View Full Version : SONHAR: rede essencial de SP em 2020

HGP
April 3rd, 2007, 06:13 AM
http://www.metro.sp.gov.br/expansao/rede_essencial/images/mapa_03_ampliado.gif

TêAgá
April 3rd, 2007, 06:15 AM
tá pequeno demais!

Tlag
April 3rd, 2007, 06:17 AM
Nossa, que sonho pequeno HPG!
hauuaahuahauahuahauahuahauahuahaauhauaahua

HGP
April 3rd, 2007, 06:22 PM
PRONTO TLAG, O FERMENTO ROYAL TÁ FUNCIONANDO!!!!!!!!!!!!!!

HGP
April 3rd, 2007, 06:31 PM
O vazio que há na região de Cid. Tiradentes, Sao Mateus, ABC, Calha norte de SP e Cid. Adhemar me incomodam.....

bs.eduardo
April 3rd, 2007, 06:36 PM
Tem em tamanho maior? Mal dá pra ler os nomes das estações. Se for ferrar a diagramação do forum, posta só o link...

Mesmo assim, valeu!

caco
April 3rd, 2007, 06:45 PM
Tá faltando metrô no ABC, Diadema, Taboão, Guarulhos, grande parte da Zona Leste...

Castrogalvao
April 3rd, 2007, 08:24 PM
realmente uma bela porção da ZL, que é a região que mais precisa de transporte público pq tem mais gente, e a que precisa de mais acessos para o centro realmente precisa de mais linhas de metro para lá....

Uma pergunta:

O projeto da expansão da linha 5 lilás está previsto para percorrer por debaixo do eixo Ibirapuera-Vereador José Dinis ou por debaixo da Av. Santo Amaro?????
É que por essa figura, uma parte da expansão da linha 5 corre pela Santo Amaro até Campo-Belo e depois há um ramal que vai pela Ibirapuera até chegar na estação Santa Cruz!!!!!! e tb já vi outros mapas em que toda a expansão da linha 5 correrá por baixo do eixo Ibirapuera/Vereador José Dinis!!!!!

Castrogalvao
April 3rd, 2007, 08:32 PM
uma outra observação:

Tb acho que há trecho de algumas linhas neste mapa desnecessários, que cobrem regiões muito bem atendidas por transporte público - metrô, como a Bela Vista, Higienópolis....depois falo com mais clareza tais trechos....
Poderiam construir mais metro, corredores ou qquer coisa de qaulidade em regiões mal atendidas pelo transporte público (como 80% da ZL) em vez de planejar alguns trechos de linha desnecessários ai do mapa!!!!!!

richter30
April 3rd, 2007, 08:38 PM
Sonho meu....sonho meu....

TêAgá
April 3rd, 2007, 09:27 PM
O vazio que há na região de Cid. Tiradentes, Sao Mateus, ABC, Calha norte de SP e Cid. Adhemar me incomodam.....

Exatamente! E São áreas que produzem um grande tráfego, que se direciona diariamente à Capital. Há regiões muito nem atendidas, e outras que simplesmente não são atendidas, será quem em 2020 teremos uma "exclusão metroviária" mais acentuada?

TêAgá
April 3rd, 2007, 09:28 PM
realmente uma bela porção da ZL, que é a região que mais precisa de transporte público pq tem mais gente, e a que precisa de mais acessos para o centro realmente precisa de mais linhas de metro para lá....

Uma pergunta:

O projeto da expansão da linha 5 lilás está previsto para percorrer por debaixo do eixo Ibirapuera-Vereador José Dinis ou por debaixo da Av. Santo Amaro?????
É que por essa figura, uma parte da expansão da linha 5 corre pela Santo Amaro até Campo-Belo e depois há um ramal que vai pela Ibirapuera até chegar na estação Santa Cruz!!!!!! e tb já vi outros mapas em que toda a expansão da linha 5 correrá por baixo do eixo Ibirapuera/Vereador José Dinis!!!!!

Ibirapuera/Vereador José Diniz.

netraider
April 3rd, 2007, 10:01 PM
Pessoal,
lugares favelizados e/ou invadidos da zona leste como Cidade Ademar ou Cidade Tiradentes jamais serão tratados como dignos de receber metrô anteriormente a regiões mais tradicionais paulistanas como Higienópolis, Moema, Ipiranga , Aclimação e etc somente pelo fato de terem concentração populacional absurda e invadida. O metrô está muito ligado e regiões mais centrais da cidade onde há dinheiro circulando, população significativa e avenidas importantes. Essa é a essência do metrô de SP hoje! Talvez quando um dia tivermos uma rede razoavelmente extensa, pensarão em outros lugares secundários. Estou falando coisa errada ?

A solução para cidade Tiradentes será o "mais barato" Expresso Tiradentes, e o ABC já tem o eficiente tróleibus. Guarulhos e Taboão estão em projetos de futuras extensões do metrô.

No dia que o governo federal "der" pelo menos mais uns 20 bi a mais como parte dos mais de 150 bi que eles saqueiam de SP todo os anos, nossos sonhos para a expansão do metrô será realizada muito rápido e o resultado da economia de SP poderá ser vista!

TêAgá
April 3rd, 2007, 10:05 PM
Pessoal,
lugares favelizados e/ou invadidos da zona leste como Cidade Ademar ou Cidade Tiradentes jamais serão tratados como dignos de receber metrô anteriormente a regiões mais tradicionais paulistanas como Higienópolis, Moema, Ipiranga , Aclimação e etc somente pelo fato de terem concentração populacional absurda e invadida. O metrô está muito ligado e regiões mais centrais da cidade onde há dinheiro circulando, população significativa e avenidas importantes. Essa é a essência do metrô de SP hoje! Talvez quando um dia tivermos uma rede razoavelmente extensa, pensarão em outros lugares secundários. Estou falando coisa errada ?

A solução para cidade Tiradentes será o "mais barato" Expresso Tiradentes, e o ABC já tem o eficiente tróleibus. Guarulhos e Taboão estão em projetos de futuras extensões do metrô.

No dia que o governo federal "der" pelo menos mais uns 20 bi a mais como parte dos mais de 150 bi que eles saqueiam de SP todo os anos, nossos sonhos para a expansão do metrô será realizada muito rápido e o resultado da economia de SP poderá ser vista!

Você tá brincando né? Acha que um corredor de ônibus consegue atender Santo André, Diadema e São Bernardo, juntas? São Bernardo é a Quarta cidade do Estado, Santo André, a Sexta, Diadema é um dos maiores adensamentos populacionais do Estado, e o tróleibus é entupido o dia inteiro, e o corredor já está saturado há dois anos, e sem possibilidades de aumento da capacidade.

E a Cidade Adhemar fica na Zona Sul.

netraider
April 3rd, 2007, 10:08 PM
Eu sei que não! Desculpe rsss
Eu creio que pra aprimorar o transporte no ABC pensarão apenas em expansão do tróleibus, mas duvido que puxarão metrô pra lá tão cedo!

TêAgá
April 3rd, 2007, 10:10 PM
Pois é, nesse ponto eu concordo com você! Mas, porque contemplar Taboão da Serra, e não o ABC? Meio sem critério isso.

HGP
April 3rd, 2007, 11:03 PM
O metrö elitista em 2020? pois é, parece que os posts fazem sentido sim.
Teremos uma grande densidade com quase superposicao de estações na area central ( o que não deve ser visto como algo ruim, pelo contrario), porem vemos que imensas areas nao receberam nenhum transporte sobre trilhos, como o futuro "metro de superficie" e o trem de aproximacao....
Grandes vazios de transporte coletivo em areas que deverão ser a maior concentracao populacional futura da cidade. Encrenca a vista.....

BrunoFoca
April 3rd, 2007, 11:07 PM
^^
Nem te vi hoje no CEMA HGP.

Aqui na ZL iria precisar de uma outra linha, cruzando a Avenida Aricanduva ate o Pq do Carmo.

TêAgá
April 3rd, 2007, 11:09 PM
^^ Eu acho que a Vila Madalena - Oratório deveria ser estendida até a Cidade Tiradentes.

HGP
April 3rd, 2007, 11:09 PM
^^
Nem te vi hoje no CEMA HGP.

Aqui na ZL iria precisar de uma outra linha, cruzando a Avenida Aricanduva ate o Pq do Carmo.

Po, eu perguntei de vc, falaram que nao tinha ninguem internado com seu nome.... Eu tava la as 12-14 hs

Marcelim
April 3rd, 2007, 11:22 PM
Ainda é ridículamente pequena se comparada com Tóquio, Nova Iorque, Londres, Paris...

Tlag
April 4th, 2007, 12:12 AM
^^^^
Bom, de qualquer forma eu não me importo por causa do rotulo. Até 2020 muita coisa vai acontecer e no momento temos um sistema que não recebe o nome de metrô mas é tão bom quando ou até melhor que o proprio metrô de muitas cidades.
A CPTM, tem no momento 253,2 km e atualmente está ampliando 8,5 km. Passará a ter até 2008 261,7 km e 94 estações.
Até 2020 já saiu o expresso sudeste, a linha G (trem de guarulhos) e o expreso bandeirante.
O metrô de SP tem no momento 60,2 km e 54 estações, está expandindo a linha 2 e construindo a linha 4 que até 2009 incluirá mais 14kms a extensão do nosso metrô. Existe em estudo mais três linhas, a linha 6 (corifeu/bresser 18 estações) com 19,9km; a linha 7 (Vila Maria/São Judas19 estações) com 21 kms e a linha 8 (Freguesia/Oratório 19 estações) com 18,3 kms.
Até lá tudo isso vai ser considerado metrô e somando tudo contando as linhas que ainda não tem uma km certa vai dar aproximadamente: 510kms de transporte sobre trilho de qualidade.

Hoje posso considerar o sistema de transporte sobre trilhos de SP um metrô atualmente de: 313,4 kms.

Londres, a maior de todas tem 415 kms
Nova Iorque 398 kms
Tóquio 292 kms
Paris 211.99 kms.

Menino de Sampa
April 4th, 2007, 12:12 AM
E a Cidade Adhemar fica na Zona Sul.

E não se resume a "invasões". Metade do bairro é um prolongamento de Santo Amaro.

Marcelim
April 4th, 2007, 12:24 AM
Hoje posso considerar o sistema de transporte sobre trilhos de SP um metrô atualmente de: 313,4 kms.
Londres, a maior de todas tem 415 kms, Nova Iorque 398 kms, Tóquio 292 kms
Paris 211.99 kms.

Pela sua metodologia, é claro. Mas se incluirmos as linhas de trens urbanos dessas cidades, que também são como o metrô, garanto que eles superam em muito esses 313 kms de Sampa.

Tlag
April 4th, 2007, 12:31 AM
Pela sua metodologia, é claro. Mas se incluirmos as linhas de trens urbanos dessas cidades, que também são como o metrô, garanto que eles superam em muito esses 313 kms de Sampa.

Poxa! Adoraria saber esses numeros sabia. Até hoje o povo fala sobre eles mas eu nunca ouvi falar dos trens se suburbio de New York, eu procuro na net e não acho nada. Se vc souber algo poderia nos mostrar né? :okay:

Marcelim
April 4th, 2007, 12:35 AM
Poxa! Adoraria saber esses numeros sabia. Até hoje o povo fala sobre eles mas eu nunca ouvi falar dos trens se suburbio de New York, eu procuro na net e não acho nada. Se vc souber algo poderia nos mostrar né? :okay:

Nova Iorque eu não sei, mas garanto que Tóquio e Londres possuem uma bela rede de trens de subúrbio...

Se você olhar a área metropolitana de Tóquio, você não acredita.

Não se esqueça que você incluiu até Guarulhos, ou seja a região metropolitana de São Paulo. No caso, seria necessário incluir a região metropolitana das cidades citadas também.

Tlag
April 4th, 2007, 12:38 AM
Pelo que eu sei esse tipo de sistema, nesses países são todos considerados metrô. Aí entram outros meios de transporte, tipo VLT, ou trens bala, ou magneticos e etc. que não vem ao caso.

TêAgá
April 4th, 2007, 12:40 AM
^^^^
Bom, de qualquer forma eu não me importo por causa do rotulo. Até 2020 muita coisa vai acontecer e no momento temos um sistema que não recebe o nome de metrô mas é tão bom quando ou até melhor que o proprio metrô de muitas cidades.
A CPTM, tem no momento 253,2 km e atualmente está ampliando 8,5 km. Passará a ter até 2008 261,7 km e 94 estações.
Até 2020 já saiu o expresso sudeste, a linha G (trem de guarulhos) e o expreso bandeirante.
O metrô de SP tem no momento 60,2 km e 54 estações, está expandindo a linha 2 e construindo a linha 4 que até 2009 incluirá mais 14kms a extensão do nosso metrô. Existe em estudo mais três linhas, a linha 6 (corifeu/bresser 18 estações) com 19,9km; a linha 7 (Vila Maria/São Judas19 estações) com 21 kms e a linha 8 (Freguesia/Oratório 19 estações) com 18,3 kms.
Até lá tudo isso vai ser considerado metrô e somando tudo contando as linhas que ainda não tem uma km certa vai dar aproximadamente: 510kms de transporte sobre trilho de qualidade.

Nova Iorque 398 kms
Tóquio 292 kms
Paris 211.99 kms.

Eu ainda acho ridículo o fato de o Metrô, que é uma companhia Estadual, só beneficiar a Cidade de São Paulo, o Metrô tem que sair da Cidade de uma vez, e ser periférico, se tornar o principal modal de transportes, ficar criando linhas que ficam dando voltas em toda parte do Centro da Cidade ao invés de contemplar as periferias é uma desgraça completa!

Marcelim
April 4th, 2007, 12:48 AM
Pelo que eu sei esse tipo de sistema, nesses países são todos considerados metrô. Aí entram outros meios de transporte, tipo VLT, ou trens bala, ou magneticos e etc. que não vem ao caso.

Errado, metrô são os trens subterrâneos com alimentação pelo solo, ou subway.

Existem dezenas de trens em Tóquio que circulam subterrâneamente mas não são considerados metrô por serem alimentados por cima.

BrunoFoca
April 4th, 2007, 01:11 AM
Po, eu perguntei de vc, falaram que nao tinha ninguem internado com seu nome.... Eu tava la as 12-14 hs

Sai as 10:20.

BrunoFoca
April 4th, 2007, 01:14 AM

Nada haver, metrô pode usar alimentação áerea.

Eu ainda acho ridículo o fato de o Metrô, que é uma companhia Estadual, só beneficiar a Cidade de São Paulo, o Metrô tem que sair da Cidade de uma vez, e ser periférico, se tornar o principal modal de transportes, ficar criando linhas que ficam dando voltas em toda parte do Centro da Cidade ao invés de contemplar as periferias é uma desgraça completa!
CIA METROPOLITANA só na região Metropolitana da cidade de São Paulo, lembre-se que o Metrô era da PMSP.

RRC
April 4th, 2007, 01:16 AM

Existem dezenas de trens em Tóquio que circulam subterrâneamente mas não são considerados metrô por serem alimentados por cima.

Essa discussão já deu muito pano pra manga aqui, hehehe

Marcelim
April 4th, 2007, 01:17 AM
Nada haver, metrô pode usar alimentação áerea.

Pode até usar, mas se circula ao nível do solo, com passagens de nível e tal, deixa de ser metrô.

E também que essa coisa da companhia que os opera...

CIA METROPOLITANA só na região Metropolitana da cidade de São Paulo, lembre-se que o Metrô era da PMSP.

Esta é a grande questão, até porque nos países desenvolvidos existem várias companhias privadas de trens suburbanos.

TêAgá
April 4th, 2007, 01:32 AM

O Metrô ERA da PMSP, e foi planejado por ela, mas hoje, a contribuição da Prefeitura de São Paulo para a expansão deste, é irrisória, quem arca com isso é o Governo do Estado, e não só com a expansão (que agora está se fazendo por meio de PPP´s) mas com operação, pessoal, e se é algo do Governo do Estado, ele deve sair para atender a Grande São Paulo como um todo, e não fazer a Região Metropolitana engolir CPTM (que por enquanto é, nada mais, nada menos do que metrô de pobre) enquanto só a Capital fica com o Metrô, dando voltas pelo Centro da Cidade em 2020.

richter30
April 4th, 2007, 03:46 AM
^^^^

Nova Iorque 398 kms
Tóquio 292 kms
Paris 211.99 kms.

Tokyo tem só de metrô quase 300km, mas se inclusir os trens, VLT's, e outros modais sobre trilhos, ultrapassa facilmente os 1.000km!
Mas a diferença é que lá todas as linhas tem trens de qualidade,com ar condicionado, aquecedor, bancos estofados, isolamento acustisco, e cobre 95% da região metropolitana, ou seja onde vc quiser ir dá pra ir sobre trilhos....

Não esquece que os dados que vc posta é da região metropolitana de SP, e não só da cidade em si!

Isso se realmente construirem pelo menos a extensão da linha 5 e a extensão da linha 2 até Tatuapé, + o expresso sudeste (que não pode contar como mais KM pois vai ser só um serviço expresso) eo trem do aeroporto!

Em se tratando de brasil eu não boto fé não, aqui só tem muita falação e pouca ação!

Veja o mapa atual que eu vou usar qdo for a Tokyo, pois morarei perto:

http://img384.imageshack.us/img384/3696/mapadaslinhasdemetretrelj3.png (http://imageshack.us)

Mas pelo menos em SP estão fazendo bastante coisa, e eu me orgulho disso....

TêAgá
April 4th, 2007, 03:49 AM
^^ Parece um esquema elétrico de algum aparelho complexo.

Vai conhecer o Kauã? :lol:

Agora sem brincadeiras, tem idéia da área atingida por todo esse sistema? Porque a densidade por ali é absurda, ou seja, a área em Km2 que este sistema abrange, deve ser menor do que a área da Grande São Paulo, territorialmente falando. (Estou partindo da idéia de que aí só estejam incluídas linhas de transporte metropolitano, e não os trens que se dirigem à cidades do Interior Japonês)

Marcelim
April 4th, 2007, 04:45 AM
Tokyo tem só de metrô quase 300km, mas se inclusir os trens, VLT's, e outros modais sobre trilhos, ultrapassa facilmente os 1.000km!
Mas a diferença é que lá todas as linhas tem trens de qualidade,com ar condicionado, aquecedor, bancos estofados, isolamento acustisco, e cobre 95% da região metropolitana, ou seja onde vc quiser ir dá pra ir sobre trilhos....

Em compensação, para sair de Tóquio até Kisarazu, onde você mora, é uma epopéia digna de trem brasileiro. Ainda circulam aqueles JR azul e branco "imundinhos" por ai?

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Aquela linha que liga Akihabara à universidade em Ibaraki é a ideal para viagens dentro do estado de São Paulo, por exemplo.

Marcelim
April 4th, 2007, 04:58 AM
Agora sem brincadeiras, tem idéia da área atingida por todo esse sistema? Porque a densidade por ali é absurda, ou seja, a área em Km2 que este sistema abrange, deve ser menor do que a área da Grande São Paulo, territorialmente falando. (Estou partindo da idéia de que aí só estejam incluídas linhas de transporte metropolitano, e não os trens que se dirigem à cidades do Interior Japonês)

O problema é que a região metropolitana de Tóquio, se vista no mesmo esquema da Grande São Paulo, englobando as cidades coligadas umas às outras, dá mais de 200 quilômetros de extensão de um único aglomerado urbano, começando no estado de Kanagawa até Saitama, extendendo-se para Chiba.

http://www.lib.utexas.edu/maps/middle_east_and_asia/tokyo_topo_1977.jpg

Essa área em amarelo é a região densamente populosa de Tóquio, embora o resto seja quase que totalmente interligado também.

richter30
April 4th, 2007, 05:34 AM
^^ Parece um esquema elétrico de algum aparelho complexo.

Vai conhecer o Kauã? :lol:

Não conheço o Kauã, só se for por aqui no SSC mesmo!
hehe mas talvez sim, apesar que ele mora em Shizuoka e é pelo menos uns 350KM de distancia de Chiba, tem que pegar trem bala pra chegar lá rapido, mas ele vive indo pra Tokyo, dai quem sabe, vou conhecer o cara mais polêmico do SSC!

Bom, qto ao mapa é de metrô, trens metropolitanos, VLT's, e outros modais sobre trilhos, mas é da região metropolitana de Tokyo. No centro se tem uma estação a cada 800m mais ou menos, ou seja uma estação em cada 2 ou 3 esquinas...

é tipo o sistema de ônibus daqui, aqui tem ônibus pra tudo qto é lugar, a diferença é que lá é sobre trilhos :nuts:

Como já me perdi muitas vezes e não me lembro mais onde tava o meu antigo mapa, resolvi pegar um novo!
Inclusive foi o Kauã que postou esse mapa e eu copiei, mas tinha um de papel aqui em casa que trouxe da ultima vez, só que perdi!

richter30
April 4th, 2007, 05:44 AM
Em compensação, para sair de Tóquio até Kisarazu, onde você mora, é uma epopéia digna de trem brasileiro. Ainda circulam aqueles JR azul e branco "imundinhos" por ai?

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Aquela linha que liga Akihabara à universidade em Ibaraki é a ideal para viagens dentro do estado de São Paulo, por exemplo.

Eu não vi mais, pois a ultima vez que fui pro japão morei longe de Tokyo, mas fui algumas vezes lá e passei alguns dias, a diferença é que agora vou morar perto, na região metropolitana!
Detalhe: ainda estou no brasil, estou com viagem marcada pro dia 16, mas já mudei a minha location pra não esquecer, pois ficarei sem entrar na net os 2 primeiros meses pra dar tempo de arrumar um pc e instalar a net lá.....

Qto as linhas de trem de lá, nem é preciso dizer né? vc faz "algumas" baldeações se o seu destino for do outro lado da cidade e for tipo em linha reta!
mas se for nas cidades da região metropolinana, dai é bem parecido com a CPTM daqui em termos de linhas e o numero de baldeações que vc supostamente teria que fazer....apesar de ser mais longe, as lihhas de trem são longas tb, igual as linhas da CPTM daqui.
quem mora na região metropolitana e quiser chegar até o centro tem linhas expressas e diretas que partem da maioria das cidades, ou, vc faz no máximo de 2 a 3 baldeações se morar lá no extremo, extremo mesmo...tipo a distancia até jundiai, se sua cidade não tiver linha expressa!

Mas seria tudo de bom pra SP, se o governo do estado não der mais aqueles intervalos de anos sem expandir o metrô, ai quem sabe não teremos uma rede metropolitana digna de respeito? metrô com 252km se igualando a rede da CPTM?

Afinal nossa CPTM e metrô juntas já transportam nada mais que 4,5 milhões de pessoas por dia, tem muita demanda reprimida ai....
:banana:

TêAgá
April 4th, 2007, 05:46 AM
^^ Eu queria ter uma legenda pra entender bem esse mapa, aí no meio deve ter todos os modos possíveis de transportes sobre trilhos.

Show, um dia chegaremos lá.

Marcelim
April 4th, 2007, 05:54 AM
^^ Eu queria ter uma legenda pra entender bem esse mapa, aí no meio deve ter todos os modos possíveis de transportes sobre trilhos.
Show, um dia chegaremos lá.

Por enquanto, só metrô, trens ground level, trem-bala, monorail, monorail suspenso...

Isto é, enquanto o MagLev japonês não entrar em circulação. Mas este não pode ser considerado um trem urbano, assim como o trem-bala...

richter30
April 4th, 2007, 06:10 AM
ixi, ainda estou planejando como vou fazer pra não me perder mais nessas linhas, pq PQP vc se perde muito facil ai, são linhas demais!

nisso eu vou sentir saudades do velho e humilde mapinha do transporte metropolitano daqui de SP, pequeno, mas simples, e que eu já tenho tudo de cor e saltiado....hehehe
dai qdo voltar, em meados de 2010 pra passear acredito que já vamos ter a linha 4, a extensão da linha 2 até v. prudente, as novas estações da linha F e a extensão até grajaú...e se deus quiser alguma boa alma que termine o projeto integração centro logo e extenda a linha A e B até o brás e a D e E até barra funda, pela mor de deus!!

Castrogalvao
April 4th, 2007, 06:11 AM
Metrobala ligando Marsilac ao Jaçanã em 1 minuto já!!!!!!!!! uahauhauhauhau

Mas falando sério e voltando a discusão inicial....

Eu só acho que boa parte deste projeto para 2020 (ou 2200 o q preferirem) precisa ser revisto....lógico que não devem construir tudo a risca como está no mapa....Mas acho que devem sim planejar novas linhas, novas vias de metro fazendo os caminhos de maior demanda e de maior carência da cidade, o que com ctz não foi feito neste planejamento....haja visto que 70% da ZN e mais de 80% da ZL não terão linhas novas de metro....enquanto lugares como Bela Vista e Higienópolis, que ja são servidas hj por estações do metro, terão de acordo com o projeto 1 estação por quadra!!!!!! meio inutil acho!!!!!

Marcelim
April 4th, 2007, 06:16 AM
ixi, ainda estou planejando como vou fazer pra não me perder mais nessas linhas, pq PQP vc se perde muito facil ai, são linhas demais!

Eu ando como se fosse o meu bairro por quase todas essas linhas. Só não sei andar direto na estação de Shinjuku, até hoje.

Marcelim
April 4th, 2007, 06:25 AM
Metrobala ligando Marsilac ao Jaçanã em 1 minuto já!!!!!!!!! uahauhauhauhau

É perfeitamente plausível um transrapid MagLev como o de Xangai, ligando o centro de SP até o aeroporto de Guarulhos.

Ele faria o trajeto Sampa-Guarulhos em dez minutos...

som942
April 4th, 2007, 09:15 AM
Alguém além de mim está achando essa rede muito tosca? Os percursos dela não tem nada a ver..

Castrogalvao
April 4th, 2007, 12:30 PM
É perfeitamente plausível um transrapid MagLev como o de Xangai, ligando o centro de SP até o aeroporto de Guarulhos.

Ele faria o trajeto Sampa-Guarulhos em dez minutos...

Concordo plenamente!!!!!!

Castrogalvao
April 4th, 2007, 12:32 PM
Alguém além de mim está achando essa rede muito tosca? Os percursos dela não tem nada a ver..

EEEEEEEUUUUUUUUUUU!!!!!!! como vc pode ver no meu comentário acima!!!! muita densidade de linhas em regiões já atendidas pelo metro ou cptm em contraste com muito lugar da cidade que não é atendido pela CPTM hj e nem será pelo metro amanhã!!!!

rsol2000
April 4th, 2007, 02:47 PM
2020? No maximo 2010!

richter30
April 4th, 2007, 03:12 PM
Pois é, eu moro na Bela vista e bem no meio das estações Vergueiro da linha 1 e Brigadeiro da linha 2 e pra mim já está muito bom, sou da opinião de construir metrô principalmente em outra parte da zona leste, zona sul e oeste, pois tanto o centro antigo como o novo já estào bem servidas!

Já na cidade onde vou morar a partir do dia 16, vai ser perto da estação de trem!

HGP
April 4th, 2007, 04:52 PM
Richter, somos vizinhos, tb moro na Bela Vista.
Galera, a ZL,a Zn, o ABCD, Guarulhos, Osasco são areas que há um importante fluxo em direçao a regiao central, onde está o sistema atual do metrô.
Alguma intervençao é imperiosa que seja feita...Se não, teremos um sistema sobrecarregado desde as estações terminais de cada linha.

Olhando o mapa, concordo com quem falou da extensao da linha 2 ate Sao Mateus - City Tiradentes. A linha 1 poderia estender-se até Jacanã ou Guarulhos e no outro extremo, descer para Diadema ou para Jd.Miriam, Americanopolis, Cid. Adhemar.

Tb é hora da CPTM pensar em novas linhas . Concordo que o sistema precisa ser revitalizado, e está será a preocupacao para os proximos anos, mas uma linha padráo linha C atual para o ABC, para a porçao inferior da Z. Leste ou para a Regiao Norte nao seria tão ruim assim.

AndreKenji
April 4th, 2007, 05:36 PM
1-) Construir metrô nos bairros "ricos" e centrais da cidade não é elitismo, por quê a população pobre vai da periferia para esses bairros trabalhar ou se divertir. Querendo ou não, soluções como ônibus ou corredores de ônibus funcionam razoavelmente bem em regiões de baixa densidade populacional(Não sei se ônibus se amontoam na periferia como nas regiões centrais, mas enfim).

Se São Paulo tivesse uma malha boa no centro expandido da cidade, poderia-se pegar um ônibus na periferia, andar uns seis quilômetros no máximo e já ir de metrô pro trabalho. Pegar metrô na Zona Leste e não conseguir chegar no trabalho na Faria Lima não adianta.

2-) Considerando a área de influência da CPTM e o modal de transporte, ela é insuficiente. Não dá para adicioná-la ao metrô, até por quê seus fins são diferentes. A CPTM não serve apenas São Paulo, mas a Grande São Paulo e parte do interior.

Se você pegar só os trechos em que ela está próxima da capital e em bairros de alta densidade populacional, você tem algo bem menor que esses 300 km. Que, aliás, consideram trechos como Francisco Morato a Jundiaí, trechos passando por regiões sem grandes densidades populacionais e com tráfego pequeno.

som942
April 4th, 2007, 06:57 PM
^^ Meu, da uma olhada nos trajetos.. tem umas linhas MUITO nada a ver! A ligação priorizada deveria ser centro bairro, e não vazio-vazio

Marcelim
April 4th, 2007, 07:06 PM
^^ Meu, da uma olhada nos trajetos.. tem umas linhas MUITO nada a ver! A ligação priorizada deveria ser centro bairro, e não vazio-vazio

É o senso de lógica tucano...

:lol: :lol: :nuts: :nuts: :nuts: :nuts: :lol: :lol: :lol:

AndreKenji
April 4th, 2007, 07:18 PM

Vazio? As linhas se concentram numa região muito próxima do centro expandido da cidade. A unica que foge à regra é o trecho entre a Lapa e o Tietê(Mesmo assim rente à Marginal). Mas é uma região que não iria requerer grandes investimentos em engenharia, ao menos agora. E muitos dos bairros atingidos estão no plano do metrô desde dos anos 60.

Eu me centraria mais na região da Faria Lima, mas esse projeto não está ruim. Mas repito, ele obviamente não será construído. E eu repito: a concentração da população na Zona Leste, em grande parte pela rede metroviária insuficiente foi um desastre para a cidade.

O metrô é transporte para regiões densas, não para periferia.

richter30
April 4th, 2007, 08:53 PM
Isso é verdade: em Tokyo os 250Km de linhas ficam tudo na região central e em volta, e tem muita demanda...já dos limites da cidade pra região metropolitana e fora dela, ai já é trem metropolitano que leva o pessoal que mora pra lá pra trampar em Tokyo.

Detalhe: muitas cidades da região metropolitana de Tokyo são dormitórios tb, e lá tb acontece como aqui, de manhã cedo os trens que vão pra Tokyo vão lotados enquanto os que voltam vazios....
claro q não chega a ser estrapolado como aqui, mas quem viu os videos que postei da hora de rush sabe...

Bom, eu vou morar em uma dessas cidades da região metropolitana, dai qdo estiver bem estruturado, tirarei fotos e farei filmagens dos deslocamentos e dos percursos, dai colocarei aqui pra vcs verem como é...

Acho que o o governo de SP deveria ver como foi feito lá, e em outras grandes regiões metropolitanas pra tirarem uma base melhor, do que fazer essa bagunça toda e depois ficar mudando direto....

Mas é claro que as futuras linhas propostas são baseadas nas pesquisas origem-destino.

Marcelim
April 4th, 2007, 09:06 PM
Isso é verdade: em Tokyo os 250Km de linhas ficam tudo na região central e em volta, e tem muita demanda...já dos limites da cidade pra região metropolitana e fora dela, ai já é trem metropolitano que leva o pessoal que mora pra lá pra trampar em Tokyo.

O metrô de Tóquio pertence à prefeitura, se não estou enganado.

Já as linhas metropolitanas são privadas, incluindo ai as da ex-estatal JR.

O resto é tudo linha 100% privada, como Keyo, Seibu, Odakyu, etc.

Fabius_
April 4th, 2007, 09:12 PM
Bonito projeto...
mas e a grana? :cry:

Marcelim
April 4th, 2007, 09:37 PM
Bonito projeto...
mas e a grana? :cry:

É aí que deveria se abrir espaço para a iniciativa privada, a empresa que quisesse operar as linhas que fizesse todo o investimento, desde a desapropriação até a construção das linhas e estações, oras!

Porque diabos no Brasil o governo tem que fazer toda a obra e entregar a linha bonitinha para a iniciativa privada explorar?

Isso é coisa de tucano que gosta de presentear aos empresários amigos!

Veja as companhias ferroviárias privadas japonesas:

http://www.keio.co.jp/english/index.html

http://www.hanshin.co.jp/group/english/

http://www.odakyu.jp/english/

http://www.odakyu.jp/english/

http://www.nankai.co.jp/global/index.html

krypton
April 5th, 2007, 01:38 AM
Eu acho que é preciso ter uma rede DENSA de metrô nos bairros centrais da cidade, sim, porque ali ha MUITA demanda, e a densidade de moradores e serviços é enorme. Ali ha realmente um trafego interno, interbairros, e não pendular (casa-trabalho) como o das periferias ao centro. Para esse trafego, metropolitano, da-lhe CPTM!! Metrô é para o municipio central da região metropolitana.

Assim funciona em Paris (é o exemplo que eu conheço melhor). A RATP (Réseau Autonome des Transports Parisiens) é uma empresa publica que controla o metrô, todos os ônibus da região metropolitana (a Île-de-France), os VLTs e algumas linhas do RER, o "metrô de periferia". Além do RER, ha também ferrovias de suburbio controladas pela SNCF (Société Nationale des Chemins de Fer), empresa ferroviaria nacional. Essas linhas da SNCF são compartilhadas com trens regionais e de longas distâncias, as do RER, não (exceto em caso de problema, pane, greve, etc.)

Aqui vai o mapa do "metrô de periferia" (RER) e dos trens de periferia (SNCF). A distância entre o centro e a estação mais afastada ao sul (Malesherbes) é de aproximadamente 70km; entre o centro e a estação mais afastada ao norte (Chantilly) é de aprox. 50km.
http://www.ratp.info/picts/plans/gif/reseaux/rer_sncf.gif

Agora, dentro do circulo mais interior do mapa (escrito "Paris"), imaginem, além das linhas do RER, esta rede de metrô urbano, central (que eu ja postei em outro thread):
http://www.ratp.info/picts/plans/gif/reseaux/metro.gif

Acho que apesar da falta de consciência de preservação das pessoas e da falta de limpeza, de manutenção desleixada, etc, é uma otima rede, que serve bem todos os cantos da região metropolitana. Uns trens são mais novos, bonitos, outros são velhos e pouco confortaveis (a maioria). Quentes, eles SEMPRE são, no verão ou no inverno. Além do que, ha os ônibus pra suprir as regiões que não tenham trilhos.

E' por isso que acho que deve haver metrô concentrado no centro, sim. Em Paris ha 212km de metrô (o segundo mapa), mas somando ao metrô TODOS os trens de periferia (RER + SNCF) imagino que o total deva chegar perto dos 1500km, se não for 2000km.

som942
April 5th, 2007, 02:35 AM
Vazio? As linhas se concentram numa região muito próxima do centro expandido da cidade. A unica que foge à regra é o trecho entre a Lapa e o Tietê(Mesmo assim rente à Marginal). Mas é uma região que não iria requerer grandes investimentos em engenharia, ao menos agora. E muitos dos bairros atingidos estão no plano do metrô desde dos anos 60.

Eu me centraria mais na região da Faria Lima, mas esse projeto não está ruim. Mas repito, ele obviamente não será construído. E eu repito: a concentração da população na Zona Leste, em grande parte pela rede metroviária insuficiente foi um desastre para a cidade.

O metrô é transporte para regiões densas, não para periferia.

Alem da linha q vc citou, é totalmente tosco a volta da linha 2 ate o tatuape. essa regiao q ela cruza é sim vazia.

O percurso das linhas que passam pelo centro passam por regioes que nao sao muito densas ( é só olhar no google earth )

Em nenhum momento disse pra levar o metro pra periferia... disse sim é que os trajetos estão meio toscos, e se vc analisar bem, quase metade de rede esta tosca , o q é bastabte.

Alem disso, nao adianta nada ter uma rede densa no centro se a maioria da populacao nao tem como usar essa rede. Bairros como do começo da zona leste ( ipiranga, mooca, bras ) hoje estão quase vazios, por isso aquela extensão da linha 2 é tosca. O metro nao é pra periferia mesmo... é pra onde tem demanda. Se no caso a demanda é periferia-centro, é essa a ligação q deve ser priorizada.

olhem o mapa e vcs vao ver.. o centro é denso, e ha pontas densas nas periferias. A diferenca é q no centro as viagens sao mto menores. pq o emprego esta perto.

http://200.230.190.125/atlas/conteudo/socioeconomia/socioeco_01.jpg

Heilig
April 5th, 2007, 07:17 AM
Porque diabos no Brasil o governo tem que fazer toda a obra e entregar a linha bonitinha para a iniciativa privada explorar?

Perfeito!!!

Vejamos as tais PPP's. Parceria Publico-privada. Mas no momento esta muito mais para PPPPP (Parceria Publico Publico Publico-Privada) ...

Linha 4 do metrô é um belo exemplo. 3/4 governo, 1/4 iniciativa privada...

A nova pista da marginal é outra que vai ser feita pelo estado para administração privada...

Porque um negocio da china como esse nao cai no MEU colo?

Kauã
April 5th, 2007, 03:33 PM
Não conheço o Kauã, só se for por aqui no SSC mesmo!
hehe mas talvez sim, apesar que ele mora em Shizuoka e é pelo menos uns 350KM de distancia de Chiba, tem que pegar trem bala pra chegar lá rapido, mas ele vive indo pra Tokyo, dai quem sabe, vou conhecer o cara mais polêmico do SSC!

Bom, qto ao mapa é de metrô, trens metropolitanos, VLT's, e outros modais sobre trilhos, mas é da região metropolitana de Tokyo. No centro se tem uma estação a cada 800m mais ou menos, ou seja uma estação em cada 2 ou 3 esquinas...

é tipo o sistema de ônibus daqui, aqui tem ônibus pra tudo qto é lugar, a diferença é que lá é sobre trilhos :nuts:

Como já me perdi muitas vezes e não me lembro mais onde tava o meu antigo mapa, resolvi pegar um novo!
Inclusive foi o Kauã que postou esse mapa e eu copiei, mas tinha um de papel aqui em casa que trouxe da ultima vez, só que perdi!

Ah entao vc vai vir...? quando vc vem ...? vai morar em Chiba ...? mas chegar em Tokyo daqui eh rapidinho de trem bala da uns 50 minutos

Esse mapa aqui eh muito grande tem ate a minha cidade "Numazu"

richter30
April 5th, 2007, 04:28 PM
Ah entao vc vai vir...? quando vc vem ...? vai morar em Chiba ...? mas chegar em Tokyo daqui eh rapidinho de trem bala da uns 50 minutos

Esse mapa aqui eh muito grande tem ate a minha cidade "Numazu"

Então kauã, eu vou embarcar no dia 16 de abril agora, e vou morar em Omigawa, em Chiba

A unica bosta é que a cidade é pequena, huahau cidades pequenas me dão tédio....
mas ainda bem que vou morar perto de Tokyo e da capital Chiba!

hehe estou vendo o mapa pra localizar sua cidade....
meu pai trampou ai em Shikuoka tb, só que ele ficou em Hamamatsu!

netraider
April 5th, 2007, 04:35 PM
...
O percurso das linhas que passam pelo centro passam por regioes que nao sao muito densas ( é só olhar no google earth )
...

Não são "muito" densas ? Como assim ?"

...
Alem disso, nao adianta nada ter uma rede densa no centro se a maioria da populacao nao tem como usar essa rede. Bairros como do começo da zona leste ( ipiranga, mooca, bras ) hoje estão quase vazios, por isso aquela extensão da linha 2 é tosca. O metro nao é pra periferia mesmo... é pra onde tem demanda. Se no caso a demanda é periferia-centro, é essa a ligação q deve ser priorizada.
...

O quê? Você disse que ipiranga, mooca, bras hoje estão quase vazios ? De onde você tirou isso? Sem comentários!
E Ipiranga ainda não é zona leste.. tá na divisa mas é zona sul.

rkj
April 5th, 2007, 04:36 PM
Alguns comentários sobre esse projeto do Metrô (que é diferente do definido no PITU):
- Metrô ainda restrito à cidade de SP, quando poderia existir o trecho Vila Sônia Taboão que já estava previsto, e a continuação da linha 5 depois de Capão Redondo.
- Linha 5 imeeeeeeeeeensa indo da Corifeu à ZN, passando pela ZL e depois indo para ZS até Capão Redondo. Dá para operar um bicho desse comprimento sem ter paradas constantes em caso de falhas na linha ou problemas em estações ?
- Quanto à concentração na zona central, isso é clara função da demanda e do esgotamento do transporte de superfície. Para as outras regiões, corredores de ônibus e VLTs.

Castrogalvao
April 5th, 2007, 05:03 PM
A minha esperança quanto a ampliação do metro e da cptm e de outros transportes públicos em SP é a copa 2014! espero que até lá tenhamos:

- Expresso Tiradentes completo e molhorado (digo, com o tempo ajustes devem ser feitos no ET melhorando o sistema do ponto de vista logístico, como diminuição do intervalo e etc;...) que acredito já nascerá saturado, assim como foi com a linha 3 do metrô.

- Extensão da linha 2 até o Tatuapé (nos planos do Serra em 2010 até Vl. Prudente, pra copa até o Tatuapé)

- Término da ampliação da linha 5 do metrô até Santa Cruz

- Expresso Bandeirantes

- Expresso Aeroporto e trem de Bagulhos

- Expresso Sudeste

- Melhora em todas as linhas da CPTM, incluindo a integração Lapa e Agua Branca entre as linhas A e B da CPTM!!!!!

É pouco pra SP, mas já quebraria um IMEEEEEEEEEEEENSO galhão pra cidade!!!! Metro + CPTM transportando mais de 9 milhões de pessoas por dia....acho que é perfeitamente possível até lá!!!!!

Castrogalvao
April 5th, 2007, 05:06 PM
richter30 e HPG, morei ai na Bela Vista até ano passado, na Sta Madalena com a Martiniano de carvalho.....huahuahuahuahuahu mundo pequeno!!!

Marcelim
April 5th, 2007, 05:17 PM
Perfeito!!!
Vejamos as tais PPP's. Parceria Publico-privada. Mas no momento esta muito mais para PPPPP (Parceria Publico Publico Publico-Privada) ...
Linha 4 do metrô é um belo exemplo. 3/4 governo, 1/4 iniciativa privada...
A nova pista da marginal é outra que vai ser feita pelo estado para administração privada...

PPPPPDP- Parceria-Publico-Privada-Para-Parceiros-Do-PSDB é o nome certo.

O governo desapropria, contrata a empresa que projeta e constrói. Daí entrega para a empresa privada, que coloca os trens e recebe de lambuja outras linhas prontinhas. E ainda aumenta o preço da passagem.

Porque um negocio da china como esse nao cai no MEU colo?

Vire amigo de algum chefão do governo paulista...

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Marcelim
April 5th, 2007, 05:20 PM
Então kauã, eu vou embarcar no dia 16 de abril agora, e vou morar em Omigawa, em Chiba.
A unica bosta é que a cidade é pequena, huahau cidades pequenas me dão tédio.... mas ainda bem que vou morar perto de Tokyo e da capital Chiba!

Omigawa é perto de Narita, que tem dois barzinhos, um pub australiano e um trailer, cheio de aeromoças e pilotos, além do bar de um hotel, indo para Omigawa mesmo.

E tinha uma danceteria latina próximo de uma avenida paralela à linha da Keio.

richter30
April 5th, 2007, 10:19 PM
Omigawa é perto de Narita, que tem dois barzinhos, um pub australiano e um trailer, cheio de aeromoças e pilotos, além do bar de um hotel, indo para Omigawa mesmo.

E tinha uma danceteria latina próximo de uma avenida paralela à linha da Keio.

Marcelim, dá pra ver que vc conhece muito bem o japão e suas regiões, qto tempo vc morou lá e quais regiões ficou?
é a 1º vez que vou morar em Chiba, então não conheço nada ali, todas as vezes que fui,morei mais na região central do país, e não no leste...
espero que tenha pelo menos uma loja de produtos brasileiros nessa cidadezinha pequena, pois na ultima que fiquei tinha 5 + churrascaria, danceterias, e até supermercado...

richter30
April 5th, 2007, 10:20 PM
richter30 e HPG, morei ai na Bela Vista até ano passado, na Sta Madalena com a Martiniano de carvalho.....huahuahuahuahuahu mundo pequeno!!!

Orra...eu moro na Bela vista fazem 15 anos e não tenho a menor vontade de morar em outro bairro de SP, é tudo de bom morar aqui, a maior vantagem é qdo vc sai de manhã cedo vc pega anti fluxo no metrô tanto ida como volta heheh

Martiniano de carvalho é do lado daqui de casa huahau

som942
April 6th, 2007, 01:17 AM
Não são "muito" densas ? Como assim ?"

O quê? Você disse que ipiranga, mooca, bras hoje estão quase vazios ? De onde você tirou isso? Sem comentários!
E Ipiranga ainda não é zona leste.. tá na divisa mas é zona sul.

De onde eu tirei q estao quase vazios? Da uma olhada no link da prefeitura q eu coloquei. A densidade desses bairros, que estão colados ao centro, é de 50 a 99 habitantes por hectare numa regiao bem grandinha q esta colada ao centro. Nos bairros centriais, que sao vizinhos a oeste dessa regiao, a densidade varia de 100 a 150 ou de 150 a 250 habitantes por km quadrado. E a leste, indo pre periferia, só há 6 distritos que são tão o u menos densos que mooca, bras, ipiranga.. etc. Entao vc acha q comparado a redondeza, estando ao lado do centro, os bairros estao ocupados? Fora que ha muitas industrias abandonadas e locais abandonados na regiao, qq um ve q fora dos eixos e especialmente comparados com os bairros vizinhos, a região é sim vazia! Se vc comparar com a zona rural, ai nao né...

Antes de ficar sem comentários, dá uma pesquisadinha :okay:

som942
April 6th, 2007, 01:29 AM
Minha opnião de como deve ser a rede: Não acho q ela n deva ser densa no centro. Ela deve ser densa no centro E trazer o povo da periferia pra la. Nao da pra deixar grandes areas q sao tao ou mais densamente habitadas quanto a regiao central, com o agravente da falta de opcoes de servicos/lazer, sem transporte. Estou certo que essas linhas que cortam o centro vao melhorar um pouco a vida de quem mora na regiao, mas levar linhas pros extremos melhoraria MUITO o cotidiano dessas pessoas. E tambem nao adianta comparar a realidade de Paris com a nossa... a periferia de la é tão densa como a nossa?

RM.Barbosa
April 6th, 2007, 04:02 AM
De onde eu tirei q estao quase vazios? Da uma olhada no link da prefeitura q eu coloquei. A densidade desses bairros, que estão colados ao centro, é de 50 a 99 habitantes por hectare numa regiao bem grandinha q esta colada ao centro. Nos bairros centriais, que sao vizinhos a oeste dessa regiao, a densidade varia de 100 a 150 ou de 150 a 250 habitantes por km quadrado. E a leste, indo pre periferia, só há 6 distritos que são tão o u menos densos que mooca, bras, ipiranga.. etc. Entao vc acha q comparado a redondeza, estando ao lado do centro, os bairros estao ocupados? Fora que ha muitas industrias abandonadas e locais abandonados na regiao, qq um ve q fora dos eixos e especialmente comparados com os bairros vizinhos, a região é sim vazia! Se vc comparar com a zona rural, ai nao né...

Antes de ficar sem comentários, dá uma pesquisadinha :okay:

Eu moro no Ipiranga, garanto que de vazio não tem nada... Só na Av Nazareth são 3 hospitais, uma escola estadual, uma escola para cegos, uma universidade com duas unidades, mais uma universidade com duas unidades e dois museus além do monumento à independência. Se expandir a área para duas quadras de cada lado da avenida somam-se: duas unidades do Senai, a ETE Getúlio Vargas, um campus de universidade e mais uma escola estadual. Isso que eu me lembrei agora sem esforço.

HGP
April 6th, 2007, 11:02 AM

OUTRO VIZINHO, EU MORO NA S.C. DO PINHAL.

HGP
April 6th, 2007, 11:03 AM
Orra...eu moro na Bela vista fazem 15 anos e não tenho a menor vontade de morar em outro bairro de SP, é tudo de bom morar aqui, a maior vantagem é qdo vc sai de manhã cedo vc pega anti fluxo no metrô tanto ida como volta heheh

Martiniano de carvalho é do lado daqui de casa huahau

nossa, bem perto mesmo.....Encontro SSC Bela Vista!!!!!!:banana: :banana:

som942
April 6th, 2007, 10:50 PM
Eu moro no Ipiranga, garanto que de vazio não tem nada... Só na Av Nazareth são 3 hospitais, uma escola estadual, uma escola para cegos, uma universidade com duas unidades, mais uma universidade com duas unidades e dois museus além do monumento à independência. Se expandir a área para duas quadras de cada lado da avenida somam-se: duas unidades do Senai, a ETE Getúlio Vargas, um campus de universidade e mais uma escola estadual. Isso que eu me lembrei agora sem esforço.

eu não disse VAZIO sem nada, disse vazio se comparado aos bairros vizinhos, em volta, ao redor, onde tem mais gente MORANDO ou onde tem mais EMPREGOS e nao uma coisa aqui e outra la!

Vcs deviam olhar o site da prefeitura onde tem varias informações sobre isso! inclusive mapas com o fluxo de pessoas e definitivamente essa regiao ( tirando o tatuape, epouco ) nao é um grande polo atrativo de viagens como é o centro e nem um polo emissor como sao os bairros mais a leste! dificil entender?

Essas coisas q vc citou ao longo da Av Nazare, com certeza numa area mais central, ha mais demanda numa area bem menor.

RM.Barbosa
April 8th, 2007, 12:00 AM
eu não disse VAZIO sem nada, disse vazio se comparado aos bairros vizinhos, em volta, ao redor, onde tem mais gente MORANDO ou onde tem mais EMPREGOS e nao uma coisa aqui e outra la!

Vcs deviam olhar o site da prefeitura onde tem varias informações sobre isso! inclusive mapas com o fluxo de pessoas e definitivamente essa regiao ( tirando o tatuape, epouco ) nao é um grande polo atrativo de viagens como é o centro e nem um polo emissor como sao os bairros mais a leste! dificil entender?

Essas coisas q vc citou ao longo da Av Nazare, com certeza numa area mais central, ha mais demanda numa area bem menor.

Eu ainda esquecei de um hospital que fica atrás do Museu da Independência.

O Ipiranga esta sendo verticalizado, existem muitos em construção, além dos que foram entregues há pouco tempo.. Eu escolhi essa avenida porque moro próximo e é mais fácil lebrar o que existe ao redor. Existem ainda as ruas onde as construções são predominatemente voltadas a algum tipo de atividade econômica: Vergueiro, Ricardo Jafet, Bom Pastor, Silva Bueno, entre outras.

Mas considero plenamente possível que os deslocamentos dentro do bairro superem os deslocamentos para outras regiões.

HGP
April 8th, 2007, 02:46 AM
O Ipiranga é uma região de trânsito considerável, já que passa por ele a linha D da CPTM e em suas cercanias passa o mini anel Viário e a Rodovia Anchieta.
Ele começa a integrar-se mais ao sistema sobre trilhos com a Alto do Ipiranga, que bem na verdade tá mais para Distrito de Cursino/Vila Gumercindo do que Ipiranga.....

som942
April 8th, 2007, 05:34 PM
edit

som942
April 8th, 2007, 05:44 PM
Eu ainda esquecei de um hospital que fica atrás do Museu da Independência.

O Ipiranga esta sendo verticalizado, existem muitos em construção, além dos que foram entregues há pouco tempo.. Eu escolhi essa avenida porque moro próximo e é mais fácil lebrar o que existe ao redor. Existem ainda as ruas onde as construções são predominatemente voltadas a algum tipo de atividade econômica: Vergueiro, Ricardo Jafet, Bom Pastor, Silva Bueno, entre outras.

Mas considero plenamente possível que os deslocamentos dentro do bairro superem os deslocamentos para outras regiões.

Entao pra q metro no ipiranga se pouca gente sai dai? contradição

A titulo de comparação: segundo dados da prefeitura, o Ipiranga tem 98.233 habitantes, e o bairro vizinho do Sacomã tem 227.420 habitantes. Quem é prioridade então?

Infelizmente não consegui encontrar o mapinha qu emostra os fluxos dentro da cidade de São Paulo, então poderia mostrar pra vc q infelizmente ( pq seria bom q fosse assim ) o q vc ve é mto restrito comparado as necessidades do resto da cidade.

som942
April 8th, 2007, 05:50 PM
O Ipiranga é uma região de trânsito considerável, já que passa por ele a linha D da CPTM e em suas cercanias passa o mini anel Viário e a Rodovia Anchieta.
Ele começa a integrar-se mais ao sistema sobre trilhos com a Alto do Ipiranga, que bem na verdade tá mais para Distrito de Cursino/Vila Gumercindo do que Ipiranga.....

O Ipiranga tem muito potencial, mas o problema é que o bairro per si não atrai nem emite tantas viagens, especialmente considerando a sua localização central.

HGP
April 8th, 2007, 09:07 PM
CELÃO, talvez o Ipiranga não modifique seu perfil com a construção de 2 estações em suas cercanias e o surgimento de uma nova urbanizacao e eventualmente um boom imobiliario?

som942
April 9th, 2007, 02:37 AM
^^ Pois é, isso seria ótimo!
Pra mim há muitas áreas no Ipiranga que deveriam ser usadas para construção de moradia popular tirando pessoas da periferia!
Mas mesmo assim, isso demoraria muitos anos... não acho que a região seja desimportante, apenas acho que não deveria ser prioridade. A volta da linha verde até o Tatuapé é muito grande. Claro que, considerando várias coisas, esses trajetos são melhores do que nada... mas na minha opnião, há prioridades.

Uma rede proposte minha ( mais que um sonho ), seria:

1-) pegar essa linha q vai até o oratorio e extendela ate cid tiradentes ou sao mateus a leste, e a oestem fazer ela cruzar com a trianon masp terminando na regiao da oscar freire. A continuacao dela nesse mapa, seria outra linha.

2-) Fazer uma linha por baixo da faria lima/berrini desde pinheiros até santo amaro, transformando a linha C no trecho numa linha expressa, com paradas apenas em algumas estações de conexão

3-) Fazer um mega trem expresso ligando interlagos até guarulhos, passando pelos corredores washington luis/23 de maio/tiradentes/marginal tiete, e consquentemente, tornando facil uma ligacao entre guarulos e cumbica

De resto, eu acho que não está tão ruim. Levaria mais linhas pra dentro da zona norte, acabaria com esse arco norte e levaria al inha verde até a corifeu. Essa linha são judas campo belo tb acabaria... eu gostaria de um alinha sao judas - barra funda, passando pela indianopolis, rep do libano, brasil e sumare, mas ela seria meio complicada por passar em regioes muito nobres e numa grande area ( jardim américa/europa ) pouco povoada por gente que usaria metro ( opnião propria mesmo, posso estar redondamente errado )

É isso, ja pensei outras coisas, mas demoraria muito para postar hehehe

richter30
April 9th, 2007, 03:48 AM
É, mas tem que ver a pesquisa origem-destino!
de nada adianta construir uma linha que vai de um lugar pro outro, mas não vai pra onde a maioria das pessoas querem ir, por isso a pesquisa é importante....

antes de construir tem que consultar a população das 2 pontas e perguntar onde elas mais costumam ir trabalhar, passear e etc....

som942
April 9th, 2007, 04:23 AM
Eu vi a pesquisa origem destino... inventei essas "linhas" baseado nelas =P

e lembro mto bem q as linhas q passavam pelo ipiranga eram bem finas... penas q eu vi num livro e n da pra postar aqui

HGP
April 9th, 2007, 03:20 PM
Bom, as próxima s metas desse plano são:

2007 - Estação Alto do Ipiranga
2009 - fase 1 da amarela
2010/1 - possível chegada da linha 2 em Vila Prudente
2012 -Fase 1 da extensão da 5????
2012/4- Fase 2 da amarela.
2015- Linha 2 chega à Tatuapé.
2015- Início da construção da Linha Freguesia -Oratório.

Vemos que a linha amarela vai indo, aos poucos, lentamente. Haverá uma maior mobilização de verbas para a linha 2 chegar até a 3, algo que não era cogitado até há algum tempo. Linha 5, por ora, sem perspectivas....

HGP
April 9th, 2007, 03:25 PM
O metrô é a maior obra eleitoreira do governo de SP. Suas extensões sempre são entregues no último ano de mandato. Assim, não estranhem a linha 4 e a extensão Vila Prudente sendo inauguradas em 2010.

Castrogalvao
April 10th, 2007, 01:52 AM
^^^^

Realmente, tudo o que é obra de metro, cptm e sptrans inaugura-se em época de eleição, é uma "tradição no brasil"

vejam os fatos, presente e viagens minhas:

98 (governador e presidente): trem espanhol, linha 2 até vila madalena e linha 1 até tucuruvi

2000: (prefeito) EL, e novas estações linha C CPTM

2002 (gov e pres): linha elefant.....oops linha 5 lilás

2004: (prefeitura): um monte de corredor de busão, novos ônibus, bilhete único

2006: gov e pres: integração bilhete único, linha 2 até alto do ipiranga (pelo menos deveria né, heheh)

2008 (prefeitura): ET até tiradentes de fato, reforma linha F e C CPTM

2010: trem de bagulhos, linha 2 até Vila prudente, Exp. SE, Exp. band, linha 4 (1ª parte)

2014: (gov, pres, copa, tudo): linha 2 até tatuapé, linha 4 completa, linha 5 até Santa Cruz, etc...

RM.Barbosa
April 10th, 2007, 10:48 AM
Entao pra q metro no ipiranga se pouca gente sai dai? contradição

A titulo de comparação: segundo dados da prefeitura, o Ipiranga tem 98.233 habitantes, e o bairro vizinho do Sacomã tem 227.420 habitantes. Quem é prioridade então?

Infelizmente não consegui encontrar o mapinha qu emostra os fluxos dentro da cidade de São Paulo, então poderia mostrar pra vc q infelizmente ( pq seria bom q fosse assim ) o q vc ve é mto restrito comparado as necessidades do resto da cidade.

Eu respondi no sentido de que quem mora no Ipiranga não precisa longos eslocamentos para ter acesso a saúde, educação, comércio e serviços em geral, ao contrário de quem mora na periferia.

Muitas pessoas passam pelo Ipiranga para acessar o metrô, essas estações irão servi-las muito bem e não serão excusivas de quem mora perto.

RM.Barbosa
April 10th, 2007, 10:52 AM
CELÃO, talvez o Ipiranga não modifique seu perfil com a construção de 2 estações em suas cercanias e o surgimento de uma nova urbanizacao e eventualmente um boom imobiliario?

Essa mudança está acontecendo, onde era uma empresa de ônibus hoje há um predio de 18 andares se não me engano e cada apartamento foi vendido por mais de R$200.000,00. E existem muitos prédios do mesmo padrão sendo erguidos.

RM.Barbosa
April 10th, 2007, 11:00 AM
^^ Pois é, isso seria ótimo!
Pra mim há muitas áreas no Ipiranga que deveriam ser usadas para construção de moradia popular tirando pessoas da periferia!

Para isso, seria necessário desapropriar terrenos, e o preço do metro quadrado não é baixo no Ipiranga. Por que você acha que se constrói moradia popular em locais mais afastados? Se é possível construir 100 unidades em um bairro e pelo mesmo valor se constrói 150 em outro, onde você acha que o governo irá investir?

som942
April 11th, 2007, 01:55 AM
Para isso, seria necessário desapropriar terrenos, e o preço do metro quadrado não é baixo no Ipiranga. Por que você acha que se constrói moradia popular em locais mais afastados? Se é possível construir 100 unidades em um bairro e pelo mesmo valor se constrói 150 em outro, onde você acha que o governo irá investir?

Os baixos do ipiranga nao sao valorizados... o valor da terra la é similar ao do bras, onde tem se construido varias moradias populares ultimamente.

Tlag
April 11th, 2007, 02:40 AM
Bom, as próxima s metas desse plano são:

2007 - Estação Alto do Ipiranga
2009 - fase 1 da amarela
2010/1 - possível chegada da linha 2 em Vila Prudente
2012 -Fase 1 da extensão da 5????
2012/4- Fase 2 da amarela.
2015- Linha 2 chega à Tatuapé.
2015- Início da construção da Linha Freguesia -Oratório.

Vemos que a linha amarela vai indo, aos poucos, lentamente. Haverá uma maior mobilização de verbas para a linha 2 chegar até a 3, algo que não era cogitado até há algum tempo. Linha 5, por ora, sem perspectivas....

Achei sua meta perfeita! É exatamente assim que eu penso e é a mais certa de acontecer.

HGP
April 11th, 2007, 11:26 PM
Valeu Tlag, mas meu medo ainda é a 5, acho a linha totalmente esquecida tanto pelo Governo quanto metrô.....

netraider
April 12th, 2007, 03:04 PM
Pô, o Ipiranga está no eixo da região central de SP!
Não entendo porque tem gente que acha que não deve passar metrô por lá e dar preferência a bairros imvadidos por migrantes da zona leste, favelizados e que nem pagam IPTU, e ainda fazem gato pra ter energia elétrica para nós de SP pagarmos por eles!! Façam-me o favor! E primeiramente o metrô deve cobrir regiões centrais antes de chegar a regiões favelizadas da zona leste! Deixem a extenão do expresso Tiradentes dar conta de Cidade Tiradentes!

Também não entendo porque tem gente que acha que onde chega metrô devem derrubar todas as casas e contruírem prédios até cobrir o bairro todo!

Também gostaria de saber onde é essa imensa área do Ipiranga que não é ocupada, que falaram aí no thread! A última área livre do Ipiranga/Sacomã foi invadida por nordestinos nos anos 80 e agora deve ser a maior favela de São Paulo, a favela do Heliópolis!!!

HGP
April 12th, 2007, 03:31 PM
Não entendo porque tem gente que acha que não deve passar metrô por lá e dar preferência a bairros imvadidos por migrantes da zona leste, favelizados e que nem pagam IPTU, e ainda fazem gato pra ter energia elétrica para nós de SP pagarmos por eles!! Façam-me o favor! E primeiramente o metrô deve cobrir regiões centrais antes de chegar a regiões favelizadas da zona leste! Deixem a extenão do expresso Tiradentes dar conta de Cidade Tiradentes!

Também não entendo porque tem gente que acha que onde chega metrô devem derrubar todas as casas e contruírem prédios até cobrir o bairro todo!

Também gostaria de saber onde é essa imensa área do Ipiranga que não é ocupada, que falaram aí no thread! A última área livre do Ipiranga/Sacomã foi invadida por nordestinos nos anos 80 e agora deve ser a maior favela de São Paulo, a favela do Heliópolis!!!

Calma, não precisa ficar bravo,rsrsrsr

netraider
April 12th, 2007, 03:36 PM
Calma, não precisa ficar bravo,rsrsrsr

:lol: :lol: é verdade, soltei os cachorros :lol:

som942
April 12th, 2007, 03:40 PM

quanto preconceito :ohno:

dá uma passada no eixo da linha D/avenida do estado q vc vai ver como essa área está bem ocupada...e se puder da uma olhada nos dados da região no site da prefeitura, aí vc vai entender direitinho :okay:

e se puder tb veja http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=12625765#post12625765

HGP
April 12th, 2007, 03:43 PM
Guarda o Rex, guarda,rsrsrsrs

netraider
April 12th, 2007, 03:56 PM
quanto preconceito :ohno:

dá uma passada no eixo da linha D/avenida do estado q vc vai ver como essa área está bem ocupada...e se puder da uma olhada nos dados da região no site da prefeitura, aí vc vai entender direitinho :okay:

Rex, pega o(a?) celodia, pega :lol:

Vou prestar atenção sim! Mas esses dados estatísticos nem sempre dizem muito!
É claro, o Ipiranga nem é muito verticalizado e a concentração populacional será bem inferior mesmo! Mas nada será comparado a regiões favelizadas que são pombais inimagináveis!

Aliás, não sei onde está o preconceito! É a pura verdade! Eu vi aquela favela crescer com meus próprios olhos e sei muitíssimo bem o que estou dizendo! Uma vantagem desses fóruns é que podemos mostrar mais claramente a verdade sem nos preocuparmos em ser politicamente corretos como a imprensa . :yes:

som942
April 12th, 2007, 04:12 PM
^^ vc deu a entender q n se deve levar metro pra zona leste pq é cheia de " bairros imvadidos por migrantes da zona leste, favelizados e que nem pagam IPTU, e ainda fazem gato pra ter energia elétrica para nós de SP pagarmos por eles!!"

Sinto muito, mas se vc disse isso é pq realmente n conhece a zona leste como um todo mesmo... o preço do terreno em certas áreas está caro o suficiente pra obrigar muita gente de classe média a morar em bairros mais afastados. Isso já começou faz tempo! Dizer que na periferia só mora gente do tipo q vc falou é pura ignorância! E esse "tipo" de pessoa merece transporte e dignidade do mesmo jeito, só são migrantes q fazem gatos porque o brasil não deu uma oportunidade pra eles na região de onde eles vieram.
E NINGUÉM em SP tem direito de falar mal de migrante nenhum, pois quase TODOS nós se não somos descendentes de nordestinos, somos descendentes de europeus pobres que fugiram da miséria da mesma forma que eles fizeram. A diferença é q nossos antepassados chegaram antes e conseguiram ocupar melhores postos na sociedade... só isso!

Ah, não pede pro Rex pegar não, é só responder direitinho. Discutir é legal :D

HGP
April 12th, 2007, 04:20 PM
^^ vc deu a entender q n se deve levar metro pra zona leste pq é cheia de " bairros imvadidos por migrantes da zona leste, favelizados e que nem pagam IPTU, e ainda fazem gato pra ter energia elétrica para nós de SP pagarmos por eles!!"

Sinto muito, mas se vc disse isso é pq realmente n conhece a zona leste como um todo mesmo... o preço do terreno em certas áreas está caro o suficiente pra obrigar muita gente de classe média a morar em bairros mais afastados. Isso já começou faz tempo! Dizer que na periferia só mora gente do tipo q vc falou é pura ignorância! E esse "tipo" de pessoa merece transporte e dignidade do mesmo jeito, só são migrantes q fazem gatos porque o brasil não deu uma oportunidade pra eles na região de onde eles vieram.
E NINGUÉM em SP tem direito de falar mal de migrante nenhum, pois quase TODOS nós se não somos descendentes de nordestinos, somos descendentes de europeus pobres que fugiram da miséria da mesma forma que eles fizeram. A diferença é q nossos antepassados chegaram antes e conseguiram ocupar melhores postos na sociedade... só isso!

Ah, não pede pro Rex pegar não, é só responder direitinho. Discutir é legal :D

Vamos fazer o seguinte.....

Eu, o Celo e o Netraider vamos até o Monumento da Independência, comer um cachorro-quente do REX e nada de briga entre vcs, ok!

Tlag
May 8th, 2007, 08:55 PM
Como eu acho que vai ser o sistema sobre Trilhos de SP em 2020.

Metrô

Linha 1 Tucuruvi – Jabaquara 20,2km
Linha 2 V. Madalena – Tatuapé (atual 10,2) talvez uns 20km+ou-
Linha 3 Palmeiras Barra Funda – Corinthians Itaquera 22,0km
Linha 4 Luz – V. Sônia 12,8
Linha 5 Chácara Kablin – Capão Redondo 21,0km
Linha 6 Corifeu – Bresser 19,9km
Linha 7 Freguesia do Ó – Oratório 18,3km
Linha 8 V. Maria - São Judas 20.1km
Subtotal km aproximadamente: 154,3km

CPTM

Linha A Luz – Jundiaí 61,0km
Linha B Luz – Amador Bueno 41,8km
Linha C Osasco – Grajaú 32,8km
Linha D Barra Funda – Rio Grande da Serra 46,3km
Linha DE Brás – Mauá 30,0km +ou-
Linha E Guaianazes – Estudantes 18,6km
Linha EE Luz – Guaianazes (expresso leste) 32,3km
Linha F Brás – Calmon Viana 38,9km
Linha G Brás – Guarulhos 25km +ou-
Linha GE Barra Funda – Aeroporto de Guarulhos (expresso aeroporto) 31,0km
Subtotal km aproximadamente: 357,7km

Trem de alta velocidade

Linha HE Barra funda – Campinas (expresso Bandeirante) 92,0km
Subtotal km aproximadamente: 92,0km

Trem bala

Linha Rio - São Paulo 400km+ou- não tenho ideia de quanto possa ser dentro de SP
Subtotal km aproximadamente: ??? Vou contar 260km

Total: aproximadamente 865km de transporte de qualidade sobre trilhos em SP.

:banana: :banana: :banana: :banana: :banana:
Não custa nada sonhar, mas se depender do Serra, até 2020 estamos assim! :)

OsascoStation2007
May 9th, 2007, 04:31 AM
^^ isso já seria muito bom..

Ar-Nimruzîr
May 9th, 2007, 03:00 PM
[FONT=Times New Roman]Linha 2 V. Mariana – Tatuapé (atual 10,2) talvez uns 20km+ou-
Linha 5 Chácara Kablin – Capão Redondo 21,0km
Linha 6 Corifeu – Bresser 19,9km
Linha 7 Freguesia do Ó – Oratório 18,3km
Linha 8 V. Maria - São Judas 20.1km

V. Mariana - Tatuapé?! Não seria V. Madalena?! De qualquer modo, você se esqueceu das extensões das linhas 2 e 5: V. Madalena - Rua Cerro Corá e Chácara Klabin - Bresser, respectivamente.

Btw, qual é a linha prioritária, após o término da 5? Corifeu - Bresser, Vila Maria - São Judas ou Freguesia - Oratório???

netraider
May 9th, 2007, 03:34 PM
V. Mariana - Tatuapé?! Não seria V. Madalena?! De qualquer modo, você se esqueceu das extensões das linhas 2 e 5: V. Madalena - Rua Cerro Corá e Chácara Klabin - Bresser, respectivamente.

Btw, qual é a linha prioritária, após o término da 5? Corifeu - Bresser, Vila Maria - São Judas ou Freguesia - Oratório???

Torço muuuito pra linha verde, no sentido leste, prosseguir no sentido leste mesmo, atendendo a zona leste, passando por Vila Alpina e Oratório e seguindo adiante. Me descupem. mas é um traçado extremamente estúpido essa linha fazer uma curva de 90 graus até chegar na Tatuapé, dando uma bota na necessidade dessas regiões da zona leste.

Deveria sim, haver uma linha ÚNICA fazendo esse trajeto, de Tatuapé até Tamanduateí ou então até São Caetano, chegando nas partes centrais do ABC... e quem sabe, no sentido norte dessa outra linha, seguir no sentido zona norte de SP.

Tlag
May 9th, 2007, 04:13 PM

Ai foi mal, já arrumei! hehe :)
Eu acho que a proxima linha será a Freguesia - Oratório.

Brez
May 9th, 2007, 06:17 PM
Essa freguesia o´ratórios via passar em uma parte que já tem muito metrô.. deveriam fazer Vila Maria São Judas que passaria pelo itaim, congonhas V.S. Catarina..que precisam muito mais que essa região, o Mackenzie e a Puc que se fodam!!!

HGP
May 9th, 2007, 06:23 PM
Essa freguesia o´ratórios via passar em uma parte que já tem muito metrô.. deveriam fazer Vila Maria São Judas que passaria pelo itaim, congonhas V.S. Catarina..que precisam muito mais que essa região, o Mackenzie e a Puc que se fodam!!!

:lol: :lol: o Mackenzie e a Puc que se fodam!!!:lol: :lol:

Brez, menos, calma, quanto ódio no coração.....:lol: :lol:

netraider
May 9th, 2007, 07:21 PM
Pessoal, vcs tem mais mapas demonstrando possiveis linhas de metro de SP?
Fora a do Pitu?