View Full Version : Governo quer eventos internacionais

PedroGabriel
April 5th, 2007, 10:03 PM
Organizar um ou dois megaeventos em cada década, à semelhança do que aconteceu com a Expo'98 e o Euro 2004, é a grande ambição do turismo português. Este ambicioso desígnio consta no Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT) que ontem foi publicado em Diário da República.

Fonte da Secretaria de Estado do Turismo admitiu ao DN, contudo, que eventos da dimensão da Expo e do Euro são difíceis de organizar, e não estão previstos acontecimentos dessa dimensão para os próximos anos. Até ao momento, só é conhecida a ambição da Federação Portuguesa de Futebol de organizar um campeonato mundial, face à notoriedade que o País ganhou com a organização do Euro 2004.

Com a realização de megaeventos pretende-se dinamizar um calendário nacional de eventos que assegure a notoriedade do destino e o enriquecimento da experiência do turismo. Segundo o PENT, a Expo e o Euro "contribuíram para a requalificação urbana e trouxeram grande projecção internacional".

O Lisboa-Dakar, que no próximo ano parte outra vez do Mosteiro dos Jerónimos, é a prova automobilística mais importante em que Portugal está envolvido, depois da realização do Rali de Portugal, que decorreu recentemente. No entanto, ao nível dos megaeventos desportivos, as atenções estão viradas para a baía de Cascais, que sofreu obras de requalificação da ordem dos 16 milhões de euros para acolher entre 27 de Julho e 12 de Agosto os mais conceituados velejadores de todo o mundo e que dará a Portugal uma grande projecção internacional, e um impacto económico estimado de 27 milhões de euros.

Depois da perda da America's Cup para a cidade espanhola de Valência, o campeonato de vela surge como o grande evento de que Portugal irá ser anfitrião nesta década. Esperam-se 1500 velejadores representativos de 75 países e cerca de m il embarcações.

Além do Rali de Portugal, cujas provas se concentraram no Sul do País, a maioria dos eventos decorre Lisboa. Em Julho decorre na cidade o megaespectáculo "as novas sete maravilhas do mundo", e a escolha ficou a dever-se ao facto de Portugal "ser um país que dá garantias de êxito", disse Bernard Weber, da organização.

Estabilidade, experiência na organização de eventos, disponibilidade de infra-estruturas e o peso histórico da cidade basearam a escolha.

No próximo mês decorre em Lisboa a cimeira da WTTC (World Travel & Tourism Council), e a capital ganhou a organização deste encontro que reúne as principais figuras do sector das viagens e turismo a cidades como o Dubai, Pequim, Sevilha e Atenas. O PENT prevê ainda a realização de dez a doze eventos de dimensão nacional e regional, que contribuam para o reforço da notoriedade e a melhoria da experiência dos turistas de lazer e de negócios.

O turismo é considerado um sector estratégico, e Portugal ambiciona crescer anualmente o número de turistas em 5%, ultrapassando 20 milhões em 2015, e as receitas em cerca de 9%, superando 15 mil milhões de euros.

As projecções apontam para que o turismo represente em 2015, mais de 15% do PIB (produto interno bruto), contra 11% em 2004, e 15% do emprego nacional.
Diário de Noticias.

Na minha opinião, como já aqui referi, penso que era crucial uma expo para a zona do Porto. Por exemplo uma zona perto do aeroporto, do rio douro ou do mar.

Portvscalem
April 5th, 2007, 10:17 PM
o que se nota detes eventos, é que 90% são em lisboa....fora o euro....que até foi o norte que recebeu mais estádios, apesar de os maiores terem ficado em lisboa ( excepção do dragão,e quiçá do de braga)...
um expo ou fórumporto eram cruciais...mas melhor mesmo era uns JO....vejam que no caso chinês existem provas a realizar centenas de km de pequim....provas naúticas no tejo por exemplo, eram possiveis com uns JO no porto.....bastava desactivar a refinaria de leça e já tinhamos espaço para a aldeia olímpica...

daniel322
April 6th, 2007, 12:21 AM
Na minha opinião, como já aqui referi, penso que era crucial uma expo para a zona do Porto. Por exemplo uma zona perto do aeroporto, do rio douro ou do mar.

íamos ter o problema do costume.. uma zona toda bonitinha mas com limite de construção em altura por causa das rotas aéreas..

Pelha
April 6th, 2007, 12:23 AM
LISBON 2020
Olympic Games

:colgate:

Reflex
April 6th, 2007, 12:25 AM
que até foi o norte que recebeu mais estádios, apesar de os maiores terem ficado em lisboa
Então se 2 dos 3 maiores clubes portugueses são de Lisboa como é que querias que o contrário sucedesse?;)

Portvscalem
April 6th, 2007, 12:26 AM
não creio, a pista está localizada de norte para sul....sendo a este da pista, em principio não existiriam grandes probs....mas claro que existe a margem de segurança....a refinaria tb tá perto do aeroporto...para sr uma coisa com construção em altura a marginal de gaia parece-me muito bem....era prciso urbanizar aquilo a sério, e de uma forma bem planeada...a cidade vai crescer para lá...e mais vale planear bem as coisas....

Portvscalem
April 6th, 2007, 12:27 AM
Então se 2 dos 3 maiores clubes portugueses são de Lisboa como é que querias que o contrário sucedesse?;)

eu não disse que foi mal feito...tem lógica...já o benfica ter um estádio maior....bem, era preciso para a final....

Herrmando
April 6th, 2007, 12:27 AM
Eh pah! Fantástico! E deixa-me lá adivinhar onde é que o governo quer os eventos internacionais... Hummmm... Tá difícil... Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm... Deixa cá ver, se é designio nacional... Hummmmmmmmm! Caraças ajudem-me! Hummmmm! Porra, Belém, Parque das Nações ou Cascais (para descentralizar...)?

Herrmando
April 6th, 2007, 12:28 AM
"impacto económico estimado de 27 milhões de euros"

isto é para adicionar ao PIB da região, ou ao PIB criado pelo governo, na região?

Reflex
April 6th, 2007, 12:30 AM
Sinceramente manifesto-me muito a favor de uma Expo no Porto! Acho que deveria ser a próxima prioridade, pondo de lado ideias como Mundial de Futebol (disparatada!) e JO (um pouco menos disparatada que a anterior!)

Portvscalem
April 6th, 2007, 12:30 AM
infelizmente é como dizes....expo...copa américa...JO....tudo em lx....não sei ainda o que falta....capital europeia da cultura???? bahhh isso é pequeno demais para lx....se virmos bem, europa fora, as capitais da cultura até são cidades pouco importantes....e bem lx tem a presidência da UE...creio que foi por causa dessa que foi feito o CCB, que custou duas casas da música e meia....

Reflex
April 6th, 2007, 12:31 AM
Lisboa já foi Capital Europeia da Cultura em 1994.;)

Pelha
April 6th, 2007, 12:32 AM
eu não disse que foi mal feito...tem lógica...já o benfica ter um estádio maior....bem, era preciso para a final....

Agora fora de clubismos, mas o maior clube português teria que receber necessariamente a final e o maior estádio, digo isto sem qualquer tipo de ironia!

Portvscalem
April 6th, 2007, 12:33 AM
Sinceramente manifesto-me muito a favor de uma Expo no Porto! Acho que deveria ser a próxima prioridade, pondo de lado ideias como Mundial de Futebol (disparatada!) e JO (um pouco menos disparatada que a anterior!)

fico contente pela tua opinião....e apesar de tudo creio que o impacto de uns JO no porto seria enorme, e seria impacto para todo o país tb...se calhar mais que sendo em lx....pois internacionalmente portugal é quase confundido com lx.....porque sempre que existe um evento português é em lx...mas antes dos JO, uma expo era bem vinda...expo num prazo de 5 anos tava bem...JO, em 2024......2028.....

Portvscalem
April 6th, 2007, 12:35 AM
Agora fora de clubismos, mas o maior clube português teria que receber necessariamente a final e o maior estádio, digo isto sem qualquer tipo de ironia!

o benfica é um clube decadente..actualmente o fcp é o maior clube português... n tarda ultrapassamos o benfica em titulos...não avançamos à louca para infinitos sócios, mas com calma e solidez caminhamos rumo a um futuro prometedor....

Pelha
April 6th, 2007, 12:35 AM
Também concordo com uma Expo no Porto, era benéfico para revitalizar algum local mais decadente da cidade do Porto!

o benfica é um clube decadente..actualmente o fcp é o maior clube português... n tarda ultrapassamos o benfica em titulos...não avançamos à louca para infinitos sócios, mas com calma e solidez caminhamos rumo a um futuro prometedor....

Bem, eu não queria aprofundar esta temática, mas não admitir que o Benfica é o maior clube em Portugal, enfim… continua lá nessa medíocre ilusão!

Benfica clube decadente? LOL! Sem comentários!

Portvscalem
April 6th, 2007, 12:37 AM
lembrei-me agora...a zona oriental..era uma oportunidade de revitalizar campanhã e gondomar.....demolia-se metade...e fazia-se uma zona de jeito, a continuar a zona das antas...

Herrmando

Isso é um investimento que o nosso governo absurdamente centralista nunca fará. Até que alguém com liderança se chateie e cause uma mini-revolução que faça com que os drs do terreiro do paço se mijem e passem a tratar o Porto como merece ser tratado...

fred_mendonca
Expo para Setúbal, para revitalizar a cidade!

Herrmando
April 6th, 2007, 12:38 AM

Tb acho bem, o maior estádio para o maior clube, o melhor estádio para o melhor Clube. É por isso q nós temos o Dragão:D

Reflex
April 6th, 2007, 12:39 AM
fico contente pela tua opinião....e apesar de tudo creio que o impacto de uns JO no porto seria enorme, e seria impacto para todo o país tb...se calhar mais que sendo em lx....pois internacionalmente portugal é quase confundido com lx.....porque sempre que existe um evento português é em lx...mas antes dos JO, uma expo era bem vinda...expo num prazo de 5 anos tava bem...JO, em 2024......2028.....

Mas repara, uma Expo é 1 objectivo muito mais realista para o Porto que os JO. E não o digo porque ache que o Porto não tem capacidade de realizar uns JO, antes pelo contrário, era preciso um grande esforço financeiro, um bastante razoavel de meios e infraestruturas, mas fazia-se bem! A questão é que é Expo já Lisboa teve uma, não existiriam pressões para se fazer uma 2ª. Agora se se pensasse a sério em JO um numero significativo de pressões (desde o Governo até empresários) seria no sentido de ser Lisboa a localização escolhida por Portugal para se candidatar. E como sabes, uma candidatura a uns JO num país pequeno como o nosso, ou é feita com o apoio de governantes e das pessoas com poder, ou então não é só com apoios locais que se vão conseguir! Portanto duvido sequer que o Porto conseguisse passar da 1ª fase, da escolha interna para se candidatar a uns JO...;)

Herrmando
April 6th, 2007, 12:40 AM
Também concordo com uma Expo no Porto, era benéfico para revitalizar algum local mais decadente da cidade do Porto!

Basta lembrar o que era Lisboa antes e depois da Expo, para ver o impacto que teve e poderia ter algo semelhante no Porto...
Por isso mesmo é que n se faz.

Portvscalem
Expo para Setúbal, para revitalizar a cidade!

mais um para lisboa.....isso era um insulto.....

Pelha
Tb acho bem, o maior estádio para o maior clube, o melhor estádio para o melhor Clube. É por isso q nós temos o Dragão:D

Assim ficamos todos contentes! :D

Herrmando
April 6th, 2007, 12:41 AM
Portugal n tem dinheiro nem condições para se candidatar a uns JO. Os JO só iam aumentar o ego de certas e determinadas pessoas e deixar o país individado e comprometido durante vários anos.

Pelha
April 6th, 2007, 12:41 AM
Uma Expo para Setúbal, não seria nada mau pensado…

mais um para lisboa.....isso era um insulto.....

Que eu saiba, Lisboa e Setúbal são cidades distintas!

Portvscalem
April 6th, 2007, 12:42 AM
Mas repara, uma Expo é 1 objectivo muito mais realista para o Porto que os JO. E não o digo porque ache que o Porto não tem capacidade de realizar uns JO, antes pelo contrário, era preciso um grande esforço financeiro, um bastante razoavel de meios e infraestruturas, mas fazia-se bem! A questão é que é Expo já Lisboa teve uma, não existiriam pressões para se fazer uma 2ª. Agora se se pensasse a sério em JO um numero significativo de pressões (desde o Governo até empresários) seria no sentido de ser Lisboa a localização escolhida por Portugal para se candidatar. E como sabes, uma candidatura a uns JO num país pequeno como o nosso, ou é feita com o apoio de governantes e das pessoas com poder, ou então não é só com apoios locais que se vão conseguir! Portanto duvido sequer que o Porto conseguisse passar da 1ª fase, da escolha interna para se candidatar a uns JO...;)

isso do poder e os poderes económicos forçarem a ida dos JO para lisboa...isso é uma prova de centralismo já enraizado...
lembremo-nos de barcelona, e ainda mais de atlanta....

Reflex
April 6th, 2007, 12:42 AM

Julgo que hoje em dia o Benfica está a recuperar bastante bem da letargia e gestões danosas que caiu na 2ª metade da decada de 90/inicio 00. Parece-me que dentro em breve, muito em breve mesmo, estará ao nível daquilo que o FCP tem sido desde o inicio dos anos 90!;)

Portvscalem
April 6th, 2007, 12:44 AM
Uma Expo para Setúbal, não seria nada mau pensado…

Que eu saiba, Lisboa é Setúbal são cidades distintas!

era insultuoso...só falta uma expo por cada municipio da aml....
e JO, em dois ou três....por favor...o país é mais que 50km à volta de lx....

Reflex
April 6th, 2007, 12:46 AM
Pois, o que Setubal precisa é de um Polis bem feito!;)

Herrmando
April 6th, 2007, 12:48 AM
Julgo que hoje em dia o Benfica está a recuperar bastante bem da letargia e gestões danosas que caiu na 2ª metade da decada de 90/inicio 00. Parece-me que dentro em breve, muito em breve mesmo, estará ao nível daquilo que o FCP tem sido desde o inicio dos anos 90!;)

:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D
Dizes isso por causa da "recuperação" de 3-0 para 3-2 hj contra o Espanhol?:D

daniel322
April 6th, 2007, 12:50 AM
Bem, eu não queria aprofundar esta temática, mas não admitir que o Benfica é o maior clube em Portugal, enfim… continua lá nessa medíocre ilusão!

Benfica clube decadente? LOL! Sem comentários!
:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D
Dizes isso por causa da "recuperação" de 3-0 para 3-2 hj contra o Espanhol?:D
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=12523905#post12523905
;)

Pelha
April 6th, 2007, 12:51 AM
O Porto não tem nome, ou seja não é tão conhecido internacionalmente como Lisboa, logo ai seria um factor decisivo na atribuição de uns JO!

daniel322
April 6th, 2007, 12:52 AM
é verdade mas se formos a pensar assim o porto nunca terá nome ;)

fred_mendonca
April 6th, 2007, 12:53 AM
Só disse Setúbal porque é uma cidade que necessita de ser revitalizada, tem muitas zonas degradadas. A Expo poderia servir como motor!

Pelha
April 6th, 2007, 12:55 AM
é verdade mas se formos a pensar assim o porto nunca terá nome ;)

Também concordo contigo, mas se queremos mesmo vencer uma organização de uns futuros JO, a única candidata portuguesa com possibilidade de vitória é Lisboa, não há que ter medo em afirma-lo, é apenas uma realidade!

Portvscalem
April 6th, 2007, 12:57 AM
eistem outras coisas....o sul já teve uma expo....agora chegou a vez do norte...depois de 20 expos...uma em setúbal estava bem...mas duas na aml, antes de se ter feito outra no resto do país, não me parece ético...existem muitas formas de reabilitar setúbal.....um pólis, por exemplo....

Reflex
April 6th, 2007, 01:00 AM
Barcelona também não era conhecida no final dos anos 80 quando ganhou a candidatura! Pelo menos não tanto quanto Madrid!;)

Portvscalem
April 6th, 2007, 01:01 AM
Também concordo contigo, mas se queremos mesmo vencer uma organização de uns futuros JO, a única candidata portuguesa com possibilidade de vitória é Lisboa, não há que ter medo em afirma-lo, é apenas uma realidade!

atão vamos poupar os recusrsos do país, e vamos dar tempo para o porto ganhar nome...por que se lisboa absorve tudo o porto não chega a ganhar nome...e lisboa terá ainda mais nome....

daniel322
April 6th, 2007, 01:02 AM
Só disse Setúbal porque é uma cidade que necessita de ser revitalizada, tem muitas zonas degradadas. A Expo poderia servir como motor!

uma expo é um investimento nacional e não pode ser feito de ânimo leve. para isso tambem aveiro, faro, viseu ou qq outra capital de distrito tinha direito..
existem n maneiras de reabilitar uma cidade e não é preciso uma feira mundial para isso ;)

mas queremos os JO para quê? se o país se deixasse de megalomanias desnecessárias é que tinha juízo. já ganhou nome quanto baste para o turismo, agora tem de investir é em infraestruturas sociais e não desportivas e marketings estupidos (aka all-garve)

Herrmando
April 6th, 2007, 01:04 AM
Agora mudando de assunto, tenho andado espantado com o numero de estranjas que ultimamente anda pelo Porto. n sei se é tudo erasmus, mas foda-se, hj estive numa esplanada e num café na foz, só ouvia espanhol e alemão. No outro dia estava no Piolho, aquilo estava cheio por dentro e por fora e, seguramente, mais de metade do povo era estranja! Tive oportunidade de falar com 3 checos, 4 espanhóis, um americano e um sul-africano. :sly:

Portvscalem
o porto e norte ganharam pouco a nível de eventos...pois estes ficaram todos em lx, fora o euro, que foi repartido...acho bem o porto ter eventos destes....creio que precisa mesmo...propicia o conhecimento da cidade..e isso indirectamente trará mais valias económicas..para além de criar uma zona moderna na cidade...

Pelha
Uns JO em Portugal seria a cereja no topo do bolo para o turismo Português

Aka
April 6th, 2007, 01:05 AM
Jogos Olímpicos no Porto? Nem em Lisboa, quanto mais o Porto.

Expo no Porto? Até seria uma excelente ideia. Agora se demorarem o tempo que demoraram para fazer o Porto 2001...

Continuo é a reparar noutra coisa: fala-se muito que é tudo centralizado em Lisboa, mas não se fala que o resto é centralizado no Porto. A verdade é que das cidades que se podem queixar da centralização em Lisboa o Porto é a última a poder fazê-lo.

Outra coisa que não consigo entender é a ideia generalizada de que a ideia de um Mundial de futebol é mais disparatada do que os Jogos Olímpicos. Os Jogos Olímpicos estão centralizados numa cidade, custa dezenas de vezes mais, tem menor audiência televisiva e, nos dias que correm, desperta menor interesse (tirando a Cerimónia de Abertura).

Portvscalem
Agora mudando de assunto, tenho andado espantado com o numero de estranjas que ultimamente anda pelo Porto. n sei se é tudo erasmus, mas foda-se, hj estive numa esplanada e num café na foz, só ouvia espanhol e alemão. No outro dia estava no Piolho, aquilo estava cheio por dentro e por fora e, seguramente, mais de metade do povo era estranja! Tive oportunidade de falar com 3 checos, 4 espanhóis, um americano e um sul-africano. :sly:

o porto é uma cidade cosmopolita...já se sabe...

Herrmando
E vamos ser sérios, daqui a pouco lá fora o único nome associado a Portugal é Lisboa...

Portvscalem
April 6th, 2007, 01:06 AM

Expo no Porto? Até seria uma excelente ideia. Agora se demorarem o tempo que demoraram para fazer o Porto 2001...

Continuo é a reparar noutra coisa: fala-se muito que é tudo centralizado em Lisboa, mas não se fala que o resto é centralizado no Porto. A verdade é que das cidades que se podem queixar da centralização em Lisboa o Porto é a última a poder fazê-lo.

Outra coisa que não consigo entender é a ideia generalizada de que a ideia de um Mundial de futebol é mais disparatada do que os Jogos Olímpicos. Os Jogos Olímpicos estão centralizados numa cidade, custa dezenas de vezes mais, tem menor audiência televisiva e, nos dias que correm, desperta menor interesse (tirando a Cerimónia de Abertura).

se o porto não se queixa, ninguém se queixa...é a única metrópole com massa critica suficiente para criticar o centralismo...se o porto se cala-se, lisboa podia vender o país a espanha que ninguém diria nada....é por isso que o porto é o alvo a abater....

Pelha
April 6th, 2007, 01:06 AM

Ainda bem que assim o é, sinal de dinamismo cultural!

E vamos ser sérios, daqui a pouco lá fora o único nome associado a Portugal é Lisboa...

E hoje em dia, já o é um pouco assim, pena que assim o seja!

Herrmando
April 6th, 2007, 01:07 AM

Pq dizes isso? A nível de grandes eventos internacionais, o Porto só teve o Porto 2001, que nem é um evento assim tão "grande" diga-se... De resto, népias! E se se fala mais do Porto é pq o Porto é maior e faz-se ouvir melhor! E a diferença populacional entre Porto e Lx n é propriamente a mesma que entre Lx e Bragança ou Faro, por exemplo...

Herrmando
April 6th, 2007, 01:09 AM
Ainda bem que assim o é, sinal de dinamismo cultural!

E hoje em dia, já o é um pouco assim, pena que assim o seja!

Sim, mas tenho andado espantado, pq tem aumentado bastante... N alinho pelo entusiasmo do Daniel, mas que começa a haver mais estrangeiros no Porto isso é verdade. Só tenho pena de tanta merda degradada e graffitis para eles verem:(

Reflex
April 6th, 2007, 01:10 AM

Eu explico-te o meu ponto de vista: foram acabados em 2003 10 estádios entre novos e remodelados. 7 com capacidade para 30.000 espectadores, 3 com capacidades superiores a 50.000.
E a questão é: se para um Euro a capacidade minima exigida são os tais 30.000 lugares, para o mundial essa capacidade minima sobe. Confesso que não sei para quanto, mas na altura do Mundial da Alemanha isso foi referido. Ou seja, teriamos apenas 3 estádios em condições! E se hoje temos estádios com 30.000 lugares às moscas (1 deles em que é usado mais vezes para rali do que para futebol de alta competição!) então parece-me mesmo muito pouco lógico que se gaste mais €€ na ampliação desses ditos estádios!;) Quanto à questão da modernização, se em 2004 tinhamos a maioria dos estádios com 30, 40, 50 anos, se nos candidatassemos agora a uns JO teriamos estádios com 5/10/15 anos, ou seja, não era necessário (e isso foi 1 coisa positiva no Euro) criação/remodelação de infraestruturas com o objectivo de "ah e tal, eram velhos e assim sempre ficamos com umas coisas modernas!", ou seja, era menos 1 motivo para investirmos na recuperação dos estádios!;)

Portvscalem
April 6th, 2007, 01:11 AM
Muitos deles nem são turistas, são mesmo habitantes do porto, é a cidade deles, e tb não querem essa imagem na sua cidade....mas isso é em todo o lado....

Reflex
April 6th, 2007, 01:13 AM
Sim, mas tenho andado espantado, pq tem aumentado bastante... N alinho pelo entusiasmo do Daniel, mas que começa a haver mais estrangeiros no Porto isso é verdade.

É óptimo e não é só no Porto e Lisboa. Fiquei de boca aberta com a quantidade de estrangeiros que vim em Évora no inicio do ano! Há 1ns anos atrás só se pensava em estrangeiros no Verão no Algarve, Lisboa e Porto, agora há-os em todo o ano e em todo o lado!! Portugal está definitivamente na rota do turismo europeu e mundial!!:okay:

Herrmando
Portugal n tem dimensão para acolher o Mundial. Algo que n via com maus olhos seria repetir um Mundial sub-21 como em 1991 quando ganhamos o mesmo na Luz, e que foi um sucesso. N é apontar tão alto como agora gostam, mas tb era um evento interessante e dentro das possibilidades...

Portvscalem
Eu explico-te o meu ponto de vista: foram acabados em 2003 10 estádios entre novos e remodelados. 7 com capacidade para 30.000 espectadores, 3 com capacidades superiores a 50.000.
E a questão é: se para um Euro a capacidade minima exigida são os tais 30.000 lugares, para o mundial essa capacidade minima sobe. Confesso que não sei para quanto, mas na altura do Mundial da Alemanha isso foi referido. Ou seja, teriamos apenas 3 estádios em condições! E se hoje temos estádios com 30.000 lugares às moscas (1 deles em que é usado mais vezes para rali do que para futebol de alta competição!) então parece-me mesmo muito pouco lógico que se gaste mais €€ na ampliação desses ditos estádios!;) Quanto à questão da modernização, se em 2004 tinhamos a maioria dos estádios com 30, 40, 50 anos, se nos candidatassemos agora a uns JO teriamos estádios com 5/10/15 anos, ou seja, não era necessário (e isso foi 1 coisa positiva no Euro) criação/remodelação de infraestruturas com o objectivo de "ah e tal, eram velhos e assim sempre ficamos com umas coisas modernas!", ou seja, era menos 1 motivo para investirmos na recuperação dos estádios!;)

eu tenho ideia que o mundial era a meias com espanha....nós tinhamos 3 estádios...se calhar construiam um novo estádio nacional, para um dos jogos mais importantes....

Reflex
April 6th, 2007, 01:15 AM
Epah, confesso que nunca vi com bons olhos essa coisa das realizações de eventos a meias. Há sempre o desgraçado que leva o prémio de consolação (jogo de abertura) e fica em casa no sofá a ver a final!;)

Portvscalem
April 6th, 2007, 01:17 AM
eu tb acho que não deviamos realizar agora um mundial...

Pelha
April 6th, 2007, 01:19 AM
Nada cá de misturas com espanhóis, livra...… já não me bastou hoje o espanhol de Barcelona, para me atormentar, irra! :lol:

daniel322
April 6th, 2007, 01:20 AM
se fizessem mas é uma feira internacional de cerveja :cheers: :D

Reflex
April 6th, 2007, 01:22 AM
eu tb acho que não deviamos realizar agora um mundial...

Até porque do ponto de vista das infraestruturas isso não traria nada de muito radical como acabou por não trazer na construção do Euro, apenas uns acessos novos aos estádios, umas urbanizaçõezinhas novas em redor deles e pouco mais (e os ditos estádios, claro!:D). Agora a marca que a Expo deixou em Lisboa foi imensas vezes maiores do que aquela que o Euro deixou nas cidades por onde passou. E então penso que é de aproveitar este tipo de eventos que recuperem zonas degradadas das cidades!:okay:

Reflex
April 6th, 2007, 01:22 AM
se fizessem mas é uma feira internacional de cerveja :cheers:

Já não te chega a Queima??:lol::lol::drunk:

daniel322
April 6th, 2007, 01:23 AM
tá quase a chegar!!! :drunk: :lol:

por acaso o record mundial de maior consumo de litros de cerveja num dia pertence a um cortejo da queima de coimbra

Herrmando
April 6th, 2007, 01:24 AM
Como eu disse, comparem Lx antes e depois da Expo e descubram as diferenças...

Reflex
April 6th, 2007, 01:25 AM
tá quase a chegar!!! :drunk: :lol:

Aposto que já andas a riscar os dias que faltam na parede, como os prisioneiros fazem nas celas!!:lol:

Aka
April 6th, 2007, 01:28 AM
Quanto ao Porto:

Não quis falar exactamente a nível de eventos internacionais, muito menos desportivos. Quis falar num geral.
E se é verdade que é o Porto é o único com capacidade para rivalizar com Lisboa, também é verdade que tal se deve exactamente por ser a última cidade a poder queixar-se da centralização que existe em Portugal.

Quanto à questão Mundial/Jogos:

Reflex, o mínimo são 40.000 lugares, sendo que os dois das meias-finais e o do jogo de abertura precisam de 60.000 e o da final 70.000.
O que aconteceria com uns Jogos seria a "morte" definitiva de Portugal que até faria esta história da Ota parecer uma brincadeira de crianças. Mesmo a nível estrutural iria beneficiar essencialmente uma cidade. E o que teriamos? Uns 2/3 pavilhões enormes que pouco seriam utilizados - tirando um para alugar ao Sporting :lol: desculpem, foi mais forte que eu -, um estádio olímpico (com uns 80.000 lugares) que provavelmente só seria usado para a final da Taça de Portugal se fosse construido no Jamor, um velódromo que seria utilizado para... pois..., um estádio de hóquei... em campo, entre outros investimentos caros que seriam mais elefantes brancos do que mais 10.000 lugares nos estádios (que até poderiam ser temporários).
Para acabar, mesmo que nos metessemos nessa aventura não conseguiriamos vencer nem daqui a 100 anos, porque para um país organizar a competição necessita de um mínimo de medalhas por Jogos.

Portvscalem
April 6th, 2007, 01:33 AM
o poder do porto deve-se à cidade em si, à dinâmica interna, não deriva tanto de políticas centralistas, aliás porque nem as podemos ter, pois o podr está localizado em lisboa...
não somos beneficiados....crescemos muito à nossa custa e isso é justo...e pagamos os nossos impostos, que muitas vezes não são gastos cá, e suportam luxos lisboetas...por isso defendo a regionalização, para os impostos de cá serm investidos cá...gostava de saber quanto paga em impostos o grande porto, e o norte ( os dois), e quanto recebem do governo para investir...e já agora quanto recebem da europa...e o mesmo gostava de saber de lisboa e aml....e tb por exemplo de coimbra...se alguém arranjar, agradecia....

Herrmando
April 6th, 2007, 01:37 AM
Aí é que estás enganado, pq se n fosse o Porto a queixar-se do centralismo do governo, simplesmente n se falava de centralismo do governo. E eu n comparo o Porto ás outras cidades, comparo à única comparável, que é Lx obviamente e simplesmente devido à maior semelhança de dimensão. E quando noutro thread se fala em juntar Braga e Aveiro à AMP, eu só poderia concordar no caso de n haver regionalização apenas por isso, por dessa forma essas cidades ganharem voz. Hoje alguém "quer saber" de Aveiro ou Braga ou Viana ou Bragança???

Reflex
April 6th, 2007, 02:05 AM
Mas se não querem é exactamente devido à proximidade do Porto, tal como garanto que Setubal não estaria no estado em que está se estivesse a 200kms de Lisboa!;)

Portvscalem
April 6th, 2007, 02:17 AM
tem vantagens e desvantagens...e tudo depende da forma como as coisas são geridas...cascias a 200km de lisnboa se calhra tb não estava assim...é daquelas coisas...as situações são o que são...dentro delas devemos fazer o melhor....

Portvscalem
April 6th, 2007, 02:18 AM
Aí é que estás enganado, pq se n fosse o Porto a queixar-se do centralismo do governo, simplesmente n se falava de centralismo do governo. E eu n comparo o Porto ás outras cidades, comparo à única comparável, que é Lx obviamente e simplesmente devido à maior semelhança de dimensão. E quando noutro thread se fala em juntar Braga e Aveiro à AMP, eu só poderia concordar no caso de n haver regionalização apenas por isso, por dessa forma essas cidades ganharem voz. Hoje alguém "quer saber" de Aveiro ou Braga ou Viana ou Bragança???

não confundas area metro com região....pelo teu ponto de vista podia-se exinguir a amp...pois o governo regional faria os projectos metropolitanos....é uma hipotese....

Reflex
April 6th, 2007, 02:28 AM
tem vantagens e desvantagens...e tudo depende da forma como as coisas são geridas...cascias a 200km de lisnboa se calhra tb não estava assim...é daquelas coisas...as situações são o que são...dentro delas devemos fazer o melhor....

Sim, claro, cada caso é 1 caso. Mas talvez para grandes cidades como Braga ou Viana seja mais lucrativo estarem fora da esfera do Porto. Até talvez o melhor fosse a criação de uma região minhota onde pudessem as 2 estar.;)

Portvscalem
April 6th, 2007, 02:37 AM
eu acho que se são cidades, não diria grandes, mas médias, deviam funcionar em rede com o porto... e a rede de cidades deve ser considerada uma area metropolitana....

JGuerreiro
April 6th, 2007, 03:03 AM
Acho que estão-se a afastar demasiado do assunto e abordar sempre os mesmos factos.

Portugal deve apostar nos eventos, e vou dizer alguns exemplos e idéias:

- aquando da candidatura da America's Cup tava todos os peixeiros, tadinhos e alguns iluminados tudo contra proposta de Lisboa que era até bastante razoável para todos, agora vê-se nas notícias que trará vários milhares de milhões de euro à região de Valência, se houver outra oportunidade parecida é de aproveitar e que se aprenda com os erros da tacanhez e imobilismo de alguns

- Mundial é praticamente impossível devido ao que a FIFA pede mas seria de valor co-organizar um mundial de futebol com a Espanha, seria de valor

- JO esqueçam lá isso, demasiados gastos com muito pouco retorno e na Grécia veio-se a provar(apesar da sua história e bom desempenho desportivo) que não dá para pequenos países

- devia-se lutar para tentar trazer a F1 de volta a Potugal(é complicado mas não impossível) e rentabilizar a futura pista de Portimão para criar valor nos desportos motorizados

- Expo ou Fórum seria uma ideia de grande valor para o grande Porto à semelhança do que aconteceu em Lisboa, que foi a Expo que obteve os melhores retornos de todas

- aposta no turismo de Congressos, não estamos nada mal

- reunir apoios para a construção de um bom parque temático, à semelhança do que acontece em espanha

- as regiões apostarem forte numa imagem no estrangeiro, seja a Serra da Estrela na neve, certas regiões do interior no vinho, no Alqueva e Douro e criar eventos relacionados

tanta coisa...

Aka
April 6th, 2007, 04:40 PM
O problema é que vocês que vivem no Porto não têm a noção do que é viver fora de um dos dois maiores pólos de Portugal. Não sabem o que é querer uma coisa mínima para a cidade e reparar que governos e afins estão simplesmente a cagar-se. É verdade que o Porto é o único que está ao nível de Lisboa, mas enquanto a única alternativa a Lisboa for o Porto então o resto do país nunca evoluirá, porque se é verdade que cidades como Braga e Aveiro beneficiam muito com o Porto, também é verdade que muitas outras cidades nunca ganharão nada com isso.

F1 seria bom, mas eles andam mais virados para países exóticos cheios de dinheiro, pois o cofre dos gajos já foi bem melhor.

E por que não uns Jogos Olímpicos distribuidos pelo país? Podiam-se chamar Jogos de Lisboa, mas podia vários eventos distribuidos - futebol, volei de praia, etc. - espalhados por várias cidades de Portugal; até porque o país não é propriamente grande.

Daniel_Portugal
April 6th, 2007, 04:56 PM
O Porto não tem nome, ou seja não é tão conhecido internacionalmente como Lisboa, logo ai seria um factor decisivo na atribuição de uns JO!

o porto nao tem nome? :hilarious LOL!

o tem MUITO nome por:

ser patrimonio mundial
pelas suas pontes
ser a cidade do FCP
ter o vinho do porto
casa da musica
museu de serralves
por ser uma metropole europeia do atlantico
por ter sido capital europeia da cultura

entre outras razoes de medio porte como reconhecimento pela sua vida nocturna, variedade de espaços nocturnos e culturais, grande quantidade de pequenos e medios eventos. etc.

nao tem nome :lol: um estudo que o meu pai viu (pena que ja foi ha algum tempo senao teria prestado muito mais atençao e certamente te-lo-ia colocado aqui) disse que a palavra "porto" foi citada mais do que a palavra "portugal" no espaço de tempo entre 2001 e 2004, la fora. eh claro que como eu digo eh um estudo que vale o que vale.. e eu nao dou grande credibilidade a esses estudos. mas certamente a palavra porto tem sido MUITO citada lá fora.

alias, depois do fim de semana vou fazer um thread com uma cena... apenas uma entre muitas. trata-se do Porto em destaque no NY Times.

Daniel_Portugal
April 6th, 2007, 05:07 PM
alem disso eh como o dani disse.

uma cidade nao precisa de ter nome (nao que o porto nao o tenha. OBVIAMENTE que tem) para ter algum evento, infraestrutura, ou seja lá o que for.

se eu for tetra milionario e quiser fazer de Abragão uma cidade internacional faço. é so investir forte e feio nela! crio uma dezena de casinos, uma centena de hoteis, crio grandes salas de espetaculos, umas torres, uns pavilhoes, etc. e pronto. akilo começa a crescer. o nome seja do que for nao existe desde sempre, criou-se! de alguma forma se cria um nome em torno de uma cidade, dum pais, dum perfume, dum clube. tudo tem um inicio. nenhuma metropole surgiu com um estalar de dedos. nenhum restaurante internacionalmente conhecido surgiu com um estalar de dedos.

eh certo e bem certo que o nome trás investimento. mas muito antes disso, é o investimento que trás o nome. por isso nao eh apenas o porto que pode ter uma expo. eh QUALQUER cidade.

Reflex
April 6th, 2007, 05:08 PM
Exactamente, quem é que conhecia o Dubai há 10/15 anos atrás?;)

Reflex
April 6th, 2007, 05:08 PM
No entanto, Daniel, tens que compreender que a escolha não parte de Portugal, mas sim do COI!;)

Andre_Filipe
April 6th, 2007, 05:27 PM
só temos k olhar para a vizinha Espanha e ver como eles distribuem os grandes eventos pelo pais, e Madrid nem sobressai como beneficiada. Barcelona, Valencia, Sevilha, Saragoça, Santiago, etc... todos ja tiverem eventos internacionais, e a Espanha continua a apostar em cidades médias em vez da capital para futuros eventos.

Reflex
April 6th, 2007, 05:35 PM
Mas as cidades médias espanholas sao praticamente do tamanho das nossas grandes.

Andre_Filipe
April 6th, 2007, 05:51 PM
Isso por alguma razão é. As cidades foram esquecidas e deixou de se investir nelas. E algumas cidades que eu mencionei são bem mais pequenas que as nossas grandes.

Portvscalem
April 6th, 2007, 07:24 PM
O problema é que vocês que vivem no Porto não têm a noção do que é viver fora de um dos dois maiores pólos de Portugal. Não sabem o que é querer uma coisa mínima para a cidade e reparar que governos e afins estão simplesmente a cagar-se. É verdade que o Porto é o único que está ao nível de Lisboa, mas enquanto a única alternativa a Lisboa for o Porto então o resto do país nunca evoluirá, porque se é verdade que cidades como Braga e Aveiro beneficiam muito com o Porto, também é verdade que muitas outras cidades nunca ganharão nada com isso.

F1 seria bom, mas eles andam mais virados para países exóticos cheios de dinheiro, pois o cofre dos gajos já foi bem melhor.

E por que não uns Jogos Olímpicos distribuidos pelo país? Podiam-se chamar Jogos de Lisboa, mas podia vários eventos distribuidos - futebol, volei de praia, etc. - espalhados por várias cidades de Portugal; até porque o país não é propriamente grande.
os Jo são sempre espalhados por muitas cidades....eu acho que o porto merecia um evento destes...mas mesmo sendo no porto as provas seriam por todo o país.....apenas teriamos a maior parte dos equipamentos....

Portvscalem
April 6th, 2007, 07:26 PM
as cidades médias espanholas são grandes, mas fora valência ou barcelona, e talvez sevilha, nenhuma tem uma dimensão como o porto, por exemplo...e como metrópole absolutamente independente, fora lx e porto, apenas temos coimbra....logo a única que verdadeiramente se poderia candidatar por si só a eventos seria coimbra....

Juanla
April 6th, 2007, 08:41 PM
só temos k olhar para a vizinha Espanha e ver como eles distribuem os grandes eventos pelo pais, e Madrid nem sobressai como beneficiada. Barcelona, Valencia, Sevilha, Saragoça, Santiago, etc... todos ja tiverem eventos internacionais, e a Espanha continua a apostar em cidades médias em vez da capital para futuros eventos.

Pero eso no es del todo cierto, una de las cosas buenas que tienen las comunidades autónomas es que permiten afrotar objetivos como la organización de eventos, America`s Cup, JJ.OO, Expo, al tener personal técnico, presupuesto propio, etc., España tiene más alternativas, ya que dispone de ciudades más grandes y desarrolladas.

Madrid quedó 3º en la última elección de los Juegos Olímpicos que ganó Londres, a un sólo voto de pasar a la final tras París, y con informes muy positivos del COI, era la primera vez (hubo una en los 70), que se presentaba de forma seria, y existe un plan para volver a presentarse a 2016, creo que es factible la organización de unos juegos olímpicos en los próximos 15 años.
http://madrid2m16.spaces.live.com/
http://www.madrid2016.org.es/

También es factible que España pueda organizar una Eurocopa de naciones en los próximos años, ya estuvo apunto de organizarla cuando lo hizo Portugal.

No obstante esto debe ser fruto de una planificación que dura años, organizar unos juegos olímpicos es cosa de al menos una década

PedroGabriel
April 7th, 2007, 02:42 AM
fiz a thread para ver se falavam na expo no Porto, so falam nos Jogos Olimpicos, isso é perca de tempo!

Que tal o pessoal no Porto começar a pensar seriamente num projecto de expo?

Paulo2004
April 7th, 2007, 02:53 AM
Muito bem - assim é que é.

............. e que venham os Jogos Olímpicos de 2020!!!!!!!!!!!!!!

Pelha
April 7th, 2007, 03:50 AM
Muito bem - assim é que é.

............. e que venham os Jogos Olímpicos de 2020!!!!!!!!!!!!!!

Mai nada! :D

Já agora... http://www.gamesbids.com/english/bids/2016.shtml

Herrmando
April 7th, 2007, 04:37 AM
Pensam nada em expos no Porto. Para os senhores do poleiro, isso é desperdício de dinheiro.

Viriatox
April 7th, 2007, 05:54 AM
E ja agora... eu tou vendo que vocês estão falando muito no Porto, o que me parece completamente justo, mas como tambem se fala no thread de eventos internacionais, aproveito a ocasião. Como sabem agora esta a começar a Copa America de vela em Valencia, aquela prova que Cascais foi candidata a organizar, e hoje me cuestionei sobre uma coisa, o que aconteçera se o barco suiço Alinghi voltar a ganha? voltaria a realizar-se a prova em Valencia? seria Cascais a organizar, que acho que ficou em segundo lugar nas votações? ou abriria-se um novo concurso e uma nova oportunidade para organizar a prova?

:cheers:

Reflex
April 7th, 2007, 03:20 PM
Pois, eu já pensei nisso...:D Possivelmente fazer-se-ia novo concurso para a localização da proxima Copa América! Vou torcer por eles!!:banana:

Arpels
April 9th, 2007, 12:09 AM
sim aos grandes eventos e à sua distribuição pelo pais....

Portvscalem
April 10th, 2007, 05:16 PM
E feitos por privados...loool

Daniel_Portugal
April 10th, 2007, 05:23 PM
Mas as cidades médias espanholas sao praticamente do tamanho das nossas grandes.

tas enganado. se falares da cidade municipio ate sao maiores. por exemplo sevilha eh maior que lisboa.

se falares em metropole a terceira cidade espanhola eh mais pequena que lisboa e porto.

madrid porto lisboa e barcelona sao as maiores metropoles da peninsula.

Arpels
April 10th, 2007, 05:29 PM
E feitos por privados...loool

preferencialmente....

Juanla
April 10th, 2007, 05:50 PM
tas enganado. se falares da cidade municipio ate sao maiores. por exemplo sevilha eh maior que lisboa.

se falares em metropole a terceira cidade espanhola eh mais pequena que lisboa e porto.

Eso es difícil de cuantificar por cuanto, en España no hay una clara referencia de área metropolitana, desde luego el área de Valencia es bastante grande, no sé si más o menos que Porto.

No obstante no creo que se trate de cuantificar quien tiene más o menos habitantes, en esto creo que influyen otras cosas, patrocinadores, administraciones, inversores. Creo que eso se ve en el Fútbol, al menos aquí en España hay equipos de ciudades no de las más grandes en término de habitantes, Getafe, Tarragona, Villareal es un ejemplo de equipo de una ciudad que ni siquiera es capital de provincia, ni tiene una gran población, no obstante tiene empresas muy fuertes y bastante dinero.

Herrmando
April 10th, 2007, 05:55 PM
Os espanhóis gostam mais do forum português do que do espanhol! Somos um espectáculo:D

Daniel_Portugal
April 10th, 2007, 06:04 PM
Eso es difícil de cuantificar por cuanto, en España no hay una clara referencia de área metropolitana, desde luego el área de Valencia es bastante grande, no sé si más o menos que Porto.

No obstante no creo que se trate de cuantificar quien tiene más o menos habitantes, en esto creo que influyen otras cosas, patrocinadores, administraciones, inversores. Creo que eso se ve en el Fútbol, al menos aquí en España hay equipos de ciudades no de las más grandes en término de habitantes, Getafe, Tarragona, Villareal es un ejemplo de equipo de una ciudad que ni siquiera es capital de provincia, ni tiene una gran población, no obstante tiene empresas muy fuertes y bastante dinero.

nao eh preciso falar em areas metropolitanas... basta falar em polos populacionais. consulta este mapa e verás toda a distribuiçao populacinal na peninsula ;)

http://invictadesign.com/densidadepopulacional_peninsula.jpg

nao ha nenhum aglomerado populacional em espanha que se assemelhe a porto e lisboa a nao ser madrid e barcelona. valencia aproxima-se mais do que kkr outro polo populacional eh certo, mas está uns furos abaixo no que toca a tamanho.

no entanto, cidades (municipio) como sevilha sao maiores do que as cidades de porto ou lisboa, apenas se situam isoladas no meio demais nada, ao contrario das nossas grandes, que sao apenas uma pequena parte de tudo.

Portvscalem
April 10th, 2007, 06:06 PM
Dani_pt, valência é muito mais densa que o porto...no entanto a sua area de influência é mais pequena que a do porto creio ( a nível demográfico).

Daniel_Portugal
April 10th, 2007, 06:12 PM
densidade da cidade de valencia: 5841,44 hab/km²
densidade da cidade do porto: 5736 hab./km²

como vÊs, densidades semelhantes.

barcelona sim, é mais densa, com cerca de 10mil habitantes por km2 ;)

Reflex
April 10th, 2007, 06:16 PM

Sim, mas estou a falar de cidade municipio!

Portvscalem
April 10th, 2007, 06:16 PM
valência tem uma espécie de monsanto lá pelo meio. a cidade de valência só por si é bem mais densa.

Juanla
April 10th, 2007, 06:17 PM
El caso de España es un poco particular, si lo comparamos con Portugal, al existir las Comunidades Autónomas, el área de influencia de algunas ciudades se extiende más alla de lo que podría parecer en un principio.

Ten encuenta que ciudades como Sevilla, Valencia....., son capitales de CC.AA., y concentran sede de gobiernos regionales, empresas regionales, institutos de investigación, etc, etc. Así que a parte del área poblacional que representan, tienen bastante población flotante ya sea por negocios, gestiones, etc.

Así puedes ver que la vertiente mediterránea está muy poblada, pero salvo Barcelona y Valencia, tal vez Málaga, no hay grandes ciudades, pero si muchas ciudades medianas, Cartagena, Alicante, Tarragona, Gerona, Castellón, Villareal, Denia, Almeria, Granada, Gandia........., muchas de ellas del tamaño de Coimbra o incluso Sintra +o-, y todas estas ciudades de una manera u otra, aunque sea de forma indirecta gravitan, alrededor de las ciudades más grandes, por eso digo que es difícil de cuantificar

Portvscalem
April 10th, 2007, 06:24 PM
Sintra não é cidade, é vila...e se contabilizares o municipio, tem quase meio milhão!
e isso que dizes, é uma coisa que faz falta cá, regionalização!

Juanla
April 10th, 2007, 06:33 PM
A no lo sabía pero creo que para el caso es más o menos igual, si cogemos por ejemplo Alicante (municipio+alrededores), creo que podríamos estar cerca de los 500.000hab, y en menor medida hay otros casos como Castellón-Villareal, Cartagena, Granada, realmente el área mediterránea está muy poblada aunque no tenga grandes ciudades.