View Full Version : Menos 15 minutos entre Lisboa e Porto
TeKnO_Lx April 10th, 2007, 10:51 AM A viagem entre Lisboa e o Porto em comboio Alfa Pendular vai passar a demorar, a partir do dia 22, duas horas e 35 minutos, contra as actuais duas horas e 50. A redução do tempo de viagem vai ser possível porque o comboio vai diminuir o número de paragens em Santarém, Entroncamento e Pombal e deixa de parar em Espinho. O fim de algumas obras na Linha do Norte vai contribuir também para a redução, em 15 minutos, nas ligações entre as duas cidades.
Fonte da CP disse ao DN que a redução da oferta do Alfa Pendular será compensado com um reforço do serviço dos comboios Intercidades. Com a possibilidade de reduzir o tempo de viagem nas ligações entre Lisboa e o Porto, a CP dá resposta a uma crescente procura do serviço dos "homens de negócios", para as suas viagens de trabalho.
As ligações consideradas prioritárias no eixo Lisboa-Porto servidas pelo comboio pendular reduzem-se a Coimbra e Aveiro, adianta. Estudos indicam que o conjunto das cidades abrangidas pela redução da oferta apenas serve 15% dos passageiros que viajam habitualmente no Alfa Pendular. A redução do serviço é compensada, diz a mesma fonte, "pelos comboios Intercidades a um preço mais baixo". O documento sobre a requalificação do serviço Alfa, a que o DN teve acesso, salienta que se beneficiou "uma lei de paragens mais ajustada aos objectivos da oferta de longo curso".
Os novos horários são apresentados amanhã, no Porto, e a CP pretende com as alterações "uniformizar" as várias categorias do serviço Alfa "numa única, com leis de paragens mais restritas e consequente diminuição no tempo de percurso".
A qualidade do serviço Intercidades é reforçada com a melhoria do equipamento circulante, que vai aumentar a velocidade comercial dos actuais 160Km/hora para 190Km/hora. O AlfaPendular irá manter uma velocidade constante de 220Km/hora. Ao privilegiar o longo curso, a CP transfere para o Intercidades as viagens mais curtas. No caso de Espinho, dois terços dos passageiros recorriam ao Alfa nas suas deslocações para o Porto e apenas um terço viajava para Lisboa.
O documento da CP alerta para a quebra da qualidade do serviço em algumas ligações, nomeadamente em Espinho, onde o Alfa deixa de parar a partir do dia 22. Como desvantagem desta alteração, o documento refere: "o serviço fica limitado ao Intercidades, o que pode ser percepcionado como uma perda de qualidade do serviço oferecido aos clientes daquela cidade". Utilizar o serviço Alfa "implica efectuar uma viagem em comboio urbano de /até Aveiro". Como vantagens a CP salienta que a "nova oferta apresenta tempos de viagem iguais ao do actual serviço Alfa Pendular", fixados em duas horas e 25 minutos.
Nas restantes estações onde se verifica uma redução da oferta do serviço Alfa - Santarém, Entroncamento e Pombal -, a CP considera que a diminuição da qualidade é compensada com o reforço dos Intercidades. O preço dos bilhetes é apontada como uma das grandes vantagens. Tomando novamente Espinho como exemplo, uma viagem (ida e volta) no Intercidades custa 46 euros em primeira classe, contra 60,50 euros no Alfa (classe conforto).
http://dn.sapo.pt/2007/04/10/cidades/menos_minutos_entre_lisboa_e_porto.html
Arpels April 10th, 2007, 11:26 AM bom aumenta tb a velocidade o k é bom....
pedrodepinto April 10th, 2007, 12:42 PM Finalmente ;), já deveria ter sido encurtada em 2005 :sleepy:...
Barragon April 10th, 2007, 01:23 PM Isso é porque já acabaram os arranjos da linha naqueles locais que tinham ficado estragados pela água :lol:
Arpels April 10th, 2007, 01:28 PM também :lol:
Reflex April 10th, 2007, 01:36 PM É de louvar o esforço. Num entanto num comboio cuja velocidade maxima são os 220kms/h, se fosse sempre a essa velocidade tinha capacidade de, com paragens, fazer a viagem em 1h45...:|
Arpels April 10th, 2007, 01:42 PM com paragens? :sly: talvez directo não?
Reflex April 10th, 2007, 01:50 PM Directo a 220kms/h (se arredondarmos os numeros de kms p 300) dá cerca de 1h20...;)
Pelha April 10th, 2007, 01:51 PM Com o TGV prevê-se que dure quanto tempo uma viagem de Lisboa/Porto?
Relativamente ao Alfa, já faziam era directos!
Reflex April 10th, 2007, 01:53 PM Com o TGV acho que é cerca de 1h15 ou 1h30, mas estou a dizer de cabeça...
Daniel_Portugal April 10th, 2007, 02:16 PM ^^ com o tgv é 1h15.
eu sou contra o tgv. acho que se devia fazer o maglev. porto-lisboa em 40minutos.
se fizessem eu até fazia o seguinte: "vou ali a lisboa dar com a marreta ( :bash: )ao pelha e ja volto" :D uhuhuhu :hug:
Juanla April 10th, 2007, 02:50 PM Si la distancia entre Porto y Lisboa es de 300kms +o-, en TGV, directo sin paradas con una velocidad máxima de 350kms/h, deberían bajar de 1 hora, aun suponiendo que la velocidad media fuese inferior, digamos una parada, no debería tardar más de 1,10h, no sé si mis cálculos son correctos???
pedrodepinto April 10th, 2007, 03:46 PM Si la distancia entre Porto y Lisboa es de 300kms +o-, en TGV, directo sin paradas con una velocidad máxima de 350kms/h, deberían bajar de 1 hora, aun suponiendo que la velocidad media fuese inferior, digamos una parada, no debería tardar más de 1,10h, no sé si mis cálculos son correctos???
Sim, ainda que o TGV Lisboa-Porto não possa superar os 300km/h. Creio que a viagem demora entre 1h20 a 1h30...
Arpels April 10th, 2007, 03:50 PM 1,15/1,30....
Juanla April 10th, 2007, 03:53 PM Pero es de esperar que el TGV Lisboa-Porto, tenga una velociadad máxima de 350km/h, igual que Madrid-Lisboa???
Arpels April 10th, 2007, 04:09 PM bem Madrid/Lisboa tera mais do dobro da distancia Porto/Lisboa o k justificara uma velocidade maior á partida mas assim de concreto não sei....
Juanla April 10th, 2007, 04:32 PM Hombre y esto es una opinión, ya que hay que realizar la enorme inversión, lo normal es que compren material rodante de primera capaz de llegar por lo menos a 330kms/h, suponiendo que la señalización ERTMS level 2 y el trazado sea correcto, no me parece ilógico pensar que por lo menos alcance esa velocidad, quizá entre otras ciudades no sé pero a mí me parece un eje clave para vertebrar toda la zona costera centro-norte de Portugal, y también para conectar Lisboa con Vigo.
Daniel_Portugal April 10th, 2007, 04:53 PM arpels errado: o facto de porto lisboa ser metade da distancia de lisboa madrid nao significa que o trajecto lisboa madrid tenha que ser mais rapido. axo k devem ser iguais. ate axo k lisboa porto devia ser mais rapido. o ideal eh criar um sistema que faça destas duas cidades quase como o prolongamento uma da outra. um comboio que chegasse a lisboa em meia hora seria excelente. uma especie de ligaçao directa todas as horas, a um custo baixo, e a alta velocidade. era fixe "ir a lisboa tomar um cafézinho e voltar". ou tu por exemplo teres um exame às 4 da tarde... e mesmo assim nao te inibires de vires cá almoçar uma francesinha no cais de gaia :lol: isso sim! mobilididade à patrao! ;) mas eh um cenario utopico para um país de gente com mentalidade tacanha e acima de tudo com posses economicas nao tao astronomicas para suportar tal serviço.
Arpels April 10th, 2007, 06:33 PM tens mai linha aberta para percorrer...
Juanla April 10th, 2007, 06:36 PM Esas cosas parecen difíciles pero recuerdo de antes de entrar en funcionamiento el tiempo de viaje por carretera entre Madrid-Sevilla, era de casi 5h, ahora uno puede coger un tren a los 8h estar en Sevilla a las 10:15h, pasar todo el día trabajando o visitando la ciudad y a las 9h estar en Madrid sin ningún problema.
También hay mucha gente en Ciudad Real a más de 200kms que va todos los días a Madrid a estudiar o trabajar y vuelve a su casa en 1h, más rápido que muchos trenes de cercanías donde hay que realizar trasbordos y mucho más cómodo.
Arpels April 10th, 2007, 06:42 PM bom mas viver em Madrid e trabalhar em Sevilha fica muito caro em bilhetes :D
pedrodepinto April 10th, 2007, 07:02 PM Lisboa-Porto --> velocidade de operação: 300km/h; tempo de percurso: 1h15
Lisboa-Madrid --> velocidade de operação: 350km/h; tempo de percurso: 1h50
Dados da velocidade: Público, 04/ABR/2007
fred_mendonca April 10th, 2007, 08:09 PM A velocidade da linha Lisboa-Porto deve ser menor porque o traçado é mais sinuoso, logo o comboio não pode atingir velocidades tão elevadas.
Pelha April 10th, 2007, 08:33 PM A propósito de TGV, vejam o vídeo do novo record de velocidade, 574,8 quilómetros por hora, brutal…
NGlIMJ7PlTY
Daniel_Portugal April 10th, 2007, 08:38 PM ganda moka!!!! :eek2:
um destes a fazer porto lisboa era fantastico :drool:
Portvscalem April 10th, 2007, 08:41 PM exacto....era memo...
pedrodepinto April 10th, 2007, 09:04 PM Ainda mais brutal é este (http://a456.g.akamai.net/7/456/34233/v2/sncf1.download.akamai.com/34233/jour_j/post_record/popup_post_record_fr.html) :drool:... Mais nítido :D! Comme c'est joli le français :D!
O Prof Godin April 10th, 2007, 09:15 PM É. Mas não se pode fumar…
Arpels April 10th, 2007, 09:21 PM ja tinha visto no noticiario, uma bala autentica, tb com o tempo k demora a viagem tem tempo de fumar quando chegar é estação Godin :D
Juanla April 10th, 2007, 09:38 PM bom mas viver em Madrid e trabalhar em Sevilha fica muito caro em bilhetes :D
A diario si es bastante caro pero hay empresas que mandan a informáticos, comerciales, etc, una o dos veces a la semana a realizar trabajos. Yo personalmente si conozco de algún caso de gente que vive en Ciudad Real o Puertollano (200 kms de Madrid) y van a diario a estudiar o trabajar, con un bono mensual, es caro, pero no tanto como un alquiler en Madrid.
Arpels April 10th, 2007, 09:46 PM não existe um sistema de bilhete menssal, aka passe menssal? :?
Juanla April 11th, 2007, 12:35 AM Si existe, la verdad no sabría explicarte demasiado bien, pero por lo que tengo entendido lo hay por viajes de ida y vuelta 10-20..........., o por meses, la verdad no estoy muy actualizado ya que hace tiempo que no uso los servicios ferroviarios de forma continua lo hago de tarde en tarde y pago los billetes individuales. De todas maneras el bono mensual sale más económico, pero aun así es caro.
Arpels April 11th, 2007, 12:39 AM pois menssalmente sai mais barato mas mesmo assim deve ser caro...
Daniel_Portugal April 11th, 2007, 12:47 AM [...]
Pelha April 11th, 2007, 01:00 AM :hilarious
TeKnO_Lx April 11th, 2007, 01:12 AM alguem sabe como se arranja aquele smilie a cortar a palavra? essa isso que daniel_tuga precisava :D
PedroGabriel April 11th, 2007, 02:05 AM Este Daniel é demais meu. :hilarious
daniel322 April 11th, 2007, 03:05 AM passou-se! :rofl:
PedroGabriel April 11th, 2007, 03:53 AM Lisboa-Porto --> velocidade de operação: 300km/h; tempo de percurso: 1h15
Lisboa-Madrid --> velocidade de operação: 350km/h; tempo de percurso: 1h50
Dados da velocidade: Público, 04/ABR/2007
acho que poderia ser melhor. Máximo 1 hora.
Arpels April 11th, 2007, 10:54 AM deu-lhe a entravadinha :uh::lol:
Juanla April 11th, 2007, 01:55 PM acompanha comigo.
estoy
estoy
estoy
estoy
estoy
estoy
estoy
e agora uma prendinha pra ti
estoy.
estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.
estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy..estoy.
estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.
estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.
estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.
estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.
estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.
estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.estoy.
estoy.estoy.estoy.estoy.
estoy.estoy.estoy.estoy.
estoy.estoy.estoy.estoy.
estoy.estoy.estoy.estoy.
estoy.estoy.estoy.
estoy.estoy.
:? :?
fred_mendonca April 11th, 2007, 06:32 PM :lol:
PedroGabriel April 12th, 2007, 01:26 AM :? :?
não ligues, ele fuma erva. Já confessou aqui. :D:lol:
fred_mendonca April 12th, 2007, 02:01 AM Acho que já deixou de fumar, pelo menos regularmente!
Daniel_Portugal April 12th, 2007, 12:30 PM nem erva nem tabaco nem nada :D i'm clean :D
de qualquer forma convenhamos que nao há erva neste mundo que cause um efeito mais hilariante do que ler a palavra "estoy" :hilarious
Portvscalem April 12th, 2007, 12:37 PM estoy, a palavra que promove o grande conflito interno entre vontades de "branca" ....epa o que se ve neste forúm!!!!!loooool
Arpels April 12th, 2007, 12:46 PM nem erva nem tabaco nem nada :D i'm clean :D
de qualquer forma convenhamos que nao há erva neste mundo que cause um efeito mais hilariante do que ler a palavra "estoy" :hilarious
clean? confessa andas a consumir doces a mais :sly:
doria April 12th, 2007, 03:06 PM UAU!!!! menos 15m ...UAU!!!!
JohnnyMass April 13th, 2007, 01:23 AM eu gostava era de saber onde é que o IC dava 160km/h e agora 190!:rofl: cambada de mentirosos!:bash: em fevereiro cometi o erro de ir a casa dos pais de comboio e a viagem "só demorou" 3 horas e meia... deixa ver, porto-vila franca a 160km/h em 3 horas e meia dá 560 km!:D Portugal esticou e eu nem dei por isso!:lol: haja vergonha.
essa de diminuir o tempo de viagem e depois vir-se a ver que é porque deixa de parar em algumas estações tb é boa, se calhar se não parar em nenhuma entre lisboa e porto se calhar ainda conseguem tirar mais meia hora...:doh:
Herrmando April 13th, 2007, 05:34 AM Dá 160 durante 2 minutos qual é a tua?? O resto faz a 90:D
fred_mendonca April 13th, 2007, 08:06 PM Agora dá 190 porque melhoram uns parâmetros nas carruagens.
Paulo2004 April 13th, 2007, 08:23 PM Fogo!
Arpels April 14th, 2007, 12:53 PM mas ja tenho visto na tv apontar no placard 200/220 :sly: claro em pequenos trechos...
pedrodepinto April 14th, 2007, 01:16 PM mas ja tenho visto na tv apontar no placard 200/220 :sly: claro em pequenos trechos...
Muito pequenos mesmo :sly:... Quando andei no Alfa só atingiu os 200/220km/h num sexto da viagem, se tanto...
Arpels April 14th, 2007, 01:18 PM tens ideia mais ou menos em k zonas atinge essa velocidade? tenho de andar de Alpha ja não ando a bues :(
pedrodepinto April 14th, 2007, 01:22 PM tens ideia mais ou menos em k zonas atinge essa velocidade? tenho de andar de Alpha ja não ando a bues :(
Já não me lembro muito bem... Mas acho que foi nalguns troços entre Santarém-Coimbra e Aveiro-Porto ;). Na Pampilhosa passou a 100/120km/h (para Vilar Formoso a este da Pampilhosa ainda é via única :ohno:)...
Ricardo Fig April 14th, 2007, 01:37 PM Pelo menos entre o Oriente e Alverca, na zona do Setil, e entre Pampilhosa e Aveiro anda a boas velocidades
Entre Santarém e Entroncamento não há nada para ninguem, acima do Entroncamento e que penso que já dê para umas velocidades mais engraçadas...
Mas não ando de Pendular há uns bons tempos, e a ultima viagem que fiz na linha do norte em IC foi de noite :-/ Existem de certeza mais troços aptos a 200
Arpels April 14th, 2007, 01:49 PM incrivel como ainda ha zonas com via única :no:
|
|