View Full Version : Memória do Recife: Antiga Estação Ponte d´Uchôa.
TêAgá April 4th, 2007, 01:28 AM http://i127.photobucket.com/albums/p156/thgteixeira/Diversos/PONTEUCHOAB.jpg
Foto de Elias Vieira, originalmente enviada pela lista EFBrasil.
A Estação era utilizada nos primeiros trens de subúrbio do Recife, linhas que depois foram incorporadas pelo sistema de bondes, conforme o crescimento do tecido urbano da cidade.
A Velha estação, resiste até os dias de hoje, em menor plano, vemos uma foto antiga, da coleção de Allen Morrison, que mostra a mesma estação em tempos mais remotos.
Foi construída no Século XIX.
Achei ela muito bonita.
Vinicius April 4th, 2007, 01:32 AM Isso era uma estação de trens ou de bondes?
Muito bonita. Esse estilo de estação é bem raro. Nunca tinha visto uma desse tipo. Só precisa ser restaurada.
TêAgá April 4th, 2007, 01:34 AM Era uma estação de bondes suburbanos inicialmente, mas não eram bondes elétricos, seriam algo como "pequenos trens", depois, foram encampados pela antiga Companhia de Bondes do Recife, e transformada em estação de Bondes mesmo, bondes comuns, e creio eu, elétricos.
Vinicius April 4th, 2007, 01:36 AM ^^
Entendi. Obrigado.
TêAgá April 4th, 2007, 01:49 AM Mas que merece uma restauração, com certeza, e pelo visto, já foi feita uma, mas o vandalismo (sempre ele) acabou com os resultados.
Vinicius April 4th, 2007, 02:03 AM ^^
Isso que eu reparei também. Nota-se que a estação tinha passado por uma reforma recente. Aliás, outra coisa que chama atenção é aquele poste ao fundo. Muito bonito.
Na foto antiga, aparece por trás da estação uma grande construção. Parce um casarão ou uma igreja. Alguém de Recife sabe se ela ainda existe?
Ap_Recife April 4th, 2007, 12:36 PM ^^Posso passar lá e tirar umas fotos e ver como anda. Não sei se o casarão existe ainda. Raramente passo nessa região. Acho um charme essa estação.
Fabius_ April 5th, 2007, 03:30 PM Belezinha de estação. Bonitinha, embora já tenha sido manchada pelo flagelo das pichações!
Vinicius April 5th, 2007, 04:40 PM ^^Posso passar lá e tirar umas fotos e ver como anda. Não sei se o casarão existe ainda. Raramente passo nessa região. Acho um charme essa estação.
Muito obrigado. Se você for lá e tirar as fotos, posta elas aqui.
Mascate April 5th, 2007, 04:54 PM O trem que circulava por aí era chamado de maxambomba, corruptela da expressão inglesa machine pump (bomba mecânica). O trenzinho era esse aí embaixo, ele está parado na estação Ponte D´Uchôa:
http://www.revistapesquisa.fapesp.br/arq/r/pt/165/art3147img1.jpg
Mascate April 5th, 2007, 05:02 PM ^^
Isso que eu reparei também. Nota-se que a estação tinha passado por uma reforma recente. Aliás, outra coisa que chama atenção é aquele poste ao fundo. Muito bonito.
Na foto antiga, aparece por trás da estação uma grande construção. Parce um casarão ou uma igreja. Alguém de Recife sabe se ela ainda existe?
Eu tirei uma foto da estação no mês passado, não lembro se ela estava nesse estado lastimável aí, creio que não. Não posto agora pois estou no trabalho e a foto está no meu PC de casa. Quanto a esse casarão, ele agora é assim:
http://i160.photobucket.com/albums/t191/Alfenim/PICT0519-1.jpg
Vinicius April 5th, 2007, 05:18 PM ^^
Muito obrigado. Pela foto antiga dá para ver que é o mesmo casarão. O que mudou foram as árvores, que agora encobrem ele. Lindo casarão. Você sabe se ainda é uma residência particular?
O trem que circulava por aí era chamado de maxambomba, corruptela da expressão inglesa machine pump (bomba mecânica). O trenzinho era esse aí embaixo, ele está parado na estação Ponte D´Uchôa:
http://www.revistapesquisa.fapesp.br/arq/r/pt/165/art3147img1.jpg
Então era esse o trem que circulava antes do bonde?
Mascate April 5th, 2007, 05:22 PM ^^ É sim, é a Mansão Batista da Silva. Ele foi dono do Banorte (Banco Nacional do Norte). Mora aí e na Suiça. Observe que o casarão mudou bastante, saiu do estilo chalé muito comum nessa parte da cidade e virou quase um palácio... Para mim essa é a casa mais bonita de Recife. Por dentro ela é cheia de detalhes em ouro...
Mascate April 5th, 2007, 05:25 PM Então era esse o trem que circulava antes do bonde?
Isso, ainda era a vapor. Os bondes elétricos vieram bem depois.
Vinicius April 5th, 2007, 05:31 PM ^^
Que interessante. É muito difícil encontrar alguém ainda morando em um casarão antigo e preservando ele tão bem. Com certerza ela deve ser tombada.
Mascate April 5th, 2007, 05:41 PM ^^ Realmente é raro encontrar quem more numa casa assim. Eu creio que a mansão não é tombada pelo IPHAN, mas com certeza faz parte do patrimônio artístico municipal. Se por acaso um dia forem construir um espigão no local (espero que não façam isso nunca), o casarão tem que ser mantido. Como esse aí embaixo:
http://i160.photobucket.com/albums/t191/Alfenim/PICT0540-1.jpg
Eu não gosto, mas é melhor assim do que demolir tudo, não é?
Vinicius April 5th, 2007, 05:52 PM ^^
Com certeza. Eu soube que em Recife isso é muito comum: construir o prédio no terreno e manter a casa. Eu gosto dessa iniciativa.
Leo_Mauritsstad April 5th, 2007, 06:07 PM É bem legal essa estação, passo por ela regularmente. Última vez que eu passei não tava tão pichada, deve ser coisa recente, ou antiga. Sempre foi bem-cuidada, mas pichações não tem como evitar (na verdade tem, é só colocar um policial armado que quero ver qual fdp vai tentar pichar :) )
Mascate April 8th, 2007, 06:43 PM A foto que mostra a estação Ponte D´Uchôa está desatualizada, foi tirada antes da restauração. Ela agora está assim:
http://i160.photobucket.com/albums/t191/Alfenim/PICT0518.jpg
Vinicius April 8th, 2007, 06:51 PM ^^
Por essa foto dá para ver que ela está super bem cuidada. Até restauraram o telhado que tinha caído.
Não consigo imaginar um trem passando por aí.
Mascate April 8th, 2007, 07:36 PM ^^ Fácil... Na época a área que esse trenzinho circulava era quase rural. A linha que passava na Ponte D´Uchôa ligava o centro da cidade às freguesias que ficavam às margens Rio Capibaribe. Essas freguesias, em boa parte, eram balneários fluviais da nobreza e da alta burguesia. Nessa região (Apipucos, Poço da Panela, Casa Forte, Aflitos, Graças, etc.) ainda tem muitas mansões e chalés da época. Hoje essas bairros continuam sendo os mais elitizados e onde se concentram os maiores arranha-céus de Recife.
Belcity April 8th, 2007, 07:39 PM muito interessante
ncjrsa April 8th, 2007, 08:05 PM Muito legal...ela tem a dimensão de um ponto de ônibus! Que bom que ela está bem cuidada!
|
|