View Full Version : Investimento em favelas - Manguinhos, Cidade de Deus e Alemão podem ganhar R$ 1 bi

Vinicius
March 15th, 2007, 11:23 PM
Manguinhos, Cidade de Deus e Alemão podem ganhar R$ 1 bi em melhorias

BRASÍLIA E RIO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva analisa hoje a inclusão dos projetos de urbanização e acessibilidade dos complexos do Alemão e de Manguinhos e da Cidade de Deus no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O planejamento apresentado ontem pelo vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, ao ministro das Cidades, Márcio Fortes, prevê a aplicação de R$ 1 bilhão de recursos federais na realização das obras.

As intervenções previstas incluem construção de complexos esportivos, escolas técnicas, centros educacionais, postos de saúde, ciclovias, ampliação de ruas e avenidas, realocação de partes das comunidades e nova rede de saneamento — conforme O DIA antecipou ontem. Estado e município também entrariam com valores de contrapartida. A expectativa é a de que o dinheiro seja usado nos próximos quatro anos.

Além dos recursos para a urbanização das comunidades, o governo do estado também apresentou projetos de habitação e dragagem de rios na Baixada Fluminense. Nesse caso, a transferência de recursos federais seria de mais R$ 250 milhões — totalizando mais de R$ 1,2 bilhão em novas aplicações da União no Rio.

“O projeto é espetacular. Vamos mudar a cara do Rio”, comemorou Pezão, ressaltando acreditar na aprovação do presidente Lula pela sua boa relação com o governador Sérgio Cabral.

ROCINHA

A reunião entre os representantes do estado e o ministro Márcio Fortes durou quase cinco horas. Pezão também disse que pediu mais recursos para o projeto-piloto de reurbanização da Rocinha — já acertado em convênio assinado por Lula e Cabral, em janeiro.

Promessa de campanha do atual governador, as intervenções na Rocinha servirão de modelo para as mudanças no Alemão, Manguinhos e Cidade de Deus.

COMPLEXO GANHARÁ LAGO EM GRANDE ÁREA VERDE

O presidente da Empresa de Obras Públicas do estado (Emop), Ícaro Moreno, deu mais detalhes dos projetos de urbanização que serão realizados caso o governo federal aprove os financiamentos solicitados. No Complexo de Manguinhos, algumas casas serão removidas para permitir a ligação da Rua Uranos com a Estrada de Manguinhos.

Outras residências serão retiradas para a construção de parques e área de lazer entre a Rua Leopoldo Bulhões e a via férrea — que será elevada. Nesse local, o estado deve ainda instalar alguns quiosques e postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine). As moradias que se debruçam sobre o canal do Cunha também sairão dali. Moreno garante que todos os moradores serão realocados dentro da própria comunidade.

No Complexo do Alemão, está prevista a construção do Parque da Serra da Misericórdia, com lago, ciclovia e mais de 400 hectares de árvores plantadas e áreas de lazer. “Será o grande parque da Zona Norte”, apostou o presidente da Emop.

Fonte: http://odia.terra.com.br/rio/htm/geral_87427.asp

Pesquisadorbsb
March 15th, 2007, 11:29 PM
Otima noticia mas, deveriam fazer um macro mapeamento de todas as favelas, e utilizar parte desse dinheiro para retirar as casas localizadas em áreas de risco e também investir no saneamento básico e na ajuda social das pessoas.

Maldonado
March 16th, 2007, 01:12 AM
Que ótima notícia! Nem tudo está perdido na terra do Tio Lula! :D

Menino de Sampa
March 16th, 2007, 01:22 AM
Mas o que exatamente eles chamam "urbanizar favela"? Deixar os barracos por lá e passar um asfalto prá dizer que o beco virou "rua" ou vão transformar de fato o ambiente?

Vinicius
March 16th, 2007, 01:27 AM
Otima noticia mas, deveriam fazer um macro mapeamento de todas as favelas, e utilizar parte desse dinheiro para retirar as casas localizadas em áreas de risco e também investir no saneamento básico e na ajuda social das pessoas.

Esse macro mapeamento das favelas foi lançado pela prefeitura do Rio este ano. Pena que ele é imenso e por isso não posso postá-lo.

Sobre as casas em área de risco e investimento em saneamento básico, parte desse dinheiro está reservado para isso:

As intervenções previstas incluem construção de complexos esportivos, escolas técnicas, centros educacionais, postos de saúde, ciclovias, ampliação de ruas e avenidas, realocação de partes das comunidades e nova rede de saneamento — conforme O DIA antecipou ontem.

Além dos recursos para a urbanização das comunidades, o governo do estado também apresentou projetos de habitação e dragagem de rios na Baixada Fluminense.

As moradias que se debruçam sobre o canal do Cunha também sairão dali.

Pesquisadorbsb
March 16th, 2007, 01:31 AM
Esse macro mapeamento das favelas foi lançado pela prefeitura do Rio este ano. Pena que ele é imenso e por isso não posso postá-lo.

Sobre as casas em área de risco e investimento em saneamento básico, parte desse dinheiro está reservado para isso:

Muito bom pelos esclarecimentos, mas esperamos que não fique apenas no papel né, pois se for pegar todos os projetos que existe pelo Brasil a fora, que nunca sairam do papel, foram projetos e claro rios de dinheiro públicos jogados fora.

Vinicius
March 16th, 2007, 01:32 AM
Mas o que exatamente eles chamam "urbanizar favela"? Deixar os barracos por lá e passar um asfalto prá dizer que o beco virou "rua" ou vão transformar de fato o ambiente?

Sim, os barracos infelizmente continuarão. O que vai mudar é o entorno. Por isso sou contra reurbanizações em favelas que visam apenas melhorias estéticas. Mas como sabemos que os nossos governantes não estão interessados em remové-las - o voto nesses casos conta muito - é melhor fazer isso do que deixá-las como estão.

CARIOCAemSSA
March 16th, 2007, 02:12 AM
Na verdade o que diminui a qualidade de vida das pessoas que moram em favela não é só a moradia em sim, mas sim toda a condição do entorno, porque se as favelas passarem a contar com ruas que favoreçam a ventilação, com um sistema de esgoto e de drenagem eficiente e com áreas de lazer, elas poderão receber o título de bairros populares e, por conseguinte, contarão com uma infra-estrutura capaz de fornecer mais dignidade às pessoas que ali moram.

Fernando_Brasil
March 16th, 2007, 02:50 AM
Sei que há um projeto para conceder título de propriedade aos moradores favelados.Isso os permitiria contrair empréstimos em bancos(leia-se Caixa Econômica Federal) para investir em melhorias em suas precárias habitações.Uma boa idéia,que não tem nada de mirabolante.
Claro que não pode-se doar título para qualquer morador de barranco.Muitas áreas invadidas são de preservação ambiental ou estão em risco de acidentes,como deslizamentos.

Pesquisadorbsb
March 16th, 2007, 04:24 AM
Mais acontece que é melhor regularizar do que ficar do jeito que está. Senão nunca se resolve.

Fernando_Brasil
March 17th, 2007, 05:20 AM
Exatamente.Várias favelas podem ser tranquilamente transformadas em bairros,principalmente as da Zona Norte e Oeste.Mas aquelas coisas medonhas penduradas em ribanceiras na Zona Sul,como Dona Marta ou Ladeira dos Tabajaras,devem sumir do mapa.Ali,o ideal é remover toda a população favelada para bairros populares exclusivamente construídos para receber essa grande massa.Bairros de verdade,não engodos brizolistas como Cidade de Deus,mas sim algo como a Vila Kennedy,obra do saudoso Carlos Lacerda.

muckie
March 17th, 2007, 05:31 AM
nao sei quem vai se arriscar a circular pelo parque proximo a faixa de gaza e ao alemcao

o rio nos ultimos anos soh gastou verbas com obras que nao sao utilizadas pela populacao

Fernando_Brasil
March 17th, 2007, 05:36 AM
Combater a criminalidade é uma boa para melhorar as condições de vida da população mais pobre do Rio.

Pesquisadorbsb
March 17th, 2007, 10:04 AM
Mais para combater a criminalidade, tem que combater na raiz, problema social, desemprego essas coisas, eu duvido se o Tio LULA sobe o morro e vai tirar das mãos de um muleque um fuzil, e que ele sustenta a familia ganhando no minimo 2 mil reais do trafico, e Tio LULA vier com papo de bolsa escola de 350 reais, isso para o muleque é troco, tem que investir no antes, na familia, aonde pai e mãe estão desempregados, isso sim é justiça social.

gsouza
March 18th, 2007, 12:19 AM
Não vejo nada de bom nisso, deviam é destruir todas essas favelas e construir casas populares no lugar.

RRC
March 18th, 2007, 12:34 AM
Isso pode trazer benefícios pra opulação de lá, mas sem dúvida não é o mais certo, que seria gastar um pouco mais mas retirar as favelas das enconstas dos morros e trzer de volta a natureza, além de oferecer uma moradia digna para os habitantes de lá em outra região da cidade.

Dott
March 18th, 2007, 01:59 AM
Não vejo nada de bom nisso, deviam é destruir todas essas favelas e construir casas populares no lugar.

Em princípio eu sou a favor de que a paisagem natural deveria voltar, ou seja, reflorestamento imediato para estas áreas ocupadas !
Mas a situação é tão complexa, que uma ação que venha a trazer de volta a mata atlântica para os morros do Rio, acho que só numa próxima era !!!
O que pode ser feito é uma reorganização urbanística no local, uma espécie de contrato e muita educação com as pessoas que ficarão no local, como por exemplo: para cada casa construida em um terreno de X metros quadrados, 2 vezes a propoção de árvores ou área verde de recreação também ! Mas dúvido que seja assim... Considerando que terá parques, ciclovia e área verde, já é um grande avanço.
De qualquer forma o pior cenário é se investir esta quantia bilionária e o resultado ser pífio, ou os desvios de verba !!! Outra coisa é o controle ! quem vai controlar para que não se construa mais depois do projeto urbanístico pronto ? Como por exemplo sobre o canal do Cunha ???

gsouza
March 18th, 2007, 07:49 AM
Em princípio eu sou a favor de que a paisagem natural deveria voltar, ou seja, reflorestamento imediato para estas áreas ocupadas !
Mas a situação é tão complexa, que uma ação que venha a trazer de volta a mata atlântica para os morros do Rio, !!!
^^ Tbm sou completamente a favor, mas no meu comentário estava me referindo mesmo a favela de Manguinhos - que creio eu não estar num morro. ;)

Marquês de Caravelas
March 18th, 2007, 04:42 PM
Tá na hora, aliás já passou há séculos da hora !

Fernando_Brasil
March 18th, 2007, 06:32 PM
Não só Manguinhos,várias outras favelas estão na altura do mar ou em vales.Remover todas é impossível.Até mesmo todas as que ocupuam morros.Onde vai colocar toda essa gente?Na Baixada?Aí seria um pandemônio,pq duvido que alguém saíria do seu barraco no Rio pra morar em Japeri.Ora amigos,sejamos mais razoáveis e enxerguemos que não dá pra reflorestar todas as áreas ocupadas por favelas.

Rcrd
March 18th, 2007, 06:36 PM
Investimento em favela eh controle de natalidade!

gsouza
March 18th, 2007, 06:58 PM
Não só Manguinhos,várias outras favelas estão na altura do mar ou em vales.Remover todas é impossível.Até mesmo todas as que ocupuam morros.Onde vai colocar toda essa gente?Na Baixada?Aí seria um pandemônio,pq duvido que alguém saíria do seu barraco no Rio pra morar em Japeri.Ora amigos,sejamos mais razoáveis e enxerguemos que não dá pra reflorestar todas as áreas ocupadas por favelas.
Mas uma retirada gradual das favelas, começando pelas menores não seria uma solução????

Fernando_Brasil
March 18th, 2007, 10:12 PM
Mas uma retirada gradual das favelas, começando pelas menores não seria uma solução????

Não dá para tirar todas,infelizmente.Falta espaço físico no Rio de Janeiro para remover todas essas famílias para bairros populares bem estruturados e de fácil acesso.Várias favelas tem que ser removidas sim,pq estão em áreas de proteção ambiental ou em áreas de risco.Mas outras como as do Complexo do Alemão ou Rocinha,só se o Brasil entrasse em um boom econômico tal como o chinês,pq essas demandariam muitos recursos e logística para serem efetivadas.Eu queria que todas fossem removidas,mas creio que isso é impossível na atual condição financeira da cidade.

gsouza
March 19th, 2007, 09:09 AM
Tá ok, mas um detalhe - na questão de espaço. Por exemplo, perto da frontera do Rio com Nova Iguaçú tem um campo de pouso ali (não tenho certeza do nome - Campo dos Afonsos??? ), que ocupa uma área considerável. Estaria em uso esse campo de pouso??? Tô perguntando mesmo.

xenonsn
February 15th, 2008, 04:16 AM
Tá ok, mas um detalhe - na questão de espaço. Por exemplo, perto da frontera do Rio com Nova Iguaçú tem um campo de pouso ali (não tenho certeza do nome - Campo dos Afonsos??? ), que ocupa uma área considerável. Estaria em uso esse campo de pouso??? Tô perguntando mesmo.

Nunca ouvi falar.

O unico Campo dos Afonsos que eu conheço é esse:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Campo_dos_Afonsos

Vitinho - Rio
February 16th, 2008, 07:15 PM
Favela da Mangueira já sendo reurbanizada :

http://farm3.static.flickr.com/2379/2198615676_1181b2ed34_o.jpg

Sou totalmente a favor da reurbanização das favelas...
Tanto que não estejam em areas de risco. :cheers:

Vinicius
February 17th, 2008, 02:05 AM
^^

Essa reurbanização é antiga e só atingiu a parte do morro voltada para a Quinta. Uma pena que grande parte da favela não foi contemplada.

Fernando_Brasil
February 17th, 2008, 03:20 PM

Mas agora eu te faço uma pergunta;quem vai querer sai de um morro em Ipanema para morar num conjunto habitacional meia-boca no extremo norte da cidade?
Essa área pertence a aeronáutica e serve para treinos dos caças e experimentos com explosivos.Jamais a aeoronáutica cederia essa área para fins "habitacionais".Aliás,o que as forças armadas têm de posses em todo Grande Rio não é brincadeira.Só na capital,a aeoronáutica tem duas bases aéreas grandes.A de Afonsos,citada por ti e a de Santa Cruz.

Fernando_Brasil
February 17th, 2008, 03:21 PM
^^

Essa reurbanização é antiga e só atingiu a parte do morro voltada para a Quinta. Uma pena que grande parte da favela não foi contemplada.

A famosa obra pra inglês ver.

Finnus
February 19th, 2008, 04:52 AM
A famosa obra pra inglês ver.

É verdade! Mas eu tenho que admitir que o resultado das casas reformadas ficou bom. Na minha opinião, se o investimento nas favelas for em todas as casas e der esse tipo de resultado, será positivo.

Ricardo Sandre
March 2nd, 2008, 05:41 PM
Investimento em favela eh controle de natalidade!

De acordo.
Inclusive este assunto doi debetido no tópico abaixo:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=336208&page=5