View Full Version : Rio - Cabral quer Alstom

Vinicius
April 4th, 2007, 07:35 PM
Cabral quer Alstom no Rio

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, disse ontem estar convicto de que o fabricante francês de trens Alstom vai reforçar sua presença industrial no estado para responder ao aumento do número de trens e de metrô. Cabral, que estava a bordo do trem que bateu o recorde mundial de velocidade na nova linha rápida Paris-Estrasburgo, relatou os projetos e previsões de ampliação dos serviços do metrô e de trens do Rio de Janeiro.

O governador assinalou que espera triplicar o total de 500 mil viajantes diários no prazo de três anos e indicou que novos equipamentos serão necessários. As 90 composições do metrô que circulam atualmente no Rio foram fabricadas pela Alstom, que tem na cidade uma unidade para a construção e reforma de trens. O grupo francês também tem uma fábrica em São Paulo.

O estado do Rio de Janeiro acaba de assinar um contrato com o Banco Mundial para a compra de trens sul-coreanos destinados às linhas suburbanas. O governador também se mostrou interessado nos planos da Alstom no caso de haver uma concorrência para a construção da primeira linha de trens de alta velocidade na Argentina, entre Buenos Aires, Córdoba e Rosário.

O trem V-150 alcançou 574,8 km/h, superando em quase 60 km/h o recorde mundial anterior, que havia sido estabelecido por outro trem da empresa em 1990. A nova marca foi em um trecho de 300 km.

Fonte: http://www.revistaferroviaria.com.br/index.asp?InCdNewsletter=1626&InCdUsuario=14596&InCdMateria=4484&InCdEditoria=2

Vinicius
April 4th, 2007, 07:36 PM
Não sabia que a Alstom tinha uma unidade aqui na cidade. Alguém do Rio sabe onde ela fica?

netraider
April 4th, 2007, 08:15 PM
No fundo, o que será que ele tá querendo?

Marcelim
April 4th, 2007, 08:27 PM
No fundo, o que será que ele tá querendo?

Eu acho que ele nem sabe o que quer.

Viu o protótipo do TGV batendo o recorde de velocidade de trens sobre rodas e já disse: -Quero um desses!

Como governador ele deveria se informar, não sair dizendo que quer o trem mais veloz do mundo sem embasamento técnico, só porque viu um teste especial.

Ainda bem que ele não deve apitar em nada na decisão do TAV, que chame a Alstrom, que chame a GE, que chame a Toshiba, que chame a Hitachi, o problema é dele.

richter30
April 4th, 2007, 08:46 PM
Tem que construir primeiro a infra-strutura minima, como metrô e trens regionais primeiro, pra depois ir estruturando o sistema sobre trilhos aos poucos, não quer saltar direto pra um trem bala.

Faça como SP: expande e construa 2 linhas de metrô ao mesmo tempo, melhore todo o sistema de trens da supervia, depois crie novos sistemas, tal como está sendo feito aqui, onde já se foi criado o expresso leste, agora se pensa no expresso sudeste e no trem de aeroporto + o trem regional que vai ligar SP a Campinas....
Devagar se vai longe, tem que pensar primeiro na população de baixo poder aquisitivo!

renanfsouza
April 4th, 2007, 08:47 PM
Não entendo esse pessimismo todo de vocês...

O Cabral é governador do estado do Rio. Foi um dos senadores mais votados da história do Rio. Não é nenhum irresponsável.

Com certeza se ele está dizendo que tem a intenção de trazer o trem bala pra cá, é porque tem técnicos dando o aval se é viável ou não !

Sei lá galera... Todo mundo sabe que tem uma cordilheira dos andes de montanhas entre Rio e Sampa. Vocês não acham que o Cabral não sabe ? Se ele está declarando essas coisas sobre o trem bala é porque isso já está pensado.

E sobre o que ele quer no fundo: ser presidente, ora ! E se ele conseguir trazer o trem bala pra cá ele conseguirá com certeza. E quem perde com isso ? Ninguém. Todo mundo ganha.

Dêem um voto de confiança no homem.

Marcelim
April 4th, 2007, 09:03 PM
O Cabral é governador do estado do Rio. Foi um dos senadores mais votados da história do Rio. Não é nenhum irresponsável.
Sei lá galera... Todo mundo sabe que tem uma cordilheira dos andes de montanhas entre Rio e Sampa. Vocês não acham que o Cabral não sabe ? Se ele está declarando essas coisas sobre o trem bala é porque isso já está pensado.

A questão não é a viabilidade ou não do trem-bala, até porque já citaram exemplos de que o relevo não é problema para a tecnologia e engenharia atuais.

O problema é o cara comprar trens sul coreanos, chegar na França e dizer que quer o TGV no Brasil e quer que o fabricante francês invista em suas filiais aqui por causa do metrô carioca e afins.

Afinal, o que quer ele?

Quem deveria decidir qual fabricante é mais interessante para o TAV brasileiro são os técnicos, não um governador entusiasmado com uma demonstração cuja velocidade jamais será colocada em prática.

Emmjay
April 4th, 2007, 09:04 PM
Não entendo esse pessimismo todo de vocês...

Com certeza se ele está dizendo que tem a intenção de trazer o trem bala pra cá, é porque tem técnicos dando o aval se é viável ou não !

E sobre o que ele quer no fundo: ser presidente, ora ! E se ele conseguir trazer o trem bala pra cá ele conseguirá com certeza. E quem perde com isso ? Ninguém. Todo mundo ganha.

Dêem um voto de confiança no homem.
Outro voto? depois do que ele fez com a linha 3 do metro do RJ? Voto de confiança ta dificil dá pra esse baita picareta.

dede70
April 4th, 2007, 09:19 PM
O Governador não pode manifestar públicamente seu apoio à uma empresa, seja ela qual for. É falta de profissionalismo e de ética.
A escolha do fornecedor (se é que este projeto irá adiante, o que eu espero), deverá ser feita após licitação e análise das propostas por um conjunto de profissionais habilitados.
Ainda acredito que no caderno de encargos poderia ser incluida a transferência de tecnologia, com parte dos vagões e locomotivas sendo fabricada no Brasil. Afinal, são bilhões de dólares em jogo.

Marcelim
April 4th, 2007, 09:24 PM
O Governador não pode manifestar públicamente seu apoio à uma empresa, seja ela qual for.
A escolha do fornecedor (se é que este projeto irá adiante, o que eu espero), deverá ser feita após licitação e análise das propostas por um conjunto de profissionais habilitados.

Eu acho que ele afirmou aquilo na empolgação ao ver o TGV batendo o recorde de velocidade.

Ainda acredito que no caderno de encargos poderia ser incluido a transferência de tecnologia, com parte dos vagões e locomotivas sendo fabricadas no Brasil. Afinal, são bilhões de dólares em jogo.

O ideal seria desenvolver uma tecnologia 100% nacional.
Mas isso iria requerer anos e anos, era algo para ter sido pensado 20 anos atrás.

renanfsouza
April 4th, 2007, 09:33 PM
Quem deveria decidir qual fabricante é mais interessante para o TAV brasileiro são os técnicos, não um governador entusiasmado com uma demonstração cuja velocidade jamais será colocada em prática.

Mas é isso que eu estou dizendo cara. Duvido que ele tenha dito isso sem antes ter consultado os técnicos dele.

E quanto a linha 3... Ah gente... Ela não foi descartada, apenas re-projetada. Ele vai revitalizar a Niterói x Itaboraí. Já é meio caminho andado. Só não vai furar debaixo da baia de Guanabara.

dede70
April 4th, 2007, 09:45 PM
O ideal seria desenvolver uma tecnologia 100% nacional.
Mas isso iria requerer anos e anos, era algo para ter sido pensado 20 anos atrás.

De qualquer maneira, seja qual for o fornecedor escolhido, as locomotivas e os vagões teriam que ser adaptados às condições climáticas daqui (tropicalisação). Esta transformação poderia ser feita aqui. Sem falar da manutenção.

Depois, não devemos esquecer que o TAV é movido a energia elétrica. Várias usinas eletricas deveriam ser construidas (por acaso a Alstom também tem uma filial de energia e trabalha em vários projetos, inclusive no Brasil). Ou seja, mais alguns bilhões em investimento.

Será que sai do papel mesmo ?

Marcelim
April 4th, 2007, 09:52 PM
O ideal seria desenvolver uma tecnologia 100% nacional. Mas isso iria requerer anos e anos, era algo para ter sido pensado 20 anos atrás.
De qualquer maneira, seja qual for o fornecedor escolhido, as locomotivas e os vagões teriam que ser adaptados às condições climáticas daqui (tropicalisação). Esta transformação poderia ser feita aqui. Sem falar da manutenção.
Depois, não devemos esquecer que o TAV é movido a energia elétrica. Várias usinas eletricas deveriam ser construidas (por acaso a Alstom também tem uma filial de energia e trabalha em vários projetos, inclusive no Brasil). Ou seja, mais alguns bilhões em investimento.
Será que sai do papel mesmo ?

Isso vai depender do governo. O grande problema dos políticos brasileiros é que eles têm a idéia, fazem o maior alarde e DEPOIS é que vão estudar a viabilidade da idéia.

Pelo jeito que o Cabral falou ou o jornalista distorceu, a impressão que se tem é que teremos o trem mais rápido do mundo no Brasil.

Quem comprar a idéia do governador na ocasião que ele declarou isso tem a impressão que teremos um trem que faz a rota São Paulo- Rio em uma hora, quando no mínimo levará o dobro disso na melhor das expectativas mais realistas.

Quanto à tropicalização, não existem grandes diferenças entre o verão francês e o brasileiro, com a vantagem que aqui não neva.

Vinicius
April 5th, 2007, 01:04 AM
Ninguém vai comentar sobre a excelente notícia do thread: a compra de mais trens coreanos para a Supervia e de mais vagões para o metrô?

Tlag
April 5th, 2007, 09:37 PM
Opa Vini! Não tinha visto esse thread ainda. Cara to muito satisfeito em ver o eixo do mal (hehehe) ta se empenhando pra que o transporte sobre trilhos tenha qualidade deixando para trás todas as coisas negativas que a ferrovia Brasileira carrega até hoje. Dale eixo do mal!!!
huaahuhuahauahuahauhauhauauahauahua

ThiagoMyung
April 6th, 2007, 08:05 PM
Seria Bom ter um Trem desses? Seria.
Daria Moral? Daria.
Precisa? Não exatamente.

Acho muito mais viavel comprar um Trem Rápido, que faça a viagem em cerca de 2 Horas e tal mas que seja mais barato, do que comprar esse (Que eu imagino que vá ser incrivelmente caro) e não investir depois em linhas de Metrô pra Cidade.

Marcelim
April 6th, 2007, 08:10 PM
Não vejo isso como questão de "moral" apenas, mas sim de necessidade. Transportes rápidos e massificados são uma necessidade para um país que queira se considerar "civilizado".

Até a Espanha, Itália e República Tcheca dispõem de HST, e a África do Sul pretende construir um até a Copa de 2010.