View Full Version : Lisboa terá cinco novas bibliotecas municipais até 2008

traveler
April 20th, 2007, 02:44 AM
Lisboa terá cinco novas bibliotecas municipais até 2008

A Câmara de Lisboa vai criar cinco novas bibliotecas municipais em 2007 e 2008, entre as quais a Biblioteca Municipal de Campo de Ourique no antigo Cinema Europa, anunciou o vereador da Cultura, Amaral Lopes.
O edifício do Cinema está encerrado há vários anos, existindo um projecto para a construção no local de um prédio habitacional. Há mais de um ano o grupo de cidadãos SOS Cinema Europa iniciou um movimento pelo aproveitamento do edifício para fórum cultural multifuncional, incluindo uma biblioteca, um auditório para espectáculos e um espaço polivalente para colóquios e exposições.
O vereador da Cultura anunciou também a instalação de uma biblioteca em Benfica, no edifício de um antigo quartel dos Bombeiros, bem como em Marvila, na zona da Quinta dos Alfinetes, num edifício que será igualmente adaptado ao efeito. O espaço terá o nome de Mário Cesariny, falecido a 26 de Novembro.
Na reunião do executivo municipal foi também aprovada uma proposta do vereador eleito pelo Bloco de Esquerda, José Sá Fernandes, para que o próximo Plano Director Municipal (PDM) integre uma rede de bibliotecas na capital.
O vereador da Cultura considerou contudo tratar-se de "uma proposta tão evidente que não valia a pena rejeitar".

Fonte : http://diariodigital.sapo.pt

O Prof Godin
April 20th, 2007, 02:57 AM
…só se for para ler "A Bola"…:D … e com uma videoteca dedicada à filmografia de Paris Hilton…:angel:

Arpels
April 20th, 2007, 12:02 PM
lololol :) Godin, bom a ideia de converter o cinema e outros edificios em bibliotecas foi de facto excelente.

doria
April 20th, 2007, 02:54 PM
é bom é bom! gosto em particular de uma, a biblio municipal central de Lx, no palacio das galveias

pedrodepinto
April 20th, 2007, 04:40 PM
bom a ideia de converter o cinema e outros edificios em bibliotecas foi de facto excelente.

:yes:, muito boa mesmo!

Herrmando
April 20th, 2007, 10:25 PM
No Porto tb faziam falta mais algumas. A biblioteca Almeida Garrett, por exemplo, foi mto bem conseguida e é um sucesso. Fazia falta uma na parte oriental e outra na parte ocidental da cidade. Mas cultura para o Rio é o La Feria e a festa da Radio Festival...:(

Cidade_Branca
April 20th, 2007, 10:50 PM
E para os lados do PDN... nada?

PedroGabriel
April 21st, 2007, 02:26 AM
Acho que bibliotecas são importantes, mas um dia destes vi o P.C. de Lesbôa a falar na TV que não queria muitas bibliotecas, mas uma para cada 25,000 habitantes é razoavel e é importante para a formação dos pu.tos.

Pelha
April 21st, 2007, 12:01 PM
Nunca é demais apostar na cultura, as bibliotecas são fundamentais para qualquer cidadão, com especial destaque para os estudantes sejam eles universitários ou não.

O Prof Godin
April 22nd, 2007, 01:02 AM
Fundamentais. Mas mais importante que as bibliotecas são os livros (revistas, etc…) e a sua mobilidade…o exemplo do mundo francófono + suíça é um bom exemplo. Ou a sua consulta online.
Mas mais que os livros são os documentos e a iconografia. Já existem empresas pt onde não circula papel. Tudo o que entra é digitalizado e distribuído…Assim como o que sai (…Sócrates…).
Porque para investigar um merda de um plano ou documento existente no Algarve, na belíssima biblioteca nacional ou noutro sitio qualquer eu tenho de ir lá. No caso do Algarve, só a viagem sai-me a 250 euros…

checco24
April 22nd, 2007, 01:11 AM
para mim a biblioteca de telheiras é a melhor de lx, pode-se requisitar livros, dvds, cds etc, tem-se net de graça, tem salas temáticas, tem um auditório etc, espero k façam como a de telheiras

PedroGabriel
April 22nd, 2007, 03:36 AM
Nunca é demais apostar na cultura, as bibliotecas são fundamentais para qualquer cidadão, com especial destaque para os estudantes sejam eles universitários ou não.

na minha opinião importantes são as secções infanto-juvenis. Os estudantes universitários tem bibliotecas de faculdade/instituto e bibliotecas centrais da universidade, logo não é neles que as novas bibliotecas devem ser pensadas, também, mas eu acho que importante, importante mesmo são as crianças. É com livros que vão ler poderão desejar serem engenheiros, cientistas ou artistas. Os primeiros são mais importantes, porque artistas já temos muitos, então na politica... Claro que deve ser para todos os publicos, mas crianças e adolescentes primeiro.