5M e supostamente fica toda a gente contente...:|
Arpels March 15th, 2007, 08:01 PM altooooooooooooo, kero 2 milhões pa acabar a recuperação do bairro historico da guarda :yes:
Fern March 15th, 2007, 08:06 PM Eu fiz uma pergunta simples, sem mais! Quanto desse dinheiro é para o Porto e qto para Lx? Não fiz referência a quem precisa mais ou deixa de precisar! Quem anda para aqui a manda bocas para o ar, e sem saber pq até nem me respondeste à pergunta, és nitidamente tu!!!
Mas pensas que andamos todos aqui a dormir? Diz-me la se este comentario nao tinha agua no bico... :|
Apesar de ser bem gasto, gostava que fizessem a distinção entre as duas cidades. Que eu saiba, cá no Porto, o investimento é sobretudo privado...
Aquilo que eu disse foi em resposta as tuas bocas e acusacoes. Quando puserem ca para fora os numeros e as razoes logo veremos. So espero que depois nao venhas dizer que o relatorio favorece Lisboa..
Portvscalem March 15th, 2007, 08:47 PM Eu acho muito bom...que se reabilite tudo, que o preço por edificio na média seja o mesmo, que custe mais a cidade que tiver mais para recuperar, e que se recuperem tb outras cidades....possivelmente vai mais dinheiro para essas cidades, porque outras teem um nível muito satisfatório de conservação, tou a pensar em elvas por exemplo que pelas fotos que vi aki está um brinco....
daniel322 March 15th, 2007, 09:02 PM é normal que lisboa e porto recebam verbas maiores pois o centro histórico é maior. o que critico não é essas cidades receberem mais mas sim as outras praticamente não receberem nada
Portvscalem March 15th, 2007, 09:03 PM exacto, existem cidades que n precisam, dado estarem bem conservadas, mas as que n viverem o mesmo cenário devem receber o apoio necessário tendo em conta a dimensão do património degradado.
daniel322 March 15th, 2007, 09:14 PM exacto, existem cidades que n precisam, dado estarem bem conservadas, mas as que n viverem o mesmo cenário devem receber o apoio necessário tendo em conta a dimensão do património degradado.
claro.. vou falar do caso que melhor conheço, coimbra. tem uma zona historica relativamente grande e em péssimo estado.
estas são algumas fotos da zona envolvente que está a ser intervencionada pela metro mondego:
Rua da Moeda:
http://i42.photobucket.com/albums/e326/danielcoimbra/Baixa%20Downtown%20Coimbra/DSC09382.jpg
http://i42.photobucket.com/albums/e326/danielcoimbra/Baixa%20Downtown%20Coimbra/DSC09387.jpg
http://i42.photobucket.com/albums/e326/danielcoimbra/Baixa%20Downtown%20Coimbra/DSC09420.jpg
Rua Direita:
http://i42.photobucket.com/albums/e326/danielcoimbra/Baixa%20Downtown%20Coimbra/DSC09398.jpg
http://i42.photobucket.com/albums/e326/danielcoimbra/Baixa%20Downtown%20Coimbra/DSC09401.jpg
Herrmando March 15th, 2007, 09:30 PM Mas pensas que andamos todos aqui a dormir? Diz-me la se este comentario nao tinha agua no bico... :|
Aquilo que eu disse foi em resposta as tuas bocas e acusacoes. Quando puserem ca para fora os numeros e as razoes logo veremos. So espero que depois nao venhas dizer que o relatorio favorece Lisboa..
O comentário n tinha água no bico, se me disseres que Lx leva 75% do bolo, eu faço um comentário que tb n terá água no bico, será bastante directo! Eu n mandei nenhuma boca nem nenhuma acusação neste thread! Os restantes participantes do forum que se pronunciem!
Acho mto bem que recuperem tb a zona histórica de Coimbra e todas as que necessitem!
Se n andas a dormir, devias em vez de andares a causar polémicas qdo elas n existem! Quando for para acusar alguma coisa, eu acuso! Neste thread, só fiz uma pergunta! Vai lá chatear os teus amiguinhos sff!
Herrmando March 15th, 2007, 09:31 PM Comenta antes o Reflex e diz que ele anda a mandar bocas sem saber o que diz! Raio de puto chato!
fernao March 15th, 2007, 09:36 PM Dani, o pessoal nao tem nocao, pensam que so' existe Lisboa e Porto, nem vale a pena.
A maior parte das pessoas de Lisboa e do Porto imagina as outras cidades nao como cidades, mas sim como vilas, onde nao ha' nada
Uma vez quando eu disse que era de Coimbra, aparece-me uma gaja de Almada a dizer toda afectada: "ai eu gosto tanto de ir 'a provincia"... e eu, juro que nem percebi, perguntei confuso: "Mas qual provincia? Almada?" :lol: :lol:
Em Coimbra os predios do centro historico caem 'a media prai' de 2 por ano - o ano passado foram 3 naquela rua que sobe para o "a capella", este ano cairam dois ao pe' da Portagem, etc. Outros ali ao pe' do Museu Machado de Castro nao sei como se seguram...
E anda o vereador Gouveia Monteiro a contar as casas, a ir a uma a uma a pedir por favor se arranjam aquilo antes que caia para a rua, depois a camara toma conta coercivamente para por umas vigas por fora a segurar aquilo... agora inventaram as unidades de reabilitacao, que tem emprestimos especiais da CGD para arranjar e nao sei que... enfim, uns tem 1500 milhoes, outros tem a camara, e' como nos SMTUC vs CARRIS/STCP
E estou obviamente a falar em financiamentos relacao ao tamanho dos concelhos, pois aqui o que contam sao os concelhos onde estao os centros historicos, e nao a area urbana e a area metropolitana e mais nao sei que contas voces fazem prai' - Concelho de Lisboa e' 3.5 vezes maior que Coimbra, Porto e' 1.5 vezes maior que Coimbra, ou seja os dois juntos 5 vezes maiores que Coimbra, logo peco para a reabilitacao do centro de Coimbra 1/5 desse financiamento - 300 milhoes - parece-vos bem?
:) :) :)
Estou a puxar a brasa 'a minha sardinha, obviamente, porque os centros historicos de Lisboa e Porto sao muito mairoes, mas os centros antigos de algumas cidades nao devem ser esquecidos. Coimbra e' um exemplo - tambem precisava deste tipo de intervencao, especialmente porque antigamente (ha' 2 ou 3 seculos) as diferencas entre as cidades nao eram tao marcadas como agora, e ha' centros historicos bem significativos em Portugal.
TeKnO_Lx March 15th, 2007, 09:40 PM este pais é so rir.. :lol: a teoria dos xupistas sempre ouve e vai sempre haver
fernao March 15th, 2007, 09:40 PM [QUOTE=daniel322;12184034]
http://i42.photobucket.com/albums/e326/danielcoimbra/Baixa%20Downtown%20Coimbra/DSC09420.jpg
QUOTE]
porra que e' isto meu? :ohno: :ohno:
Herrmando March 15th, 2007, 09:42 PM Sim, mas é só teoria, na verdade portugal é um país mto uniforme e descentralizado...
daniel322 March 15th, 2007, 10:00 PM Em Coimbra os predios do centro historico caem 'a media prai' de 2 por ano - o ano passado foram 3 naquela rua que sobe para o "a capella", este ano cairam dois ao pe' da Portagem, etc. Outros ali ao pe' do Museu Machado de Castro nao sei como se seguram...
uma frase que ouvi de um eng. da CMC e que nunca esqueci foi que "A baixa de Coimbra só ainda não caiu por milagre da Rainha Santa, padroeira da cidade, pois já vi edificios que desafiam literalmente as leis da física e não sei como ainda estão de pé, deve ser mesmo milagre" :lol:
Arpels March 15th, 2007, 10:32 PM :) o k vale é k ela abre os braços e proteje as nossas baixas todas pelo pais fora se não era uma queda em conjunto...
Reflex March 15th, 2007, 11:06 PM Parece-me a mim que alguns desses edificios de Coimbra não têm salvação possivel...:(
Daniel_Portugal March 15th, 2007, 11:07 PM Dani, o pessoal nao tem nocao, pensam que so' existe Lisboa e Porto, nem vale a pena.
A maior parte das pessoas de Lisboa e do Porto imagina as outras cidades nao como cidades, mas sim como vilas, onde nao ha' nada
Na verdade sao poucas as localidades em Portugal onde me sinto numa cidade... mas coimbra é uma delas :okay:
Portvscalem March 16th, 2007, 01:17 AM Fernão pelo menos da minha parte ouviste dizer que realmente se deve recuperar as demais cidades sem ser lisboa e porto....
e n sei como é o caso lisboeta, mas aqui no porto existe um grande empenho em recuperar o casco hitórico, com ou sem apoios, os privados e a camara tão a fazer esforços por isso, n penses que é só dinheiro a chover do estado....
fernao March 16th, 2007, 02:03 AM Portuscalem... já diz o povo: "Em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão", e é o que se passa aqui no fórum.
Nem Coimbra está bem, nem o Porto, nem mesmo Lisboa, que tem muitos problemas no centro histórico também...
O problema todo é que o nosso país está falido... as pessoas estão mal habituadas, o dinheiro da UE não ajudou e agora nada tudo aflito que isto está a ir pelo cano a baixo porque quando havia dinheiro para fazer reformas a sério andamos todos lambões a estoirar...
andámos não! os políticos incompetentes andaram, de Norte a Sul do país...
Reflex March 16th, 2007, 02:08 AM e n sei como é o caso lisboeta, mas aqui no porto existe um grande empenho em recuperar o casco hitórico, com ou sem apoios, os privados e a camara tão a fazer esforços por isso, n penses que é só dinheiro a chover do estado....
Em Lisboa tem-se notado nos ultimos anos uma grande consciencialização da problemática dos edificios antigos/historicos e tem-se encetado a todo o custo uma cruzada em prol da sua recuperação. Essencialmente a CML. Fez inclusive disso, sua bandeira ha 1ns anos atrás. E nesse particular não sei qual a percentagem de ajuda do Estado ou sequer se a há.;)
PedroGabriel March 16th, 2007, 02:46 AM a recuperação do centro historico deve ser feito pela gentrificação, pelos privados. Mas o Porto está mesmo mal, no ponto mais turistico da cidade, a ponte D. Luis, dá para ver só degradação, é muito triste, porque é um lugar lindissimo e se nota que é mágico. Deveria reocupar as casas, abrir negócios nelas. Nos tb temos centro histórico é pequenino, mas é isso que a câmara vai fazer, vai tentar reabilitar.
O concelho todo do Porto é quase todo histórico. desde a Ribeira à circunvalação apenas um é bonito, o outro é feio. :D
PedroGabriel March 16th, 2007, 02:47 AM [QUOTE=daniel322;12184034]
QUOTE]
porra que e' isto meu? :ohno: :ohno:
arranjem um presidente da câmara melhor.
Lourenco March 16th, 2007, 04:37 AM arranjem um presidente da câmara melhor.
Definitivamente, embirraste com o presidente da CMC. :|
A verdade é que enquanto autarquia e governo eram do mesmo partido, os projectos para Coimbra eram às dezenas. A partir do momento em que o governo mudou de côr, as coisas estagnaram. Má vontade do governo relativamente a Coimbra? Por vezes parece-me que sim...
Os prédios que o Daniel mostrou são na baixa que está, de facto, muito degradada. Mas neste momento a Alta de Coimbra é candidata a Património Mundial, pelo que tem existido uma maior concentração de recursos nesta zona, para a qual existe um projecto de revitalização em curso, o URBCOM, e um projecto de recuperação, o PRAUD.
Mas a verdade é que a Baixa de Coimbra também precisa, urgentemente, de um plano de recuperação. O seu estado de degradação é gritante. :ohno:
daniel322 March 16th, 2007, 05:36 AM arranjem um presidente da câmara melhor.
realmente ou embirraste com o presidente da camara ou não sabes o que dizes.. por acaso é ele o proprietário dos edificios da baixa? ;)
Arpels March 16th, 2007, 02:23 PM tem-se feito mto pouco em todos os casos, não me esqueço k na decada de 90 estava a almoçar e derrepente ouvimos um barulho enorme e o chão tremeu, era um prédio k tinha acabado de ruir na Rua do cabo, estava abandonado á decadas.
Daniel_Portugal March 16th, 2007, 02:31 PM para quem está a dizer que desses 1,5mil milhoes (1,5bilioes) mais sao pra lisboa... pode estar redondamente enganado. segundo ja li em noticias... a reabilitaçao do centro historico do porto vai ficar por mais de 2mil milhoes (2 bilioes).
e vai efectivamente ser feito. por isso.. nao se queixem... o norte admito que possa estar mal... agora o porto nao.. desde 2000 pra cima que a cidade nao tem parado com projectos, obras, e tudo mais. diria que no seculo passado estavamos relativamente mal face ao nosso tamanho. agora estamos bastante bem e tendemos a melhorar. nao se queixem....
hiong_nu March 16th, 2007, 02:42 PM O dinheiro deve ser dividido mais ou menos assim, metade é para reabilitar Lisboa, a outra metade para pagar aos trolhas nortenhos que lá vão vergar a mola...
PedroGabriel March 16th, 2007, 10:57 PM para quem está a dizer que desses 1,5mil milhoes (1,5bilioes) mais sao pra lisboa... pode estar redondamente enganado. segundo ja li em noticias... a reabilitaçao do centro historico do porto vai ficar por mais de 2mil milhoes (2 bilioes).
e vai efectivamente ser feito. por isso.. nao se queixem... o norte admito que possa estar mal... agora o porto nao.. desde 2000 pra cima que a cidade nao tem parado com projectos, obras, e tudo mais. diria que no seculo passado estavamos relativamente mal face ao nosso tamanho. agora estamos bastante bem e tendemos a melhorar. nao se queixem....
:nuts:
salario médio minimo de um informático licenciado em Lisboa 1500
salário médio minimo de um informatico licenciado no Porto se o arranjar em condições de não escravatura: menos de 1000 euros.:nuts:
Comparado com Lisboa o Porto está muito mal, comparando com o oceano de aldeias do Norte, é óbvio que está muito bem. mas daí a dizer que está bem...
Daniel_Portugal March 17th, 2007, 01:48 AM tens alguns dados concretos que provem esses valores exactamente como estás a dizer? :lol:
parece-me absurdo.... :P
a minha mae licenciada em diatética recebe 1300 euros por mes. um licenciado em informatica recebe certamente mais, se estiver numa boa empresa.
PedroGabriel March 17th, 2007, 02:26 AM tens alguns dados concretos que provem esses valores exactamente como estás a dizer? :lol:
parece-me absurdo.... :P
a minha mae licenciada em diatética recebe 1300 euros por mes. um licenciado em informatica recebe certamente mais, se estiver numa boa empresa.
experiencia e falar com pessoas do ramo. Melhor sitio no Gr. Porto é mesmo a Siemens e a Qimonda. Que boas empresas, a melhor empresa informática é a microsoft, e esta está em lisboa. Mas em lisboa não precisa ser uma boa empresa entendes. É mesmo o normal.
a mim tb me parece um absurdo, mas é a realidade.
Daniel_Portugal March 17th, 2007, 02:43 AM ahhh ok! bem me parecia que era mais "experiencia e falar com pessoas do ramo" do que outra coisa :lol:
as coisas nao sao tao lineares assim :okay:
TeKnO_Lx March 17th, 2007, 03:07 AM :nuts:
salario médio minimo de um informático licenciado em Lisboa 1500
salário médio minimo de um informatico licenciado no Porto se o arranjar em condições de não escravatura: menos de 1000 euros.:nuts:
Comparado com Lisboa o Porto está muito mal, comparando com o oceano de aldeias do Norte, é óbvio que está muito bem. mas daí a dizer que está bem...
mas não percebes que Lisboa produz mais? é uma cidade maior, tem mais economias de aglomeração.. os quadros superiores de Lisboa recebem mais do que o Porto, como os de Madrid recebem mais que Lisboa, como os NY recebem mais do que os de Madrid
não percebes que nem tudo se deve ao "centralismo"?
PedroGabriel March 17th, 2007, 04:36 AM ^^ não digas asneiras, como lisboa teria poder de aglomeração se não fosse capital (do Alentejo)?
Daniel_Portugal March 17th, 2007, 05:13 AM primeiro, os valores citados pelo peter sao absurdos... e nao podem ser verdadeiros....
depois... se nos referirmos ao municipio de lisboa, de facto tem mais pessoas que o porto... se nos referirmos aos arredores.. eh ela por ela tendo lisboa mais um bocadito.
agora um sr doutor lisboeta ganhar 1500 e um sr doutor portuense numa empresa ekivalente ganhar 1000 só pode ser errado. era bom era...
ja agora, o ordenado minimo no porto sao 400 euros.. em lisboa sao 600? as tantas é!!
a diferença de ordenados nao varia assim tanto de zona pra zona no pais.. quanto mais do porto para lisboa. os numeros que tu disseste foram atirados para o ar completamente de cor... e depois kd te pedi alguma fonte disseste k foi por experiencia e nao sei o ke. nao sei onde foi a tua experiencia e se realmente andaste a ver empresas e o catano... agora o que sei eh que se viste efectivamente uma aberraçao dessas.. nao passou disso. uma aberraçao. às tantas viste uma empresa de medio porte num suburbio portuense kkr... e uma grande empresa no centro de lisboa... ai aí acredito que a diferença seja essa.
mas pra haver diferenças dessas nem eh preciso sair de cidade. basta dizer que ofereceram ao meu primo que começou a trabalhar ha pouco tempo no ramo de ediçao de fotografia, 500 euros por mes numa empresa e 870 noutra... e o trabalho era o mesmo. aquilo que se ganha numa empresa depende do patrao e das regras da empresa.. e tambem dos lucros da empresa (nem sempre). cada empresa eh uma empresa diferente.. e nao ha nada k vá estipular "no porto as pessoas têm k receber isto se forem licenciadas, e em lisboa têm k receber isto, e na conxixina têm que receber isto".
Pelha March 17th, 2007, 05:20 AM ^^ não digas asneiras, como lisboa teria poder de aglomeração se não fosse capital (do Alentejo)?
Enganaste… a população da area metropolitana é proveniente de todo o país sem excepção de alguma região, até posso-te dizer que conheço bastante gente proveniente do Norte de Portugal, quanto a ser capital do Alentejo, é perfeitamente normal que assim o seja, não vejo nenhuma problema nisso!
eh ela por ela tendo lisboa mais um bocadito.
No comments! :lol:
PedroGabriel March 17th, 2007, 05:20 AM looool. quem dera que eu não tivesse razão, estou a falar em Informática, não tou a falar em doutores, mas engenheiros. lol
PedroGabriel March 17th, 2007, 05:21 AM Enganaste… a população da aérea metropolitana é proveniente de todo o país sem excepção de alguma região, até posso-te dizer que conheço bastante gente proveniente do Norte de Portugal, quanto a ser capital do Alentejo, é perfeitamente normal que assim o seja, não vejo nenhuma problema nisso!
por ser capital, por siso tem gente de todo o lado.
Daniel_Portugal March 17th, 2007, 05:32 AM Enganaste… a população da area metropolitana é proveniente de todo o país sem excepção de alguma região, até posso-te dizer que conheço bastante gente proveniente do Norte de Portugal, quanto a ser capital do Alentejo, é perfeitamente normal que assim o seja, não vejo nenhuma problema nisso!
No comments! :lol:
estou a falar asserio pelha. numa area exactamente igual em ambas as cidades, moram 2.6no porto e 2.7 em lx. sao dados estatisticos. nao te acreditas neles? nao ves que os 1.8milhoes da amp sao contabilizadas num pedaço de terra (area) com quase metade do tamanho daquelas que sao contabilizadas na area de lisboa? é mais que verdade isto que estou a dizer. :) sugiro que faças um estudo sobre isso. em primeiro lugar começa logo por estudar as areas metropolitanas actuais e logo de inicio vais ver que os limites politicos da amp sao mais pequenos. depois de veres isso, pega na area estipulada para ser a aml, e vai anexando concelhos que estejam adjacentes à amp até teres uma area exactamente igual ou muito parecida, por fim, vê a populaçao que ficou nessa area. vais ver que eh uma populaçao muito identica, em areas mt identicas. olha o caso da cidade de setubal que nada tem a ver com lisboa e está totalmente despegada... eh contabilizada na area da aml :) nao obstante o facto de ser uma capital de distrito, estar mt longe fisicamente, e nao haver kkr tipo de conurbaçao entre uma e outra. eh claro que somando esses municipios todos à aml e criando uma area de mais de 3000km2, a aml consegue ter uma populaçao com mais 900mil, mas só e apenas porque em área é mt maior (quase o dobro). espero que tenha sido claro. ate pk nem tou a tentar fazer kkr tipo de competiçao, estou simplesmente a mostrar-te algum know-how que tenho sobre demografia, ja que gosto bastante dessa área e ja vi varios estudos, estatisticas, mapas, etc sobre o tema.
ps: eh natural que haja gente proveniente de todo o país. aqui tambem eh assim, com maior insidencia de pessoas da regiao centro e norte, naturalmente, devido à distancia ser mais curta. mas ha muita gente por exemplo da madeira ou açores... bem mais longe do que kkr regiao de portugal continental. o meu avo alias, eh da madeira e veio pra ca e por aki ficou kd conheceu a minha avo :P
fernao March 17th, 2007, 01:48 PM mas ha muita gente por exemplo da madeira ou açores... bem mais longe do que kkr regiao de portugal continental. o meu avo alias, eh da madeira e veio pra ca e por aki ficou kd conheceu a minha avo :P
ESPEREM!!!
PÁRA TUDO!!!
Dani, o teu avô é da Madeira???
--->>>>> MOURO!!! <<<<<---
O Daniel é um Mouro Algarvio infiltrado a contribuir para o genocídio da nossa Nação Galega e dos nossos queridos haplótipos!!! Vai para a tua terra algarvia, seu mouro -> Lisboa!!!
:lol: :lol: :lol:
PedroGabriel March 17th, 2007, 02:05 PM é nada a Madeira é metade Norte metade Algarve, é por isso que eles lá não batem bem.
Portvscalem March 17th, 2007, 08:09 PM Va, acho k devemos respeitar opiniões, criticar vah, agora gozar....
JohnnyMass March 18th, 2007, 09:20 PM ESPEREM!!!
PÁRA TUDO!!!
O Daniel é um Mouro Algarvio infiltrado a contribuir para o genocídio da nossa Nação Galega e dos nossos queridos haplótipos!!! Vai para a tua terra algarvia, seu mouro -> Lisboa!!!
o que eu me ri com isto!:lol: o teu melhor post de sempre.
JohnnyMass March 18th, 2007, 09:24 PM estou a falar asserio pelha. numa area exactamente igual em ambas as cidades, moram 2.6no porto e 2.7 em lx. sao dados estatisticos. nao te acreditas neles? nao ves que os 1.8milhoes da amp sao contabilizadas num pedaço de terra (area) com quase metade do tamanho daquelas que sao contabilizadas na area de lisboa? é mais que verdade isto que estou a dizer. :) sugiro que faças um estudo sobre isso. em primeiro lugar começa logo por estudar as areas metropolitanas actuais e logo de inicio vais ver que os limites politicos da amp sao mais pequenos. depois de veres isso, pega na area estipulada para ser a aml, e vai anexando concelhos que estejam adjacentes à amp até teres uma area exactamente igual ou muito parecida, por fim, vê a populaçao que ficou nessa area. vais ver que eh uma populaçao muito identica, em areas mt identicas. olha o caso da cidade de setubal que nada tem a ver com lisboa e está totalmente despegada... eh contabilizada na area da aml :) nao obstante o facto de ser uma capital de distrito, estar mt longe fisicamente, e nao haver kkr tipo de conurbaçao entre uma e outra. eh claro que somando esses municipios todos à aml e criando uma area de mais de 3000km2, a aml consegue ter uma populaçao com mais 900mil, mas só e apenas porque em área é mt maior (quase o dobro). espero que tenha sido claro. ate pk nem tou a tentar fazer kkr tipo de competiçao, estou simplesmente a mostrar-te algum know-how que tenho sobre demografia, ja que gosto bastante dessa área e ja vi varios estudos, estatisticas, mapas, etc sobre o tema.
o que tu ainda não entendeste é que há uma razão para a AML ser maior que a AMP e que se deve ao facto de nas proximidades de Lisboa não haver outras cidades de grandes dimensões económicas e políticas como acontece nessa mesma área no Porto. Logo é natural que todos esses municípios dependam e tenham criado ligações com Lisboa pois não havia alternativas. No Porto não é assim, tens muitas cidades à volta e logo essa polarização para o Porto não é tão forte e nem faz sentido que assim o seja.
Pelha March 18th, 2007, 11:06 PM ESPEREM!!!
PÁRA TUDO!!!
:rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:
mynuster March 18th, 2007, 11:15 PM :hilarious :hilarious
Daniel_Portugal March 19th, 2007, 01:36 AM por acaso nao percebi a graça desse post :P eu disse que o meu avô eh da madeira... e ele chamou-me algarvio, disse-me para eu ir para a minha terra algarvia, que eh lisboa. mas ca grande connection. um pouquito forçado nao? :P o que eh que a madeira tem a ver com o algarve, e o que eh que o algarve tem a ver com lisboa? e o que eh que a madeira tem a ver com lisboa via algarve? ligaçoes ha... tal como ha ligaçao entre todas as regioes portuguesas, mas para o caso pareceu-me forçado.
jonny: e o que eh que isso muda o facto de numa area e noutra, viver um semelhante numero de pessoas? :lol: o que disseste eh que numa das areas, ha varios polos importantes, e na outra area, ha apenas um polo importante e como tal "todos devem vassalagem" a esse mesmo polo. mas isto nao muda em nada o facto de um polo ser maior ou mais pequeno. alias eu considero o modelo do porto mais interessante, o modelo com varios polos. ate pk na verdade todos esses polos mais importantes (que tbm nao sao assim tantos, sao mais 3, alem do porto) estao todos num raio relativamente curto (ao contrario da maia que está um bocado mais distante, mas que com metro se "chegou"). mas eh como digo.. eu tava a falar de alhos e tu respondes com bugalhos. :P o tamanho das zonas mede-se com a populaçao residente por freguesia. quanto à importancia, se a importancia eh repartida por varios polos ou apenas por um so.. isso sao outras questoes.
Portvscalem March 19th, 2007, 01:44 AM o que tu ainda não entendeste é que há uma razão para a AML ser maior que a AMP e que se deve ao facto de nas proximidades de Lisboa não haver outras cidades de grandes dimensões económicas e políticas como acontece nessa mesma área no Porto. Logo é natural que todos esses municípios dependam e tenham criado ligações com Lisboa pois não havia alternativas. No Porto não é assim, tens muitas cidades à volta e logo essa polarização para o Porto não é tão forte e nem faz sentido que assim o seja.
dizes bem, a area metropolitana de lisboa tem um centro lisboa, a area metro do porto é policentrica...
se quizeres comparações, a aml é estilo area metropolitana de paris, a amp ( sendo alargada ( seria mais do estilo Rhur), e se comparares com estocolmo e os seus 1.8 mi em 6000km2...dá para ver que a area metro até braga e aveiro é tãopequena em area em relaçã a outras na europa, e o acrecimo de pop é gigantesco, é kuase um milhão...acho que está mais que justificado....se é policentrica, tanto melhor.....tem a ver com as caracteristicas da zona....as areas metro n teem de ser todas iguais...
Portvscalem March 19th, 2007, 01:47 AM ahhhh e segundo os estudos que li, a cidade central dessa area metropolitana, n seria o porto municipio, mas a aglomeração do grande porto, exceptuando creio espinho, povoa, vila do conde e os novos municipios que foram anexados à amp....o que aumenta e muito a polarização, porque essa cidade alargada tem muito mais poder de atracção visto ela propria ter centros econóicos importantes, sem ser no concelho do porto, refiro-me primáriamente aos centros de gaia, e matosinhos, e tb um pouco da maia...
logo seria uma area metro maior para uma cidade tb maior....é só restruturar fronteiras, tanto da cidade como da area metro....e mesmo assim braga e aveiro seriam polos alternativos....
ordep March 19th, 2007, 03:12 PM Já sou avozinho caduco e sempre ouvi esta historia do porto que quer ser maior que lisboa e lisboa que não quer deixar o porto ser maior......
Quando é que voces crescem e falam de coisas que realmente interessam? não é para ofender ninguem mas se mostrassem o que de valor a vossa zona tem em vez de andarem a comparar para ver quem tem mais seria muito mais construtivo não? ;)
PedroGabriel March 19th, 2007, 05:03 PM Já sou avozinho caduco e sempre ouvi esta historia do porto que quer ser maior que lisboa e lisboa que não quer deixar o porto ser maior......
Quando é que voces crescem e falam de coisas que realmente interessam? não é para ofender ninguem mas se mostrassem o que de valor a vossa zona tem em vez de andarem a comparar para ver quem tem mais seria muito mais construtivo não? ;)
pois, o objectivo das áreas metropolitanas não é aumentar o ego de certas pessoas, nem o regionalismo, é simplesmente tornar os componentes dessas áreas metro mais fortes, tanto cidades principais, como cidades anexas, para competir no mercado global. Pois a economia hoje em dia é fundamentalmente urbana. O Porto tem sido claramente mal gerido nos ultimos anos, pois agora tem que competir forte e feio com outras cidades da Europa e não está a conseguir.
Para mim, a aposta na jóia da Coroa, a baixa, ser um postal de visita do mais alto valor mundial (esta ainda está cheia de problemas) e a modernização dos concelhos anexos (nenhum deles ainda tem sucesso). Um PDM metropolitano para os concelhos nucleares deveria avançar, pois é uma selvajaria! Gaia é quase só uma área residencial (A Polónia do Porto, LOL), a Maia não tem assim tanta consistencia como área tecnologica, é a melhor, mas mesmo assim não é grande coisa, a Póvoa anda louca com o mercado imobiliário, quando quanto a mim, deveria apostar em edificios topo de gama de escritorios, usar e abusar da imagem do Porto, para além da imagem internacional própria que anda a construir com bastante sucesso, quer em literatura (usar o nome da póvoa em livros) ou eventos desportortivos internacionais. Há exemplos de situações parecidas, em Los Angelos, Barcelona, Paris...
Herrmando March 19th, 2007, 06:26 PM É verdade que para o mesmo trabalho se ganha mais em Lx que no Pt. Aliás, na mesma empresa, os trabalhadores de Lx ganham mais que do Pt. E n é, como o disparate que alguém disse praí, por em Lx produzirem mais.
De qq forma, julgo que o custo de vida em lx tb é superior, por isso é natural que acabem por receber mais, se bem que n se entende bem como isso pode acontecer num país...
Herrmando March 19th, 2007, 06:27 PM Ah! E dizerem que os Madeirenses são mouros, é uma grande afronta. Perguntem ao AJJ se, em caso algum, gostaria de ser confundido com essa corja!:D
Arpels March 19th, 2007, 06:40 PM so tem k se aguentar o AJJ, ele tb chama Cubanos aqui á malta oras :D
Portvscalem March 19th, 2007, 09:02 PM Dez mil bens imóveis recuperados até 2009
alfredo cunha
Prioridade vai para zonas históricas, como a Praça da Ribeira, no Porto
João Paulo Madeira
Os planos de reabilitação das zonas históricas de Lisboa e Porto vão permitir recuperar um total de 10 mil fracções habitacionais e não habitacionais, nas duas cidades, até ao final de 2009. O investimento total dos projectos, cujo objectivo é dinamizar o mercado de arrendamento, é de 1,5 mil milhões de euros. O Banco Europeu de Investimento (BEI) empresta 200 milhões.
O contrato entre o BEI e o Instituto Nacional da Habitação (INH) foi assinado ontem, em Lisboa, numa cerimónia presidida pelo ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Francisco Nunes Correia. Segundo as estimativas do governante, cerca de 90% dos 1,5 milhões de euros previstos pelas sociedades de reabilitação urbana Porto Vivo e Lisboa Ocidental terão origem em investimento privado.
De acordo com o ministro, os espaços objecto de intervenção são constituídos por 10 mil fracções habitacionais e não habitacionais, cuja área bruta construída ascende a 1,57 milhões de metros quadrados. Desses, cerca de 1,25 milhões dizem respeito ao Porto e 0,22 milhões a Lisboa. Isto significa que cerca de 86% das intervenções serão feitas na capital do Norte.
O empréstimo do BEI, a 30 anos, visa sobretudo dotar o INH - que vai passar a Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) com a restruturação em curso da Administração Pública - de meios suficientes para iniciar o processo de recuperação do parque habitacional. Numa fase inicial, serão disponibilizados 57 milhões de euros para intervenções em oito mil fogos.
Com a criação do IHRU, explicou o ministro, passará a haver uma única entidade de âmbito nacional para a reabilitação e gestão do parque habitacional de arrendamento público, uma função que transita do actual Instituto de Gestão do Património Habitacional do Estado (IGAPHE ), o organismo responsável, até à data, pela atribuição dos subsídios ao arrendamento jovem.
As obras de recuperação enquadram-se num objectivo de dinamização do mercado de arrendamento. Nunes Correia não escondeu a intenção de "repovoamento" e "rejuvenescimento" das zonas históricas das cidades, onde a recuperação dos edifícios está associada a "novas formas de ocupação de natureza residencial, económica e de lazer".
O ministro espera que os projectos de reabilitação em curso em Lisboa e no Porto contribuam para a qualidade dos espaços urbanos, para a "dinamização" e "apropriação" do mesmos por parte dos cidadãos.
Ota e TGV por analisar
O Banco Europeu de Investimento (BEI) ainda não tomou decisões quanto aos financiamentos do novo aeroporto da Ota e da rede ferroviária de alta velocidade. No entanto, são projectos que se enquadram nos projectos apoiados pelo organismo, e que ainda vão ser alvo de avaliação.
Carlos da Silva Costa, vice-presidente do BEI para a Península Ibérica, explicou ao JN, após uma conferência de imprensa para balanço dos 20 anos do organismo em Portugal, que em ambos os investimentos já houve contactos preliminares com o Governo, mas que o Executivo ainda não apresentou os projectos finais. Assim, explicou, uma tomada de posição do BEI seria, neste momento, prematura, já que o organismo terá de levar a cabo estudos próprios para analisar a viabilidade do que for apresentado pelo Executivo. No entanto, reconheceu tratarem-se de projectos que, à partida, reúnem condições para financiamento.
De resto, foi o próprio presidente do BEI, Philipe Maystadt, que, durante a conferência de imprensa, referiu que o novo aeroporto encaixa "muito bem" no perfil de investimentos elegíveis, já que permite uma integração nas redes de transporte europeias. "No devido tempo, faremos a nossa análise", disse.
do jn de 16 março....noticia sobre o tema detse thread e bonús sobre a ota e o tgv....
portanto, 86% dos imóveis a reparar são no porto, os restantes em lx....mas sublinhe-se um factor importnatíssimo, 90% de investimento privados....lembro-me aqui de apouco aquele thread a dizer governo assume rebilitação de baixa chiado....em muitos aspect6os deve-se dizer, o porto é rico em muito à sua custa, e n à custa dos contribuintes....
PedroGabriel March 19th, 2007, 09:14 PM Eu acho que o TGV está pronto para avançar desde que não prejudique a expansão do Metro do Porto, ou mesmo o de Lisboa. Os metros devem ter PRIORIDADE em relação ao TGV.
O OTA é o problema que todos sabemos. Mas é logico que Lisboa precisa de novo aeroporto urgentemente, mas acho que não deveria usar recursos do QREN e deveria ser escolhido outro sitio.
Portvscalem March 19th, 2007, 09:15 PM Exacto, com outra localização, e sem recursos do QREN....
PedroGabriel March 19th, 2007, 09:19 PM E, manter o aeroporto actual como é logico.
Portvscalem March 19th, 2007, 09:25 PM eu acho que a portela, para além de diminuir mito a qualidade de vida de alguns lisboetas ( poluição sonora), e um desastre poder ter efeitos apocalipticos.... para além do valor e potencialidades do terreno...n sei......
Arpels March 20th, 2007, 12:28 AM Dez mil bens imóveis recuperados até 2009
alfredo cunha
Prioridade vai para zonas históricas, como a Praça da Ribeira, no Porto
João Paulo Madeira
Os planos de reabilitação das zonas históricas de Lisboa e Porto vão permitir recuperar um total de 10 mil fracções habitacionais e não habitacionais, nas duas cidades, até ao final de 2009. O investimento total dos projectos, cujo objectivo é dinamizar o mercado de arrendamento, é de 1,5 mil milhões de euros. O Banco Europeu de Investimento (BEI) empresta 200 milhões.
O contrato entre o BEI e o Instituto Nacional da Habitação (INH) foi assinado ontem, em Lisboa, numa cerimónia presidida pelo ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Francisco Nunes Correia. Segundo as estimativas do governante, cerca de 90% dos 1,5 milhões de euros previstos pelas sociedades de reabilitação urbana Porto Vivo e Lisboa Ocidental terão origem em investimento privado.
De acordo com o ministro, os espaços objecto de intervenção são constituídos por 10 mil fracções habitacionais e não habitacionais, cuja área bruta construída ascende a 1,57 milhões de metros quadrados. Desses, cerca de 1,25 milhões dizem respeito ao Porto e 0,22 milhões a Lisboa. Isto significa que cerca de 86% das intervenções serão feitas na capital do Norte.
O empréstimo do BEI, a 30 anos, visa sobretudo dotar o INH - que vai passar a Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) com a restruturação em curso da Administração Pública - de meios suficientes para iniciar o processo de recuperação do parque habitacional. Numa fase inicial, serão disponibilizados 57 milhões de euros para intervenções em oito mil fogos.
Com a criação do IHRU, explicou o ministro, passará a haver uma única entidade de âmbito nacional para a reabilitação e gestão do parque habitacional de arrendamento público, uma função que transita do actual Instituto de Gestão do Património Habitacional do Estado (IGAPHE ), o organismo responsável, até à data, pela atribuição dos subsídios ao arrendamento jovem.
As obras de recuperação enquadram-se num objectivo de dinamização do mercado de arrendamento. Nunes Correia não escondeu a intenção de "repovoamento" e "rejuvenescimento" das zonas históricas das cidades, onde a recuperação dos edifícios está associada a "novas formas de ocupação de natureza residencial, económica e de lazer".
O ministro espera que os projectos de reabilitação em curso em Lisboa e no Porto contribuam para a qualidade dos espaços urbanos, para a "dinamização" e "apropriação" do mesmos por parte dos cidadãos.
Ota e TGV por analisar
O Banco Europeu de Investimento (BEI) ainda não tomou decisões quanto aos financiamentos do novo aeroporto da Ota e da rede ferroviária de alta velocidade. No entanto, são projectos que se enquadram nos projectos apoiados pelo organismo, e que ainda vão ser alvo de avaliação.
Carlos da Silva Costa, vice-presidente do BEI para a Península Ibérica, explicou ao JN, após uma conferência de imprensa para balanço dos 20 anos do organismo em Portugal, que em ambos os investimentos já houve contactos preliminares com o Governo, mas que o Executivo ainda não apresentou os projectos finais. Assim, explicou, uma tomada de posição do BEI seria, neste momento, prematura, já que o organismo terá de levar a cabo estudos próprios para analisar a viabilidade do que for apresentado pelo Executivo. No entanto, reconheceu tratarem-se de projectos que, à partida, reúnem condições para financiamento.
De resto, foi o próprio presidente do BEI, Philipe Maystadt, que, durante a conferência de imprensa, referiu que o novo aeroporto encaixa "muito bem" no perfil de investimentos elegíveis, já que permite uma integração nas redes de transporte europeias. "No devido tempo, faremos a nossa análise", disse.
do jn de 16 março....noticia sobre o tema detse thread e bonús sobre a ota e o tgv....
portanto, 86% dos imóveis a reparar são no porto, os restantes em lx....mas sublinhe-se um factor importnatíssimo, 90% de investimento privados....lembro-me aqui de apouco aquele thread a dizer governo assume rebilitação de baixa chiado....em muitos aspect6os deve-se dizer, o porto é rico em muito à sua custa, e n à custa dos contribuintes....
não bate a bota ca perdigota no teu bitaite final com o desenvolver da peça k postaste, le bem k o k diz é k 90% privado é para as duas cidades e Lisboa não esta melhor recuperada na zona velha k o Porto ;)
...,cerca de 90% dos 1,5 milhões de euros previstos pelas sociedades de reabilitação urbana Porto Vivo e Lisboa Ocidental terão origem em investimento privado.....
Portvscalem March 20th, 2007, 12:45 AM o que disse eu ao certo????, para ver se foi algum engano.....
ahh acho que já me lembro..referi-me ao projecto de baixa chiado...mas então n foi aqui postado que o governo estava empenhadíssimo...e depois se 86% dos imóveis a recuperar são no porto, e 90% é iniciativa privada, significa, que existiu mais iniciativa privada para recuperar o centro do porto....o que evidencia uma forte componente privada e uma pequena do governo, e depois o projecto baixa chiado, creio n estar incluido neste pacote, pois o investimento tenho ideia que é mais avultado....tragam o thread à luz do dia, o do master plan da baixa-chiado....
Arpels March 20th, 2007, 12:54 AM o governo pagar algo em Lisboa sem haver contrapartida a fundo perdido? conta-me historias, as pontes provam k nada nos foi ou tem sido oferecido, sabes quem vai financiar o master plan ou qual a componente do investimento :? tanto Lisboa como o Porto tem o centro historico a cair de maduro, nimguem oferece nada a nimguem aqui ai em Coimbra ou no Funchal....
Reflex March 20th, 2007, 12:55 AM Eu acho que o TGV está pronto para avançar desde que não prejudique a expansão do Metro do Porto, ou mesmo o de Lisboa. Os metros devem ter PRIORIDADE em relação ao TGV.
Concordo plenamente! Se por um lado investir nos metro poderá ser discriminar o resto do país, por outro a população que usa os metros nas 2 cidades é muitissimo maior do que aquela que algum dia usará o TGV. Para não dizer que existem alternativas à altura do TGV (Alfa Pendular), enquanto que alternativas ao metro são em geral muito inferiores...;)
Aproveitaria era para acrescentar aí não só a menção aos metros lisboeta e portuense, mas também ao de Coimbra, Sul do Tejo e esperemos que tambem o do Algarve!:okay:
Portvscalem March 20th, 2007, 01:04 AM N encontro o raio do masterplan....peço desculpa...desconhecendo o modelo de financiamento, nada posso dizer, a não ser que no caso do porto existe muita iniciativa privada, no grande objectivo de requalificar a baixa...
Arpels March 20th, 2007, 01:09 AM e é o k devia ser em todo o lado, agora acreditar k o governo vai financiar a recuperação de centros historicos por da ca aquela palha é loucura man, se assim fosse não caiam prédios nas cidades deste pais nos centros historicos....
Herrmando March 20th, 2007, 04:10 PM O papel do governo tem de ser ajudar e alterar as leis de modo a que essa recuperação seja possível e mesmo rentável para os privados...
Herrmando March 20th, 2007, 04:13 PM http://outra-face.blogspot.com/
Isto (também) é o centro histórico do Porto...
TeKnO_Lx March 20th, 2007, 04:25 PM É verdade que para o mesmo trabalho se ganha mais em Lx que no Pt. Aliás, na mesma empresa, os trabalhadores de Lx ganham mais que do Pt. E n é, como o disparate que alguém disse praí, por em Lx produzirem mais.
De qq forma, julgo que o custo de vida em lx tb é superior, por isso é natural que acabem por receber mais, se bem que n se entende bem como isso pode acontecer num país...
isso é normal em qualquer pais.. Madrid é mais cara (e recebe-se mais no privado) que Badajoz naturalmente..
mas é verdade por ex a comida no Porto é bastante mais barata (geralmente) que em Lisboa, tendo em conta a quantidade/preço.. ( sendo Lisboa/Norte uma diferença abismal )
Herrmando March 20th, 2007, 04:40 PM Sim, mas comparar Madrid/Badajoz seria como comparar Lisboa/Bragança e não Lisboa/Porto...
Daniel_Portugal March 20th, 2007, 04:50 PM sim a comparaçao mais concreta seria comparar Madrid/Barcelona :lol:
|
|