View Full Version : Quilombo urbano ou condomínio de luxo?
Hed April 9th, 2007, 09:17 PM Dois condomínios de luxo (na verdade, apenas o projeto, representado por seus incorporadores) perderam para uma família representante de um quilombo (família Silva) um terreno numa das áreas mais valorizadas de Porto Alegre. A decisão foi tomada pelo INCRA, que tem competência para decidir esse tipo de matéria. Contudo, isso poderá ser revisto pela justiça, o que provavelmente já está ocorrendo.
E aí? Quem vocês acham que tem direito?
Abaixo vai o projeto dos condomínios e uma reportagem dos quilambolas:
http://img161.imageshack.us/img161/9043/citta01xb4.jpg
http://img45.imageshack.us/img45/6348/cittacb2.jpg
PICCOLA CITTÀ
LANÇAMENTO.
Condomínio fechado de luxo.
A partir de R$ 1.000.000,00
Características do Empreendimento
• Implantação em terreno de : 8.732,84 m²
• Infra estrutura condominial:
Térreo: Estar condominial com churrasqueira/cozinha, balcão/bar, espaço para jogos, sanitários, sauna, ofurô com sala de descanso, Fitness, Quadra poliesportiva, piscina com raia, playground, Salão de festas, Pista de dança, Estar com lareira, Espaço gourmet, cozinha, área e w.c. de serviço, sanitários, área de pergolado e Varanda com lareira, Espaço jovem com Lan House, Estar e Sala de jogos.
• Casas com Flexibilidade na definição de áreas e distribuição dos espaços internos adequando-se as necessidades especificas de cada cliente Pórtico de entrada, Guarita de Segurança, sistema integrado de monitoramento através de câmeras, e cercas eletrônicas.
• Implantação inicial: 24 Residências
• Ruas internas privativas do condomínio.
• Guarita de Segurança
• Praça Central arborizada
Características da Unidade
• Residências personalizadas de 3 Suítes
• Características da casa padrão:
Subsolo: 4 vagas de garagem e Depósito/Adega
Térreo: Hall Externo, Hall Interno, Circulação e Lavabo, Estar/Jantar com Lareira, Varanda com Churrasqueira e Pátio Social, Copa/Cozinha, Área e Pátio de Serviço, Dependência e WC de serviço.
2° Pavimento: Suíte Master de Casal, 2 Suítes
Sótão: Área de utilização de 56,23 m² e banho social
• 436,87 m² de área privativa - 607,24 m² de área total
http://img45.imageshack.us/img45/2199/vivendaszl5.jpg
VIVENDAS DEL SUR
PETRÓPOLIS
A partir de R$ 1.283.904,00
O condomínio consiste de 16 residências de 4 pavimentos (garagem, social, íntimo e sótão) e uma área condominial constituída de piscina aquecida, salão de festas com banheiros, sauna, sala de jogos, sala de ginástica, sala de musculação, mini-quadra poliesportiva, três depósitos, sala de transformador, medidores, apartamento de zelador e guarita.
Família Silva
Área de quilombo urbano é reconhecida pelo INCRA
Após meses de tensão e uma ameaça quase
concretizada de despejo, em junho de 2005,
os integrantes da Família Silva tiveram seu
terreno, localizado em área nobre de Porto
Alegre(RS), reconhecido como território
quilombola pelo INCRA.
Além de definir uma área de 6,5 mil metros
quadrados como território do Kilombo
Família Silva, a portaria do INCRA também
fixou os limites da comunidade. Apesar de
não valer como título de domínio, a publicação
da portaria de reconhecimento é mais um
passo no processo de titulação da área. Após
a conclusão da etapa de julgamento, iniciada
com a análise do conteúdo e contestações
do Relatório Técnico de Identificação e
Delimitação (RTID) (Portaria 19 de 21 de
junho de 2005) pelo Comitê de Decisão
Regional (CDR), a publicação da portaria de
reconhecimento marca o início da etapa de
análise da situação fundiária do território
reivindicado.
Para que seja expedido o título definitivo das
terras faltam ainda as fases de análise da
situação fundiária dos territórios pleiteados e
a demarcação do território. Atitulação ocorre
com a entrega de um título coletivo, pró-
indiviso à comunidade, ou seja, a propriedade
pertence ao grupo todo e não pode ser
dividida entre seus integrantes. O título sai em
nome da associação legalmente constituída
sem custo para a comunidade. Rita de
Cássia, integrante da associação de
moradores do Kilombo Família Silva
representou a comunidade na cerimônia de
assinatura da portaria de reconhecimento,
realizada em 18 de dezembro. Em sua
intervenção, ela disse esperar que a portaria
acelere o processo de titulação, já que a
propriedade de suas terras tem sido
sistematicamente negado à Família Silva.
“Estamos cansados de ser escorraçados
desde a África, queremos a titulação”, afirmou
Rita.
Além do ministro do Desenvolvimento
Agrário, Miguel Rosseto, estiveram presentes
na cerimônia, o presidente substituto do
INCRA, Roberto Kiel, representantes da
Secretaria Especial de Promoção de Políticas
para a Igualdade Racial (SEPPIR),
superintendência Regional do INCRA,
parlamentares, representantes do
Movimento Negro Unificado, do COHRE
(Centro pelo Direito à Moradia Contra
Despejos) e de movimentos ligados à
defesa do direito à moradia
A Portaria n.533 de 19 de dezembro de
2005, publicada no Diário Oficial da
União de 20 de dezembro de 2005, seção
1, pág. 100, reconhece e declara como
Território
da
Comunidade
Remanescente do ‘Kilombo Família
Silva’ a área de 6.510, 7808 metros
quadrados cujos confrontantes são o
Condomínio Vivendas Del Sur,
Empresa Astir, Rua João Caetano,
Condomínio Piccola Cittá/Construtora
e Fundações TOD, Antônio Silva dos
Santos e Ronei Silva dos Santos e Beco
(rua João Caetano ainda projetada)
As edições do Diário Oficial da União
podem ser consultadas no endereço :
http://www.dou.gov.br
http://209.85.165.104/search?q=cache:LCZhs7-FfwwJ:www.cohre.org/store/attachments/Boletim%2520Quilombol%40%2520-%2520Janeiro%25202006%2520-%2520Portugu%C3%AAs.pdf+condom%C3%ADnio+%22PICCOLA+CITT%C3%80%22&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=3&gl=br&lr=lang_pt&client=firefox-a
Fabius_ April 9th, 2007, 09:47 PM Eu não votei por não saber desde quando a família Silva ocupa o lugar!
Afinal, se o lugar for ocupado desde o final do século XIX é um quilombo legítimo e merece ser protegido. Mas se não, a construtora do condomínio de luxo é quem está certa.
Pinhate April 9th, 2007, 09:57 PM concordo com o Fabius...
Inconfidente April 9th, 2007, 10:16 PM Pra falar a verdade, nunca entendi muito bem estes condomínios gaúchos, parecem um tanto de casas geminadas em um terreno de um quarteirão mais ou menos.:ohno:
Fabius_ April 9th, 2007, 10:19 PM Pra falar a verdade, nunca entendi muito bem estes condomínios gaúchos, parecem um tanto de casas geminadas em um terreno de um quarteirão mais ou menos.:ohno:
Condomínios para a classe média baixa são assim também.
O padrão em CPS é de condomínios fechados com casas quase coladas umas nas outras, em um terreno beem menor que um quarteirão!
Hed April 9th, 2007, 10:35 PM Pra falar a verdade, nunca entendi muito bem estes condomínios gaúchos, parecem um tanto de casas geminadas em um terreno de um quarteirão mais ou menos.:ohno:
:sleepy:
Aqui:http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=442930&highlight=terra+ville
Pelo menos um, para você repensar isso.
'rational crazy' April 9th, 2007, 10:46 PM Vai dar na mesma porque esse condomínio "de luxo" tá com cara de quilombo! (arquitetura pobre e tosca) :laugh:
Cacique April 9th, 2007, 11:11 PM Cara... eu lí o titulo do tópico rapido e quando ví as fotos eu axei que era um condominio exótico inspirado em um quilombo... O.o
TêAgá April 9th, 2007, 11:18 PM Eu não votei por não saber desde quando a família Silva ocupa o lugar!
Afinal, se o lugar for ocupado desde o final do século XIX é um quilombo legítimo e merece ser protegido. Mas se não, a construtora do condomínio de luxo é quem está certa.
Concordo em gênero, número e grau.
EricoWilliams April 9th, 2007, 11:46 PM Quilombo de luxo
MasterPE April 9th, 2007, 11:54 PM Faltam dados,mas pra ser quilombo tem de ser a época da escravidão.Se a família mora a mais de século,com certeza é deles.
Hed April 10th, 2007, 05:03 AM Não sei de quando data o quilombo ou qual o tempo que a família se mantém ali. O "quilombo" é, possivelmente, bem antigo, datando do século XIX. Já a família, eu não tenho a mínima idéia.
Menino de Sampa April 10th, 2007, 03:10 PM acho que é dos quilombolas...
Vai dar na mesma porque esse condomínio "de luxo" tá com cara de quilombo! (arquitetura pobre e tosca) :laugh:
:rofl:
Bruno BHZ April 10th, 2007, 03:34 PM Vai dar na mesma porque esse condomínio "de luxo" tá com cara de quilombo! (arquitetura pobre e tosca) :laugh:
:lol: :lol: :lol:
Se essas famílias estavam aí há muito tempo mesmo, é delas... Precisaria de mais informações para tomar uma posição.
Inicialmente eu ia dizer que me dá certa preguiça classificarem como quilombo, que poderiam dar a posse do terreno por usucapião, sei lá, sem precisar recorrer para esse tipo de terminologia, que fica lembrando escravidão, acho muito forçado. No entanto, ao ler a reportagem, me pareceu interessante isto aqui, e se isso for uma condicionante para ser quilombo, é melhor que seja mesmo:
"Atitulação ocorre
com a entrega de um título coletivo, pró-
indiviso à comunidade, ou seja, a propriedade
pertence ao grupo todo e não pode ser
dividida entre seus integrantes."
Mascate April 10th, 2007, 04:51 PM Não gosto desses condomínios com inspiração em vilas da COHAB, não gosto mesmo. Com certeza virando oficialmente uma área quilombola, com um pouco de imaginação, investimento e boa vontade POA poderá ter uma área muito melhor aproveitada do que com essas casinhas geminadas... Só não vale criar um parque temático, pelo amor de Deus! :)
Fabius_ April 10th, 2007, 06:12 PM Não gosto desses condomínios com inspiração em vilas da COHAB (...)
Eu moraria nesses condomínios "cohabianos" ;)!
Se postasse as fotos de uns condomínios que conheço, vocês iam chiar muito mais! :D
Menino de Sampa April 10th, 2007, 06:39 PM se é prá falar dos condomínios, eu nem acho a arquitetura desse aí ruim, mas acho bizarros esses condomínios apertadinhos de POA.
Hed April 10th, 2007, 07:13 PM Não gosto desses condomínios com inspiração em vilas da COHAB...
Me desculpe, mas me parece até insulto dizer que esses condomínios são inspirados em COHAB. É um insulto tanto para quem mora neles, como para que mora em COHAB.
Afinal pagar mais de 1 milhão de reais para morar num lugar, se tem alguma coisa que ele não é, é COHAB. E quem mora em COHAB morreria de raiva ao ver uma pessoa, como você, desprezando um condomínio com casas milionárias como essas, sendo que essas pessoas só queriam poder pagar um canto decente para morar, mesmo que custasse "apenas" 60 mil reais (digamos).
Mascate April 10th, 2007, 07:26 PM ^^ Não foi minha intenção insultar quem mora em COHAB pois eles não têm muita alternativa. Tampouco tive a intenção de insultar quem pode pagar 1 milhão de reais para morar bem e prefere morar em casas geminadas. Pode até haver luxo nesses condomínios, pode até ter ruas pavimentadas com mármore de carrara, esculturas greco-romanas autênticas em praças com jardins de tulipas negras e tudo o mais que você possa considerar luxo, eu particularmente moro numa área nobre e prefiro ter um quilombo a ter uma dessas vilas perto de minha casa. Questão de gosto e isso não se discute, não é mesmo?
Mascate April 10th, 2007, 07:35 PM Eu moraria nesses condomínios "cohabianos" ;)!
Se postasse as fotos de uns condomínios que conheço, vocês iam chiar muito mais! :D
O que você entendeu como "inspiração em vila de COHAB"?
portoimagem April 10th, 2007, 07:49 PM Estou fora da discussão secundária que nada tem a ver com o objeto do thread.
Desviaram completamente. Ô gentinha !
Em relação aos kilombos, se é deles pelo menos há 20 anos, não entraria na lei do usucapião? Não entendo muito, mas sei que tem algo assim.
Mas acho também que se tem uma família que mora lá, poderiam dar uma casa pra eles e pronto. Porque eles tem que ter uma área de mais de 6 mil metros quadrados em plena área urbana da cidade ? Não tem nexo isso.
Na verdade acho um absurdo.
Como o plano diretor vê isso ?????
.
Mascate April 10th, 2007, 08:16 PM ^^ Também não estou a fim de polêmica, portanto estou voltando ao assunto. Estou totalmente por fora do caso, mas vamos considerar que a área realmente seja um quilombo. Para ser um quilombo essa área estaria no mínimo a 119 anos, que é o tempo que decorreu desde a Lei Áurea, sendo ocupada pelos descendentes de escravos. Seria injusto os ocupantes receberem apenas uma casa (sabe lá Deus onde) em troca de um terreno de 6000m² onde seriam construidas dezenas e dezenas de casas que custariam, como foi dito, até um milhão de reais cada uma. Quem estaria lucrando com isso? Com certeza não seria a prefeitura de POA e nem a população e sim os empresários que iriam construir o condomínio. Isso sem contar com o prejuízo cultural que traria à cidade, afinal uma área historicamente importante estaria sendo entregue de mão beijada aos interesses de poucos.
Hed April 10th, 2007, 09:04 PM ^^ Não foi minha intenção insultar quem mora em COHAB pois eles não têm muita alternativa. Tampouco tive a intenção de insultar quem pode pagar 1 milhão de reais para morar bem e prefere morar em casas geminadas. Pode até haver luxo nesses condomínios, pode até ter ruas pavimentadas com mármore de carrara, esculturas greco-romanas autênticas em praças com jardins de tulipas negras e tudo o mais que você possa considerar luxo, eu particularmente moro numa área nobre e prefiro ter um quilombo a ter uma dessas vilas perto de minha casa. Questão de gosto e isso não se discute, não é mesmo?
Eu não sei e nem me importa se existe luxo ali ou não.
A questão não é essa.
A questão é que é patético comparar esse tipo de condomínio a COHAB.
Só isso!
Apenas por serem geminadas?
Que falta de visão, hein...
---
De qualquer forma, isso só empobrece e estraga o tópico!
Poxa, fiz o tópico para outro assunto, não dá para discutir ele?
Eu ainda não tenho opinião certa, até por faltarem alguns elementos. sou a favor do quilambolas, mas não sei se aquela área tem real valor de quilombo. Qualquer elemento de quilombo que existiu ali, provavelmente já não existe mais. Então, acho que uma permuta de área seria o ideal.
EricoWilliams April 10th, 2007, 09:24 PM Me desculpe, mas me parece até insulto dizer que esses condomínios são inspirados em COHAB. É um insulto tanto para quem mora neles, como para que mora em COHAB.
Afinal pagar mais de 1 milhão de reais para morar num lugar, se tem alguma coisa que ele não é, é COHAB. E quem mora em COHAB morreria de raiva ao ver uma pessoa, como você, desprezando um condomínio com casas milionárias como essas, sendo que essas pessoas só queriam poder pagar um canto decente para morar, mesmo que custasse "apenas" 60 mil reais (digamos).
Tenho uma conhecida que pagou uma pequena fortuna numa casa em condominio estilo "cohab", após um corretor de imoveis avaliar cada propriedade em meio milhão, alguns moradores perguntaram se ele tinha interesse em morar no condominio e ele declarou: "Deus me livre, isso parece um cingapura!"
Mascate April 10th, 2007, 09:32 PM A questão é que é patético comparar esse tipo de condomínio a COHAB.
Só isso!
Apenas por serem geminadas?
Que falta de visão, hein...
---
De qualquer forma, isso só empobrece e estraga o tópico!
Poxa, fiz o tópico para outro assunto, não dá para discutir ele?
Desculpa ter usado o termo COHAB, por favor releia como sendo o máximo de aproveitamento do espaço disponível. A questão não é bem falta de visão, é mais questão cultural. Eu associo casas geminadas às moradias populares, só isso.
Antes do seu quote eu já havia voltado ao assunto. Desculpe, de qualquer forma!
Fabius_ April 10th, 2007, 09:41 PM O que você entendeu como "inspiração em vila de COHAB"?
As casinhas geminadas...afinal, conjuntos habitacionais "cohabianos" (no estado de SP são da CDHU se estaduais) têm casinhas geminadas se não forem apartamentos ou bairros novos.
Como disse, aqui há vários condomínios fechados assim! Tudo igual, de fora se vêem...acesse o GE e veja isto em (22 51 21S 47 03 29W): esse é um conjunto de três condomínios de casinhas geminadas duas a duas (há mais dois próximos). A foto eu vou dever...
F3rNaNd0 April 10th, 2007, 09:45 PM Eu fico do lado dos quilombolas, se já estão à tantos anos anos vivendo nesse lugar, a terra é deles por direito. Mas achei o terreno grande demais, talvez até eles tenham algum interesse em vender uma parte.
Me lembro que aconteceu algo parecido no Rio de Janeiro, acho que na Barra da Tijuca, e os quilombolas acabaram ficando com as terras.
Hed April 10th, 2007, 09:45 PM ^^
^^
^^ Para ti e para o Ercio:
Apesar de vocês terem uma opinão sobre esse tipo de condomínio, que deve e será respeitada (apesar de eu ter a minha contrária, que eu espero que seja respeitada também) não é esta a opi9nião perguntada no tópico. A pergunta não foi: "você acha esses condomínios de luxo parecidos com COHAB?" A pergunta foi: "Quem tem direito ao terreno?" Então é sobre essa segunda pergunta que deve ser dada a resposta.
Eu já morei em um prédio "estilo COHAB", e fico profundamente indignado ao ver que há pessoas que desdenham esse (ou qualquer outro) tipo de construção que aproveita espaço. é claro que eu amaria morar em uma casa no centro de um terreno do tamanho de um campo de futebol. A questão é que é inviável e, ao menos na minha cidade, extremamente caro. Se essas casinhas que vocês acham uma porcaria já custam essa fortuna, o que dirá outras em espaços maiores.
Mas, mais uma vez, a discussão não é essa. É outra.
Bruno BHZ April 10th, 2007, 09:49 PM ^^
^^
^^ Para ti e para o Ercio:
Apesar de vocês terem uma opinão sobre esse tipo de condomínio, que deve e será respeitada (apesar de eu ter a minha contrária, que eu espero que seja respeitada também) não é esta a opi9nião perguntada no tópico. A pergunta não foi: "você acha esses condomínios de luxo parecidos com COHAB?" A pergunta foi: "Quem tem direito ao terreno?" Então é sobre essa segunda pergunta que deve ser dada a resposta.
Eu já morei em um prédio "estilo COHAB", e fico profundamente indignado ao ver que há pessoas que desdenham esse (ou qualquer outro) tipo de construção que aproveita espaço. é claro que eu amaria morar em uma casa no centro de um terreno do tamanho de um campo de futebol. A questão é que é inviável e, ao menos na minha cidade, extremamente caro. Se essas casinhas que vocês acham uma porcaria já custam essa fortuna, o que dirá outras em espaços maiores.
Mas, mais uma vez, a discussão não é essa. É outra.
O engraçado é você falar como se você mesmo não estivesse dando corda e fomentando o assunto "Cohab"!
Hed April 10th, 2007, 10:02 PM ^^ Eu respondi aos comentários deles. Nada mais natural.
Ignorar seria o melhor, tanto para eles, como para você, mas ignorando, como fiz no início do tópico, a coisa só foi aumentando.
É melhor responder para ver se encerra.
E vc, não vai dar a opinião sobre o assunto?
Ou entrou aqui só para dizer isso?
Mascate April 10th, 2007, 10:24 PM ^^
^^
^^ Para ti e para o Ercio:
Apesar de vocês terem uma opinão sobre esse tipo de condomínio, que deve e será respeitada (apesar de eu ter a minha contrária, que eu espero que seja respeitada também) não é esta a opi9nião perguntada no tópico. A pergunta não foi: "você acha esses condomínios de luxo parecidos com COHAB?" A pergunta foi: "Quem tem direito ao terreno?" Então é sobre essa segunda pergunta que deve ser dada a resposta.
Eu já morei em um prédio "estilo COHAB", e fico profundamente indignado ao ver que há pessoas que desdenham esse (ou qualquer outro) tipo de construção que aproveita espaço. é claro que eu amaria morar em uma casa no centro de um terreno do tamanho de um campo de futebol. A questão é que é inviável e, ao menos na minha cidade, extremamente caro. Se essas casinhas que vocês acham uma porcaria já custam essa fortuna, o que dirá outras em espaços maiores.
Mas, mais uma vez, a discussão não é essa. É outra.
Tu tocaste no ponto certo agora. Com essa questão da limitação de altura dos edf. em POA e com essa propagação de condomínios horizontais o que vai acontecer é que ficará cada vez mais caro morar na cidade pois o m² será disputado a "tapas" e as áreas consideradas nobres vão invadir bairros hoje pouco valorizados. A renda da população vai acompanhar esse tipo de crescimento? Não acredito nisso. O que vai acontecer é que a população de baixa renda vai ser obrigada a morar cada vez mais longe. Note que já estão de olho nas terras dos quilombolas, depois dessa virão outras áreas e mais outras e mais outras...
F3rNaNd0 April 10th, 2007, 10:49 PM ^^
^^
^^ Para ti e para o Ercio:
Apesar de vocês terem uma opinão sobre esse tipo de condomínio....
...Mas, mais uma vez, a discussão não é essa. É outra.
Isso não é pra mim é? :?
Sobre Cohab ou esses prédios geminados, eu não tenho nada contra, moro em lugar pior, pra falar a verdade eu até gosto de prédios geminados...
Hed April 10th, 2007, 10:52 PM (O assunto desviou, mas...)
Concordo quase que plenamente contigo!
Mas tenho uma grade dúvida:
Construir alto - e consequentemente barato - faz com que as classes mais baixas tenham acesso à moradia? Desconfio que não.
Será que construir alto vai significar moradia para todos?
Hed April 10th, 2007, 10:54 PM Isso não é pra mim é? :?
Sobre Cohab ou esses prédios geminados, eu não tenho nada contra, moro em lugar pior, pra falar a verdade eu até gosto de prédios geminados...
Não era para ti...
Era pro Alfenim.
Dá uma olhada na seqüência.
Mascate April 10th, 2007, 11:05 PM (O assunto desviou, mas...)
Concordo quase que plenamente contigo!
Mas tenho uma grade dúvida:
Construir alto - e consequentemente barato - faz com que as classes mais baixas tenham acesso à moradia? Desconfio que não.
Será que construir alto vai significar moradia para todos?
Bom, construir alto ou baixo não garante moradia para todos. O que garantiria seria uma política habitacional voltada para as classes mais baixas. Tenho extrema simpatia pelo RS e venho sempre acompanhando o que se passa por aí e já li algo sobre estabilizar a população em x milhões de pessoas nos próximos 30 anos. Se tu pensares direitinho vais perceber que o que eles estão fazendo é voltado basicamente para as classes mais favorecidas, aquelas pessoas que podem pagar quantias impensáveis para um brasileiro médio. Esses 30 anos futuros é exatamente o tempo que uma nova geração surgirá. Aí eu pergunto: Os menos favorecidos não poderão se reproduzir? Se o custo do m² em POA já é alto hoje, imagina no decorrer desse tempo.
gaucho April 10th, 2007, 11:21 PM Porto Alegre é uma das cidades mais caras pra se viver no Brasil e o m2 é supervalorizado, em cidades mais pobres e menos densas é normal que seja mais barato construir uma casa num grande terreno.
Inconfidente April 11th, 2007, 01:34 AM :sleepy:
Aqui:http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=442930&highlight=terra+ville
Pelo menos um, para você repensar isso.
Este: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=442930&highlight=terra+ville é maravilhoso! Com certeza!
Mas você há de convir que é bem diferente do condomínio deste thread.
Qual padrão é mais comum no RS?
snowb April 11th, 2007, 03:26 AM Todos esses condominios que voces designam ``geminados`` sao baseados no estilo do engenheiro e arquiteto Mc Terra Lima. Arquiteto esse que construiu diversos condominios em Porto Alegre(Boa Vista e Zona Sul),Santa Catarina, Uruguai e na Argentina. E ja diversas vezes premiado! Agora se voces relacionam esse estilo com os conjuntos habitacionais de classes menos favorecidas.....Bom, dai ja e uma questao de gosto. A maioria deles se encontram em regioes centrais da cidade, pedominantemente em bairros onde nao e permitida a construcao de predios.(os poucos que sobraram!!) Portanto sao terrenos menores e que seajustam perfeitamente com essas lindas casas geminadas!!Se fossem localizados em regioesmais afastadas, seriam separadas uma das outras..assim como o Terra Ville, que por sinal foi idealizado pelo proprio Terra Lima.
Bom quanto a discussao inicial,acrescento que acho que o segundo cond.ja foi construido, na Rua Luiz Manoel Gonzaga, e que o primeiro esta em fase inicial de construcao.
Fabius_ April 11th, 2007, 06:23 PM Eu gosto de condomínios fechados nos quais as casas têm o mesmo padrão ! O que não aprecio são as casas coladas fisicamente umas às outras. Por isso utilizei o termo "cohabianos" entre aspas, pois não tem NADA a ver com Cohab ou mesmo aqueles condomínios geminados de classe média que têm por aí.
O projeto do condomínio é muito bonito mesmo :), mas resta saber de quem é o direito. :?
Inconfidente April 11th, 2007, 10:33 PM Todos esses condominios que voces designam ``geminados`` sao baseados no estilo do engenheiro e arquiteto Mc Terra Lima. Arquiteto esse que construiu diversos condominios em Porto Alegre(Boa Vista e Zona Sul),Santa Catarina, Uruguai e na Argentina. E ja diversas vezes premiado! Agora se voces relacionam esse estilo com os conjuntos habitacionais de classes menos favorecidas.....Bom, dai ja e uma questao de gosto. A maioria deles se encontram em regioes centrais da cidade, pedominantemente em bairros onde nao e permitida a construcao de predios.(os poucos que sobraram!!) Portanto sao terrenos menores e que seajustam perfeitamente com essas lindas casas geminadas!!Se fossem localizados em regioesmais afastadas, seriam separadas uma das outras..assim como o Terra Ville, que por sinal foi idealizado pelo proprio Terra Lima.
Bom quanto a discussao inicial,acrescento que acho que o segundo cond.ja foi construido, na Rua Luiz Manoel Gonzaga, e que o primeiro esta em fase inicial de construcao.
Então o padrão mais comum é o deste thread mesmo?
Estou fazendo uma pergunta para conhecer melhor o estilo de vida do gaúcho. Não estou questionando o luxo ou qualquer outro aspecto.:)
Hed April 11th, 2007, 10:47 PM ^^ Sim, este é o padrão. Até por não haver espaço para outras coisas.
Na verdade, há espaço na zona sul, mas não há permissão, já que é uma área agrícola. O pioneiro foi mesmo o Terra Ville (pelo menos no que se refere à condomínios enormes). Quem sabe no futuro...
No morro Santa Tereza - bairro de classe média alta - existem vários condomínios assim. E no Três Figueiras - o bairro com a maior renda per capita da cidade - também.
Inconfidente April 11th, 2007, 11:06 PM ^^ Sim, este é o padrão. Até por não haver espaço para outras coisas.
Na verdade, há espaço na zona sul, mas não há permissão, já que é uma área agrícola. O pioneiro foi mesmo o Terra Ville (pelo menos no que se refere à condomínios enormes). Quem sabe no futuro...
No morro Santa Tereza - bairro de classe média alta - existem vários condomínios assim. E no Três Figueiras - o bairro com a maior renda per capita da cidade - também.
Como assim, área agrícola? Em uma metrópole como POA? Não entendi.
E com relação aos condomínios nos arredores de POA? Digo: nos municípios vizinhos. Aqui também não tem espaço algum, nem mesmo para estes "pequenininhos", em BHZ só existe um condomínio fechado dentro do município(que eu conheça), os outros são na maioria em Nova Lima e Brumadinho.
snowb April 11th, 2007, 11:39 PM Como assim, área agrícola? Em uma metrópole como POA? Não entendi.
E com relação aos condomínios nos arredores de POA? Digo: nos municípios vizinhos. Aqui também não tem espaço algum, nem mesmo para estes "pequenininhos", em BHZ só existe um condomínio fechado dentro do município(que eu conheça), os outros são na maioria em Nova Lima e Brumadinho.
Com Area Agricola acho que ele quis se referir a Zona Rural de Porto Alegre. Na zona sul da cidade ainda existe uma zona rural bem expresiva, com destaque ao cultivo de pessego. Naquela regiao ainda existe muito espaco vazio para se desenvolver, mas ainda fica relativamente distante do centro,ou zona central da cidade.
Inconfidente April 11th, 2007, 11:46 PM Com Area Agricola acho que ele quis se referir a Zona Rural de Porto Alegre. Na zona sul da cidade ainda existe uma zona rural bem expresiva, com destaque ao cultivo de pessego. Naquela regiao ainda existe muito espaco vazio para se desenvolver, mas ainda fica relativamente distante do centro,ou zona central da cidade.
:lol: Sério?
Quer dizer que eu posso ter um sítio literalmente dentro de Porto Alegre?
Uma coisa dessas não pode acontecer em BHZ, o mineiro já tem fama de caipira, se em BHZ fosse assim então...
:lol: :lol: :lol:
Não que POA seja caipira por causa disso.
:)
Deco April 12th, 2007, 12:57 AM Faltam dados,mas pra ser quilombo tem de ser a época da escravidão.Se a família mora a mais de século,com certeza é deles.
Constituição do Brasil
"Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:
[...]
V - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
[...]
§ 5º - Ficam tombados todos os documentos e os sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos."
A meu ver, já é automaticamente tombado (sem processo de tombamento, como ocorre com os prédios históricos), ou seja: um abraço!
Valeu!
Hed April 12th, 2007, 01:22 AM ^^ Tem que haver o processo para confirmar se de fato é ou não um sítio histórico de quilombo. ;) Em princípio, o INCRA confirmou isso. Mas pode e deve ser revisto pela justiça.
Com Area Agricola acho que ele quis se referir a Zona Rural de Porto Alegre. Na zona sul da cidade ainda existe uma zona rural bem expresiva, com destaque ao cultivo de pessego. Naquela regiao ainda existe muito espaco vazio para se desenvolver, mas ainda fica relativamente distante do centro,ou zona central da cidade.
É, foi isso que eu quis dizer.
Farrapo April 12th, 2007, 01:34 AM Bom, eu espero MEESMO que esse quilombo não seja uma "desculpa" pra legalizar uma favela e que SOMENTE essas famílias que descendam dos escravos proprietários e originários do local vivam ali...
Porém, eu tenho uma amiga que mora no Três Figueiras e ela me disse que é muito perigoso passar por essa parte perto do quilombo... Que não passa de uma favela e tá crescendo cada vez mais...
Enfim, espero estar totalmente equivocado! :)
Hed April 12th, 2007, 01:35 AM :lol: Sério?
Quer dizer que eu posso ter um sítio literalmente dentro de Porto Alegre?
Uma coisa dessas não pode acontecer em BHZ, o mineiro já tem fama de caipira, se em BHZ fosse assim então...
:lol: :lol: :lol:
Não que POA seja caipira por causa disso.
:)
Olha isso:
"Porto Alegre é a segunda capital brasileira com a maior área rural - cerca de 30% de seu território. Esse espaço de natureza viva, com áreas de preservação ambiental e biológica, foi decisivo para a Capital ser considerada, pela ONU, a metrópole com a melhor qualidade de vida do Brasil. Em uma cidade de quase 1,5 milhão de pessoas, há 15 m² de área verde por habitante - na medida recomendada pela Organização Mundial da Saúde."
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/turismo/default.php?p_secao=56
Este tem 7 hectares e custa 1.600.000,00 reais, se você quiser... :
http://www.oespecialista.imb.br/cl_files/0bb4aec1710521c12ee76289d9440817/2029-8079.gif
Aqui tem mais: http://www.oespecialista.imb.br/
Inconfidente April 12th, 2007, 01:48 AM ^^ Interessante, aposto que as construtoras pressionam pra caramba pra os proprietarios venderem os sítios.
Até que num tá caro não.
Inconfidente April 12th, 2007, 01:52 AM Voltando ao assunto do quilombo. Sei lá acho que o melhor seria indenizar com uma boa quantia os quilombolas e construir o condominio. Com a grana eles podiam comprar terras em outros lugares mais baratos.
craudio April 12th, 2007, 02:47 AM Condomínio de luxo,óbvio.
Pobre tem que morar longe dos ricos,não no meio deles.
EricoWilliams April 12th, 2007, 03:10 AM Cohab de luxo, apenas para os novos ricos, que muito batalharam atraves do bolsa familia! :D
Kaique April 12th, 2007, 05:19 AM Que fique com os quilombolas, mas nada de poderem vender tão cedo!!
Se quiserem construam casas, até construam casas boas apenas para arrendar, não para vender. Porque assim eles não se esquecem q são quilombolas.
Mascate April 12th, 2007, 04:33 PM Alguém tem fotos desse quilombo? Sabem dizer se ainda mantêm alguma tradição afro (lingua, costumes, etc.)?
snowb April 12th, 2007, 07:11 PM Como passo por essa regiao diariamente, ontem fiz questao de prestar atencao na situacao dos condominios em questao. Bom,como ja desconfiava, o segundo cond mostrado,localizado na Rua Luiz Manoel Gonzaga ja foi construido ha mais de 2 anos. Ja o primeiro mostrado(de cor amarelo-laranja) esta em etapa inicial de construcao! Portanto, acho que essa discussao nao esta bem focada!
Quanto ao ``quilombo urbano``, trata-se de um conjunto de aprox. 5 casas de alvenaria, que ficam proximo a outros diversos condominios da regiao e de uma reserva de mata nativa. Entao sua visualizacao e bem dificil. P.s.:nao se trata de uma favela e nao esta em expansao, como foi dito primeiramente.
Mascate April 12th, 2007, 09:42 PM ^^ Quilombo só com 5 casas? Só isso? Não existe mais nada representativo?
Hed April 13th, 2007, 01:45 AM Como passo por essa regiao diariamente, ontem fiz questao de prestar atencao na situacao dos condominios em questao. Bom,como ja desconfiava, o segundo cond mostrado,localizado na Rua Luiz Manoel Gonzaga ja foi construido ha mais de 2 anos. Ja o primeiro mostrado(de cor amarelo-laranja) esta em etapa inicial de construcao! Portanto, acho que essa discussao nao esta bem focada!
Quanto ao ``quilombo urbano``, trata-se de um conjunto de aprox. 5 casas de alvenaria, que ficam proximo a outros diversos condominios da regiao e de uma reserva de mata nativa. Entao sua visualizacao e bem dificil. P.s.:nao se trata de uma favela e nao esta em expansao, como foi dito primeiramente.
Tu tem certeza que o primeiro condomínio - Piccola Città - está sendo construído?
O segundo eu até desconfiei que estaria em fase de construção, mas o primeiro ficaria na à área do terreno quilambola - pelo menos quando foi lançado.
Leo_Mauritsstad April 13th, 2007, 02:04 AM Condomínio de luxo,óbvio.
Pobre tem que morar longe dos ricos,não no meio deles.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
AVE CRÁUDIO!!!! :bow:
snowb April 13th, 2007, 08:07 PM Tu tem certeza que o primeiro condomínio - Piccola Città - está sendo construído?
O segundo eu até desconfiei que estaria em fase de construção, mas o primeiro ficaria na à área do terreno quilambola - pelo menos quando foi lançado.
Aham, esta bem no inicio. Da uma olhada ali um hora se tiveres tempo. Fica numa rua nova atras da Praca Paris, perto dos condominios da Bortoncello.
Inconfidente April 13th, 2007, 08:11 PM Já sei:
Um condomínio de luxo com arquitetura de quilombo!
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Dott April 14th, 2007, 06:17 AM Por favor, fotógrafos de Porto Alegre, fotos atuais do local ! Fiquei curioso para ver que local é este !
Estou aguardando as fotos então !
|
|