View Full Version : Onibus da Cidade de SP contam com TVs LCD

TEBC
April 12th, 2007, 06:48 AM
Hj foi muito curioso.. estava eu dirigindo pela paulista quando sou quase fechado por um onibus que ia pra vergueiro... quando olho pra dentro do onibus vejo umas duas ou tres tvs passando algum programa que nao consegui indentificar.... alguem ja sabia dessa noticia?? cheguei e resolvi dar uma olhada e achei isso:

http://admeister.files.wordpress.com/2007/03/metro_bustv.jpg

Cerca de 100 ônibus já circulam pela Cidade de São Paulo equipados com monitores de televisão LCD que veiculam a programação da BusTV, mídia lançada no início deste ano por uma empresa batizada como BusTV Brasil. Capitaneada pelo empresário português João Coragem e tendo o jornalista Marcos Hummel como responsável por todo o conteúdo dessa televisão indoor (CCTV – Close Circuit of Television), a companhia pretende investir R$ 20 milhões na primeira etapa de sua implantação no Brasil, o que deve ocorrer até o final deste ano. Com programação própria que vai ao ar entre 5 horas da manhã e meia noite, a intenção é que a novidade seja instalada em 500 ônibus paulistanos até o final deste ano. A meta da BusTV, porém, é a instalação de monitores em pelo menos 1,2 mil dos 15 mil ônibus da cidade até o final de 2008. Quando o plano de expansão for concluído, essa mídia deverá atingir oito milhões de pessoas por semana. Utilizando tecnologia Wi-Fi, o sistema já passou por análise técnica da SPTrans, órgão da capital paulista que controla as empresas de transporte coletivo, e foi aprovado em novembro do ano passado. Até julho a BusTV pretende estar presente em Curitiba e no Rio de Janeiro, com planos de atingir também capitais como Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e Florianópolis (SP), além de cidades paulistas como Campinas, Osasco e Guarulhos. Coragem revela que em uma segunda fase, a BusTV irá se expandir para os demais países da América Latina, sendo que a sede da empresa ficará em São Paulo. Ele conta que atualmente Casas Bahia, McDonald’s e Paramount Pictures já são anunciantes no sistema. O site da BusTV é www.bustv.com.br . Já foram produzidos, por aqui, 17 programas e duas linhas de coletivos circulam exibindo as atrações. São 91 ônibus, hoje, mas até o final do ano serão 500.O Laika Estúdio, dos fotógrafos Alexandre Ermel, Fernanda Tricoli, Rafael Assef e Willy Biondani, acaba de participar da programação da BusTV, à qual enviou um clipe de dois minutos, reunindo fotos dos quatro. A exibição, nos ônibus, acontece em painéis LCD de 21’ e tem qualidade broadcast. São dois monitores por ônibus, distribuídos em lugares estratégicos: na frente, à direita do motorista, e na altura do cobrador, no fundo.A programação é gravada em cards de 2 giga, que ‘loopam’ de hora em hora.A Bus TV é uma patente de Portugal.Os temas exibidos são relacionados à ecologia, meio ambiente, desenvolvimento sustentável, turismo, educação, cidadania, direitos do consumidor, economia doméstica, saúde, intervenções artísticas, curtas-metragens, esportes radicais, e reportagens especiais, com pessoas que se destacam por ações sociais. Fonte:CCSP

março 19, 2007
Telinha no Busão

Na última sexta-feira, enquanto um dilúvio castigava a cidade, eu estava dentro de um ônibus lotado e abafado na Av Cidade Jardim, esquina com a Faria Lima. Ruas alagadas, vidros embaçados, sacos de lixo boiando e 50 minutos de espera.

É uma pena que o trajeto Augusta-Itaim tenha acabado assim, porque até chegar lá, ele estava bem agradável. Esse ônibus amarelo que sai do centro da cidade e vai até o Butantã tem duas telas de TV! Isso mesmo, uma antes da catraca e outra depois. A imagem é perfeita e o áudio não atrapalha a conversa. Repare que pela foto retirada do site, rola um clima "lanchonete" no ônibus.

Além de distrair o povo, a televisãozinha diverte! Dá para assistir a vários programas de variedades, além de pegar umas dicas domésticas e umas receitas (na foto ao lado, a diversidade da programação).

Nessa longa jornada de sexta-feira, os assuntos foram: horóscopo, economia doméstica ("como economizar gás"), informações sobre os direitos do consumidor, curiosidades, dados históricos sobre pontos turísticos da cidade, uma receita de arroz com frango e um quiz de conhecimentos gerais (perguntas do tipo: "é correto dizer ir NO médico ou AO médico?").

Chegando na rua Colômbia, uma surpresa: o vídeo da música "Let's Make Love and..." da banda paulistana Cansei de Ser Sexy! Enquanto o CSS bombava no busão, uma legenda dava informações sobre a banda, dizendo até que ela é famosa "na Europa e no Japão".

Descobrimos pelo site oficial da empresa BusTV, que na verdade a grande jogada é "anunciar". Eles dizem no campo "Por que Bus Tv?", que os paulistanos que usam ônibus formariam uma "audiência cativa", já que passam ao menos duas horas dentro do coletivo...

No campo "Dados Técnicos", você encontra detalhes para os futuros anunciantes, como: o público alvo, a renda familiar dos passageiros, os motivos para a viagem, grau de instrução, etc. Segundo dados do site, a previsão é abranger 20% da frota paulistana. Para isso, 500 mini-tvs serão instaladas até o final do ano nos ônibus em SP. Curitiba já está pilotando a idéia, e no segundo semestre, o Bus Tv invade Bahia, Brasília, Belo Horizonte, Campinas, Guarulhos, Osasco, Santa Catarina e Porto Alegre.

A Bus TV é uma idéia que transforma veículos de massa em veículos de comunicação de massa. Monitores de LCD instalados no interior dos ônibus de grande circulação fazem do seu itinerário uma forma de entretenimento e informação.

A BUS TV é uma iniciativa da Bus TV de Portugal, patenteada mundialmente, além de homologada pela SPTRANS. Sucesso na Europa, a viabilidade desta nova forma de anunciar é indiscutível.

Se os anunciantes não bombardearem os passageiros com propagandas e merchan, a iniciativa está aprovada.

http://www.sampaist.com/attachments/sp_ana/bustv.JPG

http://www.sampaist.com/attachments/sp_ana/bustv3.JPG

TEBC
April 12th, 2007, 06:51 AM
aqui o site oficial

http://www.bustv.com.br/

TEBC
April 12th, 2007, 06:54 AM
alias, achei mto legal esse site

http://www.sampaist.com/

Tlag
April 12th, 2007, 06:59 AM
Que legal!
Interessante. Valeu por postar!

TEBC
April 12th, 2007, 07:01 AM
Que legal!
Interessante. Valeu por postar!

cara achei animal... lembrei até de quando colocaram as tvs no metro... por sinal elas tem dado certo? minha amiga falou outro dia que ela andou em um vagao que tinha... mas nem lembrava o que passava... pq metro lotado nao dá...

Tlag
April 12th, 2007, 07:06 AM
cara achei animal... lembrei até de quando colocaram as tvs no metro... por sinal elas tem dado certo? minha amiga falou outro dia que ela andou em um vagao que tinha... mas nem lembrava o que passava... pq metro lotado nao dá...

Pow cara, eu só dei essa sorte algumas vezes e só vi essas tvs nos finais de semana. Uma unica vez ela estava ligada. Estava passando varias propagandas do metrô somente.

TEBC
April 12th, 2007, 07:31 AM
Pow cara, eu só dei essa sorte algumas vezes e só vi essas tvs nos finais de semana. Uma unica vez ela estava ligada. Estava passando varias propagandas do metrô somente.

mas a do metro eh meio feia neh? eu vi só uma vez passando filme da linha amarela... a tv eh meio grossa... a do onibus eh fininha.. LCD mesmo, mto show

RRC
April 12th, 2007, 07:42 AM
Eu já peguei um ônibus com Tv dentro!!

Pena que ele estava lotado e não deu pra tirar foto

mas a programação é muito ruim, passa só umas coisas nada a ver, seria melhor fazer acordo com alguma rede de TV e passar programas normais mesmo

Aliás muito tempo atrás eu andei num ônibus em Santos que tinha Tv, mas era das antigonas de tubo ainda, hehe.

muckie
April 13th, 2007, 07:36 AM
otimo

bs.eduardo
April 13th, 2007, 05:18 PM
Colocaram uma TV na estação Morumbi, da Linha C da CPTM. Não sei se outras estações também. E a programação é lamentável...

gutooo
April 13th, 2007, 09:21 PM
Ótima iniciativa, torço para que dê certo!

Urbano Santista
April 14th, 2007, 05:23 AM
Eu já peguei um ônibus com Tv dentro!!

Pena que ele estava lotado e não deu pra tirar foto

mas a programação é muito ruim, passa só umas coisas nada a ver, seria melhor fazer acordo com alguma rede de TV e passar programas normais mesmo

Aliás muito tempo atrás eu andei num ônibus em Santos que tinha Tv, mas era das antigonas de tubo ainda, hehe.

Eu lembro dessas TVs nos ônibus daqui, mas era uma bosta. Acho um gasto inútil colocar isso pra ficar passando videozinho institucional, é melhor colocar só um som ambiente.

som942
April 14th, 2007, 07:11 AM
programação desse tipo de tv é mto difcil pra escolher... acho q uma agenda cultural e drops de noticias seriam uma boa... coisas rapidas

Heilig
April 14th, 2007, 08:07 AM
tem a TV Trem na linha C agora... bah!

Danielle Bandeira
April 14th, 2007, 08:41 AM
Quando eu vi isso, logo pensei: "Eita, agora que é pra inglês ver e não pôr defeito". :banana:

Mas brincadeiras à parte, acho que é bem útil e interessante para todos os passageiros. Mas fico pensando se essas Tvs LCD não se transformariam em "chama-atenção-de-ladrão", e se poderiam aumentar absurdamente o número de assaltos a ônibus. Seria muito bom se essas tvs viessem acompanhadas de câmeras de vigilância e muita segurança.

Eu ainda não tive a oportunidade de pegar nenhum desses ônibus, mas pelo que vi no site da BusTV, o conteúdo é bem diversificado e interessante, tirando alguns desnecessários como Horóscopo e Moda, que agradam a maioria das mulheres, mas a mim não. :nuts:

Na minha opinião, é ótimo que não transmita tv aberta. Tá na hora das pessoas terem acesso a outro tipo de informação, e se desligarem de algumas futilidades da tv aberta.

Alguns minutinhos de programação boa nos ônibus podem transformar ignorância em conhecimento. Mas isso depende da qualidade da programação da BusTV.

Fabius_
April 14th, 2007, 02:16 PM
Com a TV digital será possível captar bem a TV aberta...mas aí poderá ser no celular mesmo. Eu particularmente não gosto de rádio e não gostaria de ver televisão em transporte público. Quase sempre é uma rádio que toca o estilo que você menos gosta :(. Em CPS a maioria dos perueiros (ônibus com rádio são contados nos dedos) ouvem sertanojo/breganejo.

JPBrazil
April 15th, 2007, 05:19 PM
deveria passar cnn nas tvs dos onibus, aki em BH tinha alguns onibus suplementares com tvs de tubo, soh que soh passava show da alcione e do bruno e marrone todo dia, quase que eu infartava no onibus de tanta raiva, alem de cheio, quente, e caro ainda tenho que escutar alcione com o povo cantando baixinho do lado!!! meu deus como eh ruim ser pobre!!!

ncjrsa
April 15th, 2007, 05:53 PM
Eu acho que nunca vai rolar TV aberta, pq na TV aberta existem os comerciais. Logo, centenas de anunciantes iriam se beneficiar indiretamente, e teriam que pagar maiores valores para a rede de TV que fosse transmitida. O que eles vão fazer mesmo eu acho é seguir com programação própria, e nos intervalos passar comerciais das empresas que assinarem contrato direto com a Bus TV, a exemplo do que acontece (ou acontecia?) no metrô. Sempre passava uns videozinhos do ar condicionado da LG.

Em Santo André, em 1900 e guaraná com rolha, alguns micros, e ate alguns onibus convencionais tinham tv (de tubo, lógico!), mas a programação era TÃO, MAS TÃO RUIM...nas épocas da eleição tinham aqueles videos institucionais do tipo que um ser pergunta uma coisa e outro responde com aquela interpretação primorosa:
- "A prefeitura está preocupada com o saneamento básico?"
- "Sim, a prefeitura está preocupada com o saneamento básico...foram investidos..."

ncjrsa
April 15th, 2007, 06:17 PM
Quando eu vi isso, logo pensei: "Eita, agora que é pra inglês ver e não pôr defeito". :banana:

Mas brincadeiras à parte, acho que é bem útil e interessante para todos os passageiros. Mas fico pensando se essas Tvs LCD não se transformariam em "chama-atenção-de-ladrão", e se poderiam aumentar absurdamente o número de assaltos a ônibus. Seria muito bom se essas tvs viessem acompanhadas de câmeras de vigilância e muita segurança.

Eu ainda não tive a oportunidade de pegar nenhum desses ônibus, mas pelo que vi no site da BusTV, o conteúdo é bem diversificado e interessante, tirando alguns desnecessários como Horóscopo e Moda, que agradam a maioria das mulheres, mas a mim não. :nuts:

Na minha opinião, é ótimo que não transmita tv aberta. Tá na hora das pessoas terem acesso a outro tipo de informação, e se desligarem de algumas futilidades da tv aberta.

Alguns minutinhos de programação boa nos ônibus podem transformar ignorância em conhecimento. Mas isso depende da qualidade da programação da BusTV.

Também acho que deveriam ser instaladas cameras. Mas de qualquer modo, eu acho que essas tvs deveriam ter algum dispositivo de segurança para que só funcionem nos onibus. Algo do tipo "arrancou, queimou"....assim, mesmo que algum espertinho fosse rouba-las, acabaria se fudendo, com um negocio que não funciona mais na mão. (Alias, acho que pros ladroes interessa mais o dinheiro com o cobrador mesmo do que as telas LCD)

Kelsen
April 16th, 2007, 07:24 AM
Show de bola! Mas como já disseram pode ser chamariz de Ladrão hehe.

Fabius_
April 16th, 2007, 06:23 PM
deveria passar cnn nas tvs dos onibus, aki em BH tinha alguns onibus suplementares com tvs de tubo, soh que soh passava show da alcione e do bruno e marrone todo dia, quase que eu infartava no onibus de tanta raiva, alem de cheio, quente, e caro ainda tenho que escutar alcione com o povo cantando baixinho do lado!!! meu deus como eh ruim ser pobre!!!

:rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl:

Solidarizo-me com o seu problema...por isso é melhor não ter TV nem rádio em ônibus, assim ninguém é obrigado a suportar coisas ruins.