View Full Version : Principais vias de Lisboa

CS-TOA
April 9th, 2007, 06:32 AM
Olá!
Uma imagem que mostra as principais vias de Lisboa.
Para quando a conclusão da CRIL, Eixo Norte-Sul e a Avenida Santos e Castro?

http://www.flytapvirtual.org/images/Lisboa.jpg

TeKnO_Lx
April 9th, 2007, 12:51 PM
Eixo Norte/Sul 2007
CRIL 2010 ( mas eu diria sem certezas)

http://www.portugal.gov.pt/NR/rdonlyres/4D36B294-AA6B-4AF2-9A43-638432A5DC5F/0/Acessibilidades_Grande_Lisboa.pdf

Reflex
April 9th, 2007, 02:29 PM
Exactamente! O Eixo Norte-Sul já vai a todo o vapor, falta praticamente só a conclusão do viaduto sobre a Padre-Cruz. Ha uns meses a previsão do Governo era Abril, umas semanas depois o Carmona Rodrigues falou em Maio. No entanto, e tenho regularmente por lá passado, aponto a abertura do troço que falta para o Outono.;)
Quanto à CRIL 2009/10 é a previsão. Porém as obras ainda não começaram.
Santos e Castro desconheço a situação, mas parece que ainda não será este ano...

Reflex
April 9th, 2007, 02:32 PM
É verdade, ainda falta aí o IC16 que liga a zona da 2ª circular (mais concretamente a Avenida Lusíada) à CRIL e à CREL. Esse estará pronto ao mesmo tempo que a conclusao da CRIL.;)

TeKnO_Lx
April 10th, 2007, 01:54 AM
e o Tunel do MArquês? não era suposto avançarem a data de abertura na semana passada?

Reflex
April 10th, 2007, 01:57 AM
Exactamente e ainda não o fizeram. Talvez esta semana... ou então fazê-lo-ão no mesmo dia de Março em que será anunciado a localização da estação do TGV e se a ponte é ferroviaria ou mista...:|

pedrodepinto
April 10th, 2007, 12:44 PM
Exactamente e ainda não o fizeram. Talvez esta semana... ou então fazê-lo-ão no mesmo dia de Março em que será anunciado a localização da estação do TGV e se a ponte é ferroviaria ou mista...:|

:lol:, li que possivelmente abriria a 25 de Abril...

Barragon
April 10th, 2007, 01:26 PM

Claro, as datas vêm todas ao mesmo tempo :lol: é para poupar dinheiro :lol:

Reflex
April 10th, 2007, 01:32 PM
:lol:, li que possivelmente abriria a 25 de Abril...

Sim, 1 jornal avançou com essa data, mas não me pareceu nada oficial. Aliás, que costuma fazer inaugurações nesse dia é mais as CM/JF do PCP.;)

dvfer
April 15th, 2007, 05:13 PM
para quando a conclusão da CRIL?

Enfim o Eixo Norte-SUl finalmente está a ser construido e aprece que vai terminar para o ano. Já tão a fazer a interface de ligação com a CRIL!

EU moro na Falagueira e não vejo nd a avançar na CRIL a não ser as barracas do 6 de Maio destruidas e existir ali um baldio entre Lisboa e Amadora nas portas de Benfica! Eu acho uma vergonha a região com mais pessoas de Portugal ser desrespeitada assim! Não há financiamento para acabar aquele traçado final? Uma obra que vai afectar pelo menos uns 2 milhões de portugueses! Fazem-se obras de milhares de milhões para ajudar uns milahres de portugueses e bem! Mas só pq é Lisboa começa-se logo com aquelas merdas "ai e tal centralismo" e ficamos sem financiamento... Lisboa tá a ser claramente discriminada em muitas opções políticas!

mynuster
April 15th, 2007, 05:28 PM
bem-vindo ao SSC dvfer :cheers1:

daniel322
April 15th, 2007, 05:35 PM
Lisboa tá a ser claramente discriminada em muitas opções políticas!
já cá faltava isto.. :|

dvfer
April 15th, 2007, 05:41 PM
já cá faltava isto.. :|

sabes à qt tempo isto está para terminar?

daniel322
April 15th, 2007, 05:42 PM
e.........? queres que te dê exemplos iguais de todo o território? ;)

dvfer
April 15th, 2007, 05:50 PM
e.........? queres que te dê exemplos iguais de todo o território? ;)

exemplos em que iria directamente influenciar a vida de uns 2 milhões de portugueseS? duvido....

daniel322
April 15th, 2007, 06:28 PM
exemplos em que iria directamente influenciar a vida de uns 2 milhões de portugueseS? duvido....

isso é uma visão algo extremista não? eu penso de uma forma proporcional.. todas as regiões devem ter investimento consoante o numero de pessoas que esse investimento afecta. agora dizer que lisboa é prejudicada quando se vê construir tanta coisa e depois vai-se ao interior e é uma miséria que até parece que o país é outro.. por favor

dvfer
April 15th, 2007, 06:33 PM
isso é uma visão algo extremista não? eu penso de uma forma proporcional.. todas as regiões devem ter investimento consoante o numero de pessoas que esse investimento afecta. agora dizer que lisboa é prejudicada quando se vê construir tanta coisa e depois vai-se ao interior e é uma miséria que até parece que o país é outro.. por favor

querias construir metro no interior??

querias construir mais auto-estardas do q aquelas que ja tão feitas até ao interior??

é normal que se construa mais em lisboa: vive muito mais gente nesta área metropolitana do que em qualquer lado do país! e actualmente o que que se tem visto? a não ser a conslusão do eixo norte-sul e alargamento da IC-19? nada.. ate o metro avança em passo de caracol e a renovação da linha d Sintra ainda nem completa está.

Portvscalem
April 15th, 2007, 06:44 PM

Em algumas coisas, lx recebe mais que os restantes 8mi.....
quanto a AE´s, não mequeixo do porto, pois apesar de pormuito tempo termos estado vergonhosamente, nos últimos anosas vias estruturantes aparecem aos pares...
mas pensa numa ota a custar 10 sá carneiros... num ccb, a custar duas caas da música e meia..pensa numa expo....pensa em quanto custa cada ponte no tejo...
proporcionalmente lx recebe muito mais que o resto, em valores brutos, tendo em conta a sua pop. recebe muito, mas mesmo muito mais que os outros....
lx tem de melhorar coisas, é certo, e essas vias já deviam estar concluidas, mas pensa, que lx está bem melhor que o resto...e muito à custa do centralismo.

dvfer
April 15th, 2007, 06:57 PM
Em algumas coisas, lx recebe mais que os restantes 8mi.....
quanto a AE´s, não mequeixo do porto, pois apesar de pormuito tempo termos estado vergonhosamente, nos últimos anosas vias estruturantes aparecem aos pares...
mas pensa numa ota a custar 10 sá carneiros... num ccb, a custar duas caas da música e meia..pensa numa expo....pensa em quanto custa cada ponte no tejo...
proporcionalmente lx recebe muito mais que o resto, em valores brutos, tendo em conta a sua pop. recebe muito, mas mesmo muito mais que os outros....
lx tem de melhorar coisas, é certo, e essas vias já deviam estar concluidas, mas pensa, que lx está bem melhor que o resto...e muito à custa do centralismo.

a OTA é um investimento NACIONAL! é certo que nem está em lisboa, pois vai ficar ainda a uns bons 35 min. de carro, mas será o primeiro aeoroporto verdadeiramente internacional deste pais!

qt as potnes do tejo tinham d ser feitas e alias tb ja deveria ter sido feita mais uma! completamente essencial!Para ligar as duas margens do Tejo em Lisboa!

Vcs fazem de lisboa um bicho papão, mas para a população e "actividade" que tem necessitava de muito mais! mas muito mais mm! então a área metropolitana é uma vergonha.. enfim, por isso é que sou a favor da regionalização: mas com distribuição igual de riqueza! quem gera mais dinheiro, recebe mais! se é p ter regionalização e financiar os outros: nem pensar!

é o q penso pelo menos... eu ja vinha ca à mt tempo e via com cada coisa sobre lisboa que enfim!

Portvscalem
April 15th, 2007, 07:04 PM
Nacional, eis a besta do adjectivo, o país é lisboa, expo é nacional, os JO diz-se os JO em portugal, diz-se a copa américa em portugal, mas onde são, em lx....as pontes são necessárias, é verdade....mas muias coisas são necessárias e esperam no resto do país....a ota serve lx e o centro....o norte tem o seu sá carneiro, e não querems para nada ir pa otafaçam então o aeroporto NACIONAL, em bragança, e que ande portugal inteiro até lá...olha bragança é interior e n tem AE....o interior norte n tem AE...e o norte é que é a região mais povoada de portugal, com quase 4mi de habitantes, dos quais 3mi, numna area semelhante à aml, no eixo de aveiro a brag ( se quiseres dizer que aveiro não é norte, viana compensa largamente aveiro, e tens na mesma os 3mi)...o país financiou lisboa, a regionalização é quase só para pararmos de alimentar as ideias dos marmanjos centra,istas e investirmos o nosso dinheiro na nossa terra...e o governo, sediado em lisboa, e que nela tem investido maioritáriamente, devia pagar e com juros, tudo o que o país deu à sua "capital"...

dvfer
April 15th, 2007, 07:13 PM
ficas com o sá carneiro?? Tens noção que se o aeroporto for p a OTA e c o TGV Lisboa - Porto o aeroporto do porto praticamente desaparece??? actualmente o aeroporto do porto recebe muitos aviões que "queriam" ir para Lisboa... c a OTA e TGV aidna mais pequeno vai ficar o aeroporto do Porto e com menos oferta! podes ter a certeza.. aliás n é verdade que o aeroporto do porto é maior do que deveria?? ouvi dizer q tinham d fechar ar-condicionados pq estavam em zonas em q n passavam ng!

qt á "tua terra"...repara numa coisa: se o porto tiver mais emprego, faço as malas e vou p o porto! lol e passa a ser a minha terra... claramente não percebes o q é a globalziação, qt mais qd falamos neste "pedaço" de terra! fala-se de questão puramente adminitrativa!

realmente tb qero regionalização: p n ver dinheiro "de lisboa" tb a ser investido em metros do porto com derrapagens d milhoes e c ordenados milionarios aos baroes do norte!

e mais uma coisa: investe-se mais em lisboa pq é a região mais rica do país! lisboa, madeira e algarve sao as 3 regioes mais ricas de Portugal.. e n vejo mts investimentos no Algarve... se gera mais dinheiro, tb tem direito a mais dinheiro para criar infrasturturas!

Reflex
April 15th, 2007, 07:20 PM
Bem-vindo!:cheers1:

Respondendo concretamente... aparentemente as obras da CRIL + IC16 serão adjudicadas ainda este ano e a previsão aponta para 2009/2010. É facto que são 2 obras mais que fundamentais para a região de Lisboa, mas parece-me que o problema deste atraso (de mais de 10 anos) não tem a ver com o facto de Lisboa ser ou não prejudicada; tem essencialmente a ver com a especificidade do traçado e da indefinição do mesmo: desde a questão do emparedamento de Alfornelos até à passagem numa zona do Aqueduto das Águas Livres, tudo é sensível nos pouco mais de 2kms que faltam para fechar a CRIL. Porém parece que finalmente a questão vai ser resolvida. O Eixo N/S julgo que será ainda este ano (onde viste que é só para 2008?) e a CRIL/IC16 é uma questão de paciência. Mas parece que vai mesmo ser desta!:okay:

Portvscalem
April 15th, 2007, 07:28 PM
ficas com o sá carneiro?? Tens noção que se o aeroporto for p a OTA e c o TGV Lisboa - Porto o aeroporto do porto praticamente desaparece??? actualmente o aeroporto do porto recebe muitos aviões que "queriam" ir para Lisboa... c a OTA e TGV aidna mais pequeno vai ficar o aeroporto do Porto e com menos oferta! podes ter a certeza.. aliás n é verdade que o aeroporto do porto é maior do que deveria?? ouvi dizer q tinham d fechar ar-condicionados pq estavam em zonas em q n passavam ng!

qt á "tua terra"...repara numa coisa: se o porto tiver mais emprego, faço as malas e vou p o porto! lol e passa a ser a minha terra... claramente não percebes o q é a globalziação, qt mais qd falamos neste "pedaço" de terra! fala-se de questão puramente adminitrativa!

realmente tb qero regionalização: p n ver dinheiro "de lisboa" tb a ser investido em metros do porto com derrapagens d milhoes e c ordenados milionarios aos baroes do norte!

e mais uma coisa: investe-se mais em lisboa pq é a região mais rica do país! lisboa, madeira e algarve sao as 3 regioes mais ricas de Portugal.. e n vejo mts investimentos no Algarve... se gera mais dinheiro, tb tem direito a mais dinheiro para criar infrasturturas!

dinheiro gera dinheiro...lisboa gera dinheiro, recebe mais dinheiro depois gera ainda mais, ecebe ainda mais...e o resto do país...achas que lisboa gera dnheiro esporádicamente???????????e capital, e investimentos e infraestruturas que suportam essa produção, quem pagou?????????e o metro de lx, quem pagou...sabes quanto custa o metro do porto????????por km??????????queres comparar com o que custa o de lx???????????e recebe 10 vezes mais dinheiro do estado...e nós pagamos mais para andar de metro..o que vocÊs pagam menos é suportado por TODOS os contribuintes...e metro sul do tejo, não é lisboa???????????? e sabes que só a estúpida remodelação da portela vai custar o mesmo que custou o sá carneiro????????
os senhoes barões do norte, não sobreviveram á porcaria do centralismo,e é na tua bela cidade que eles possuem as suas sedes....
e quanto aos voos, são voos de passagem, tanto dá serem na portela como no opo...não querem voar para lx, apenas voavam para lá ( quando tinha espaço) porque a tap, outra que se diz nacional, queia fazer o seu hub na portela...ou pensas que lx alimenta o trafego todo da portela?????????ahahahahah sem função de hub a portela andava sei lá nos 6mi....prrrrrrrrrrrr se tanto.....

dvfer
April 15th, 2007, 07:30 PM
já so falta construir o viaduto que vai ligar á CRIL. No entanto isso ainda vai demorar um ano (mais! :bash: ) a concluir... ver s eles abrem a outra secção entretanto..

tirei daqui a informcao, apesar de ter lido num jornal qq:

Eixo Norte-SUl Desenvolvimento (http://viveraltadelisboa.blogspot.com/2007/03/eixo-norte-sul.html)

----------

quanto ao CRIL.. eu sei bem o que se passa, pois vivo mt perto das zonas por onde ele vai passar... e eles já falam disso à montes de anos mas nunca vi um politico com coragem de começar as obras! é um sinal do país que temos.. a desenvolver-se a velocidades muito baixas... se p 2 km demoraram uma eternidade.,..enfim...

Portvscalem
April 15th, 2007, 07:34 PM
por certo não se devem situar uma zona muito fácil...em zonas urbanas é bem dificil!
olha a vci no porto..não sei ao certo, mas aposto que demorou 50 anos a ser construida....( desde a abertura do 1ro troço de Ae no porto e a ponte da arrábida).....
e depois não é essa que coincidade com o aqueduto???
interessa é que se faça bem....

dvfer
April 15th, 2007, 07:36 PM
dinheiro gera dinheiro...lisboa gera dinheiro, recebe mais dinheiro depois gera ainda mais, ecebe ainda mais...e o resto do país...achas que lisboa gera dnheiro esporádicamente???????????e capital, e investimentos e infraestruturas que suportam essa produção, quem pagou?????????e o metro de lx, quem pagou...sabes quanto custa o metro do porto????????por km??????????queres comparar com o que custa o de lx???????????e recebe 10 vezes mais dinheiro do estado...e nós pagamos mais para andar de metro..o que vocÊs pagam menos é suportado por TODOS os contribuintes...e metro sul do tejo, não é lisboa???????????? e sabes que só a estúpida remodelação da portela vai custar o mesmo que custou o sá carneiro????????
os senhoes barões do norte, não sobreviveram á porcaria do centralismo,e é na tua bela cidade que eles possuem as suas sedes....
e quanto aos voos, são voos de passagem, tanto dá serem na portela como no opo...não querem voar para lx, apenas voavam para lá ( quando tinha espaço) porque a tap, outra que se diz nacional, queia fazer o seu hub na portela...ou pensas que lx alimenta o trafego todo da portela?????????ahahahahah sem função de hub a portela andava sei lá nos 6mi....prrrrrrrrrrrr se tanto.....

o metro sul do tejo é um aborto em muitas zonas! foram mete-lo a sperficie em avenidas de grande transito..espero bem q n facam este tipo de metro em lisboa ou mm na Amadora onde vivo..qd vejo os projectos fico logo enjoado..iria prejudicar bastante a vida das pessoas... os electricos ja tiveram o seu tempo e ja tao as er retirados de lisboa, felizmente!

o resto do pais?? Tu que ai a dizer "nossa terra" a fazer do porto outra provincia: entao força! fora! agora ja qeres o dinheiro da capital! ja t faz jeito seres de lisboa..disse e volto a dizer: regionalziacao sim, se cada regiao ficar c as receitas q gerar!

n vou respodner-t mais, a minha opinião fica expressa: lisboa esta refem "deste pseudo-centralismo" q tds se qeixam e nao se ve a fazer nd d importante na cidade! depois qd se faz qq cosia em lx vêm tds chorar a dizer "lisboa isto, lisboa aquilo, bla, bla.." enfim...tem d haver coragem p romper c este pensamento...ver s o proximo lider d Lisboa, c representante da Area metropolitana tem alguma coragem politica p chamar as coisas pelos nomes!

Portvscalem
April 15th, 2007, 07:42 PM
olha o metro do porto tb vai á superficie em muitos sitios, para quê???? para poupar dinheiro...e a avenida da boavista????seria à superficie....falaram em fazer desniveamentos, com projecto do siza...sabes qual foi a resposta da camara????demasiado luxuoso....sabes pk????porque aqui não esbanjamos dinheiro!
quero fazer do porto e do norte uma rica região, e o centro com lisboa incluida, uma bela provincia portuguesa.
cada região fica com o que gera, mas lisboa paga as contrapartdas que o dinheiro fornecido pelas demais regiões, ao longo de séculos que lhe permite produzir actualmente mais que as demais...
se lx não mandasse no porto eu não diria nada de lx, pois é uma cidade belíssima.

eu quero um Norte soberano!!!!

Degolador
April 15th, 2007, 07:49 PM
Norte soberano... mas com Braga como sua capital!! :cheers1:

Reflex
April 15th, 2007, 09:03 PM
já so falta construir o viaduto que vai ligar á CRIL. No entanto isso ainda vai demorar um ano (mais! :bash: ) a concluir... ver s eles abrem a outra secção entretanto..

tirei daqui a informcao, apesar de ter lido num jornal qq:

Eixo Norte-SUl Desenvolvimento (http://viveraltadelisboa.blogspot.com/2007/03/eixo-norte-sul.html)

O viaduto está a ser feito por partes. Neste momento só falta a ligação sobre a Padre Cruz (estimo que o transito seja desviado no mês de Maio que se faça a junção) e na zona do mercado do Lumiar. A minha previsão é que estará pronto algures no Outono, mas não me admirava que realmente caísse para 2008.
Quanto à abertura faseada é a 1ª vez que ouço falar, mas parece-me bem, se já têm metade do traçado pronto, porque não abri-lo ao publico?:)

mynuster
April 15th, 2007, 09:05 PM
por certo não se devem situar uma zona muito fácil...em zonas urbanas é bem dificil!
olha a vci no porto..não sei ao certo, mas aposto que demorou 50 anos a ser construida....( desde a abertura do 1ro troço de Ae no porto e a ponte da arrábida).....
e depois não é essa que coincidade com o aqueduto???
interessa é que se faça bem....

50 anos?? :eek2:

dvfer
April 15th, 2007, 09:27 PM
"Relativamente à CRIL, podemos afirmar que, cerca de 40 anos depois de se terem iniciado os primeiros estudos"

Andamos aqui em Lisboa/Amadora com terrenos empatados e baldios em pleno centro da cidade actualmente sem poderem ser tocados por causa desta estrada e seu traçado..uma vergonha..

Portvscalem
April 15th, 2007, 11:09 PM
Norte soberano... mas com Braga como sua capital!! :cheers1:

E seria muito bem entregue a "nossa" capital!

Arpels
April 15th, 2007, 11:20 PM
podem deixar as disputas regionalistas para o thread criado para o efeito no cafe? Obrigado :okay: k chatice os threads acambam sempre no mesmo...

dvfer
April 15th, 2007, 11:20 PM
E seria muito bem entregue a "nossa" capital!

ai ai ai....depois iam dizer q braga é q tinha o dinheiro td e q eram descriminados! q o governo centralista de braga n s imporatava c o bairo do porto(sim pq um pais c o nosso ainda mais dividido tem a sua piada, tendo em conta q estamos em plena globalizacao).... que me braga tinham feito uma estrada com 100 metros e no porto so com 50 metros.... nah..p acabar c os centralismos tds as cidades têm de ser capital!

lol

TeKnO_Lx
April 15th, 2007, 11:23 PM
concordo contig dvfer, eu também quero uma regionalização para recebermos o que devemos..

daniel322
April 16th, 2007, 01:16 AM
querias construir metro no interior??

querias construir mais auto-estardas do q aquelas que ja tão feitas até ao interior??

é normal que se construa mais em lisboa: vive muito mais gente nesta área metropolitana do que em qualquer lado do país! e actualmente o que que se tem visto? a não ser a conslusão do eixo norte-sul e alargamento da IC-19? nada.. ate o metro avança em passo de caracol e a renovação da linha d Sintra ainda nem completa está.

:rofl:
mas qual metro ou auto-estradas?? meu amigo eu vi o traçado da Ponte Europa ainda em 1990, até a ver construída demorou 15 anos.
O hospital de tábua esteve sem condições durante 10 anos e em ruína durante outros 10 anos e só o ano passado é que começaram as obras. todos os serviços eram assegurados em arganil.
vi pessoas a terem de fazer 30 kms a mais por dia pq a ponte onde costumavam passar caiu com a chuva e tu vens-me falar de conclusões de eixos e de metros? :doh:
cai na real amigo, lisboa é portugal, o resto é paisagem. sempre assim foi...

Herrmando
April 16th, 2007, 02:57 AM
Eh pah! Uma discussão sobre o centralismo q n foi começada por mim??? QUESTA M*RDA????:D

Então, se te queixas tanto e é essa a tua perspectiva, arruma as tuas trouxas e manda-te para Madrid! Ou melhor, para Tokyo ou assim, pq qto mais longe ficares melhor!

Herrmando
April 16th, 2007, 02:59 AM
O que tem piada é ver os grandes beneficiados quererem ainda mais benefícios e fazerem-se de coitadinhos!:D

dvfer
April 16th, 2007, 09:35 AM
O que tem piada é ver os grandes beneficiados quererem ainda mais benefícios e fazerem-se de coitadinhos!:D

coitadinho... e tem piada ver sp os mm a "chorar", que "lisboa isto, lisboa aquilo, lisboa tem td, nos n temos nd"....aquela conversa de merda de quem nao conhece a região de lisboa claramente..

dvfer
April 16th, 2007, 09:39 AM
:rofl:
mas qual metro ou auto-estradas?? meu amigo eu vi o traçado da Ponte Europa ainda em 1990, até a ver construída demorou 15 anos.
O hospital de tábua esteve sem condições durante 10 anos e em ruína durante outros 10 anos e só o ano passado é que começaram as obras. todos os serviços eram assegurados em arganil.
vi pessoas a terem de fazer 30 kms a mais por dia pq a ponte onde costumavam passar caiu com a chuva e tu vens-me falar de conclusões de eixos e de metros? :doh:
cai na real amigo, lisboa é portugal, o resto é paisagem. sempre assim foi...

LOLOL..ai está.. "coitadino", vives em Coimbra...

ou pá... e o hospital de SIntra que nc mais é construido?? tens um hospital Amadora-Sintra p cerca de 400 mil pessoas a rebentar pelas costuras!!! e p qd o hospital de CHelas, para a zona "oriente" de lisboa?? ja se falou e nc se fez nada!

E as pessoas que têm de desviar o percurso só pq a CRIL n ta terminada??? e qts pessoas "Sofrem" nas filas do IC-19 so pq aidna n construiram as alternativas??

epa é o q eu digo: Todos queixam-se e ng precebe o q s passa em Lisboa!! Lisboa tem grandes carÊncias em termos de estradas e transportes e em outros sectores!! claramente devia levar mais investimentos! já há à regionalização, com as receitas geradas a ficarem na região!

Barragon
April 16th, 2007, 11:13 AM
para quando a conclusão da CRIL?

Isso é tipo daquelas perguntas do tipo se existe mesmo deus, ou vida extreterrestre :lol:

Arpels
April 16th, 2007, 11:34 AM
:D poix é mesmo desse genero de incógnita....

ordep
April 16th, 2007, 12:03 PM

ou pá... e o hospital de SIntra que nc mais é construido?? tens um hospital Amadora-Sintra p cerca de 400 mil pessoas a rebentar pelas costuras!!! e p qd o hospital de CHelas, para a zona "oriente" de lisboa?? ja se falou e nc se fez nada!

E as pessoas que têm de desviar o percurso só pq a CRIL n ta terminada??? e qts pessoas "Sofrem" nas filas do IC-19 so pq aidna n construiram as alternativas??

epa é o q eu digo: Todos queixam-se e ng precebe o q s passa em Lisboa!! Lisboa tem grandes carÊncias em termos de estradas e transportes e em outros sectores!! claramente devia levar mais investimentos! já há à regionalização, com as receitas geradas a ficarem na região!
se soubesses de geografia sabias que Tábua e Arganil são concelhos e não bairros de Coimbra. Todas essas situações que o daniel322 relatou (excepto a da ponte que caiu não ele não especificou) são todas verdade ;)

Quanto ao discurso de coitadinho só tenho visto do teu lado. É verdade que Lisboa precisa de investimento. Com isso todos concordamos, agora dizer que está a ser prejudicada é não conhecer a realidade do restante território ;)

ordep
April 16th, 2007, 12:09 PM
Para além do mais acho que estas "tretas" de coitadinhos já chateiam neste forum sejam de quem forem.. De Lisboa, Porto, Coimbra, Braga, etc, todos se queixam e ninguém admite que o contrariem. :|
Desculpem a sinceridade mas é mesmo o típico tuga. Todos se acham o melhor e a sua opinião é sempre a mais certa pois todos têm a mania que sabem tudo sobre qualquer assunto. Esse é o prato do dia neste país. Com o tempo vão ver que o que digo é verdade ;)

Pelha
April 16th, 2007, 03:35 PM

Concordo plenamente contigo, mas não ligues, eles estão muito longe da nossa realidade, eles sabem lá o que é estar meia hora no trânsito da IC19 e não teres alternativas minimamente viáveis, o nosso metro está simplesmente estagnado, novas linhas e expansões nem vê-las, enfim… ainda somos considerados como privilegiados, sinceramente!

pedrodepinto
April 16th, 2007, 03:41 PM

Vai ser inaugurado agora no dia 1 de Maio, ao que parece... Já agoram que ponte é essa de que falas ;)?

fred_mendonca
April 16th, 2007, 08:12 PM
A realidade de Lisboa não é tão boa como parece. Nós temos poucas alternativas. Falta-nos a CRIL toda completa. O IC16 é um troço insignificante da CREL à CRIL. Uma série de vias fundamentais que não estão concluídas. O IC19 apesar do alargamento continua a ser um tormento!

Portvscalem
April 16th, 2007, 08:42 PM
É verdade, a nível de AE´s lx podia estar melhor, começaram a investir mais cedo que no resto do país, mas pararam um pouco. mais que tudo deviam apostar no transporte público. e devemos ver que estão a ser feitas Ae´s destinadas a desviar carros da grande lisboa.

daniel322
April 16th, 2007, 08:48 PM
Concordo plenamente contigo, mas não ligues, eles estão muito longe da nossa realidade, eles sabem lá o que é estar meia hora no trânsito da IC19 e não teres alternativas minimamente viáveis, o nosso metro está simplesmente estagnado, novas linhas e expansões nem vê-las, enfim… ainda somos considerados como privilegiados, sinceramente!

claro, nós somos uns coitadinhos que nunca fomos à cidade. por aqui tb anda tudo de enxada e carro de bois como os outros..
vocês queixam-se que não há expansão de metro mas pagam por um passe que vos permite viajar na carris, metro, transtejo e metro menos do que uma pessoa de coimbra paga por um passe só da smtuc.
Além do mais eu nunca disse que era tudo rosas em Lisboa, claro que há problemas evidentes e que muitos já deveriam ser resolvidos.
O que eu tou a tentar dizer é que em vez de andarem só a criticar vejam o resto do país e vejam que afinal não é só Lisboa que espera mas sim todas as cidades e aldeias ;)
pelha por acaso já estive no IC19 parado e por mais de uma vez, é obvio que essa via já devia ter sido à muito duplicada mas tb uma coisa é numa cidade grande apanhares transito para saires da cidade outra coisa é dentro de uma cidade média seres obrigado a atravessar a cidade pelo meio sem haver qq alternativa. acredita que antes da ponte nova tb já perdi muitas horas..

pedro a ponte que falei foi uma em Abrantes não sei ao certo o nome, Abrançelha (ou Abrançalha ;dunno: ) é a terra de um amigo meu ;)

mais uma vez só em jeito de conclusão eu não tento ter um discurso centralista e até gosto que se invista em lisboa mas não aceito dizerem que são prejudicados quando as mesmas situações se passam no resto do país :)

Herrmando
April 16th, 2007, 11:45 PM
Hj paguei 1.85E por uma viagem de metro. Qto é q os coitadinhos da capital pagam? Acho mto bem q passem 5 horas na IC19, metam-se no comboio como os outros! Que a qualidade de vida é melhor no Porto, em Coimbra ou noutra qq cidade de jeito já todos sabemos, é o preço do centralismo Lisboeta que atrai tudo o q é gente de todo o lado, saturando o que há e o que mais fizerem. Comecem a descentralizar organismos e investimentos, e logo vão ver como se começa a circular melhor no IC19:D

dvfer
April 16th, 2007, 11:49 PM
Hj paguei 1.85E por uma viagem de metro. Qto é q os coitadinhos da capital pagam? Acho mto bem q passem 5 horas na IC19, metam-se no comboio como os outros! Que a qualidade de vida é melhor no Porto, em Coimbra ou noutra qq cidade de jeito já todos sabemos, é o preço do centralismo Lisboeta que atrai tudo o q é gente de todo o lado, saturando o que há e o que mais fizerem. Comecem a descentralizar organismos e investimentos, e logo vão ver como se começa a circular melhor no IC19:D

pagamos 1 euro e 10 no metro!

Ve-se mm que és um "morcao" do norte: OS COMBOIOS DA LINHA DE SINTRA TAO CHEIOS!!!! á hora de ponta é impossivel alguem entrar logo apartir da estacao da reboleira...santa estupidez..

O METRO TB TA CHEIO NAS HORAS DE PONTO..logo a partir de sete rios...

eu tb sou a favor da descentralização: total divisao do territorio nacional, MAS QUE O DINHEIRO DE LISBOA FIQUE EM LISBOA!! e não ir p outras regioes!

Portvscalem
April 16th, 2007, 11:57 PM
pelos caminhos actuais e de desde que a capital se localizou, é mais que o dineiro de portugal indias, africas e américas fique em lisboa!!!! e depois lá saem umas esmolinhas, muito bem rentabilizadas, por gente que sabe fazer render o peixe, e que aprendeu a não esbanjar.
porque muito dinherinho é gasto em lisboa e nem chega a dar frutos...

total divisão do território e lisboa a pagar juros ao restante território!

Herrmando
April 17th, 2007, 12:02 AM
Isso nao Portus, tanto século de juros para pagar, era a falência da capital!
Quanto ao euro e 10 no metro, deves viajar em classe especial, de certeza. E mesmo assim ainda te faltam 75 centimos para seres coitadinho. Queres ir confortavelzinho no popó, se é que tens carta, vais na fila e demoras 3 horas. Queres ir mais rápido, vais de pé com a ciganada à volta. É o preço do centralismo, acho q é justo!

dvfer
April 17th, 2007, 12:03 AM
total divisão do território e lisboa a pagar juros ao restante território!

LOL..esta já parece a história dos grupos racistas negros americanos: querem que os brancos lhe de dinheiro pq os antepassados foram escravos!!

amigo, a minha familia é td do norte! alias no secundario td a gente ia a terra dos avos, no norte! lisboa foi construida por muita gente q veio do norte p a capital!!

divisao sim!! com dinheiro a ficar nas regioes!! pagar juros??LOLOL, qt mt eram as outras regioes q tinham d pagar!

dvfer
April 17th, 2007, 12:07 AM
Isso nao Portus, tanto século de juros para pagar, era a falência da capital!
Quanto ao euro e 10 no metro, deves viajar em classe especial, de certeza. E mesmo assim ainda te faltam 75 centimos para seres coitadinho. Queres ir confortavelzinho no popó, se é que tens carta, vais na fila e demoras 3 horas. Queres ir mais rápido, vais de pé com a ciganada à volta. É o preço do centralismo, acho q é justo!

tens realmente algum problema que te escapa..centralismo??? Lisboa tá a ser super prejudicada em montes de decisoes!!! é uma vergonha e as tuas delcaracoe sprovam isso!!! acabas de dizer os problemas!! achas bem q as pessoas d lx passem 3 horas nas filas d transito?? isto é uma vergonha! mas tb c os brasileiros, africanos e de leste q estao a entrar em lisboa na boa podiamos separar LISBOA, a capital, da merda do norte! norte so esta a travar o desenvolvimento lisboeta e do sul!

Pelha
April 17th, 2007, 12:45 AM
E eu a pensar que era radicalista ao extremo! :lol:

Mas isso de existir muitos nortenhos em Lisboa é plenamente verdade, sinceramente não vejo nenhum problema nisso, coitados tiveram que sair da ruralidade para vir para a metrópole, em busca de uma vida melhor.

Portvscalem
April 17th, 2007, 12:45 AM
alguém que chama merda ao norte não é digno de intitular a sua cidade de capital de portugal!

dvfer
April 17th, 2007, 12:47 AM
alguém que chama merda ao norte não é digno de intitular a sua cidade de capital de portugal!

já ouve p aqui tripeiros a dizer q achava mt bem lisboetas passarem 5 horas no transito oq eu considero uma autentica vergonha e a verdadeira mentalidade do norte!! custa mas é verdade: Lisboa capital!

dvfer
April 17th, 2007, 12:48 AM
Mas isso de existir muitos nortenhos em Lisboa é plenamente verdade, sinceramente não vejo nenhum problema nisso, coitados tiveram que sair da ruralidade para vir para a metrópole, em busca de uma vida melhor.

a minha familia... tds as geracoes apartir dos meus pais tao a viver em Lisboa e vieram de Viseu e VIla Real...

Pelha
April 17th, 2007, 12:56 AM
Conheço muitos amigos, em que os pais ou os avos são provenientes do Norte, assim como de outras regiões do país… perfeitamente normal, afinal de contas a capital sempre foi e sempre será o principal pólo de riqueza de Portugal.

fred_mendonca
April 17th, 2007, 12:59 AM
Sim, há muita gente com origens em todas as partes do país a viver na AML.

Portvscalem
April 17th, 2007, 01:00 AM
consequencia do centralismo......

dvfer
April 17th, 2007, 01:03 AM
consequencia do centralismo......

nao nao...consequencia das pessoas mais capazes estarem em LIsboa!! consequencia da maior competencia das pessoas de Lisboa que atrai as melhores empresas!! e poderia atrair mt mais se o norte nao tivesse a travar o desenvolvimento de Lisboa!

essa do centralismo é uma desculpa do norte p desculpar a incompetencia e natural falta de capacidade p produzir algo de jeito neste país! n é por nada que têm fama de "morcoes"....revela bem quem povoa essa cidade!

Herrmando
April 17th, 2007, 01:40 AM
tens realmente algum problema que te escapa..centralismo??? Lisboa tá a ser super prejudicada em montes de decisoes!!! é uma vergonha e as tuas delcaracoe sprovam isso!!! acabas de dizer os problemas!! achas bem q as pessoas d lx passem 3 horas nas filas d transito?? isto é uma vergonha! mas tb c os brasileiros, africanos e de leste q estao a entrar em lisboa na boa podiamos separar LISBOA, a capital, da merda do norte! norte so esta a travar o desenvolvimento lisboeta e do sul!

Ve-se mm que és um "morcao" do norte

amigo, a minha familia é td do norte!

:ohno: Senhores moderadores, uma pessoa que intitula toda a sua família como merda e "morcona" n merece continuar no forum. Ao menos sejam coerentes e justos.

Herrmando
April 17th, 2007, 01:41 AM
É que o que é demais parece mal...

dvfer
April 17th, 2007, 01:46 AM
"Queres ir confortavelzinho no popó, se é que tens carta, vais na fila e demoras 3 horas. Queres ir mais rápido, vais de pé com a ciganada à volta. É o preço do centralismo, acho q é justo!" - Herrmando

"Acho mto bem q passem 5 horas na IC19, metam-se no comboio como os outros! Que a qualidade de vida é melhor no Porto, em Coimbra ou noutra qq cidade de jeito já todos sabemos, é o preço do centralismo Lisboeta que atrai tudo o q é gente de todo o lado, saturando o que há e o que mais fizerem. Comecem a descentralizar organismos e investimentos, e logo vão ver como se começa a circular melhor no IC19" - Herrmando

estas afirmacoes do senhor Herrmando são claramente uma afronta às pessoas de Lisboa!! e por isso não me arependo em nada daquilo que disse!!

até pq este senhor na thread do TGV teve uma aitude, no minimo racista, ao insinuar q lisboa deveria ser ligada à cidade de Praia, Cabo-verde, devido ao grande numero de cabo.verdianos!!

claramente este senhor está a entrar num "jogo de afirmações" que ele começou e agora faz-se de vitima! algo que eu compreendo dado vir de uma cidade onde o compleo "vitimizacao" pelas pessoas de lisboa esta enraizado na tradicao da cidade e pessoas e c razao: as pessoas de lisboa sao simplesmente melhores!

Portvscalem
April 17th, 2007, 01:51 AM
olha pá atão achas mal o que disse o herrmando e dizes que é um insulto aos lisboetas.
E dizeres que somos tripeirada de morcões que vivem na merda do norte...é um elogio vindo do senhor superior habitante de lisboa?????
olha e que tal os congressos Skin...já pensaram nas camaras de gás para os nortenhos por forma a preservar a superior raça lisboeta??????

dvfer
April 17th, 2007, 01:53 AM
olha pá atão achas mal o que disse o herrmando e dizes que é um insulto aos lisboetas.
E dizeres que somos tripeirada de morcões que vivem na merda do norte...é um elogio vindo do senhor superior habitante de lisboa?????

errado...ja tas a tentar dar a volta ao texto... mexe no "ratinho" e vai às paginas anteriores: as minhas afirmações foram uma reacção normal às afirmações desse senhor Herrmando! vcs já tao a tentar dar a volta ao texto, mas isto ta registado...qq pessoa q ande p tras um pouco e veja!

qt aos Skins enganast-t....era p o teu amigo do norte que devias ter falado.... n tentes dar a volta ao texto...

TeKnO_Lx
April 17th, 2007, 01:56 AM
tão bem um po outro :rofl:

Portvscalem
April 17th, 2007, 01:57 AM
eu resumi alguns dos teus insultos...ou os seres superiores não percebem de capacidade de sintese?

Portvscalem
April 17th, 2007, 01:58 AM
tão bem um po outro :rofl:

pronto, a esta não resisto. estou-me a exceder. mas não faças estas associações por favor!

TeKnO_Lx
April 17th, 2007, 02:01 AM
não me revejo nestes insultos de parte a parte. mas to de acordo com o Dvfer no essencial, Lisboa precisa de regionalização para deixar ser culpada de todos os males do resto do pais. além disso era da forma que teriamos mais dinheiro para investir na nossa regiao

Portvscalem
April 17th, 2007, 02:03 AM
eu creio que seria ao contrário, teriam menos dinheiro, pois muitos dos investimentos em lisboa são publicitados como nacionais.

TeKnO_Lx
April 17th, 2007, 02:06 AM
claro claro.. nós também acreditamos no Pai natal

dvfer
April 17th, 2007, 02:06 AM
eu creio que seria ao contrário, teriam menos dinheiro, pois muitos dos investimentos em lisboa são publicitados como nacionais.

p evitar a choradeira "nacional"(=Porto e arredores)...sp q s diz q s vai fazer qq coisa em Lisboa, aprece logo os pobrezinhos do norte a chorar "ng nos da nada, nao podemos fazer nada"... mas qd é investimentos do Porto td a gente: "mt bem, descentralizaçao, bla, bla.." é o q digo, lisboa esta refem deste pseudo-centralismo!

Herrmando
April 17th, 2007, 02:07 AM
Cá para mim algum artista decidiu fazer um clone...

TeKnO_Lx
April 17th, 2007, 02:08 AM
p evitar a choradeira "nacional"(=Porto e arredores)...sp q s diz q s vai fazer qq coisa em Lisboa, aprece logo os pobrezinhos do norte a chorar "ng nos da nada, nao podemos fazer nada"... mas qd é investimentos do Porto td a gente: "mt bem, descentralizaçao, bla, bla.." é o q digo, lisboa esta refem deste pseudo-centralismo!

exacto.. os lisboetas tem que acordar para esta situação. além disso não é benefico.. olha para a Ota.. é um "projecto nacional" que não é do interesse dos lisboetas.. mas imposto pelo Governo central

Portvscalem
April 17th, 2007, 02:10 AM
sim, é verdade, muitas vezes lisboa é penalizada pelo seu próprio centralismo...eu acho que lisboa poderia fazer muissimo mais gastando muito menos...mas a verdade é que a visão de investimentos em lisboa como nacionais é má para a o país.

daniel322
April 17th, 2007, 02:46 AM
consequencia das pessoas mais capazes estarem em LIsboa!! consequencia da maior competencia das pessoas de Lisboa que atrai as melhores empresas!!

vocês devem ser feitos de encomenda.. deve ser tudo robots a viver em lisboa. e todos topo de gama :|

Quiny
April 17th, 2007, 03:27 AM
Hola! hoy he estado en Lisboa (como siempre muy bonita), sólo deciros que ha mejorado la señalización, pero todavía hay muchas deficiencias, por ejemplo al salir del cc. Vasco de gama y coger el puente, sólo vimos dos señales, después no pone el seguimiento, y búscate la vida!!

y otra cosa, una via principal de Lisboa no es la que comunica por ejemplo la torre de belen con la plaza del comercio, como se llama?
gracias

Barragon
April 17th, 2007, 11:52 AM
Hola! hoy he estado en Lisboa (como siempre muy bonita), sólo deciros que ha mejorado la señalización, pero todavía hay muchas deficiencias, por ejemplo al salir del cc. Vasco de gama y coger el puente, sólo vimos dos señales, después no pone el seguimiento, y búscate la vida!!

y otra cosa, una via principal de Lisboa no es la que comunica por ejemplo la torre de belen con la plaza del comercio, como se llama?
gracias

Não há sinalização porque agora todos têm GPS :lol:

A via principal de Lisboa? Estás a falar de uma que tem o comboio a meio e que passa na Torre de Belem? é a Av. 24 de Julho/Índia

DVfer o melhor que tens é mesmo ignorar. Não é por ele se queixar que vai ficar melhor. O norte continua a ser descriminado e depois ficam revoltados. Num têm u FCP ? então tamos quites.

TeKnO_Lx
April 17th, 2007, 12:43 PM
as indicacoes em Lisboa tão feitas para os seus habitantes.. isto é não servem para muito... ou sabes os sitios ou sopas!

pedrodepinto
April 17th, 2007, 01:41 PM
Não há sinalização porque agora todos têm GPS :lol:

:lol:, e cada vez mais haverá menos ;)!

salo_gonzalez
April 17th, 2007, 11:12 PM
nao sei se estao a ver akela placa na A1 no nó da CREL/Alverca é outro exemplo....so diz nomes de vias....A10,IC19,A5,A8,IC22...nao diz nenhum destino....para quem nao conhece esta mesmo lixado...e dps na CREL so diz os quilometros para Cascais qd essa via termina a 15 km por ai ...sao boas sinalizaçoes

pedrodepinto
April 17th, 2007, 11:49 PM
nao sei se estao a ver akela placa na A1 no nó da CREL/Alverca é outro exemplo....so diz nomes de vias....A10,IC19,A5,A8,IC22...nao diz nenhum destino....para quem nao conhece esta mesmo lixado...

:yes:

Pelha
April 18th, 2007, 04:09 PM
nao sei se estao a ver akela placa na A1 no nó da CREL/Alverca é outro exemplo....so diz nomes de vias....A10,IC19,A5,A8,IC22...nao diz nenhum destino....para quem nao conhece esta mesmo lixado...e dps na CREL so diz os quilometros para Cascais qd essa via termina a 15 km por ai ...sao boas sinalizaçoes

É verdade, também já reparei é caricato…

doria
April 18th, 2007, 07:29 PM
e o mal é os sinais proibidos.

Eduarqui
August 7th, 2007, 02:00 AM
Gostaria de saber qual a via expressa ou auto-estrada de maior largura em Lisboa : quantas pistas ela teria ? 6, 8 ? E qual o trevo rodoviário [cruzamento de várias auto-estradas em níveis diferentes, graças ao uso de viadutos] de maior complexidade ? Fico agradecido se alguém puder me responder [e se tiver imagem, mais agradecido ainda !].

daniel322
August 7th, 2007, 03:13 AM
o de maior complexidade deve ser agora o acesso à ponte da lezíria..

Ricardo Fig
August 7th, 2007, 01:06 PM
hi,

O de maior complexidade em Lisboa deve ser mesmo entre o IC17 / A12 e A1, a de maior largura, talvez a 2ª Circular, com 4+4 em alguns locais (ou à volta disso...)

fred_mendonca
August 7th, 2007, 01:19 PM
A A5 também tem 4+4 numa parte do seu troço!

fred_mendonca
August 7th, 2007, 01:22 PM
http://farm1.static.flickr.com/99/301059420_61927d66a0_b.jpg

http://farm1.static.flickr.com/104/301059418_27755ab96b_b.jpg

Barragon
August 7th, 2007, 01:35 PM
A A4 é a de maior largura.

A de maior complexidade é o nó da Vasco da Gama A1 2ª Circular CRIL

JohnnyMass
August 7th, 2007, 01:51 PM
a A1 desde os Carvalhos até ao IC2 tb tem 4+4.:yes:

Ricardo Fig
August 7th, 2007, 02:05 PM
Gostaria de saber qual a via expressa ou auto-estrada de maior largura em Lisboa :

Os Carvalhos parecem-me um pouco longe....
:)

Eduarqui
August 7th, 2007, 04:27 PM
Obrigado pelas informações, e gostei das duas imagens acima,creio que são da A4 : ela parece uma via-parque [parkway] aos moldes da engenharia de auto-estradas em seu apogeu de auto-confiança, tal como Siegfried Gideon mostrou em seu livro "Espaço, Tempo e Arquitetura".

Barragon
August 7th, 2007, 05:46 PM
É a A4 sim. é Das mais antigas de Lisboa.

Fmars
August 7th, 2007, 05:53 PM
É a A4 sim. é Das mais antigas de Lisboa.

Essas imagens são muito longe do túnel do Marão?:D

Arpels
August 7th, 2007, 05:54 PM
é aquela k vai das Amoreiras pa Torre de Monsanto ne?

Eduarqui
August 7th, 2007, 05:54 PM
Esta A4 é então aquela auto-estrada chamada antigamente de " do Sol" e que atravessa a Reserva Florestal de Monsanto ? Uma que foi inaugurada lá pelos idos de 1944 ? Se for, continua encantadora, mas foi bastante alargada : a original, e que aparece logo ao início do filme " Lisbon", com o ator Ray Milland [é um filme dos anos 50, ficou famoso aqui no Brasil por causa da música tema, que tocava em qualquer programa sobre Portugal na TV, isto quando eu era bem criancinha, nos anos 60], tinha duas faixas de rolamento de cada lado da pista, e vejo que hoje tem 4.

fred_mendonca
August 7th, 2007, 05:57 PM
Não é A4, é A5!

Fmars
August 7th, 2007, 06:00 PM
^^
Exactamente, a A4 fica no Norte.

Sky11
August 7th, 2007, 06:08 PM
As imagens são o inicio da A5 -> subida das Amoreiras para Monsanto (Lisboa)

fred_mendonca
August 7th, 2007, 06:17 PM
Já agora umas fotos tiradas na A5 e na N117:

http://i34.photobucket.com/albums/d130/fred_mendonca/A5%20e%20N117/PICT0083.jpg
http://i34.photobucket.com/albums/d130/fred_mendonca/A5%20e%20N117/PICT0084.jpg
http://i34.photobucket.com/albums/d130/fred_mendonca/A5%20e%20N117/PICT0086.jpg
http://i34.photobucket.com/albums/d130/fred_mendonca/A5%20e%20N117/PICT0087.jpg
http://i34.photobucket.com/albums/d130/fred_mendonca/A5%20e%20N117/PICT0088.jpg
http://i34.photobucket.com/albums/d130/fred_mendonca/A5%20e%20N117/PICT0089.jpg
http://i34.photobucket.com/albums/d130/fred_mendonca/A5%20e%20N117/PICT0090.jpg
http://i34.photobucket.com/albums/d130/fred_mendonca/A5%20e%20N117/PICT0092.jpg

JohnnyMass
August 8th, 2007, 02:21 PM
Os Carvalhos parecem-me um pouco longe....
:)eu sei rapaz, mas como o barra se atrapalhou todo com a A4 e a A5 estava só a dar-lhe uma achega.;)

Eduarqui
August 8th, 2007, 04:03 PM
sim, agora entendi, todas as fotos acima são da A5, inclusive as duas primeiras que a mostram cortando o arvoredo de Monsanto, obrigado pelas informações e pelas imagens, muito boas.